Órgãos públicos do DF passam a operar em rede integrada e segura do Governo do Brasil
Publicado em 25/06/2026 às 15:43

Projeto pioneiro do Ministério das Comunicações permitirá que órgãos públicos compartilhem informações em ambiente próprio, independente das redes comerciais e com padrão elevado de segurança

As forças de segurança do DF deram um passo inédito rumo à integração de suas comunicações. O Ministério das Comunicações apresentou, nesta quinta-feira (25), em Brasília (DF), os avanços da Rede Privativa do Governo Federal, projeto estratégico que cria uma infraestrutura exclusiva para órgãos públicos e permite que instituições que operavam em sistemas distintos passem a se comunicar em um ambiente único, seguro e integrado. O investimento é de R$ 1 bilhão e estará concluída até dezembro de 2027.

“Essa ação, em parceria com o Ministério da Justiça, é mais uma iniciativa do governo do presidente Lula para combater a criminalidade, agilizar a comunicação crítica, integrando as forças de segurança”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Para o ministro da Justiça, Wellington César Lima, o combate ao crime organizado não é tarefa de apenas um órgão. “A transversalidade é necessária e indispensável, e este ato ilustra isso. Sem a comunicação e sem integração das forças de segurança pública e os órgãos de governo da cooperação interinstitucional e interfederativa nós não estaremos à altura do combate ao crime organizado”, afirmou.

Durante o evento, foi realizada a demonstração da integração da Rede Privativa Móvel, que já conecta a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Exército Brasileiro, a Polícia da Câmara dos Deputados e a Polícia do Senado Federal. Até então, cada uma dessas instituições operava em sistemas próprios de comunicação, que não se comunicavam entre si.

“É a primeira vez que todos os sistemas estão integrados num projeto em que a soberania tecnológica é o principal fundamento. A partir de agora, todas as forças de segurança e das forças armadas estão no mesmo guarda-chuva, conversando com criptografia e segurança”, destacou o secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Costa.

Com a Rede Privativa, pela primeira vez, as corporações passam a compartilhar comunicações em uma mesma infraestrutura, de forma integrada e segura, ampliando a coordenação de operações e fortalecendo a capacidade de resposta em situações que exigem atuação conjunta.

O ministro Frederico de Siqueira Filho reforçou que o Estado brasileiro precisava de uma infraestrutura própria, segura e preparada para situações críticas. “Os serviços públicos essenciais não podiam mais depender das redes comerciais, especialmente em casos de emergência, operações de segurança e grandes eventos. Hoje estamos apresentando uma resposta concreta a um desafio antigo”, frisou.

A CEO da EAF, Gina Marques, complementou que proteger a informação pública é proteger o próprio Brasil. “Essa rede significa eficiência. Quando os órgãos públicos se comunicam melhor, o Estado atua de forma mais integrada, coordenada e rápida”, reiterou.

A iniciativa representa um marco para a modernização das comunicações públicas e para o fortalecimento da segurança institucional do país. Diferentemente das redes comerciais, a Rede Privativa foi concebida para atender exclusivamente órgãos governamentais, garantindo maior controle sobre o tráfego de informações e mais proteção para comunicações sensíveis.

“Essa ação e, inclusive projetos de dados e data centers que podem ser conectados à rede privativa, são essenciais para a nossa soberania”, ressaltou o conselheiro da Anatel, Edson Holanda.

PRIMEIROS ÓRGÃOS JÁ OPERAM COM REDE PRÓPRIA

Além dos avanços na rede móvel, o Ministério das Comunicações apresentou a ativação do primeiro cliente da Rede Privativa Fixa: a Agência Nacional de Mineração (ANM), em Aracaju (SE).

A primeira etapa do projeto contempla a conexão de 12 prédios públicos por meio de uma infraestrutura dedicada de 75,5 quilômetros de fibra óptica. Entre os órgãos que passarão a utilizar a rede estão o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

As próximas ativações estão previstas para começar em setembro de 2026 e alcançarão os municípios de Macapá (AP), Rio Branco (AC), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

A REDE PRIVATIVA

A Rede Privativa foi criada para conectar órgãos da administração pública federal por meio de uma infraestrutura exclusiva, independente das redes comerciais de telecomunicações.

O projeto possui duas modalidades complementares. A Rede Privativa Fixa utiliza fibra óptica para interligar prédios e unidades administrativas, enquanto a Rede Privativa Móvel integrada permite comunicações seguras em campo e durante operações.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Com a implantação das Redes Privativas, o Governo Federal estabelece uma nova infraestrutura de comunicação para o setor público, elevando os padrões de segurança, integração e eficiência das instituições brasileiras.

Juliana de Chaparral acompanha entrega de mais de mil mãos de milho em Araçoiaba na véspera de São João
Publicado em 25/06/2026 às 15:34

A pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou, na última terça-feira (23 de junho), da tradicional entrega de milho realizada no bairro do Quinze, em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife. A ação foi organizada pelo vereador Renato de Tita (PT) e reuniu centenas de moradores, que formaram uma grande fila para receber o produto, símbolo das festividades juninas.

De acordo com os organizadores, mais de mil mãos de milho foram distribuídas à população. "Dia de acompanhar o vereador Renato na entrega de mais de mil mãos de milho para os moradores do bairro do Quinze, em Araçoiaba. Minha gente, era milho que não acabava mais. Cada família levou, em média, cerca de 25 espigas para casa, garantindo os ingredientes para a pamonha, a canjica e tantas outras delícias típicas desta época. Se tem São João, tem que ter milho na mesa do povo", destacou Juliana.

O vereador Renato de Tita celebrou o sucesso de mais uma edição da iniciativa, que já se tornou tradição na comunidade. "Encerramos com o coração cheio de alegria mais uma edição da nossa tradicional doação de milho do bairro do Quinze. Foi uma tarde marcada pela solidariedade, união e muito amor ao próximo, levando alegria a centenas de famílias da nossa cidade", afirmou.

Renato também agradeceu aos parceiros envolvidos na ação, em especial aos jovens adventistas do Ministério Dynamis e à presença de Juliana de Chaparral. "Agradecemos primeiramente a Deus por nos conceder mais uma vez a oportunidade de realizar essa linda ação. Nosso agradecimento especial aos jovens adventistas do Ministério Dynamis pela parceria e dedicação. Também agradecemos a presença e o apoio da nossa pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral, que esteve conosco prestigiando esse momento tão importante para a nossa gente", concluiu.

Projeto da Secretaria da Mulher leva protagonismo feminino ao palco principal do Maior e Melhor São João do Mundo
Publicado em 25/06/2026 às 15:33

Neste sábado (27), às 19h, as participantes do projeto Forró para Elas viverão um momento histórico: subirão ao palco principal do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no encerramento do Maior e Melhor São João do Mundo. A apresentação marca a culminância dos cursos de sanfona, zabumba e triângulo promovidos pela Secretaria da Mulher, por meio do Centro de Qualificação da Mulher (CQM).

Ao todo, 30 alunas terão a oportunidade de mostrar seu talento no mesmo palco que recebeu grandes nomes da música brasileira e da cultura nordestina, como Elba Ramalho, Jorge de Altinho, João Gomes e tantos outros artistas que fazem parte da história do São João de Caruaru.

Mais do que uma apresentação, o Forró para Elas simboliza a força das políticas públicas que ampliam oportunidades e valorizam o protagonismo feminino. Ao ocupar um dos espaços mais emblemáticos da festa, as participantes mostram que a cultura também é instrumento de transformação, inclusão e construção de novos caminhos para as mulheres caruaruenses.

PIB do Nordeste cresce 8% em 2025 e se aproxima de R$ 2 trilhões
Publicado em 25/06/2026 às 15:31

Em Pernambuco, o PIB do ano passado foi de R$ 314 bilhões.
A estimativa é que supere R$ 362 bilhões até 2027

Recife (PE), 25 de junho de 2026 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste alcançou R$ 1,76 trilhão em 2025, representando um crescimento nominal de 8% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisa do Banco do Nordeste (BNB), elaborada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Banco Central. Segundo o estudo, a economia regional deve manter a trajetória de expansão e atingir R$ 1,88 trilhão em 2026, superando os R$ 2 trilhões em 2027.

Já a economia brasileira alcançou R$ 12,6 trilhões em 2025, equivalendo a uma alta de 8,1% em relação ao ano anterior. A projeção é de que o PIB nacional chegue a R$ 13,6 trilhões em 2026 e ultrapasse R$ 14,5 trilhões em 2027.

De acordo com o estudo, o desempenho da economia nordestina supera o desempenho nacional, quando se considera os últimos quatro anos. Enquanto o crescimento acumulado do Brasil foi de 26,3%, o Nordeste registrou expansão de 26,9% no período.

Para o economista-chefe do BNB, Rogério Sobreira, a combinação entre investimentos e melhora dos indicadores econômicos tem impulsionado a atividade produtiva na Região.

“A taxa de desocupação no País atingiu em 2025 o menor nível da série histórica, ficando em 5,6%, abaixo dos 6,6% registrados em 2024. No Nordeste, a queda foi de 9,1% para 7,9%. O rendimento médio real da Região em 2025 também apresentou um maior crescimento do que o do Brasil: 5,3% contra uma alta de 4,1% no país. O Banco do Nordeste contribuiu decisivamente para este desempenho, tendo aplicado R$ 68 bilhões em sua área de atuação no ano passado. Esses investimentos cresceram quase 50% desde 2022, quando foram financiados R$ 46 bilhões”, afirma.

Pernambuco
O PIB de Pernambuco foi de R$ 314 bilhões em 2025. O resultado representa crescimento de 5,93% em relação a 2024. De 2022 até o ano passado, a economia pernambucana acumulou expansão de 27,84%, desempenho superior ao registrado tanto no Nordeste quanto no Brasil.

Para 2026, a estimativa é que o PIB do estado alcance R$ 337 bilhões e ultrapasse R$ 362 bilhões em 2027.

Prefeitura Municipal de Camaragibe Inaugura Creche (Centro de Educação Infantil-CEI) José Maria Cabral Corrêa
Publicado em 25/06/2026 às 15:20

O prefeito da Camaragibe, Diego Cabral, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, realizarão a solenidade de inauguração da Creche (Centro de Educação Infantil-CEI) José Maria Cabral Corrêa, nova unidade de educação municipal construída na comunidade do Vera Cruz, em Aldeia, com um investimento médio de R$ 6,3 milhões junto ao Governo de Pernambuco, através do programa Juntos pela Educação. A cerimônia ocorrerá nesta sexta-feira (26/06), a partir das 16h, na Rua Rui Couto, na comunidade do Vera Cruz, em Aldeia.

Na proposta do programa, o novo equipamento da Educação Básica e Infantil da Terra dos Camarás será totalmente público e 100% gratuito, sem nenhuma cobrança de mensalidades ou taxas de matrícula. Neste modelo, o estado conduz um plano de expansão dos Centros de Educação Infantil (CEIs) por meio do programa financiando a construção e o custeio inicial das unidades antes de repassá-las à gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação.

O novo CEI José Maria Cabral Corrêa possui um amplo e moderno projeto arquitetônico, conforme a proposta do programa, padronizado e focado na acessibilidade, conforto e segurança de crianças de 4 meses até 5 anos e 11 meses. Os complexos contam com até dez salas de aula climatizadas, mobiliário completo, fraldário e sala de amamentação, totalmente equipada para a higienização dos bebês e lactação segura, sala multiuso voltada a atividades artísticas, pedagógicas e psicomotoras, refeitório e cozinha preparada para o fornecimento de até cinco refeições diárias por criança, e áreas de lazer e integração com pátio coberto, playgrounds e espaço verde para horta comunitária.

Além do prefeito Diego Cabral, participam da solenidade a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a vice-governadora, Priscila Krause (a confirmar), a vice-prefeita de Camaragibe e secretária de Políticas para as Mulheres, Comandante Débora, o deputado estadual João de Nadegi (PV), secretários e servidores municipais, vereadores da cidade, moradores e lideranças comunitárias, além de outras autoridades.

PGR pede cautela em caso envolvendo Bolsonaro
Publicado em 25/06/2026 às 15:30

A Procuradoria-Geral da República defendeu aguardar o avanço das investigações sobre a pistola registrada em nome de Jair Bolsonaro encontrada durante uma blitz no Distrito Federal.

Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, não há, até o momento, elementos que indiquem descumprimento das medidas cautelares ou falta disciplinar grave por parte do ex-presidente.

Após a manifestação da PGR, a defesa de Bolsonaro terá 48 horas para se pronunciar. A decisão sobre a manutenção da prisão domiciliar caberá ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Em Petrolina, ministra Luciana Santos participa do lançamento de projeto de R$ 21 milhões para ampliar segurança hídrica no Semiárido
Publicado em 25/06/2026 às 15:17

Em Juazeiro (BA), a ministra anuncia projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação científica e desenvolvimento sustentável.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participa nesta sexta-feira (26), em Petrolina (PE), do lançamento do Projeto Sal da Terra, iniciativa desenvolvida pela Embrapa Semiárido com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com investimento aproximado de R$ 21 milhões, o projeto utiliza ciência, tecnologia e inovação para transformar o rejeito salino gerado pelos sistemas de dessalinização em oportunidade de produção agrícola, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar no Semiárido brasileiro.

Financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o Sal da Terra é uma das mais relevantes iniciativas recentes de aplicação de recursos públicos de ciência e tecnologia voltadas diretamente à melhoria das condições de vida das populações rurais do Semiárido.

Agenda em Juazeiro

Durante a tarde a ministra participa, em Juazeiro (BA), da Cerimônia de Lançamento de Projetos no Vale do São Francisco. Na ocasião, serão anunciadas ações relacionadas ao Projeto DANT – Ecossistema Digital, ao Sistema SARA (Saneamento Ambiental e Reuso de Água), à implantação de microbiodigestores para a agricultura familiar do Semiárido, ao Projeto Sal da Terra e ao programa Mais Ciência na Escola.

Juntas, as iniciativas anunciadas representam mais de R$ 43 milhões em investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para ampliar o acesso à ciência, à tecnologia e à inovação no Vale do São Francisco. Além disso, programa Mais Ciência na Escola receberá R$ 200 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, destinados à concessão de bolsas e à aquisição de equipamentos para laboratórios Maker.

As iniciativas abrangem áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, com foco em agricultura familiar, segurança hídrica e alimentar, saneamento rural, geração de energia renovável, saúde digital e educação científica, contribuindo para ampliar a qualidade de vida da população e fortalecer o desenvolvimento sustentável no Semiárido brasileiro.

Serviço

Lançamento do Projeto Sal da Terra
Data: 26 de junho de 2026 (sexta-feira)
Horário: 10h30
Local: Embrapa Semiárido
Endereço: Campo Experimental da Caatinga, Embrapa Semiárido, Petrolina (PE)

Cerimônia de Lançamento de Projetos no Vale do São Francisco
Data: 26 de junho de 2026
Horário: 15h
Local: Auditório do Centro Cultural João Gilberto, Juazeiro (BA)

Kaio Maniçoba consolida liderança política no sertão com os apoios de Wal Araújo e Eugênia, ex-prefeitos de Betânia
Publicado em 25/06/2026 às 14:55

O deputado estadual, Kaio Maniçoba, ganhou mais apoios para sua reeleição. A parceria política com os ex-prefeitos de Betânia, Wal Araújo e Eugênia, além de ampliar a base política de Kaio Maniçoba também reforça o trabalho que o deputado vem realizando por todo estado.

A adesão de Wal Araújo que foi prefeito por 3 mandatos e Eugênia que esteve a frente do município de Betânia por um mandato, consolida cada vez mais a presença do deputado Kaio Maniçoba por todo sertão pernambucano.

“Com muito diálogo conseguimos construir uma parceria política que visa levar investimentos e ações que possam desenvolver Betânia e melhorar a vida da população. Com a força do nosso mandato e as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Raquel Lyra, vamos continuar olhando para o futuro da população sertaneja e em especial para o povo de Betânia”, destacou o deputado.

Maior rede de infovias subfluviais do mundo já leva internet de alta velocidade a mais de 6 milhões de pessoas na Amazônia
Publicado em 25/06/2026 às 14:51

Programa Norte Conectado prevê a implantação de 9 infovias, totalizando 13,2 mil quilômetros de cabos de fibra óptica submersos nos leitos dos rios da região

Mais de 6,1 milhões de brasileiros já foram beneficiados pela maior rede de infovias subfluviais do mundo, que leva conectividade de alta capacidade a localidades da Amazônia historicamente isoladas. O balanço dos avanços do programa Norte Conectado foi apresentado nesta quinta-feira (25) pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, em Brasília. Com investimento de R$ 1,3 bilhão por meio do Novo PAC, a iniciativa prevê a implantação de nove infovias, totalizando 13,2 mil quilômetros de cabos de fibra óptica.

“Levar infraestrutura digital por meio das infovias é uma decisão que respeita a floresta e as pessoas que vivem em municípios onde a conectividade ainda enfrenta obstáculos”, reforçou o ministro Frederico de Siqueira Filho.

O Programa Norte Conectado, coordenado pelo Ministério das Comunicações, utiliza cabos de fibra óptica instalados nos leitos dos rios amazônicos para conectar localidades que, durante décadas, enfrentaram dificuldades de acesso à internet e aos serviços digitais. Quando concluído, o projeto beneficiará cerca de 7,5 milhões de pessoas em 70 localidades dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

“Estamos levando conectividade para locais onde o acesso à internet nunca chegou ou ainda é limitado e precário, criando oportunidades para escolas, unidades de saúde, órgãos públicos e comunidades inteiras”, destacou a CEO da EAF, Gina Marques.

Para o conselheiro da Anatel, Edson Holanda, a iniciativa representa um novo desenvolvimento para a Amazônia. “Nossos rios amazônicos transportam conectividade. O meio ambiente deixou de ser barreira para ser o caminho da integração do nosso país na conectividade verde, que é o grande diferencial”, reiterou.

Atualmente, cinco infovias já estão concluídas — 00, 01, 02, 03 e 04. Outras quatro estruturas, as Infovias 05, 06, 07 e 08, seguem em implantação e ampliarão o alcance do programa para mais 1,4 milhão de brasileiros.

“Cada trecho de fibra, cada ponto conectado e cada sistema está se transformando em benefício concreto para a população. E buscamos que eles se integrem com a agenda mais ampla da conectividade e ampliação da infraestrutura digital no Brasil”, afirmou Frederico de Siqueira Filho.

Além de conectar pessoas, o Norte Conectado fortalece a presença do Estado em áreas remotas da Amazônia. A rede conta com mais de 900 pontos de acesso destinados a escolas, unidades de saúde, órgãos de segurança pública, instituições de pesquisa e espaços de inclusão digital.

A nova infraestrutura permite conexões de alta capacidade, capazes de suportar milhões de usuários simultaneamente, com estabilidade e baixa latência. Na prática, atividades que antes eram inviáveis em muitas localidades da região, como telemedicina, aulas on-line, videoconferências e transferência de grandes volumes de dados, passam a ser realizadas com rapidez e qualidade.

Desenvolvimento com preservação ambiental

Além dos benefícios sociais e econômicos, o Norte Conectado também se destaca pelo compromisso ambiental. Ao utilizar os rios amazônicos como rotas para a passagem da infraestrutura de telecomunicações, o programa reduz a necessidade de abertura de novas vias terrestres e contribui para a preservação de até 68 milhões de árvores.

A iniciativa consolida o Brasil como referência mundial em conectividade sustentável e demonstra como a tecnologia pode ser utilizada para promover inclusão, desenvolvimento e preservação ambiental de forma integrada.

Conheça as infovias já concluídas

Infovia 00 – Liga Macapá (AP) a Santarém (PA), atendendo cinco localidades por meio de 769 quilômetros de fibra óptica subfluvial no Baixo Amazonas.

Infovia 01 – Interliga Santarém (PA) a Manaus (AM), atendendo onze localidades com 1.054 quilômetros de cabos no Médio Amazonas.

Infovia 02 – Conecta Manaus (AM) a Atalaia do Norte (AM), passando por 20 localidades e somando mais de 2 mil quilômetros de infraestrutura óptica.

Infovia 03 – Liga Belém (PA) a Macapá (AP), atendendo seis localidades por meio de 779 quilômetros de fibra óptica na foz do Rio Amazonas.

Infovia 04 – Conecta Manaus (AM) a Boa Vista (RR), atendendo seis localidades com mais de 1,1 mil quilômetros de infraestrutura.

34º Festival de Inverno de Garanhuns abre inscrições para Oficinas de Formação
Publicado em 25/06/2026 às 14:49

Inscrições poderão ser realizadas de 25 a 30 de junho: as oficinas são gratuitas e contemplam diferentes linguagens artísticas

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Formação do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As formações são gratuitas e contemplam diversas linguagens artísticas, como artes visuais, fotografia, audiovisual e produção cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, por meio do site https://conecta.bio/figgaranhunsoficial. No momento da inscrição, os interessados devem escolher a oficina desejada e verificar os critérios de participação, como faixa etária e público-alvo, que variam de acordo com cada atividade.

As oficinas serão realizadas na Casa dos Saberes, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), de 06 a 09 de julho, com atividades distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde.

Confira a lista completa:

Oficina Teórica de Introdução à História do Cinema Pernambucano
Petrônio Vilela
Público-alvo: a partir dos 25 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Graffiti e Nossas Influências Pernambucanas
Nathê Ferreira
Público-alvo: adolescentes (12 a 18 anos)
Horário: Tarde (13h às 17h)

Introdução à Literatura de Cordel – Tradição, Criação e Oralidade
Junior Fernandes
Público-alvo: geral
Horário: manhã (8h às 12h)

Introdução à Produção de Eventos Culturais
Suenne Sotero
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

O Animador de Festas: Oficina de Iniciação
Marcelo Bonfim dos Santos
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Captação de Recursos na Prática
Karlos Takamaru
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Tarde (13h às 17h)

Oficina de Animação Experimental: Manguebeat e os 60 Anos de Chico Science
Clara de Assis Silva Gurgel e Laís Cordeiro Domingues
Público-alvo: geral
Horário: Tarde (13h às 17h)

Capacita Cultura: Entre o Fazer e o Planejar Nasce o Profissional da Cultura
Cristhine Isaac
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Manhã (8h às 12h)