AVANTE REFORÇA COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO
Publicado em 27/06/2026 às 10:45

O município de Chã Grande sediou uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo do Estado voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. O principal destaque da programação foi o lançamento da Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento e impulsionar a produção rural em todas as regiões do Estado.

Durante o evento desta sexta-feira (26), o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, destacou que a nova linha de crédito representa uma política pública direcionada para quem vive e produz no campo. "A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda. É assim que fortalecemos e construímos um Pernambuco mais forte e mais justo para todos."

Sebastião também ressaltou a força da agricultura na Mata Sul e a importância dos agricultores da região para o desenvolvimento econômico do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, cuja pasta é comandada pelo Avante, afirmou que a Agro AGE foi estruturada para atender às necessidades do interior, ampliando as oportunidades para produtores rurais e empreendedores. "O Governo do Estado, por meio da Sedepe e da AGE, realiza uma política pública que dialoga diretamente com a realidade dos municípios e dos produtores rurais. A Agro AGE amplia o acesso ao crédito, fortalece a agricultura, estimula o empreendedorismo e contribui para o desenvolvimento econômico de Pernambuco”, disse o ex-prefeito de Chã Grande.

Sandro Advogado, prefeito de Chã Grande, enalteceu a parceria com Sebastião Oliveira e o deputado federal Waldemar Oliveira, ressaltando os investimentos conquistados para Chã Grande. "É uma parceria de muitos anos que já rendeu importantes conquistas para a nossa cidade. O povo é grato pelos esforços e pelos resultados alcançados. Tenho a certeza de que muitos outros avanços ainda virão. Estamos muito felizes em sediar o lançamento dessa importante linha que beneficiará muitas famílias."

O evento reuniu ainda os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara de Vereadores de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais.

João Campos reúne lideranças em grande caminhada pelo comércio de Paulista
Publicado em 27/06/2026 às 10:42

PAULISTA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) realizou uma caminhada, nesta sexta-feira (26), no centro de Paulista, no Grande Recife. O líder da Frente Popular conversou com comerciantes e frequentadores e recebeu manifestações de apoio da população. Ainda durante a passagem pela cidade, o ex-prefeito do Recife também esteve no Mercado Público de Paratibe e almoçou com lideranças locais.

“O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

Acompanharam a agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado estadual e ex-prefeito de Paulista Júnior Matuto (Republicanos), o deputado estadual e ex-prefeito de Igarassu Mário Ricardo (Podemos), o deputado estadual Francismar Pontes (PSB), vereadores de Paulista que apoiam a Frente Popular, entre outras lideranças.

Mensagens citam Neymar em tratativas com Vorcaro
Publicado em 27/06/2026 às 10:39

Mensagens obtidas pela investigação da Polícia Federal mostram tratativas para aproximar Daniel Vorcaro do universo de Neymar por meio de um possível patrocínio ao Santos. Segundo o Fatos On-line, o projeto era estimado em R$ 100 milhões.

De acordo com o portal Fatos On-line, as conversas envolvem Tiago Miranda, Neymar Pai e discussões sobre a estrutura de um eventual contrato. Os diálogos tratam da exposição da marca Master no uniforme do clube.

O material não indica que o jogador seja investigado nem aponta participação dele em irregularidades. Segundo a publicação, os autos registram apenas negociações comerciais, sem comprovação de que o contrato tenha sido firmado ou executado.

Prefeito Alex Robevan celebra conquista de Conceito A por Santa Maria do Cambucá em ranking da STN
Publicado em 26/06/2026 às 22:08

O município de Santa Maria do Cambucá conquistou o Conceito A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O reconhecimento atesta o elevado padrão de transparência, responsabilidade fiscal e qualidade das informações contábeis apresentadas pela gestão municipal.

O prefeito Alex Robevan comemorou o resultado e destacou que a conquista é fruto de um trabalho desenvolvido com seriedade, dedicação e compromisso por toda a equipe da Administração Municipal, reforçando o empenho em garantir uma gestão eficiente e responsável dos recursos públicos.

A gestão também ressaltou a importante contribuição do CESPAM no processo e parabenizou os demais municípios assessorados que igualmente alcançaram o Conceito A. Segundo Alex Robevan, o município seguirá trabalhando com responsabilidade, transparência e compromisso com a população.

Cayo Albino recebe apoio de Galego, ex-prefeito de Jurema
Publicado em 26/06/2026 às 21:34

Com uma postagem no Instagram, o deputado estadual Cayo Albino (PSB) anunciou o apoio de Galego, Ex-Prefeito de Jurema, e do seu grupo político, à sua campanha pela reeleição em outubro.

"Estamos firmando uma parceria de compromisso, seriedade e trabalho por nossa gente! Galego tem uma trajetória marcada pelo trabalho, olhar pra quem mais precisa e dedicação para usar a política como ferramenta de transformação", registrou Cayo Albino.

Galego é mais uma grande liderança regional que agrega força à campanha de Cayo, que já conta com prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes, ex-vereadores, lideranças políticas e sociais, no Agreste e outras regiões do estado.

Quanto à chegada do grupo de Galego de Jurema, Cayo carimbou com determinação: "Essa aliança vai trazer a oportunidade de estar ainda mais próximo, unindo forças e construindo um futuro cada vez melhor para todos, em todos estes municípios onde estamos sendo recebidos com esta alegria e confiança. Vamos fazer mais por Jurema, junto com Galego e seu grupo", finalizou o deputado estadual.

No Agreste e no Sertão, governadora Raquel Lyra entrega novas creches, Centro de Referência da Mulher e dessalinizadores para abastecimento de água
Publicado em 26/06/2026 às 21:15

Neste sábado (27), a governadora Raquel Lyra cumpre agendas no Agreste e no Sertão do Estado. Pela manhã, em Serra Talhada, no Sertão, a gestora entrega duas novas creches ao município. Cada equipamento tem capacidade para atender 324 crianças.

À tarde, em Buíque, no Agreste, a chefe do Executivo estadual inaugura mais uma creche. Com aporte de R$ 6,1 milhões, a unidade atenderá cerca de 324 crianças. Ainda no município, a governadora entrega o Centro de Referência da Mulher (CRM) da cidade, autoriza a abertura de dois processos licitatórios para a execução de obras de infraestrutura viária, e entrega novos sistemas de dessalinização para garantir água tratada à população.

No fim da tarde, em Pesqueira, Agreste, Raquel Lyra entrega mais sistemas de dessalinização, autoriza o início do processo licitatório para obras de infraestrutura viária e qualificação urbana no município e entrega a nova quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada na Aldeia Cana Brava, no território indígena Xukuru de Ororubá.

Mano e Andréa Medeiros prestigiam São João da Câmara Municipal de Jaboatão
Publicado em 26/06/2026 às 21:01

Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e a pré-candidata a deputada estadual Andréa Medeiros (PSD) participaram da festa de São João da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes. O presidente da Casa Vidal de Negreiros, Getúlio Belém, recebeu os convidados, ao lado dos vereadores do município. O deputado federal Guilherme Uchoa Junior também esteve presente no evento.

O momento de descontração foi marcado pelo alinhamento entre o Legislativo e o Executivo. "Acredito que trabalho e diálogo são os caminhos para levar mais conquistas às pessoas. Governar é definir prioridades, ouvir a população, respeitar os representantes do povo e construir soluções em conjunto para que os avanços cheguem a todos os cantos de Jaboatão", declarou o prefeito Mano Medeiros.

Andréa Medeiros destacou a riqueza da cultura pernambucana e a força do trabalho que soma esforços para melhorar a qualidade de vida da população. "Viemos prestigiar o Arraial da Câmara de Vereadores de Jaboatão, a convite do nosso amigo, o presidente Getúlio Belém. É um momento de celebração da nossa cultura e, também, de fortalecimento do diálogo entre os poderes em favor da população. Esse é o time que ama Jaboatão", afirmou. 

Em Camaragibe, Diego Cabral e Raquel Lyra entregam nova creche de R$ 6,3 milhões e 15 ruas pavimentadas ao custo de R$ 10 milhões
Publicado em 26/06/2026 às 20:35

A eficiente parceria política entre o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que já rendeu cerca de R$ 300 milhões em investimentos para a Terra dos Camarás em apenas um ano e meio da atual gestão, teve mais um capítulo especial. Nesta sexta-feira (26/06), os gestores inauguraram e entregaram oficialmente à população a nova creche municipal da cidade, o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, construído na comunidade do Vera Cruz (Aldeia), com um investimento médio de R$ 6,3 milhões, e 15 ruas totalmente pavimentadas ao custo de R$ 10 milhões.

"Nosso trabalho é dessa forma, ouvindo a população, buscando os recursos necessários e realizando aquilo que é nosso dever: entregas para a população na educação, saúde, segurança, mobilidade, infraestrutura, em todos os setores, melhorando a vida de todos. E o melhor é contar com a parceria fiel da governadora Raquel Lyra, que tem sido uma mãe para a nossa cidade e não mede esforços para nos ajudar a governar pelo povo e para o povo. Juntos, vamos conseguir muito mais", disse Diego Cabral.

O novo equipamento da Educação Básica e Infantil da Terra dos Camarás, obtido por meio da articulação política de Diego Cabral junto ao Governo de Pernambuco, através do programa Juntos pela Educação, será totalmente público e 100% gratuito, sem nenhuma cobrança de mensalidades ou taxas de matrícula. Com um amplo e moderno projeto arquitetônico, conforme a proposta do programa, o CEI José Maria Cabral Corrêa é totalmente padronizado e focado na acessibilidade, no conforto e na segurança de crianças de 4 meses até 5 anos e 11 meses.

De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE), neste modelo o estado conduz um plano de expansão dos Centros de Educação Infantil (CEIs) por meio do programa financiando a construção e o custeio inicial das unidades antes de repassá-las à gestão municipal, por meio da pasta. Através do Juntos pela Educação, no que se refere ao fortalecimento da educação infantil, o governo estadual já investiu um total de R$ 1,9 bilhão na construção de 250 novas unidades desse porte com a meta de ofertar 60 mil vagas em creches e pré-escolas até o fim deste ano.

"É muito bom trabalhar com alguém como o prefeito Diego Cabral, que acredita no nosso governo, no nosso trabalho e nosso projeto. E que, sobretudo, entendeu o que é melhor para Camaragibe e Pernambuco. Essa cidade se tornou um canteiro de obras graças a essa parceria, que ainda vai render muito mais para nosso estado e para Camaragibe. Juntos, vamos avançar ainda mais pelo bem do povo sem discurso e com muito trabalho", afirmou Raquel Lyra.

O novo CEI José Maria Cabral Corrêa, a exemplo das demais unidades do programa, conta com até dez salas de aula climatizadas, mobiliário completo, fraldário, sala de amamentação totalmente equipada para a higienização dos bebês e lactação segura, sala multiuso voltada a atividades artísticas, pedagógicas e psicomotoras, refeitório e cozinha preparada para o fornecimento de até cinco refeições diárias por criança. O equipamento também possui áreas de lazer e integração com pátio coberto, playgrounds e espaço verde para horta comunitária.

"Esse novo equipamento vai preencher uma lacuna na educação municipal e mudar o futuro de muitas crianças e famílias. Sem dúvida, educação se faz com trabalho e dedicação, e o prefeito Diego Cabral e a governadora Raquel Lyra já provaram que são capazes de fazer muito mais", frisou o secretário de Educação de Camaragibe, Alex Souza.

Além do prefeito Diego Cabral e da governadora Raquel Lyra, participaram da solenidade a vice-governadora do estado, Priscila Krause, a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres de Camaragibe, Comandante Débora, o senador Fernando Dueire (MDB), o deputado estadual João de Nadegi (PV), o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, secretários e servidores municipais, vereadores da cidade, moradores e várias lideranças comunitárias de Aldeia e de outros bairros do município.

Oposição de Cortês se une em apoio a João Campos
Publicado em 26/06/2026 às 20:30

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (26), o apoio dos grupos de oposição de Cortês. Postulantes à prefeitura em 2024, o ex-prefeito Geninho (PSB) e Professor Eron (Solidariedade) tiveram mais votos que a atual prefeita do município e agora se unem para fortalecer o palanque da Frente Popular na Mata Sul de Pernambuco.

A aliança foi firmada durante encontro político com João Campos no Recife. “Ainda na fase da pré-campanha, que é quando a gente alinha propósitos e une forças, a gente tem conseguido fazer a política que junta e constrói. Geninho e Eron disputaram as eleições de 2024 e reuniram uma quantidade de votos que, juntos, expressavam um desejo de mudança da realidade local. Mas essa união que a gente vê agora vai além da matemática eleitoral; ela expressa um sentimento de mudança também em Pernambuco, um propósito que eles encontram no projeto que a gente representa”, avaliou João Campos.

Também participaram do encontro político os vereadores Alex do Povo (PSB) e Celso Cleiton (PSB), o presidente do PCdoB de Cortês, Raphael Monteiro, e outras lideranças. A declaração de apoio se soma a outras adesões ao palanque de João Campos ao longo desta pré-campanha em diversas regiões do estado.

Tadeu Calheiros comemora prorrogação do concurso da Saúde do Recife e destaca avanço para novas nomeações até 2028
Publicado em 26/06/2026 às 20:23

O vereador do Recife e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Tadeu Calheiros (MDB), comemorou a decisão do prefeito Victor Marques de prorrogar por mais dois anos a validade do Concurso Público nº 001/2024 da Secretaria de Saúde do Recife. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), após reunião entre o prefeito do Recife, Victor Marques, o vereador Tadeu Calheiros e a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

A prorrogação amplia o prazo para novas nomeações de profissionais aprovados no certame, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da saúde pública e garantindo mais tempo para ampliar as equipes da rede de saúde do Recife.

“Quando lançamos o concurso, o edital previa 212 vagas. Ao longo desses dois primeiros anos, já nomeamos 544 profissionais, demonstrando nosso compromisso com a ampliação da assistência à população. Com a prorrogação por mais dois anos, teremos a oportunidade de seguir realizando novas nomeações e fortalecendo cada vez mais a rede municipal de saúde”, destacou o prefeito Victor Marques.

Ao longo dos últimos meses, Tadeu Calheiros esteve à frente do movimento #NomeiaJá, promovendo reuniões com a Prefeitura, a Secretaria de Saúde e os aprovados no concurso, defendendo a continuidade das nomeações e a renovação da validade do certame.

“Essa é uma conquista muito importante para os aprovados e para a saúde do Recife. A renovação do concurso garante mais dois anos para que novas nomeações possam acontecer, fortalecendo as equipes e ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal. Agradeço ao prefeito Victor Marques e à secretária Luciana Albuquerque pela sensibilidade e pelo compromisso com essa pauta, tão importante para os profissionais e para toda a população”, afirmou Tadeu Calheiros.

O parlamentar destacou que continuará acompanhando de perto as próximas convocações, mantendo o diálogo com os aprovados e com a gestão municipal para que novas nomeações sejam realizadas durante todo o período de vigência do concurso.