Antevéspera de São João anima o Mercado Cultural com muito forró em Gravatá
Publicado em 22/06/2026 às 19:36

Martina Sanfoneira e Vinni Luz & Forró Santa Dose garantiram uma tarde de tradição, música e animação na segunda-feira (22)

A antevéspera de São João foi marcada por muita alegria e valorização da cultura nordestina no Mercado Cultural de Gravatá, na tarde da segunda-feira (22). Dentro da programação do São João de Gravatá 2026, o espaço recebeu um grande público que prestigiou apresentações repletas de forró, animação e o clima acolhedor característico das festividades juninas do município.

A programação musical contou com os shows de Martina Sanfoneira e de Vinni Luz & Forró Santa Dose, que levaram ao palco repertórios recheados de clássicos do forró e sucessos que fizeram os forrozeiros dançarem do início ao fim da noite. O Mercado Cultural mais uma vez mostrou porque é um dos polos de celebração da cultura popular durante o período junino ao reunir moradores e visitantes em uma grande festa ao som da autêntica música nordestina.

Petróleo recua com avanço das negociações entre EUA e Irã
Publicado em 22/06/2026 às 19:30

Os preços do petróleo fecharam em queda nesta segunda-feira após sinais de progresso nas negociações entre Estados Unidos e Irã. O movimento reduziu preocupações sobre possíveis interrupções na oferta global da commodity.

O mercado também reagiu à possibilidade de inspeções no programa nuclear iraniano e à licença emitida pelos EUA que autoriza a produção e venda de petróleo e derivados do Irã até agosto de 2026.

Analistas avaliam que o avanço das conversas diminuiu os temores relacionados ao Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte de petróleo. Ainda assim, investidores seguem atentos aos desdobramentos das negociações.

“Quero ser a deputada da saúde, pois a única coisa que eu sei fazer na minha vida é trabalhar pela saúde”, diz Socorrinho da APAMI
Publicado em 22/06/2026 às 18:48

O programa ‘Cidade em Foco’ desta segunda-feira, dia 22, recebeu Socorrinho da APAMI. Filiada ao Avante, ela é pré-candidata a deputada estadual e pretende levar sua experiência e sua luta pela saúde pública pernambucana para a Assembleia Legislativa (Alepe) a partir de 2027.

“Quero ser a deputada da saúde, pois a única coisa que eu sei fazer na minha vida é trabalhar pela saúde. Tenho certeza que com uma cadeira na Alepe poderei fazer muito mais pelo meu povo”, disse ela, que não esconde sua empolgação e o seu otimismo diante o desafio de disputar um mandato de deputada estadual.

Socorrinho fez questão de frisar que mantém uma excelente relação com o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, Waldemar e reforçou que conta com o apoio da população para fazer um grande mandato. “Sem sombra de dúvidas eu conto com a ajuda do povo de Pernambuco. Vou buscar parcerias e investimentos junto aos governos e buscarei os mecanismos necessários para oferecer uma saúde pública de primeira qualidade para todos os pernambucanos”.

Federação PRD-Solidariedade demonstra força política e desponta como uma das chapas mais competitivas para a Câmara Federal em 2026
Publicado em 22/06/2026 às 18:41

Uma reunião realizada nos últimos dias entre parte dos pré-candidatos da Federação PRD-Solidariedade reforçou aquilo que já vem sendo comentado nos bastidores da política cearense: a federação chega para as eleições de 2026 com uma das chapas mais fortes e competitivas do estado na disputa por vagas na Câmara dos Deputados.

Liderada pela pré-candidata a deputada federal Jordana Mano, que aparece entre os nomes com maior potencial eleitoral do Ceará, a federação vem reunindo lideranças políticas, ex-parlamentares, vereadores e representantes de importantes segmentos da sociedade, formando um grupo que poderá conquistar de duas a três cadeiras na Câmara Federal.

A fotografia do encontro é considerada uma demonstração da força política da federação. Nela aparecem o ex-deputado federal Vanderlan Alves, a ex-deputada federal Enfermeira Ana Paula, o ex-deputado federal Vaidon Oliveira, o vereador de Fortaleza Chiquinho dos Carneiros, o vereador de Fortaleza Emanuel Acrísio, o ex-vereador Danilo Lopes e a líder dos Agentes de Endemias, Hilda, todos nomes com atuação consolidada em suas respectivas áreas e regiões de influência.

O encontro também evidencia que a chapa vai muito além dos nomes presentes na imagem. Outros vereadores, ex-vereadores, lideranças comunitárias, representantes de categorias profissionais e importantes quadros políticos filiados à federação também deverão disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, ampliando ainda mais a capilaridade eleitoral do grupo em todas as regiões do Ceará.

Nos bastidores, a avaliação é de que o PRD-Solidariedade conseguiu construir uma chapa equilibrada, reunindo candidatos com forte presença na capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado. Essa combinação tem sido apontada como um dos principais fatores que podem garantir um desempenho expressivo nas urnas.

Analistas políticos avaliam que a federação possui todas as condições para conquistar duas vagas na Câmara Federal, havendo ainda a possibilidade real de alcançar uma terceira cadeira caso o desempenho coletivo dos seus candidatos acompanhe as projeções mais otimistas.

A reunião serviu para alinhar estratégias, fortalecer o grupo e demonstrar unidade em torno de um projeto político que pretende ampliar a representatividade da federação no Congresso Nacional. Com nomes experientes, novas lideranças em ascensão e uma estrutura partidária organizada, a Federação PRD-Solidariedade entra no cenário eleitoral de 2026 como uma das forças mais observadas da política cearense.

Para muitos observadores, a imagem do encontro transmite uma mensagem clara: a chapa está formada, possui densidade eleitoral, representatividade regional e potencial para surpreender nas eleições de 2026, consolidando-se como uma das principais apostas para a disputa proporcional no Ceará.

Zema defende mudanças em benefícios e critica modelo atual
Publicado em 22/06/2026 às 18:31

O pré-candidato à Presidência Romeu Zema (Novo) afirmou que pretende revisar os programas sociais federais e defendeu critérios mais rígidos para a concessão de benefícios. A declaração foi feita durante evento da CNI, em Brasília.

Segundo Zema, pessoas que recusarem oportunidades de emprego formal ou qualificação profissional não deveriam continuar recebendo auxílio do governo. O ex-governador também sugeriu incentivos para beneficiários que ingressem no mercado de trabalho.

No encontro, Zema ainda defendeu reformas administrativa e previdenciária, privatizações e medidas de combate à criminalidade. O pré-candidato afirmou que pretende avançar em mudanças estruturais mesmo diante de possíveis desgastes políticos.

Berg de Hacker vistoria obras de pavimentação em Serra D’Água e Agrovila e reforça investimentos em infraestrutura
Publicado em 22/06/2026 às 18:25

O prefeito Berg de Hacker realizou, na manhã desta segunda-feira (22), uma vistoria nas obras de pavimentação que estão em andamento nas comunidades de Serra D’Água e Agrovila, acompanhando de perto o avanço dos serviços que irão melhorar a mobilidade, a segurança e a qualidade de vida dos moradores. A agenda contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, José Vasconcelos (Zé Mago), e do secretário de Serviços Públicos, Erivaldo Bezerra (Eri).

As intervenções fazem parte do conjunto de investimentos em infraestrutura viabilizados por meio da parceria entre a Prefeitura de Rio Formoso e o Governo de Pernambuco, com o apoio da governadora Raquel Lyra, do deputado estadual France Hacker e dos deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte.

A pavimentação de Serra D’Água já havia sido autorizada recentemente e agora entra em fase de execução, ampliando o programa de obras que vem transformando diversos bairros e comunidades do município. Nos últimos dias, a gestão também entregou 15 ruas pavimentadas em diferentes localidades, inaugurou uma nova praça pública e assinou novas ordens de serviço para ampliar a infraestrutura urbana.

Durante a vistoria, Berg de Hacker destacou que acompanhar as obras de perto faz parte do compromisso da gestão com a população. "Nosso trabalho não para. Estamos acompanhando cada etapa dessas obras porque sabemos o quanto elas representam para quem mora aqui. Pavimentação é mais dignidade, mais segurança, mais acessibilidade e valorização das comunidades. Essas conquistas são resultado de muito trabalho e de importantes parcerias com a governadora Raquel Lyra, o deputado France Hacker e os deputados federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, que têm caminhado ao nosso lado para garantir mais investimentos para Rio Formoso."

A gestão municipal segue acelerando o ritmo de obras em diferentes regiões da cidade, consolidando um amplo programa de infraestrutura que contempla pavimentação, construção de equipamentos públicos e melhorias na mobilidade urbana. Além das intervenções nas vias, a Prefeitura também acompanha outras obras estruturadoras, como a construção da nova creche municipal, reforçando o compromisso de promover desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população de Rio Formoso.

Recife celebra 21º São João 60+ com festa junina para mais de 6 mil pessoas
Publicado em 22/06/2026 às 18:13

Iniciativa da SDHJ reuniu grupos de convivência, atrações musicais e a coroação dos novos Rei e Rainha 60+ no Classic Hall, com entrada gratuita

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (22), o 21º São João 60+, celebração junina voltada ao público com 60 anos ou mais. O evento aconteceu no Classic Hall, com entrada gratuita, e reuniu mais de 6 mil pessoas, um dos maiores públicos da história do evento. O prefeito Victor Marques participou da programação ao lado de idosos de grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios.

Para o prefeito Victor Marques, o evento reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população idosa. "Entender que precisamos de espaços para o lazer da pessoa 60+ é crucial para formar uma população que se reconhece e está preparada para o futuro. Sou muito feliz atuando como prefeito dessa cidade e podendo acompanhar de perto cada sorriso de quem vem aproveitar essa festa linda", disse.

A programação contou com apresentações de Fabiana Pimentinha do Nordeste, Nêga do Babado e Carlinhos Monteverde, além de quadrilhas juninas e trio pé de serra. O ponto alto foi a coroação oficial dos novos Rei e Rainha 60+, eleitos no último dia 9 de junho. As novas majestades são Maria das Dores, de 92 anos, a mais velha entre as candidatas, representando o Grupo Vitalidade do Sesc de Casa Amarela, e Ivan Ribeiro, de 70 anos, do Grupo 50+ Santos Dumont.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou a dimensão das políticas públicas voltadas ao envelhecimento. "Daqui a 20 anos, a cada três pessoas, uma será maior de 60 anos. O Recife entendeu a necessidade de construir políticas para essa população. Hoje celebramos o São João passando uma mensagem de vitalidade, mostrando que a nossa cidade está preparada para essa geração, que merece ocupar todos os espaços", disse.

A animação do público mostrou que o evento já é tradição entre os participantes. Antônio Martins, de 69 anos, morador da Várzea, não perdeu nenhuma edição. "Esta é uma experiência que se repete anualmente e todas as vezes eu venho curtir. Me sinto jovem aqui. Faço parte do Grupo Alegria de Viver e todos os anos nós alugamos um ônibus para prestigiar essa festa linda de perto", contou.

O São João 60+ também recebeu usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, equipamento gerido pela SDHJ. O evento contou com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

TSE registra alta de ações sobre campanha antecipada
Publicado em 22/06/2026 às 18:12

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 135 representações relacionadas às pré-campanhas presidenciais desde o início do ano. O número representa aumento de 335% em comparação ao mesmo período de 2022.

PT e PL lideram os pedidos apresentados à Corte, com destaque para ações envolvendo suposto uso irregular de inteligência artificial e solicitações de remoção de conteúdos nas redes sociais.

Decisões recentes do TSE atenderam pedidos das campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro em casos distintos. A intensificação das disputas jurídicas reflete a crescente judicialização do processo eleitoral antes do início oficial da campanha.

Uma dobradinha forte encaminhada pra eleição 2026 com Lucas e Elismar em Pernambuco
Publicado em 22/06/2026 às 17:30

Após tantas conversas de bastidores, sugestões desde Brasília ao Recife como se formar uma dobradinha política unificada em pensamento público, aglutinando pessoas, somando lideranças e buscando uma representação puro sangue desde o sertão sanfranciscano e pernambucano, se definiu, deputado federal Lucas Ramos (PSB) e o ex vereador Elismar Gonçalves(PODEMOS) por essa unidade.

Para Lucas Ramos, surfando em águas progressistas onde o pre candidato ao governo João Campos(PSB) e o presidente Lula(PT), pronto pra disputar a reeleição, "somar com a juventude e histórico político de Elismar, juntamos renovação e força popular nessa proposta sertaneja e novos ventos de Pernambuco, sinalizando pra um eleitor que busca respostas públicas", pontuou.

Vereador por três mandatos consecutivos com início de vida pública em cargos no executivo de Petrolina, Elismar Gonçalves é um quadro político que junta, que nao tem rejeição, que move juventude e tem articulação pública. Pra Elismar, "compor uma dobradinha com o jovem deputado Lucas, experiente em mandatos eletivos e robusta experiência como executivo e legislador, trás confiança e respeito, promoce um amplo e novo debate no cenário de Petrolina e todo Pernambuco", avaliou.

As eleições 2026 estão ainda em fase de fecundação política e diante das pesquisas internas encomendadas por partidos e lideranças públicas engajadas, a avaliação sobre Lucas Ramos e Elismar Gonçalves traz satisfação e reforça uma campanha eleitoral que floresce nas ruas e se consolida para o palanque da FRENTE POPULAR num Estado de população politizada e com bastante discernimento ideológico.

Com pensamento político que comunga mesmo sentido e todo pensamento publico, certamente que não poderia ser melhor pra ambos, Elismar pra deputado estadual e Lucas, buscando reeleição federal, conjugando esse recorte eleitoral para Pernambuco e trazendo a presença estratégica de Petrolina no cenário nacional, sobretudo para as prioridades presentes desse sertão com seu semiárido e sua fruticultura, um par.

Ministro das Comunicações anuncia R$ 284 milhões para conectividade em Santa Catarina e inaugura laboratório de informática em escola pública
Publicado em 22/06/2026 às 17:16

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, estará em Camboriú (SC) nesta quarta-feira (24) para anunciar investimentos de R$ 284,1 milhões em conectividade e inclusão digital no estado. A agenda inclui a visita a uma escola pública beneficiada pelo programa Escolas Conectadas e a inauguração de um novo laboratório de informática equipado com computadores doados pelo Governo do Brasil.

A visita será realizada na Escola Básica Municipal Lucinira Melo Rebelo, uma das cerca de 4,2 mil unidades de ensino já contempladas em Santa Catarina pelo programa Escolas Conectadas. Somente nessa iniciativa, o Ministério das Comunicações já destinou R$ 92 milhões para ampliar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas catarinenses.

Durante a agenda, o ministro também participará da inauguração de um laboratório de informática montado com equipamentos fornecidos pelo programa Computadores para Inclusão, iniciativa que promove a reutilização de equipamentos eletrônicos e amplia o acesso à tecnologia em escolas, instituições públicas e projetos sociais.

Além dos investimentos em educação conectada, o Ministério das Comunicações já aplicou R$ 120,7 milhões na expansão da telefonia móvel em Santa Catarina e prevê investir outros R$ 71,4 milhões ainda este ano, fortalecendo a cobertura e a qualidade dos serviços de telecomunicações em diversas regiões do estado.

Educação Conectada

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas tem como objetivo universalizar o acesso à internet de qualidade e garantir o uso pedagógico das tecnologias digitais em todas as escolas públicas de educação básica do país. Atualmente, 72,9% das 138 mil unidades previstas já foram contempladas pela iniciativa.

*Inclusão Digital*

O programa Computadores para Inclusão promove a recuperação e o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Além de incentivar a inclusão digital, a iniciativa oferece capacitação profissional e contribui para o descarte ambientalmente adequado de resíduos eletrônicos.

Desde sua criação, o programa já distribuiu mais de 83 mil computadores recondicionados para mais de 1.400 municípios brasileiros.