Governadora Raquel Lyra entrega nova central de vacinas e dobra capacidade de armazenamento em Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 22:28

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), equipamento estratégico responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a intervenção dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e fortalece a estrutura da rede estadual de vacinação. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.

"Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as melhorias realizadas, estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais da unidade, que funciona como principal centro de conservação e distribuição de imunizantes do Estado.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede estadual de imunização e oferece melhores condições para profissionais e usuários do sistema. “Isso aqui é uma expressão do cuidado e da dignidade com o nosso povo. Antes, se o Ministério [da Saúde] quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, afirmou.

Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), chegando posteriormente a todos os municípios pernambucanos.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, ressaltou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. “A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, destacou.

Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. Um deles é a técnica de enfermagem Marielza Costa, que acompanha a rotina da unidade há 30 anos e vivenciou a transformação da estrutura. "É a primeira vez que vejo a diferença no nosso setor, que era abandonado. E não é só aqui. Sou funcionária há 30 anos e essa é a primeira gestão que olha para a gente", afirmou.

"Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado", afirmou a deputada estadual Socorro Pimentel.

Também acompanharam a entrega os vereadores do Recife, Ronaldo Lopes e Davi Muniz; e o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda. 

Gena Lins anuncia R$ 8 milhões em obras e destaca novo ciclo de investimentos em Taquaritinga do Norte
Publicado em 25/06/2026 às 21:19

Em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins, fez um balanço das ações em andamento no município e atribuiu o momento de investimentos às parcerias firmadas com o Governo de Pernambuco e com os deputados Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Kaio Maniçoba. Segundo o gestor, os recursos destinados à cidade estão promovendo avanços em áreas estratégicas.

Gena confirmou que a governadora Raquel Lyra estará em Taquaritinga do Norte neste sábado, às 14h, para inaugurar o Centro de Referência da Mulher (CRM), equipamento voltado ao acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência. O prefeito também revelou que o município está finalizando um convênio de aproximadamente R$ 8 milhões com o Governo do Estado para a execução de obras de asfaltamento e pavimentação em diversas localidades.

"A gente está acabando de fechar um convênio com o Estado de praticamente R$ 8 milhões, que servirá para asfaltar praticamente não só a cidade, mas também diversos setores do município que precisam de uma reestruturação nesse campo", afirmou.

Na área da saúde, o prefeito destacou o fortalecimento da rede municipal com o apoio dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, além da implantação de duas unidades da Casa Azul, voltadas ao atendimento de crianças com transtorno do espectro autista. Segundo Gena, os investimentos têm sido fundamentais para reestruturar um setor que enfrentava dificuldades.

"A gente sabe que saúde só se faz com dinheiro, só se faz com aporte, só se faz com parceria. E essa parceria vem sendo fundamental para que a gente possa manter forte a saúde do município", declarou.

O gestor também ressaltou o apoio do deputado estadual Caio Maniçoba e da governadora Raquel Lyra na execução de importantes obras estruturadoras, como a pavimentação de mais de 30 ruas, a recuperação da PE-130, a construção de uma creche estadual e a entrega da iluminação da BR-104, no trecho entre o viaduto de Pão de Açúcar e a Vila do Socorro.

Outro destaque da entrevista foi a realização do Festival do Café, um dos principais eventos do calendário turístico de Taquaritinga do Norte. De acordo com o prefeito, o Governo de Pernambuco investirá R$ 1,4 milhão na edição deste ano, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, em parceria com o programa Pernambuco Meu País.

"Vamos fazer esse ano o maior Festival do Café de todos os tempos, com grandes atrações, oficinas, palestras, visitas às fazendas, ações do Sebrae e atividades voltadas aos cafeicultores. O Governo do Estado está presente mais uma vez, ajudando a fortalecer esse importante movimento que é uma referência para Taquaritinga e para Pernambuco", destacou.

Anderson Ferreira reúne lideranças do PL e confirma agenda de Flávio Bolsonaro em Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 21:02

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, reuniu, nesta quinta-feira (25), as principais lideranças da legenda para alinhar os preparativos da visita do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, a Pernambuco. 

"Agenda fechada, 9 de julho, Flávio Bolsonaro. Tamo junto. Simbora mudar o Brasil, simbora mudar Pernambuco", afirmou Anderson Ferreira.

O encontro, realizado na sede estadual do PL, contou com a presença dos deputados federais Mendonça Filho e André Ferreira, dos deputados estaduais Abimael Santos e Coronel Meira, dos vereadores Paulo Muniz e Fred Ferreira, além de outras lideranças da legenda.

Exclusivo: Paulinho da Força reúne Executiva do Solidariedade em PE antes de ato com Raquel Lyra
Publicado em 25/06/2026 às 20:48

Antes de participar do ato que marcará a oficialização do apoio do Solidariedade à pré-candidatura de reeleição da governadora Raquel Lyra, o presidente nacional da legenda, Paulinho da Força, cumprirá uma agenda estratégica em Pernambuco nesta sexta-feira (26).

A informação foi obtida, em primeira mão, pelo Blog do Alberes Xavier e pela Rede Pernambuco de Rádios, durante entrevista exclusiva com o presidente estadual do partido, Edinázio Silva. Segundo ele, Paulinho se reunirá, nesta sexta, na sede estadual do Solidariedade, no Recife, com a Executiva e lideranças da sigla para definir as estratégias eleitorais do partido no estado.

A reunião antecede o grande ato político marcado para o sábado (27), no Recife Expo Center, quando o Solidariedade oficializa o apoio ao projeto de reeleição da governadora. Segundo Edinázio, o encontro interno servirá para alinhar a atuação da legenda no estado e discutir o cenário eleitoral, incluindo a montagem das chapas proporcionais e a estratégia política do partido.

"O Paulinho vem aqui à sede do partido, vai se reunir com as principais lideranças de Pernambuco, onde a gente vai formar estratégia para a eleição aqui", afirmou Edinázio.

O dirigente também ressaltou que a adesão do Solidariedade ao grupo político de Raquel Lyra representa uma mudança no cenário estadual, já que a legenda integrava a oposição ao governo após as eleições de 2022. Segundo ele, a chegada da nova direção estadual aproximou o partido da governadora e fortaleceu sua participação na base governista.

Lívia Álvaro aciona MPPE e TCE-PE sobre aumento de 32% na CIP em Paulista e faz alerta para municípios de Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 19:59

O aumento de 32,31% na Contribuição de Iluminação Pública (CIP) em Paulista deixou de ser apenas uma discussão sobre a conta de energia e passou a levantar questionamentos sobre transparência e fiscalização dos recursos públicos.

Diante disso, a pré-candidata a deputada estadual Lívia Álvaro protocolou representações no Ministério Público de Pernambuco e no Tribunal de Contas do Estado, pedindo análise da justificativa do reajuste e da aplicação dos recursos arrecadados.

O aumento decorre de uma lei sancionada pelo prefeito Severino Ramos, publicada em 09 de junho, que autorizou a atualização da cobrança.

Segundo dados do Portal da Transparência, a CIP arrecadou cerca de R$ 23 milhões em 2025 e já soma aproximadamente R$ 13 milhões até junho de 2026. Ao mesmo tempo, consta um empenho estimativo de cerca de R$ 600 mil para a empresa responsável pela iluminação pública, valor bem inferior ao volume arrecadado.

A justificativa oficial aponta uma suposta defasagem acumulada nos últimos cinco anos. Porém, diante dos números, Lívia questiona onde está o déficit que justifica um reajuste superior a 32%.
Ela também destaca que o município enfrenta problemas estruturais em serviços básicos, o que aumenta a insatisfação da população diante de novas cobranças.
"A população precisa entender como os recursos são usados. Quando há dúvida, os órgãos de controle precisam agir e o cidadão tem o direito de cobrar explicações", afirma.

Para Lívia, o caso de Paulista serve de alerta para todos os municípios de Pernambuco, reforçando a importância da fiscalização dos recursos públicos e do controle social.

A discussão, segundo ela, vai além da iluminação pública e envolve o direito da população de acompanhar quanto é arrecadado e como o dinheiro é aplicado.

Enquanto o MPPE e o TCE-PE analisam o caso, fica a reflexão: se o cidadão paga a conta, também precisa saber para onde o dinheiro está indo.

Governadora Raquel Lyra reforça segurança pública com formação de 457 policiais civis, entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher
Publicado em 25/06/2026 às 19:40

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco

Ampliando os investimentos em segurança pública, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.

O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.

Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.

Presente na cerimônia, o deputado federal Mendonça Filho destacou o simbolismo da formatura para os novos servidores e para o Estado. “É uma data que vai ficar marcada de forma inesquecível na vida de cada um de vocês e um importante reforço para a nossa segurança”, afirmou. Já o deputado estadual Joel da Harpa ressaltou o impacto dos investimentos na segurança pública. “Pernambuco está vivendo um novo momento na segurança pública. Hoje começamos a ver a esperança de um Pernambuco melhor”, disse.

O prefeito de Olinda em exercício, Chiquinho, também destacou os avanços promovidos pelo Governo de Pernambuco na área. “A segurança pública vem sendo reconstruída pelo Governo do Estado para que a sociedade se sinta mais protegida, com investimentos em estrutura, valorização dos servidores e reforço no efetivo”, pontuou.

Durante a solenidade, a escrivã Leila Fernandes de Abrantes, 1ª colocada do curso, enfatizou a emoção do momento. “Hoje, ao jurarmos honrar esta missão, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da sociedade, com a esperança de quem mais precisa e com a coragem de servir mesmo diante dos desafios”, afirmou.

MULHER - Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Tadeu Calheiros reforça parceria com o CRO-PE e avança com projeto para ampliar atendimento odontológico domiciliar no Recife
Publicado em 25/06/2026 às 19:33

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Tadeu Calheiros, conduziu, nesta quarta-feira (25), a reunião da comissão que aprovou o parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária nº 39/2025, de sua autoria, que prevê a inclusão de equipes de Saúde Bucal no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) para pessoas acamadas ou com dificuldade de mobilidade no Recife.

A proposta foi construída em diálogo com o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), fruto de uma parceria iniciada durante a gestão do ex-presidente Dr. Eduardo Vasconcelos e que teve continuidade com o atual presidente, Dr. João Godoy. O objetivo é garantir que pacientes com limitações de mobilidade tenham acesso a um atendimento odontológico humanizado e integrado, diretamente em suas residências.

O projeto estabelece a inclusão de equipes compostas por cirurgião-dentista, técnico e auxiliar em saúde bucal no Serviço de Atendimento Domiciliar, fortalecendo a assistência às pessoas que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde e ampliando o cuidado integral oferecido pela rede municipal.

Para Tadeu Calheiros, a aprovação na Comissão de Saúde representa mais um passo importante para transformar a proposta em realidade.

“Esse projeto nasceu do diálogo com o CRO-PE e da compreensão de que a saúde bucal também precisa chegar às pessoas que mais enfrentam dificuldades para acessar os serviços. Seguiremos trabalhando para que essa iniciativa avance e garanta um atendimento mais humanizado, digno e integral aos pacientes acamados ou com mobilidade reduzida no Recife”, destacou o parlamentar.

Como presidente da Comissão de Saúde, Tadeu Calheiros ressaltou que a aprovação do parecer reforça o compromisso do colegiado com iniciativas que qualificam a assistência à população e fortalecem a saúde pública do Recife.

Marinaldo Rosendo recebe João Campos para inauguração da Carreta Mais Especialidades e assinatura da ordem de serviço da pista de cooper.
Publicado em 25/06/2026 às 19:26

Timbaúba viveu mais um dia histórico nesta quinta-feira (25), com a presença de importantes lideranças políticas estaduais e federais. O prefeito Marinaldo Rosendo recebeu o ex prefeito do Recife, João Campos, para a inauguração da Carreta Mais Especialidades e a assinatura da ordem de serviço para a construção da pista de cooper, dois importantes investimentos voltados à saúde e à qualidade de vida da população.

A Carreta Mais Especialidades, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde, permanecerá em Timbaúba por 30 dias. Os atendimentos terão início no próximo dia 29 de junho e seguirão até 29 de julho. Durante esse período, serão realizados exames de ultrassonografia e tomografia, beneficiando cerca de 1.400 pacientes de Timbaúba e região.

Durante o evento, João Campos destacou a importância dos investimentos realizados pela gestão municipal.

"É uma alegria estar em Timbaúba ao lado do prefeito Marinaldo, acompanhando ações que impactam diretamente a vida das pessoas. A nova pista de cooper será um espaço que vai incentivar a prática de atividades físicas, promover saúde e oferecer mais qualidade de vida para a população.", afirmou João Campos.

Outro momento marcante foi a assinatura da ordem de serviço para a construção da pista de cooper. A obra contará com um investimento de R$ 904.437,86 e terá 900 metros de extensão, criando um espaço moderno, seguro e acessível para caminhadas, corridas e outras atividades físicas. O equipamento será mais uma opção de lazer e convivência para a população, fortalecendo as políticas públicas voltadas à promoção da saúde e ao incentivo à prática esportiva.

O prefeito Marinaldo Rosendo ressaltou que o município vive o maior ciclo de investimentos de sua história.

"Timbaúba está vivendo um novo tempo. Já são mais de R$ 50 milhões em investimentos que estão transformando nossa cidade. Seguimos trabalhando para oferecer mais saúde, infraestrutura e qualidade de vida para a nossa população.", destacou Marinaldo.

Também prestigiaram o evento diversas autoridades da Mata Norte e de Pernambuco, entre elas a ex-deputada federal Marília Arraes, o deputado estadual Eriberto Filho, o senador Humberto Costa, e o representante do Ministério da Saúde, Rosano Freire.

Com mais essas duas importantes ações, a gestão Marinaldo Rosendo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de Timbaúba, investindo em saúde, infraestrutura e bem-estar. A cidade vive um momento histórico, com mais de R$ 50 milhões em investimentos, consolidando uma gestão que trabalha para transformar a realidade da população.

Caneta brasileira contra diabetes avança e acirra corrida com Ozempic; veja
Publicado em 25/06/2026 às 19:19

O mercado brasileiro de medicamentos à base de semaglutida, utilizados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, vive uma rápida transformação.

Pouco mais de três meses após a perda da patente da molécula no país, a Hypera Pharma deu um passo para entrar no segmento ao oficializar, junto à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o protocolo da Semavy, sua nova caneta injetável. O produto ainda aguarda registro sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O avanço ocorre poucos dias após a EMS iniciar a distribuição do Ozivy, primeiro concorrente nacional da semaglutida original comercializada pela Novo Nordisk nas marcas Ozempic e Wegovy.

A chegada de novos fabricantes já provoca impactos no mercado. Nesta semana, a Novo Nordisk anunciou um desconto de até 59% no preço de suas canetas para tentar viabilizar a incorporação do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ao mesmo tempo, estados como Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal estudam programas próprios para ampliar o acesso ao tratamento.

Para o médico Gustavo Sá, especialista em emagrecimento, o aumento da concorrência pode representar uma mudança importante no acesso aos medicamentos.

"A obesidade nunca foi uma questão estética, sempre foi uma doença crônica grave. Até hoje, o tratamento no SUS era polarizado: ou orientação nutricional básica, ou a fila da cirurgia bariátrica, que demora anos. As canetas preenchem esse 'meio-termo", afirma.

Apesar de reproduzirem a mesma molécula ativa da semaglutida, os produtos nacionais não são classificados como genéricos. Segundo o nutrólogo Sandro Ferraz, isso ocorre porque utilizam uma rota de fabricação diferente da empregada pela Novo Nordisk.

"A semaglutida original da Novo Nordisk é um peptídeo produzido por rota biotecnológica, ou seja, através de fermentação e biologia molecular. Já as indústrias nacionais, como a EMS e a Hypera Pharma, reproduzem a exata mesma molécula ativa, mas por síntese química", explica.

Mesmo assim, a concorrência já pressiona os preços. Enquanto o Ozempic pode custar entre R$ 825 e R$ 1.100 nas farmácias, o Ozivy chegou ao mercado com valores entre R$ 452 e R$ 497, além de programas de adesão que reduzem ainda mais o custo para parte dos pacientes.

Especialistas destacam que o tratamento continua exigindo acompanhamento médico, mudanças no estilo de vida e uso contínuo para evitar o chamado efeito rebote, com recuperação do peso perdido após a interrupção da medicação.

TI Verde conquista 1º lugar em prêmio de inovação da UPE
Publicado em 25/06/2026 às 19:15

O projeto TI Verde do TCE-PE conquistou o 1º lugar na categoria Inovação Social da primeira edição do Prêmio de Inovação da Universidade de Pernambuco (UPE), que teve como tema "Inovação que Transforma: Conectando Ideias ao Futuro”.

O prêmio tem como objetivo reconhecer projetos com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico e sustentável, fortalecendo a cultura da inovação no ambiente universitário.

Segundo o professor da Universidade e conveniado ao Tribunal, Fagner Melo, o projeto demonstra que a transformação tecnológica pode caminhar junto com a sustentabilidade. “O TI Verde evidencia que é possível reduzir impactos ambientais, promover conscientização e gerar resultados concretos para a administração pública”, afirmou.

O professor explicou que a iniciativa do TCE-PE se destacou pelos resultados alcançados, pelo impacto socioambiental, pelo potencial de expansão e pelo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além dos integrantes do projeto, Ana Carolina Morais, Ricardo Beltrão e Francisco Oliveira, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), e Fagner Melo e Joás Aquino, da UPE, a iniciativa contou com a colaboração de servidores de diferentes áreas do Tribunal, além de pesquisadores e estudantes da universidade, que contribuíram em ações de capacitação, sensibilização, pesquisas e articulações institucionais.

Foi o quarto prêmio recebido pelo TI Verde. Este ano, o projeto também conquistou o 3º lugar na categoria Sustentabilidade, Meio Ambiente, ESG e Carbono Neutro do Prêmio Brasil de Gestão Pública, promovido pela Expo GovBrasil Conference.

Para a chefe do DTI, Ana Carolina Morais, as premiações refletem os resultados obtidos pela iniciativa e reforçam a integração entre tecnologia e sustentabilidade na administração pública.

O PROJETO - Coordenado pelo DTI em parceria com a UPE, o projeto busca reduzir os impactos ambientais da tecnologia e estimular práticas sustentáveis por meio de ações de conscientização e gestão responsável dos recursos de TI.

Entre os resultados alcançados estão a destinação correta de mais de seis toneladas de lixo eletrônico, a compensação de mais de quatro toneladas de carbono associadas ao uso de serviços em nuvem por meio do plantio de mudas nativas, a adoção de critérios de sustentabilidade nas contratações de TI e o aumento da vida útil dos equipamentos de informática.