Simão Durando destaca força do São João após estreia inédita de Marisa Monte em Petrolina
Publicado em 22/06/2026 às 14:15

O São João de Petrolina viveu mais um momento histórico na noite deste domingo (21). Pela primeira vez em mais de três décadas de carreira, a cantora Marisa Monte subiu ao palco de uma festa junina, escolhendo justamente Petrolina para estrear em um dos eventos culturais mais tradicionais do Brasil. O show, realizado no Pátio Ana das Carrancas, reuniu uma multidão de fãs de vários lugares da região.

A estreia da artista em um palco junino foi celebrada pelo prefeito Simão Durando. Para o gestor, a presença de Marisa Monte simboliza o momento vivido pelo São João de Petrolina, que tem ampliado sua projeção nacional sem perder a identidade cultural nordestina. Com o pátio lotado e público estimado entre 80 e 100 mil pessoas, a noite foi marcada pela emoção da cantora e pela forte interação com os forrozeiros que ocuparam o principal polo da festa.

"Marisa Monte é uma das maiores artistas da música brasileira. Isso mostra a força que o nosso São João conquistou. Estamos construindo uma festa que respeita as raízes nordestinas, mas que também dialoga com diferentes públicos, ouvindo a população e trazendo atrações que as pessoas desejam ver. O resultado é esse: um evento cada vez mais forte, diverso e reconhecido em todo o país", destacou Simão Durando.

A receptividade do público foi um dos pontos altos da apresentação. Ao longo do show, Marisa Monte apresentou sucessos que marcaram gerações, como "Ainda Bem", "Amor I Love You", "Beija Eu" e "Depois". O repertório também trouxe versões de clássicos ligados à cultura nordestina, com referências ao forró, ao xaxado e ao baião, fortalecendo a conexão da artista com o público. A apresentação contou ainda com a participação especial de João Gomes, em um dos momentos mais celebrados da noite.

A presença inédita de Marisa Monte reforça uma característica que tem marcado o São João de Petrolina nos últimos anos: a capacidade de unir tradição e inovação, preservando nossa identidade, mas também abrindo espaço para grandes nomes da música brasileira, ampliando e atraindo diferentes públicos.

Com recordes de público e uma programação que reúne artistas consagrados e talentos nordestinos, o São João de Petrolina segue até o dia 27 de junho consolidando a cidade como uma das principais referências do calendário junino brasileiro.

Apoio de Alcolumbre a Jaques amplia pressão sobre o Planalto
Publicado em 22/06/2026 às 14:14

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu publicamente o senador Jaques Wagner (PT-BA) após o parlamentar ser alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Segundo informações da CNN, o gesto aumentou a pressão sobre o governo federal para definir o futuro de Wagner na liderança do governo no Senado.

A manifestação ocorreu em meio aos desdobramentos da investigação que atinge o senador petista. Alcolumbre também enfrentava repercussões de reportagem que o citava como suposto destinatário de recursos ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro, acusação que ele nega.

O presidente do Senado foi ao Salão Verde da Câmara dos Deputados e, diante da imprensa, prestou apoio a Jaques Wagner. A posição foi interpretada nos bastidores como um sinal político relevante em meio às discussões sobre a permanência do líder governista no cargo.

Araújo atinge 90% de aprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier
Publicado em 22/06/2026 às 14:03

Uma enquete realizada pelo Blog do Alberes Xavier, através dos stories no Instagram, apontou um resultado amplamente favorável ao prefeito de Amaraji, Araújo. Segundo a consulta, 90% dos participantes aprovaram a gestão municipal, enquanto apenas 10% manifestaram reprovação.

Com nove em cada dez votos favoráveis, Araújo alcançou um dos maiores índices registrados nas enquetes promovidas pelo blog. O resultado evidencia uma ampla vantagem da aprovação sobre a rejeição entre os internautas que participaram da votação, mostrando o sucesso que Araújo vem tendo em conduzir o município.

Eduardo Bolsonaro busca apoio nos EUA contra Moraes
Publicado em 22/06/2026 às 12:54

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarca nesta segunda-feira (22) em Washington para uma série de reuniões com integrantes do governo Donald Trump e parlamentares do Partido Republicano. A agenda ocorre em meio à ofensiva internacional de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Metrópoles, Eduardo pretende tratar de sua recente condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e buscar apoio para reativar medidas baseadas na Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar viaja acompanhado do jornalista Paulo Figueiredo.

Entre os compromissos previstos está um jantar com cerca de 20 senadores republicanos. A expectativa é que o encontro seja utilizado para apresentar críticas às decisões do STF e reforçar a narrativa de perseguição judicial contra aliados do ex-presidente.

Recife entrega mais uma obra de acessibilidade do Programa Casa Sem Barreiras
Publicado em 22/06/2026 às 12:36

Intervenção na Rua Diadema, no Vasco da Gama, incluiu a criação de uma rampa de acesso e a adaptação do banheiro na residência de Ana Cláudia Pereira, garantindo mais autonomia e independência para a moradora.

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta segunda-feira (21), mais uma residência adaptada para pessoas com deficiência por meio do Programa Casa Sem Barreiras.

O imóvel beneficiado fica na Rua Diadema, no bairro do Vasco da Gama, onde Ana Cláudia Pereira, 57 anos, reside com a família. Com investimento em torno de R$ 20 mil, a casa ganhou uma rampa de acesso, além de melhorias no banheiro. O prefeito Victor Marques participou da entrega.

Para o prefeito, a obra representa exatamente o que o programa propõe: transformar a rotina de quem mais precisa. "O Programa Casa Sem Barreiras é muito importante e traz uma verdadeira transformação na vida dos recifenses que utilizam cadeira de rodas, como dona Ana Cláudia.

O acesso principal da casa era bastante complicado, sem rampa, mas, hoje, através de muito trabalho, nós conseguimos trazer mais dignidade para ela. É um investimento que a Prefeitura faz e que podemos replicar em toda a cidade, promovendo qualidade de vida e bem-estar para todos", afirmou.

Ana Cláudia mora há mais de 30 anos no endereço, junto com dois sobrinhos e a irmã. Na residência, foi realizada a adaptação do banheiro com melhorias no piso, instalação de barras de apoio e adequação do vaso sanitário. O acesso externo também foi transformado com a construção de uma rampa. A Ferreira Costa contribuiu com a doação de materiais.

Com sequelas da poliomielite desde os 2 anos de idade, Ana Cláudia sofreu uma fratura no fêmur há seis anos e, desde então, faz uso da cadeira de rodas. "Antes, as pessoas tinham que me carregar no colo e eu ficava com medo de cair, por isso não saía de casa. Essas adaptações melhoraram bastante a minha qualidade de vida. Acredito que seja um projeto muito humanitário, que realmente olha para as pessoas que mais precisam", disse.

Lançado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o Programa Casa Sem Barreiras tem como objetivo ampliar a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas. Ao todo, cinco obras já foram entregues e duas estão em execução. As obras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec).

"Aqui nós fizemos toda a recuperação do banheiro, tornando-o acessível, com barras de apoio e portas alargadas. Além disso, nesta casa, também executamos uma rampa de acesso para que a moradora possa entrar e sair com a cadeira de rodas", destacou o secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebêlo.

As intervenções do projeto contemplam adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras melhorias. A Sedec conta com equipes especializadas em obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante eficiência, agilidade e capacidade de resposta. A secretaria também é responsável pelo projeto, pelos materiais, pela mão de obra e pelo acompanhamento técnico.

A seleção dos beneficiários obedece a critérios definidos pela legislação municipal e federal.

Além do critério de atendimento aos usuários de cadeiras de rodas, são priorizados fatores como inscrição no CadÚnico, presença de idosos no núcleo familiar, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Isso garante que o programa chegue primeiro às residências em maior situação de vulnerabilidade e onde as intervenções terão impacto social mais significativo.

Petróleo cai após EUA liberarem exportações do Irã
Publicado em 22/06/2026 às 12:34

Os preços do petróleo recuaram mais de 3% nesta segunda-feira (22) após os Estados Unidos autorizarem temporariamente a produção, o fornecimento e a venda de petróleo iraniano. A medida integra o acordo firmado entre Washington e Teerã nas negociações para encerrar o conflito no Oriente Médio.

Por volta das 11h15, o barril do petróleo Brent registrava queda de 3,51%, cotado a US$ 77,24, após ter iniciado o dia em alta e alcançado US$ 81,38 nas primeiras horas de negociação. O petróleo WTI, referência nos Estados Unidos, recuava 2,74%, para US$ 73,76.

A autorização concedida pelo governo norte-americano valerá até 21 de agosto e inclui exportações de petróleo bruto, derivados e serviços associados. Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a medida está vinculada aos compromissos assumidos pelo Irã nas negociações de paz.

Atuação do Rotary de Afogados da Ingazeira no caso Izilda Sampaio levanta questionamentos sobre atuação e independência
Publicado em 22/06/2026 às 12:30

A saída de Izilda Sampaio do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Afogados, com a publicação de uma carta aberta na qual explica seu desligamento do colegiado e faz críticas à condução do processo, levanta questionamentos sobre a atuação do Rotary Clube de Afogados da Ingazeira.

Ora, se a entidade se vende como apolítica e tinha uma cadeira no Conselho para exercer o seu papel de acompanhamento e fiscalização social, o que explica a manobra para tirar a vaga do Conselho?

Segundo Izilda, o Rotary Club de Afogados da Ingazeira, entidade que a indicou para compor o conselho em 2023, renunciou ao assento no colegiado por decisão unilateral de seu presidente, Márcio André. Ela argumenta que Márcio é casado com Eliana Rabelo, que tem função comissionada da Secretaria Municipal de Educação, sugerindo influência política na decisão. Márcio também é ligado à gestão Sandrinho.

Ela cita uma reunião da Diretoria que condenou sua ida à Câmara de Afogados da Ingazeira para apresentar questionamentos da execução do Fundeb. A reunião contou com Ney Quidute, Wagner França, advogado da Educação, Danilo da Grafica, Ruth do Cartório, Eliana Rabelo e Alba Lúcia, comissionada da Escola Francisca Lira. Apesar do direcionamento para que ela não fosse à Câmara, Izilda compareceu.

Na carta, Izilda destaca que foi eleita por unanimidade para presidir o conselho e afirma que, ao longo de três anos e meio, exerceu a função com independência, imparcialidade e rigor na fiscalização da aplicação dos recursos públicos destinados à educação básica.

A ex-presidente também sustenta que sua atuação gerou incômodo por adotar uma postura crítica e fiscalizadora. Em um dos trechos mais contundentes do documento, afirma que a “pedra no sapato foi removida”, em referência à sua saída do conselho.

Izilda diz ainda que formalizou seu desligamento após considerar que a tentativa de substituí-la não havia surtido efeito, e avalia que sua saída abre caminho para uma gestão sem os questionamentos que costumava fazer sobre a aplicação dos recursos. Além dela, outros três conselheiros representantes da sociedade civil apresentaram cartas de desligamento.

Túlio Gadêlha critica vídeo de Lula em apoio a João Campos e defende múltiplos palanques
Publicado em 22/06/2026 às 12:19

O deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) criticou o vídeo em que o presidente Lula (PT) declara apoio a João Campos (PSB) e afirmou que o petista “não estaria confortável” ao gravar a manifestação. Segundo Túlio, o material teria sido produzido por pressão de setores da aliança partidária.

Apesar das críticas, ele disse defender a presença de Lula no palanque de João, mas também outras candidaturas. O parlamentar também relembrou o período da prisão de Lula e afirmou que integrantes do PSB não estiveram entre os principais apoiadores do presidente naquele momento.

A declaração ocorre após a divulgação do vídeo de apoio de Lula a João Campos e em meio ao debate sobre a existência ou não de palanque duplo do presidente no estado. Túlio, que se filiou ao PSD e é pré-candidato ao Senado na chapa de Raquel Lyra.

Lula chama governador interino do Rio de ‘interventor’
Publicado em 22/06/2026 às 12:17

O presidente Lula chamou o governador interino do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, de “interventor” durante cerimônia de adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), realizada nesta segunda-feira (22).

Ao elogiar a atuação do desembargador à frente do governo fluminense, Lula afirmou esperar que a população reconheça o trabalho realizado durante sua gestão interina. O uso do termo chamou atenção porque “interventor” tem sido empregado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para questionar a permanência de Couto no cargo.

Ricardo Couto assumiu o governo do Rio em março, após a vacância dos cargos de governador e vice-governador. O comando temporário do Executivo estadual segue em debate judicial enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa questões relacionadas à sucessão no estado.

CNJ debate punição de magistrados e regras para cartórios
Publicado em 22/06/2026 às 12:16

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisa nesta terça-feira (23) mudanças nas regras de aposentadoria compulsória de magistrados. A proposta adequa o regimento interno do órgão a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu a perda do cargo como sanção máxima para juízes que cometam infrações graves.

A pauta da 10ª Sessão Ordinária de 2026 inclui ainda a regulamentação da atuação de crianças e adolescentes como influenciadores digitais. O texto em votação estabelece critérios para a concessão de autorizações judiciais para participação de menores em atividades artísticas e publicitárias em plataformas digitais.

Também serão discutidas novas regras para concursos de cartórios, incluindo a exigência do Exame Nacional dos Cartórios (Enac), além de diretrizes para registros de óbito e sepultamento de pessoas não identificadas ou sem familiares localizados.