Governo prepara Refis para renegociar dívidas de MEIs
Publicado em 24/06/2026 às 11:42

O governo do presidente Lula estuda lançar um programa de renegociação de dívidas voltado aos microempreendedores individuais (MEIs). A proposta prevê o parcelamento de débitos tributários em até 12 anos.

Segundo o ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, o chamado “Refis dos MEIs” deve atender trabalhadores com pendências relacionadas à contribuição mensal da categoria. A estimativa é de que entre 3 milhões e 4 milhões de MEIs possam ser beneficiados.

O programa em discussão prevê a renegociação de dívidas de até R$ 20 mil, com parcelas mínimas de R$ 25. Atualmente, o parcelamento disponível para esses débitos pode ser feito em até 24 meses.

STM julga recurso de Bolsonaro para afastar ministro de processo
Publicado em 24/06/2026 às 10:08

O Superior Tribunal Militar (STM) julga nesta terça-feira (24) um recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para afastar o brigadeiro Joseli Parente Camelo da ação que pode resultar na perda de sua patente de capitão reformado do Exército.

A defesa sustenta que o ministro teria demonstrado pré-julgamento ao comentar, em entrevista de 2023, a possibilidade de punição a militares envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. O pedido de suspeição foi rejeitado pela presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, e agora será analisado pelo plenário da Corte.

O processo foi aberto após a condenação de Bolsonaro pelo STF e trata exclusivamente dos efeitos da sentença sobre sua condição militar. Caso o STM considere o ex-presidente incompatível com o oficialato, ele poderá perder sua patente.

Líder do PSB defende candidatura de Márcio França ao governo de SP
Publicado em 24/06/2026 às 09:01

O líder do PSB na Câmara dos Deputados, Jonas Donizette (SP), defendeu a candidatura do ex-governador Márcio França ao governo de São Paulo nas eleições de outubro. Segundo o parlamentar, a entrada de França na disputa pode ampliar as chances de haver segundo turno no estado.

Donizette afirmou que o ex-governador reúne condições para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes por já ter comandado o estado, possuir inserção no interior paulista e aparecer nas pesquisas eleitorais.

A avaliação do deputado ocorre após as desistências do deputado Kim Kataguiri (Missão-SP) e do ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) da corrida ao governo paulista. Para o líder do PSB, o novo cenário abre espaço para uma candidatura própria da legenda.

Coluna da quarta-feira: Waldemar Oliveira manda duro recado para o Palácio
Publicado em 24/06/2026 às 00:01

“Conversei com alguns assessores, com pessoas próximas dela (governadora Raquel Lyra) e deixei clara a minha insatisfação com o episodio de Custódia, pois sei que tudo o que aconteceu lá foi om com aval da Casa Civil. A insatisfação foi muito grande sim, não sei por parte do Sebá (deputado Sebastião Oliveira), mas de minha parte a insatisfação é muito grande sim”. A fala é de Waldemar Oliveira, deputado federal, um dos principais nomes do Avante em Pernambuco.

Waldemar Oliveira concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, dia 23, ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao blog e falou sobre o movimento político ocorrido na cidade de Custódia, onde o grupo liderado pelo ex-prefeito Manuca desistiu de apoiar sua reeleição e passou a apoiar a reeleição do deputado federal Fernando Monteiro, do PSD.

“O apoio a reeleição da governadora é consolidado, quanto a isso não há dúvidas, mas a insatisfação existe sim, pois tiraram 10 mil votos do Avante, o que poderá impedir o nosso partido de fazer mais um deputado federal”, disse o deputado e emendou, “Quando você pesca no aquário do seu aliado, você o deixa insatisfeito e eu estou extremamente insatisfeito”.

Terá legenda sim - Em entrevista a Rede Pernambuco de Rádios e à Coluna o deputado federal Waldemar Oliveira, do Avante, afastou possibilidade de a pré-candidata a deputada estadual Socorrinho da APAMI ter ‘legenda negada’ para a disputa eleitoral deste ano. “No Avante ninguém obriga ninguém a nada. Se ela quiser ser candidata a estadual ela será, da mesma forma que se ela quiser ser candidata a federal ela terá a legenda do Avante. Eu não tenho histórico na minha vida pública de ter negado legenda a ninguém e ela não será a primeira”.

Apenas um café da manhã - Waldemar Oliveira também falou sobre um encontro entre o seu irmão, o deputado Sebastião Oliveira e o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca, no qual teria sido feita um convite para que o Avante apoiasse a pré-candidatura a governador de João Campos. “Não ventilamos isso em momento algum. Acho que foi apenas um café da manhã entre amigos, nada mais que isso. Somos amigos de Vinícius independente de política, nada mais que isso”.

Dinheiro na conta - A prefeita de Jaqueira, Ridete Pelegrino, anunciou nesta terça-feira o pagamento dos salários referentes ao mês de junho dos servidores públicos municipais. “Salário antecipado de junho já na conta, meu povo! É compromisso e valorização de quem ajuda a construir uma Jaqueira cada vez melhor”, disse ela.

Qualidade de vida - O prefeito de Agrestina, Josué Mendes, anunciou a entrega da pavimentação de 15 ruas do município e o andamento de outras 15 vias. “São obras que levam mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para nossa gente. E o trabalho não para por aí, estamos avançando também na zona rural, afinal de contas, o nosso compromisso é levar obras e serviços para todo o povo de Agrestina”, falou o gestor.

Carlos Veras alia atuação parlamentar, defesa da agricultura familiar e articulação política em Pernambuco
Publicado em 23/06/2026 às 21:42

A atuação do deputado federal Carlos Veras tem sido marcada pela combinação entre representação parlamentar, defesa das pautas sociais e capacidade de articulação política. Primeiro agricultor familiar eleito para a Câmara dos Deputados por Pernambuco, Veras construiu sua trajetória a partir dos movimentos sindicais e das organizações ligadas ao campo, experiência que continua influenciando diretamente sua agenda política em Brasília. Sua atuação tem forte foco na agricultura familiar, na geração de oportunidades para o Semiárido, na valorização dos trabalhadores e na ampliação das políticas de inclusão social.

Em 2025, Carlos Veras foi eleito primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, um dos cargos mais importantes da Mesa Diretora e responsável por áreas estratégicas da administração da Casa. A eleição para a função foi resultado de um amplo diálogo construído entre diferentes bancadas e ampliou significativamente sua influência no Congresso Nacional.

Além do mandato parlamentar, Veras assumiu a presidência estadual do PT em Pernambuco, passando a desempenhar papel central na organização política do partido e na articulação das estratégias eleitorais da legenda no estado. A função o coloca como um dos principais interlocutores entre o Governo Lula, as lideranças municipais, os movimentos sociais e a militância petista, ampliando sua presença para além da atuação legislativa.

Sua trajetória também registra passagens de destaque pela presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e pela liderança de pautas relacionadas à defesa dos povos tradicionais, dos trabalhadores rurais, da reforma agrária e da agricultura familiar. 

Esse conjunto de atuações fez com que Carlos Veras deixasse de ser apenas uma liderança regional do Sertão do Pajeú para se consolidar como uma das vozes mais influentes do campo progressista pernambucano na política nacional.

Zé Neto da Saúde constrói trajetória marcada pelo compromisso com a população de Toritama
Publicado em 23/06/2026 às 21:40

Com uma trajetória consolidada na vida pública de Toritama, o vereador Zé Neto da Saúde se destaca pelo trabalho voltado à assistência social e à defesa das demandas da população, especialmente na área da saúde.

Eleito pela primeira vez em 2000, Zé Neto está em seu quinto mandato na Câmara Municipal de Toritama. Ao longo de sua atuação parlamentar, construiu uma imagem ligada ao atendimento das necessidades da população mais vulnerável, tendo como uma de suas principais marcas a participação na criação da Casa de Apoio destinada a acolher pacientes do município em tratamento fora de domicílio.

Além do trabalho social, Zé Neto tem desempenhado papel de destaque na condução do Poder Legislativo. Atualmente, ocupa a presidência da Câmara Municipal, função na qual atua na articulação dos debates e na apreciação de matérias de interesse da população toritamense. Sua reeleição para mais um mandato demonstra o reconhecimento popular ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Com forte ligação com as comunidades e presença constante nas pautas relacionadas à saúde pública, Zé Neto da Saúde segue como uma das principais lideranças políticas de Toritama, mantendo uma atuação voltada para o diálogo, a fiscalização e a busca por melhorias para o município.

Lindonaldo da Farinha consolida liderança política e aposta em desenvolvimento para Frei Miguelinho
Publicado em 23/06/2026 às 21:37

À frente da Prefeitura de Frei Miguelinho desde janeiro de 2025, o prefeito Lindonaldo da Farinha vem consolidando sua liderança política e administrativa no município. Eleito após atuar por oito anos como vice-prefeito, o gestor assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior, ao mesmo tempo em que busca imprimir sua própria marca à administração municipal.

Entre as principais frentes de atuação da atual gestão estão os investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e educação. Em articulações junto ao Governo do Estado, Lindonaldo tem defendido melhorias estruturais para o município. A entrega da requalificação da PE-121, uma antiga reivindicação da população, foi apontada pelo gestor como uma das conquistas mais importantes para a cidade.

Na área da educação, a administração municipal realizou a distribuição de material didático para estudantes e professores de toda a rede municipal, contemplando desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a melhoria dos indicadores educacionais e com a valorização do ensino público.

Outro aspecto que tem chamado atenção é a capacidade de articulação política do prefeito. Nos últimos meses, lideranças que integravam a oposição passaram a compor a base governista, ampliando a sustentação política da gestão e fortalecendo o grupo liderado por Lindonaldo no município.

A gestão também recebeu reconhecimento na área da transparência pública. Frei Miguelinho conquistou o Selo Transparência das Festas Juninas 2025, concedido em razão da organização e da prestação de contas dos recursos utilizados nos festejos juninos. A premiação destacou o compromisso da administração com a responsabilidade fiscal e a correta aplicação do dinheiro público.

Datatrends registra pesquisa para presidente da República no Ceará
Publicado em 23/06/2026 às 21:34

O Instituto Datatrends registrou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2026 no Ceará. O levantamento recebeu o número BR-03268/2026 e está previsto para ser divulgado no próximo dia 29 de junho.

A pesquisa, que iniciou nesta terça-feira (23), segue até quinta-feira, 25 de junho, com 1.200 entrevistados em todo o estado. O estudo foi registrado pelo próprio Instituto Datatrends, responsável também pelo financiamento do levantamento, ao custo de R$ 15 mil.

A pesquisa utilizará metodologia quantitativa por amostragem, com entrevistas realizadas por telefone, abrangendo eleitores com 16 anos ou mais aptos a votar no Ceará. Segundo o registro, a seleção dos participantes seguirá critérios probabilísticos e estratificados por regiões do estado, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda conforme as informações apresentadas à Justiça Eleitoral, a margem de erro estimada é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O questionário tem como objetivo medir o cenário da corrida presidencial no estado e seus resultados poderão oferecer um retrato das preferências do eleitorado cearense para a sucessão presidencial de 2026.

A divulgação dos números está autorizada a partir do dia 29 de junho, conforme estabelece a legislação eleitoral.

“Sem mim, Raquel não ganha em Vitória”, afirma Socorrinho da Apami
Publicado em 23/06/2026 às 21:29

A pré-candidata a deputada estadual Socorrinho da Apami fez um apelo público à governadora Raquel Lyra e afirmou que espera ser chamada para uma conversa sobre o cenário político de Vitória de Santo Antão. Em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, ela defendeu seu direito de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e declarou que o desempenho eleitoral da governadora em Vitória de Santo Antão depende diretamente do apoio de seu grupo político.

Ao comentar a disputa por uma vaga na Alepe, Socorrinho afirmou que considera legítima sua pretensão de concorrer ao cargo e demonstrou insatisfação com a falta de diálogo por parte da governadora.

“Eu gostaria muito que a governadora me chamasse para conversar, me dizer alguma coisa. Eu me lembro que, na época, foram candidatos Ivo Queiroz e Henrique Queiroz, dois irmãos, e não houve problema nenhum. Os dois foram eleitos e Vitória andou tranquilo. Por que agora eu não posso ser? Minha vida toda foi trabalhando para a família desses deputados. Não tem motivo. Eu vou ajudar o Estado, vou ajudar ela”, declarou se referindo a governadora.

Apesar do descontentamento, Socorrinho confirmou que pretende apoiar a reeleição de Raquel Lyra em 2026. Questionada se votará na governadora, respondeu: “Vou votar nela”.

A pré-candidata também avaliou que a força política construída por seu grupo em Vitória e na Mata Sul será determinante para o resultado eleitoral da governadora no município.

“Se eu cruzar os braços, não. A governadora só ganha em Vitória se eu abrir meu espaço, se ela me der condições de trabalhar por ela na minha cidade e nas cidades circunvizinhas. Quando ela chegou, não tinha ninguém com ela. Todos estavam com João Campos. Quem conseguiu tudo isso fomos nós, mas ela nem sabe disso”, afirmou.

Durante a entrevista, Socorrinho também comentou a disputa para o Senado Federal. Sem anunciar apoio formal, revelou ter uma preferência pessoal pelo deputado federal Túlio Gadelha.
“Tenho um carinho muito especial por Túlio. Ele ajuda a Apami, coloca emenda parlamentar na saúde, já me defendeu muito, já foi à secretaria, já falou grosso lá. Tenho um carinho muito especial por ele”, disse.

Republicanos nega relação com operação sobre o Digimais
Publicado em 23/06/2026 às 21:00

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, afirmou que o partido não tem ligação com a Operação Miragem, da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de fraudes envolvendo o banco Digimais, ligado ao grupo do bispo Edir Macedo.

Ao comentar o caso, Pereira buscou afastar possíveis desgastes para a legenda e destacou que a maioria dos parlamentares e pré-candidatos do partido não possui vínculo com a Igreja Universal.

Segundo o dirigente, o Republicanos deve ser tratado de forma independente das investigações. A operação apura suspeitas de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.