Igarassu promove abertura do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas
Publicado em 25/06/2026 às 14:16

A prefeitura de Igarassu continua, nesta quinta-feira (25), com a agenda do São João na cidade, contando com o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas reunindo grupos mirins e adultos. Os espetáculos acontecem no Ginásio Jota Raposo.

A partir das 16h, o público pode acompanhar as performances das quadrilhas mirins Quentão, Encantos, Matutinho, Maracabarro, Raio de Sol Mirim, Matulão, Coração Mirim, Brincantes Show, Couro Quente, Fusão e Explosão.

Na sexta-feira (27), a partir das 20h, será a vez das quadrilhas adultas nos palcos. A programação conta com os grupos Raízes do Pinho, Raio de Sol, Dona Matuta, Carcará, Tradição e Coração Matuto.

Encerrando a competição, no domingo (28), a partir das 15h55, se apresentam as quadrilhas Zabumba, Sinhá Matuta, Lumiar, Traque, Origem Nordestina, União Junina, Rojão, Sassaricando e Mistura de Cor.

A premiação será de R$ 12 mil para o primeiro lugar da categoria adulta e R$ 8 mil para a juvenil. Os segundos colocados receberão R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Já os terceiros lugares serão contemplados com R$ 5 mil na categoria adulta e R$ 4 mil na juvenil.

Os festejos seguem neste sábado (27), com diversas atrações juninas no Igaradrilha. 

Gestão de excelência: Toritama conquista o 1º lugar do Nordeste em prêmio do Tesouro Nacional
Publicado em 25/06/2026 às 14:14

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), cumpriu uma importante agenda administrativa em Brasília nesta semana para receber uma das principais honrarias de gestão pública do país. O município conquistou o primeiro lugar do Nordeste no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A comitiva na capital federal, que conta com a presença da primeira-dama Fernanda Florêncio, da secretária da Fazenda, Rita de Cássia, e de servidores da pasta, celebra o reconhecimento dado às cidades que apresentam os maiores níveis de precisão, consistência e confiabilidade nos dados fiscais enviados ao Governo Federal.

“Esse primeiro lugar coloca Toritama no topo do Nordeste e é o fruto de muito trabalho, dedicação e transparência de toda a nossa equipe. Ter uma contabilidade pública organizada e confiável perante o Governo Federal abre portas e prova que cuidamos do dinheiro público com o máximo de responsabilidade e respeito ao cidadão”, afirmou o prefeito Sérgio.

Na prática, a premiação da STN funciona como um selo de excelência e avalia de forma rigorosa se o ente público envia corretamente as suas prestações de contas por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Para definir o ranking nacional, o órgão realiza uma série de cruzamentos de dados e verificações técnicas de documentos cruciais, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anuais (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). O resultado consolida Toritama como referência em contabilidade organizada, transparência e controle interno.

João Campos e Lula assistem juntos ao jogo do Brasil no Alvorada e reforçam alinhamento político
Publicado em 25/06/2026 às 13:07

A foto publicada nesta quarta-feira (24) pelo pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, movimentou os bastidores da política pernambucana. O registro foi feito no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde ambos acompanharam juntos a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia pela Copa do Mundo.

A imagem foi interpretada como um sinal de fortalecimento da relação entre Lula e João Campos e, sobretudo, como mais uma demonstração de que o presidente deverá ter apenas um palanque em Pernambuco nas eleições de 2026.

Também estiveram presentes durante a partida a primeira-dama Rosângela da Silva; o vice-presidente da República Geraldo Alckmin; o ministro da Fazenda Fernando Haddad; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva; a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet; e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte Márcio França.

Ao aparecer ao lado de João Campos em um ambiente reservado e cercado por importantes nomes do governo federal, o presidente reforça o seu “preferido” para o na disputa pelo Governo de Pernambuco.

João Campos assiste jogo da Copa ao lado de Lula e lideranças do PT em Brasília
Publicado em 25/06/2026 às 13:08

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), esteve em Brasília nesta quarta-feira (24) para assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra a Escócia ao lado do presidente Lula (PT). O encontro foi divulgado nas redes sociais do socialista.

A reunião contou ainda com a presença de ministros, dirigentes partidários e lideranças da base governista, entre eles Fernando Haddad, Marina Silva, Simone Tebet e Edinho Silva.

O gesto ocorre em meio às articulações para as eleições de 2026, onde a governadora Raquel Lyra (PSD) também buscou apoio do presidente, Agora, João Campos busca uma agenda consolidar a imagem aliança entre PT e PSB em Pernambuco, apesar das investidas da governadora pelo apoio de Lula.

PF mira executivos das Americanas na segunda fase da investigação sobre fraude bilionária
Publicado em 25/06/2026 às 13:07

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a segunda fase da Operação Disclosure, destinada a aprofundar as investigações sobre as fraudes contábeis estimadas em R$ 54 bilhões envolvendo a varejista Americanas.

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão os empresários Beto Sicupira e Paulo Alberto Lemann, além de executivos dos bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Santander Brasil e ex-integrantes do conselho de administração da companhia, relata o Estadão.

Nesta fase da operação, policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A 10ª Vara Federal Criminal do RJ também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões.

Eduardo Girão agradece apoio de Michelle e critica “negociatas” após racha no PL
Publicado em 25/06/2026 às 13:05

O senador e pré-candidato ao governo do Ceará Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a agradecer o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) após a divulgação do vídeo em que ela expôs o desgaste com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Ao Painel, da Folha de S.Paulo, Girão afirmou ser grato pela confiança de Michelle e defendeu uma atuação política “com honestidade, sem negociatas”. O senador também disse ter esperança de que o Ceará tenha um governo que não “troque princípios por cargos”.

O impasse envolve a decisão do PL de apoiar a pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, aliança criticada por Michelle, que defendia o nome da vereadora Priscila Costa (PL) para uma das vagas ao Senado.

Ministro do Turismo rasga elogios ao São João de Petrolina: “grandioso”
Publicado em 25/06/2026 às 13:01

O prefeito Simão Durando recebeu, na noite desta quinta-feira (25), o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, durante visita oficial ao São João de Petrolina.

A agenda foi realizada no Pátio Ana das Carrancas e contou ainda com as presenças do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antonio Coelho e do presidente estadual do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho.

A visita ocorreu em uma das noites mais aguardadas da programação do São João de Petrolina, que reuniu no palco principal Ivete Sangalo, Luan Santana, Léo Santana, Mari Fernandes e Vitor Fernandes.

O clima de festa foi reforçado pela comemoração do público com a vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Em tom descontraído, Simão Durando brincou que Gustavo Feliciano era "pé-quente". O prefeito circulou com o ministro para mostrar a estrutura do evento e entregou um kit com produtos da festa e itens que fazem alusão à cultura petrolinense.

Simão Durando destacou a satisfação em apresentar a grandiosidade da festa e agradeceu o apoio do Governo Federal às ações voltadas ao fortalecimento do turismo. "É uma alegria receber o ministro Gustavo Feliciano em Petrolina para conhecer de perto o nosso São João, uma festa que preserva as tradições, fortalece a cultura nordestina e movimenta a economia. Agradeço todo o apoio e espero que ele volte muitas outras vezes para prestigiar essa grande celebração", afirmou o prefeito.

Encantado com a dimensão do evento, o ministro Gustavo Feliciano ressaltou o orgulho de ver uma festa que mantém viva a cultura popular e gera oportunidades para a população. "Sou nordestino e saio daqui com o coração cheio de alegria. Petrolina realiza um São João grandioso, que fortalece nossa cultura, gera emprego, renda e leva esperança para muitas famílias. Parabenizo o prefeito Simão Durando e toda a equipe pela organização de uma das maiores festas do Brasil", destacou o ministro.

A presença do ministro do Turismo reforça o reconhecimento nacional do São João de Petrolina e sua importância para a valorização da cultura nordestina, do turismo e da economia. A festa atrai milhares de visitantes de diversas regiões do país e impulsiona setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, consolidando o município como um dos principais destinos do turismo de eventos no Nordeste.

PL se reúne e confirma vinda de Flávio Bolsonaro a Pernambuco em 9 de julho
Publicado em 25/06/2026 às 12:53

O Partido Liberal em Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (25), um encontro com integrantes das bancadas estadual e federal para discutir o cenário político no Estado e alinhar os próximos passos da legenda para as eleições de 2026.

A reunião, realizada no dia em que o PL completa 41 anos de fundação, contou com a condução do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, e teve como um dos principais pontos de pauta a possibilidade de uma candidatura majoritária.

Durante o encontro, foi reforçado que qualquer definição sobre o caminho do PL no Estado é construída de forma conjunta com a direção nacional da legenda. A avaliação interna é de que Pernambuco terá papel importante no projeto nacional do partido, e Anderson Ferreira deverá levar à cúpula nacional o sentimento colhido junto às bancadas e lideranças locais antes de qualquer decisão oficial sobre uma candidatura majoritária a governo ou ao senado.

Um dos encaminhamentos anunciados na reunião foi a vinda do senador Flávio Bolsonaro a Pernambuco no próximo dia 9 de julho. A visita será tratada como um momento estratégico para fortalecer a presença do PL no Estado, ampliar o diálogo com lideranças políticas e consolidar a mobilização em torno do projeto nacional da legenda.

Segundo Anderson Ferreira, o partido vive um momento de escuta, articulação e responsabilidade política.

“A reunião de hoje foi importante para avançarmos no alinhamento político do PL em Pernambuco diante dos desafios de 2026. Temos clareza do tamanho da nossa responsabilidade e vamos seguir fortalecendo o partido, preparando nossas bases e garantindo que o Estado esteja inserido de forma protagonista no debate nacional”, afirmou Anderson.

A expectativa é de que a agenda de Flávio Bolsonaro no Estado marque uma nova etapa de mobilização do PL em Pernambuco, com foco no fortalecimento da direita, na organização das bases e na construção de um palanque competitivo para 2026.

Solidariedade Pernambuco confirma apoio à reeleição de Raquel Lyra neste sábado (27)
Publicado em 25/06/2026 às 12:56

O partido Solidariedade realiza neste sábado (27), no Recife, um grande ato político que marcará oficialmente o anúncio de apoio à pré-candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra. O evento acontecerá às 10h, no Recife Expocenter, reunindo lideranças políticas, militantes e apoiadores de diversas regiões do estado.

A informação já tinha sido divulgada em primeira mão pelo Blog do Alberes Xavier e pela Rede Pernambuco de Rádios.

A atividade contará com a presença da governadora Raquel Lyra, do presidente nacional do Solidariedade e deputado federal Paulinho da Força, além do presidente estadual do partido, Edinázio Silva. A expectativa é de que o encontro consolide a aliança entre a legenda e o projeto político liderado pela governadora para as eleições de 2026.

Tem mulher na liderança no Senado, comemora Marília Arraes
Publicado em 25/06/2026 às 12:31

Recebi com muita alegria a indicação da senadora Teresa Leitão para exercer a liderança do Governo do presidente Lula no Senado Federal.

Trata-se de um reconhecimento à sua trajetória, à sua firmeza política e à sua capacidade de diálogo, construída ao longo de décadas de compromisso com a democracia, a educação e o povo pernambucano.

A escolha do presidente Lula reafirma a confiança no seu time em Pernambuco e demonstra que o nosso estado continua ocupando um papel estratégico na construção do projeto de reconstrução e desenvolvimento do Brasil. Teresa chega a essa missão por mérito, competência e lealdade, representando com dignidade a força política do nosso povo.

Também é uma conquista para as mulheres. Em um espaço historicamente ocupado por homens, Teresa assume uma das funções mais importantes da articulação política nacional, abrindo caminhos e mostrando que liderança, sensibilidade e firmeza caminham juntas na boa política.

Tenho convicção de que o Senado seguirá sendo um espaço decisivo para consolidar as transformações que o Brasil precisa. Por isso, sigo com toda a disposição e coragem para, a partir de 2027, somar forças com o presidente Lula e com a senadora Teresa Leitão na defesa dos interesses de Pernambuco e na aprovação das pautas que garantam mais justiça social, desenvolvimento e oportunidades para o nosso povo.

Parabéns Teresa! Pernambuco está orgulhoso de vê-la ocupar um lugar de tamanha relevância na política nacional.