Vem aí a 3ª edição do Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo
Publicado em 26/06/2026 às 07:16

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) publicou, nesta quinta-feira (25), o edital da terceira edição do Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas entre 07 de julho e 04 de setembro de 2026.

O concurso este ano terá como tema a Primeira Infância, incentivando a produção de reportagens sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, entre outras.

A definição do tema está alinhada às diretrizes da atual gestão do presidente Carlos Neves, que prioriza ações relacionadas à Primeira Infância, em razão da relevância do assunto para a garantia de direitos e oportunidades.

Os participantes poderão concorrer nas categorias videojornalismo, radiojornalismo e webjornalismo/jornalismo impresso, com trabalhos veiculados na imprensa pernambucana entre 06/09/2025 e 04/09/2026. Os prêmios variam de R$ 2 mil a R$ 7 mil.

A edição deste ano também contará com o “Prêmio Trajetória”, uma homenagem a um profissional da imprensa pernambucana escolhido pelo Pleno do TCE-PE.

A comissão julgadora será formada por representantes da Diretoria de Comunicação do TCE-PE e profissionais do jornalismo pernambucano. O resultado final será divulgado em 16 de outubro de 2026, no site e nas redes sociais da instituição. A premiação acontecerá em novembro.

Criado em 2024, o prêmio Inaldo Sampaio reconhece a contribuição da imprensa profissional para o fortalecimento dos controles externo e social, da gestão pública e da cidadania em Pernambuco.

Selo Diamante em Transparência Pública, Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe presta contas do primeiro semestre legislativo à população
Publicado em 26/06/2026 às 07:12

A Casa do Povo Santa-cruzense está entre as sete câmaras, no Estado, a obter a certificação máxima em transparência.

Transparência, responsabilidade e compromisso com a população marcaram a Audiência Pública de Prestação de Contas do Primeiro Semestre Legislativo de 2026. Em cumprimento à Resolução nº 002/2017, os vereadores apresentaram um balanço das atividades legislativas e financeiras desenvolvidas pela Câmara Municipal ao longo dos primeiros meses do ano.

Durante a audiência, realizada na terça-feira (16), no Plenário da Casa de Leis, os parlamentares destacaram a atuação legislativa e o trabalho desenvolvido em atendimento às demandas da população.

No período, foram apresentados 127 Projetos de Lei do Legislativo, 16 Projetos de Lei do Executivo e 35 Projetos de Resolução. Dessas matérias, 82 foram transformadas em leis e 15 em resoluções. Também tramitaram 953 requerimentos, 110 votos de aplausos e diversas outras proposições.

"Seguindo a mesma linha do ano passado, chegamos ao final do primeiro semestre com uma produção legislativa muito próxima da registrada no mesmo período anterior. Isso demonstra que o trabalho individual de cada parlamentar permanece firme e reforça o compromisso da atual legislatura com os interesses da população", destacou o presidente Augusto Maia (MDB).

Na prestação de conta financeira, foram detalhadas as receitas e despesas executadas entre janeiro e maio, evidenciando o cumprimento dos limites legais. Os gastos com pessoal corresponderam a 53% da receita, índice abaixo do teto de 70% estabelecido pela legislação.

"Fico muito feliz em fazer parte desta legislatura e ver os números e os recursos desta Casa sendo apresentados com total transparência para toda a cidade. Isso apenas reforça o que temos percebido nas ruas: o reconhecimento da população pelo trabalho que a Câmara vem desenvolvendo", ressaltou o vice-presidente Marlos da Cohab (MDB).

O Departamento de Comunicação Institucional também apresentou os indicadores de alcance, produção de conteúdo e engajamento nas plataformas digitais, além dos resultados da divulgação das ações legislativas em blogs e emissoras de rádio.

Após a audiência pública, foi realizada a entrega dos gabinetes reformados, seguida de um café da manhã junino de confraternização entre vereadores, servidores e profissionais da imprensa, celebrando mais uma etapa dos avanços estruturais e administrativos da Casa de Leis.

Aliados de Lula avaliam que Michelle tem informações de investigações sobre Flávio
Publicado em 26/06/2026 às 07:00

Interlocutores do presidente Lula (PT) avaliam que a ofensiva pública da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) pode estar relacionada a informações privilegiadas que ela pode ter sobre as investigações envolvendo o parlamentar e o banqueiro Daniel Vorcaro.

Segundo relatos ouvidos sob reserva pelo Estadão, a ex-primeira-dama mantém boa relação com o ministro do STF André Mendonça, relator das apurações na Corte. Não há, porém, evidências públicas de que Michelle possua informações privilegiadas sobre o andamento do caso Banco Master.

Nos bastidores do PL, a avaliação é que Michelle Bolsonaro busca ampliar sua influência política e formar uma base própria de parlamentares, especialmente diante da ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro da disputa eleitoral.

Teresa diz que vídeo de Lula em apoio a João Campos causou reboliço
Publicado em 26/06/2026 às 06:24

A senadora Teresa Leitão (PT) criticou, nesta quinta-feira (25), a tentativa de aliados da governadora Raquel Lyra (PSD) de minimizar a declaração de apoio de Lula (PT) ao pré-candidato a governador João Campos (PSB). Segundo a petista, o vídeo gravado pelo presidente na semana passada causou um “rebuliço” na política local e levou o palanque adversário a fazer malabarismos textuais para tentar reduzir o impacto da aliança entre o PT e o PSB nas eleições deste ano em Pernambuco.

“O presidente Lula disse que ele e o PT estão com João Campos e nunca vi um vídeo de 30 segundos causar tanto rebuliço na política de Pernambuco. Teve comentarista de vídeo. Teve interpretação de texto. ‘Lula não disse isso, Lula disse aquilo’. Teve interpretação de feição. ‘Lula sorriu ou não sorriu? Mostrou os dentes ou não mostrou? Estava feliz ou não estava feliz?’”, criticou Teresa, durante participação em plenária do Chega Junto Pernambuco no Recife, evento de escuta popular promovido pela pré-campanha de João Campos.

Segundo a senadora, o que muitos classificam como uma antecipação da disputa é, na verdade, um sentimento “de saco cheio” e de “vontade de mudar que a gente está”. Ainda de acordo com Teresa, a futura campanha será baseada na comparação entre gestões, mas também se dará no campo político, uma esfera na qual o palanque adversário já sai atrasado por sequer ter escalado sua chapa a pouco mais de um mês do fim do prazo para as convenções partidárias.

“O time de lá não pode dizer como é que vai jogar porque a escalação está difícil. Até Neymar entrou em campo ontem e não caiu, mas a escalação lá está difícil. Aqui não. O time aqui está escalado”, declarou, na presença de João Campos, do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT) e da pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT).

César Ramos participa de solenidade do programa estadual Juntos Pela Segurança
Publicado em 26/06/2026 às 06:23

O pré-candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), César Ramos, participou nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, da solenidade comandada pela governadora Raquel Lyra que marcou mais um avanço no fortalecimento da segurança pública por meio do programa estadual Juntos Pela Segurança.

A corporação recebeu 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, também foram entregues 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas.

Com formação na Polícia Militar de Pernambuco, César Ramos ressaltou a importância dos investimentos realizados pelo Governo e destacou a transformação que o estado vem vivendo na área da segurança.

“Segurança pública se constrói com investimento, escolha e estratégia. Como profissional que conhece de perto essa realidade, digo que Pernambuco vive um momento histórico, com investimentos que fortalecem as forças de segurança e garantem mais proteção para a população”, destacou o ex-secretário de Governo de Igarassu.

Comunidade de Brasília ganha centro que transforma resíduo eletrônico em oportunidades de emprego e inclusão digital
Publicado em 26/06/2026 às 06:22

Ministro das Comunicações inaugurou novo Centro de Recondicionamento de Computadores na Cidade Estrutural; unidade pretende emitir 1.650 certificados e ampliar a doação de equipamentos para entidades sociais

Equipamentos eletrônicos que antes teriam como destino o descarte agora ganharão uma nova vida nas mãos de estudantes, instituições sociais e pessoas em busca de qualificação profissional. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, inaugurou nesta quinta-feira (25), na Cidade Estrutural (DF), o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) INAC Reciclotech, unidade que une inclusão digital, capacitação profissional e sustentabilidade em um único projeto.

O novo centro passa a integrar a rede do programa Computadores para Inclusão, uma das principais iniciativas do Governo Federal para democratizar o acesso à tecnologia, promover a economia circular e preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos na área de tecnologia da informação.

"Aqui será um espaço para capacitação e qualificação de jovens, adultos e idosos que tenham interesse em participar de cursos nas áreas de inteligência artificial, manutenção de computadores e celulares, robótica e montagem de PCs gamers. Aqui, com o auxílio de impressoras 3D, os participantes poderão desenvolver e imprimir projetos utilizando o que há de mais moderno em tecnologia", destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.

A expectativa é emitir 1.650 certificados em cursos de informática, manutenção e recondicionamento de computadores, educação ambiental e gestão de resíduos eletrônicos, formando profissionais para um setor que registra demanda crescente por mão de obra qualificada.

A escolha da Cidade Estrutural para receber a nova unidade também carrega um significado simbólico. Conhecida por abrigar durante décadas o maior lixão da América Latina, a região passa a sediar um espaço dedicado ao reaproveitamento de equipamentos eletrônicos e à geração de oportunidades por meio da tecnologia.

Computadores para quem mais precisa

Durante a cerimônia, o Ministério das Comunicações entregou 15 computadores recondicionados à Aliança Brasileira de Proteção Ancestral (Abrapa), organização que desenvolve ações sociais e de promoção da cidadania no Distrito Federal e em outros estados.

"Nós vamos abrir na nossa sede um departamento de inclusão digital. Isso vai favorecer muito a capacitação de pessoas, a inclusão no mundo digital e até a realização das nossas audiências. Porque muitas vezes o povo precisa, judicialmente, participar de uma audiência virtual. Então, com isso, conseguimos dar acesso à Justiça a quem precisa, acesso à educação e à comunicação, incluindo as pessoas no mundo digital e tirando-as da invisibilidade", contou a secretária-geral da entidade, Patrícia Zapponi.

O programa Computadores para Inclusão já entregou 77,7 mil computadores em todo o país. Somente no Distrito Federal, foram doados quase 6,5 mil equipamentos, possibilitando a implantação de 446 pontos de inclusão digital.

A iniciativa também já certificou mais de 84 mil pessoas em cursos de tecnologia, sendo quase 9,9 mil no Distrito Federal.

Atualmente, o Brasil conta com 33 Centros de Recondicionamento de Computadores em funcionamento, distribuídos por 25 unidades da Federação. No Distrito Federal, além da nova unidade inaugurada na Cidade Estrutural, também está em operação o CRC Programando o Futuro, localizado no Gama.

Ao transformar lixo eletrônico em conhecimento, capacitação e oportunidades, o programa Computadores para Inclusão alia sustentabilidade, inovação e inclusão social, ampliando o acesso à tecnologia para quem mais precisa.

Ministério da Saúde coloca São Lourenço da Mata na liderança regional da Atenção Básica
Publicado em 26/06/2026 às 06:21

São Lourenço da Mata conquistou mais um importante reconhecimento na saúde pública. Segundo a avaliação do 1º quadrimestre de 2026 do Ministério da Saúde, o município ficou em 1º lugar na I Regional de Saúde, com 76,27% das equipes de Saúde da Família classificadas com desempenho “Ótimo”.

O resultado reforça o trabalho realizado pela gestão municipal, que já fez de São Lourenço da Mata a cidade com a melhor Atenção Básica do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. É fruto do trabalho dos nossos profissionais e dos investimentos que temos feito para fortalecer a Atenção Básica. Vamos seguir cuidando das pessoas e oferecendo uma saúde cada vez mais humanizada e de qualidade”, destacou o prefeito Vinicius Labanca.

Governadora Raquel Lyra entrega nova central de vacinas e dobra capacidade de armazenamento em Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 22:28

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), equipamento estratégico responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a intervenção dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e fortalece a estrutura da rede estadual de vacinação. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.

"Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as melhorias realizadas, estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais da unidade, que funciona como principal centro de conservação e distribuição de imunizantes do Estado.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede estadual de imunização e oferece melhores condições para profissionais e usuários do sistema. “Isso aqui é uma expressão do cuidado e da dignidade com o nosso povo. Antes, se o Ministério [da Saúde] quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, afirmou.

Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), chegando posteriormente a todos os municípios pernambucanos.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, ressaltou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. “A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, destacou.

Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. Um deles é a técnica de enfermagem Marielza Costa, que acompanha a rotina da unidade há 30 anos e vivenciou a transformação da estrutura. "É a primeira vez que vejo a diferença no nosso setor, que era abandonado. E não é só aqui. Sou funcionária há 30 anos e essa é a primeira gestão que olha para a gente", afirmou.

"Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado", afirmou a deputada estadual Socorro Pimentel.

Também acompanharam a entrega os vereadores do Recife, Ronaldo Lopes e Davi Muniz; e o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda. 

Gena Lins anuncia R$ 8 milhões em obras e destaca novo ciclo de investimentos em Taquaritinga do Norte
Publicado em 25/06/2026 às 21:19

Em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins, fez um balanço das ações em andamento no município e atribuiu o momento de investimentos às parcerias firmadas com o Governo de Pernambuco e com os deputados Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Kaio Maniçoba. Segundo o gestor, os recursos destinados à cidade estão promovendo avanços em áreas estratégicas.

Gena confirmou que a governadora Raquel Lyra estará em Taquaritinga do Norte neste sábado, às 14h, para inaugurar o Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento voltado ao acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência. O prefeito também revelou que o município está finalizando um convênio de aproximadamente R$ 8 milhões com o Governo do Estado para a execução de obras de asfaltamento e pavimentação em diversas localidades.

"A gente está acabando de fechar um convênio com o Estado de praticamente R$ 8 milhões, que servirá para asfaltar praticamente não só a cidade, mas também diversos setores do município que precisam de uma reestruturação nesse campo", afirmou.

Na área da saúde, o prefeito destacou o fortalecimento da rede municipal com o apoio dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, além da implantação de duas unidades da Casa Azul, voltadas ao atendimento de crianças com transtorno do espectro autista. Segundo Gena, os investimentos têm sido fundamentais para reestruturar um setor que enfrentava dificuldades.

"A gente sabe que saúde só se faz com dinheiro, só se faz com aporte, só se faz com parceria. E essa parceria vem sendo fundamental para que a gente possa manter forte a saúde do município", declarou.

O gestor também ressaltou o apoio do deputado estadual Caio Maniçoba e da governadora Raquel Lyra na execução de importantes obras estruturadoras, como a pavimentação de mais de 30 ruas, a recuperação da PE-130, a construção de uma creche estadual e a entrega da iluminação da BR-104, no trecho entre o viaduto de Pão de Açúcar e a Vila do Socorro.

Outro destaque da entrevista foi a realização do Festival do Café, um dos principais eventos do calendário turístico de Taquaritinga do Norte. De acordo com o prefeito, o Governo de Pernambuco investirá R$ 1,4 milhão na edição deste ano, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, em parceria com o programa Pernambuco Meu País.

"Vamos fazer esse ano o maior Festival do Café de todos os tempos, com grandes atrações, oficinas, palestras, visitas às fazendas, ações do Sebrae e atividades voltadas aos cafeicultores. O Governo do Estado está presente mais uma vez, ajudando a fortalecer esse importante movimento que é uma referência para Taquaritinga e para Pernambuco", destacou.

Anderson Ferreira reúne lideranças do PL e confirma agenda de Flávio Bolsonaro em Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 21:02

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, reuniu, nesta quinta-feira (25), as principais lideranças da legenda para alinhar os preparativos da visita do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, a Pernambuco. 

"Agenda fechada, 9 de julho, Flávio Bolsonaro. Tamo junto. Simbora mudar o Brasil, simbora mudar Pernambuco", afirmou Anderson Ferreira.

O encontro, realizado na sede estadual do PL, contou com a presença dos deputados federais Mendonça Filho e André Ferreira, dos deputados estaduais Abimael Santos e Coronel Meira, dos vereadores Paulo Muniz e Fred Ferreira, além de outras lideranças da legenda.