São João de Nóis tem primeira noite de sucesso com quadrilhas, show e grande público
Publicado em 27/06/2026 às 17:33

A primeira noite do São João de Nóis, promovido pela Prefeitura de Ouricuri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, reuniu um grande público nesta sexta-feira (26), na Praça Frei Damião. Mesmo com a chuva, moradores prestigiaram o concurso de quadrilhas matutas, vibraram com as apresentações e lotaram o espaço preparado para o evento.

Além da estrutura montada para receber o público, a programação contou com belas apresentações culturais e show do cantor Elmo Oliveira, animando a noite.

A programação continua neste sábado (27), com a segunda noite do São João de Nóis, que terá novos concursos de quadrilhas e apresentações especiais. A expectativa é de mais uma grande participação do público na Praça Frei Damião.

Deputados Lula e Eduardo da Fonte destacam protagonismo de prefeitos do União Progressistas em ranking da Atenção Primária à Saúde em Pernambuco
Publicado em 27/06/2026 às 17:16

Os municípios administrados por prefeitos do União Progressistas (UP) conquistaram posições de destaque no ranking estadual de qualidade da Atenção Primária à Saúde, reforçando o compromisso das gestões municipais com uma saúde pública cada vez mais eficiente e humanizada.

Para os deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, o resultado é reflexo de administrações comprometidas com a população e que fazem da saúde uma prioridade.

Lula Da Fonte ressaltou: "Esse reconhecimento mostra que quando há planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas, os resultados aparecem. Parabenizo os prefeitos Saulo Maruim, Zé Elias Filho e Gena Lins por esse importante desempenho. São gestões que trabalham diariamente para fortalecer a atenção básica e garantir mais qualidade de vida para a população. Tenho orgulho de caminhar ao lado de prefeitos que fazem a diferença em Pernambuco."

Os deputados também destacaram que continuarão atuando em Brasília para garantir recursos e fortalecer a saúde dos municípios pernambucanos.

O desempenho dos três municípios evidencia a força das gestões municipais do PP e reafirma o compromisso do partido com políticas públicas que geram resultados concretos para a população, especialmente em uma área tão essencial quanto a Atenção Primária à Saúde.

“Coloco meu nome para ser o melhor governador da história de Pernambuco”, afirma João Campos
Publicado em 27/06/2026 às 15:18

O pré-candidato João Campos (PSB) declarou, neste sábado (27), que vai colocar seu nome à disposição do eleitorado para ser “o melhor governador da história de Pernambuco”. Segundo o ex-prefeito do Recife, ele entra na disputa para se propor a fazer o que nunca foi feito, como já foi demonstrado em ações inovadoras realizadas por sua gestão à frente da capital. As declarações foram feitas durante visita a Abreu e Lima, em mais um dia de agendas cumpridas na Região Metropolitana.

João criticou a falta de planejamento e força política da atual gestão estadual para atrair investimentos para o Litoral Norte, cenário bem diferente do ciclo do PSB à frente do Governo de Pernambuco. Conforme o pré-candidato, falar em polo automotivo, Hemobras, Vivix e indústrias do polo cervejeiro é se remeter “a um desenvolvimento que não foi o atual governo que trouxe”. O líder da Frente Popular disse ainda que seu papel é “fazer os próximos 30 anos melhores do que esses que a gente passou” e jogou luz sobre movimentos eleitoreiros, realizados para dar sobrevida a um governo que não trabalhou.

“O que a gente viu é um governo que passou muito tempo sem trabalhar e, quando chega no ano eleitoral, tenta fazer algum movimento. Mas movimento é diferente de resultado. Uma coisa é você se movimentar. Outra coisa é você dar resultado, inaugurar obra. Eu fiz 107 creches no Recife. Ela prometeu 250 e fez cinco no estado. O que aconteceu no estado foi muita promessa e pouco resultado. A sensação que eu tenho é que o Governo do Estado tenta se mexer, mas não consegue fazer gol”, avaliou, em em entrevista a uma rádio local.

João Campos também elencou o Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, e o Recife no Mundo, de sua gestão à frente do Recife, como iniciativas pioneiras que exemplificam o que esse conjunto político é capaz de fazer em um novo ciclo de governo em Pernambuco. “Eu não virei prefeito do Recife para fazer o que sempre foi feito. Eu virei prefeito para fazer o que nunca foi feito e fazer pela primeira vez o que as pessoas achavam que era difícil fazer. E eu conto isso para vocês entenderem que eu não estou botando meu nome para disputar o Governo do Estado para fazer a mesma coisa. Eu estou botando meu nome para ser o melhor governador da história de Pernambuco”, afirmou.

Ainda durante a passagem pela cidade, João Campos falou sobre a necessidade de uma governança metropolitana que funcione. Ele relatou que, como prefeito do Recife, enfrentou desafios em áreas limítrofes que poderiam ser mais facilmente resolvidos se o Governo do Estado assumisse o protagonismo como mediador. “É preciso fazer uma governança metropolitana de verdade. Não vai ser aquela coisa de chamar os prefeitos para uma conversa e não fazer nada. Tem que ter para discutir os limites, os serviços de limpeza, de iluminação e saúde dessas áreas limítrofes. Eu vou criar uma instância de governança metropolitana permanente, para a gente discutir as ações do estado e entrar como mediador da interlocução entre os municípios”, prometeu.

João Campos foi recebido pelo prefeito Flávio Gadelha (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Flávio Gadelha Filho (MDB) e outras lideranças locais. Junto ao pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) e aos deputados Pedro Campos (PSB), Mário Ricardo (Podemos) e Francismar Pontes (PSB), o líder da Frente Popular caminhou pela feira nova e tomou café da manhã no Mercado Municipal de Abreu e Lima, momento em que interagiu com comerciantes e frequentadores. Também no roteiro esteve uma passagem pela carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil. Foi a segunda visita do pré-candidato a governador ao município nesta fase de pré-campanha.

Taquaritinga do Norte salta da 153ª para a 7ª posição em ranking da Atenção Primária em Pernambuco
Publicado em 27/06/2026 às 13:56

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte alcançou um avanço expressivo nos indicadores de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde. O município saiu da 153ª para a 7ª colocação no ranking estadual, resultado celebrado pelo secretário de Saúde, Leandro Lima, que atribuiu a conquista ao planejamento da gestão de Gena Lins e ao trabalho desenvolvido pelas equipes da rede municipal.

Em publicação nas redes sociais, o secretário relembrou que, ao assumir a pasta, estabeleceu como prioridade fortalecer a Atenção Primária por meio de uma gestão baseada em planejamento, organização e valorização dos profissionais.

"Quando assumimos a Secretaria de Saúde, tínhamos um compromisso: mostrar que planejamento, trabalho sério e valorização das pessoas transformam realidades. Hoje, esse compromisso se traduz em resultado", afirmou.

Leandro Lima fez questão de destacar que o desempenho alcançado é fruto do empenho coletivo dos trabalhadores da saúde do município. "Essa conquista não pertence a uma única pessoa. Ela pertence a cada trabalhador da Atenção Primária de Taquaritinga do Norte que acredita nas mudanças, enfrenta desafios, persiste diante das dificuldades e compreende que uma gestão forte se constrói com planejamento, organização, compromisso e trabalho em equipe."

O secretário também ressaltou que o avanço no ranking demonstra a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) quando há organização e compromisso da gestão. "Este resultado mostra que, quando existe propósito, liderança e união, o SUS responde. E esse é apenas o começo. Seguiremos trabalhando para oferecer uma saúde cada vez mais humana, eficiente e resolutiva para a nossa população", concluiu.

Vice-prefeito de Palmares afirma que o município deixou de ser destaque nas páginas policiais e ganhou credibilidade em Brasília
Publicado em 27/06/2026 às 13:49

Durante a passagem do deputado federal Eduardo da Fonte por Palmares, na sexta-feira (26), o vice-prefeito do município, Neto Melo, destacou que a cidade deixou de ser desacreditada em Brasília e voltou a conquistar investimentos graças à articulação política do parlamentar e do deputado federal Lula da Fonte.

Ao defender a pré-candidatura de Eduardo ao Senado, Neto afirmou que o deputado conhece de perto a realidade dos municípios e tem sido um dos principais parceiros da gestão.

"Eduardo da Fonte é o presente e é o futuro da nossa região. É por isso que a gente acredita no seu trabalho", afirmou. Em seguida, relembrou as dificuldades enfrentadas por Palmares no início da gestão. "As nossas primeiras idas a Brasília foram muito difíceis. Palmares era desacreditada, vivia em página policial. Mas, junto com Eduardo da Fonte, junto com Lula da Fonte, as portas de Brasília se abriram e o trabalho de Palmares começou a se desenvolver."

O vice-prefeito também ressaltou a presença constante de Eduardo da Fonte no município, em contraste com outros políticos que, segundo ele, aparecem apenas em período eleitoral. "Tem candidatos que nunca pisaram em Palmares e conhecem a cidade pelo wi-fi e pelas redes sociais. Eduardo da Fonte sempre esteve presente, conhece as pessoas de Palmares pelo nome e conhece a necessidade do nosso povo."

Palmares: "A gente só consegue mudar uma cidade quando tem parceria", diz Júnior de Beto
Publicado em 27/06/2026 às 13:13

A eleição de Eduardo da Fonte para o Senado Federal poderá representar um reforço aos investimentos na saúde pública e no desenvolvimento dos municípios pernambucanos. A avaliação é do prefeito de Palmares, Júnior de Beto, que destacou o perfil municipalista do deputado e defendeu sua pré-candidatura durante encontro político no seu município.

Ao defender o nome de Eduardo da Fonte para o Senado, Júnior afirmou acreditar que o parlamentar ampliará o trabalho já desenvolvido em favor dos municípios. "Eu tenho certeza, tenho fé em Deus que, com Dudu chegando no Senado, com o nosso trabalho, a gente vai multiplicar o homem que eu tenho certeza que vai mudar a saúde de Pernambuco."

O prefeito também atribuiu à articulação política entre parlamentares e governos a realização de investimentos em Palmares, citando a construção de creches, escola, polo industrial e obras na área da saúde. Segundo ele, a ordem de serviço de mais de R$ 23 milhões assinada no aniversário do município contou com a participação de diversas lideranças.

"Tem a digital de Lula da Fonte, tem a digital de France Hacker, tem a digital de Eduardo da Fonte, tem a digital da nossa governadora, tem a digital do nosso presidente Lula, para que a gente consiga desenvolver e trabalhar na área que é mais sensível."

Durante o discurso, Júnior de Beto afirmou que o desenvolvimento dos municípios depende da atuação conjunta entre prefeitos e parlamentares. "A gente só consegue mudar uma cidade quando tem parceria", disse.

Para ele, Eduardo da Fonte se diferencia por manter presença nos municípios e acompanhar de perto as demandas da população. "Aqui é onde a vida começa. É onde as crianças nascem, onde o povo precisa gerar emprego e renda e onde os prefeitos e vereadores estão lutando todos os dias, escutando a demanda da população."

Ao lado do prefeito Rael Ferreira, Álvaro Porto participa de encontro com vereadores e lideranças de Vertentes
Publicado em 27/06/2026 às 12:48

A convite do prefeito de Vertentes, Rael Ferreira, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, neste sábado (27.06), de café da manhã que reuniu vereadores e lideranças políticas, correligionários e apoiadores do grupo político liderado pelo gestor municipal. O deputado federal Mendonça Filho também marcou presença.

De acordo com Porto, a confraternização possibilitou o reencontro com amigos e com a população de Vertentes, que sempre o recebe com atenção e carinho. “Estar ao lado de Rael, de seu grupo político e do deputado Mendonça Filho, num encontro com tanta gente querida é sempre uma satisfação. É também a certeza de que nossa parceria tem proporcionado resultados positivos para os moradores do município”, disse.

O prefeito destacou que o trabalho dos parlamentares tem assegurado benefícios e avanços a Vertentes.
Segundo Rael, o deputado Álvaro Porto já destinou mais de R$ 2 milhões em emendas, viabilizando a aquisição de veículos que fortalecem os serviços públicos do município. O gestor reiterou apoio aos projetos de reeleição de Porto e Mendonça.

POMBOS - Nesta sexta-feira (26.06), Álvaro Porto esteve no município de Pombos onde se encontrou com o ex-prefeito Dr. Marcos, vereadores, ex-vereadores e lideranças locais. “Temos percorrido várias regiões do estado, dialogando e reafirmando compromissos com antigos e novos correligionários. A partir dos nossos mandatos, temos trabalhado em favor da Mata, do Agreste, do Sertão, do Grande Recife e com Pombos não seria diferente”, observou o deputado. 

Prefeito de Amaraji declara apoio de grupo político à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado
Publicado em 27/06/2026 às 12:35

O prefeito de Amaraji, Flaucio de Araújo, oficializou o apoio de seu grupo político à pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte ao Senado Federal durante ato realizado em Palmares, na sexta-feira (26). Ao lado do vice-prefeito Pimpão e de vereadores do município, o gestor destacou a confiança no trabalho desenvolvido pelo parlamentar em Brasília.

"Estamos hoje aqui declarando o nosso apoio à sua pré-candidatura ao Senado Federal", afirmou Araújo, ao agradecer a parceria de Eduardo da Fonte com Amaraji. "Quero agradecer a Dudu da Fonte, esse baluarte da política pernambucana, por que não dizer do cenário nacional, pela confiança que você tem depositado em todo o nosso grupo político."

O prefeito também elogiou a atuação do deputado na área da saúde e disse acreditar que Eduardo poderá ampliar esse trabalho caso seja eleito senador. "Eu não tenho dúvida, Dudu, que você, em Brasília, vai fazer muito mais pelo que você já faz pela saúde de todos os pernambucanos."

Ao encerrar o discurso, Araújo destacou a mobilização do grupo para as eleições de 2026 e reforçou o apoio à governadora Raquel Lyra e à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado. "Temos muito trabalho pela frente, temos uma campanha pela frente e vamos fazer barba, cabelo e bigode, botando a nossa governadora de novo lá, e senador Eduardo da Fonte."

Lula da Fonte projeta disputa difícil, mas demonstra confiança na eleição de Eduardo ao Senado
Publicado em 27/06/2026 às 12:22

O deputado federal Lula da Fonte afirmou que a caminhada de Eduardo da Fonte rumo ao Senado Federal será "longa" e "árdua", mas disse acreditar que a candidatura, se chancelada pela governadora, será vitoriosa. A declaração foi feita durante ato político realizado em Palmares, na sexta-feira (26), marcando o início da pré-campanha de Eduardo na Mata Sul.

"Hoje, certamente, a gente dá o pontapé inicial aqui na Mata Sul de uma caminhada que será longa, será árdua, mas eu não tenho dúvida nenhuma de que ela será vitoriosa", declarou Lula da Fonte, ao destacar o apoio recebido de lideranças políticas e da população da região.

Segundo o deputado, a mobilização em Palmares demonstra que o projeto político de Eduardo da Fonte ultrapassa os apoios partidários e é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo de 19 anos na Câmara dos Deputados. "Tem gente aqui que votou em mim, que votou em você, mas tem gente que não votou na gente, que reconhece o nosso trabalho e que por isso está aqui. Isso é fruto de um trabalho, é reflexo da sua dedicação como parlamentar em Brasília."

Lula da Fonte também destacou a atuação municipalista de Eduardo, citando investimentos destinados à saúde e à infraestrutura de Palmares e de outros municípios da Mata Sul. Para ele, esse histórico credencia o deputado na disputa pelo Senado. "Isso lhe faz ser um parlamentar municipalista que irá representar os municípios no Senado Federal."

Ao encerrar o discurso, Lula reforçou a confiança no projeto político e convocou a militância para a campanha. "A torcida está animada, o time está escalado e o resultado não pode ser outro: é vitória, vitória e vitória. Vamos com humildade, pé no chão, ganhando as ruas da Mata Sul, a zona rural, as cidades, com a certeza de que essa caminhada será longa, mas será vitoriosa."

Programa Casa Sem Barreiras chega aos Coelhos e garante acessibilidade em mais uma residência
Publicado em 27/06/2026 às 12:22

Intervenções contemplarão a adaptação do imóvel para facilitar a utilização por pessoas com deficiência. Prefeito Victor Marques assinou, neste sábado (27), ordem de serviço para início das obras

O Programa Casa Sem Barreiras, lançado pela Prefeitura do Recife para ampliar a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas, chegou ao bairro dos Coelhos. Desta vez, o beneficiado é Edésio Lira Guedes Filho, de 62 anos, que ganhará mais autonomia com adequações no banheiro e acesso à sua residência, situada na Rua Bituruna. Neste sábado (27), o prefeito Victor Marques assinou a ordem de serviço para dar início às obras, que incluem a adaptação do sanitário e da entrada do imóvel para facilitar a circulação do morador, além de melhorias internas no imóvel para garantir mais conforto. O investimento é de aproximadamente R$ 9,2 mil.

O prefeito Victor Marques destacou que a iniciativa garantirá mais autonomia e segurança para o morador e sua família. “As intervenções vão proporcionar melhores condições de mobilidade para seu Edésio, principalmente no banheiro e no acesso da residência, dando mais autonomia e segurança para ele no dia a dia. É um trabalho construído por várias mãos, que assegura mais dignidade e reforça o compromisso de levar o Casa Sem Barreiras para toda a cidade”, afirmou.

Lançado em novembro do ano passado, o Programa Casa Sem Barreiras já entregou cinco obras e outras três estão em execução. O senhor Edésio reside na Rua Bituruna com a filha e os três netos. Ele trabalhava como ajudante de pedreiro e auxiliar de serviços gerais, mas amputou as duas pernas em decorrência de complicações relacionadas ao diabetes mellitus. Desde então, faz uso de cadeira de rodas para seus deslocamentos e recebe acompanhamento médico na Unidade de Saúde da Família (USF) Coelhos. A família tem como principal fonte de renda o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Beneficiado pela iniciativa, Edésio ressaltou a importância das adaptações para sua rotina. “Hoje preciso da ajuda de duas pessoas para descer a rampa de casa e também enfrento dificuldades para usar o banheiro. Com essa mudança, vou ganhar mais autonomia para sair, passear pela comunidade e viver melhor”, comemorou.

PROGRAMA - As intervenções do Programa Casa Sem Barreiras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), que fornece projeto, materiais, mão de obra e acompanhamento técnico. Os serviços incluem adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e demais adequações necessárias. A Sedec conta com equipes especializadas na realização de obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta.

Os critérios de seleção dos beneficiários seguem a legislação municipal e federal. Além de contemplar pessoas usuárias de cadeiras de rodas, o programa prioriza famílias inscritas no CadÚnico, com idosos, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Esses fatores permitem que as ações cheguem primeiro às residências em situação de maior vulnerabilidade social e onde poderão gerar resultados mais expressivos.