Governo de Pernambuco publica licitação para construir Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns, Agreste Meridional
Publicado em 20/04/2025 às 09:11

A saúde pública do Agreste Meridional vai ganhar um importante reforço com a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. O Governo de Pernambuco publicou, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17), o edital de licitação para contratação da empresa de engenharia que vai realizar as obras de construção da unidade. Com um investimento superior a R$ 135 milhões, o equipamento terá 269 leitos. A gestão da unidade será da Secretaria de Saúde, o projeto foi feito pela Secretaria de Projetos Estratégicos e as obras serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).


“Essa será mais uma ampliação dos serviços de saúde em Pernambuco, aproximando das necessidades da população para que as pessoas possam ser atendidas mais perto de suas casas. Não vamos parar nosso trabalho um minuto para garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes e conforto nos ambientes para os profissionais na rede de saúde estadual”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.


Para a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o hospital vai descentralizar ainda mais a assistência hospitalar em Pernambuco. "O Hospital Mestre Dominguinhos está inserido no plano de regionalização da governadora Raquel Lyra, trazendo a saúde para mais perto das pessoas, especialmente no interior do Estado. O hospital vai reforçar a assistência no Agreste, especialmente para a população da V Gerência Regional de Saúde do Estado, composta por 21 municípios. Será um grande ganho para a região, pois será um hospital de alta complexidade, com UTI, bloco cirúrgico, atendimento a casos de trauma, cirurgia geral, clínica médica, diversas especialidades para atender toda a região", destacou a secretária.


Com mais de 26 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Mestre Dominguinhos terá perfil assistencial de alta complexidade, com atendimento cirúrgico e clínico, a pacientes adultos e pediátricos, em neurologia, ortopedia, cardiologia, sistema vascular e queimados. O espaço contará com UTI, urgência e emergência, centro cirúrgico, centro de diagnóstico completo, hemodinâmica, centro de reabilitação e ambulatório com 15 consultórios médicos.


"Esse hospital é um grande equipamento, que atenderá não apenas Garanhuns, como toda a região. O hospital tem uma área de construção de 26,4 mil metros quadrados, divididos em três pavimentos, e com prazo de execução de obra de 18 meses. Nós, enquanto Cehab, temos a alegria de tocar uma obra como essa, importante para toda a região. E a expertise da Cehab na execução das obras, no monitoramento e no acompanhamento auxiliará para que a gente possa entregar esse equipamento com a qualidade que a população merece", frisou o presidente da Cehab, Paulo Lira.


"O Hospital Regional Mestre Dominguinhos é um projeto emblemático, desenvolvido através da Secretaria de Projetos Estratégicos, que tem, cada vez mais, ampliado sua expertise na elaboração de projetos de baixa, média e alta complexidade. A gente se sente muito feliz em fazer parte do processo de interiorização da infraestrutura de saúde, que a governadora Raquel Lyra vem ampliando, de forma a atender melhor a população do interior e, também, desafogar a infraestrutura da saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR). Então esse é mais um passo importante que o Governo de Pernambuco dá no sentido de melhorar a qualidade do serviço de saúde estadual e garantir que a nossa população tenha um atendimento digno", afirmou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.


Ruas serão interditadas por causa do jogo Central X Ferroviário, pelo Campeonato Brasileiro da Série D
Publicado em 20/04/2025 às 09:11

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir das 13h, neste domingo (20), um trecho da Avenida Agamenon Magalhães e o acesso à Rua Professor José Leão serão interditados, em decorrência do jogo Central x Ferroviário, pela 1º rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. As vias serão liberadas após o término do jogo, por volta das 18h.

Feira da Mulher Empreendedora será realizada durante a programação do “Caruaru – Lugar Sagrado”
Publicado em 20/04/2025 às 09:10

Empreendedoras vão comercializar produtos na sexta-feira (18) e no sábado (19).


Na próxima sexta-feira (18) e no sábado (19), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), vai realizar mais uma Feira da Mulher Empreendedora. Produtos de artesanato, decoração, acessórios e comidas serão comercializados das 18h às 23h na Estação Ferroviária durante o evento “Caruaru – Lugar Sagrado”. 


Os produtos serão comercializados por 20 mulheres que fazem parte do Programa Mulher Empreendedora da SEMU. Será uma oportunidade para que as pessoas que vão curtir a programação cultural nos dois dias de festa também conheçam o trabalho desenvolvido por mulheres caruaruenses. 


As mulheres interessadas em participar do Programa Mulher Empreendedora e de ações como a Feira da Mulher Empreendedora devem comparecer, presencialmente, à sede da SEMU, localizada na rua dos Expedicionários, Nº 30, no Centro de Caruaru, e fazer a inscrição.

“Não estamos defendendo os baderneiros, estamos defendendo pessoas que foram condenadas a penas arbitrárias”, diz Pastor Eurico em defesa do projeto de Anistia
Publicado em 20/04/2025 às 09:09

A principal pauta na cena política nacional segue sendo o projeto que prevê a anistia de todos os envolvidos nos atos de vandalismo e depredação a prédios públicos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Nesta segunda-feira, dia 14, o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, protocolou o requerimento de urgência sobre o projeto de lei que beneficia os condenados.


Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e ao presidente programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, o deputado federal Pastor Eurico, do PL, falou sobre o assunto. “Não estamos defendendo os baderneiros, os arruaceiros, estamos defendendo aquelas pessoas que não estavam praticando tais atos e pessoas que foram condenadas a penas arbitrárias”, disse ele, que afirmou ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenta amedrontar os brasileiros.


Segundo Pastor Eurico, o governo do presidente Lula não acreditava que o regime de urgência para a apreciação do projeto fosse ser aprovada. “Depois que conseguirmos as assinaturas iniciou-se uma corrida de revanche e de pressão em cima dos deputados que assinaram o projeto”, disse e emendou, “Sei que alguns, inclusive retirarão suas assinaturas, mas eu não retirarei, irei até o fim, lutando contra essa ditadura”.

Colaborador conquista resultado positivo em competição organizada por federação internacional de jiu-jitsu
Publicado em 17/04/2025 às 08:35

No último domingo (13), o colaborador do Moda Center, Wholace Mccartney (18), participou do AJP Tour de Jiu-jitsu, competição organizada pela Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro e que ocorre em vários países. A competição contou com mais de 1300 atletas de vários estados, sendo realizada no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), em Recife.


Wholace competiu na categoria “Faixa Branca Médio, de 69 a 77 quilos” onde realizou duas lutas, conquistando uma vitória. De um total de 32 participantes, ele ficou entre os nove melhores de sua categoria pela somatória de pontos conquistados.


É a primeira competição de nível internacional disputada pelo orientador de trânsito do centro de compras, que destacou essa experiência.


“Eu nem pensava em participar, por ser uma competição de alto nível e eu ainda estar no início da prática. Mas conversei com a gerente de RH, Cíntia Carvalho, e com meu sensei, Rogério Cordeiro, que me incentivaram bastante. O Moda Center também me ajudou com a inscrição e isso fez toda a diferença. Pratico jiu-jitsu há pouco mais de seis meses, então considero um bom resultado. Foi uma experiência muito gratificante e sou grato por todo o apoio”, pontuou.


O atleta já se prepara para seu próximo desafio: a Copa Gladiadores Fight SBU, que acontecerá no dia 27 de abril, em São Bento do Una, no Agreste pernambucano.

Diego Cabral dá a receita de uma boa administração: “Basta trabalhar, fazer o planejamento necessário e estar ao lado da população”
Publicado em 17/04/2025 às 08:33

O jovem prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, do Republicanos esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde visitou o gabinete do deputado estadual João de Nadegi, do PV. Eles são aliados e grandes parceiros políticos na Região Metropolitana do Recife.


Diego Cabral também concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com mais de 40 emissoras e tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3). Ele falou de sua administração, uma das mais bem avaliadas do estado. “A receita para ser bem avaliado pelo povo é simples, basta trabalhar, fazer o planejamento necessário e estar ao lado da população. A população não quer nada mais do que resultados, obras, remédios no posto de saúde, médicos...”, disse o prefeito.


Segundo o gestor, para se fazer um governo bem sucedido, o gestor precisa ‘fazer gestão’ e acima de tudo, trabalhar em benefício da população. “Os prefeitos que trabalharam, não tiveram dificuldades de se reeleger em 2024, isso ficou claro, isso aconteceu em todo o estado. O povo quer trabalho, nós vamos falar de eleição na hora certa, porque agora é hora de trabalharmos”.

Morar Bem PE: governadora Raquel Lyra entrega 113 títulos de regularização e casas reformadas na Comunidade do Bode, Recife
Publicado em 17/04/2025 às 08:08

Ação beneficiou moradores com escrituras gratuitas registradas em cartório e reformas em lares


A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quarta-feira (16), uma série de ações focadas em moradias urbanas para a Comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora entregou, através do programa Morar Bem PE, os primeiros 113 títulos de regularização fundiária para famílias que esperavam o processo há mais de 10 anos, além de moradias requalificadas pela modalidade Reforma no Lar, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o direito à moradia digna. 


“Aqui na Comunidade do Bode, existem famílias que estão há mais de 70 anos sem suas escrituras e que tinham medo de perder suas casas, onde têm suas raízes e sua identidade. Através do programa Morar Bem Pernambuco, 113 delas estão sendo beneficiadas. Além disso, estamos entregando nas casas de 30 famílias a reforma tão sonhada, tudo isso para garantir mais qualidade de vida. O programa Morar Bem PE está acontecendo aqui e em tantas comunidades que temos trabalhado na Região Metropolitana do Recife e no Estado", ressaltou a governadora Raquel Lyra.


A ação das escrituras foi coordenada pela Perpart, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), que já atua na regularização de mais residências na área. Desde 2023, a Perpart começou a trabalhar para essas entregas na comunidade, processo que estava paralisado há mais de 10 anos. Ao todo, a Perpart estima que 1.975 famílias da Comunidade do Bode serão beneficiadas com o trabalho de regularização fundiária. Em Pernambuco, mais de 10 mil imóveis já foram regularizados, com outros 40 mil processos em andamento.


“Sabemos que nessa ação de hoje se renova a confiança das pessoas que agora estão com o seu título na mão. É desse jeito que o Governo do Estado vai chegando na vida dos que mais precisam, dos que foram invisibilizados por tanto tempo”, disse a vice-governadora Priscila Krause. 


Além da entrega dos títulos, a governadora acompanhou as primeiras 30 casas reformadas pela modalidade Reforma no Lar, também dentro do programa Morar Bem PE. Mais 11 casas já estão em obras atualmente. O Lote 03 da iniciativa contempla a requalificação de 750 unidades habitacionais na Zona Sul do Recife, executadas pela empresa Multiset Engenharia.


De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, cada casa recebe até R$ 18 mil de investimentos nas reformas. “Temos feito o Reforma do Lar em várias comunidades, sem a família precisar pagar nada e a gente vai ouvindo o que a família deseja para o próprio lar. E é só o começo, chegamos na Comunidade do Bode para não sair mais, e vamos para cada recanto daqui”, disse a secretária Simone Nunes. 


A moradora Beatriz de Jesus, de 30 anos, foi uma das pessoas beneficiadas. Ela relatou a alegria de ver o lar reformado após 10 anos de espera. “Foram anos sem ter condições de ajeitar minha casa. Deus enviou o projeto para que minha reforma fosse concluída, colocaram cerâmica, fizeram a fachada da frente e várias outras coisas. Agradeço ao Governo de Pernambuco em nome da minha comunidade, estamos muito realizados”, frisou.


Com essas entregas, o Reforma no Lar soma agora 964 unidades habitacionais requalificadas em Pernambuco. Além da Comunidade do Bode, foram contempladas famílias em Jardim Jordão (Jaboatão dos Guararapes), Severino Quirino (Caruaru), Mulheres de Tejucupapo (Recife) e Residencial Jurema (Bezerros).


Para o presidente da Perpart, Francisco Amaral, o trabalho na Comunidade do Bode representa uma conquista histórica na regularização fundiária. “Hoje é uma entrega muito importante, simbólica. Estamos diante do maior conflito fundiário do Estado de Pernambuco. Em apenas 2 anos e meio, fizemos o que não foi feito em 10 anos. Certamente teremos outros momentos de entrega aqui na comunidade”, ressaltou.


De acordo com Alessandra D'Avila, diretora do departamento de Urbanização e Assentamento Precário do Ministério das Cidades, a parceria com o governo federal foi reforçada em 2023. “Quero agradecer o empenho da governadora e toda sua equipe. Em um tempo relativamente curto, a equipe do Estado conseguiu trazer essa segurança jurídica”, disse. Já a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Daisy Pereira, destacou a importância da parceria com os cartórios. “É bom olhar nos olhos das pessoas e ver a felicidade. É uma virada de página no Estado de Pernambuco. As obras são executadas e as pessoas precisam ser lembradas”, disse a desembargadora. 


O deputado federal Mendonça Filho também falou sobre os antigos pedidos da população. “Hoje, graças à competência e compromisso do Governo do Estado, a gente vê essas entregas acontecendo”, afirmou. Também presente na cerimônia, o deputado estadual João Paulo comemorou a nova fase para os moradores. “Não foi só a segurança jurídica, porque agora a casa e a moradia estão asseguradas à família, mas ver, também, muitas moradias terem uma melhoria”, disse o deputado. 


MORAR BEM PERNAMBUCO - O Morar Bem PE é o primeiro programa estadual de habitação de interesse social de Pernambuco e tem como objetivo garantir moradia digna para famílias com renda de até dois salários mínimos em todas as regiões do Estado. A iniciativa atua em frentes como regularização fundiária, retomada de obras paralisadas, construção de novas unidades e melhorias em residências existentes, em articulação com o programa Minha Casa, Minha Vida e com apoio do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis). 


Estavam presentes na cerimônia o secretário Coronel Mamede (Casa Militar), o secretário-executivo de Periferias, Pedro Ribeiro; o presidente da Cehab, Paulo Lira; o presidente da Condepe, André Fonseca; o diretor do Detran-PE, Bruno Santos, além de outras lideranças políticas.

A Prefeitura de Garanhuns informa a população sobre o expediente administrativo nesta Semana Santa e feriado de Tiradentes.
Publicado em 17/04/2025 às 08:06

Nesta Quinta-feira Santa (17), o expediente administrativo na sede da Prefeitura, secretarias e órgãos públicos municipais será até as 13h, com exceção dos serviços essenciais e atendimentos de saúde previamente agendados.


Na Sexta-feira Santa (18) e dia de Tiradentes (21), feriados nacionais, os expedientes seguem suspensos, retornando à normalidade na terça-feira (22).


A gestão municipal deseja a toda população uma boa Páscoa.

INSA aposta em biotecnologia para proteger flora do Semiárido
Publicado em 17/04/2025 às 08:05

Proteger e preservar plantas nativas e endêmicas do Semiárido, inclusive as que estão ameaçadas de extinção. Esses têm sido os focos de um trabalho desenvolvido pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 


O Laboratório de Cultivo In Vitro (LACIP) INSA tem criado protocolos eficientes através da propagação de plantas, utilizando técnicas biotecnológicas que visam à cultura de células e tecidos vegetais ou plantas inteiras em ambiente e condições controladas. O método de cultivo in vitro permite que plantas cresçam dentro de frascos fechados e assépticos, ou seja, livres de fungos e bactérias que causam doenças. Os recipientes possuem um substrato nutricional e a temperatura de crescimento é cuidadosamente controlada. Nesse contexto, os bioinsumos funcionam como uma fonte de nutrientes para as plantas in vitro e podem substituir, parcial ou totalmente, os agentes químicos tradicionalmente utilizados nos meios de cultura. 


“Essa abordagem contribui para a viabilidade técnica e econômica da produção, ao reduzir a dependência de agentes químicos e priorizar insumos acessíveis, especialmente quando os bioinsumos são produzidos localmente, em modelo on-farm”, enfatizou a bióloga responsável pelo estudo, Luane Portela. 


De acordo com a pesquisadora, depois que as plantas crescem no laboratório, elas passam por uma fase chamada aclimatização. Segundo Luane Portela, é um momento delicado e em que muitas mudas podem ser perdidas. Nessa etapa, as mudas produzidas in vitro são expostas a mudanças no ambiente, saindo das condições controladas do laboratório para o meio externo. Os fatores mais importantes nesse processo são a umidade e a temperatura.  


“Para que a aclimatização seja bem-sucedida, é essencial que as microplantas estejam vigorosas e que a transição para o ambiente externo aconteça de forma gradual, para que elas possam se adaptar aos poucos”, ressaltou a bióloga. 


Plantas ameaçadas


Com experiência no cultivo in vitro de plantas ameaçadas de extinção das famílias Cactaceae, Orchidaceae e Eriocaulaceae, a pesquisadora observou resultados promissores ao utilizar substratos nutricionais enriquecidos com bioinsumos de origem vegetal, especialmente extrato de algas. As espécies estudadas apresentaram aumento significativo na taxa de germinação, crescimento mais rápido e melhor desenvolvimento das raízes. 


 “Os bioinsumos também contribuíram para a produção eficiente de clones durante a micropropagação, favorecendo a multiplicação em larga escala de mudas com alto vigor, mais adaptadas e resistentes à mudança de ambiente”, detalhou Luane Portela. 


Próximos passos


Segundo a bióloga, o objetivo do INSA é desenvolver tecnologias que estimulem e facilitem a criação de biofábricas de plantas nativas do Semiárido, utilizando o cultivo in vitro para produzir mudas com alta qualidade sanitária e em larga escala.  


“A boa notícia é que já estamos avançando nesse processo, principalmente ao propor um meio de cultura de fácil produção e baixo custo, demonstrando que bioinsumos também podem ser aplicados na micropropagação”, pontuou Luane Portela.  


Os próximos passos envolvem revisar os protocolos de assepsia e esterilização, além de adaptar as condições ambientais, buscando reduzir a dependência de equipamentos e infraestruturas complexas. Isso tornará a técnica mais acessível para os produtores da região.

Minha Rua Nova – Trecho da Avenida Leão Dourado passa por requalificação em Caruaru
Publicado em 17/04/2025 às 08:04

Conforme anunciado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro em 29 de março deste ano, e após a emissão da ordem de serviço, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), deu início, na segunda (14), à requalificação da Avenida Leão Dourado, no trecho que vai da Cardeal ao pórtico do Alto do Moura. As obras estão sendo realizadas com recursos do Ministério do Turismo.


Além da pavimentação asfáltica que está sendo feita nesse trecho, que contempla mais de 1,5 km de extensão da via e que era toda em paralelepípedo, estão incluídas nas obras a construção de duas paradas de ônibus em concreto (com recuos na lateral, para melhorar o fluxo de veículos), duas faixas de pedestres elevadas e acessíveis, além de toda a sinalização vertical e horizontal. 


“A previsão é que as obras sejam concluídas antes do período junino, visando melhorar a mobilidade, tanto para os moradores, quanto para os turistas que frequentam o Alto do Moura, e também para a mobilidade das empresas do Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste, do Distrito Industrial, que estão instaladas nesse trecho”, enfatizou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras de Caruaru, Andrews Melo.