PSB oficializa candidatura de Luciara de Nemias à prefeitura de Custódia
Publicado em 22/07/2024 às 08:10

CUSTÓDIA - No último sábado (20), o Partido Socialista Brasileiro de Pernambuco realizou convenção de lançamento da candidatura de Luciara de Nemias e Paulino Avíncola, a prefeita e vice-prefeito de Custódia. O evento reuniu várias lideranças locais. O deputado federal Pedro Campos participou da convenção e celebrou a construção da unidade das forças populares no município. 


“A gente trabalhou para construir a unidade em Custódia daqueles que querem mudança na cidade, daqueles que sabem que dá pra fazer mais e melhor, que dá pra entregar mais para o povo. Essa unidade foi construída ouvindo a população e tenho certeza que Luciara irá conduzir muito bem essa mudança”, afirmou o parlamentar.


“Vamos dar continuidade a parceria de sucesso que sempre existiu entre Custódia e o PSB, desde a época de Arraes, Eduardo e Nemias”, afirmou Luciara.


Durante sua fala, Pedro relembrou o conjunto de conquistas implementadas pelo grupo político pessebista, citou a ligação da Estação de Tratamento de Água, que possibilitou o abastecimento das casas com a água da transposição do rio São Francisco, a implantação da educação integral e obras de estradas. Para o parlamentar é preciso fazer mais pela educação, mais pela saúde e pelo homem e a mulher do campo, cuidando das estradas, dando mais assistência ao agricultor e à agricultora.


 “A gente sabe a história que Arraes e Eduardo tiveram com Nemias e a gente sabe a história que a gente vai construir junto, aqui em Custódia. Vamos fazer muito mais com Luciara e Paulino a frente da prefeitura”, concluiu.

TJPE atinge a marca de 1 milhão e 400 mil decisões e despachos em 6 meses
Publicado em 21/07/2024 às 09:35

Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, falou dos avanços que o tribunal tem conseguido, principalmente durante a sua gestão, que já dura 6 meses.


Uma das ferramentas implantadas na sua gestão foi o “Decisômetro”, que serve para mostrar à sociedade todo o volume de trabalho que o Poder Judiciário do Estado de Pernambuco faz diariamente. “Ele é atualizado a cada minuto e, para se ter uma ideia, de fevereiro até até o mês atual, foram mais de 1 milhão e 400 mil decisões proferidas em todo o Estado”, destaca o presidente do TJPE.


O Decisômetro funciona no site do Tribunal e fica exposto em telas nas entradas dos prédios do Judiciário estadual. No computador ou celular, com um simples clique, qualquer pessoa pode ter acesso à quantidade de decisões, despachos e julgamentos do primeiro grau, dos Juizados e do segundo grau. Os números são atualizados automaticamente, sempre que os magistrados e magistradas lançam as decisões, despachos e julgamentos no Processo Judicial Eletrônico (PJe).


Para Ricardo Paes Barreto, esse número demonstra “o trabalho que a gente faz todo santo dia. Com dificuldade, às vezes dificuldade de pessoal. A gente tem um quadro de magistrados reduzidos, embora tenhamos feito concursos sucessivamente”, reforça.


Nesta quarta-feira (17), o TJPE publicou o edital para o Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Pernambuco. O concurso busca preencher 147 vagas. Dois terços delas serão destinadas aos candidatos novos, que ainda não exercem a função e atendem aos requisitos legais previstos.


As demais serão destinadas a candidatos à remoção que já exerçam titularidade de registro ou notarial no Estado de Pernambuco há mais de dois anos.


Há reserva de vagas para candidatos com deficiência (5% das serventias oferecidas) e para pessoas negras - pretas ou pardas (20%). As inscrições deverão ser realizadas entre 26 de setembro e 25 de outubro de 2024 no site do Cebraspe. Todas as provas serão aplicadas em Recife, em datas, locais e horários a serem ainda divulgados.

Festival Pernambuco Meu País leva manifestações culturais para Bezerros, no Agreste Central
Publicado em 21/07/2024 às 09:28

Governadora Raquel Lyra comandou a abertura do festival na Terra do Papangu, que segue com programações até este domingo (21)


O Festival Pernambuco Meu País desembarcou, nesta sexta-feira (19), no município de Bezerros, no Agreste Central. A governadora Raquel Lyra comandou a abertura da segunda etapa da festividade, que segue até este domingo (21), com atividades culturais e apresentações musicais. Dentro da programação, o palco “Pernambuco Meu País”, na Praça da Vila, em Serra Negra, recebeu grandes nomes da música pernambucana, como Duda Beat, Joyce Alane e Almério. O evento passará, ainda, por mais seis cidades até 1° de setembro e recebeu investimentos de R$ 25 milhões do Governo do Estado.


“É uma alegria poder estar aqui, na segunda etapa do Festival Pernambuco Meu País. É um festival que foi desenhado a muitas mãos, com muito carinho, buscando enxergar aquilo que é mais forte na nossa identidade. Taquaritinga foi lindo, a gente viu a praça cheia de manhã, de tarde e de noite. Aqui em Bezerros, o sucesso já está no rosto de todos. Serra Negra é um lugar muito especial para o turismo de Pernambuco. O festival já nasce muito grande. Isso é valorização da nossa cultura, respeito ao nosso artista. Pernambuco é um país e a gente tem muito orgulho de viver nele”, destacou a governadora Raquel Lyra. 


Para o segundo final de semana do festival, o Governo de Pernambuco reforçou a segurança com o acréscimo de 300 integrantes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, além de servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Defesa Civil do Estado e da Corregedoria Geral.


Na abertura da festividade na Terra do Papangu, o público pôde conferir uma apresentação inédita que une música e dança em uma homenagem às trajetórias artísticas construídas pelos homenageados da festa, Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos.


“A programação já começou focada na nossa cultura popular com atividades circenses, dando destaque para o show em homenagem a Abelardo da Hora e Naná Vasconcelos. Esta é a primeira vez que a apresentação está acontecendo em nosso festival”, ressaltou a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.


Para a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, a essência itinerante do festival permite que os fazedores de cultura levem a sua arte para várias cidades. “Trazemos também grandes artistas nacionais e pernambucanos, pessoal da nova cena e artistas já consagrados, dividindo o mesmo palco. Por isso que a gente fala em Pernambuco Meu País”, enfatizou.


Até o domingo, o público poderá conferir as mais diversas linguagens artísticas em sete polos que compõem a programação no município, como os palcos País da Literatura, País das Artes Cênicas, País do Circo, País das Culturas Populares, País da Música, País das Conexões Visuais e País da Cultura Alimentar. Também está acontecendo pelas ruas da cidade, o Cortejo Brincantes, que leva muita cultura, das 13h às 18h, em desfiles. 


“Quando a gente incentiva o turismo, estamos impulsionando a geração de emprego e renda. Estamos muito felizes em saber que a cidade está lotada, o festival está muito bonito. Toda nossa equipe está de parabéns”, celebrou o secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery.


O cantor Almério, natural de Aliança, na Zona da Mata Norte, foi um dos artistas que estiveram abrilhando a festa com a sua arte. “Eu sou doido por Pernambuco. E estar subindo nesse palco, em um festival tão pernambucano, é um privilégio. Estou muito emocionado de estar participando da primeira edição do festival”, comemorou. 


Palco Instrumental Paulo Rafael recebe grandes artistas pernambucanos no 32º FIG
Publicado em 21/07/2024 às 09:27

Localizado no Parque Ruber Van Der Linder, o Palco Instrumental é tradição para quem curte jazz e música instrumental


Tradição no Festival de Inverno de Garanhuns, o Palco de Música Instrumental Paulo Rafael retorna à 32ª edição do maior festival multicultural da América Latina. Serão cinco dias de atrações, que celebram a diversidade musical de Pernambuco.


O polo, localizado no Parque Ruber Van der Linden (Pau Pombo), recebe o nome do músico Paulo Rafael. Referência na guitarra em todo o país, ele fez parte da banda Ave Sangria e era parceiro de longa data de Alceu Valença, além de produzir e participar de projetos com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e outros grandes nomes da MPB.


A programação conta com artistas pernambucanos de diversos estilos. Jazz, MPB, experimentalismo e improviso serão encontrados para o público que prestigiar as apresentações do Palco Instrumental.


Confira a programação:


Sábado - 20/07

17h - Nino Alves

18h - Ivison Trio

19h20 - Luciano Magno


Domingo - 21/07

17h - Nosso Jazz

18h - Mongiovi Trio

19h20 - Augusto Silva


Quinta - 25/07

17h - Duo BasSax: Joãozinho Souza e Ivanar Nunes - “Entre e ouça do Frevo ao Jazz”

18h - Nelson Brederode

19h20 - Gilú Amaral 


Sexta - 26/07

17h - Mobile Jazz Band

18h - Orquestra de Pau e Corda

19h20 - Henrique Albino


Sábado - 27/07

17h - Olegário Lucena

18h - Cláudio Rabeca

19h20 - Sá Grama


Fotos: Arquivo Secom (PMG)

Milu Megale assume a Secretaria de Cultura do Recife
Publicado em 20/07/2024 às 07:57

Com experiência na gestão pública, tendo passagem na Secretaria de Turismo de Pernambuco, entre outras funções, nova gestora cultural sucede Ricardo Mello, que comandou a Secult de janeiro de 2021 a julho deste ano


Conhecida nacional e internacionalmente por sua pujança e diversidade cultural, o Recife tem uma nova gestora para executar as ações deste segmento na cidade. Milu Megale assume a Secretaria de Cultura do município no lugar de Ricardo Mello, que comanda a pasta desde janeiro de 2021.


À frente da Secult, Milu terá a missão de expandir as ações com o foco no fortalecimento da política cultural recifense e gerenciar iniciativas importantes, tais como o MOVE Cultura, Registros dos Patrimônios Vivos, a conquista do título de Cidade Criativa na Música, conferido pela Unesco, a retomada do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), a coordenação dos ciclos festivos populares, entre outras iniciativas. A mudança será publicada no Diário Oficial do Município (DOM).


Milu Megale é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem mais de 20 anos em cargos de liderança e possui ampla experiência em agências de Pernambuco, São Paulo e Lisboa.


Com expertise em Marketing Institucional e gestão de contratos de publicidade, Milu atendeu a grandes empresas e governos nacionais e internacionais. Atuou como Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, contribuindo para o desenvolvimento do turismo regional. Atualmente, Megale atuava como Relações Institucionais na Azul Viagens, fortalecendo conexões com stakeholders do setor.

Investimento: Raquel afirma que PE teve o melhor primeiro semestre dos últimos 20 anos
Publicado em 19/07/2024 às 08:41

A governadora Raquel Lyra participou do Seminário Construindo caminhos para o desenvolvimento, com foco na infraestrutura econômica do estado. O evento, realizado pela Associação Atitude Pernambuco e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), aconteceu no auditório do empresarial Rio Mar Trade Center, no Pina, Zona Sul do Recife.


Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, Raquel afirmou que para Pernambuco voltar a crescer, gerar emprego e renda, o governo estadual tem que garantir investimentos públicos.


“O Estado vinha investindo, nos últimos 10 anos, algo em torno de R$ 1.3 bilhão de reais, batendo em 2022 algo em torno de R$ 2.2 bilhões. O que a gente faz hoje em Pernambuco é garantir, no primeiro semestre deste ano, R$ 1 bilhão de investimento já liquidado, permitindo que a gente tenha o maior investimento dos últimos 20 anos, no primeiro semestre. A gente está trabalhando para que o segundo semestre seja melhor do que o primeiro”, detalhou.


O presidente do Atitude Pernambuco, Guilherme Ferreira Costa afirmou que o seminário é importante para que a sociedade entenda o que vem sendo feito pelo Governo de Pernambuco no contexto de investimentos no estado.


"Quando falamos em estradas, rodovias, gás natural, energia, além de portos e aeroportos, e de nos colocarmos de forma proativa à frente dos desafios que se apresentam ao nosso estado. Queremos somar e, ao lado da FIEPE e de todos os envolvidos neste evento, temos certeza que colheremos bons resultados que beneficiarão a todos”, pontuou.

BIDEN está aberto à possibilidade de DESISTIR DA REELEIÇÃO, diz imprensa americana
Publicado em 19/07/2024 às 08:18

Múltiplos relatos na imprensa americana sugerem que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está mais aberto à possibilidade de desistir da campanha pela reeleição.

Isolado em Delaware após ter sido diagnosticado com covid-19, Biden viu a pressão crescer, nesta quinta-feira, 18, entre a cúpula do Partido Democrata para abandonar a disputa.

Continua após a publicidade:

Há pouco, o The New York Times citou fontes próximas a Biden que afirmam que o presidente parece estar começando a aceitar que pode não conseguir derrotar o ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, nas eleições de novembro. O líder da Casa Branca ainda não tomou uma decisão, segundo o diário.

Noite do brega protagoniza recorde de público no 32ª FIG
Publicado em 19/07/2024 às 08:14

Carla Marques, Conde só Brega, Pablo e Raphaela Santos foram as atrações do Palco Mestre Dominguinhos em noite histórica para o festival


A quarta noite do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) foi marcada pela maior audiência da história do evento. Com uma estimativa de mais de 70 mil pessoas, os acessos foram fechados pouco após as 21h devido à lotação completa. O palco Mestre Dominguinhos teve como atrações Carla Marques, Conde Só Brega, Pablo e Raphaela Santos, proporcionando uma noite memorável.


Carla Marques, artista local que começou sua carreira aos 13 anos na igreja, abriu a noite com um repertório de grandes sucessos do brega, destacando-se com sua releitura de “Tô te filmando”. Reconhecida pela ALEPE por sua contribuição à música brega romântica, Carla encantou o público que não parou de dançar.


Em seguida, o cantor e compositor Conde só Brega trouxe um repertório que marcou duas décadas de sua carreira, com canções como “Não devo nada a ninguém”, “Procure entender”, “Espelho do poder”, “Na vida mando eu” e “Me queira contigo”, levando seus fãs ao delírio. Em coletiva, Conde expressou seu orgulho em representar o brega, destacando a importância do gênero para o Brasil, “Eu me sinto honrado e orgulhoso em representar aquele que realmente levou o nosso brega pra esse Brasil e mundo a fora. Isso aqui pra mim é um motivo de satisfação”, disse o artista.


Antes mesmo de Pablo subir ao palco, as filas fora do evento continuavam enormes. O cantor apresentou sucessos como “Agora”, “Porque homem não chora”, “Ao sabor do vento”, “E aí bê?” e “Tá fazendo falta”. Além disso, promoveu um momento especial ao convidar um fã para cantar “Tomara”, resultando em uma grande euforia do público.


Encerrando a noite, Raphaela Santos, que já havia atraído multidões para a Praça Guadalajara - Praça Mestre Dominguinhos em edição anterior, iniciou sua apresentação com uma sequência de hits: “Quem é o louco entre nós”, “A otária”, “Eu não sou ela” e “Não vou desistir”. A cantora expressou sua gratidão pelo carinho dos fãs e ainda trouxe duas crianças ao palco, encantando ainda mais a plateia.


A quinta noite do FIG reafirmou a importância do festival como o maior evento multicultural da América Latina, oferecendo uma rica diversidade musical e experiências únicas. A programação do FIG 2024 continua nesta quinta-feira (18), com Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Andrea Amorim e Toni Garrido, e segue até 28 de julho.


Pedro Campos apresenta proposta para melhorar uso dos sistemas de alertas em desastres naturais
Publicado em 19/07/2024 às 08:11

A iniciativa faz parte das ações do Gabinete Compartilhado, que defende ações educativas voltadas à população, integração e sanções para mau uso das plataformas, além de criação de Autoridade Nacional de Resposta a Emergências Climáticas


Os parlamentares do Gabinete Compartilhado apresentaram, na última dia 10, um pacote de iniciativas legislativas para enfrentamento a desastres climáticos. Ao todo, foram protocolados dois projetos de lei e dois requerimentos de indicação, que tratam dos sistemas de alerta, especialmente no que diz respeito ao seu monitoramento, eficácia e capacitação para o uso adequado. 


O deputado federal Pedro Campos(PSB) protocolou projeto de lei n° 2809/2024 para alterar as legislações ambientais visando fortalecer ações educativas de enfrentamento e resposta a desastres climáticos. “O objetivo é ter uma sociedade mais segura e preparada para enfrentar os desafios climáticos. Programas educativos que propaguem uma cultura de prevenção e as formas adequadas de agir em situações de emergência seguramente podem salvar vidas”, explica o deputado Pedro Campos. 


O senador Alessandro Vieira reforça que a medida se justifica pelo aumento significativo de desastres climáticos no Brasil “A principal vantagem desse projeto é preparar a população para reconhecer sinais de perigo, adotar medidas preventivas e agir corretamente em situações de emergência. Isso promove uma cultura de prevenção e resiliência, protegendo vidas e reduzindo danos materiais e ambientais”, completa.


Outro ponto fundamental para um serviço de qualidade é garantir o uso adequado também por parte dos responsáveis pelos sistemas de alerta, a fim de evitar graves prejuízos à população. Sendo assim, o PL, denominado 2821/2024 na Câmara e 2739/2024 no Senado, estabelece sanções administrativas para ações que prejudiquem a eficácia e a confiabilidade dos sinais emitidos como, por exemplo, divulgação de informações falsas ou enganosas, alteração não autorizada dos critérios de emissão e atraso injustificado na emissão dos alertas, entre outros. 


“O mau uso dos sistemas de alerta coloca ainda mais vidas em risco. Acionamentos acidentais ou falsos, conhecidos como terrorismo de barragem, geram pânico e desconfiança, e são explorados por empresas para aumentar seu controle regional. Preparar a população para responder a esses alertas é responsabilidade dos órgãos públicos e privados. Um sistema de alerta integrado a nível federal vai nos ajudar a garantir a dignidade e segurança dos grupos mais afetados pelas mudanças climáticas”, defende a deputada Camila Jara.


Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo uso adequado dos sistemas fica atribuída aos órgãos e entidades públicas e privadas responsáveis pela sua operação, sendo passíveis de sanções como advertência, afastamento de servidor e multa, que pode variar de R$ 10 mil a R$ 1 milhão, suspensão e interdição das atividades e cassação da autorização para operação dos sistemas de alerta.


Sugestões ao Governo - Além dos projetos, também foram enviados dois requerimentos de indicação ao Governo Federal. O primeiro, sob o número INC 1056/2024 na Câmara e INS 51/2024 no Senado, é direcionado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e propõe a criação de sistema de alerta integrado. A ideia é garantir que as informações cheguem de diversas formas até o cidadão, sendo mais um mecanismo de resposta rápida aos desastres naturais.


PGR defende abertura de inquérito contra Allan dos Santos em manifestação ao STF
Publicado em 18/07/2024 às 13:47

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a abertura de um inquérito da Polícia Federal (PF) contra o blogueiro Allan dos Santos. Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira, 17, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou que a PF investigue se o blogueiro integra uma “atuação coordenada com o fim de, deliberadamente, difundir informações falsas” nas redes sociais.

O caso envolve uma captura de tela falsa envolvendo a jornalista Juliana Dal Piva. Em 21 de junho, uma publicação de Allan dos Santos atribuiu à repórter um suposto diálogo, segundo o qual Dal Piva, confessa o conhecimento de um plano do ministro do STF Alexandre de Moraes, em conluio com a PF, para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A Procuradoria considerou que a mensagem é falsa.

À Corte, Juliana relatou a manipulação da captura de tela. Com o parecer da PGR, que também defende o bloqueio de contas do blogueiro, o processo será analisado pelo relator, Alexandre de Moraes.

Allan dos Santos é alvo de dois inquéritos no STF por propagação de desinformação. Contra ele, há um mandado de prisão preventiva, além de uma ordem de extradição. O blogueiro está foragido e reside nos Estados Unidos.

Se for julgado procedente, o bloqueio de contas solicitado pela PGR se somaria a uma série de determinações anteriores nas quais o blogueiro da “tropa de choque” bolsonarista foi alvo. Desde julho de 2020, quando teve os perfis retidos nas redes sociais pela primeira vez, Santos tem driblado as decisões da Justiça criando novas contas.