Administração do Moda Center realiza reunião sobre o fechamento, ou não, do portão lateral ao Setor Verde
Publicado em 04/05/2024 às 09:54

Nesta sexta-feira (3), foi realizada, no Auditório do Moda Center, a primeira reunião sobre o fechamento, ou não, do portão lateral ao Setor Verde do centro de compras. A reunião atendeu o que foi decidido na última Assembleia Geral Ordinária, realizada em 5 de abril.

A reunião foi presidida pelo síndico Tales Nery e foram apresentados os pontos positivos e negativos da medida. Foram mostrados o quantitativo de galpões nas proximidades, o fluxo de pessoas no referido portão, opiniões de comerciantes e dados fornecidos por gerências do centro de compras, dentre outros.

Logo após a apresentação, foi aberto o espaço para que os participantes opinassem sobre a temática e eles se mostraram divididos.

Dentre os que querem a manutenção do portão aberto, o argumento mais defendido seria a diminuição de vias alternativas de acesso para clientes e comerciantes. Segundo eles, o modo de negócio praticado pelos galpões não interfere na dinâmica da feira.

Para os que defendem o fechamento, o argumento mais destacado é que o portão aberto facilitaria a migração de clientes para os galpões e que estes utilizam da estrutura do Moda Center para realizar suas entregas nas excursões e transportadoras sem qualquer contrapartida, como o pagamento pelo uso do estacionamento.

“Demos início a discussão, onde pudemos ouvir e debater todos os pontos expostos por quem compareceu ao nosso auditório. Isso mostra o quanto as assembleias que realizamos trazem questões tão pertinentes e, por isso, sempre pedimos para que o maior número de condôminos possa comparecer para dar sua opinião. Esperamos que, na próxima reunião que vamos realizar, possamos ter um número ainda maior de condôminos”, pontuou Tales Nery.

A data da próxima reunião será divulgada nos próximos dias.

Governo de Pernambuco amplia abastecimento de água no Grande Recife com obras em Recife, Olinda e Paulista
Publicado em 04/05/2024 às 09:52

Ações beneficiarão 240 mil pessoas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista


O Governo de Pernambuco, através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), retomou as obras do programa de perfuração de poços que vai ampliar a oferta de água na Região Metropolitana do Recife, beneficiando 240 mil pessoas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista. A Companhia executa agora as intervenções civis e mecânicas para funcionamento de 14 equipamentos já perfurados nos três municípios. As intervenções também envolvem a implantação de adutoras e manutenção das áreas dos reservatórios que receberão o volume de água captado nos poços, a infraestrutura necessária para operação. As ações fazem parte do pacote de investimentos de R$ 52 milhões anunciado em março pela gestora para aumentar a oferta de água na RMR.


“Ampliar o abastecimento de água por todo o Estado foi um dos compromissos que assumimos desde o início da gestão. E além de beneficiar o interior do Estado com obras estruturantes, também direcionamos investimentos para a Região Metropolitana do Recife. Ao retomarmos as obras destes poços, por exemplo, estamos diminuindo a necessidade de rodízio, garantindo que a água chegue na torneira da população e beneficiando milhares de pessoas que vivem no Recife, em Olinda e em Paulista”, disse a governadora Raquel Lyra. Os equipamentos entram em funcionamento até dezembro deste ano e o incremento esperado é de 402 litros de água por segundo para as três cidades.


No Recife, seis poços atenderão as áreas críticas de abastecimento da Zona Norte da cidade. Serão dois poços para Dois Irmãos/Córrego da Fortuna, com a expectativa de eliminação do rodízio de abastecimento para a população das áreas, e um novo equipamento no bairro de Dois Unidos para melhorar a oferta de água na localidade e garantir o cumprimento do calendário de distribuição. 


Outros três poços também vão assegurar mais água para o Alto José Bonifácio, que atualmente recebe intervenções para construção de uma adutora que vai transportar água para o reservatório do bairro e uma estação elevatória de água (sistema de bombeamento). Com a conclusão dos serviços, a expectativa é a redução do racionamento e também cumprimento do calendário na área. O incremento previsto com a conclusão dos seis poços do Recife é de 97 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento da capital. 


“Nos próximos meses vamos concluir as obras civis dos poços da Zona Norte do Recife e iniciar a operação desses equipamentos, garantindo um reforço importante de quase 100 litros de água por segundo para o sistema de abastecimento da cidade. Serão 50 mil pessoas beneficiadas com mais água, especialmente nas áreas de morro da capital, onde é grande a demanda por mais água”, afirmou o presidente da Compesa, Alex Campos.


Em Olinda, três poços também vão entrar em operação ainda neste ano. Serão dois equipamentos para atendimento dos bairros de Jardim Brasil I e II, parte do bairro de Peixinhos e Vila Popular, com perspectiva de redução de quatro dias no calendário de abastecimento, que hoje é de um dia com água e sete dias sem. Um terceiro poço atenderá parte do bairro de Ouro Preto e a expectativa é a redução em dois dias no regime de abastecimento, que atualmente é de 1 x 5. 


No município de Paulista, cinco poços vão entrar em operação, sendo dois no bairro de Pau Amarelo, um em Nossa Senhora do Ó, um em Maranguape I/Jardim Maranguape e mais um em Maranguape II.

Duguinha Lins anuncia ida de Raquel Lyra a São Joaquim do Monte
Publicado em 04/05/2024 às 09:48

O jovem prefeito da cidade de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao blog. Duguinha é visto como um dos mais promissores nomes da política estadual, em decorrência da administração exitosa que ele tem feito.


Na entrevista, Duguinha revelou que esteve reunido nesta semana com a governadora do estado, Raquel Lyra. Segundo ele, o encontro teve ainda a participação do deputado estadual Joãozinho Tenório e serviu para que fossem garantidos investimentos para São Joaquim do Monte e ainda para acertar detalhes de uma visita da governadora ao município.


O prefeito citou o péssimo estado de conservação da PE-112, que tem acarretado muitos transtornos para São Joaquim do Monte e revelou a data para a visita de Raquel à sua cidade. “Temos sofrido há anos com promessas de recuperação dessa estrada, promessas não cumpridas, mas agora a realidade é outra, pois a governadora já encaminhou para a licitação a reocupação dessa estrada... Mas vamos deixar para ela (Raquel Lyra) anunciar tudo, no próximo dia 10, uma sexta-feira, provavelmente na parte da tarde”.


Para finalizar, Duguinha Lins fez fortes críticas aos governos do PSB, que antecederam Raquel. “Os governos do PSB não chegaram junto com nenhum investimento para São Joaquim... Raquel virou a chave e mudou essa realidade, com investimentos como, creches, a Cozinha Comunitária e a quitação de débitos antigos do estado junto ao município”.

Com visitas a Paulista e Abreu e Lima, PSDB dá início a rodada de encontros aos pré-candidatos do partido em Pernambuco
Publicado em 04/05/2024 às 09:47

Comitiva do partido pretende visitar, ainda na pré-campanha, todos os municípios com candidaturas próprias


Nesta sexta-feira (03), o presidente do PSDB em Pernambuco, Fred Loyo, deu início a um giro por Pernambuco com o intuito de dialogar com os pré-candidatos do partido, espalhados por todas as regiões do estado. 


Nos dois encontros, Loyo fez questão de pontuar ações fundamentais do governo para o Norte da Região Metropolitana e Pernambuco como um todo, reafirmando que os pré-candidatos e prefeitos de mandato do partido devem buscar diálogo e uma gestão de aproximação entre Estado e municípios. 


“Esse giro que estamos fazendo é um passo importante para reforçar o posicionamento do partido de deixar claro que o diálogo com os municípios é muito importante para a construção de um projeto de governo ainda mais eficaz para toda a população”, destacou. 


O presidente tucano destacou a importância de programas de assistência social como o Mães de Pernambuco, o Morar Bem e as cozinhas comunitárias, obras fundamentais como a requalificação da PE-15 e incentivos do estado à população pernambucana, a exemplo da redução do IPVA e a tarifa única dos transportes operados pelo Grande Recife Consórcio. 


Começando por Paulista, Loyo tratou com o ex-deputado e pré-candidato tucano no município, Ramos, estratégias para o cenário político local. 


Para Ramos, a visita representou um primeiro passo na construção de estratégias concretas para buscar um bom desempenho nas eleições.


“Temos sentido nas ruas que a população quer nos dar uma chance que nunca tivemos. Defendo fielmente a gestão que está sendo feita pela nossa governadora e tenho ciência de que trabalhando juntos faremos uma cidade de Paulista melhor para todos”, afirmou o pré-candidato. 


Estiveram presentes no encontro Felipe do Veneza, que preside o PSD em Paulista, Aldemir, que é presidente do PSDB no município, além do pré-candidato a vereador Agrailson de Ramos, e dos coordenadores Jaime Domingos e Alexandre Araújo. 


Mais tarde, a comitiva do PSDB, acompanhada pelo secretário-geral do partido, Rubens Júnior, fez uma visita à sede do partido em Abreu e Lima para conversar com o pré-candidato a prefeito no município, Dr. Marquinhos, que apresentou alguns dos pré-candidatos a vereador pelo time tucano e por partidos da base aliada.


“Conseguimos montar uma grande frente, com 6 partidos, a mesma quantidade que tem o atual prefeito, mas com uma diferença: nós temos contato com o povo. Abreu e Lima não é uma ilha separada do estado, e precisamos levar as nossas pautas prioritárias para a governadora. Ter de volta o funcionamento da maternidade, que tem capacidade para operar com recursos próprios do município, melhorar a distribuição de água. Então vamos em frente para fazer uma bela disputa e tornar os anseios da nossa população numa realidade”, discursou Dr. Marquinhos.

Shows gospel e músicas românticas marcam a primeira noite do aniversário de Jaboatão
Publicado em 04/05/2024 às 09:46

Na noite desta sexta-feira (3), dezenas de fiéis compareceram ao Parque da Cidade, em Prazeres, para contemplar a primeira noite de shows do aniversário de 431 anos do município. 

As atrações ficaram por conta de Eliane Ferner, Matuto de Jesus, Pedro Paulo, Emerson Augusto, Bruno Gusmão e Cassiane. 

“O início da nossa festa não poderia ser diferente, uma noite de muito louvor e bênçãos para que a nossa festa seja maravilhosa e tudo isso para a nossa população, que sem eles nada disso seria possível”, comentou o prefeito Mano Medeiros. 

“Vi pelo Instagram da prefeitura que iria ter o show hoje, como evangélica, fiquei muito feliz que fizeram uma noite gospel para a população de Jaboatão. Como é perto da minha casa, não poderia deixar de vir”, disse Sandra Regina, moradora de Cajueiro Seco. 

O prefeito Mano Medeiros participou do início das comemorações e reforçou a importância desse evento para a cidade. "É um resgate dessa história tão longa e brilhante do nosso povo. Jaboatão dos Guararapes e seu povo estão de parabéns", disse.

Em Jaboatão Centro, a multidão compareceu e prestigiou a primeira noite do Festival da Seresta. A BandaMil fez uma apresentação empolgante, cantando clássicos e sucessos.

Logo após, a voz imponente de Altemar Dutra Filho ecoou pela praça. Músicas românticas e envolventes deixaram os espectadores emocionados. Empolgado, o artista desceu do palco e cantou junto ao público, que compareceu em grande número ao local.

Na sequência, foi a vez de Almir (Fevers), repassar todo o seu tradicional repertório, sendo acompanhado de perto pelos fãs. Mais de cinco mil pessoas estiveram presentes na noite do 1° Festival da Seresta do Jaboatão dos Guararapes

Padilha mostra força e dá largada para a mudança de Paulista com o evento Tribuna 12
Publicado em 04/05/2024 às 09:45

O paulistense quer mudança e o lançamento da Tribuna 12, painel de debates realizado pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Paulista, foi um sucesso! Mesmo numa sexta-feira à noite e chuvosa, o Espaço Armazém 10, local escolhido para o evento, lotou com a presença de todos os pré - candidatos do PDT, lideranças e apoiadores a escolha de Francisco Padilha para disputar as eleições a prefeito.

Para quem esperava uma eleição polarizada e morna, o PDT deixou claro que entrou na disputa para fazer a diferença e ser uma nova alternativa para administrar o município. O evento contou com a presença do secretário estadual do partido, Wellington Batista; do presidente municipal, Marcelo Barros, da secretária Silvana Ferreira, e o Deputado Estadual Mário Ricardo, além de diversas lideranças políticas da cidade.

Todos os pré – candidatos a vereador destacaram o perfil agregador de Padilha e confirmaram a união em torno do seu nome. “O PDT está dando ao povo de Paulista a oportunidade de, desta vez, escolher certo” , disse o presidente municipal da legenda, Marcelo Barros, fazendo referência ao segundo lugar de Padilha nas eleições de 2020. 

Para o Deputado Estadual, Mário Ricardo, Padilha tem todos os requisitos para fazer uma boa gestão, por ser filho da terra, ter experiência de gestão, ser um nome novo e ter desejo de fazer a diferença. 


Emocionado, Padilha fez questão de mostrar a importância de ouvir as pessoas para construir um caminho alternativo e de fato novo que possa romper com a velha política que administrou Paulista nos últimos anos. Ele também destacou que agora é ir para rua levando uma mensagem de esperança e que é possível reconstruir Paulista e resgatar a autoestima da população, sem brigas, embates ou discussões. “A meta é focar no desejo de mudança que a população quer para o município”, garante.

Pedro Campos protocola projeto para nacionalizar o Embarque Digital
Publicado em 03/05/2024 às 13:41

BRASÍLIA - O deputado federal Pedro Campos protocolou projeto de lei para nacionalizar o Embarque Digital. O PL n°1358/2024 tem como referência a experiência exitosa da prefeitura do Recife e altera a lei do PROUNI para ampliar a oferta de vagas de nível superior na modalidade de graduação tecnológica. 


“A iniciativa vai impulsionar a formação dos jovens, a empregabilidade e a cadeia econômica tão pulsante na área de tecnologia. Ao concluir o curso, a nossa juventude terá oportunidade de ingressar em bons empregos, como acontece no Embarque Digital do Recife”, afirmou o parlamentar.


De acordo com levantamento da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), ter uma graduação aumenta consideravelmente as chances de empregabilidade e de maiores remunerações no Brasil. Nesse contexto, a modalidade de graduação tecnológica é um dos novos formatos educacionais que amplia as possibilidades de carreira para os brasileiros. 


Uma de suas principais características desta modalidade é a duração da formação, onde um curso de bacharelado tradicional tende a durar de 4 a 6 anos, a graduação tecnológica tem período mais curto que pode variar de 2 a 3 anos, otimizando a aptidão dos jovens ao mundo do trabalho em menos tempo.


O projeto de lei prevê que o Ministério da Educação realize parcerias com entidades públicas e privadas, para estimular a oferta de residência profissional dos estudantes no decorrer da graduação. A iniciativa visa integrar os cursos oferecidos com o mundo do trabalho, para que os estudantes possam, durante todo o período de formação, vivenciar disciplinas aplicadas a casos reais, junto às empresas.

Governadora Raquel Lyra destaca potencial científico e inovador de Pernambuco durante a etapa regional da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação
Publicado em 03/05/2024 às 13:32

Durante participação na etapa Nordeste da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, a governadora Raquel Lyra ressaltou o potencial de desenvolvimento científico do Estado. A gestora ainda aproveitou a ocasião para anunciar a liberação de R$ 4 milhões para o lançamento de edital sobre energias renováveis pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento é a etapa regional da Conferência, segue até esta sexta-feira (3), e nesta quinta (2) também contou com a presença da ministra titular da pasta, Luciana Santos. A Conferência tem o objetivo de construir coletivamente a estratégia nacional do setor para os próximos dez anos.


“Parabenizo o Ministério de Ciência e Tecnologia, comandado pela pernambucana Luciana Santos, por este evento feito em parceria com o Governo do Estado. O mundo enxerga no Nordeste a potencialidade para desenvolver energias renováveis e a nova industrialização. Por isso, precisamos que haja o posicionamento correto para captar essas oportunidades. Estamos garantindo R$ 4 milhões para o lançamento do edital da Facepe sobre energia renovável. Além disso, vamos destinar R$ 10 milhões para o programa Cientista Arretado, que lançaremos em breve, para pesquisadores produzirem inovação no serviço público”, antecipou Raquel Lyra.


Pernambuco foi o primeiro estado a receber a Conferência e agora encerra a etapa regional do evento. A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou os recursos que já foram destinados ao estado. “Recebi das mãos da governadora e da secretária Mauricélia um conjunto de investimentos e de pedidos para fortalecer o sistema pernambucano de ciência e tecnologia, que é muito pujante e resolutivo. No ano passado nós conseguimos trazer, só para Pernambuco, R$ 68 milhões em investimentos da Finep para as universidades, para a recuperação e expansão da infraestrutura da ciência e tecnologia em Pernambuco", apontou.


O encontro de hoje reuniu a sociedade civil, empresários e agentes públicos dos nove estados do Nordeste, que elencaram políticas públicas prioritárias para a região nos próximos 10 anos. As escolhas serão apresentadas na etapa nacional da Conferência, que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília, no Distrito Federal.


Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, o evento é uma oportunidade de desenvolver o trabalho científico no Estado. "É importante que esta etapa seja realizada aqui para atrairmos mais recursos para cá. Pernambuco é o oitavo estado mais inovador do Brasil, o estado mais inovador do Nordeste, então o nosso potencial é enorme. Estamos unidos para construir políticas públicas mais efetivas que tragam o desenvolvimento justo, econômico e sustentável", disse.


Anunciada durante o evento, a liberação do recurso para o edital que será lançado pela Facepe foi comemorada pela presidente do órgão. “O edital é voltado para a temática de energias renováveis e descarbonização. A ideia é promover ações sinérgicas entre os pesquisadores dos diversos níveis, nos mais diferentes locais de Pernambuco, com base em algumas linhas que são prioritárias para o Estado”, detalhou Fernanda Pimentel.


Estiveram presentes no evento a deputada federal Iza Arruda, o secretário estadual Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, além de secretários estaduais de todos os estados do Nordeste.


Prefeitura de Caruaru lança Academia de Projetos para capacitação dos servidores e inovação na gestão
Publicado em 03/05/2024 às 13:31

Caruaru dá um passo significativo rumo à excelência na gestão pública. Na última quinta-feira (02), foi lançada a Academia de Projetos, uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). As aulas são realizadas pela Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Administração (SAD). 


Este espaço é dedicado à capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais, em técnicas avançadas de gestão de projetos, visando aprimorar a entrega de serviços públicos à população. Seguindo até o mês de outubro, cada aula será abordado um módulo, aprofundando os conceitos de gerenciamentos de projetos


Através da Academia de Projetos, os servidores municipais têm a oportunidade de aprender as melhores práticas de gerenciamento de projetos, bem como de participar de projetos pilotos que visam aprimorar os serviços oferecidos à população. Essa abordagem não apenas capacita os servidores, como também promove uma cultura de inovação e melhoria contínua dentro da administração pública.


Ao adotar a metodologia do Project Management Institute (PMI) para o gerenciamento de projetos públicos, a Prefeitura de Caruaru demonstra sua disposição de buscar as melhores práticas internacionais para garantir o sucesso de suas iniciativas. Esta abordagem inovadora promete trazer benefícios tangíveis para todos os cidadãos, consolidando a cidade como um exemplo de excelência na gestão pública municipal.


O prefeito Rodrigo Pinheiro destacou a importância dessa iniciativa: "Investir na capacitação dos nossos servidores é fundamental para o avanço da gestão pública em Caruaru. A Academia de Projetos representa um compromisso claro com a excelência e a inovação na administração municipal", enfatizou.

Pernambuco é reconhecido como estado livre de aftosa sem vacinação
Publicado em 03/05/2024 às 08:47

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) estabeleceu que 22 estados ficam com o mesmo status sanitário com relação à febre aftosa no país


Uma portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, reconheceu nacionalmente Pernambuco e outras 21 unidades da federação como áreas livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação. A medida assinada pelo ministro da pasta, Carlos Fávaro, atualizou a Portaria 665/24, reconhecendo Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal, como estados livres de aftosa sem vacinação. 


A governadora Raquel Lyra destacou a importância da mobilização junto com o setor agropecuário. "O Governo criou todas as condições para garantir o Estado como área livre da febre aftosa sem vacinação. Antecipamos a campanha de vacinação e asseguramos as doses da vacina aos produtores, que também fizeram sua parte, fazendo da vacinação com que a vacinação em Pernambuco alcançasse o resultado esperado", afirmou.


O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, comemorou o resultado da força-tarefa coordenada pelo Estado. "A medida impacta positivamente a economia e a pecuária de todo o Nordeste, pois permite a comercialização e o trânsito de animais entre os estados livres sem vacinação, com reconhecimento nacional”, disse.


 “A decisão também é um reconhecimento dos esforços da Adagro, que contou com a participação efetiva das suas equipes técnicas para a campanha de vacinação, além das ações constantes de defesa e vigilância animal”, completa a diretora presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro, Raquel Miranda.


Além do reconhecimento nacional, a portaria proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nesses 22 estados com mudança de status sanitário. Fica também proibido o ingresso e incorporação de bovinos e bubalinos com reconhecimento nacional para estados, municípios e parte de municípios do país que compõem as zonas reconhecidas internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).


Com o reconhecimento do novo status sanitário, Pernambuco precisa continuar avançando com relação ao cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), atendendo às recomendações da auditora do Ministério da Agricultura e Pecuária, tendo como objetivo principal criar condições para obtenção da certificação internacional de área livre da febre aftosa da OMSA.