Eduardo Girão agradece apoio de Michelle e critica “negociatas” após racha no PL
Publicado em 25/06/2026 às 13:05

O senador e pré-candidato ao governo do Ceará Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a agradecer o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) após a divulgação do vídeo em que ela expôs o desgaste com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Ao Painel, da Folha de S.Paulo, Girão afirmou ser grato pela confiança de Michelle e defendeu uma atuação política “com honestidade, sem negociatas”. O senador também disse ter esperança de que o Ceará tenha um governo que não “troque princípios por cargos”.

O impasse envolve a decisão do PL de apoiar a pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, aliança criticada por Michelle, que defendia o nome da vereadora Priscila Costa (PL) para uma das vagas ao Senado.

Ministro do Turismo rasga elogios ao São João de Petrolina: “grandioso”
Publicado em 25/06/2026 às 13:01

O prefeito Simão Durando recebeu, na noite desta quinta-feira (25), o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, durante visita oficial ao São João de Petrolina.

A agenda foi realizada no Pátio Ana das Carrancas e contou ainda com as presenças do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antonio Coelho e do presidente estadual do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho.

A visita ocorreu em uma das noites mais aguardadas da programação do São João de Petrolina, que reuniu no palco principal Ivete Sangalo, Luan Santana, Léo Santana, Mari Fernandes e Vitor Fernandes.

O clima de festa foi reforçado pela comemoração do público com a vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Em tom descontraído, Simão Durando brincou que Gustavo Feliciano era "pé-quente". O prefeito circulou com o ministro para mostrar a estrutura do evento e entregou um kit com produtos da festa e itens que fazem alusão à cultura petrolinense.

Simão Durando destacou a satisfação em apresentar a grandiosidade da festa e agradeceu o apoio do Governo Federal às ações voltadas ao fortalecimento do turismo. "É uma alegria receber o ministro Gustavo Feliciano em Petrolina para conhecer de perto o nosso São João, uma festa que preserva as tradições, fortalece a cultura nordestina e movimenta a economia. Agradeço todo o apoio e espero que ele volte muitas outras vezes para prestigiar essa grande celebração", afirmou o prefeito.

Encantado com a dimensão do evento, o ministro Gustavo Feliciano ressaltou o orgulho de ver uma festa que mantém viva a cultura popular e gera oportunidades para a população. "Sou nordestino e saio daqui com o coração cheio de alegria. Petrolina realiza um São João grandioso, que fortalece nossa cultura, gera emprego, renda e leva esperança para muitas famílias. Parabenizo o prefeito Simão Durando e toda a equipe pela organização de uma das maiores festas do Brasil", destacou o ministro.

A presença do ministro do Turismo reforça o reconhecimento nacional do São João de Petrolina e sua importância para a valorização da cultura nordestina, do turismo e da economia. A festa atrai milhares de visitantes de diversas regiões do país e impulsiona setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, consolidando o município como um dos principais destinos do turismo de eventos no Nordeste.

PL se reúne e confirma vinda de Flávio Bolsonaro a Pernambuco em 9 de julho
Publicado em 25/06/2026 às 12:53

O Partido Liberal em Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (25), um encontro com integrantes das bancadas estadual e federal para discutir o cenário político no Estado e alinhar os próximos passos da legenda para as eleições de 2026.

A reunião, realizada no dia em que o PL completa 41 anos de fundação, contou com a condução do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, e teve como um dos principais pontos de pauta a possibilidade de uma candidatura majoritária.

Durante o encontro, foi reforçado que qualquer definição sobre o caminho do PL no Estado é construída de forma conjunta com a direção nacional da legenda. A avaliação interna é de que Pernambuco terá papel importante no projeto nacional do partido, e Anderson Ferreira deverá levar à cúpula nacional o sentimento colhido junto às bancadas e lideranças locais antes de qualquer decisão oficial sobre uma candidatura majoritária a governo ou ao senado.

Um dos encaminhamentos anunciados na reunião foi a vinda do senador Flávio Bolsonaro a Pernambuco no próximo dia 9 de julho. A visita será tratada como um momento estratégico para fortalecer a presença do PL no Estado, ampliar o diálogo com lideranças políticas e consolidar a mobilização em torno do projeto nacional da legenda.

Segundo Anderson Ferreira, o partido vive um momento de escuta, articulação e responsabilidade política.

“A reunião de hoje foi importante para avançarmos no alinhamento político do PL em Pernambuco diante dos desafios de 2026. Temos clareza do tamanho da nossa responsabilidade e vamos seguir fortalecendo o partido, preparando nossas bases e garantindo que o Estado esteja inserido de forma protagonista no debate nacional”, afirmou Anderson.

A expectativa é de que a agenda de Flávio Bolsonaro no Estado marque uma nova etapa de mobilização do PL em Pernambuco, com foco no fortalecimento da direita, na organização das bases e na construção de um palanque competitivo para 2026.

Solidariedade Pernambuco confirma apoio à reeleição de Raquel Lyra neste sábado (27)
Publicado em 25/06/2026 às 12:56

O partido Solidariedade realiza neste sábado (27), no Recife, um grande ato político que marcará oficialmente o anúncio de apoio à pré-candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra. O evento acontecerá às 10h, no Recife Expocenter, reunindo lideranças políticas, militantes e apoiadores de diversas regiões do estado.

A informação já tinha sido divulgada em primeira mão pelo Blog do Alberes Xavier e pela Rede Pernambuco de Rádios.

A atividade contará com a presença da governadora Raquel Lyra, do presidente nacional do Solidariedade e deputado federal Paulinho da Força, além do presidente estadual do partido, Edinázio Silva. A expectativa é de que o encontro consolide a aliança entre a legenda e o projeto político liderado pela governadora para as eleições de 2026.

Tem mulher na liderança no Senado, comemora Marília Arraes
Publicado em 25/06/2026 às 12:31

Recebi com muita alegria a indicação da senadora Teresa Leitão para exercer a liderança do Governo do presidente Lula no Senado Federal.

Trata-se de um reconhecimento à sua trajetória, à sua firmeza política e à sua capacidade de diálogo, construída ao longo de décadas de compromisso com a democracia, a educação e o povo pernambucano.

A escolha do presidente Lula reafirma a confiança no seu time em Pernambuco e demonstra que o nosso estado continua ocupando um papel estratégico na construção do projeto de reconstrução e desenvolvimento do Brasil. Teresa chega a essa missão por mérito, competência e lealdade, representando com dignidade a força política do nosso povo.

Também é uma conquista para as mulheres. Em um espaço historicamente ocupado por homens, Teresa assume uma das funções mais importantes da articulação política nacional, abrindo caminhos e mostrando que liderança, sensibilidade e firmeza caminham juntas na boa política.

Tenho convicção de que o Senado seguirá sendo um espaço decisivo para consolidar as transformações que o Brasil precisa. Por isso, sigo com toda a disposição e coragem para, a partir de 2027, somar forças com o presidente Lula e com a senadora Teresa Leitão na defesa dos interesses de Pernambuco e na aprovação das pautas que garantam mais justiça social, desenvolvimento e oportunidades para o nosso povo.

Parabéns Teresa! Pernambuco está orgulhoso de vê-la ocupar um lugar de tamanha relevância na política nacional.

Presidente do Novo em MG sai em defesa de Michelle após atrito com Flávio
Publicado em 25/06/2026 às 12:28

O presidente do diretório do Novo em Minas Gerais, Christopher Laguna, manifestou apoio à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) após ela tornar público o desgaste na relação com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Em publicação nas redes sociais, Laguna elogiou a postura de Michelle e afirmou que continuará “lutando” para que críticas internas no campo da direita não sejam silenciadas. “A direita deve se unir a valor e a propósito. E vamos continuar lutando para isso. Parabéns, Michelle”, escreveu.

A manifestação faz referência ao episódio envolvendo o vazamento de conversas entre Flávio Bolsonaro e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, quando o ex-governador Romeu Zema (Novo) criticou o senador e provocou atritos com parte da base bolsonarista.

Política Roosevelt Vilela diz que Celina Leão lhe prometeu a presidência da CLDF em 2027; distrital não tem força política Por Thiago Cabral 25/06/2026 - 7h00 FacebookWhatsAppXEmail FIXO Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Em almoço promovido na última sexta-feira (19), o deputado distrital Roose
Publicado em 25/06/2026 às 11:56

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), indicou ao deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) que pretende levar a julgamento, em agosto, as ações que questionam a validade da Lei da Dosimetria, aprovada pelo Congresso.

Segundo o parlamentar, relator do projeto na Câmara, Moraes afirmou que não seria possível incluir o caso na pauta antes do recesso do Judiciário, em razão do calendário já definido para as próximas sessões.

A lei reduz penas e facilita a progressão de regime para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Na semana passada, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se contra a suspensão cautelar da norma.

Multidão marca mais uma noite do Carpina São João Arretado 2026 no Polo Principal
Publicado em 25/06/2026 às 11:55

O segundo dia de programação do Polo Principal do Carpina São João Arretado 2026 foi marcado por uma verdadeira multidão na noite da última quarta-feira (24).

Milhares de pessoas lotaram o espaço para acompanhar os shows de Grelo, Gusttavo Lima, Wesley Safadão e Eric Land, em mais uma noite dos festejos juninos do município.

A programação reuniu grandes nomes da música nacional e levou ao público muita animação, emoção e entretenimento. Com repertórios repletos de sucessos, os artistas fizeram o público cantar e dançar do início ao fim das apresentações.

O cantor Grelo abriu a noite aquecendo a multidão. Em seguida, o público acompanhou a transmissão do jogo do Brasil em um clima de muita alegria e animação. Logo após, Gusttavo Lima subiu ao palco e emocionou milhares de pessoas com um repertório repleto de sucessos.

Wesley Safadão apresentou seus principais hits e manteve o público animado do início ao fim da apresentação. Encerrando a programação da noite, Eric Land protagonizou um dos momentos mais aguardados da festa, cantando músicas que fizeram a multidão dançar e celebrar até os últimos minutos do evento.

A programação do Polo Principal segue nos próximos dias com mais atrações nacionais e regionais, prometendo manter o clima de festa, tradição e alegria que marca o São João de Carpina.

Sertão finaliza mês de maio com maiores índices de queda de roubos violentos do Interior do Estado
Publicado em 25/06/2026 às 11:51

Bons resultados alcançados pelas forças de segurança, incluindo subtração de veículos e celulares, seguem tendência de redução dos indicadores criminais em Pernambuco.

Seguindo tendência registrada em todo o Estado, o Sertão pernambucano finalizou o mês de maio com reduções expressivas em um dos principais indicadores criminais: os roubos violentos, incluindo a subtração de veículos e celulares. Os bons resultados são reflexos do alcance do Programa Juntos pela Segurança, consolidado como politica pública efetiva no enfrentamento à violência em todo o território pernambucano.

No indicador relativo a roubos, os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), o Sertão foi a região do Interior que registrou os melhores índices em maio. O quinto mês do ano fechou na região com queda expressiva de 41,8% (de 153 para 89 ocorrências), uma diferença de 64 casos a menos. No acumulado do ano, considerando de janeiro a maio, a queda chegou a 34,2%, saindo de 692 para 455 casos, o que significa 237 crimes a menos.

No recorte de roubos de veículos, a redução foi de 35,5% em maio (de 31 para 20), enquanto no acumulado a retração ficou em 33,5% uma diferença de 53 ocorrências, saindo de 158 para 105 registros. Outro dado que chama a atenção está relacionado à subtração de celulares: a retração foi de 42,2% no quinto mês do ano (de 322 para 186 ocorrências), seguido do acumulado anual, de 34%, reduzindo de 1.351 casos de janeiro a maio de 2025 para 892 no mesmo período deste ano.

“Com relação às ações desenvolvidas aqui na área da diretoria do Sertão, verificamos que as operações realizadas na região, a exemplo da Impacto Integrado, Horus, Divisa, São Francisco, Operação Rodovia Segura, dentre inúmeras outras ações, incluindo as atividades das equipes da Maria da Penha, direcionadas à violência doméstica, além da integração entre as polícias Militar, Civil e as demais Operativas, somados aos investimentos do Governo de Pernambuco, têm contribuído positivamente para que possamos alcançar excelentes números, garantindo, assim, a segurança da nossa população pernambucana”, declarou o coronel Flávio França, diretor do Interior 2 (Dinter 2) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

“Quanto ao Sertão pernambucano, a Diretoria Integrada do Interior 2 destaca-se na queda dos crimes violentos contra o patrimônio, tanto considerando o acumulado do ano de 2026 quanto considerando apenas o mês de maio. Redução que também se reflete nos roubos de veículos e nos celulares subtraídos, e isso é fruto do trabalho consolidado e integrado entre as Operativas da SDS.

Em relação à Polícia Civil de Pernambuco, destacamos as operações de Polícia Judiciária realizadas, as operações de repressão qualificada deflagradas e prisões de alvos prioritários, prisões qualificadas, que têm contribuído, junto com o trabalho das demais Operativas, para que essa redução se consolide mês a mês”, pontuou a diretora Integrada do Interior 2 da PCPE, delegada Isabella Pessoa.

Recife inicia requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo com investimentos de R$ 1,5 milhão
Publicado em 25/06/2026 às 11:49

Intervenção realizada pela Prefeitura, no bairro da Torre, vai criar novos espaços de convivência, área de lazer, Parcão e ampliar a área permeável do equipamento

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (25), as obras de requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo, localizada no bairro da Torre. Com investimento de R$ 1,52 milhão, a intervenção contemplará uma área de 6.896 m² e prevê a modernização do espaço, com novos equipamentos de lazer, mobiliário urbano, áreas de permanência e a implantação de um Parcão para pets e seus tutores. A obra será executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O prefeito Victor Marques esteve no local para assinar a ordem de serviço.

Segundo Victor Marques, a intervenção atende a uma demanda antiga dos moradores da região e busca fortalecer o uso coletivo do equipamento. “Há muito tempo ouvimos o pedido para melhorar esta praça, que é um importante espaço de convivência para quem mora na Torre e nos bairros vizinhos. Vamos entregar um ambiente mais acolhedor, com estrutura adequada para famílias, crianças, praticantes de atividades físicas e também para os animais de estimação”, afirmou o prefeito do Recife.

Victor Marques também destacou que esta será a primeira grande obra que a praça recebe em mais de duas décadas. “A última intervenção aconteceu em 1999. Agora, estamos implantando um novo padrão de espaço público, pensado para que as pessoas permaneçam mais tempo na praça e aproveitem melhor esse ambiente de convivência”, explicou.

OBRA EM DUAS FASES - A obra será executada em duas etapas. A primeira contempla o trecho após a Rua Marquês de Maricá, no sentido Caxangá, com conclusão prevista até o fim de agosto. Já a segunda fase, entre a Rua Marquês de Maricá e a Igreja da Torre, deverá ser finalizada até o final do ano. Ao todo, serão implantados 2.666 m² de solo permeável, contribuindo para o conforto ambiental e a drenagem urbana da região.

O presidente da Emlurb, Daniel Saboya, destacou que a intervenção integra o conjunto de investimentos da Prefeitura na recuperação dos espaços públicos da cidade. “Além da reforma estrutural, da drenagem e do paisagismo, a praça terá todos os brinquedos e mobiliários substituídos. Cerca de 30% da área será composta por solo permeável, beneficiando a drenagem local, e também vamos atender a uma demanda da comunidade com a implantação do Parcão”, explicou.

O projeto prevê novos espaços de permanência e convivência, recuperação da infraestrutura existente, instalação de mobiliário urbano, qualificação paisagística e ampliação das opções de uso pela população.

MAIS DE 100 PRAÇAS REQUALIFICADAS - A intervenção integra o conjunto de ações de requalificação dos espaços públicos executadas pela Prefeitura do Recife, que já entregou 106 praças revitalizadas desde 2021 e mantém outras 11 em obras em diferentes regiões da cidade. As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos espaços públicos, a ampliação das áreas de convivência e a melhoria da qualidade de vida da população.