Com muito balancê, Recife celebra a tradição do São João
Publicado em 22/06/2026 às 07:58

Neste domingo (21), recifenses e turistas puderam curtir uma programação diversificada no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo

Celebrando a semeadura e a fartura, o São João raiz do Recife só faz crescer. Neste domingo (21), a programação do ciclo junino, realizado pela Prefeitura do Recife, que cultiva e espalha alegria e forró na cidade desde o último dia 10 de junho, começou a tirar para dançar os polos descentralizados, além de seguir embalando, com muito forró, coco, ciranda e todas as mais legítimas e antigas tradições da cultura popular nordestina, o Sítio Trindade e a Rio Branco, os dois maiores arraiais da cidade declarada musical até pela Unesco. Juntando e misturando tudo, só até a próxima terça-feira (24), serão mais de 150 atrações pelo Recife Junino todo, em devoção ao padroeiro do balancê. O prefeito Victor Marques visitou os dois importantes polos do São João recifense.

“Hoje é mais um dia que o Recife se enche de alegria com a celebração de suas raízes através do São João. Visitamos o Sítio da Trindade e também a Avenida Rio Branco, principais polos da festa na cidade, e é muito bonito ver o público aproveitando e se divertindo com os ritmos que fazem parte da nossa história. É o forró, o coco, o xaxado e tantos outros que formaram a nossa identidade forte e resistente. Fazer parte da organização dessa riqueza cultural é uma verdadeira honra, principalmente quando a gente vê o sorriso no rosto e dança no pé de cada pessoa”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Enfeitados e coloridos com bandeirinhas, balões, cidades cenográficas e milhares de alegorias reunidas, os tradicionais arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco seguem cheios de programação. Até dia 24, vai ter festa todo dia, embalada por atrações como Novinho da Paraíba, Geraldinho Lins, Maciel Salu, Capim com Mel, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Joyce Alane, Adiel Luna, Mestre Galo Preto, Larissa Lisboa e Isadora Melo, entre muitos outros. No dia 25, os dois arraiais darão uma trégua, deixando os sanfoneiros cochilarem, para começar tudo de novo no dia 26.

Para Cristina Campos, 50 anos, que acompanhou a programação na Avenida Rio Branco, a festa estava diversa mas repleta de elementos cruciais para a valorização da cultura nordestina. “A festa está perfeita, com forró pé de serra, coco. Aqui também está muito tranquilo, com bastante policiamento e segurança. É uma programação muito boa, principalmente para nós, pernambucanos”, disse.

No Sítio, até o futuro está brincando São João. Além das disputas do Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis, que encerraram neste domingo (21), com apresentações de grupos de várias partes do estado, oferecendo um comovente depoimento sobre a renovação das tradições do povo nordestino, a festa para os pequenos recifenses vai ser animada nos dias 23 e 24, a partir das 15h, com atrações como Mari Bigio, Fada Magrinha e Mini Rock. O arrasta-pezinho ainda segue nos dias 27 e 28, com Tio Bruninho, Carol Levy e muito mais atrações.

Jocien Prado, de 37 anos, mora no Pina e veio festejar com o filho no Sítio da Trindade. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe da Prefeitura do Recife, porque a festa está sendo incrível. As pessoas e os grupos artísticos estão bem animados, e eu gostaria de ressaltar a importância de construir espaços para as crianças, para que tanto os pais quanto elas possam se divertir. Estão de parabéns e eu só tenho a agradecer”, destacou.

Além de coco, ciranda, forró, ainda vai ter futebol na agenda junina dessa terceira semana do ciclo. No próximo dia 24 de junho, às 19h, São João e Copa se encontram para um animado balancê, nos polos do Sítio Trindade e da Rio Branco e também na Pracinha de Boa Viagem. Nos três locais, haverá transmissão do último confronto da seleção pelo Grupo C, contra a Escócia, com direito a muita festa, para embalar a torcida.

COP NO SÃO JOÃO - Ainda neste domingo (21), o prefeito Victor Marques também realizou uma vistoria na Central de Operações do Recife (COP), que inaugura o regime de plantão durante o Ciclo Junino 2026. No local, que funciona na Rua do Brum, 123, Recife Antigo, a Prefeitura do Recife atua no monitoramento e coordenação das festividades, integrando 15 secretarias e órgãos, além de mobilizar quase 3,8 mil servidores e cerca de 3,5 mil lançamentos da Guarda Municipal.

As ações ocorrem por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), seguindo o modelo operado durante outros grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, com acompanhamento em tempo real. Contando com 296 câmeras de videomonitoramento, instaladas no Sítio da Trindade e no Bairro do Recife, a segurança da festa também é ampliada com as equipes que estarão presentes nos polos juninos, promovendo uma resposta mais rápida e precisa para ocorrências.

“Estamos acompanhando aqui, na Central de Operações do Recife, a mobilização de milhares de profissionais para manter o São João mais seguro e confortável para todos. Além do monitoramento remoto no Recife Antigo e Sítio da Trindade, também contamos com profissionais da Guarda Civil nos polos, proporcionando mais tranquilidade para as famílias que saem de casa para curtir essa festa, que celebra as nossas raízes e nos transborda de orgulho”, ressaltou o prefeito Victor Marques.

O trânsito durante os festejos juninos também sofre modificações, com pontos fixos da Guarda Municipal nos bloqueios viários no entorno da Praça do Arsenal, especialmente nas ruas da Guia, Observatório e Barão Rodrigues Mendes. O objetivo é promover mais mobilidade e segurança para o público durante as apresentações ao longo do ciclo junino.

DESCENTRALIZADOS - A programação nos polos centralizados já começou, enchendo de acordes juninos o Parque das Graças. Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a festa alcança também o Barro, Campo Grande, Cordeiro, Lagoa do Araçá e Totó, com quase 90 atrações. Entre os próximos dias 26 e 29, o São João bate na porta de outros cinco bairros, além do Pátio de São Pedro, para o balancê da despedida. Cada palco receberá, em média, 14 atrações: seis a sete por dia, além de DJ para embalar os intervalos.

Junho adentro e Recife afora, o São João segue animado até o próximo dia 29. Com o tema “Nossa Raiz”, a festa realizada pela Prefeitura do Recife oferecerá, ao todo, 1,2 mil apresentações em 14 polos, numa grande celebração às devoções, esperanças e tradições mais populares e genuínas do Nordeste. Para conferir a programação completa, acesse o site https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.

TCE-PE e FGV divulgam retomada do concurso público
Publicado em 22/06/2026 às 07:42

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciaram, nesta sexta-feira (12), a retomada do concurso público regido pelo Edital nº 01/2025 para provimento e formação de cadastro de reserva de cargos do quadro de pessoal do Tribunal.

A decisão foi tomada após o avanço das investigações instauradas para apurar indícios de fraude identificados durante a realização do certame. Segundo o TCE-PE e a FGV, a análise do conjunto probatório, que incluiu documentos, dados estatísticos e informações compartilhadas pelas autoridades responsáveis pela investigação, permitiu a adoção de medidas para assegurar a continuidade do concurso.

De acordo com a Comissão do Concurso, as irregularidades ficaram restritas a quatro cargos: Auditor de Controle Externo – Contas Públicas, Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação, Analista de Controle Externo – Contas Públicas, e Analista de Gestão – Administração.

Os candidatos identificados como envolvidos nas irregularidades serão excluídos do certame. Além disso, para preservar a lisura, a isonomia e a credibilidade do processo seletivo, as provas objetiva e discursiva desses quatro cargos serão anuladas e reaplicadas exclusivamente para os candidatos que compareceram às provas originalmente realizadas, excluídos os envolvidos nas fraudes, os eliminados e os faltosos. As provas serão realizadas nos dias 23 e 30 de agosto de 2026.

O TCE esclarece que os “candidatos eliminados” são aqueles assim definidos no Edital 001/2025, a exemplo dos incursos no item 10.10: “Todos os candidatos, ao terminarem as provas, deverão, obrigatoriamente, entregar ao fiscal de aplicação o cartão de respostas que será utilizado para a correção de suas provas. O candidato que descumprir a regra de entrega desse documento será eliminado do Concurso”.

Outros exemplos de eliminação de candidatos podem ser encontrados nos itens 4.12, 6.9, 11.2.2.5, 11.6, 11.7, 12.3, 12.17, 12.18 e 12.22 do Edital. Assim, poderão fazer as novas provas, independentemente das notas obtidas nas provas anuladas, todos os candidatos que não tenham se envolvido em fraude, não tenham sido eliminados e nem faltado às provas.

As investigações concluíram ainda que não foram encontrados elementos que comprometam a regularidade das provas dos cargos de Auditor de Controle Externo – Contas Públicas de Saúde, Auditor de Controle Externo – Obras Públicas, Analista de Controle Externo – Obras Públicas, Analista de Controle Externo – Tecnologia da Informação, Analista de Gestão – Julgamento e Procurador do Tribunal de Contas.

Dessa forma, o cronograma do concurso será retomado para esses seis cargos, com a republicação do resultado preliminar da prova objetiva e a reabertura integral do prazo recursal. A medida busca assegurar aos candidatos o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa nas etapas subsequentes do certame.

O cronograma geral do concurso será retificado e divulgado em breve pela FGV.

Em nota, o TCE-PE reafirmou seu compromisso com a legalidade, a transparência, a meritocracia e a defesa do interesse público. Segundo a instituição, as medidas adotadas garantem a continuidade do concurso com a segurança jurídica e preserva a confiança da sociedade pernambucana na integridade do processo seletivo.

Ingrid Zanella participa da I Conferência Nacional dos Direitos e Prerrogativas da Advocacia Brasileira
Publicado em 22/06/2026 às 07:41

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, participou, nesta terça-feira (16), da I Conferência Nacional dos Direitos e Prerrogativas da Advocacia Brasileira, realizada em João Pessoa (PB). O evento reuniu representantes do Sistema OAB de todo o país para debater temas relacionados à defesa das prerrogativas profissionais, ao fortalecimento da advocacia e aos desafios do exercício da profissão.

Promovida pela Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas e pela Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, a conferência proporcionou um espaço de diálogo sobre questões que impactam diretamente a atuação dos advogados e advogadas, abordando desde garantias profissionais até os reflexos das transformações tecnológicas e institucionais no Sistema de Justiça.

Ingrid Zanella integrou o painel “Igualdade entre juízes, promotores e advogados”, no qual destacou a importância da defesa permanente das prerrogativas da advocacia como instrumento essencial para assegurar o livre exercício profissional e o pleno desempenho da atividade advocatícia. “Prerrogativas não são favores nem privilégios. Elas constituem garantias indispensáveis para a efetivação do devido processo legal, para o acesso à Justiça e para a ampla defesa. Defender as prerrogativas da advocacia é defender o exercício profissional da advocacia e fortalecer a democracia”, ressaltou.

Em sua fala, a presidente da OAB-PE também abordou os impactos das novas tecnologias no exercício profissional e a necessidade de ampliar a presença e a representatividade das mulheres nos espaços de liderança, destacando a importância da construção de uma advocacia cada vez mais inclusiva, moderna e preparada para os desafios contemporâneos.

O painel foi presidido pelo presidente da OAB-RN, Carlos Kelsen, moderado pelo conselheiro federal pelo Distrito Federal, Newton Rubens, e secretariado pela vice-presidente da OAB-RS, Claridê Chitolina. A mesa contou ainda com a participação da advogada criminalista Florence Rosa.

Pernambuco também esteve representada pela conselheira federal Shynaide Mafra, que integrou o painel “Judicialização defensiva sob suspeita: o discurso da litigância abusiva e o risco à advocacia”. O debate gerou um alerta para o risco de que determinadas práticas, adotadas sob a justificativa de combater fraudes processuais, acabam restringindo o acesso à Justiça e comprometendo o livre exercício profissional dos advogados e advogadas.

Também presentes na conferência a presidente e o vice-presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas do Advogado (CDAP) da OAB-PE, Tássia Perruci e Victor de Lemos Pontes. Participação que reforça a presença da seccional pernambucana nos debates voltados à defesa das prerrogativas e ao fortalecimento da advocacia brasileira.

André Mendonça manda retirar vídeo de Sóstenes que associa PT a facções criminosas
Publicado em 22/06/2026 às 07:30

O vice-presidente do TSE, ministro André Mendonça, determinou a retirada de um vídeo publicado pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, que associava o PT a supostos financiamentos de campanha por organizações como o CV e o PCC.

A decisão liminar foi assinada na sexta-feira (19) e estabelece prazo de 24 horas para a exclusão da postagem das redes sociais, sob pena de multa diária. Além da remoção, o magistrado proibiu a republicação ou o impulsionamento de versões equivalentes do conteúdo.

Na publicação no Instagram, Sóstenes afirmava que investigações conduzidas pelo governo dos EUA teriam identificado indícios de que recursos ilícitos movimentados pelas facções seriam destinados ao financiamento de campanhas petistas, relata o Estadão.

Fazenda quer preservar arcabouço fiscal apesar de pressões do PT
Publicado em 22/06/2026 às 07:00

O Ministério da Fazenda pretende defender a manutenção do arcabouço fiscal em um eventual novo mandato do presidente Lula (PT), apesar das pressões de setores do PT e de integrantes do governo para modificar a regra

Segundo integrantes da área econômica ouvidos pela Folha de São Paulo, a prioridade é perseguir o centro da meta fiscal e evitar que demandas por ampliação de gastos comprometam o equilíbrio das contas públicas.

Nos últimos meses, lideranças petistas como a deputada federal Gleisi Hoffmann e o coordenador do programa de governo de Lula, José Sergio Gabrielli, passaram a defender mudanças no arcabouço para permitir maior volume de investimentos públicos.

Hospital São José leva cuidado e ativação ao público durante a Corrida da Fogueira 2026 em Pesqueira
Publicado em 22/06/2026 às 06:34

Em meio à grande movimentação da tradicional Corrida da Fogueira 2026, realizada neste domingo (21), em Pesqueira, o Hospital São José também marcou presença no evento com uma ação voltada ao cuidado, à interação com o público e à promoção da saúde. A participação reforçou o novo momento vivido pela instituição, que vem ampliando sua presença junto à população com a proposta de um cuidado mais próximo, acessível e conectado com a comunidade.

Durante a programação, o hospital montou um estande no local da corrida e promoveu uma ativação com o público, com entrega de brindes, presença de profissionais de saúde e divulgação do cartão SJ+ Saúde, iniciativa que vem fortalecendo o acesso da população a benefícios e serviços na área da saúde.

A presença do Hospital São José na Corrida da Fogueira 2026 reforça a aproximação da instituição com grandes momentos vividos por Pesqueira, integrando saúde, participação social e incentivo à qualidade de vida. Em um evento que reuniu atletas, famílias e a população em geral, o hospital levou sua marca para além do ambiente assistencial e ocupou um espaço de convivência, informação e conexão com a comunidade.

A participação na Corrida da Fogueira 2026 reforçou o novo momento vivido pelo Hospital São José, que vem ampliando sua presença em ações de aproximação com a comunidade e fortalecendo a marca SJ+ Saúde junto ao público.

Leonardo emociona multidão e faz show histórico no São João de Surubim
Publicado em 22/06/2026 às 06:33

Uma noite para ficar na história do São João de Surubim. O cantor Leonardo foi a grande atração do Polo Vaquejada na noite do sábado (20 de junho), no Parque J. Galdino, e levou uma multidão ainda maior que a registrada na abertura do evento, na última quinta-feira (18), em mais uma demonstração da força dos festejos juninos da Capital da Vaquejada.

Penúltimo artista a subir ao palco, o sertanejo mostrou por que segue sendo um dos cantores mais queridos do Brasil. Em um show marcado pela nostalgia e por grandes sucessos de sua carreira, Leonardo viu o público cantar em coro músicas que atravessaram gerações e embalaram uma das apresentações mais aguardadas do São João de Surubim 2026.

Outro destaque da noite foi o balé que acompanha o artista. Com belas coreografias e muita interação com o público, as bailarinas também roubaram a cena. Após uma das músicas, Leonardo pediu aplausos para a equipe e arrancou risadas da plateia ao brincar: "Pode aplaudir as nossas bailarinas. Os homens casados também, seus frouxos do caralh*. Eu quero ver o homem que não tem medo da mulher!".

Um dos momentos mais emocionantes do show foi a homenagem prestada ao cantor José Rico, da dupla Milionário & José Rico, falecido em 2015. Leonardo lembrou as origens pernambucanas do artista, natural de São José do Belmonte, no Sertão do Estado, e exaltou sua importância para a música sertaneja.

"Muita gente não sabe, mas o maior cantor de música sertaneja do Brasil, em todos os tempos, é pernambucano, de São José do Belmonte. Tudo que explodiu no Sudeste e no Centro-Oeste foi o José Rico. Esse cara existiu só um, igual ao Pelé. Muita gente acha que a música sertaneja veio depois de Leandro & Leonardo ou Zezé Di Camargo & Luciano. Porr* nenhuma, veio bem antes, com esse pernambucano chamado José Rico", afirmou.

A apresentação avançou pela madrugada e ainda reservou um momento especial para o jovem cantor surubinense Vitor Vaqueirinho. Já conhecido por participações em shows de grandes artistas, o menino subiu ao palco, cantou ao lado de Leonardo e encantou o público com sua desenvoltura e simpatia.

Encantado com o talento do garoto, Leonardo o colocou nos braços e fez uma previsão sobre seu futuro na música. "Você vai ser o maior fenômeno deste mundo. Você é muito simpático e tem um talento muito grande. Deus te ilumine, te abençoe e te guie, meu vaqueirinho lindo", declarou o cantor, sob aplausos da multidão presente no Parque J. Galdino.

Simão Durando celebra lotação máxima na segunda noite do São João de Petrolina
Publicado em 22/06/2026 às 06:32

Uma multidão tomou conta do Pátio Ana das Carrancas neste sábado (20), na segunda noite do São João de Petrolina 2026. Com capacidade máxima atingida, cerca de 100 mil pessoas, o principal polo da festa ficou completamente lotado desde cedo, confirmando o sucesso de mais uma noite marcada por grandes atrações, muita animação e um público que cantou do início ao fim os sucessos de alguns dos maiores nomes da música nacional.

Um dos momentos mais aguardados da noite foi o show de Gusttavo Lima, que levou o público ao delírio e fez milhares de pessoas cantarem em coro seus maiores sucessos. Pablo emocionou os fãs da sofrência, enquanto Toque Dez, Zé Vaqueiro e Jonas Esticado garantiram o romantismo e a animação que mantiveram o pátio vibrando até a madrugada.

Para Simão Durando, o resultado da segunda noite reforça o protagonismo de Petrolina no calendário junino brasileiro.

“Ver o pátio completamente lotado, com pessoas de todas as idades vivendo essa experiência, é a confirmação de que Petrolina realiza o maior São João do Brasil. Estamos com uma cidade pulsando, celebrando a nossa cultura e recebendo pessoas de todos os cantos do país. É uma alegria imensa acompanhar a felicidade do público e ver o São João de Petrolina cada vez mais forte, consolidado como uma das maiores festas do Brasil”, concluiu.

Novos quadriciclos reforçam segurança e atendimento na orla do Jaboatão dos Guararapes
Publicado em 22/06/2026 às 06:30

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ampliou, neste sábado (20), a estrutura de atendimento e monitoramento da orla do município com a entrega de dois novos quadriciclos, ampliando a frota que já atua nas ações de segurança, fiscalização ambiental e resposta rápida ao longo da faixa de areia.

Os equipamentos proporcionarão mais agilidade no deslocamento das equipes, permitindo um atendimento mais eficiente em ocorrências envolvendo banhistas, resgates de animais marinhos e demais situações que demandem rápida intervenção. A iniciativa fortalece a capacidade operacional do município para atuar na proteção da população e na preservação dos ecossistemas costeiros.

De acordo com o prefeito Mano Medeiros, "esses novos quadriciclos representam mais um investimento da nossa gestão para fortalecer a segurança e o atendimento na orla de Jaboatão. Eles vão garantir mais agilidade às equipes que atuam diariamente no nosso litoral, tanto no apoio aos banhistas quanto na proteção da vida marinha. Seguimos investindo em estrutura e equipamentos para oferecer um serviço cada vez mais eficiente à população e aos visitantes."

Com o reforço da frota, a Prefeitura amplia as condições de trabalho das equipes que atuam diariamente no litoral, garantindo mais eficiência nas ações de proteção ambiental e mais segurança para moradores e visitantes que frequentam as praias do município.

Presidente da Câmara de São Bento do Una, Léo da Ação Social, declara apoio à reeleição de Débora Almeida durante transmissão ao vivo
Publicado em 22/06/2026 às 06:28

Em uma transmissão ao vivo realizada na tarde deste domingo (21), conduzida pelo comunicador Jadilson Gonçalves, na TV SBUna, o presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, vereador Léo da Ação Social (MDB), oficializou publicamente seu apoio à reeleição da deputada estadual e ex-prefeita do município, Débora Almeida (PSD).
Durante a live, Léo destacou a importância da construção de alianças políticas voltadas ao fortalecimento do município e ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido pela parlamentar ao longo de sua trajetória pública.
Em relação à deputada Débora, Léo lembrou da lealdade do grupo local, integrada pelo empresário e ex-prefeito de São Bento do Una hoje oposicionista, em relação a todos os gestos de acolhimento e apoio ao seu mandato na Câmara, o que o motivou a escolher apoiar a reeleição da deputada para a Alepe.
“É com união, diálogo e parceria que vamos seguir fortalecendo nossa cidade, buscando mais investimentos, mais oportunidades e mais conquistas para o nosso povo. São Bento do Una precisa de representação forte, compromisso de verdade e gente disposta a trabalhar. E é isso que estamos construindo juntos”, afirmou o presidente do Legislativo municipal em suas redes sociais.
Presente nos estúdios da TV SBuna, local onde ocorreu a retransmissão do anúncio, Débora Almeida agradeceu a manifestação de apoio e fez questão de destacar a trajetória política de Léo da Ação Social, enaltecendo sua postura de lealdade política, compromisso público e atuação alinhada com pautas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população são-bentense. Ela relembrou as boas parcerias do seu grupo político com Léo, mas enfatizou o respeito que sempre nutriu a relação entre ambos, até mesmo quando este trilhou por um período com a oposição. “Agradeço esse gesto do Vereador Léo. Ele tem compromisso, é leal e tem lado: isso é primordial na política pois são virtudes raras na maioria dos políticos atuais e isso conquista o respeito das pessoas! Grato pela confiança” destacou a parlamentar.

TRAJETÓRIA POLÍTICA CONSOLIDADA
Cumprindo atualmente seu quarto mandato no Legislativo de São Bento do Una, Léo da Ação Social chega à atual legislatura como uma das principais lideranças políticas do município. Nas eleições de 2024, foi um dos vereadores mais votados da cidade, alcançando 5,42% dos votos válidos, desempenho que fortaleceu sua articulação política e resultou, posteriormente, em sua eleição para a presidência da Casa Vereador Irlando Galvão Cavalcante.
Aos 45 anos, o parlamentar construiu sua trajetória pública a partir de forte conexão com as demandas populares. Antes da vida política, atuou como mototaxista e consolidou ampla relação com o eleitorado local, fator que contribuiu para sua crescente projeção política no município.
No exercício do mandato, Léo vem se destacando pela atuação constante em pautas ligadas principalmente à saúde pública e infraestrutura urbana, apresentando projetos de lei, indicações e requerimentos voltados à ampliação dos serviços públicos e melhoria das condições de vida da população.
Entre suas principais iniciativas estão requerimentos solicitando a realização de mutirões de exames e consultas especializadas, nas áreas de Neuropediatria, Ortopedia e Endocrinologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera da rede municipal de saúde.
Na área de infraestrutura, o vereador também mantém atuação frequente junto ao Poder Executivo, cobrando providências para a solução de problemas históricos relacionados ao saneamento básico, esgoto a céu aberto e pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade.
A declaração de apoio a Débora Almeida reforça o movimento de consolidação política da deputada em São Bento do Una, município onde mantém forte base eleitoral e histórico de atuação administrativa reconhecida pela população.