São João de Serra Talhada tem abertura marcada por arrastão de quadrilhas e grandes shows na Estação do Forró
Publicado em 23/06/2026 às 11:57


O São João de Serra Talhada 2026 teve início nesta segunda-feira (22) com uma programação que reuniu tradição, cultura popular e grandes atrações musicais.

A abertura foi marcada pelo tradicional Arrastão das Quadrilhas, considerado um dos símbolos dos festejos juninos da Capital do Xaxado, reunindo quadrilhas, grupos culturais e a população em um momento que celebrou as raízes nordestinas e deu o tom da festa.

Após o arrastão, a programação seguiu na Estação do Forró com apresentações que atraíram grande público. Subiram ao palco o serratalhadense Assisão, conhecido como o Rei do Forró, além da cantora Paula Mattos e do cantor Wallas Arrais.

Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem ao cantor serratalhadense Rui Grudi, escolhido como homenageado do São João de Serra Talhada 2026. A homenagem foi recebida por seu filho.

Participaram do momento a prefeita Márcia Conrado, o deputado federal Fernando Monteiro, o presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, além do pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância do fortalecimento dos festejos juninos no município e lembrou o trabalho realizado pela gestão para retomar o protagonismo da festa. “O São João de Serra Talhada faz parte da nossa identidade cultural. Quando assumimos a gestão, encontramos uma festa que havia perdido espaço ao longo dos anos.

Trabalhamos para resgatar essa tradição, valorizar nossa cultura e devolver ao povo um São João à altura da história e da grandeza da nossa cidade. Hoje vemos as famílias ocupando os espaços públicos e celebrando aquilo que temos de mais autêntico”, afirmou.

O presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, ressaltou o papel do município como referência na realização de grandes eventos. “Serra Talhada já é reconhecida em Pernambuco pela capacidade de realizar grandes festas, como a tradicional Festa de Setembro.

O São João segue essa mesma linha de organização, valorização cultural e fortalecimento da economia local. Estamos construindo uma programação que respeita nossas tradições e, ao mesmo tempo, oferece atrações para todos os públicos”, declarou.

Os festejos seguem nesta terça-feira (23), véspera de São João, com apresentações de Tropykália, Ciel Rodrigues e César Amaral, prometendo mais uma noite de muita animação, forró e celebração da cultura nordestina na Estação do Forró. O São João de Serra Talhada tem o patrocínio da Pitú, do Banco do Nordeste e do Governo do Brasil.

Trupé de Arcoverde, Martins, Geraldinho Lins e Garota Safada marcam a décima noite do São João de Arcoverde
Publicado em 23/06/2026 às 11:52

A décima noite do São João de Arcoverde confirmou mais uma vez a diversidade cultural que faz da festa uma das mais tradicionais e prestigiadas do Nordeste.

Nesta segunda-feira (22), os polos juninos espalhados pela cidade reuniram milhares de pessoas em uma programação marcada pela valorização da cultura popular, da música regional e dos grandes sucessos do forró.

Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu no Polo Raízes do Coco, no Alto do Cruzeiro, onde o tradicional Samba de Coco Trupé de Arcoverde levou ao público o ritmo, a dança e a identidade cultural que fazem parte da história do município. O grupo foi amplamente aplaudido pelos forrozeiros que tomaram de conta do espaço dedicado às manifestações populares.

Também no Polo Raízes do Coco, outro destaque foi o cantor Martins, um dos principais nomes da nova geração da música pernambucana. Com sua mistura de MPB, regionalidade e poesia, o artista conquistou o público e protagonizou uma das apresentações mais aguardadas da noite.

No Polo Multicultural, o clima foi de nostalgia e muita animação. A banda Garota Safada levou ao palco os sucessos que marcaram uma geração de forrozeiros, fazendo o público cantar em coro e reviver momentos históricos do forró estilizado. Antes se apresentaram o Samba de coco Fulô do Barro e o cantor arcoverdense Dinho Menezes.

Encerrando a programação do principal polo da festa, Geraldinho Lins subiu ao palco e transformou a madrugada em uma grande celebração. Dono de um repertório consagrado nos festejos juninos, o cantor embalou os fãs com sucessos que atravessam gerações e manteve a multidão animada até os últimos momentos da apresentação.

Além dos destaques do Polo Multicultural e do Polo Raízes do Coco, a programação movimentou todos os polos culturais do São João de Arcoverde, reunindo apresentações de forró, maracatu, bandas de pífano, cultura popular, música alternativa e artistas locais.

A noite reforçou o compromisso do São João de Arcoverde com a democratização da cultura e a valorização das tradições nordestinas, consolidando a Festa Mais Linda do Mundo como referência em diversidade artística e preservação das raízes culturais de Pernambuco.

Jaques deve encontrar Alcolumbre em meio ao debate sobre sua permanência na liderança
Publicado em 23/06/2026 às 11:15

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), deve se reunir nesta quarta-feira (24) com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo a CNN, o encontro terá como objetivo agradecer o apoio público prestado por Alcolumbre após a operação da Polícia Federal.

De acordo com a reportagem, Jaques também deve atuar como interlocutor para reaproximar Alcolumbre e o presidente Lula, mesmo diante da possibilidade de deixar a liderança do governo no Senado nos próximos dias.

Dirigentes do Centrão veem Jaques como um canal privilegiado de diálogo com o Congresso e que Alcolumbre lamenta uma eventual saída do petista do cargo. Nos bastidores, aliados do Planalto avaliam que a mudança ajudaria a reduzir desgastes para a campanha de reeleição de Lula.

Prefeitura do Paulista antecipa primeira parcela do 13º salário dos servidores
Publicado em 23/06/2026 às 10:45

A Prefeitura do Paulista realizou, nesta terça-feira (23), o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais.

A medida contempla servidores ativos e comissionados de todas as secretarias, além de aposentados e pensionistas e foi viabilizada por meio do planejamento financeiro da administração municipal.

O pagamento representa um importante reforço no orçamento dos servidores, especialmente neste período de festejos juninos, além de contribuir para ampliar a circulação de recursos no município.

O prefeito Severino Ramos destacou a importância da iniciativa.

“Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para honrar nossos compromissos e valorizar quem contribui diariamente para o funcionamento da cidade. A antecipação da primeira parcela do 13º salário demonstra nosso compromisso com os servidores municipais”, afirmou.

A medida reforça o compromisso da gestão com o cumprimento das obrigações financeiras e a manutenção do calendário de pagamentos do funcionalismo municipal.

Fitch alertou para risco de quebra do Digimais antes de operação da PF
Publicado em 23/06/2026 às 10:41

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating nacional do Banco Digimais e alertou para a possibilidade de insolvência da instituição um dia antes da operação da Polícia Federal que teve o banco como alvo. A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 670 milhões em recursos ligados à instituição.

Em seu relatório, a Fitch avaliou que a margem de segurança do banco é “muito baixa” e classificou como real a possibilidade de quebra ou inadimplência. A agência citou a deterioração dos resultados financeiros e a falta de informações suficientes para avaliar a situação da instituição.

Diante das incertezas, a Fitch também retirou todas as classificações de risco do Digimais. Segundo a agência, a ausência de dados financeiros confiáveis impede o monitoramento adequado dos ratings do banco.

Humberto Costa entrega retroescavadeira em Nazaré da Mata e garante apoio em São Lourenço da Mata
Publicado em 23/06/2026 às 10:25

O senador Humberto Costa (PT) entregou, nesta segunda-feira (22), mais uma retroescavadeira ao município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A entrega contou com a presença da prefeita Aninha da Ferbom e de vereadores do município, e marca a segunda máquina adquirida com emendas do parlamentar em um intervalo de apenas dois meses.

O município também recebeu um ônibus de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), conquistado por indicação de Humberto Costa junto ao governo federal, ampliando o acesso da população a serviços de saúde especializados em outras regiões do estado.

Ainda na cidade, Humberto visitou o recém reformado Mercado Municipal, e se comprometeu com a população a levar novos investimentos ao espaço público.

“Nazaré da Mata merece investimento de verdade, e é isso que estamos fazendo. Cada máquina entregue representa estradas mais transitáveis, obras que saem do papel e qualidade de vida para o povo desta cidade. Vamos continuar trabalhando para que Pernambuco receba o que lhe é de direito”, afirmou o senador.

Humberto conquista apoio na RMR
Mais cedo, Humberto Costa esteve reunido com o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, que declarou apoio à reeleição do parlamentar ao Senado Federal, ao lado de 13 vereadores do município. O encontro reforça a articulação política de Humberto na Região Metropolitana do Recife e amplia a base de aliados para 2026.

“O apoio do prefeito Vinícius Labanca e dos parlamentares de São Lourenço nos alegra e nos dá mais confiança para seguir em frente.

A gente vai seguir juntos, porque Pernambuco precisa de pessoas comprometidas com o que realmente importa: a vida das pessoas”, disse Humberto Costa.

Véspera de São João na Mata Sul e no Recife
Nesta terça-feira (23), véspera de São João, Humberto inicia a agenda em Ribeirão, na Mata Sul, onde faz a entrega de um trator. Depois, segue para um encontro com lideranças em Palmares e, em seguida, entrega uma patrol em São Benedito do Sul.

A agenda se encerra no Sítio da Trindade, no Recife, onde Humberto participa da festa de São João da cidade ao lado do time de Lula em Pernambuco.

Humberto Costa conclui giro de 4 dias pelo interior e inicia rota de São João pela Zona da Mata
Publicado em 23/06/2026 às 10:21

O senador Humberto Costa (PT) percorreu, nos últimos quatro dias, 11 cidades do interior de Pernambuco ao lado dos pré-candidatos da Frente Popular para 2026, num giro político que levou a articulação da base de Lula no estado a municípios do Agreste ao Sertão. Nesta segunda-feira (22), o parlamentar retoma as agendas fazendo entregas e participando das festas de São João, iniciando pela Zona da Mata Norte.

A rota do interior teve início na quinta-feira (18), com passagem por Bonito e Bezerros, no Agreste Central, e Bom Conselho, no Agreste Meridional. O senador seguiu para o Sertão do Araripe, onde cumpriu agenda em Trindade, Araripina e Ouricuri, e depois avançou para Parnamirim e Mirandiba, no Sertão Central.

O roteiro ainda contemplou Sertânia, no Sertão do Moxotó, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O encerramento se deu em Arcoverde, neste domingo (21), com a participação de Humberto Costa na tradicional Caminhada do Forró, um dos maiores eventos do São João do estado.

Durante toda a viagem, Humberto esteve acompanhado do time de Lula: João Campos, pré-candidato a governador; Carlos Costa, pré-candidato a vice-governador; Marília Arraes, pré-candidata a senadora, além de deputados federais e estaduais e lideranças locais, combinando encontros políticos com conversas diretas com o povo nas ruas.

"Percorrer o interior de Pernambuco é a melhor forma de ouvir diretamente as pessoas, entender suas dificuldades e discutir, junto com prefeitos e lideranças, as melhorias que o estado precisa. E neste momento, com o São João tomando conta de cada praça, nós aproveitamos para celebrar a cultura e a identidade de cada lugar do estado", afirmou o senador.

Agenda de São João


Nesta segunda-feira (22), Humberto Costa começa a semana em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, ao lado do prefeito Vinícius Labanca, e segue para Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, onde faz entregas e participa dos festejos juninos da cidade.

Na terça-feira (23), véspera de São João, o senador se desloca para a Mata Sul, com visitas a Ribeirão, Palmares e São Benedito do Sul, onde realizará entregas à população. À noite, já no Agreste Setentrional, participa da festa de São João de Santa Cruz do Capibaribe. Na quarta-feira (24), dia de São João, Humberto Costa prestigia os festejos de Caruaru, no Agreste Central, e de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

A agenda segue na sexta-feira (26), quando o senador participa de uma reunião da Hemobrás, no Recife, e, depois, faz entregas em Bom Conselho, no Agreste Setentrional, e recebe o título de cidadão de Macaparana, na Mata Norte.

Após receber Natanzinho e Xand Avião, Vitória do Pé de Serra terá Wesley Safadão na véspera de São João 2026
Publicado em 23/06/2026 às 09:55

O São João Vitória do Pé de Serra começou mais uma sequência de grandes shows na última sexta-feira (19), se consolidando como o maior ciclo junino da Zona da Mata pernambucana. A programação no Pátio Otoni Rodrigues contou, na oportunidade, com as apresentações de Sétima Dose, Forró dos Plays e Taty Girl, além da transmissão do jogo da Seleção Brasileira contra o Haiti. No sábado, dia 20, o destaque da noite ficou por conta de Roberta Miranda, que dividiu o palco com Ávine Vinny, Baby Som e Priscila Senna.

O ponto alto do segundo fim de semana de festas aconteceu no domingo e na segunda-feira, dias 21 e 22 de junho, ocasiões em que o polo principal registrou um público expressivo. No primeiro dia mencionado, Natanzinho Lima foi a atração mais esperada, lotando todos os espaços disponíveis. Também tocaram Pedro Guerra, Henry Freitas e Silvânia & Berg. No dia 22, ainda com chuva, Xand Avião, Novinho da Paraíba, Trimanos Brasil, Lipe Lucena e Brasas do Forró encerraram a grade.

A programação oficial continua nesta terça-feira, (23), com as apresentações de Wesley Safadão, Wallas Arrais, Mara Pavanelly e Noara Marques. Na quarta-feira, dia 24, o evento fecha o calendário junino com os shows de João Gomes, Alexandre Pires, Malla 100 Alça e Willy Vaqueiro, além de exibir mais uma partida do Brasil.

Polo Estação

Montado na Praça Leão Coroado, o polo alternativo foi espaço para sediar o 1º Concurso de Quadrilha Junina do ciclo junino local. No domingo (21), três quadrilhas, além da homenageada Forró Fiá, se apresentaram antes dos shows de Jack Farra e Matheus Lima. A vencedora foi a Zé Matuto, enquanto Bacamarte e Matutá ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A noite de véspera de São João (23) contará com apresentações de Vava do Acordeon e Silvinho Cavalcanti, enquanto a animação do dia seguinte fica por conta de Zezé do Forró, Forrozão Capim e Ciço Moreno. A Quadrilha Forró Fiá, homenageada do concurso, se apresenta também nessas duas noites.

No dia 26 de junho, as festividades continuam com Jorge Neto e Aninha, Nordestinos do Forró, Anjos do Forró e Watusi Alves. No dia 27, tem Maciel Melo, Forró Cariciar e Rei do Cangaço, Quadrilha Explosão JK, além de Salustiano e a Rabeca Encantada. Já no domingo, dia 28, o encerramento oficial do espaço será comandado por Gel e Seus Manos, Alencar, Quadrilha Forró Fiá, Whisky de Luxo e Embaixadoras do Brega.

Aliados de Flávio veem risco de atuação do STF na eleição
Publicado em 23/06/2026 às 09:45

Auxiliares e aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, avaliam que decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) indicam uma possível atuação da Corte com impacto sobre a disputa eleitoral de 2026. As informações foram publicadas pela Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem, integrantes da pré-campanha demonstram preocupação com a possibilidade de o STF ampliar sua influência sobre decisões relacionadas ao processo eleitoral. O grupo também avalia que ministros da Corte poderiam esvaziar competências tradicionalmente atribuídas ao TSE.

De acordo com a Folha, o tema já motivou reuniões de Flávio Bolsonaro e do senador Rogério Marinho (PL-RN) com o presidente do STF, Edson Fachin. Procurados pelo jornal, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin não comentaram o assunto.

Em Arcoverde, Regina da Saúde marca presença na Caminhada do Forró
Publicado em 23/06/2026 às 09:29

A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos) participou, no último domingo (21), da 14° Caminhada do Forró, um dos principais eventos do São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

O cortejo reuniu mais de 40 mil pessoas nas ruas da cidade e contou com trios elétricos e diversas manifestações da cultura nordestina, consolidando-se como um dos momentos de maior movimentação da programação junina local.

“É sempre uma grande alegria participar de uma celebração tão importante para a nossa cultura, reencontrar amigos de Arcoverde e de tantas localidades e reforçar nosso vínculo com o povo e com as tradições sertanejas”, destacou Regina da Saúde.

Durante a programação, a pré-candidata cumprimentou moradores, visitantes e lideranças de Arcoverde e região, acompanhada pelo prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, entre outras lideranças.

A Caminhada do Forró é reconhecida como um dos maiores cortejos juninos do Nordeste e integra o calendário cultural de Pernambuco, atraindo público de diversas regiões do estado.