Polyanna Abreu anuncia apoio a Clodoaldo Magalhães e amplia base política do deputado no Sertão
Publicado em 26/06/2026 às 19:17

A prefeita de Sertânia, Polyanna Abreu (PSD), oficializou o apoio ao deputado Clodoaldo Magalhães (PV) como seu pré-candidato a federal nas eleições de 2026. O anúncio representa um passo estratégico para ampliar a capilaridade política do parlamentar no interior pernambucano, consolidando Sertânia como um novo polo de sustentação da sua campanha e fortalecendo sua presença em todo o Moxotó.

A parceria entre o deputado e o município vem se consolidando nos últimos anos através da destinação de emendas e na atuação do deputado para destravar projetos prioritários para a saúde, infraestrutura e educação de Sertânia. Clodoaldo tem sido um interlocutor ativo no Congresso Nacional, garantindo que as demandas da cidade cheguem ao governo federal.

“A atuação de Clodoaldo em Brasília já trouxe resultados concretos para Sertânia. Com esse respaldo, ampliamos sua base e garantimos que ele continue ainda mais forte defendendo os nossos projetos. Ter Clodoaldo no Congresso e Raquel Lyra no Governo do Estado é a combinação certa para acelerar o desenvolvimento do nosso município e de toda a região”, afirmou Polyanna.

O deputado agradeceu o gesto de confiança e reforçou o compromisso: “Sou grato à prefeita e ao povo de Sertânia. Vamos seguir trabalhando juntos para trazer ainda mais recursos e oportunidades para o nosso povo. Essa é uma parceria de resultados.”

Nos 20 anos do Procape, a vice-governadora Priscila Krause entrega novas salas de hemodinâmica do hospital
Publicado em 26/06/2026 às 19:15

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, representando a governadora Raquel Lyra, entregou nesta sexta-feira (26) as salas A e B de hemodinâmica do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), em cerimônia que marcou os 20 anos da instituição. O investimento total supera R$ 8,4 milhões e representa a modernização completa do Centro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da unidade.

Durante o evento, a gestora relembrou do fundador da instituição. “A gente comemora esses 20 anos relembrando a memória do doutor Ênio Cantarelli e também o novo momento do governo do Estado. Sob a orientação da governadora Raquel Lyra, o Procape está recebendo recursos de R$ 53 milhões para renovação de seu parque tecnológico e para a construção do prédio anexo, que será um novo hospital”, disse Priscila Krause, lembrando que durante muitos anos os investimentos públicos realizados no Procape eram feitos apenas através de emendas parlamentares.

A modernização das salas de hemodinâmica veio da necessidade de atualização tecnológica por causa do encerramento do suporte de fábrica dos equipamentos originais, instalados há quase duas décadas. Com a vida útil dos equipamentos esgotada, a substituição era indispensável para a continuidade dos procedimentos cardiovasculares de alta complexidade realizados no local.

A requalificação contemplou duas frentes. A adequação das instalações físicas das salas A e B demandou R$ 658,38 mil, custeados pelo próprio Procape, vinculado ao Complexo Hospitalar Universitário da Universidade de Pernambuco (CHU/UPE).

A aquisição dos novos equipamentos, no valor de R$ 7,74 milhões, foi viabilizada por convênio entre o Fundo Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde e a UPE. O equipamento da sala A, avaliado em R$ 3,3 milhões, foi inaugurado em outubro de 2025; o da sala B, de R$ 3 milhões, entrou em operação em fevereiro de 2026.

Com o funcionamento pleno das três salas do centro, incluindo a já existente, a estimativa é de crescimento de 100% na capacidade de realização dos procedimentos. “Agora serão três máquinas funcionando, 24 horas por dia, à disposição da sociedade pernambucana. Somos o único serviço público a contar com três salas de hemodinâmica dedicadas ao tratamento da cardiologia”, destacou o novo diretor do Procape, Pedro Casé, que substitui o antigo diretor da instituição, Ricardo de Carvalho Lima

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti), Mauricélia Montenegro, destacou a importância dos 20 anos da instituição. “Como unidade da UPE, o hospital cumpre uma missão que vai muito além do atendimento, formando profissionais altamente qualificados, produzindo conhecimento científico e incorporando novas tecnologias que fortalecem o SUS”, declarou. A UPE é vinculada à Secti.

Investimentos na Saúde

Os investimentos no Procape integram um conjunto mais amplo de ações do governo de Pernambuco para requalificar a unidade após 14 anos sem ampliações estruturantes.
Com aporte de R$ 53,4 milhões do governo do Estado, o Procape está finalizando as obras de um novo complexo hospitalar anexo, com 50 leitos adicionais de UTI e 88 de enfermaria.

O agora ex-diretor da Instituição, o médico Ricardo de Carvalho, destacou o apoio do Estado. “Esse sonho de completar o segundo bloco é um sonho antigo, desde quando o Procape estava sendo projetado. Só agora está sendo concluído, com esse suporte do governo de Pernambuco. Nós esperamos que, no final desse ano, ou mais tardar, início do próximo ano, o hospital esteja completo, com os dois blocos funcionando”, disse

Priscila Krause lembrou que os investimentos na saúde se espalham por todo o Estado. “Hoje nós temos 24 unidades de saúde, entre hospitais, UPAS e hospitais universitários em reformas estruturadoras, alguns deles não passavam por reformas há mais de 50 anos, como é o caso do Hospital da Restauração. Hoje temos um padrão, a gente chaga com a reforma, num padrão que não deixa a desejar a nenhum hospital particular”, completou.

Inaugurado em junho de 2006, o Procape é um hospital universitário vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), destinado ao atendimento especializado em cardiologia de alta complexidade, especialmente no atendimento de urgência, emergência e procedimentos estruturais do coração. 

AVANTE REFORÇA COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO
Publicado em 26/06/2026 às 19:10

O município de Chã Grande sediou uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo do Estado voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. O principal destaque da programação foi o lançamento da Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento e impulsionar a produção rural em todas as regiões do Estado.

Durante o evento desta sexta-feira (26), o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, destacou que a nova linha de crédito representa uma política pública direcionada para quem vive e produz no campo. "A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda. É assim que fortalecemos e construímos um Pernambuco mais forte e mais justo para todos."

Sebastião também ressaltou a força da agricultura na Mata Sul e a importância dos agricultores da região para o desenvolvimento econômico do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, cuja pasta é comandada pelo Avante, afirmou que a Agro AGE foi estruturada para atender às necessidades do interior, ampliando as oportunidades para produtores rurais e empreendedores. "O Governo do Estado, por meio da Sedepe e da AGE, realiza uma política pública que dialoga diretamente com a realidade dos municípios e dos produtores rurais. A Agro AGE amplia o acesso ao crédito, fortalece a agricultura, estimula o empreendedorismo e contribui para o desenvolvimento econômico de Pernambuco”, disse o ex-prefeito de Chã Grande.

Sandro Advogado, prefeito de Chã Grande, enalteceu a parceria com Sebastião Oliveira e o deputado federal Waldemar Oliveira, ressaltando os investimentos conquistados para Chã Grande. "É uma parceria de muitos anos que já rendeu importantes conquistas para a nossa cidade. O povo é grato pelos esforços e pelos resultados alcançados. Tenho a certeza de que muitos outros avanços ainda virão. Estamos muito felizes em sediar o lançamento dessa importante linha que beneficiará muitas famílias."

O evento reuniu ainda os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara de Vereadores de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais.

João Campos reúne lideranças em grande caminhada pelo comércio de Paulista
Publicado em 26/06/2026 às 19:05

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) realizou uma caminhada, nesta sexta-feira (26), no centro de Paulista, no Grande Recife. O líder da Frente Popular conversou com comerciantes e frequentadores e recebeu manifestações de apoio da população. Ainda durante a passagem pela cidade, o ex-prefeito do Recife também esteve no Mercado Público de Paratibe e almoçou com lideranças locais.

“O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

Acompanharam a agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado estadual e ex-prefeito de Paulista Júnior Matuto (Republicanos), o deputado estadual e ex-prefeito de Igarassu Mário Ricardo (Podemos), o deputado estadual Francismar Pontes (PSB), vereadores de Paulista que apoiam a Frente Popular, entre outras lideranças.

Posto I realiza mais um dia de oferta de exames de mamografia
Publicado em 26/06/2026 às 19:02

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um dia de exames de mamografia no Posto I, na sexta-feira (26) e reafirma que o compromisso com a saúde das mulheres do município não acontece apenas em campanhas sazonais, mas o ano inteiro. A ação faz parte de um cronograma contínuo de atendimento preventivo e visa detectar precocemente o câncer de mama e oferecer suporte às pacientes que precisam desse exame essencial.

Os exames, gratuitos e disponibilizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), têm sido uma oportunidade para que mais mulheres realizem o procedimento sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Gravatá busca fortalecer as políticas de saúde pública voltadas ao bem-estar da população e garante maior acessibilidade aos serviços preventivos.

No Papo que Transforma Mata Sul, Eduardo da Fonte lança Projeto Primeiro Minuto para prevenir mortes por engasgo infantil em Pernambuco
Publicado em 26/06/2026 às 18:57

O presidente da Federação União Progressista em Pernambuco (UP/PP) e pré-candidato ao Senado, deputado federal Eduardo da Fonte, lançou nesta sexta-feira (26), durante o Papo Que Transforma, o Projeto Primeiro Minuto. A iniciativa, criada pelo médico cardiologista Dr. João Morais, pretende transformar Pernambuco em referência na prevenção de mortes evitáveis por engasgo infantil. No Brasil, estimativas recentes apontam para cerca de 100 mortes anuais de menores por sufocação acidental.

A proposta, de autoria parlamentar, busca fortalecer a primeira infância por meio da capacitação de gestantes, pais, familiares, cuidadores e profissionais de saúde para agir nos primeiros minutos de uma emergência.

O projeto prevê a criação do Programa Estadual de Capacitação em Desengasgo Infantil, utilizando simuladores de treinamento e estruturando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam pré-natal como centros permanentes de formação.

"Todos os anos, centenas de crianças perdem a vida por uma situação que, muitas vezes, pode ser evitada com informação e um preparo. O Projeto Primeiro Minuto nasce para salvar vidas, capacitando famílias e profissionais de saúde para agir com segurança e rapidez. Nossa missão é fazer com que nenhuma criança perca a vida por falta de orientação", afirmou o progressista.

O evento contou com a presença do deputado federal Lula da Fonte; dos deputados estaduais France Hacker, Dannilo Godoy e Cleiton Collins; dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Berg Hacker (Rio Formoso), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Miruca (Água Preta), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Wilson Lima (São João) e Araújo (Amaraji); do ex-prefeito de Palmares, Beto Melo; do vice-prefeito de Palmares, Neto Melo; do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar; da pré-candidata a deputada federal Missionária Michele Collins; dos pré-candidatos a deputado estadual Thierry Copertino e Dr. Tarcísio Reis; e do médico cardiologista Dr. João Moraes.

Governadora Raquel Lyra anuncia R$ 75,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural em Pernambuco
Publicado em 26/06/2026 às 18:12

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, ampliar a segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (26), um conjunto de investimentos no valor de R$ 75,5 milhões. As ações beneficiarão diretamente e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas e da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

“Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias. Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as principais ações anunciadas está o investimento de mais de R$ 45 milhões em segurança hídrica, que contempla a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área da mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, destacou que a iniciativa representa um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento rural. “Estamos levando mais água, mecanização e tecnologia para fortalecer a agricultura familiar e criar melhores condições para que os produtores rurais aumentem a produtividade e gerem mais renda”, enfatizou.

Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.

“Quem abastece o mercado hoje é a agricultura familiar. Nas feiras do interior, a carne que está lá vem do agricultor que cria sua vaquinha, cria seu bode. O alimento que chega à mesa vem da agricultura familiar. Então esse povo precisa ser apoiado”, pontuou o deputado estadual Doriel Barros

Presente na solenidade, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, ressaltou a importância dos investimentos. “São políticas públicas beneficiando quem mais precisa. O Governo do Estado pode contar com a gente nessa luta por um Pernambuco cada vez melhor”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Paulo, Antonio Moraes, Joaquim Lira e Henrique Queiroz Filho; os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Dra. Kátia (Jataúba), Maria Izalta (Ibirajuba) e Fátima Borba (Cortês); os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Epaminondas Martins; da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Moshe Dayan; do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Cleodon Ricardo; do ProRural, Maurício Leite; e o superintendente regional do Incra em Petrolina, José Cláudio.

Henrique Filho fortalece saúde no interior com novo raio-X para Hospital de Limoeiro
Publicado em 26/06/2026 às 18:07

O Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro, está prestes a ampliar sua capacidade de atendimento com a instalação de um novo aparelho de raio-X digital, adquirido por meio de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil destinada pelo deputado estadual Henrique Filho (PP). O equipamento, de tecnologia moderna e maior capacidade operacional, já está em fase final de instalação e entrará em funcionamento mesmo durante as obras de reforma, ampliação e modernização da unidade.

Nesta semana, Henrique Filho visitou o hospital para acompanhar de perto a instalação do equipamento. Recebido pelo diretor-geral da unidade, o médico Jaciel Soares, o parlamentar conheceu a nova sala de exames e conferiu a estrutura preparada para receber o aparelho.

"É um equipamento totalmente moderno, computadorizado, que proporciona imagens de melhor qualidade e amplia nossa capacidade de atendimento. A emenda do deputado Henrique Filho foi fundamental para que esse investimento se tornasse realidade e para que a população passe a contar com um serviço mais eficiente", destacou o diretor.

Para Henrique Filho, investir na estrutura da saúde pública significa oferecer mais dignidade às pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde.

"Saúde pública se faz com decisões concretas. Um equipamento como esse reduz o tempo de espera, melhora a precisão dos diagnósticos, oferece melhores condições de trabalho às equipes de saúde e, acima de tudo, leva mais segurança aos pacientes. Nosso compromisso é transformar recursos públicos em benefícios reais para quem mais precisa. É esse o sentido do mandato que exercemos todos os dias", afirmou o deputado.

A dona de casa Maria da Conceição Santos Silva, de 41 anos, comemorou a chegada do novo equipamento e destacou a importância da iniciativa para quem utiliza o hospital. "A gente sabe o quanto um exame pode fazer falta quando a pessoa está doente. Ter um raio-X novo aqui significa mais rapidez no atendimento e evita que muita gente precise viajar para fazer um exame simples. É uma conquista muito importante para toda a região e fico feliz em ver esse investimento chegando ao nosso hospital", disse.

*Ações anteriores* - Essa não é a primeira contribuição de Henrique Filho para o fortalecimento do Hospital Regional José Fernandes Salsa. Em 2021, o deputado destinou cerca de R$ 400 mil em emendas parlamentares que possibilitaram a aquisição de dois bisturis elétricos, dez aparelhos de ar-condicionado, berços aquecidos, detector fetal, bebedouros e poltronas para acompanhantes, reforçando a estrutura da unidade e melhorando as condições de atendimento aos usuários.

Referência para o Agreste Setentrional e a Mata Norte, o Hospital Regional José Fernandes Salsa realiza mais de seis mil atendimentos por mês e passa atualmente pela maior intervenção estrutural de sua história. A obra de reforma, ampliação e modernização contará com investimentos próximos de R$ 30 milhões, resultado de uma iniciativa do Governo de Pernambuco que recebeu sucessivas solicitações do deputado Henrique Filho por meio de indicações apresentadas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, pronunciamentos em plenário e articulações junto à governadora Raquel Lyra.

Com a chegada do novo raio-X digital, a unidade dá mais um passo no processo de modernização da assistência, ampliando a capacidade de diagnóstico e fortalecendo o atendimento prestado a milhares de moradores de Limoeiro e de diversos municípios da região.

Thiago de Miel vê novo momento para Xexéu e a Mata Sul de Pernambuco
Publicado em 26/06/2026 às 17:39

O prefeito de Xexéu, Thiago de Miel, afirmou que a Mata Sul vive um novo momento de desenvolvimento graças à união entre os prefeitos da região e as parcerias firmadas com a governadora Raquel Lyra (PSD), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os deputados estaduais e os deputados federais. A declaração foi feita durante ato político realizado nesta sexta-feira (26), em Palmares.

Segundo o gestor, a região passou muitos anos sem receber a atenção necessária do poder público, cenário que, segundo ele, começou a mudar na atual gestão estadual. "A gente sabe das dificuldades que enfrentamos todos os dias, mas agora estamos vendo o braço forte do Governo de Pernambuco através do trabalho da governadora Raquel Lyra. Hoje a Mata Sul está vendo trabalho", afirmou.

Thiago de Miel também elogiou a atuação conjunta dos prefeitos da região e destacou que os investimentos conquistados por cada município contribuem para o crescimento de toda a Mata Sul. "A gente está unindo forças para ver a nossa querida Mata Sul se desenvolvendo cada vez mais. Isso é fruto das parcerias com os deputados estaduais, os deputados federais, a nossa governadora e o presidente Lula, que tem olhado para Pernambuco de forma diferente", declarou.

Ao se dirigir ao deputado federal Eduardo da Fonte (PP), pré-candidato ao Senado, o prefeito afirmou conhecer de perto o trabalho desenvolvido por ele e pelo deputado federal Lula da Fonte (PP), demonstrando confiança de que uma eventual eleição de Eduardo fortalecerá ainda mais os investimentos na região.

"Tenho certeza de que essa oportunidade vai transformar cada vez mais Pernambuco, mas, em especial, a nossa querida Mata Sul. Sou seu fã e conheço de perto o trabalho de Eduardo e de Lula da Fonte", concluiu.

Prefeito de Água Preta afirma que município só está crescendo graças a Eduardo, Lula da Fonte e Raquel Lyra
Publicado em 26/06/2026 às 16:58

O prefeito de Água Preta, Miruca, afirmou que a transformação vivida pelo município é resultado da parceria com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), o deputado federal Lula da Fonte (PP) e a governadora Raquel Lyra (PSD). A declaração foi feita durante ato político realizado nesta sexta-feira (26), em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

Em seu discurso, o gestor destacou os investimentos destinados à cidade, especialmente nas áreas da saúde, infraestrutura e inclusão social. Segundo ele, o apoio dos parlamentares tem permitido a execução de diversas obras e ampliado a oferta de serviços públicos à população.

"Água Preta hoje tem uma transformação em geral, na saúde e na infraestrutura. Graças a Deus, por ter conhecido o senhor e pelo apoio que o senhor tem dado ao município. Hoje temos um Centro de Inclusão funcionando com mais de 200 crianças atendidas e mais de 100 aguardando vagas, graças às emendas destinadas para a saúde de Água Preta", afirmou.

Miruca ressaltou que o município conta atualmente com mais de 15 obras em andamento e atribuiu esse momento à parceria entre Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e a governadora Raquel Lyra. "Água Preta não estaria onde está hoje sem o senhor, Lula da Fonte e a nossa governadora. O senhor é o pai da criança de Água Preta", declarou.

Ao encerrar sua fala, o prefeito garantiu apoio ao projeto político de Eduardo da Fonte para o Senado. "Pode confiar que o povo de Água Preta vai retribuir tudo o que o senhor está fazendo pelo município. O senhor merece o apoio de toda a nossa região", concluiu.