Brasil confirma quarto voo humanitário à Venezuela
Publicado em 28/06/2026 às 08:17

O Brasil confirmou o envio de um quarto voo humanitário à Venezuela para ampliar o apoio às vítimas dos terremotos. A aeronave partirá neste domingo com 35 bombeiros militares de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo a Agência Brasil, as equipes brasileiras já iniciaram as operações de resgate e salvaram ao menos duas pessoas com vida. Os profissionais também atuam na tentativa de retirar uma criança dos escombros.

A missão integra a operação coordenada pelo governo federal após os terremotos que atingiram a Venezuela. As autoridades locais informaram que mais de 1.400 pessoas morreram e mantêm as buscas por sobreviventes.

Andréa Medeiros amplia base no Recife, fortalecida pelo apoio do vereador Agora É Rubem
Publicado em 28/06/2026 às 07:54

Com um projeto sólido de pré-candidatura à deputada estadual, Andréa Medeiros (PSD) segue ampliando sua base eleitoral, para além de Jaboatão dos Guararapes. No Recife, a caminhada está fortalecida com o apoio do vereador Agora É Rubem. Acompanhada pelo prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, Andréa foi recebida pelo vereador no Arraiá da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, neste sábado (27). Sendo bem acolhida pela comunidade, Andréa aprendeu até o “Passinho da Guabiraba”, um momento de descontração que o parlamentar fez questão de registrar nas redes sociais.

Nome forte na Guabiraba e região, o vereador Agora É Rubem tem um mandato voltado à melhoria de vida das comunidades e em defesa das mães e famílias atípicas. Os temas se alinham ao trabalho realizado por Andréa Medeiros, reconhecida pela criação do programa de doação e voluntariado Amor por Jaboatão, cuja gestão foi nacionalmente reconhecida pelo Prêmio InovaCidade Liderança Feminina, que ela recebeu em São Paulo, neste mês de junho.

Andréa Medeiros falou sobre a alegria de encontrar apoio em alguém que acredita na política bem feita, assim como ela. “Quando eu conheci Rubem e ele contou sobre o trabalho dele, eu fiquei encantada, porque essa é a prova de que não estamos sós, de que tem muita gente de atitude para caminhar ao nosso lado. O trabalho com as mães atípicas é uma bandeira que a gente abraça com muito carinho e responsabilidade, independentemente da época. Rubem é uma pessoa que respeita a sua comunidade e que busca dignidade para as pessoas, porque é isso que o nosso povo merece: respeito, olho no olho, e alguém que caminha na vida pública conhecendo cada cantinho da sua cidade e da sua comunidade”, reforçou a pré-candidata.

O vereador Agora É Rubem declarou que a Guabiraba está de portas abertas para Andréa Medeiros. “É uma honra receber a senhora e o prefeito Mano Medeiros. Eu sei como a senhora é do povo e eu fico feliz em tê-la em nossa comunidade. A senhora tem feito um trabalho gigante na área social em Jaboatão e esse trabalho tem que se estender para todo o estado de Pernambuco. A Guabiraba quer você trabalhando aqui também, como tem trabalhado em Jaboatão”, disse o vereador.

Ao falar diretamente para as mulheres da Guabiraba, Andréa Medeiros citou as batalhas diárias e a luta por respeito e espaço. “Andréa Medeiros é uma mulher que, assim como todas vocês, trabalha para vencer cada dia com dignidade, amor, e sempre buscando respeito. Vocês sabem, enquanto mulher, o quanto é difícil enfrentar as nossas lutas, o quanto é pesado cada vez que a gente sai de casa. Mas a gente, hoje, tem uma mulher que empodera a outra, uma mulher que trabalha com comprometimento e verdade. E se a governadora Raquel Lyra me empoderou, eu estou aqui para empoderar cada uma de vocês, as mulheres da Guabiraba, de Jaboatão, do Recife e de Pernambuco”, afirmou.

“Sem sombra de dúvidas é uma aquisição importante para a governadora e para todo o estado de Pernambuco”, diz presidente do Solidariedade
Publicado em 27/06/2026 às 19:27

O Solidariedade em Pernambuco promoveu  neste sábado, dia 27, um Seminário voltado aos filiados ao partido que pretendem disputar mandatos eletivos na eleição do próximo mês de outubro. O evento aconteceu no Recife Expor Center e contou com a participação do presidente nacional da sigla, Paulinho da Força e com a presença da governadora Raquel Lyra, do PSD.

O presidente estadual do Solidariedade, Edinázio Silva, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao blog e falou sobre o Seminário deste sábado. “Trata-se de um evento de peso, que contou com a presença do nosso presidente nacional, além de dezenas de lideranças de todo o estado, que participarão desse importante momento do nosso partido”.

Edinázio frisou ainda que o Solidariedade apoiará o projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra. “Em 2022 o partido fez oposição a Raquel, agora estaremos juntos, tanto o Solidariedade, quanto o PRD, que forma a Federação conosco. Sem sombra de dúvidas é uma aquisição importante para a governadora e para todo o estado de Pernambuco”.

Vice-governadora Priscila Krause apresenta os avanços na política de proteção à mulher ao entregar 21º CRM em Pernambuco
Publicado em 27/06/2026 às 18:51

Ao entregar o Centro de Referência da Mulher (CRM) em Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, a vice-governadora Priscila Krause destacou os avanços que o governo do Estado vem alcançando na política de proteção às mulheres em Pernambuco. Ela representou a governadora Raquel Lyra no evento de inauguração do 21º CRM aberto pelo governo desde fevereiro.

"A gente trabalha para que a violência não aconteça, para que mulheres não sejam agredidas. Mas se tiver um cara ainda afoito, que acha que pode fazer da mulher objeto e que pode ser violento com ela, a gente tem um recado. Aqui ele não se cria, porque agressor de mulher em Pernambuco paga o preço caro que a Justiça guardou pra ele", disse Priscila Krause.

A vice-governadora destacou a transformação no orçamento da Secretaria da Mulher como base de todas as ações. Em 2022, foram executados R$ 14 milhões, quase exclusivamente vindos de emendas parlamentares. Em 2025, o valor chegou a R$ 70 milhões, sem contar as emendas, classificadas pela gestora como muito importantes.

Com esses recursos no orçamento, o governo expandiu cursos de qualificação por todo o Estado, ampliou a frota de ônibus de atendimento móvel com equipes multidisciplinares para seis unidades e entregou carros de atendimento aos 184 municípios pernambucanos e a Fernando de Noronha. Só essa frota custou mais de R$ 15 milhões. "Mais que o orçamento inteiro da Secretaria da Mulher em 2022".

As casas de abrigo para mulheres em risco de morte também foram requalificadas e hoje oferecem condições dignas, com atividades inclusive para os filhos das abrigadas.

Priscila lembrou que o governo vai entregar mais 10 CRMs, dobrando a quantidade existente no Estado, com cofinanciamento estadual para custeio das equipes, em colaboração com os municípios.

Na segurança pública, a gestão equipou e qualificou as polícias, colocou oito das 15 delegacias especializadas para funcionar 24 horas e garantiu uma viatura exclusiva da Patrulha Maria da Penha para cada unidade de polícia.

O canal 197 e o aplicativo Protege Mulher funcionam como delegacia virtual, permitindo denúncias com foto, vídeo e áudio. Priscila Krause reforçou que denunciar é fundamental, porque essa violência, diferente de um assalto, acontece dentro de casa, onde a mulher deveria estar protegida.

"No CRM as mulheres vão encontrar uma assistente social, psicólogo, advogado, mas, sobretudo, um eixo de apoio para que elas se sintam acobertadas nesses momentos tão difíceis de violência doméstica. E, quando o governo enxerga e pode fazer algo diferente, é isso que a gente entende como transformação e como política pública", declarou o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins.

A agenda também incluiu a assinatura da ordem de serviço para construção de uma Areninha, equipamento esportivo do governo que integra um programa de R$ 74,3 milhões que prevê 203 campos de futebol society em todo o Estado. Com gramado sintético, iluminação e alambrado, o espaço tem prazo de conclusão de seis meses e o objetivo de promover inclusão social e convivência comunitária, com foco na juventude e na população em situação de vulnerabilidade.

Prefeito Túlio Monteiro recebe, com casa cheia, a governadora Raquel Lyra em Buíque
Publicado em 27/06/2026 às 18:42

O prefeito Túlio Monteiro recebeu, neste sábado (27), a governadora Raquel Lyra em Buíque em uma agenda histórica marcada por grande participação popular e importantes entregas para o município. Com o novo Centro de Educação Infantil completamente tomado pela população, a visita simbolizou o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura de Buíque e o Governo de Pernambuco.

Ao lado da vice-prefeita Miriam Briano, de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e da população, Túlio Monteiro acompanhou a inauguração do novo Centro de Educação Infantil (CEI), obra construída com investimento de R$ 6,1 milhões e capacidade para atender cerca de 324 crianças, ampliando a oferta de educação infantil de qualidade no município.

A programação também contou com a inauguração do Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento que passa a oferecer atendimento especializado às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, fortalecendo a rede de proteção e acolhimento em Buíque.

Na sequência, foram entregues novos sistemas de dessalinização para comunidades da zona rural, ampliando o acesso à água potável por meio de tecnologia com energia solar. A iniciativa representa mais saúde, segurança hídrica e qualidade de vida para centenas de famílias que convivem com os desafios da escassez de água no município.

Durante a agenda, a governadora também autorizou a abertura de processos licitatórios para novas obras de infraestrutura viária, garantindo mais investimentos para a melhoria da mobilidade e do desenvolvimento de Buíque.

Em seu discurso, o prefeito Túlio Monteiro destacou que as conquistas são resultado do diálogo permanente e da parceria institucional construída com o Governo de Pernambuco.

“Hoje Buíque vive um momento histórico. Receber a governadora Raquel Lyra com esta demonstração de carinho da nossa população mostra que estamos no caminho certo. Cada obra entregue e cada investimento anunciado representam mais qualidade de vida, oportunidades e dignidade para o nosso povo. Seguiremos trabalhando, de mãos dadas com o Governo do Estado, para trazer ainda mais desenvolvimento para Buíque”, afirmou o prefeito.

A agenda consolidou mais um importante capítulo da parceria entre a Prefeitura de Buíque e o Governo de Pernambuco, reafirmando o compromisso conjunto de promover investimentos que transformam a vida da população e impulsionam o desenvolvimento do município.

São João de Nóis tem primeira noite de sucesso com quadrilhas, show e grande público
Publicado em 27/06/2026 às 17:33

A primeira noite do São João de Nóis, promovido pela Prefeitura de Ouricuri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, reuniu um grande público nesta sexta-feira (26), na Praça Frei Damião. Mesmo com a chuva, moradores prestigiaram o concurso de quadrilhas matutas, vibraram com as apresentações e lotaram o espaço preparado para o evento.

Além da estrutura montada para receber o público, a programação contou com belas apresentações culturais e show do cantor Elmo Oliveira, animando a noite.

A programação continua neste sábado (27), com a segunda noite do São João de Nóis, que terá novos concursos de quadrilhas e apresentações especiais. A expectativa é de mais uma grande participação do público na Praça Frei Damião.

Deputados Lula e Eduardo da Fonte destacam protagonismo de prefeitos do União Progressistas em ranking da Atenção Primária à Saúde em Pernambuco
Publicado em 27/06/2026 às 17:16

Os municípios administrados por prefeitos do União Progressistas (UP) conquistaram posições de destaque no ranking estadual de qualidade da Atenção Primária à Saúde, reforçando o compromisso das gestões municipais com uma saúde pública cada vez mais eficiente e humanizada.

Para os deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, o resultado é reflexo de administrações comprometidas com a população e que fazem da saúde uma prioridade.

Lula Da Fonte ressaltou: "Esse reconhecimento mostra que quando há planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas, os resultados aparecem. Parabenizo os prefeitos Saulo Maruim, Zé Elias Filho e Gena Lins por esse importante desempenho. São gestões que trabalham diariamente para fortalecer a atenção básica e garantir mais qualidade de vida para a população. Tenho orgulho de caminhar ao lado de prefeitos que fazem a diferença em Pernambuco."

Os deputados também destacaram que continuarão atuando em Brasília para garantir recursos e fortalecer a saúde dos municípios pernambucanos.

O desempenho dos três municípios evidencia a força das gestões municipais do PP e reafirma o compromisso do partido com políticas públicas que geram resultados concretos para a população, especialmente em uma área tão essencial quanto a Atenção Primária à Saúde.

“Coloco meu nome para ser o melhor governador da história de Pernambuco”, afirma João Campos
Publicado em 27/06/2026 às 15:18

O pré-candidato João Campos (PSB) declarou, neste sábado (27), que vai colocar seu nome à disposição do eleitorado para ser “o melhor governador da história de Pernambuco”. Segundo o ex-prefeito do Recife, ele entra na disputa para se propor a fazer o que nunca foi feito, como já foi demonstrado em ações inovadoras realizadas por sua gestão à frente da capital. As declarações foram feitas durante visita a Abreu e Lima, em mais um dia de agendas cumpridas na Região Metropolitana.

João criticou a falta de planejamento e força política da atual gestão estadual para atrair investimentos para o Litoral Norte, cenário bem diferente do ciclo do PSB à frente do Governo de Pernambuco. Conforme o pré-candidato, falar em polo automotivo, Hemobras, Vivix e indústrias do polo cervejeiro é se remeter “a um desenvolvimento que não foi o atual governo que trouxe”. O líder da Frente Popular disse ainda que seu papel é “fazer os próximos 30 anos melhores do que esses que a gente passou” e jogou luz sobre movimentos eleitoreiros, realizados para dar sobrevida a um governo que não trabalhou.

“O que a gente viu é um governo que passou muito tempo sem trabalhar e, quando chega no ano eleitoral, tenta fazer algum movimento. Mas movimento é diferente de resultado. Uma coisa é você se movimentar. Outra coisa é você dar resultado, inaugurar obra. Eu fiz 107 creches no Recife. Ela prometeu 250 e fez cinco no estado. O que aconteceu no estado foi muita promessa e pouco resultado. A sensação que eu tenho é que o Governo do Estado tenta se mexer, mas não consegue fazer gol”, avaliou, em em entrevista a uma rádio local.

João Campos também elencou o Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, e o Recife no Mundo, de sua gestão à frente do Recife, como iniciativas pioneiras que exemplificam o que esse conjunto político é capaz de fazer em um novo ciclo de governo em Pernambuco. “Eu não virei prefeito do Recife para fazer o que sempre foi feito. Eu virei prefeito para fazer o que nunca foi feito e fazer pela primeira vez o que as pessoas achavam que era difícil fazer. E eu conto isso para vocês entenderem que eu não estou botando meu nome para disputar o Governo do Estado para fazer a mesma coisa. Eu estou botando meu nome para ser o melhor governador da história de Pernambuco”, afirmou.

Ainda durante a passagem pela cidade, João Campos falou sobre a necessidade de uma governança metropolitana que funcione. Ele relatou que, como prefeito do Recife, enfrentou desafios em áreas limítrofes que poderiam ser mais facilmente resolvidos se o Governo do Estado assumisse o protagonismo como mediador. “É preciso fazer uma governança metropolitana de verdade. Não vai ser aquela coisa de chamar os prefeitos para uma conversa e não fazer nada. Tem que ter para discutir os limites, os serviços de limpeza, de iluminação e saúde dessas áreas limítrofes. Eu vou criar uma instância de governança metropolitana permanente, para a gente discutir as ações do estado e entrar como mediador da interlocução entre os municípios”, prometeu.

João Campos foi recebido pelo prefeito Flávio Gadelha (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Flávio Gadelha Filho (MDB) e outras lideranças locais. Junto ao pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e aos deputados Pedro Campos (PSB), Mário Ricardo (Podemos) e Francismar Pontes (PSB), o líder da Frente Popular caminhou pela feira nova e tomou café da manhã no Mercado Municipal de Abreu e Lima, momento em que interagiu com comerciantes e frequentadores. Também no roteiro esteve uma passagem pela carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil. Foi a segunda visita do pré-candidato a governador ao município nesta fase de pré-campanha.

Taquaritinga do Norte salta da 153ª para a 7ª posição em ranking da Atenção Primária em Pernambuco
Publicado em 27/06/2026 às 13:56

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte alcançou um avanço expressivo nos indicadores de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde. O município saiu da 153ª para a 7ª colocação no ranking estadual, resultado celebrado pelo secretário de Saúde, Leandro Lima, que atribuiu a conquista ao planejamento da gestão de Gena Lins e ao trabalho desenvolvido pelas equipes da rede municipal.

Em publicação nas redes sociais, o secretário relembrou que, ao assumir a pasta, estabeleceu como prioridade fortalecer a Atenção Primária por meio de uma gestão baseada em planejamento, organização e valorização dos profissionais.

"Quando assumimos a Secretaria de Saúde, tínhamos um compromisso: mostrar que planejamento, trabalho sério e valorização das pessoas transformam realidades. Hoje, esse compromisso se traduz em resultado", afirmou.

Leandro Lima fez questão de destacar que o desempenho alcançado é fruto do empenho coletivo dos trabalhadores da saúde do município. "Essa conquista não pertence a uma única pessoa. Ela pertence a cada trabalhador da Atenção Primária de Taquaritinga do Norte que acredita nas mudanças, enfrenta desafios, persiste diante das dificuldades e compreende que uma gestão forte se constrói com planejamento, organização, compromisso e trabalho em equipe."

O secretário também ressaltou que o avanço no ranking demonstra a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) quando há organização e compromisso da gestão. "Este resultado mostra que, quando existe propósito, liderança e união, o SUS responde. E esse é apenas o começo. Seguiremos trabalhando para oferecer uma saúde cada vez mais humana, eficiente e resolutiva para a nossa população", concluiu.

Vice-prefeito de Palmares afirma que o município deixou de ser destaque nas páginas policiais e ganhou credibilidade em Brasília
Publicado em 27/06/2026 às 13:49

Durante a passagem do deputado federal Eduardo da Fonte por Palmares, na sexta-feira (26), o vice-prefeito do município, Neto Melo, destacou que a cidade deixou de ser desacreditada em Brasília e voltou a conquistar investimentos graças à articulação política do parlamentar e do deputado federal Lula da Fonte.

Ao defender a pré-candidatura de Eduardo ao Senado, Neto afirmou que o deputado conhece de perto a realidade dos municípios e tem sido um dos principais parceiros da gestão.

"Eduardo da Fonte é o presente e é o futuro da nossa região. É por isso que a gente acredita no seu trabalho", afirmou. Em seguida, relembrou as dificuldades enfrentadas por Palmares no início da gestão. "As nossas primeiras idas a Brasília foram muito difíceis. Palmares era desacreditada, vivia em página policial. Mas, junto com Eduardo da Fonte, junto com Lula da Fonte, as portas de Brasília se abriram e o trabalho de Palmares começou a se desenvolver."

O vice-prefeito também ressaltou a presença constante de Eduardo da Fonte no município, em contraste com outros políticos que, segundo ele, aparecem apenas em período eleitoral. "Tem candidatos que nunca pisaram em Palmares e conhecem a cidade pelo wi-fi e pelas redes sociais. Eduardo da Fonte sempre esteve presente, conhece as pessoas de Palmares pelo nome e conhece a necessidade do nosso povo."