São João de Nazaré da Mata terá maioria de artistas locais nos dias 23 e 24 de junho
Publicado em 23/06/2026 às 19:08

Programação reúne forró, coco e ciranda entre o Polo do Forró e a Praça da Catedral, onde o público poderá acompanhar o jogo do Brasil na Copa do Mundo

O São João de Nazaré da Mata, na Mata Norte, chega aos seus dias mais simbólicos nesta terça-feira (23), véspera da festa, e quarta-feira (24), data dedicada ao santo que dá nome à principal celebração junina do Nordeste. Nos dois dias, mais de 80% da programação será formada por artistas locais, reforçando o compromisso da atual gestão municipal com a valorização da cultura popular e dos talentos da terra.

A festa, iniciada na última sexta-feira (19), tem apostado em uma programação voltada às raízes culturais do município, reunindo forró, coco e ciranda em apresentações que ocupam o Polo do Forró, na Praça Herculano Bandeira, no Centro da cidade.

Na terça-feira (23), o público poderá acompanhar apresentações do Coco de Engenho, Ciranda Linda Flor, comandada pelo Mestre Pedrinho, Raios de Neon, Clarisse Prado, Felipe Melo e Xote 10. Já na quarta-feira (24), Dia de São João, a programação começa ao meio-dia com Coco Canavial e segue até a madrugada com Ciranda das Flores da Amunam, Banda Brilhante, Banda Overdose, Mamelucos, Forró na Laje, Nação Forrozeira e Edson Araújo.

Além da programação musical, uma das novidades deste ano será a transmissão do terceiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Pela primeira vez, a Prefeitura instalará um telão na Praça João XXIII, conhecida popularmente como Praça da Catedral, na área central da cidade.
A partida entre Brasil e Escócia acontece às 19h da quarta-feira (24), e a expectativa é reunir torcedores, moradores e visitantes em um grande momento de confraternização. Após o apito final, a programação junina segue normalmente no Polo do Forró.

Segundo a prefeita Adriana Andrade, a proposta foi unir duas paixões dos brasileiros: o São João e o futebol.
“Pensamos em uma programação que valoriza nossas tradições e nossos artistas. Mais de 80% das atrações destes dois dias são da nossa terra. E, pela primeira vez, vamos ter um telão na Praça da Catedral para que as pessoas possam acompanhar o jogo do Brasil sem deixar de viver o clima do São João. É uma forma de reunir famílias, amigos e visitantes em torno daquilo que temos de mais forte: nossa cultura e nossa alegria”, destacou.

Serviço

Terça-feira | 23 de junho
Polo do Forró – Praça Herculano Bandeira
18h – Coco de Engenho
19h – Ciranda Linda Flor (Mestre Pedrinho)
20h – Raios de Neon
21h – Clarisse Prado
22h – Felipe Melo
23h – Xote 10

Quarta-feira | 24 de junho
Polo do Forró – Praça Herculano Bandeira
12h – Coco Canavial
13h – Ciranda das Flores da Amunam
14h – Banda Brilhante
15h30 – Banda Overdose
17h – Mamelucos
19h – Transmissão do jogo do Brasil
20h – Forró na Laje
22h – Nação Forrozeira
0h – Edson Araújo
Entrada gratuita.

Gilson agradece público que lotou o Alto do Moura e pede que o forró seja preservado
Publicado em 23/06/2026 às 18:49

Em apresentação lotada no Alto do Moura , Caruaru, a banda Brucelose , que tem como sanfoneiro e músico , o pré candidato a deputado federal Gilson Machado , fez o povo arrastar o pé no forró por quase duas horas.

Durante a apresentação, Gilson reconheceu a valorização do forró no São João. “Vocês não deixam o forró morrer , o Alto do Moura não deixa o forró morrer, Caruaru não deixa o forró morrer. Isso aqui é forró de verdade”, disse Gilson levando o público ao delírio.

Quando ministro do turismo e cultura do Brasil, Gilson elevou o forró a Patrimônio Imaterial. “Foi um reconhecimento ao ritmo que representa a maior festa do Nordeste que é o São João e hoje eu me emociono em ver que essas pessoas lotaram o show para cantar e dançar o forró legítimo que atravessa gerações. Só vocês podem manter vivo esse patrimônio”, disse Gilson emocionado.

Diogo Alexandre e a Caravana das Oportunidades!
Publicado em 23/06/2026 às 18:48

Chã Grande será palco de um importante momento para o fortalecimento do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico local. Na próxima sexta-feira, 26 de junho, às 10h, na Avenida São José, em frente à antiga Prefeitura, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) e a Prefeitura Municipal firmarão um Acordo de Cooperação Técnica que ampliará o acesso ao crédito e abrirá novas oportunidades para os empreendedores do município.

À frente dessa iniciativa está o secretário estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, que retorna à sua terra natal em uma nova missão. Ex-prefeito de Chã Grande por quatro mandatos, Diogo tem sido um dos principais articuladores das ações do Governo de Pernambuco voltadas ao fortalecimento da economia pernambucana, levando programas, investimentos e oportunidades para a população. Durante o evento, também será lançado o Agro AGE, uma linha de crédito criada para impulsionar a produção rural pernambucana, fortalecendo produtores rurais e o agronegócio.

“Eu vivo Chã Grande e poder voltar agora como Secretário de Estado, levando mais novidades e podendo contribuir com esse povo que tanto amo, é muito gratificante. Sexta será lindo”, destacou Diogo Alexandre, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do município e com a geração de oportunidades para quem deseja empreender e crescer.

A ação integra a política de desenvolvimento econômico liderada pela governadora Raquel Lyra, contando também com o apoio e a articulação das lideranças políticas Sebastião Oliveira e Waldemar Oliveira. A expectativa é de que o evento reúna empreendedores, produtores rurais e a população em geral para conhecer de perto as novas oportunidades que chegam a Chã Grande, fortalecendo o município e impulsionando o seu desenvolvimento econômico.

Ao lado do prefeito Joia, Eriberto Medeiros e Eriberto Filho prestigiam o São João de Salgadinho
Publicado em 23/06/2026 às 18:47

O deputado federal Eriberto Medeiros e o deputado estadual Eriberto Filho estiveram, nesta segunda-feira (22), na segunda noite da Festa de São João do município de Salgadinho, Agreste de Pernambuco, ao lado do prefeito Joia Salgado, do vice-prefeito Moisés de Veva e de diversas lideranças locais.

Durante o evento, os parlamentares reafirmaram o compromisso com o município, destacando a importância de investir na cultura e seguir destinando recursos que contribuam para o desenvolvimento de Salgadinho e para a melhoria da qualidade de vida da população.

“É sempre uma alegria estar em Salgadinho celebrando as nossas tradições e renovando nosso compromisso com o povo da cidade”, afirmou o deputado federal Eriberto Medeiros.

“Salgadinho pode continuar contando com o nosso trabalho e dedicação para trazer mais investimentos e oportunidades para o município”, destacou o deputado estadual Eriberto Filho.

O prefeito Joia Salgado agradeceu a presença dos deputados e a parceria em favor da cidade. “Eriberto Medeiros e Eriberto Filho são grandes parceiros de Salgadinho e têm contribuído para fortalecer nossa cultura e o desenvolvimento do município”, disse.

A presença dos deputados reforçou a união de esforços em defesa de mais avanços para Salgadinho, sem deixar de valorizar uma das mais importantes manifestações culturais do povo pernambucano.

Gestão Duguinha Lins leva São Joaquim do Monte à Nota A em ranking do Tesouro
Publicado em 23/06/2026 às 18:43

São Joaquim do Monte conquistou mais um importante reconhecimento. Sob a gestão do prefeito Duguinha Lins, o município alcançou a Nota A, classificação máxima no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizado por meio do Siconfi, da Secretaria do Tesouro Nacional.

O resultado reflete o compromisso da administração municipal com a transparência, a responsabilidade fiscal e a correta aplicação dos recursos públicos. A avaliação analisa a qualidade, consistência e conformidade das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes públicos aos órgãos de controle.

Com a conquista, São Joaquim do Monte passa a integrar o grupo de municípios que alcançaram o mais alto nível de excelência na prestação de informações fiscais e contábeis, reforçando o trabalho sério e eficiente desenvolvido pela gestão municipal.

“Essa conquista é fruto de muito trabalho, planejamento e responsabilidade. É a confirmação de que estamos conduzindo a gestão com seriedade, respeito ao dinheiro público e compromisso com a população”, destacou o prefeito Duguinha Lins.

Juliana de Chaparral participa da Caminhada do Forró de Arcoverde e sugere evento semelhante para Surubim
Publicado em 23/06/2026 às 18:42

A pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou, no último domingo (21 de junho), da 14ª edição da Caminhada do Forró de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Ao lado do deputado estadual Edson Vieira (Podemos), ela acompanhou o evento que reuniu mais de 40 mil pessoas e transformou as avenidas José Bonifácio e Pedro II em um grande palco a céu aberto, embalado pelo forró, pelas manifestações culturais e pela animação dos festejos juninos.

Considerada a maior caminhada junina do Brasil, a programação teve início ainda pela manhã, com apresentações de violeiros, grupos de coco e artistas locais. No cortejo, cerca de 60 músicos de forró conduziram o público, enquanto quatro trios elétricos animaram o percurso, incluindo apresentação do Maestro Spok.

Antes de participar da caminhada, Juliana visitou a sede que abriga o acervo do Mestre Damião Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco e referência da cultura popular nordestina. A pré-candidata também esteve no bairro do Cruzeiro e, posteriormente, no Sítio Gravatá, onde foi recepcionada por integrantes de uma associação comunitária e moradores da localidade.

"Participando aqui do evento, tive uma ideia para o nosso prefeito Chaparral. Vocês queriam uma Caminhada do Forró em Surubim? Depois do que vivi hoje em Arcoverde, essa ideia ficou ainda melhor. Conheci de perto a cultura de Arcoverde. Teve sanfona, muito forró e animação do começo ao fim", afirmou Juliana.

Edson Vieira também destacou a importância da agenda no município sertanejo. "Arcoverde é cultura, tradição e alegria. Foi uma agenda daquelas que faz a gente seguir nossa caminhada com as baterias recarregadas, encontrando amigos, ouvindo as pessoas e vivendo de perto toda a força dessa terra tão especial", declarou.

Zezé Di Camargo reúne multidão e marca uma das maiores noites do Orobó Forró
Publicado em 23/06/2026 às 18:41

O cantor Zezé Di Camargo foi a grande atração da noite do domingo (21 de junho) no Orobó Forró 2026 e arrastou um dos maiores públicos já registrados em eventos festivos do município. A Quadra de Eventos, no centro da cidade, ficou completamente lotada para receber o artista, uma das atrações mais aguardadas da programação.

Dono de uma das vozes mais marcantes da música sertaneja brasileira, Zezé Di Camargo emocionou o público com sucessos que marcaram gerações, em uma noite de muita animação e celebração na Terra do Frivolité. A programação também contou com apresentação da banda Pikap Turbinada, que abriu a noite de shows e aqueceu o público antes da entrada do sertanejo no palco.

"Na noite de ontem, vivemos mais um grande momento em nossa cidade com o Orobó Forró, reunindo cultura, música e a presença do nosso povo. A festa contou com apresentação da banda Pikap Turbinada e um dos shows mais aguardados do nosso São João, com Zezé Di Camargo, que abrilhantou ainda mais a nossa programação", registrou o prefeito Biu Abreu (PSD) nas redes sociais.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades e lideranças políticas locais e da região, entre elas a vice-prefeita Lia de Chaparral (União Brasil), o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), o pré-candidato a deputado estadual Fellype Martins (Podemos), o vice-prefeito de Vertente do Lério, Dão da Lavanderia (União Brasil), além de vereadores, secretários municipais, lideranças e milhares de pessoas que lotaram o centro da cidade.

Véspera de São João terá shows gratuitos em Casinhas, Surubim, Bom Jardim, Orobó e Vertente do Lério
Publicado em 23/06/2026 às 18:40

A noite mais aguardada do ciclo junino promete muita animação no Agreste Setentrional. Nesta terça-feira (23 de junho), véspera de São João, municípios da região prepararam uma programação especial com muito forró, fogueiras acesas, comidas típicas e atrações musicais para celebrar uma das datas mais tradicionais do calendário nordestino.

Em Casinhas, a programação acontece na comunidade de Vila Chêus, com o tradicional arraiá junino da localidade, a partir das 19h, com shows de Edyli Silva e Arthurzinho Boladão. Em Surubim, o Polo Vila Forró, na Rua da Prefeitura, recebe as apresentações de Deka Vanerão, Mistura Fina e Vilões do Forró, também a partir das 19h. Já em Vertente do Lério, o São João Raiz terá show do Forrozão Tá na Base, no Polo Bolinha, a partir das 19h.

No município de Bom Jardim, o Polo Pedra do Navio será palco do São João de Todos Nós, com apresentações de Renovação Nordestina e Dudu do Acordeon, a partir das 19h. Em Orobó, a programação será comandada pela cantora Priscila Senna [foto acima], que sobe ao palco da Quadra de Eventos, no centro da cidade, a partir das 22h.

Com programação diversificada e gratuita, as cidades da região mantêm viva a tradição junina e prometem uma noite de muito forró e confraternização para moradores e visitantes.

Pré-candidato, Janjão prestigia São João de Limoeiro ao lado de Raquel Lyra
Publicado em 23/06/2026 às 18:39

O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), participou no último sábado (20) da programação do São João de Limoeiro, no Agreste Setentrional, integrando a comitiva da governadora Raquel Lyra (PSD).

Ao lado do prefeito de Bom Jardim, Arsênio Medeiros, do vereador limoeirense Ronaldo Morais e do pré-candidato a deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), Janjão acompanhou os festejos na Rua da Alegria, principal polo da programação junina do município, que recebeu shows de Felipe e Gabriel, Cláudia Lauterer e Jorge de Altinho.

Nas redes sociais, o pré-candidato destacou a presença ao lado da governadora. "Dia de acompanhar o São João de Limoeiro ao lado da governadora Raquel Lyra. Essa é a dupla do Trabalho de Verdade", escreveu.

João Campos é recebido com festa no Alto do Moura e mostra força em reduto de Raquel
Publicado em 23/06/2026 às 18:33

CARUARU - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) foi recebido com festa, nesta terça-feira (23), em Caruaru, no Agreste. O líder da Frente Popular transitou pelo Alto do Moura acompanhado de apoiadores, recebeu manifestações de carinho da população e mostrou força no reduto da governadora Raquel Lyra (PSD). A cidade se soma a uma lista de polos juninos visitados pelo ex-prefeito do Recife nos últimos dias, a exemplo de Araripina, Serra Talhada e Arcoverde.

Parada obrigatória no Alto do Moura, a Casa-Museu Mestre Vitalino esteve no roteiro do pré-candidato, que exaltou o espaço como um símbolo da potência cultural de Caruaru e da representação da essência do povo pernambucano. “Estou aqui no Alto do Moura vendo essa maravilha da cultura pernambucana e nordestina. Viva o Mestre Vitalino, o verdadeiro rei do barro, que através de sua arte deu significado à luta do povo do Nordeste brasileiro. Mestre Vitalino é um patrimônio da cultura pernambucana e nordestina”, declarou João.

O pré-candidato esteve acompanhado de nomes da política de Caruaru, como os ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, a ex-deputada Laura Gomes e os pré-candidatos a deputados Delegado Lessa (Republicanos), Dilson Oliveira (PSB) e Vitinho Maia (PSB). Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), as deputadas federais Tabata Amaral (PSB) e Maria Arraes (PSB), o deputado federal Pedro Campos (PSB) e lideranças de outros municípios.

Mais cedo, João Campos também esteve em Gravatá, outro importante polo junino do estado. Acompanhado de apoiadores, ele passou por ruas do centro do município e percorreu os corredores do mercado público, conversando com a população e se juntando ao clima de São João vivenciado na cidade.