Demanda de Doriel Barros garante entrega de mais de 100 tratoritos para agricultores familiares de Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 17:07

Uma demanda apresentada pelo deputado estadual Doriel Barros (PT) ao Governo de Pernambuco resultou na aquisição de 109 tratoritos que irão beneficiar agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado. A entrega dos equipamentos acontece nesta sexta-feira (26), às 10h, no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (Sede do IPA), com a presença da governadora Raquel Lyra, do secretário Cícero Moraes, dos deputados João Paulo e Rosa Amorim (PT) e do parlamentar, que tem liderado a luta pela ampliação da mecanização agrícola no campo pernambucano.

A conquista reforça uma das principais bandeiras do mandato de Doriel Barros, que é o fortalecimento da produção da agricultura familiar. Os equipamentos irão facilitar o trabalho de centenas de famílias rurais, ampliando a capacidade produtiva, reduzindo o esforço físico dos trabalhadores e contribuindo para uma produção mais sustentável.

Agricultor familiar de origem e defensor histórico das pautas do campo, Doriel tem feito da mecanização agrícola uma prioridade de sua atuação parlamentar. A chegada dos tratoritos é resultado do diálogo permanente do deputado com sindicatos, associações, cooperativas e organizações da agricultura familiar, que há anos reivindicam melhores condições para produzir.

Os tratoritos são equipamentos adaptados à realidade da agricultura familiar e possuem uma importante vantagem ambiental: realizam o preparo do solo sem causar os impactos provocados por máquinas de grande porte, contribuindo para a preservação da estrutura do solo e para práticas agrícolas mais sustentáveis.

O investimento fortalece uma pauta que o deputado vem defendendo dentro e fora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em fevereiro deste ano, a Alepe aprovou o Projeto de Lei nº 671/2023, de autoria de Doriel Barros, que institui a Política Estadual de Incentivo à Agricultura Familiar. A proposta estabelece mecanismos de apoio ao setor, incluindo a cessão de máquinas e equipamentos, fornecimento de insumos, implantação de infraestrutura produtiva com tecnologias apropriadas e criação de linhas de crédito específicas.

Atualmente, Doriel soma seis leis aprovadas e cinco projetos em tramitação voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, adaptação climática, segurança alimentar e desenvolvimento regional, consolidando seu mandato como uma das principais vozes do campo na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Haddad defende investigação após prisão de vereador do PT
Publicado em 25/06/2026 às 16:00

O pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou que “a lei é para todos” ao comentar a prisão do vereador petista Senival Moura. Segundo ele, qualquer irregularidade deve ser investigada.

Senival foi preso durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público que apura um esquema de lavagem de dinheiro do PCC por meio de empresas de ônibus da capital paulista.

A investigação aponta o vereador como líder oculto da empresa Transunião e responsável por decisões financeiras do grupo. Haddad também citou denúncias envolvendo outras gestões e disse que nenhuma irregularidade deve ser relativizada.

Juliana de Chaparral confirma presença de Raquel Lyra hoje à noite no São João de Surubim
Publicado em 25/06/2026 às 15:56

A ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral (União Brasil), confirmou na manhã desta quinta-feira (25 de junho), durante entrevista à Rádio Integração FM, a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), hoje à noite no São João de Surubim. A expectativa é que a chefe do Executivo estadual participe da programação do Polo Vaquejada, no Parque J. Galdino, um dos principais polos juninos do Agreste.

Durante a entrevista, Juliana afirmou que a governadora também deverá participar de um momento de confraternização antes de seguir para o evento. Em tom descontraído, destacou que pretende recepcionar Raquel Lyra com comidas típicas da região, como pamonha, capão e o tradicional queijo de manteiga produzido em Casinhas.

Ao comentar a relação com a governadora, Juliana destacou ações e investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco em Casinhas e municípios da região. Entre as obras citadas, ela mencionou pavimentações, construção de escolas, quadras esportivas, a creche municipal e a destinação de 16 ônibus escolares para o município. "Eu estou falando de quem realmente estou vendo trabalhar, de quem fez por Casinhas. Foram obras importantes, investimentos que chegaram e estão melhorando a vida da população", afirmou.

A pré-candidata também ressaltou intervenções realizadas em cidades vizinhas, como Orobó e Surubim, e disse acreditar que a visita da governadora ao São João será uma oportunidade para o contato direto com a população da região. "Hoje nós vamos estar recebendo ela no Polo Vaquejada para dançar um forró, abraçar o povo e sentir de perto a alegria do nosso São João. É uma forma também de agradecer por tudo o que ela tem feito por Pernambuco", declarou.

A programação desta quinta-feira no Polo Vaquejada do São João de Surubim tem como atrações principais os cantores Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land e a expectativa da organização é de mais uma grande movimentação de público.

Estação Ferroviária reúne diferentes formas de viver o São João de Caruaru
Publicado em 25/06/2026 às 15:54

A programação do dia 24 de junho teve de tudo um pouco: cultura popular, diversão em família e clima de Copa do Mundo.

O Dia de São João é uma das datas mais simbólicas do calendário nordestino. Em Caruaru, nesta quarta-feira (24), ele foi celebrado de diferentes formas na Estação Ferroviária. Tradição, diversão, cultura popular e futebol dividiram espaço, mostrando que a força da festa está na capacidade de reunir diferentes públicos sem perder sua essência.

A programação começou com a chegada da 96ª edição do Encontro de Bacamarteiros. Depois de percorrerem a Avenida Agamenon Magalhães, os grupos participaram de apresentações, entrega de medalhas e premiações no Polo Camarão. Em meio aos estampidos e às vestimentas tradicionais, o público acompanhou de perto uma manifestação que há décadas faz parte da identidade cultural do interior pernambucano.

Enquanto isso, o Polo Infantil foi tomado por brincadeiras de quermesse, atividades recreativas e a animação da Banda Balão da Alegria, reunindo crianças e adultos em torno da diversão. Foi assim com Elaine, que veio do Recife e encontrou um programa inesperado para a filha Maria Eduarda, de 7 anos. “A gente está no hotel e veio dar uma volta. Encontramos esse espaço maravilhoso que ela amou. Estamos chegando hoje em Caruaru e, pelo que estou vendo, vai ser ainda melhor do que no ano passado”, contou.

Quando a noite chegou, outro elemento entrou em cena: a Seleção Brasileira. A partida da Copa do Mundo movimentou os telões e criou uma atmosfera curiosa. Em poucos metros era possível encontrar quem estava atento ao jogo, quem preferia seguir circulando pelos polos e quem tentava fazer as duas coisas ao mesmo tempo. O resultado foi uma mistura tipicamente nordestina: torcedores e forrozeiros celebrando juntos o futebol e o São João.

Enquanto a festa seguia animada, a saudade começa a chegar antes mesmo da despedida do mês de junho. A blogueira Anne Gabriele resumiu bem essa sensação. “A gente vai chegando no final e vai dando aquela saudade, aquele sentimento de que podia durar mais uma semana, porque o São João é incrível e a gente já termina esperando o próximo”.

Papa envia ajuda à Venezuela após terremotos
Publicado em 25/06/2026 às 15:30

O papa Leão XIV destinou uma doação emergencial de 100 mil euros para auxiliar as vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela. A ajuda será coordenada pela Igreja Católica no país.

Segundo autoridades venezuelanas, os tremores deixaram ao menos 188 mortos, mais de 1.500 desaparecidos e centenas de edifícios danificados. Equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes.

A Santa Sé informou que novas ações poderão ser adotadas conforme as necessidades locais. Enquanto isso, paróquias e unidades da Caritas abrigam famílias desalojadas e prestam assistência às comunidades afetadas.

Órgãos públicos do DF passam a operar em rede integrada e segura do Governo do Brasil
Publicado em 25/06/2026 às 15:43

Projeto pioneiro do Ministério das Comunicações permitirá que órgãos públicos compartilhem informações em ambiente próprio, independente das redes comerciais e com padrão elevado de segurança

As forças de segurança do DF deram um passo inédito rumo à integração de suas comunicações. O Ministério das Comunicações apresentou, nesta quinta-feira (25), em Brasília (DF), os avanços da Rede Privativa do Governo Federal, projeto estratégico que cria uma infraestrutura exclusiva para órgãos públicos e permite que instituições que operavam em sistemas distintos passem a se comunicar em um ambiente único, seguro e integrado. O investimento é de R$ 1 bilhão e estará concluída até dezembro de 2027.

“Essa ação, em parceria com o Ministério da Justiça, é mais uma iniciativa do governo do presidente Lula para combater a criminalidade, agilizar a comunicação crítica, integrando as forças de segurança”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Para o ministro da Justiça, Wellington César Lima, o combate ao crime organizado não é tarefa de apenas um órgão. “A transversalidade é necessária e indispensável, e este ato ilustra isso. Sem a comunicação e sem integração das forças de segurança pública e os órgãos de governo da cooperação interinstitucional e interfederativa nós não estaremos à altura do combate ao crime organizado”, afirmou.

Durante o evento, foi realizada a demonstração da integração da Rede Privativa Móvel, que já conecta a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Exército Brasileiro, a Polícia da Câmara dos Deputados e a Polícia do Senado Federal. Até então, cada uma dessas instituições operava em sistemas próprios de comunicação, que não se comunicavam entre si.

“É a primeira vez que todos os sistemas estão integrados num projeto em que a soberania tecnológica é o principal fundamento. A partir de agora, todas as forças de segurança e das forças armadas estão no mesmo guarda-chuva, conversando com criptografia e segurança”, destacou o secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Costa.

Com a Rede Privativa, pela primeira vez, as corporações passam a compartilhar comunicações em uma mesma infraestrutura, de forma integrada e segura, ampliando a coordenação de operações e fortalecendo a capacidade de resposta em situações que exigem atuação conjunta.

O ministro Frederico de Siqueira Filho reforçou que o Estado brasileiro precisava de uma infraestrutura própria, segura e preparada para situações críticas. “Os serviços públicos essenciais não podiam mais depender das redes comerciais, especialmente em casos de emergência, operações de segurança e grandes eventos. Hoje estamos apresentando uma resposta concreta a um desafio antigo”, frisou.

A CEO da EAF, Gina Marques, complementou que proteger a informação pública é proteger o próprio Brasil. “Essa rede significa eficiência. Quando os órgãos públicos se comunicam melhor, o Estado atua de forma mais integrada, coordenada e rápida”, reiterou.

A iniciativa representa um marco para a modernização das comunicações públicas e para o fortalecimento da segurança institucional do país. Diferentemente das redes comerciais, a Rede Privativa foi concebida para atender exclusivamente órgãos governamentais, garantindo maior controle sobre o tráfego de informações e mais proteção para comunicações sensíveis.

“Essa ação e, inclusive projetos de dados e data centers que podem ser conectados à rede privativa, são essenciais para a nossa soberania”, ressaltou o conselheiro da Anatel, Edson Holanda.

PRIMEIROS ÓRGÃOS JÁ OPERAM COM REDE PRÓPRIA

Além dos avanços na rede móvel, o Ministério das Comunicações apresentou a ativação do primeiro cliente da Rede Privativa Fixa: a Agência Nacional de Mineração (ANM), em Aracaju (SE).

A primeira etapa do projeto contempla a conexão de 12 prédios públicos por meio de uma infraestrutura dedicada de 75,5 quilômetros de fibra óptica. Entre os órgãos que passarão a utilizar a rede estão o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

As próximas ativações estão previstas para começar em setembro de 2026 e alcançarão os municípios de Macapá (AP), Rio Branco (AC), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

A REDE PRIVATIVA

A Rede Privativa foi criada para conectar órgãos da administração pública federal por meio de uma infraestrutura exclusiva, independente das redes comerciais de telecomunicações.

O projeto possui duas modalidades complementares. A Rede Privativa Fixa utiliza fibra óptica para interligar prédios e unidades administrativas, enquanto a Rede Privativa Móvel integrada permite comunicações seguras em campo e durante operações.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Com a implantação das Redes Privativas, o Governo Federal estabelece uma nova infraestrutura de comunicação para o setor público, elevando os padrões de segurança, integração e eficiência das instituições brasileiras.

Juliana de Chaparral acompanha entrega de mais de mil mãos de milho em Araçoiaba na véspera de São João
Publicado em 25/06/2026 às 15:34

A pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou, na última terça-feira (23 de junho), da tradicional entrega de milho realizada no bairro do Quinze, em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife. A ação foi organizada pelo vereador Renato de Tita (PT) e reuniu centenas de moradores, que formaram uma grande fila para receber o produto, símbolo das festividades juninas.

De acordo com os organizadores, mais de mil mãos de milho foram distribuídas à população. "Dia de acompanhar o vereador Renato na entrega de mais de mil mãos de milho para os moradores do bairro do Quinze, em Araçoiaba. Minha gente, era milho que não acabava mais. Cada família levou, em média, cerca de 25 espigas para casa, garantindo os ingredientes para a pamonha, a canjica e tantas outras delícias típicas desta época. Se tem São João, tem que ter milho na mesa do povo", destacou Juliana.

O vereador Renato de Tita celebrou o sucesso de mais uma edição da iniciativa, que já se tornou tradição na comunidade. "Encerramos com o coração cheio de alegria mais uma edição da nossa tradicional doação de milho do bairro do Quinze. Foi uma tarde marcada pela solidariedade, união e muito amor ao próximo, levando alegria a centenas de famílias da nossa cidade", afirmou.

Renato também agradeceu aos parceiros envolvidos na ação, em especial aos jovens adventistas do Ministério Dynamis e à presença de Juliana de Chaparral. "Agradecemos primeiramente a Deus por nos conceder mais uma vez a oportunidade de realizar essa linda ação. Nosso agradecimento especial aos jovens adventistas do Ministério Dynamis pela parceria e dedicação. Também agradecemos a presença e o apoio da nossa pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral, que esteve conosco prestigiando esse momento tão importante para a nossa gente", concluiu.

Projeto da Secretaria da Mulher leva protagonismo feminino ao palco principal do Maior e Melhor São João do Mundo
Publicado em 25/06/2026 às 15:33

Neste sábado (27), às 19h, as participantes do projeto Forró para Elas viverão um momento histórico: subirão ao palco principal do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no encerramento do Maior e Melhor São João do Mundo. A apresentação marca a culminância dos cursos de sanfona, zabumba e triângulo promovidos pela Secretaria da Mulher, por meio do Centro de Qualificação da Mulher (CQM).

Ao todo, 30 alunas terão a oportunidade de mostrar seu talento no mesmo palco que recebeu grandes nomes da música brasileira e da cultura nordestina, como Elba Ramalho, Jorge de Altinho, João Gomes e tantos outros artistas que fazem parte da história do São João de Caruaru.

Mais do que uma apresentação, o Forró para Elas simboliza a força das políticas públicas que ampliam oportunidades e valorizam o protagonismo feminino. Ao ocupar um dos espaços mais emblemáticos da festa, as participantes mostram que a cultura também é instrumento de transformação, inclusão e construção de novos caminhos para as mulheres caruaruenses.

PIB do Nordeste cresce 8% em 2025 e se aproxima de R$ 2 trilhões
Publicado em 25/06/2026 às 15:31

Em Pernambuco, o PIB do ano passado foi de R$ 314 bilhões.
A estimativa é que supere R$ 362 bilhões até 2027

Recife (PE), 25 de junho de 2026 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste alcançou R$ 1,76 trilhão em 2025, representando um crescimento nominal de 8% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisa do Banco do Nordeste (BNB), elaborada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Banco Central. Segundo o estudo, a economia regional deve manter a trajetória de expansão e atingir R$ 1,88 trilhão em 2026, superando os R$ 2 trilhões em 2027.

Já a economia brasileira alcançou R$ 12,6 trilhões em 2025, equivalendo a uma alta de 8,1% em relação ao ano anterior. A projeção é de que o PIB nacional chegue a R$ 13,6 trilhões em 2026 e ultrapasse R$ 14,5 trilhões em 2027.

De acordo com o estudo, o desempenho da economia nordestina supera o desempenho nacional, quando se considera os últimos quatro anos. Enquanto o crescimento acumulado do Brasil foi de 26,3%, o Nordeste registrou expansão de 26,9% no período.

Para o economista-chefe do BNB, Rogério Sobreira, a combinação entre investimentos e melhora dos indicadores econômicos tem impulsionado a atividade produtiva na Região.

“A taxa de desocupação no País atingiu em 2025 o menor nível da série histórica, ficando em 5,6%, abaixo dos 6,6% registrados em 2024. No Nordeste, a queda foi de 9,1% para 7,9%. O rendimento médio real da Região em 2025 também apresentou um maior crescimento do que o do Brasil: 5,3% contra uma alta de 4,1% no país. O Banco do Nordeste contribuiu decisivamente para este desempenho, tendo aplicado R$ 68 bilhões em sua área de atuação no ano passado. Esses investimentos cresceram quase 50% desde 2022, quando foram financiados R$ 46 bilhões”, afirma.

Pernambuco
O PIB de Pernambuco foi de R$ 314 bilhões em 2025. O resultado representa crescimento de 5,93% em relação a 2024. De 2022 até o ano passado, a economia pernambucana acumulou expansão de 27,84%, desempenho superior ao registrado tanto no Nordeste quanto no Brasil.

Para 2026, a estimativa é que o PIB do estado alcance R$ 337 bilhões e ultrapasse R$ 362 bilhões em 2027.

Prefeitura Municipal de Camaragibe Inaugura Creche (Centro de Educação Infantil-CEI) José Maria Cabral Corrêa
Publicado em 25/06/2026 às 15:20

O prefeito da Camaragibe, Diego Cabral, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, realizarão a solenidade de inauguração da Creche (Centro de Educação Infantil-CEI) José Maria Cabral Corrêa, nova unidade de educação municipal construída na comunidade do Vera Cruz, em Aldeia, com um investimento médio de R$ 6,3 milhões junto ao Governo de Pernambuco, através do programa Juntos pela Educação. A cerimônia ocorrerá nesta sexta-feira (26/06), a partir das 16h, na Rua Rui Couto, na comunidade do Vera Cruz, em Aldeia.

Na proposta do programa, o novo equipamento da Educação Básica e Infantil da Terra dos Camarás será totalmente público e 100% gratuito, sem nenhuma cobrança de mensalidades ou taxas de matrícula. Neste modelo, o estado conduz um plano de expansão dos Centros de Educação Infantil (CEIs) por meio do programa financiando a construção e o custeio inicial das unidades antes de repassá-las à gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação.

O novo CEI José Maria Cabral Corrêa possui um amplo e moderno projeto arquitetônico, conforme a proposta do programa, padronizado e focado na acessibilidade, conforto e segurança de crianças de 4 meses até 5 anos e 11 meses. Os complexos contam com até dez salas de aula climatizadas, mobiliário completo, fraldário e sala de amamentação, totalmente equipada para a higienização dos bebês e lactação segura, sala multiuso voltada a atividades artísticas, pedagógicas e psicomotoras, refeitório e cozinha preparada para o fornecimento de até cinco refeições diárias por criança, e áreas de lazer e integração com pátio coberto, playgrounds e espaço verde para horta comunitária.

Além do prefeito Diego Cabral, participam da solenidade a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a vice-governadora, Priscila Krause (a confirmar), a vice-prefeita de Camaragibe e secretária de Políticas para as Mulheres, Comandante Débora, o deputado estadual João de Nadegi (PV), secretários e servidores municipais, vereadores da cidade, moradores e lideranças comunitárias, além de outras autoridades.