Presidente do Novo em MG sai em defesa de Michelle após atrito com Flávio
Publicado em 25/06/2026 às 12:28

O presidente do diretório do Novo em Minas Gerais, Christopher Laguna, manifestou apoio à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) após ela tornar público o desgaste na relação com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Em publicação nas redes sociais, Laguna elogiou a postura de Michelle e afirmou que continuará “lutando” para que críticas internas no campo da direita não sejam silenciadas. “A direita deve se unir a valor e a propósito. E vamos continuar lutando para isso. Parabéns, Michelle”, escreveu.

A manifestação faz referência ao episódio envolvendo o vazamento de conversas entre Flávio Bolsonaro e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, quando o ex-governador Romeu Zema (Novo) criticou o senador e provocou atritos com parte da base bolsonarista.

Política Roosevelt Vilela diz que Celina Leão lhe prometeu a presidência da CLDF em 2027; distrital não tem força política Por Thiago Cabral 25/06/2026 - 7h00 FacebookWhatsAppXEmail FIXO Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Em almoço promovido na última sexta-feira (19), o deputado distrital Roose
Publicado em 25/06/2026 às 11:56

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), indicou ao deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) que pretende levar a julgamento, em agosto, as ações que questionam a validade da Lei da Dosimetria, aprovada pelo Congresso.

Segundo o parlamentar, relator do projeto na Câmara, Moraes afirmou que não seria possível incluir o caso na pauta antes do recesso do Judiciário, em razão do calendário já definido para as próximas sessões.

A lei reduz penas e facilita a progressão de regime para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Na semana passada, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se contra a suspensão cautelar da norma.

Multidão marca mais uma noite do Carpina São João Arretado 2026 no Polo Principal
Publicado em 25/06/2026 às 11:55

O segundo dia de programação do Polo Principal do Carpina São João Arretado 2026 foi marcado por uma verdadeira multidão na noite da última quarta-feira (24).

Milhares de pessoas lotaram o espaço para acompanhar os shows de Grelo, Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Eric Land, em mais uma noite dos festejos juninos do município.

A programação reuniu grandes nomes da música nacional e levou ao público muita animação, emoção e entretenimento. Com repertórios repletos de sucessos, os artistas fizeram o público cantar e dançar do início ao fim das apresentações.

O cantor Grelo abriu a noite aquecendo a multidão. Em seguida, o público acompanhou a transmissão do jogo do Brasil em um clima de muita alegria e animação. Logo após, Gusttavo Lima subiu ao palco e emocionou milhares de pessoas com um repertório repleto de sucessos.

Wesley Safadão apresentou seus principais hits e manteve o público animado do início ao fim da apresentação. Encerrando a programação da noite, Eric Land protagonizou um dos momentos mais aguardados da festa, cantando músicas que fizeram a multidão dançar e celebrar até os últimos minutos do evento.

A programação do Polo Principal segue nos próximos dias com mais atrações nacionais e regionais, prometendo manter o clima de festa, tradição e alegria que marca o São João de Carpina.

Sertão finaliza mês de maio com maiores índices de queda de roubos violentos do Interior do Estado
Publicado em 25/06/2026 às 11:51

Bons resultados alcançados pelas forças de segurança, incluindo subtração de veículos e celulares, seguem tendência de redução dos indicadores criminais em Pernambuco.

Seguindo tendência registrada em todo o Estado, o Sertão pernambucano finalizou o mês de maio com reduções expressivas em um dos principais indicadores criminais: os roubos violentos, incluindo a subtração de veículos e celulares. Os bons resultados são reflexos do alcance do Programa Juntos pela Segurança, consolidado como politica pública efetiva no enfrentamento à violência em todo o território pernambucano.

No indicador relativo a roubos, os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), o Sertão foi a região do Interior que registrou os melhores índices em maio. O quinto mês do ano fechou na região com queda expressiva de 41,8% (de 153 para 89 ocorrências), uma diferença de 64 casos a menos. No acumulado do ano, considerando de janeiro a maio, a queda chegou a 34,2%, saindo de 692 para 455 casos, o que significa 237 crimes a menos.

No recorte de roubos de veículos, a redução foi de 35,5% em maio (de 31 para 20), enquanto no acumulado a retração ficou em 33,5% uma diferença de 53 ocorrências, saindo de 158 para 105 registros. Outro dado que chama a atenção está relacionado à subtração de celulares: a retração foi de 42,2% no quinto mês do ano (de 322 para 186 ocorrências), seguido do acumulado anual, de 34%, reduzindo de 1.351 casos de janeiro a maio de 2025 para 892 no mesmo período deste ano.

“Com relação às ações desenvolvidas aqui na área da diretoria do Sertão, verificamos que as operações realizadas na região, a exemplo da Impacto Integrado, Horus, Divisa, São Francisco, Operação Rodovia Segura, dentre inúmeras outras ações, incluindo as atividades das equipes da Maria da Penha, direcionadas à violência doméstica, além da integração entre as polícias Militar, Civil e as demais Operativas, somados aos investimentos do Governo de Pernambuco, têm contribuído positivamente para que possamos alcançar excelentes números, garantindo, assim, a segurança da nossa população pernambucana”, declarou o coronel Flávio França, diretor do Interior 2 (Dinter 2) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

“Quanto ao Sertão pernambucano, a Diretoria Integrada do Interior 2 destaca-se na queda dos crimes violentos contra o patrimônio, tanto considerando o acumulado do ano de 2026 quanto considerando apenas o mês de maio. Redução que também se reflete nos roubos de veículos e nos celulares subtraídos, e isso é fruto do trabalho consolidado e integrado entre as Operativas da SDS.

Em relação à Polícia Civil de Pernambuco, destacamos as operações de Polícia Judiciária realizadas, as operações de repressão qualificada deflagradas e prisões de alvos prioritários, prisões qualificadas, que têm contribuído, junto com o trabalho das demais Operativas, para que essa redução se consolide mês a mês”, pontuou a diretora Integrada do Interior 2 da PCPE, delegada Isabella Pessoa.

Recife inicia requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo com investimentos de R$ 1,5 milhão
Publicado em 25/06/2026 às 11:49

Intervenção realizada pela Prefeitura, no bairro da Torre, vai criar novos espaços de convivência, área de lazer, Parcão e ampliar a área permeável do equipamento

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (25), as obras de requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo, localizada no bairro da Torre. Com investimento de R$ 1,52 milhão, a intervenção contemplará uma área de 6.896 m² e prevê a modernização do espaço, com novos equipamentos de lazer, mobiliário urbano, áreas de permanência e a implantação de um Parcão para pets e seus tutores. A obra será executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O prefeito Victor Marques esteve no local para assinar a ordem de serviço.

Segundo Victor Marques, a intervenção atende a uma demanda antiga dos moradores da região e busca fortalecer o uso coletivo do equipamento. “Há muito tempo ouvimos o pedido para melhorar esta praça, que é um importante espaço de convivência para quem mora na Torre e nos bairros vizinhos. Vamos entregar um ambiente mais acolhedor, com estrutura adequada para famílias, crianças, praticantes de atividades físicas e também para os animais de estimação”, afirmou o prefeito do Recife.

Victor Marques também destacou que esta será a primeira grande obra que a praça recebe em mais de duas décadas. “A última intervenção aconteceu em 1999. Agora, estamos implantando um novo padrão de espaço público, pensado para que as pessoas permaneçam mais tempo na praça e aproveitem melhor esse ambiente de convivência”, explicou.

OBRA EM DUAS FASES - A obra será executada em duas etapas. A primeira contempla o trecho após a Rua Marquês de Maricá, no sentido Caxangá, com conclusão prevista até o fim de agosto. Já a segunda fase, entre a Rua Marquês de Maricá e a Igreja da Torre, deverá ser finalizada até o final do ano. Ao todo, serão implantados 2.666 m² de solo permeável, contribuindo para o conforto ambiental e a drenagem urbana da região.

O presidente da Emlurb, Daniel Saboya, destacou que a intervenção integra o conjunto de investimentos da Prefeitura na recuperação dos espaços públicos da cidade. “Além da reforma estrutural, da drenagem e do paisagismo, a praça terá todos os brinquedos e mobiliários substituídos. Cerca de 30% da área será composta por solo permeável, beneficiando a drenagem local, e também vamos atender a uma demanda da comunidade com a implantação do Parcão”, explicou.

O projeto prevê novos espaços de permanência e convivência, recuperação da infraestrutura existente, instalação de mobiliário urbano, qualificação paisagística e ampliação das opções de uso pela população.

MAIS DE 100 PRAÇAS REQUALIFICADAS - A intervenção integra o conjunto de ações de requalificação dos espaços públicos executadas pela Prefeitura do Recife, que já entregou 106 praças revitalizadas desde 2021 e mantém outras 11 em obras em diferentes regiões da cidade. As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos espaços públicos, a ampliação das áreas de convivência e a melhoria da qualidade de vida da população.

Marília Campos critica candidatura própria do PT ao governo de Minas
Publicado em 25/06/2026 às 11:41

A ex-prefeita de Contagem Marília Campos (PT-MG) afirmou que a decisão do Partido dos Trabalhadores de lançar candidatura própria ao governo de Minas Gerais em 2026 representa um “equívoco estratégico”.

Em nota, Marília defendeu que o campo governista priorize a construção de uma ampla aliança entre partidos da base do presidente Lula, em vez de insistir em uma candidatura exclusivamente petista ao Palácio Tiradentes.

A petista também reafirmou sua pré-candidatura ao Senado por Minas Gerais, argumentando que o estado não possui atualmente representantes da base de Lula na Casa e que sua candidatura fortalece a participação feminina em cargos majoritários.

Dia Nacional do Diabetes alerta para risco de cegueira e outras doenças oculares associadas à doença
Publicado em 25/06/2026 às 11:10

RECIFE, junho de 2026 – O Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, chama a atenção para uma das complicações mais graves e silenciosas da doença: a retinopatia diabética.

Responsável por danos progressivos aos vasos sanguíneos da retina, a condição está entre as principais causas de perda visual evitável em adultos e pode levar à cegueira quando não diagnosticada e tratada precocemente.

O diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Com o passar dos anos, a hiperglicemia pode comprometer diversos órgãos, incluindo os olhos.

A retinopatia diabética ocorre quando os vasos da retina sofrem lesões, provocando sangramentos, formação de novos vasos anormais e alterações que comprometem a visão.

O problema é que, em suas fases iniciais, a doença costuma evoluir sem sintomas perceptíveis.
“A retinopatia diabética pode permanecer silenciosa durante anos e aparecer em qualquer idade.

Muitas vezes, o paciente só procura atendimento quando a visão já está comprometida. Por isso, o acompanhamento oftalmológico periódico é fundamental para identificar alterações no início e evitar a perda visual”, afirma o oftalmologista Clovis Freitas, especialista em doenças da retina, e sócio da clínica Viw Oftalmologia, no Recife.

Crescimento do diabetes e a saúde ocular
Segundo o Atlas de Diabetes 2025 da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil possui cerca de 16,6 milhões de adultos entre 20 e 79 anos com diabetes. e ocupa o sexto lugar no ranking mundial da doença. A projeção é que esse número alcance em torno de 24 milhões de pessoas até 2050.

As complicações oftalmológicas acompanham esse crescimento. De acordo com a Diretriz de Manejo da Retinopatia Diabética da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 34,6% das pessoas com diabetes apresentam algum grau de retinopatia diabética, enquanto aproximadamente 10% desenvolvem formas da doença que ameaçam diretamente a visão.

No Brasil, estudos citados pela SBD apontam prevalência de retinopatia diabética em cerca de 37,3% dos pacientes com diabetes tipo 2.

O risco aumenta conforme o tempo de convivência com a doença, especialmente entre idosos. Dados do Atlas de Diabetes 2025 mostram que, em todo o mundo, mais de 158 milhões de pessoas com 65 anos ou mais vivem com diabetes, número que poderá ultrapassar 278 milhões até 2050.

Diabetes leva à outras doenças oculares
Além da retinopatia diabética, pessoas com diabetes apresentam maior risco de desenvolver catarata, glaucoma e edema macular diabético.

O edema macular diabético ocorre quando há acúmulo de líquido na região central da retina, responsável pela visão de detalhes. A condição pode dificultar atividades simples do cotidiano, como leitura, direção e reconhecimento de rostos.

"Controlar o diabetes não significa apenas evitar complicações cardiovasculares ou renais. A saúde ocular também precisa fazer parte da rotina de cuidados, especialmente porque muitas dessas doenças podem ser prevenidas ou controladas quando identificadas precocemente”, explica o medico.

Sinais de alerta
Embora muitas doenças oculares relacionadas ao diabetes sejam inicialmente assintomáticas, alguns sintomas merecem atenção:

• Visão embaçada ou oscilante;
• Manchas escuras ou pontos flutuantes;
• Dificuldade para enxergar à noite;
• Diminuição da visão central;
• Perda parcial do campo visual;
• Queda repentina da acuidade visual.
Como preveniR

Especialistas recomendam algumas medidas fundamentais para reduzir o risco de complicações oculares:
• Manter o controle adequado da glicemia;
• Controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol

• Não fumar;
• Praticar atividade física regularmente;
• Seguir corretamente o tratamento prescrito;
• Realizar consultas oftalmológicas periódicas, mesmo na ausência de sintomas.
Serviço

Data: 26 de junho – Dia Nacional do Diabetes
Fonte para entrevistas: [Dr. Clovis Freitas, medico oftalmologista especializado em doenças da retina e uveítes
Contato: VIRA MÍDIA – Etiene Ramos – 81-99915-9505

Silvio Costa Filho assumirá liderança da Minoria na Câmara
Publicado em 25/06/2026 às 11:09

O deputado federal e ex-ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) foi escolhido para assumir a liderança da Minoria na Câmara dos Deputados. O parlamentar passará a comandar um bloco formado por diferentes partidos, com cerca de 300 deputados.

Após deixar o governo do presidente Lula, Costa Filho tentou disputar uma vaga ao Senado por Pernambuco, mas ficou fora da chapa majoritária. Com isso, buscará a reeleição para a Câmara em 2026.

Indicado pelos parlamentares do bloco e chancelado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o deputado afirmou que trabalhará para fortalecer o diálogo entre os Poderes e avançar em pautas de interesse do país.

Preso nos EUA, Maduro pede “união nacional” após terremotos na Venezuela
Publicado em 25/06/2026 às 10:16

O ex-ditador da Venezuela Nicolás Maduro publicou nesta quinta-feira (25) uma mensagem de solidariedade às vítimas dos terremotos que atingiram o país e defendeu “união nacional” diante da tragédia.

O texto foi divulgado nas redes sociais em nome dele e de sua esposa, Cilia Flores, ambos presos nos Estados Unidos desde janeiro. Maduro afirmou que a Venezuela tem enfrentado “grandes provações” e pediu apoio às equipes de resgate e às comunidades afetadas pelos abalos.

Os terremotos deixaram ao menos 32 mortos e mais de 700 feridos. Mesmo detido em Nova York, Maduro segue fazendo publicações frequentes nas redes sociais, embora não haja confirmação de que os textos sejam escritos diretamente por ele.

União Europeia anuncia apoio à Venezuela após terremotos
Publicado em 25/06/2026 às 10:14

A União Europeia manifestou nesta quinta-feira (25) disposição para ampliar a assistência à Venezuela após os terremotos que atingiram o país. A comissária europeia para Gestão de Crises, Hadja Lahbib, informou que o bloco ativou o sistema de satélites Copernicus para apoiar as operações de resgate.

Espanha, China e Alemanha também anunciaram apoio às autoridades venezuelanas. O governo espanhol colocou ajuda emergencial à disposição, enquanto a Alemanha ofereceu até seis aeronaves militares para missões de socorro. A China afirmou que prestará assistência conforme necessário.

Os Estados Unidos já haviam oferecido apoio horas após os tremores, que deixaram ao menos 32 mortos e mais de 700 feridos na Venezuela.