Humberto Costa conclui giro de 4 dias pelo interior e inicia rota de São João pela Zona da Mata
Publicado em 23/06/2026 às 10:21

O senador Humberto Costa (PT) percorreu, nos últimos quatro dias, 11 cidades do interior de Pernambuco ao lado dos pré-candidatos da Frente Popular para 2026, num giro político que levou a articulação da base de Lula no estado a municípios do Agreste ao Sertão. Nesta segunda-feira (22), o parlamentar retoma as agendas fazendo entregas e participando das festas de São João, iniciando pela Zona da Mata Norte.

A rota do interior teve início na quinta-feira (18), com passagem por Bonito e Bezerros, no Agreste Central, e Bom Conselho, no Agreste Meridional. O senador seguiu para o Sertão do Araripe, onde cumpriu agenda em Trindade, Araripina e Ouricuri, e depois avançou para Parnamirim e Mirandiba, no Sertão Central.

O roteiro ainda contemplou Sertânia, no Sertão do Moxotó, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. O encerramento se deu em Arcoverde, neste domingo (21), com a participação de Humberto Costa na tradicional Caminhada do Forró, um dos maiores eventos do São João do estado.

Durante toda a viagem, Humberto esteve acompanhado do time de Lula: João Campos, pré-candidato a governador; Carlos Costa, pré-candidato a vice-governador; Marília Arraes, pré-candidata a senadora, além de deputados federais e estaduais e lideranças locais, combinando encontros políticos com conversas diretas com o povo nas ruas.

"Percorrer o interior de Pernambuco é a melhor forma de ouvir diretamente as pessoas, entender suas dificuldades e discutir, junto com prefeitos e lideranças, as melhorias que o estado precisa. E neste momento, com o São João tomando conta de cada praça, nós aproveitamos para celebrar a cultura e a identidade de cada lugar do estado", afirmou o senador.

Agenda de São João


Nesta segunda-feira (22), Humberto Costa começa a semana em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, ao lado do prefeito Vinícius Labanca, e segue para Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, onde faz entregas e participa dos festejos juninos da cidade.

Na terça-feira (23), véspera de São João, o senador se desloca para a Mata Sul, com visitas a Ribeirão, Palmares e São Benedito do Sul, onde realizará entregas à população. À noite, já no Agreste Setentrional, participa da festa de São João de Santa Cruz do Capibaribe. Na quarta-feira (24), dia de São João, Humberto Costa prestigia os festejos de Caruaru, no Agreste Central, e de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.

A agenda segue na sexta-feira (26), quando o senador participa de uma reunião da Hemobrás, no Recife, e, depois, faz entregas em Bom Conselho, no Agreste Setentrional, e recebe o título de cidadão de Macaparana, na Mata Norte.

Após receber Natanzinho e Xand Avião, Vitória do Pé de Serra terá Wesley Safadão na véspera de São João 2026
Publicado em 23/06/2026 às 09:55

O São João Vitória do Pé de Serra começou mais uma sequência de grandes shows na última sexta-feira (19), se consolidando como o maior ciclo junino da Zona da Mata pernambucana. A programação no Pátio Otoni Rodrigues contou, na oportunidade, com as apresentações de Sétima Dose, Forró dos Plays e Taty Girl, além da transmissão do jogo da Seleção Brasileira contra o Haiti. No sábado, dia 20, o destaque da noite ficou por conta de Roberta Miranda, que dividiu o palco com Ávine Vinny, Baby Som e Priscila Senna.

O ponto alto do segundo fim de semana de festas aconteceu no domingo e na segunda-feira, dias 21 e 22 de junho, ocasiões em que o polo principal registrou um público expressivo. No primeiro dia mencionado, Natanzinho Lima foi a atração mais esperada, lotando todos os espaços disponíveis. Também tocaram Pedro Guerra, Henry Freitas e Silvânia & Berg. No dia 22, ainda com chuva, Xand Avião, Novinho da Paraíba, Trimanos Brasil, Lipe Lucena e Brasas do Forró encerraram a grade.

A programação oficial continua nesta terça-feira, (23), com as apresentações de Wesley Safadão, Wallas Arrais, Mara Pavanelly e Noara Marques. Na quarta-feira, dia 24, o evento fecha o calendário junino com os shows de João Gomes, Alexandre Pires, Malla 100 Alça e Willy Vaqueiro, além de exibir mais uma partida do Brasil.

Polo Estação

Montado na Praça Leão Coroado, o polo alternativo foi espaço para sediar o 1º Concurso de Quadrilha Junina do ciclo junino local. No domingo (21), três quadrilhas, além da homenageada Forró Fiá, se apresentaram antes dos shows de Jack Farra e Matheus Lima. A vencedora foi a Zé Matuto, enquanto Bacamarte e Matutá ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A noite de véspera de São João (23) contará com apresentações de Vava do Acordeon e Silvinho Cavalcanti, enquanto a animação do dia seguinte fica por conta de Zezé do Forró, Forrozão Capim e Ciço Moreno. A Quadrilha Forró Fiá, homenageada do concurso, se apresenta também nessas duas noites.

No dia 26 de junho, as festividades continuam com Jorge Neto e Aninha, Nordestinos do Forró, Anjos do Forró e Watusi Alves. No dia 27, tem Maciel Melo, Forró Cariciar e Rei do Cangaço, Quadrilha Explosão JK, além de Salustiano e a Rabeca Encantada. Já no domingo, dia 28, o encerramento oficial do espaço será comandado por Gel e Seus Manos, Alencar, Quadrilha Forró Fiá, Whisky de Luxo e Embaixadoras do Brega.

Aliados de Flávio veem risco de atuação do STF na eleição
Publicado em 23/06/2026 às 09:45

Auxiliares e aliados do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, avaliam que decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) indicam uma possível atuação da Corte com impacto sobre a disputa eleitoral de 2026. As informações foram publicadas pela Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem, integrantes da pré-campanha demonstram preocupação com a possibilidade de o STF ampliar sua influência sobre decisões relacionadas ao processo eleitoral. O grupo também avalia que ministros da Corte poderiam esvaziar competências tradicionalmente atribuídas ao TSE.

De acordo com a Folha, o tema já motivou reuniões de Flávio Bolsonaro e do senador Rogério Marinho (PL-RN) com o presidente do STF, Edson Fachin. Procurados pelo jornal, os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin não comentaram o assunto.

Em Arcoverde, Regina da Saúde marca presença na Caminhada do Forró
Publicado em 23/06/2026 às 09:29

A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos) participou, no último domingo (21), da 14° Caminhada do Forró, um dos principais eventos do São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

O cortejo reuniu mais de 40 mil pessoas nas ruas da cidade e contou com trios elétricos e diversas manifestações da cultura nordestina, consolidando-se como um dos momentos de maior movimentação da programação junina local.

“É sempre uma grande alegria participar de uma celebração tão importante para a nossa cultura, reencontrar amigos de Arcoverde e de tantas localidades e reforçar nosso vínculo com o povo e com as tradições sertanejas”, destacou Regina da Saúde.

Durante a programação, a pré-candidata cumprimentou moradores, visitantes e lideranças de Arcoverde e região, acompanhada pelo prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, entre outras lideranças.

A Caminhada do Forró é reconhecida como um dos maiores cortejos juninos do Nordeste e integra o calendário cultural de Pernambuco, atraindo público de diversas regiões do estado.

CNJ deve votar nesta terça fim da aposentadoria compulsória para magistrados
Publicado em 23/06/2026 às 09:24

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve votar nesta terça-feira (23) mudanças em seu regimento interno para adequar as regras disciplinares da magistratura ao entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta também endurece as regras para aplicação da pena de disponibilidade, que afasta o juiz de suas funções com remuneração proporcional. Atualmente, essa é uma das punições mais severas previstas na Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

As mudanças seguem decisão da Primeira Turma do STF que estabeleceu a perda do cargo e dos vencimentos como punição máxima para magistrados envolvidos em infrações graves. A expectativa é de que o texto seja aprovado pelo CNJ.

No São João de Gravatá, governadora Raquel Lyra ressalta investimentos do Governo de Pernambuco no município
Publicado em 23/06/2026 às 08:32

O apoio do Governo do Estado nos festejos juninos se soma a investimentos em segurança pública, recuperação de estradas, recursos hídricos e geração de emprego e renda.

Celebrando o ciclo junino em mais uma cidade no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra desembarcou, na noite desta segunda-feira (22), em um dos destinos mais tradicionais e animados de Pernambuco: o São João de Gravatá. A gestora marcou presença na festa, que teve início no dia 13 deste mês e segue até o próximo dia 28. O São João de Gravatá conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Defesa Social. Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Estado reforçou a operação com 1.124 lançamentos extras das forças de segurança durante o período junino. A vice-governadora Priscila Krause também participou dos festejos.

“Frequento o São João de Gravatá há muitas décadas e é uma alegria voltar mais uma vez como governadora e ver o quanto essa festa cresce e fica ainda mais bonita a cada ano. O Governo de Pernambuco tem apoiado não apenas a realização do evento, mas também investido em ações que fortalecem o município, como segurança pública, recursos hídricos, recuperação de estradas e infraestrutura para impulsionar o comércio, os bares e os restaurantes. Trabalhamos para garantir desenvolvimento, geração de renda e emprego para a nossa gente, porque um lugar bom para visitar também precisa ser um lugar bom para morar”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Além de movimentar a cultura popular, o São João de Gravatá impulsiona a economia local, beneficiando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. A expectativada Prefeitura é receber cerca de um milhão de pessoas, gerando uma movimentação econômica estimada em R$ 350 milhões.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, celebrou a parceria com a gestão estadual. “O Governo de Pernambuco vem apoiando a realização de grandes e bons eventos em nosso município, dentre eles, o São João, que se torna cada vez maior com o Governo chegando junto e nos incentivando”, agradeceu.

Com o reforço no efetivo, o São João de Gravatá conta com um esquema especial de segurança coordenado pela Secretaria Estadual de Defesa Social, com integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca, além do uso de tecnologias como reconhecimento facial, drones, Plataforma de Observação Elevada (POE) e monitoramento do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A operação também conta com delegacia móvel, reforço do policiamento ostensivo e atuação da Corregedoria da SDS para garantir mais segurança e tranquilidade durante os festejos.

Acompanharam a governadora o senador Fernando Dueire; o deputado federal André Ferreira; o deputado estadual João de Nadegi; e os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Silvestre (Passira) e Araújo (Amaraji); além dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Ana Paula Jardim (interina da Cultura), e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

PF faz operação contra cúpula do Banco Digimais e investiga Edir Macedo
Publicado em 23/06/2026 às 08:30

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que tem como alvo integrantes da cúpula do Banco Digimais, instituição financeira controlada por Edir Macedo.

São cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em SP. Também foram determinados a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o bloqueio de bens e valores que podem chegar a R$ 670,3 milhões.

Os investigadores suspeitam que administradores da instituição tenham adotado mecanismos para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, por meio da alteração de registros contábeis e da geração artificial de receitas, relata o Metrópoles.

Jaques aciona STF e busca apoio político após operação da PF
Publicado em 23/06/2026 às 08:00

O senador Jaques Wagner (PT-BA) intensificou articulações políticas e jurídicas após ser alvo de uma operação da Polícia Federal na última semana. O parlamentar acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação da ação e tem buscado apoio de aliados e colegas no Senado.

Na Bahia, Jaques se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ex-ministro Rui Costa (PT), que devem integrar seu palanque na disputa pela reeleição. O senador também conversou com parlamentares, entre eles o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), e deve se encontrar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A defesa sustenta que houve falhas na investigação e afirma que o senador não atuou em favor do Banco Master no Congresso. Os advogados argumentam que, nos episódios citados pela PF, Jaques adotou posições contrárias aos interesses atribuídos à instituição financeira.

Bolsonaro depõe hoje à polícia sobre arma apreendida em blitz
Publicado em 23/06/2026 às 07:30

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento nesta terça-feira (23) à Polícia Civil do Distrito Federal no inquérito que apura a apreensão de uma arma registrada em seu nome durante uma blitz. A oitiva está marcada para as 15h e ocorrerá de forma presencial na residência onde ele cumpre prisão domiciliar.

A realização do depoimento em casa foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma equipe da Polícia Civil formada por delegado e agentes ficará responsável pela coleta das informações, com acompanhamento da defesa do ex-presidente.

O depoimento ocorre na véspera do fim do prazo de 90 dias da prisão domiciliar humanitária concedida a Bolsonaro. Nos bastidores, há expectativa de que os desdobramentos da investigação sejam considerados por Moraes na decisão sobre a manutenção ou não do benefício.

Flávio Bolsonaro avalia mudar base da campanha para SP
Publicado em 23/06/2026 às 07:05

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) admitiu a aliados a possibilidade de transferir sua base de campanha para SP até o fim do período eleitoral.

A proposta apresentada pelos marqueteiros Alexandre Oltramari e Eduardo Fischer é parte da estratégia para ampliar a presença do candidato no maior colégio eleitoral do país, informa o Estadão.

Entre os fatores que motivam a mudança está o peso político e eleitoral de São Paulo, a posição estratégica do estado, próximo do Sul, de MG e do RJ, e a aproximação com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).