Zema defende mudanças em benefícios e critica modelo atual
Publicado em 22/06/2026 às 18:31

O pré-candidato à Presidência Romeu Zema (Novo) afirmou que pretende revisar os programas sociais federais e defendeu critérios mais rígidos para a concessão de benefícios. A declaração foi feita durante evento da CNI, em Brasília.

Segundo Zema, pessoas que recusarem oportunidades de emprego formal ou qualificação profissional não deveriam continuar recebendo auxílio do governo. O ex-governador também sugeriu incentivos para beneficiários que ingressem no mercado de trabalho.

No encontro, Zema ainda defendeu reformas administrativa e previdenciária, privatizações e medidas de combate à criminalidade. O pré-candidato afirmou que pretende avançar em mudanças estruturais mesmo diante de possíveis desgastes políticos.

Berg de Hacker vistoria obras de pavimentação em Serra D’Água e Agrovila e reforça investimentos em infraestrutura
Publicado em 22/06/2026 às 18:25

O prefeito Berg de Hacker realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma vistoria nas obras de pavimentação que estão em andamento nas comunidades de Serra D’Água e Agrovila, acompanhando de perto o avanço dos serviços que irão melhorar a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida dos moradores. A agenda contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, José Vasconcelos (Zé Mago), e do secretário de Serviços Públicos, Erivaldo Bezerra (Eri).

As intervenções fazem parte do conjunto de investimentos em infraestrutura viabilizados por meio da parceria entre a Prefeitura de Rio Formoso e o Governo de Pernambuco, com o apoio da governadora Raquel Lyra, do deputado estadual France Hacker e dos deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte.

A pavimentação de Serra D’Água já havia sido autorizada recentemente e agora entra em fase de execução, ampliando o programa de obras que vem transformando diversos bairros e comunidades do município. Nos últimos dias, a gestão também entregou 15 ruas pavimentadas em diferentes localidades, inaugurou uma nova praça pública e assinou novas ordens de serviço para ampliar a infraestrutura urbana.

Durante a vistoria, Berg de Hacker destacou que acompanhar as obras de perto faz parte do compromisso da gestão com a população. "Nosso trabalho não para. Estamos acompanhando cada etapa dessas obras porque sabemos o quanto elas representam para quem mora aqui. Pavimentação é mais dignidade, mais segurança, mais acessibilidade e valorização das comunidades. Essas conquistas são resultado de muito trabalho e de importantes parcerias com a governadora Raquel Lyra, o deputado France Hacker e os deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, que têm caminhado ao nosso lado para garantir mais investimentos para Rio Formoso."

A gestão municipal segue acelerando o ritmo de obras em diferentes regiões da cidade, consolidando um amplo programa de infraestrutura que contempla pavimentação, construção de equipamentos públicos e melhorias na mobilidade urbana. Além das intervenções nas vias, a Prefeitura também acompanha outras obras estruturadoras, como a construção da nova creche municipal, reforçando o compromisso de promover desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população de Rio Formoso.

Recife celebra 21º São João 60+ com festa junina para mais de 6 mil pessoas
Publicado em 22/06/2026 às 18:13

Iniciativa da SDHJ reuniu grupos de convivência, atrações musicais e a coroação dos novos Rei e Rainha 60+ no Classic Hall, com entrada gratuita

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (22), o 21º São João 60+, celebração junina voltada ao público com 60 anos ou mais. O evento aconteceu no Classic Hall, com entrada gratuita, e reuniu mais de 6 mil pessoas, um dos maiores públicos da história do evento. O prefeito Victor Marques participou da programação ao lado de idosos de grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios.

Para o prefeito Victor Marques, o evento reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população idosa. "Entender que precisamos de espaços para o lazer da pessoa 60+ é crucial para formar uma população que se reconhece e está preparada para o futuro. Sou muito feliz atuando como prefeito dessa cidade e podendo acompanhar de perto cada sorriso de quem vem aproveitar essa festa linda", disse.

A programação contou com apresentações de Fabiana Pimentinha do Nordeste, Nêga do Babado e Carlinhos Monteverde, além de quadrilhas juninas e trio pé de serra. O ponto alto foi a coroação oficial dos novos Rei e Rainha 60+, eleitos no último dia 9 de junho. As novas majestades são Maria das Dores, de 92 anos, a mais velha entre as candidatas, representando o Grupo Vitalidade do Sesc de Casa Amarela, e Ivan Ribeiro, de 70 anos, do Grupo 50+ Santos Dumont.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou a dimensão das políticas públicas voltadas ao envelhecimento. "Daqui a 20 anos, a cada três pessoas, uma será maior de 60 anos. O Recife entendeu a necessidade de construir políticas para essa população. Hoje celebramos o São João passando uma mensagem de vitalidade, mostrando que a nossa cidade está preparada para essa geração, que merece ocupar todos os espaços", disse.

A animação do público mostrou que o evento já é tradição entre os participantes. Antônio Martins, de 69 anos, morador da Várzea, não perdeu nenhuma edição. "Esta é uma experiência que se repete anualmente e todas as vezes eu venho curtir. Me sinto jovem aqui. Faço parte do Grupo Alegria de Viver e todos os anos nós alugamos um ônibus para prestigiar essa festa linda de perto", contou.

O São João 60+ também recebeu usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, equipamento gerido pela SDHJ. O evento contou com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

TSE registra alta de ações sobre campanha antecipada
Publicado em 22/06/2026 às 18:12

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 135 representações relacionadas às pré-campanhas presidenciais desde o início do ano. O número representa aumento de 335% em comparação ao mesmo período de 2022.

PT e PL lideram os pedidos apresentados à Corte, com destaque para ações envolvendo suposto uso irregular de inteligência artificial e solicitações de remoção de conteúdos nas redes sociais.

Decisões recentes do TSE atenderam pedidos das campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro em casos distintos. A intensificação das disputas jurídicas reflete a crescente judicialização do processo eleitoral antes do início oficial da campanha.

Uma dobradinha forte encaminhada pra eleição 2026 com Lucas e Elismar em Pernambuco
Publicado em 22/06/2026 às 17:30

Após tantas conversas de bastidores, sugestões desde Brasília ao Recife como se formar uma dobradinha política unificada em pensamento público, aglutinando pessoas, somando lideranças e buscando uma representação puro sangue desde o sertão sanfranciscano e pernambucano, se definiu, deputado federal Lucas Ramos (PSB) e o ex vereador Elismar Gonçalves(PODEMOS) por essa unidade.

Para Lucas Ramos, surfando em águas progressistas onde o pre candidato ao governo João Campos(PSB) e o presidente Lula(PT), pronto pra disputar a reeleição, "somar com a juventude e histórico político de Elismar, juntamos renovação e força popular nessa proposta sertaneja e novos ventos de Pernambuco, sinalizando pra um eleitor que busca respostas públicas", pontuou.

Vereador por três mandatos consecutivos com início de vida pública em cargos no executivo de Petrolina, Elismar Gonçalves é um quadro político que junta, que nao tem rejeição, que move juventude e tem articulação pública. Pra Elismar, "compor uma dobradinha com o jovem deputado Lucas, experiente em mandatos eletivos e robusta experiência como executivo e legislador, trás confiança e respeito, promoce um amplo e novo debate no cenário de Petrolina e todo Pernambuco", avaliou.

As eleições 2026 estão ainda em fase de fecundação política e diante das pesquisas internas encomendadas por partidos e lideranças públicas engajadas, a avaliação sobre Lucas Ramos e Elismar Gonçalves traz satisfação e reforça uma campanha eleitoral que floresce nas ruas e se consolida para o palanque da FRENTE POPULAR num Estado de população politizada e com bastante discernimento ideológico.

Com pensamento político que comunga mesmo sentido e todo pensamento publico, certamente que não poderia ser melhor pra ambos, Elismar pra deputado estadual e Lucas, buscando reeleição federal, conjugando esse recorte eleitoral para Pernambuco e trazendo a presença estratégica de Petrolina no cenário nacional, sobretudo para as prioridades presentes desse sertão com seu semiárido e sua fruticultura, um par.

Ministro das Comunicações anuncia R$ 284 milhões para conectividade em Santa Catarina e inaugura laboratório de informática em escola pública
Publicado em 22/06/2026 às 17:16

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, estará em Camboriú (SC) nesta quarta-feira (24) para anunciar investimentos de R$ 284,1 milhões em conectividade e inclusão digital no estado. A agenda inclui a visita a uma escola pública beneficiada pelo programa Escolas Conectadas e a inauguração de um novo laboratório de informática equipado com computadores doados pelo Governo do Brasil.

A visita será realizada na Escola Básica Municipal Lucinira Melo Rebelo, uma das cerca de 4,2 mil unidades de ensino já contempladas em Santa Catarina pelo programa Escolas Conectadas. Somente nessa iniciativa, o Ministério das Comunicações já destinou R$ 92 milhões para ampliar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas catarinenses.

Durante a agenda, o ministro também participará da inauguração de um laboratório de informática montado com equipamentos fornecidos pelo programa Computadores para Inclusão, iniciativa que promove a reutilização de equipamentos eletrônicos e amplia o acesso à tecnologia em escolas, instituições públicas e projetos sociais.

Além dos investimentos em educação conectada, o Ministério das Comunicações já aplicou R$ 120,7 milhões na expansão da telefonia móvel em Santa Catarina e prevê investir outros R$ 71,4 milhões ainda este ano, fortalecendo a cobertura e a qualidade dos serviços de telecomunicações em diversas regiões do estado.

Educação Conectada

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas tem como objetivo universalizar o acesso à internet de qualidade e garantir o uso pedagógico das tecnologias digitais em todas as escolas públicas de educação básica do país. Atualmente, 72,9% das 138 mil unidades previstas já foram contempladas pela iniciativa.

*Inclusão Digital*

O programa Computadores para Inclusão promove a recuperação e o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Além de incentivar a inclusão digital, a iniciativa oferece capacitação profissional e contribui para o descarte ambientalmente adequado de resíduos eletrônicos.

Desde sua criação, o programa já distribuiu mais de 83 mil computadores recondicionados para mais de 1.400 municípios brasileiros.

Alexandre de Moraes autoriza advogados de Jair Bolsonaro a acompanharem depoimento à Polícia Civil do DF
Publicado em 22/06/2026 às 17:00

O ministro Alexandre de Moraes autorizou a equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro a acompanhar o depoimento que será prestado à Polícia Civil do Distrito Federal nesta terça-feira (23), na residência do ex-chefe do Executivo.

Além de participar da oitiva, prevista para as 15h, a decisão também libera encontros preparatórios entre Bolsonaro e seus advogados nesta segunda-feira (22) e antes do início do depoimento.

A apuração investiga a posse e o transporte de uma pistola Glock calibre 9 mm registrada em nome de Bolsonaro, localizada com um de seus seguranças. A defesa sustenta que a arma havia sido entregue apenas para manutenção e ressalta que a posse do armamento está regularizada.

TRADIÇÃO, CLIMA E FORRÓ MARCAM SEGUNDO FINAL DE SEMANA DE SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA
Publicado em 22/06/2026 às 17:00

Mais do que o forró tradicional, que valoriza à cultura nordestina, o São João na Serra Negra, em Bezerros, no Agreste pernambucano, também oferece particularidades que, somadas, tornam a experiência única como a temperatura média de 16 graus e a sensação térmica que pode chegar a 12 graus. Clima esse que, aliado ao forró pé de serra, proporciona uma vivência sem igual no alto da serra, onde centenas de forrozeiros fazem o autêntico São João acontecer, especialmente nos finais de semana do mês de junho.

O São João na Serra Negra se consolidou como o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo e hoje é referência em Pernambuco, no Brasil e até mesmo no mundo, pois recebe turistas e visitantes de vários países. As belas paisagens naturais, o sabor peculiar das comidas típicas, a riqueza dos grupos culturais e os pontos turísticos, marcados pela tradição, autenticidade e clima aconchegante, atraem milhares de forrozeiros de todas as regiões, todos os anos. Famílias, grupos de amigos e casais são presenças confirmadas.

A segunda semana de festividades no alto da Serra, que contou com as apresentações tanto no Palco Principal quanto no Palco Cultural e no Coreto das Tradições, foi recheada de emoção, ritmo e a alegria do forró autêntico. Nomes como Assisão, Almir Rouche, Benil, Ciel Santos, Josildo Sá, Emerson Cavalcante, Henrique Barbosa, Fabiana Pimentinha, Assum Preto e Higor Henrique, além das apresentações culturais, bacamarteiros, quadrilhas juninas, trios de forró pé de serra, entre outros, provaram que só Serra Negra oferece uma festa para todos os gostos, idades e classes sociais.

A segunda semana de festividades continua nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de junho, com Jorge de Altinho, Juarez, Geraldinho Lins, Lady Falcão, Dudu do Acordeon, Bruninho Lima, Joyce Allane, Samara Costa e Silvério Pessoa. As festividades começam a partir das 12h. A finalização do evento acontece na última semana de festas, nos dias 27 e 28 de junho. Vale lembrar que dia 24, Dia de São João, também tem Jogo da Seleção Brasileira, que será transmitido no palco principal.

Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia transporte público gratuito dia 23 de junho, véspera de São João
Publicado em 22/06/2026 às 16:56

Nesta segunda-feira (22), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, anunciou a gratuidade no transporte público do município nesta terça-feira, 23 de junho, véspera de São João.

A iniciativa busca dinamizar a locomoção tanto da população local, quanto dos visitantes para os polos juninos e comércio da cidade do Maior e Melhor São João do Mundo.

"Todo mundo sabe da importância e da tradição do forró e das festas juninas aqui, em Caruaru. E eu estou falando principalmente da data do dia 23 de junho. Nesse dia 23, a Prefeitura de Caruaru está dando a gratuidade no transporte público. A gente vai aquecer o comércio, movimentar ainda mais todos os polos da nossa festa de São João e, claro, todos poderão ir e vir de maneira gratuita da zona rural e quatro cantos da cidade", destacou com entusiasmo Rodrigo Pinheiro.

“Mendonça é, sem sombra de dúvidas, um excelente nome, que faria um excelente papel e garantiria sim um palanque forte e estruturado para Flávio Bolsonaro em Pernambuco”, diz Coronel Meira
Publicado em 22/06/2026 às 16:09

O PL pernambucano atravessa um momento delicado e decisivo na montagem do seu palanque e na definição de suas estratégias para a eleição deste ano. A direção estadual precisa definir se o partido terá mesmo candidato ao Senado Federal, se terá candidato ao governo do estado e principalmente, qual será a estrutura que o presidenciável Flávio Bolsonaro terá a sua disposição em Pernambuco, um dos estados mais populosos e importantes da Região Nordeste.

Na manhã desta segunda-feira, dia 22, em entrevista concedida ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios o deputado federal Coronel Meira falou sobre a possibilidade de o PL ter candidato ao governo, tendo, inclusive, o nome dele cotado para tal missão. “Fico muito feliz e ter o nome lembrado para essa candidatura, isso mostra que estou trabalhando sério e esse trabalho tem sido reconhecido pelo povo pernambucano”, disse e seguiu, “Em 2022 o presidente Bolsonaro obteve uma expressiva votação em Pernambuco, então não podemos abrir mão disso, desse capital eleitoral”.

Para finalizar, Coronel Meira falou sobre a possiblidade de o deputado federal Mendonça Filho ser candidato ao Senado representando o PL. Caso se concretize, a postulação de Mendonça estaria alinhada ao projeto da governadora Raquel Lyra, dando o tão esperado palanque a Flávio Bolsonaro. “Mendonça é, sem sombra de dúvidas, um excelente nome, que faria um excelente papel e garantiria sim um palanque forte e estruturado para Flávio Bolsonaro em Pernambuco”.