Túlio Gadêlha critica vídeo de Lula em apoio a João Campos e defende múltiplos palanques
Publicado em 22/06/2026 às 12:19

O deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) criticou o vídeo em que o presidente Lula (PT) declara apoio a João Campos (PSB) e afirmou que o petista “não estaria confortável” ao gravar a manifestação. Segundo Túlio, o material teria sido produzido por pressão de setores da aliança partidária.

Apesar das críticas, ele disse defender a presença de Lula no palanque de João, mas também outras candidaturas. O parlamentar também relembrou o período da prisão de Lula e afirmou que integrantes do PSB não estiveram entre os principais apoiadores do presidente naquele momento.

A declaração ocorre após a divulgação do vídeo de apoio de Lula a João Campos e em meio ao debate sobre a existência ou não de palanque duplo do presidente no estado. Túlio, que se filiou ao PSD e é pré-candidato ao Senado na chapa de Raquel Lyra.

Lula chama governador interino do Rio de ‘interventor’
Publicado em 22/06/2026 às 12:17

O presidente Lula chamou o governador interino do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, de “interventor” durante cerimônia de adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), realizada nesta segunda-feira (22).

Ao elogiar a atuação do desembargador à frente do governo fluminense, Lula afirmou esperar que a população reconheça o trabalho realizado durante sua gestão interina. O uso do termo chamou atenção porque “interventor” tem sido empregado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para questionar a permanência de Couto no cargo.

Ricardo Couto assumiu o governo do Rio em março, após a vacância dos cargos de governador e vice-governador. O comando temporário do Executivo estadual segue em debate judicial enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa questões relacionadas à sucessão no estado.

CNJ debate punição de magistrados e regras para cartórios
Publicado em 22/06/2026 às 12:16

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisa nesta terça-feira (23) mudanças nas regras de aposentadoria compulsória de magistrados. A proposta adequa o regimento interno do órgão a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu a perda do cargo como sanção máxima para juízes que cometam infrações graves.

A pauta da 10ª Sessão Ordinária de 2026 inclui ainda a regulamentação da atuação de crianças e adolescentes como influenciadores digitais. O texto em votação estabelece critérios para a concessão de autorizações judiciais para participação de menores em atividades artísticas e publicitárias em plataformas digitais.

Também serão discutidas novas regras para concursos de cartórios, incluindo a exigência do Exame Nacional dos Cartórios (Enac), além de diretrizes para registros de óbito e sepultamento de pessoas não identificadas ou sem familiares localizados.

Com Moda Center no topo, Polo de Confecções prevê faturamento histórico no São João 2026
Publicado em 22/06/2026 às 11:58

O maior centro atacadista de confecções da América Latina está pronto para um dos períodos mais lucrativos.

Impulsionada pelo ciclo junino de 2026, a indústria têxtil de Pernambuco vive um momento de otimismo, tendo o Moda Center como o principal catalisador desse crescimento econômico.

De acordo com a edição especial de São João do ICETEC (Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e de Confecções), divulgada pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) em parceria com a Macro BI Consultoria, 77% dos empresários do setor afirmam que os resultados comerciais deste ano serão melhores ou muito melhores na comparação com o mesmo período de 2025.

O cenário positivo é impulsionado principalmente pela intensa movimentação de compradores no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, maior centro atacadista de confecções e principal vitrine comercial da produção regional durante o período junino. Apenas 11,5% dos entrevistados preveem estabilidade e outros 11,5% estimam um cenário inferior. Os dados completos estão disponíveis no site oficial da instituição (www.ntcpe.org.br).

O Motor Econômico do São João

O fluxo massivo de compradores que desembarca nas dependências do Moda Center neste período reflete o peso estratégico das festas juninas para o faturamento do Agreste. Para quase 90% do arranjo produtivo local, o São João é um pilar de sustentação indispensável:

? 51,9% consideram o impacto de crescimento (entre 15% e 30%);

? 28,8% definem como alto (alta de 30% a 50%);

? 7,7% classificam o impacto financeiro como muito alto (crescimento acima de 50%).

Além disso, o levantamento do ICETEC revelou que o São João exerce um impacto muito mais amplo e profundo sobre a dinâmica econômica regional do que o Dia das Mães, gerando estoques mais robustos, maior mobilização industrial e uma circulação recorde de clientes nos corredores e boxes do Moda Center.

Produção a Todo Vapor e Geração de Emprego

Para dar conta da demanda que abastece feirantes e lojistas de todo o país no Moda Center, as indústrias anteciparam o ritmo operacional. No período da coleta de dados, 57,7% das fábricas já estavam com a produção junina ativa e 86,5% confirmaram um aumento real no volume de peças produzidas.

Essa engrenagem acelerada movimentou o mercado de trabalho local. Para absorver os pedidos:

? 15,4% das indústrias ampliaram o uso de facções externas;

? 13,5% estenderam as jornadas com horas extras;

? 9,6% recorreram a contratos temporários (onde 72,7% dessas vagas absorveram de 1 a 5 novos trabalhadores por empresa).

Desafios

Apesar do cenário de vendas aquecidas no Moda Center, o empresariado lida com pressões inflacionárias. Para garantir a sustentabilidade do negócio, 69,3% das empresas realizaram reajustes nos preços finais dos produtos.

Os principais gargalos apontados foram os custos com matéria-prima (40,4%), seguidos por logística (32,7%) e mão de obra (21,2%). Além disso, 53,8% relataram dificuldades no abastecimento de insumos. No longo prazo, a concorrência agressiva com produtos importados (46,2%) continua no topo das preocupações, seguida pela escassez de mão de obra em períodos de pico (19,2%).

Perfil do Consumidor e a Força da Loja Física

O raio-X do mercado mostra que o cliente que frequenta o Polo de Confecções está mais cauteloso: 80,8% dos produtores percebem uma maior sensibilidade aos preços.


Mesmo com o avanço digital, a presença física no Moda Center continua sendo a liderança absoluta de vendas. A eficiência no escoamento impressionou: 96,1% das empresas indicaram melhora ou grande melhora nos níveis de estoque.

"Os dados apresentados confirmam que o São João não é apenas uma manifestação cultural, mas sim um dos motores econômicos mais vitais para o Polo de Confecções de Pernambuco. O alto índice de confiança demonstra a maturidade e a agilidade comercial das nossas indústrias em responder com rapidez e eficiência ao mercado nacional", ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.

Com 53,8% dos produtores declarando-se totalmente satisfeitos com o ciclo de 2026, Santa Cruz do Capibaribe consolida sua força e o Moda Center reafirma sua posição de liderança como a grande vitrine da moda do Nordeste.

China amplia retaliação comercial contra empresas dos EUA
Publicado em 22/06/2026 às 11:24

A China incluiu ao menos dez empresas norte-americanas em sua lista de entidades restritas, ampliando as medidas de retaliação comercial contra os Estados Unidos. Entre as companhias atingidas estão as produtoras de terras raras USA Rare Earth e MP Materials, além da fabricante de motores Aveox.

Segundo informações do Financial Times, Pequim justificou a decisão como resposta à inclusão de empresas chinesas em listas de restrições do governo dos EUA por supostos vínculos com as Forças Armadas do país.

Apesar da recente aproximação entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, as restrições indicam a continuidade das tensões econômicas entre os dois países.

Mais de 40 mil pessoas lotam as ruas de Arcoverde na maior Caminhada do Forró do Brasil
Publicado em 22/06/2026 às 11:21

A cidade de Arcoverde viveu mais um capítulo histórico de seu calendário junino neste domingo (21), com a realização da tradicional Caminhada do Forró, considerada o maior cortejo junino do Brasil.

Reunindo mais de 40 mil pessoas ao longo das avenidas José Bonifácio e Pedro II, o evento transformou as principais vias da cidade em um grande palco a céu aberto, embalado pelo forró, pelas manifestações culturais e pela alegria dos festejos de São João.

O prefeito Zeca Cavalcanti participou ativamente da caminhada, percorrendo o trajeto ao lado do ex-presidente da Amupe e pré-candidato a deputado federal Marcelo Gouveia, da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, o vice-prefeito Siqueirinha e vereadores. Também acompanharam o cortejo lideranças políticas, representantes culturais e milhares de moradores e turistas que prestigiaram a programação.

A festa teve início ainda pela manhã, com apresentações dos violeiros Lídio Vaz e Naildo Mariano, além dos shows de Marzinho de Arcoverde, Coco de Malandro e Paulinho Leite, que recebeu as participações especiais de Anchieta Dali e Tonino Arcoverde.

Às 16h, o tradicional cortejo tomou conta das ruas. No cortejo de chão, cerca de 60 músicos de forró conduziram o público ao lado de importantes expressões da cultura popular, como a Pandeirada do Coco Raízes de Arcoverde, Boi Imperial, Urso Valentão, Quadrilha Rainha Sertaneja, Boi Diamante, Boi Cafuné, Boi Fantástico e Boi da Macuca.

Simultaneamente, quatro trios elétricos garantiram a animação do percurso com apresentações de Sílvia Regina e George Silva, acompanhados do Maestro Spok; Luís Henrique e Júnior Saigon, com participação de César Amaral; Ciro Santos; e Banda Cabeça de Alho, que recebeu Larissa Lisboa e Romero Ferro.

A programação contou ainda com o Espaço da Acessibilidade, instalado no Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, oferecendo inclusão e conforto para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O local recebeu apresentações de Mestre Zé do Peba e Trio Catingueira, Mestre Ciço Gomes e Banda de Pife e Zabumba São Sebastião.

Com estrutura reforçada de segurança, saúde, organização e pontos de apoio distribuídos ao longo do percurso, a Caminhada do Forró confirmou mais uma vez sua força como um dos maiores eventos culturais de Pernambuco e do Nordeste.

A edição de 2026 também foi marcada pela homenagem póstuma a Gilberto Barbosa, reconhecido incentivador da cultura popular e das tradições juninas de Arcoverde.

Ao final do percurso, no Largo do Esporte Clube, próximo ao Pátio de Eventos da Estação, a multidão celebrou mais uma edição histórica do evento, consolidando a Caminhada do Forró como um dos momentos mais aguardados e emblemáticos do São João de Arcoverde, a Festa Mais Linda do Mundo.

A noite terminou no Pátio de Eventos da Estação, com os shows de Assisão, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Super OARA, Capital do Sol e Felipe Amorim, que agitou a multidão presente à 9ª noite do São João de Arcoverde.

Em Queimada de Jurema, Deputada Débora Almeida entrega caminhão frigorífico e inaugura unidade de beneficiamento de frutas
Publicado em 22/06/2026 às 11:11

A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu mais uma importante agenda de entregas e fomento à economia local.

Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do programa PE Produz, a parlamentar celebrou a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e a entrega de um caminhão frigorífico zero quilômetro para a Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).

O investimento total na aquisição do veículo foi de R$ 450 mil, viabilizado através de ações articuladas que contaram também com emenda parlamentar da própria deputada no valor de R$ 100 mil, destinada à compra de maquinários essenciais para a associação — incluindo uma câmara frigorífica e despolpadeiras de aço inox.

A nova estrutura vai transformar a realidade dos produtores locais de maracujá, acerola, umbu e manga, combatendo diretamente o desperdício de frutas na região e agregando valor ao trabalho dos agricultores. Com a capacidade de congelar e processar a produção, as famílias agora ganham a oportunidade de comercializar as polpas em larga escala.

Essa nova dinâmica de vendas garante uma fonte de renda direta e sustentável para dezenas de produtores da comunidade, promovendo a autonomia financeira no campo. Além de transformar a vida das famílias beneficiadas, a comercialização gera um ciclo de desenvolvimento que movimenta o comércio de Jurema e do Estado, impulsionando a economia regional através do agronegócio familiar. A iniciativa também surge como uma ferramenta essencial no combate ao desemprego na região, criando novos postos de trabalho desde a colheita até a etapa final de distribuição e venda dos produtos.

"Hoje é um daqueles dias em que a gente dá graças a Deus por exercer um mandato e poder transformar a vida das pessoas. Conheci a Daniele [presidente da associação] em 2022 por uma mensagem no Instagram e hoje estamos aqui entregando essa estrutura completa", destacou a deputada Débora Almeida.

A solenidade contou com a presença de Roberta Andrade, presidente da ADEPE, e de dezenas de moradores e trabalhadores rurais da comunidade. Com o caminhão e a fábrica em pleno funcionamento, a expectativa é que a produção de Queimada de Jurema ganhe escala e passe a abastecer não apenas outras regiões de Pernambuco, mas também diversos estados do Nordeste.

Perícia médica online do INSS: como usar o sistema digital para conseguir a aprovação do auxílio-doença mais rápido
Publicado em 22/06/2026 às 11:04

O segredo para passar na perícia médica online do INSS e receber logo o auxílio-doença. 

A perícia médica online, conhecida oficialmente no INSS como sistema AtestMed, virou a salvação de quem precisa liberar o benefício sem mofar meses na fila de espera de uma agência. A grande sacada dessa modalidade digital é que você envia seus papéis pela internet e o perito analisa tudo à distância, encurtando o caminho para o dinheiro cair na conta.

Como funciona esse sistema de análise digital do INSS?

Em vez de marcar um dia para ir até um posto físico e conversar cara a cara com o doutor, o processo agora acontece pelas telas. O robô do sistema e os médicos analistas do governo avaliam o seu caso com base exclusiva nos arquivos que você coloca no aplicativo ou no site.

Essa facilidade vale para afastamentos temporários de até 90 dias, o que cobre a maioria das licenças por doenças comuns ou acidentes leves. Caso você precise de mais tempo depois desse prazo, aí sim será necessário agendar uma conversa presencial ou passar pela avaliação via telemedicina.



O que um atestado médico precisa ter para o sistema aceitar?

Esse é o ponto onde quase todo mundo roda e tem o pedido negado de cara pelo sistema. O seu médico particular ou do posto de saúde precisa emitir um documento perfeito, sem rasuras e com dados bem claros.

Para o robô do AtestMed não rejeitar seu papel direto na largada, o documento deve trazer dados vitais da sua condição. Veja a linha abaixo para entender o que não pode faltar de jeito nenhum na folha.

Dados do paciente: o seu nome completo impresso de forma idêntica ao do seu documento oficial, sem nenhuma abreviação. 

Identificação do médico: nome do profissional, assinatura eletrônica ou física e o carimbo legível com o número do CRM.

Detalhes da doença: o diagnóstico por extenso e o código da CID-10 especificando o seu problema de saúde.

Tempo de repouso: o prazo exato de dias de afastamento que você precisa para se recuperar antes de voltar ao trabalho.

Qual é o passo a passo para fazer o envio pelo Meu INSS?

Fazer a sua solicitação de perícia médica online exige apenas um celular com câmera boa ou um computador com os arquivos salvos em formato PDF. O processo leva poucos minutos se você estiver com o aplicativo atualizado no telefone.

Preparamos uma sequência simples mostrando a ordem exata dos cliques para você mandar seus documentos sem errar o caminho na plataforma.


Uma ordem bem simples guia o trabalhador na hora do envio digital:

Faça o login: entre no aplicativo ou site Meu INSS usando a sua senha única da conta Gov.br.

Escolha o serviço: clique na opção para pedir novo benefício por incapacidade na tela inicial.

Preencha os dados: informe a data do início dos sintomas e coloque as informações que o sistema pedir sobre seu trabalho.

Anexe os arquivos: tire fotos bem nítidas do seu atestado, laudos, receitas de remédios e exames recentes e envie.

Como o INSS compara o modelo antigo com o digital?

A diferença no tempo de resposta é brutal e mexe diretamente com o bolso do trabalhador que está sem receber o salário da empresa. Enquanto o modelo tradicional costuma travar a vida do segurado por meses, a via digital resolve o problema em semanas.

Para você enxergar as vantagens reais de optar pela plataforma da internet, montamos um quadro comparando os dois formatos de atendimento.

Os dois modelos de avaliação possuem regras e prazos bem diferentes:



O que acontece se a plataforma recusar os seus papéis?

Se o médico do governo achar que as fotos estão borradas ou que o atestado não prova a sua incapacidade, você não perde o direito ao benefício. O sistema apenas vai mudar o seu status e gerar uma data para você comparecer a uma agência e fazer a consulta tradicional.

O segurado também tem o prazo legal de 30 dias para entrar com um recurso administrativo no Conselho de Recursos da Previdência Social, o CRPS, caso discorde do resultado final. Por isso, junte receitas de remédios, prontuários de hospitais e exames de imagem para deixar o seu pedido inicial super forte e evitar essa dor de cabeça.

Informações: O Antagonista.

TSE manda retirar imagem falsa que liga Flávio ao Master
Publicado em 22/06/2026 às 11:09

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a remoção de uma publicação que utilizava uma imagem manipulada para associar o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

A decisão foi proferida pelo ministro André Mendonça após pedido apresentado pelo PL. Segundo a ação, a imagem tinha indícios de ter sido produzida por inteligência artificial e apresentava Flávio Bolsonaro ao lado de Vorcaro em uma fotografia considerada falsa pela legenda.

Na decisão, Mendonça afirmou que a liberdade de expressão não protege a divulgação de conteúdos fabricados ou manipulados quando apresentados como fatos reais. O responsável pela publicação deverá remover o conteúdo em até 24 horas e está proibido de republicá-lo, sob pena de multa.

Surubim se despede de Dona França Amorim
Publicado em 22/06/2026 às 10:15

A cidade de Surubim amanheceu nesta segunda-feira envolvida por um clima de tristeza com a notícia do falecimento da senhora Maria José de França Amorim, conhecida por todos como Dona França Amorim.

Dona França faleceu durante a madrugada desta segunda-feira no Hospital São Luiz, em Surubim. Segundo informações repassadas por familiares, há cerca de um ano ela havia sofrido um infarto, conseguindo se recuperar após receber atendimento médico. No entanto, na madrugada de hoje, voltou a passar mal em sua residência, apresentando um novo quadro cardíaco.

Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital São Luiz, mas infelizmente não resistiu, vindo a falecer, fato que causou grande comoção entre familiares, amigos e a população surubinense.

Esposa de Moacir Amorim, Dona França era bastante conhecida no município e deixa filhos, netos, demais familiares e amigos. Ela era mãe do vereador de Surubim, Júnior Amorim, e de Carlinhos da SDS, que desde as primeiras horas desta manhã vêm recebendo inúmeras manifestações de solidariedade e apoio.

Ao longo de sua vida, Dona França construiu uma história marcada pelo amor à família, pela amizade, pela simplicidade e pelo respeito conquistado junto às pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ela. Sua partida deixa um sentimento de saudade e reconhecimento por tudo aquilo que representou para seus familiares, amigos e para toda a comunidade surubinense.

O corpo será velado no PAFF de Zé Bezerra, no centro de Surubim, a partir das 10 horas da manhã desta segunda-feira, onde familiares, amigos, autoridades e pessoas da comunidade poderão prestar as últimas homenagens.

O sepultamento acontecerá nesta segunda-feira, às cinco horas da tarde, no Cemitério São José, em Surubim.

Neste momento de dor e despedida, a Rádio Integração FM manifesta suas condolências à família Amorim, desejando que Deus conceda força, serenidade e conforto a todos os familiares e amigos.

À família enlutada, os nossos mais sinceros sentimentos.