Prefeito Alex Robevan celebra conquista de Conceito A por Santa Maria do Cambucá em ranking da STN
Publicado em 26/06/2026 às 22:08

O município de Santa Maria do Cambucá conquistou o Conceito A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O reconhecimento atesta o elevado padrão de transparência, responsabilidade fiscal e qualidade das informações contábeis apresentadas pela gestão municipal.

O prefeito Alex Robevan comemorou o resultado e destacou que a conquista é fruto de um trabalho desenvolvido com seriedade, dedicação e compromisso por toda a equipe da Administração Municipal, reforçando o empenho em garantir uma gestão eficiente e responsável dos recursos públicos.

A gestão também ressaltou a importante contribuição do CESPAM no processo e parabenizou os demais municípios assessorados que igualmente alcançaram o Conceito A. Segundo Alex Robevan, o município seguirá trabalhando com responsabilidade, transparência e compromisso com a população.

Cayo Albino recebe apoio de Galego, ex-prefeito de Jurema
Publicado em 26/06/2026 às 21:34

Com uma postagem no Instagram, o deputado estadual Cayo Albino (PSB) anunciou o apoio de Galego, Ex-Prefeito de Jurema, e do seu grupo político, à sua campanha pela reeleição em outubro.

"Estamos firmando uma parceria de compromisso, seriedade e trabalho por nossa gente! Galego tem uma trajetória marcada pelo trabalho, olhar pra quem mais precisa e dedicação para usar a política como ferramenta de transformação", registrou Cayo Albino.

Galego é mais uma grande liderança regional que agrega força à campanha de Cayo, que já conta com prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes, ex-vereadores, lideranças políticas e sociais, no Agreste e outras regiões do estado.

Quanto à chegada do grupo de Galego de Jurema, Cayo carimbou com determinação: "Essa aliança vai trazer a oportunidade de estar ainda mais próximo, unindo forças e construindo um futuro cada vez melhor para todos, em todos estes municípios onde estamos sendo recebidos com esta alegria e confiança. Vamos fazer mais por Jurema, junto com Galego e seu grupo", finalizou o deputado estadual.

No Agreste e no Sertão, governadora Raquel Lyra entrega novas creches, Centro de Referência da Mulher e dessalinizadores para abastecimento de água
Publicado em 26/06/2026 às 21:15

Neste sábado (27), a governadora Raquel Lyra cumpre agendas no Agreste e no Sertão do Estado. Pela manhã, em Serra Talhada, no Sertão, a gestora entrega duas novas creches ao município. Cada equipamento tem capacidade para atender 324 crianças.

À tarde, em Buíque, no Agreste, a chefe do Executivo estadual inaugura mais uma creche. Com aporte de R$ 6,1 milhões, a unidade atenderá cerca de 324 crianças. Ainda no município, a governadora entrega o Centro de Referência da Mulher (CRM) da cidade, autoriza a abertura de dois processos licitatórios para a execução de obras de infraestrutura viária, e entrega novos sistemas de dessalinização para garantir água tratada à população.

No fim da tarde, em Pesqueira, Agreste, Raquel Lyra entrega mais sistemas de dessalinização, autoriza o início do processo licitatório para obras de infraestrutura viária e qualificação urbana no município e entrega a nova quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada na Aldeia Cana Brava, no território indígena Xukuru de Ororubá.

Mano e Andréa Medeiros prestigiam São João da Câmara Municipal de Jaboatão
Publicado em 26/06/2026 às 21:01

Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e a pré-candidata a deputada estadual Andréa Medeiros (PSD) participaram da festa de São João da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes. O presidente da Casa Vidal de Negreiros, Getúlio Belém, recebeu os convidados, ao lado dos vereadores do município. O deputado federal Guilherme Uchoa Junior também esteve presente no evento.

O momento de descontração foi marcado pelo alinhamento entre o Legislativo e o Executivo. "Acredito que trabalho e diálogo são os caminhos para levar mais conquistas às pessoas. Governar é definir prioridades, ouvir a população, respeitar os representantes do povo e construir soluções em conjunto para que os avanços cheguem a todos os cantos de Jaboatão", declarou o prefeito Mano Medeiros.

Andréa Medeiros destacou a riqueza da cultura pernambucana e a força do trabalho que soma esforços para melhorar a qualidade de vida da população. "Viemos prestigiar o Arraial da Câmara de Vereadores de Jaboatão, a convite do nosso amigo, o presidente Getúlio Belém. É um momento de celebração da nossa cultura e, também, de fortalecimento do diálogo entre os poderes em favor da população. Esse é o time que ama Jaboatão", afirmou. 

Em Camaragibe, Diego Cabral e Raquel Lyra entregam nova creche de R$ 6,3 milhões e 15 ruas pavimentadas ao custo de R$ 10 milhões
Publicado em 26/06/2026 às 20:35

A eficiente parceria política entre o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que já rendeu cerca de R$ 300 milhões em investimentos para a Terra dos Camarás em apenas um ano e meio da atual gestão, teve mais um capítulo especial. Nesta sexta-feira (26/06), os gestores inauguraram e entregaram oficialmente à população a nova creche municipal da cidade, o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, construído na comunidade do Vera Cruz (Aldeia), com um investimento médio de R$ 6,3 milhões, e 15 ruas totalmente pavimentadas ao custo de R$ 10 milhões.

"Nosso trabalho é dessa forma, ouvindo a população, buscando os recursos necessários e realizando aquilo que é nosso dever: entregas para a população na educação, saúde, segurança, mobilidade, infraestrutura, em todos os setores, melhorando a vida de todos. E o melhor é contar com a parceria fiel da governadora Raquel Lyra, que tem sido uma mãe para a nossa cidade e não mede esforços para nos ajudar a governar pelo povo e para o povo. Juntos, vamos conseguir muito mais", disse Diego Cabral.

O novo equipamento da Educação Básica e Infantil da Terra dos Camarás, obtido por meio da articulação política de Diego Cabral junto ao Governo de Pernambuco, através do programa Juntos pela Educação, será totalmente público e 100% gratuito, sem nenhuma cobrança de mensalidades ou taxas de matrícula. Com um amplo e moderno projeto arquitetônico, conforme a proposta do programa, o CEI José Maria Cabral Corrêa é totalmente padronizado e focado na acessibilidade, no conforto e na segurança de crianças de 4 meses até 5 anos e 11 meses.

De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE), neste modelo o estado conduz um plano de expansão dos Centros de Educação Infantil (CEIs) por meio do programa financiando a construção e o custeio inicial das unidades antes de repassá-las à gestão municipal, por meio da pasta. Através do Juntos pela Educação, no que se refere ao fortalecimento da educação infantil, o governo estadual já investiu um total de R$ 1,9 bilhão na construção de 250 novas unidades desse porte com a meta de ofertar 60 mil vagas em creches e pré-escolas até o fim deste ano.

"É muito bom trabalhar com alguém como o prefeito Diego Cabral, que acredita no nosso governo, no nosso trabalho e nosso projeto. E que, sobretudo, entendeu o que é melhor para Camaragibe e Pernambuco. Essa cidade se tornou um canteiro de obras graças a essa parceria, que ainda vai render muito mais para nosso estado e para Camaragibe. Juntos, vamos avançar ainda mais pelo bem do povo sem discurso e com muito trabalho", afirmou Raquel Lyra.

O novo CEI José Maria Cabral Corrêa, a exemplo das demais unidades do programa, conta com até dez salas de aula climatizadas, mobiliário completo, fraldário, sala de amamentação totalmente equipada para a higienização dos bebês e lactação segura, sala multiuso voltada a atividades artísticas, pedagógicas e psicomotoras, refeitório e cozinha preparada para o fornecimento de até cinco refeições diárias por criança. O equipamento também possui áreas de lazer e integração com pátio coberto, playgrounds e espaço verde para horta comunitária.

"Esse novo equipamento vai preencher uma lacuna na educação municipal e mudar o futuro de muitas crianças e famílias. Sem dúvida, educação se faz com trabalho e dedicação, e o prefeito Diego Cabral e a governadora Raquel Lyra já provaram que são capazes de fazer muito mais", frisou o secretário de Educação de Camaragibe, Alex Souza.

Além do prefeito Diego Cabral e da governadora Raquel Lyra, participaram da solenidade a vice-governadora do estado, Priscila Krause, a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres de Camaragibe, Comandante Débora, o senador Fernando Dueire (MDB), o deputado estadual João de Nadegi (PV), o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, o secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho, secretários e servidores municipais, vereadores da cidade, moradores e várias lideranças comunitárias de Aldeia e de outros bairros do município.

Oposição de Cortês se une em apoio a João Campos
Publicado em 26/06/2026 às 20:30

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (26), o apoio dos grupos de oposição de Cortês. Postulantes à prefeitura em 2024, o ex-prefeito Geninho (PSB) e Professor Eron (Solidariedade) tiveram mais votos que a atual prefeita do município e agora se unem para fortalecer o palanque da Frente Popular na Mata Sul de Pernambuco.

A aliança foi firmada durante encontro político com João Campos no Recife. “Ainda na fase da pré-campanha, que é quando a gente alinha propósitos e une forças, a gente tem conseguido fazer a política que junta e constrói. Geninho e Eron disputaram as eleições de 2024 e reuniram uma quantidade de votos que, juntos, expressavam um desejo de mudança da realidade local. Mas essa união que a gente vê agora vai além da matemática eleitoral; ela expressa um sentimento de mudança também em Pernambuco, um propósito que eles encontram no projeto que a gente representa”, avaliou João Campos.

Também participaram do encontro político os vereadores Alex do Povo (PSB) e Celso Cleiton (PSB), o presidente do PCdoB de Cortês, Raphael Monteiro, e outras lideranças. A declaração de apoio se soma a outras adesões ao palanque de João Campos ao longo desta pré-campanha em diversas regiões do estado.

Tadeu Calheiros comemora prorrogação do concurso da Saúde do Recife e destaca avanço para novas nomeações até 2028
Publicado em 26/06/2026 às 20:23

O vereador do Recife e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Tadeu Calheiros (MDB), comemorou a decisão do prefeito Victor Marques de prorrogar por mais dois anos a validade do Concurso Público nº 001/2024 da Secretaria de Saúde do Recife. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), após reunião entre o prefeito do Recife, Victor Marques, o vereador Tadeu Calheiros e a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

A prorrogação amplia o prazo para novas nomeações de profissionais aprovados no certame, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da saúde pública e garantindo mais tempo para ampliar as equipes da rede de saúde do Recife.

“Quando lançamos o concurso, o edital previa 212 vagas. Ao longo desses dois primeiros anos, já nomeamos 544 profissionais, demonstrando nosso compromisso com a ampliação da assistência à população. Com a prorrogação por mais dois anos, teremos a oportunidade de seguir realizando novas nomeações e fortalecendo cada vez mais a rede municipal de saúde”, destacou o prefeito Victor Marques.

Ao longo dos últimos meses, Tadeu Calheiros esteve à frente do movimento #NomeiaJá, promovendo reuniões com a Prefeitura, a Secretaria de Saúde e os aprovados no concurso, defendendo a continuidade das nomeações e a renovação da validade do certame.

“Essa é uma conquista muito importante para os aprovados e para a saúde do Recife. A renovação do concurso garante mais dois anos para que novas nomeações possam acontecer, fortalecendo as equipes e ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal. Agradeço ao prefeito Victor Marques e à secretária Luciana Albuquerque pela sensibilidade e pelo compromisso com essa pauta, tão importante para os profissionais e para toda a população”, afirmou Tadeu Calheiros.

O parlamentar destacou que continuará acompanhando de perto as próximas convocações, mantendo o diálogo com os aprovados e com a gestão municipal para que novas nomeações sejam realizadas durante todo o período de vigência do concurso.

Com apoio de João Campos, Ricardo Rocha anuncia pré-candidatura a deputado estadual
Publicado em 26/06/2026 às 20:20

O ex-secretário de Infraestrutura de Petrolina, Ricardo Rocha, confirmou, nesta sexta-feira (26), a pré-candidatura a deputado estadual. O projeto conta com o apoio do presidente nacional do PSB e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, que aposta no nome de Rocha para fortalecer a representação política do Sertão do São Francisco na Assembleia Legislativa.

"Ricardo Rocha reúne experiência em gestão, capacidade de execução e conhece de perto as demandas do interior. Tenho certeza de que dará uma grande contribuição a Pernambuco e ao projeto que estamos construindo em todo o nosso estado", afirmou João Campos.

Ricardo Rocha disse que a pré-candidatura nasce com o compromisso de ampliar o diálogo com a população e defender o desenvolvimento regional. "Quero promover mudanças de verdade, combater as desigualdades, ouvir a sociedade e construir projetos que contribuam para o crescimento de Pernambuco, especialmente do nosso Sertão", declarou.

Governadora Raquel Lyra entrega 378 reformas e 141 títulos de propriedade e anuncia R$ 140 milhões em obras na RMR
Publicado em 26/06/2026 às 20:00

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (26), em Olinda, a entrega de 378 casas reformadas e 141 títulos de propriedade no bairro de Peixinhos, além de autorizar um pacote de investimentos da ordem de R$ 140 milhões em obras de mobilidade, contenção de encostas e requalificação urbana na Região Metropolitana do Recife.

“Estamos avançando com ações integradas em moradia e mobilidade na Região Metropolitana. Em Olinda, além das reformas habitacionais e da entrega de títulos de propriedade, autorizamos obras de contenção de encostas, requalificação de terminais e implantação de semáforos inteligentes nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. São investimentos que melhoram a infraestrutura urbana, ampliam a segurança e garantem mais qualidade de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), 378 casas da Vila das Mulheres Pedreiras foram reformadas pelo eixo Reforma no Lar do Programa Morar Bem PE. As obras incluem melhorias como pintura, revisão elétrica e hidráulica e correção de problemas estruturais. Cada imóvel recebeu investimento de até R$ 18 mil. Outras mais de 600 unidades ainda serão atendidas, ampliando o alcance do programa.

Maria das Graças, aposentada, teve reformada a casa onde mora há 40 anos. “É uma alegria ver minha casa como ela está hoje. Quando comecei, era um casebre, metade de taipa e metade de papelão. Sempre que recebia algum dinheiro, comprava um pouco de material, como tijolos e cimento, e contava com a ajuda de outras pessoas. Hoje, graças a Deus, estou bem aqui”, declarou.

Também na Vila das Mulheres Pedreiras, foram entregues 141 títulos de propriedade para moradores. A ação encerra um processo iniciado em 1994, quando um grupo de 78 mulheres construiu suas casas através de um mutirão. A regularização garante segurança jurídica às moradias em uma área de mais de 21 mil m².

“Hoje entregamos 141 títulos de propriedade para as moradoras de Vila das Mulheres Pedreiras, uma comunidade que surgiu em 1994 e que agora, mais de 30 anos depois, conquista esse direito. Além disso, o Governo autorizou novas obras de mobilidade, com melhorias em terminais, passarelas e implantação de semáforos inteligentes, além de intervenções em encostas. Ao todo, são cerca de R$ 150 milhões em investimentos que vão beneficiar a Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro.

Na ocasião, a governadora também autorizou obras em três encostas de Olinda com alto risco de deslizamento. As intervenções vão beneficiar cerca de 1,3 mil moradores, com investimento de R$ 22,8 milhões. O objetivo é reduzir riscos, proteger casas e aumentar a segurança da população. A chefe do Executivo estadual também autorizou o início da recuperação ambiental e estrutural do Santuário Mãe Rainha, com investimento de R$ 1,4 milhão.

“Nosso objetivo é ampliar o alcance da iniciativa do Reforma no Lar e atender mais famílias, garantindo moradia digna e melhores condições de vida. Ao mesmo tempo, o Governo de Pernambuco investe em obras importantes de mobilidade urbana, que vão modernizar o transporte público, melhorar o trânsito e aumentar a segurança da população na Região Metropolitana”, afirmou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Na área da mobilidade, a gestora anunciou a ampliação dos terminais da PE-15 (Olinda) e de Pelópidas Silveira (Paulista). As obras vão aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a estrutura para os usuários do transporte público. O investimento é de cerca de R$ 46 milhões.

Além disso, serão substituídos 199 semáforos nos corredores Norte-Sul (do centro do Recife a Igarassu) e Leste-Oeste (de Camaragibe ao centro do Recife) do BRT. O novo sistema terá câmeras e controle inteligente do tráfego, priorizando o transporte coletivo. O investimento é de R$ 62,7 milhões, com conclusão prevista em um ano.

“Olinda vive um momento de desenvolvimento, com muitas entregas e obras em parceria com o Governo do Estado. Isso faz diferença na vida das pessoas, principalmente de quem esperou muitos anos por esse tipo de conquista. A gente vê de perto a emoção das famílias e entende o quanto essas ações transformam a realidade da população”, afirmou o prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho.

Três passarelas em Olinda e Paulista também passarão por melhorias para garantir mais segurança e acessibilidade. As obras devem começar em julho e durar cerca de três meses, com investimento de R$ 5,6 milhões.

Presente na agenda, o deputado estadual Antônio Moraes destacou a atenção dada pela gestão estadual às necessidades dos municípios. “As ações realizadas hoje mostram o avanço de parcerias entre o Governo de Pernambuco e os municípios, com obras e investimentos que chegam a todas as regiões do Estado. São iniciativas que fortalecem a infraestrutura, geram emprego e melhoram a qualidade de vida da população, com intervenções como creches, cozinhas comunitárias e melhorias urbanas”, pontuou.

Também participaram da agenda a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes; e o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral; além de vereadores de Olinda e outras lideranças locais.

"Dudu está credenciado para ser senador de Pernambuco", afirma France Hacker
Publicado em 26/06/2026 às 20:01

O deputado estadual France Hacker declarou apoio à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado Federal durante ato político realizado na tarde desta sexta-feira (26), em Palmares. Em discurso, o parlamentar destacou a trajetória de Eduardo na Câmara dos Deputados, especialmente na defesa da saúde pública e da população mais vulnerável, além de reafirmar a aliança do Progressistas com a governadora Raquel Lyra.

Ao justificar o apoio ao projeto de Eduardo da Fonte, France Hacker ressaltou que o deputado federal construiu sua atuação em Brasília voltada para quem mais precisa. "A gente acompanha o trabalho do seu pai nesses mandatos que o povo pernambucano lhe concedeu e vê o seu trabalho, Dudu, lá em Brasília, sempre defendendo aqueles que mais precisam. Você vive brigando pelas pessoas que não têm condições de ter um plano de saúde e lutando para que o tratamento chegue mais próximo de quem precisa", afirmou.

O parlamentar disse acreditar que Eduardo está preparado para representar Pernambuco no Senado e defendeu um mandato próximo da população. "Você está credenciado, sem sombra de dúvida, para ser o senador do Estado de Pernambuco. Tenho certeza de que, pelo que eu lhe conheço, com você vai ser diferente. Você é um cara trabalhador, que vive lutando de dia e de noite pelo povo pernambucano", declarou.

Durante o discurso, France Hacker também destacou o fortalecimento político do Progressistas para as eleições deste ano, lembrando que a legenda reúne uma das maiores chapas proporcionais do Estado. Segundo ele, a bancada do partido permanece ao lado da governadora Raquel Lyra desde o início da gestão. "Foram três anos e meio de apoio à governadora Raquel Lyra e assim vai continuar. Vamos estar todos juntos. É Raquel governadora, Lula da Fonte deputado federal e Dudu senador por Pernambuco", afirmou.