Em Garanhuns, os recursos serão divididos em dois editais específicos: Fomento à Execução de Ações Culturais e Rede Municipal de Pontos de Cultura (Cultura Viva)
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, torna público os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Em Garanhuns, os recursos serão divididos em dois editais específicos: Fomento à Execução de Ações Culturais e Rede Municipal de Pontos de Cultura (Cultura Viva). Os editais e seus respectivos anexos estão disponíveis no portal da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br), na aba Editais Cultura.
Dentro da PNAB serão investidos um total de R$ 1.000.665,14 (um milhão, seiscentos e sessenta e cinco reais e catorze centavos), nos Editais nº 006/2024 – Fomento à Execução de Ações Culturais. Por meio deste mesmo edital serão distribuídos recursos para seis premiações de subsídio e manutenção de espaços/organizações culturais no município. Além do Edital nº 007/2024, que objetiva a Rede Municipal de Pontos de Cultura (Cultura Viva).
As inscrições seguem até o dia 18 de novembro e devem ser realizadas de forma virtual, por meio dos seguintes endereços de e-mail: fomentopnabgaranhuns@gmail.com (Edital Nº 006/2024) e pnabgaranhuns@gmail.com (Edital Nº 007/2024); ou de forma presencial, das 08h30min às 14h30min, na Secretaria de Cultura de Garanhuns, localizada na Rua Siqueira Campos, nº 75, bairro Santo Antônio.
“Vamos continuar movimentando a cadeia produtiva em Garanhuns, com a implementação dos editais da Política Nacional Aldir Blanc, e nesta oportunidade teremos dois editais específicos que vão contemplar os diversos fazedores de cultura do nosso município. Também vamos ter momentos como lives e busca ativa para chegar ao maior número de artistas possíveis. Com ações como esta pretendemos continuar promovendo desenvolvimento social e a preservação dos nossos patrimônios”, destaca a secretária municipal de Cultura, Sandra Albino.
PNAB - Instituída pela Lei n° 14.399, de 08 de julho de 2022, tem como objeto fomentar a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal. Diferente das ações da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, projetos e programas que integrem a Política Nacional Aldir Blanc receberão investimentos regulares. A PNAB será executada por meio da transferência direta de recursos do Ministério da Cultura (Minc) aos entes federativos.