Teresa diz que vídeo de Lula em apoio a João Campos causou reboliço
Publicado em 26/06/2026 às 06:24

A senadora Teresa Leitão (PT) criticou, nesta quinta-feira (25), a tentativa de aliados da governadora Raquel Lyra (PSD) de minimizar a declaração de apoio de Lula (PT) ao pré-candidato a governador João Campos (PSB). Segundo a petista, o vídeo gravado pelo presidente na semana passada causou um “rebuliço” na política local e levou o palanque adversário a fazer malabarismos textuais para tentar reduzir o impacto da aliança entre o PT e o PSB nas eleições deste ano em Pernambuco.

“O presidente Lula disse que ele e o PT estão com João Campos e nunca vi um vídeo de 30 segundos causar tanto rebuliço na política de Pernambuco. Teve comentarista de vídeo. Teve interpretação de texto. ‘Lula não disse isso, Lula disse aquilo’. Teve interpretação de feição. ‘Lula sorriu ou não sorriu? Mostrou os dentes ou não mostrou? Estava feliz ou não estava feliz?’”, criticou Teresa, durante participação em plenária do Chega Junto Pernambuco no Recife, evento de escuta popular promovido pela pré-campanha de João Campos.

Segundo a senadora, o que muitos classificam como uma antecipação da disputa é, na verdade, um sentimento “de saco cheio” e de “vontade de mudar que a gente está”. Ainda de acordo com Teresa, a futura campanha será baseada na comparação entre gestões, mas também se dará no campo político, uma esfera na qual o palanque adversário já sai atrasado por sequer ter escalado sua chapa a pouco mais de um mês do fim do prazo para as convenções partidárias.

“O time de lá não pode dizer como é que vai jogar porque a escalação está difícil. Até Neymar entrou em campo ontem e não caiu, mas a escalação lá está difícil. Aqui não. O time aqui está escalado”, declarou, na presença de João Campos, do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT) e da pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT).

César Ramos participa de solenidade do programa estadual Juntos Pela Segurança
Publicado em 26/06/2026 às 06:23

O pré-candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), César Ramos, participou nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, da solenidade comandada pela governadora Raquel Lyra que marcou mais um avanço no fortalecimento da segurança pública por meio do programa estadual Juntos Pela Segurança.

A corporação recebeu 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, também foram entregues 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas.

Com formação na Polícia Militar de Pernambuco, César Ramos ressaltou a importância dos investimentos realizados pelo Governo e destacou a transformação que o estado vem vivendo na área da segurança.

“Segurança pública se constrói com investimento, escolha e estratégia. Como profissional que conhece de perto essa realidade, digo que Pernambuco vive um momento histórico, com investimentos que fortalecem as forças de segurança e garantem mais proteção para a população”, destacou o ex-secretário de Governo de Igarassu.

Comunidade de Brasília ganha centro que transforma resíduo eletrônico em oportunidades de emprego e inclusão digital
Publicado em 26/06/2026 às 06:22

Ministro das Comunicações inaugurou novo Centro de Recondicionamento de Computadores na Cidade Estrutural; unidade pretende emitir 1.650 certificados e ampliar a doação de equipamentos para entidades sociais

Equipamentos eletrônicos que antes teriam como destino o descarte agora ganharão uma nova vida nas mãos de estudantes, instituições sociais e pessoas em busca de qualificação profissional. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, inaugurou nesta quinta-feira (25), na Cidade Estrutural (DF), o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) INAC Reciclotech, unidade que une inclusão digital, capacitação profissional e sustentabilidade em um único projeto.

O novo centro passa a integrar a rede do programa Computadores para Inclusão, uma das principais iniciativas do Governo Federal para democratizar o acesso à tecnologia, promover a economia circular e preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos na área de tecnologia da informação.

"Aqui será um espaço para capacitação e qualificação de jovens, adultos e idosos que tenham interesse em participar de cursos nas áreas de inteligência artificial, manutenção de computadores e celulares, robótica e montagem de PCs gamers. Aqui, com o auxílio de impressoras 3D, os participantes poderão desenvolver e imprimir projetos utilizando o que há de mais moderno em tecnologia", destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.

A expectativa é emitir 1.650 certificados em cursos de informática, manutenção e recondicionamento de computadores, educação ambiental e gestão de resíduos eletrônicos, formando profissionais para um setor que registra demanda crescente por mão de obra qualificada.

A escolha da Cidade Estrutural para receber a nova unidade também carrega um significado simbólico. Conhecida por abrigar durante décadas o maior lixão da América Latina, a região passa a sediar um espaço dedicado ao reaproveitamento de equipamentos eletrônicos e à geração de oportunidades por meio da tecnologia.

Computadores para quem mais precisa

Durante a cerimônia, o Ministério das Comunicações entregou 15 computadores recondicionados à Aliança Brasileira de Proteção Ancestral (Abrapa), organização que desenvolve ações sociais e de promoção da cidadania no Distrito Federal e em outros estados.

"Nós vamos abrir na nossa sede um departamento de inclusão digital. Isso vai favorecer muito a capacitação de pessoas, a inclusão no mundo digital e até a realização das nossas audiências. Porque muitas vezes o povo precisa, judicialmente, participar de uma audiência virtual. Então, com isso, conseguimos dar acesso à Justiça a quem precisa, acesso à educação e à comunicação, incluindo as pessoas no mundo digital e tirando-as da invisibilidade", contou a secretária-geral da entidade, Patrícia Zapponi.

O programa Computadores para Inclusão já entregou 77,7 mil computadores em todo o país. Somente no Distrito Federal, foram doados quase 6,5 mil equipamentos, possibilitando a implantação de 446 pontos de inclusão digital.

A iniciativa também já certificou mais de 84 mil pessoas em cursos de tecnologia, sendo quase 9,9 mil no Distrito Federal.

Atualmente, o Brasil conta com 33 Centros de Recondicionamento de Computadores em funcionamento, distribuídos por 25 unidades da Federação. No Distrito Federal, além da nova unidade inaugurada na Cidade Estrutural, também está em operação o CRC Programando o Futuro, localizado no Gama.

Ao transformar lixo eletrônico em conhecimento, capacitação e oportunidades, o programa Computadores para Inclusão alia sustentabilidade, inovação e inclusão social, ampliando o acesso à tecnologia para quem mais precisa.

Ministério da Saúde coloca São Lourenço da Mata na liderança regional da Atenção Básica
Publicado em 26/06/2026 às 06:21

São Lourenço da Mata conquistou mais um importante reconhecimento na saúde pública. Segundo a avaliação do 1º quadrimestre de 2026 do Ministério da Saúde, o município ficou em 1º lugar na I Regional de Saúde, com 76,27% das equipes de Saúde da Família classificadas com desempenho “Ótimo”.

O resultado reforça o trabalho realizado pela gestão municipal, que já fez de São Lourenço da Mata a cidade com a melhor Atenção Básica do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. É fruto do trabalho dos nossos profissionais e dos investimentos que temos feito para fortalecer a Atenção Básica. Vamos seguir cuidando das pessoas e oferecendo uma saúde cada vez mais humanizada e de qualidade”, destacou o prefeito Vinicius Labanca.

Governadora Raquel Lyra entrega nova central de vacinas e dobra capacidade de armazenamento em Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 22:28

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), equipamento estratégico responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a intervenção dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e fortalece a estrutura da rede estadual de vacinação. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.

"Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as melhorias realizadas, estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais da unidade, que funciona como principal centro de conservação e distribuição de imunizantes do Estado.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede estadual de imunização e oferece melhores condições para profissionais e usuários do sistema. “Isso aqui é uma expressão do cuidado e da dignidade com o nosso povo. Antes, se o Ministério [da Saúde] quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, afirmou.

Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), chegando posteriormente a todos os municípios pernambucanos.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, ressaltou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. “A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, destacou.

Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. Um deles é a técnica de enfermagem Marielza Costa, que acompanha a rotina da unidade há 30 anos e vivenciou a transformação da estrutura. "É a primeira vez que vejo a diferença no nosso setor, que era abandonado. E não é só aqui. Sou funcionária há 30 anos e essa é a primeira gestão que olha para a gente", afirmou.

"Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado", afirmou a deputada estadual Socorro Pimentel.

Também acompanharam a entrega os vereadores do Recife, Ronaldo Lopes e Davi Muniz; e o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda. 

Gena Lins anuncia R$ 8 milhões em obras e destaca novo ciclo de investimentos em Taquaritinga do Norte
Publicado em 25/06/2026 às 21:19

Em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins, fez um balanço das ações em andamento no município e atribuiu o momento de investimentos às parcerias firmadas com o Governo de Pernambuco e com os deputados Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Kaio Maniçoba. Segundo o gestor, os recursos destinados à cidade estão promovendo avanços em áreas estratégicas.

Gena confirmou que a governadora Raquel Lyra estará em Taquaritinga do Norte neste sábado, às 14h, para inaugurar o Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento voltado ao acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência. O prefeito também revelou que o município está finalizando um convênio de aproximadamente R$ 8 milhões com o Governo do Estado para a execução de obras de asfaltamento e pavimentação em diversas localidades.

"A gente está acabando de fechar um convênio com o Estado de praticamente R$ 8 milhões, que servirá para asfaltar praticamente não só a cidade, mas também diversos setores do município que precisam de uma reestruturação nesse campo", afirmou.

Na área da saúde, o prefeito destacou o fortalecimento da rede municipal com o apoio dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, além da implantação de duas unidades da Casa Azul, voltadas ao atendimento de crianças com transtorno do espectro autista. Segundo Gena, os investimentos têm sido fundamentais para reestruturar um setor que enfrentava dificuldades.

"A gente sabe que saúde só se faz com dinheiro, só se faz com aporte, só se faz com parceria. E essa parceria vem sendo fundamental para que a gente possa manter forte a saúde do município", declarou.

O gestor também ressaltou o apoio do deputado estadual Caio Maniçoba e da governadora Raquel Lyra na execução de importantes obras estruturadoras, como a pavimentação de mais de 30 ruas, a recuperação da PE-130, a construção de uma creche estadual e a entrega da iluminação da BR-104, no trecho entre o viaduto de Pão de Açúcar e a Vila do Socorro.

Outro destaque da entrevista foi a realização do Festival do Café, um dos principais eventos do calendário turístico de Taquaritinga do Norte. De acordo com o prefeito, o Governo de Pernambuco investirá R$ 1,4 milhão na edição deste ano, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, em parceria com o programa Pernambuco Meu País.

"Vamos fazer esse ano o maior Festival do Café de todos os tempos, com grandes atrações, oficinas, palestras, visitas às fazendas, ações do Sebrae e atividades voltadas aos cafeicultores. O Governo do Estado está presente mais uma vez, ajudando a fortalecer esse importante movimento que é uma referência para Taquaritinga e para Pernambuco", destacou.

Anderson Ferreira reúne lideranças do PL e confirma agenda de Flávio Bolsonaro em Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 21:02

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, reuniu, nesta quinta-feira (25), as principais lideranças da legenda para alinhar os preparativos da visita do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, a Pernambuco. 

"Agenda fechada, 9 de julho, Flávio Bolsonaro. Tamo junto. Simbora mudar o Brasil, simbora mudar Pernambuco", afirmou Anderson Ferreira.

O encontro, realizado na sede estadual do PL, contou com a presença dos deputados federais Mendonça Filho e André Ferreira, dos deputados estaduais Abimael Santos e Coronel Meira, dos vereadores Paulo Muniz e Fred Ferreira, além de outras lideranças da legenda.

Exclusivo: Paulinho da Força reúne Executiva do Solidariedade em PE antes de ato com Raquel Lyra
Publicado em 25/06/2026 às 20:48

Antes de participar do ato que marcará a oficialização do apoio do Solidariedade à pré-candidatura de reeleição da governadora Raquel Lyra, o presidente nacional da legenda, Paulinho da Força, cumprirá uma agenda estratégica em Pernambuco nesta sexta-feira (26).

A informação foi obtida, em primeira mão, pelo Blog do Alberes Xavier e pela Rede Pernambuco de Rádios, durante entrevista exclusiva com o presidente estadual do partido, Edinázio Silva. Segundo ele, Paulinho se reunirá, nesta sexta, na sede estadual do Solidariedade, no Recife, com a Executiva e lideranças da sigla para definir as estratégias eleitorais do partido no estado.

A reunião antecede o grande ato político marcado para o sábado (27), no Recife Expo Center, quando o Solidariedade oficializa o apoio ao projeto de reeleição da governadora. Segundo Edinázio, o encontro interno servirá para alinhar a atuação da legenda no estado e discutir o cenário eleitoral, incluindo a montagem das chapas proporcionais e a estratégia política do partido.

"O Paulinho vem aqui à sede do partido, vai se reunir com as principais lideranças de Pernambuco, onde a gente vai formar estratégia para a eleição aqui", afirmou Edinázio.

O dirigente também ressaltou que a adesão do Solidariedade ao grupo político de Raquel Lyra representa uma mudança no cenário estadual, já que a legenda integrava a oposição ao governo após as eleições de 2022. Segundo ele, a chegada da nova direção estadual aproximou o partido da governadora e fortaleceu sua participação na base governista.

Lívia Álvaro aciona MPPE e TCE-PE sobre aumento de 32% na CIP em Paulista e faz alerta para municípios de Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 19:59

O aumento de 32,31% na Contribuição de Iluminação Pública (CIP) em Paulista deixou de ser apenas uma discussão sobre a conta de energia e passou a levantar questionamentos sobre transparência e fiscalização dos recursos públicos.

Diante disso, a pré-candidata a deputada estadual Lívia Álvaro protocolou representações no Ministério Público de Pernambuco e no Tribunal de Contas do Estado, pedindo análise da justificativa do reajuste e da aplicação dos recursos arrecadados.

O aumento decorre de uma lei sancionada pelo prefeito Severino Ramos, publicada em 09 de junho, que autorizou a atualização da cobrança.

Segundo dados do Portal da Transparência, a CIP arrecadou cerca de R$ 23 milhões em 2025 e já soma aproximadamente R$ 13 milhões até junho de 2026. Ao mesmo tempo, consta um empenho estimativo de cerca de R$ 600 mil para a empresa responsável pela iluminação pública, valor bem inferior ao volume arrecadado.

A justificativa oficial aponta uma suposta defasagem acumulada nos últimos cinco anos. Porém, diante dos números, Lívia questiona onde está o déficit que justifica um reajuste superior a 32%.
Ela também destaca que o município enfrenta problemas estruturais em serviços básicos, o que aumenta a insatisfação da população diante de novas cobranças.
"A população precisa entender como os recursos são usados. Quando há dúvida, os órgãos de controle precisam agir e o cidadão tem o direito de cobrar explicações", afirma.

Para Lívia, o caso de Paulista serve de alerta para todos os municípios de Pernambuco, reforçando a importância da fiscalização dos recursos públicos e do controle social.

A discussão, segundo ela, vai além da iluminação pública e envolve o direito da população de acompanhar quanto é arrecadado e como o dinheiro é aplicado.

Enquanto o MPPE e o TCE-PE analisam o caso, fica a reflexão: se o cidadão paga a conta, também precisa saber para onde o dinheiro está indo.

Governadora Raquel Lyra reforça segurança pública com formação de 457 policiais civis, entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher
Publicado em 25/06/2026 às 19:40

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco

Ampliando os investimentos em segurança pública, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.

O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.

Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.

Presente na cerimônia, o deputado federal Mendonça Filho destacou o simbolismo da formatura para os novos servidores e para o Estado. “É uma data que vai ficar marcada de forma inesquecível na vida de cada um de vocês e um importante reforço para a nossa segurança”, afirmou. Já o deputado estadual Joel da Harpa ressaltou o impacto dos investimentos na segurança pública. “Pernambuco está vivendo um novo momento na segurança pública. Hoje começamos a ver a esperança de um Pernambuco melhor”, disse.

O prefeito de Olinda em exercício, Chiquinho, também destacou os avanços promovidos pelo Governo de Pernambuco na área. “A segurança pública vem sendo reconstruída pelo Governo do Estado para que a sociedade se sinta mais protegida, com investimentos em estrutura, valorização dos servidores e reforço no efetivo”, pontuou.

Durante a solenidade, a escrivã Leila Fernandes de Abrantes, 1ª colocada do curso, enfatizou a emoção do momento. “Hoje, ao jurarmos honrar esta missão, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da sociedade, com a esperança de quem mais precisa e com a coragem de servir mesmo diante dos desafios”, afirmou.

MULHER - Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.