Isabel Hacker demonstra confiança na reeleição de Raquel Lyra e elogia parceria entre France Hacker e Eduardo da Fonte
Publicado em 26/06/2026 às 16:43

A ex-prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker, afirmou estar confiante na reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) e destacou a capacidade de gestão da chefe do Executivo estadual. A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, durante agenda do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) em Palmares, nesta sexta-feira (26), ao lado do deputado estadual France Hacker (PP).

Segundo Isabel, a confiança no projeto de reeleição de Raquel nasceu da convivência que teve com a governadora quando ambas administravam seus respectivos municípios. "Eu tive a honra de ser prefeita de Rio Formoso quando Raquel era prefeita de Caruaru. Tive a oportunidade de conviver com ela e admirar sua garra, sua capacidade e sua vontade de trabalhar. Tenho certeza de que Raquel Lyra será reeleita para Pernambuco continuar crescendo", afirmou.

Na entrevista, Isabel também ressaltou a importância da agenda que Eduardo da Fonte e France Hacker cumprem na Mata Sul, classificando a visita como um momento positivo para a região, especialmente na área da saúde.

"Eles vêm se movimentando há algum tempo aqui na Mata Sul. Hoje estão cumprindo uma agenda positiva, com entrevistas, visita ao Hospital Regional de Palmares e outras atividades. É um momento muito gratificante, principalmente para a saúde da nossa região", declarou.

A ex-prefeita ainda destacou a sintonia entre os dois parlamentares e afirmou que a parceria fortalece o desenvolvimento da Mata Sul. "Tenho certeza de que essa dupla, Eduardo da Fonte e France Hacker, tem tudo a ver com a Mata Sul do estado de Pernambuco, junto com a nossa governadora Raquel Lyra", concluiu.

Gena Lins diz que Eduardo da Fonte representa a esperança dos "invisíveis"
Publicado em 26/06/2026 às 16:33

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins (PP), voltou a defender a pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte (UP) ao Senado durante ato político realizado nesta sexta-feira (26), em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Em seu discurso, o gestor afirmou que o parlamentar representa "a esperança daqueles que há muitos anos estavam invisíveis aos olhos públicos" e destacou sua atuação em favor dos municípios pernambucanos.

Ao justificar o apoio ao deputado, Gena ressaltou que Eduardo tem transformado a realidade de cidades do interior por meio da destinação de recursos e do fortalecimento de políticas públicas. "Você vem fazendo e mostrando que é com um simples olhar que a gente transforma e faz a grande diferença na vida do povo", afirmou.

O prefeito lembrou que assumiu a gestão de Taquaritinga do Norte há um ano e meio, encontrando a saúde municipal em situação precária. Segundo ele, o apoio de Eduardo da Fonte foi decisivo para mudar esse cenário, com o envio de R$ 11 milhões para investimentos no município.

"O deputado me ajudou e, em menos de um ano e meio, colocou R$ 11 milhões na nossa cidade. Esse investimento vem mudando a vida das pessoas e transformando uma realidade que antes não tinha saída nem socorro", declarou.

Ao concluir sua fala, Gena Lins convocou lideranças de todo o estado a apoiarem a candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado. "Pernambuco vai ter a oportunidade de eleger um senador que representa quem está na ponta, quem mais precisa da presença do poder público. Vamos unir forças para fazer Eduardo da Fonte senador, não por nós, mas por aqueles que mais precisam", concluiu.

Eduardo da Fonte destaca parceria com Raquel Lyra e defende união política para fortalecer a saúde em Pernambuco
Publicado em 26/06/2026 às 16:07

Cumprindo agenda nesta sexta-feira (26) em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) destacou a importância da união entre lideranças políticas e o Governo do Estado para ampliar os investimentos na saúde pública. A declaração foi feita durante visita ao Hospital Regional do município.

Segundo o parlamentar, o caminho para fortalecer a rede estadual de saúde passa pela definição de prioridades e pela atuação conjunta das bancadas federal e estadual. "Nosso papel é unir as forças políticas para melhorar o atendimento à população. Precisamos construir uma lista de prioridades e trabalhar para que elas saiam do papel", afirmou.

Como exemplo dessa articulação, Eduardo citou a instalação da nova máquina de hemodinâmica do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife. De acordo com ele, o equipamento foi viabilizado após mobilização da bancada do Progressistas, atendendo a uma demanda apresentada pela direção da unidade, e recebeu apoio de mais de 40 deputados estaduais.

"O doutor João Moraes nos procurou e unimos toda a bancada do Progressistas, além de parlamentares da Assembleia Legislativa, para defender essa prioridade. Hoje a governadora Raquel Lyra foi ao hospital acompanhar a implantação do equipamento, que vai dobrar a capacidade de atendimento cardíaco da unidade", ressaltou.

Eduardo também elogiou o trabalho da governadora na área da saúde e afirmou que o objetivo da parceria é garantir atendimento de qualidade mais próximo da população. "A governadora tem trabalhado muito para melhorar a saúde pública. Não podemos admitir que pacientes do interior precisem ser transferidos para a capital por falta de estrutura. Precisamos levar os serviços de saúde para perto das pessoas", concluiu.

Lindbergh recorre contra relatoria de Mendonça
Publicado em 26/06/2026 às 16:00

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) recorreu ao STF para tentar impedir que o ministro André Mendonça seja o relator da investigação sobre o financiamento do filme Dark Horse.

O parlamentar questiona a conexão entre o caso e outras investigações sob relatoria de Mendonça. Também pede que a apuração seja vinculada à ação conduzida por Flávio Dino sobre emendas parlamentares.

Caso a relatoria seja mantida, Lindbergh solicita o compartilhamento de informações com os gabinetes de Flávio Dino e Alexandre de Moraes para evitar decisões conflitantes e fragmentação das investigações.

Posto I realiza mais um dia de oferta de exames de mamografia
Publicado em 26/06/2026 às 15:39

Secretaria de Saúde segue com ações preventivas e de cuidado com a saúde das mulheres no município

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um dia de exames de mamografia no Posto I, na sexta-feira (26) e reafirma que o compromisso com a saúde das mulheres do município não acontece apenas em campanhas sazonais, mas o ano inteiro. A ação faz parte de um cronograma contínuo de atendimento preventivo e visa detectar precocemente o câncer de mama e oferecer suporte às pacientes que precisam desse exame essencial.

Os exames, gratuitos e disponibilizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), têm sido uma oportunidade para que mais mulheres realizem o procedimento sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Gravatá busca fortalecer as políticas de saúde pública voltadas ao bem-estar da população e garante maior acessibilidade aos serviços preventivos.

Lula anuncia envio de José Múcio à Venezuela após terremotos
Publicado em 26/06/2026 às 15:30

O presidente Lula iniciou discurso nesta sexta-feira (26) com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos terremotos na Venezuela e anunciou que determinou o envio do ministro da Defesa, José Múcio, ao país para discutir formas de apoio do governo brasileiro.

Segundo Lula, a missão terá como objetivo avaliar como o Brasil poderá contribuir com assistência aos venezuelanos afetados pela tragédia.

De acordo com o governo da Venezuela, os terremotos deixaram 589 mortos e 2.850 feridos. Os tremores atingiram a região de Caracas e provocaram destruição em diferentes áreas do país.

Governadora Raquel Lyra entrega requalificação do Serviço Wilma Lessa e vistoria obras que ampliam assistência no Hospital Agamenon Magalhães
Publicado em 26/06/2026 às 15:18

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), um importante equipamento requalificado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife: o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. Durante a agenda, a gestora também vistoriou as obras de implantação do novo serviço de hemodinâmica, a reforma da cozinha e acompanhou o andamento das futuras emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.

"Tudo que estamos fazendo é pelo cuidado. Estamos investindo aqui, no Hospital Agamenon Magalhães, R$ 100 milhões que se desdobram em várias entregas como esta, garantindo conforto aos trabalhadores e a quem precisa do serviço, que pode ser acolhido de verdade. Não é só para tirar retrato, é para garantir que uma mulher que foi violentada possa, no momento mais difícil da vida dela, estar sendo cuidada", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa recebeu melhorias nas instalações elétricas, pintura, climatização, renovação do mobiliário e ações de humanização dos ambientes. Em uma etapa posterior, também será realizada a substituição do piso e das luminárias.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a requalificação integra um amplo conjunto de investimentos que vêm sendo realizados no hospital. "Agora temos o serviço todo reestruturado, requalificado, para poder atender melhor as mulheres que necessitam e também dar mais condição de trabalho com dignidade aos profissionais de saúde que trabalham aqui. A melhora não para", afirmou.

Criado há 25 anos, o Wilma Lessa é referência na rede estadual de proteção às mulheres, pessoas com útero e adolescentes a partir dos 12 anos vítimas de violência sexual. Somente nos primeiros meses de 2026, já foram contabilizados 481 atendimentos.

A coordenadora do serviço, Sílvia Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura fortalece o acolhimento humanizado oferecido às pacientes. "É extremamente importante requalificar para poder ofertar um melhor acolhimento para essas pessoas que nos procuram. Um serviço requalificado, pode oferecer melhor ambiência, mais conforto e também melhores condições de trabalho. É muito bom trabalhar com ambiente adequado e mobiliário novo", destacou.

VISITAS – Na unidade, a governadora também visitou obras em andamento, como a nova cozinha do hospital, que recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e deve oferecer uma estrutura moderna e adequada para atender pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam diariamente pela unidade. O setor é responsável pela produção de cerca de 4 mil refeições por dia, entre cafés da manhã, lanches, almoços e jantares.

A gestora também acompanhou as obras de implantação do novo Serviço de Hemodinâmica, que recebe investimento de R$ 4 milhões. O setor será totalmente modernizado para ampliar a capacidade de realização de exames e procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, como cateterismos, angioplastias, implantes e trocas de marcapasso, estudos eletrofisiológicos e arteriografias.

Além da Hemodinâmica, seguem em andamento as obras de reforma de um dos prédios do hospital, onde funcionarão as novas emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia, além de espaços destinados ao repouso das equipes médicas.

Também acompanharam a entrega a deputada federal Clarissa Tércio; o deputado estadual Romero Sales Filho, o vereador do Recife, Ronaldo Lopes; e a diretora de Obras de Saúde da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Priscila Giovanna.

João Gomes emociona multidão sob garoa; São João de Arcoverde tem Nathanzinho Lima nesta sexta
Publicado em 26/06/2026 às 15:16

Nem a garoa e o frio da noite desta quinta-feira (25) foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao fim um repertório repleto de sucessos que o consolidaram como um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade.

Natural de Serrita, no Sertão pernambucano, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um grande coro popular. A emoção tomou conta da plateia, que permaneceu firme mesmo sob a garoa, demonstrando a força do artista e o prestígio do São João de Arcoverde. A noite também contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando a programação do Polo Multicultural.

A festa continua nesta sexta-feira (26) mantendo o alto nível da programação. O palco principal recebe Ycaro Andrade, Harry Estigado e Nathanzinho Lima, um dos artistas que mais crescem no cenário nacional. Embalado por sucessos que dominam as plataformas digitais, Nathanzinho promete atrair mais uma grande multidão e manter o clima de animação na reta final dos festejos.

Ao longo de quase 16 dias de programação, o São João de Arcoverde reafirma sua posição entre os melhores eventos juninos do Nordeste. Além de reunir milhares de visitantes de Pernambuco e de diversos estados, a festa impulsiona a economia local, fortalecendo o comércio, a hotelaria, os bares, restaurantes, o transporte e diversos segmentos de serviços.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o sucesso da edição 2026 e fez um convite para que moradores e turistas aproveitem os últimos dias da programação.

"Estamos vivendo um São João histórico, com grandes atrações, segurança, organização e uma forte movimentação econômica para a cidade. Nesta reta final, teremos mais três dias de muita festa no Polo Multicultural e demais polos no fim de semana, recebendo artistas que estão entre os mais queridos do público. Convidamos todos para continuarem celebrando conosco essa grande festa que valoriza nossa cultura e fortalece Arcoverde", afirmou.

Com expectativa de mais uma grande presença de público nesta sexta-feira e nos últimos dias da programação, Arcoverde celebra uma edição histórica do seu São João, reconhecido como um dos mais seguros, organizados e tradicionais do Brasil.

Pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte defende interiorização da saúde durante visita ao Hospital Regional de Palmares
Publicado em 26/06/2026 às 15:14

O pré-candidato ao Senado e presidente da Federação União Progressista (UP/PP), Eduardo da Fonte, visitou, nesta sexta-feira (26), o Hospital Regional de Palmares (HRP), na Mata Sul de Pernambuco. Durante a agenda, defendeu a interiorização da saúde como prioridade para reduzir a dependência da população em relação aos serviços da Região Metropolitana do Recife.

Principal unidade de saúde da Mata Sul, o HRP atende cerca de 22 municípios e funciona 24 horas por dia com serviços de urgência, emergência e ambulatório. O hospital conta com 173 leitos de média e alta complexidade, distribuídos entre Clínica Médica, Cirurgia, Traumato-Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e UTIs Adulto e Neonatal. A estrutura inclui ainda centro cirúrgico, centro obstétrico, agência transfusional, CME e 46 leitos de observação.

Apesar da estrutura, a Mata Sul possui apenas 0,6 leito hospitalar por mil habitantes, índice inferior à média estadual de 1,3 leito por mil habitantes. O déficit estimado é de aproximadamente 350 leitos, o que mantém a região dependente da capital para atendimentos de maior complexidade.

Ao lado de profissionais da unidade e de lideranças da região, Eduardo destacou que a saúde da Mata Sul precisa de novos investimentos para ampliar a capacidade de atendimento. O parlamentar anunciou que solicitará à governadora Raquel Lyra e ao ministro da Saúde a implantação de um Hemocentro e de uma Central de Regulação de Leitos, além da ampliação dos equipamentos hospitalares e da criação de um Centro de Diagnóstico para a região.

“Defender a interiorização da saúde é garantir que o cidadão tenha atendimento de qualidade perto de onde vive. A Mata Sul ainda depende muito do Recife, e precisamos mudar essa realidade com investimentos que fortaleçam a rede pública e ampliem a oferta de serviços especializados”, afirmou.

A visita contou com a presença dos deputados estaduais France Hacker e Dannilo Godoy; dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Berg Hacker (Rio Formoso), Miruca (Água Preta), Zé Baiano (São Benedito do Sul) e Wilson Lima (São João); do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar; do vice-prefeito de Palmares, Neto Melo; da pré-candidata a deputada federal Missionária Michele Collins; do médico oncologista e pré-candidato a deputado estadual Dr. Tarcísio Reis; e do médico cardiologista Dr. João Moraes.

Carlinhos da Pedreira registra 56% de desaprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier
Publicado em 26/06/2026 às 15:02

Uma enquete realizada pelo Blog do Alberes Xavier, através dos stories no Instagram, apontou que o prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, recebeu 56% de desaprovação entre os participantes, enquanto 44% avaliaram positivamente sua gestão. O resultado revela um cenário de maior insatisfação entre os internautas que participaram da consulta.

Apesar da vantagem da reprovação, os números mostram uma disputa relativamente equilibrada na percepção do público, com uma diferença de 12 pontos percentuais entre os dois índices. O resultado indica que a gestão enfrenta resistência de parte dos participantes da enquete, ao mesmo tempo em que mantém uma parcela significativa de apoiadores.