Alexandre de Moraes autoriza advogados de Jair Bolsonaro a acompanharem depoimento à Polícia Civil do DF
Publicado em 22/06/2026 às 17:00

O ministro Alexandre de Moraes autorizou a equipe de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro a acompanhar o depoimento que será prestado à Polícia Civil do Distrito Federal nesta terça-feira (23), na residência do ex-chefe do Executivo.

Além de participar da oitiva, prevista para as 15h, a decisão também libera encontros preparatórios entre Bolsonaro e seus advogados nesta segunda-feira (22) e antes do início do depoimento.

A apuração investiga a posse e o transporte de uma pistola Glock calibre 9 mm registrada em nome de Bolsonaro, localizada com um de seus seguranças. A defesa sustenta que a arma havia sido entregue apenas para manutenção e ressalta que a posse do armamento está regularizada.

TRADIÇÃO, CLIMA E FORRÓ MARCAM SEGUNDO FINAL DE SEMANA DE SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA
Publicado em 22/06/2026 às 17:00

Mais do que o forró tradicional, que valoriza à cultura nordestina, o São João na Serra Negra, em Bezerros, no Agreste pernambucano, também oferece particularidades que, somadas, tornam a experiência única como a temperatura média de 16 graus e a sensação térmica que pode chegar a 12 graus. Clima esse que, aliado ao forró pé de serra, proporciona uma vivência sem igual no alto da serra, onde centenas de forrozeiros fazem o autêntico São João acontecer, especialmente nos finais de semana do mês de junho.

O São João na Serra Negra se consolidou como o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo e hoje é referência em Pernambuco, no Brasil e até mesmo no mundo, pois recebe turistas e visitantes de vários países. As belas paisagens naturais, o sabor peculiar das comidas típicas, a riqueza dos grupos culturais e os pontos turísticos, marcados pela tradição, autenticidade e clima aconchegante, atraem milhares de forrozeiros de todas as regiões, todos os anos. Famílias, grupos de amigos e casais são presenças confirmadas.

A segunda semana de festividades no alto da Serra, que contou com as apresentações tanto no Palco Principal quanto no Palco Cultural e no Coreto das Tradições, foi recheada de emoção, ritmo e a alegria do forró autêntico. Nomes como Assisão, Almir Rouche, Benil, Ciel Santos, Josildo Sá, Emerson Cavalcante, Henrique Barbosa, Fabiana Pimentinha, Assum Preto e Higor Henrique, além das apresentações culturais, bacamarteiros, quadrilhas juninas, trios de forró pé de serra, entre outros, provaram que só Serra Negra oferece uma festa para todos os gostos, idades e classes sociais.

A segunda semana de festividades continua nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de junho, com Jorge de Altinho, Juarez, Geraldinho Lins, Lady Falcão, Dudu do Acordeon, Bruninho Lima, Joyce Allane, Samara Costa e Silvério Pessoa. As festividades começam a partir das 12h. A finalização do evento acontece na última semana de festas, nos dias 27 e 28 de junho. Vale lembrar que dia 24, Dia de São João, também tem Jogo da Seleção Brasileira, que será transmitido no palco principal.

Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia transporte público gratuito dia 23 de junho, véspera de São João
Publicado em 22/06/2026 às 16:56

Nesta segunda-feira (22), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, anunciou a gratuidade no transporte público do município nesta terça-feira, 23 de junho, véspera de São João.

A iniciativa busca dinamizar a locomoção tanto da população local, quanto dos visitantes para os polos juninos e comércio da cidade do Maior e Melhor São João do Mundo.

"Todo mundo sabe da importância e da tradição do forró e das festas juninas aqui, em Caruaru. E eu estou falando principalmente da data do dia 23 de junho. Nesse dia 23, a Prefeitura de Caruaru está dando a gratuidade no transporte público. A gente vai aquecer o comércio, movimentar ainda mais todos os polos da nossa festa de São João e, claro, todos poderão ir e vir de maneira gratuita da zona rural e quatro cantos da cidade", destacou com entusiasmo Rodrigo Pinheiro.

“Mendonça é, sem sombra de dúvidas, um excelente nome, que faria um excelente papel e garantiria sim um palanque forte e estruturado para Flávio Bolsonaro em Pernambuco”, diz Coronel Meira
Publicado em 22/06/2026 às 16:09

O PL pernambucano atravessa um momento delicado e decisivo na montagem do seu palanque e na definição de suas estratégias para a eleição deste ano. A direção estadual precisa definir se o partido terá mesmo candidato ao Senado Federal, se terá candidato ao governo do estado e principalmente, qual será a estrutura que o presidenciável Flávio Bolsonaro terá a sua disposição em Pernambuco, um dos estados mais populosos e importantes da Região Nordeste.

Na manhã desta segunda-feira, dia 22, em entrevista concedida ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios o deputado federal Coronel Meira falou sobre a possibilidade de o PL ter candidato ao governo, tendo, inclusive, o nome dele cotado para tal missão. “Fico muito feliz e ter o nome lembrado para essa candidatura, isso mostra que estou trabalhando sério e esse trabalho tem sido reconhecido pelo povo pernambucano”, disse e seguiu, “Em 2022 o presidente Bolsonaro obteve uma expressiva votação em Pernambuco, então não podemos abrir mão disso, desse capital eleitoral”.

Para finalizar, Coronel Meira falou sobre a possiblidade de o deputado federal Mendonça Filho ser candidato ao Senado representando o PL. Caso se concretize, a postulação de Mendonça estaria alinhada ao projeto da governadora Raquel Lyra, dando o tão esperado palanque a Flávio Bolsonaro. “Mendonça é, sem sombra de dúvidas, um excelente nome, que faria um excelente papel e garantiria sim um palanque forte e estruturado para Flávio Bolsonaro em Pernambuco”.  

Diogo Moraes reforça parceria com João Campos durante agendas em Sertânia e Arcoverde
Publicado em 22/06/2026 às 15:58

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) cumpriu uma intensa agenda política neste domingo (21), ao lado do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, fortalecendo o diálogo com lideranças e a população do Sertão pernambucano.

A primeira agenda aconteceu em Sertânia, onde Diogo esteve ao lado de João Campos, do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa, da ex-deputada federal Marília Arraes e do senador Humberto Costa, que despontam entre os nomes na disputa pelo Senado Federal em 2026. O encontro também contou com a participação do ex-prefeito Ângelo Ferreira, importante liderança política da região, e o deputado federal Pedro Campos.

Durante a agenda, o grupo reforçou a união das forças políticas comprometidas com o desenvolvimento de Pernambuco, ouvindo a população e debatendo ações e projetos voltados para o futuro do Estado e dos municípios sertanejos.

Na sequência, Diogo Moraes seguiu para Arcoverde, onde participou da tradicional Caminhada do Forró, um dos eventos mais marcantes do calendário junino da cidade. Ao lado de João Campos, da ex-prefeita Madalena Britto e do deputado Felipe Carreras, o parlamentar acompanhou de perto a manifestação cultural, reencontrando lideranças e conversando com moradores e visitantes.

Para Diogo Moraes, os encontros reforçam a importância da proximidade com a população e da construção de um projeto coletivo para Pernambuco. “Foi um domingo de muito diálogo, reencontros e fortalecimento de parcerias. Ao lado de João Campos, Carlos Costa, Marília Arraes, Humberto Costa, Ângelo Ferreira e Madalena Britto, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar por um Pernambuco cada vez mais forte, ouvindo as pessoas e construindo caminhos para o futuro”, destacou o deputado.

Esquerda colombiana contesta resultado da eleição presidencial
Publicado em 22/06/2026 às 16:00

O candidato de esquerda Iván Cepeda denunciou possíveis irregularidades na eleição presidencial da Colômbia. Sua equipe pretende contestar os resultados de mais de 57 mil urnas após a vitória apertada do rival Abelardo De La Espriella.

Segundo a apuração preliminar, De La Espriella recebeu 49,66% dos votos, contra 48,70% de Cepeda. A diferença entre os candidatos é de cerca de 250 mil votos.

Cepeda afirmou que aguardará a verificação oficial voto a voto antes de reconhecer o resultado. A legislação colombiana prevê uma apuração final validada por tabeliães e juízes, ainda em fase de conclusão.

Crea-PE promove seminário para debater concessão e propor melhorias ao Metrô do Recife
Publicado em 22/06/2026 às 15:24

Evento no dia 30 de junho apresentará sete pontos prioritários elaborados por especialistas para garantir a segurança e a viabilidade do sistema de transporte público.

Diante do cenário de sucateamento e abandono do Metrô do Recife, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) promove, no próximo dia 30 de junho, um seminário para debater o futuro do sistema rodoviário. O evento, que acontece das 15h às 18h no auditório da Fiepe, em Santo Amaro, marcará a apresentação de sete propostas prioritárias defendidas pelo Conselho para o processo de concessão pública do modal.

As recomendações são fruto de uma análise detalhada realizada por engenheiros especialistas em mobilidade do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE. O grupo avaliou o modelo de concessão estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Governo Federal. As sugestões do conselho já foram formalmente encaminhadas à União por meio de consulta pública.

Programação e Debates

A abertura do seminário será conduzida pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e pelo presidente da Fiepe, Bruno Veloso. O encontro contará com três palestras principais ministradas por autoridades do setor: Marcelo Bruto, secretário Executivo de Parceria e Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco; Matheus Freitas, presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes; e Maurício Pina, engenheiro civil e membro do CTP.

A mesa de debates terá a participação dos engenheiros civis Carlos Fernando Xavier e Fernando Jordão, ambos integrantes do comitê do Crea-PE. A mediação será feita por Roberto Muniz, coordenador-adjunto do CTP. O público presente também poderá participar com perguntas e considerações sobre o tema.

"Essa é uma pauta urgente e de suma importância que o Crea-PE acompanha de perto. Nossa contribuição é técnica, fundamentada na engenharia, e visa garantir uma mobilidade segura e sustentável para a população", assegura Adriano Lucena. Desde o início da sua primeira gestão, o Conselho já participava de discussões sobre a recuperação do Metrô e participou da criação da formação do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô, em maio de 2022.

"Participar deste seminário promovido pelo Crea será mais uma oportunidade para debater com a sociedade em geral e os profissionais da engenharia os desafios do projeto de requalificação do metrô. Trata-se de uma iniciativa estratégica e premente, que busca recuperar e modernizar o sistema metroferroviário, ampliar a qualidade dos serviços prestados à população e garantir mais eficiência, segurança e integração da mobilidade urbana. O diálogo técnico e transparente é fundamental para construirmos soluções sustentáveis e alinhadas às necessidades dos usuários", afirmou Marcelo Bruto.

"O metrô de Recife passa por uma crise muito séria, um processo de sucateamento que tem causado grandes transtornos para a população da região do Recife. O Comitê Tecnológica Permanente do Crea-PE tem isso como grande preocupação. Nós, que fazemos a engenharia de Pernambuco, estamos cada vez mais apreensivos com essa situação do Metrô", pontua Roberto Muniz. Ele lembra que o sistema está na fase final da modelagem para a concessão. "No seminário, vamos debater modelagem, situação atual do metrô e as medidas necessárias para sua reestruturação. O Crea analisou profundamente toda documentação da modelagem e levantou sete bandeiras que acha fundamental para a melhoria desse processo que está sendo construído entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco", destaca Muniz.

As Sete Diretrizes do Crea-PE

O Conselho defende modificações no contrato de concessão baseadas em sete pilares:

1. Expansão da rede: Necessidade de ampliação do sistema metroviário na Região Metropolitana do Recife (RMR).

2. Integração de licitações: Correção da falta de vínculo entre a concessão do metrô e a licitação dos cinco lotes restantes do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR).

3. Aporte financeiro: Revisão dos recursos previstos para a recuperação da infraestrutura atual (material rodante, obras de arte especiais e rede aérea), considerados insuficientes.

4. Sustentabilidade: Inclusão de metas para o uso de energia limpa na operação.

5. Subsídios estaduais: Definição do suporte financeiro do governo de Pernambuco após a saída do Governo Federal do processo.

6. Cronograma acelerado: Antecipação do calendário previsto para a execução dos investimentos.

7. Gestão do sistema-tronco: Fortalecimento do gerenciamento do sistema tronco-alimentador, destacando o consórcio Grande Recife como solução de eficiência.

“Sem os nossos deputados eu não sei o que seria de nós, o que seria de Timbaúba”, diz Balazinha
Publicado em 22/06/2026 às 15:17

A vereadora da cidade de Timbaúba, Balazinha Rosendo, do PP, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que tem como ‘cabeça-de-rede’ a 107.1 FM. Balazinha é irmã do prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo, que também é filiado ao PP.

No programa a vereadora falou sobre a visita que o deputado federal Eduardo da Fonte, do PP, fez nesta quinta a várias cidades da Zona da Mata Norte, dentre elas, Timbaúba. “Foi um dia muito especial, onde tivemos a oportunidade de recebermos em nossa cidade o nosso deputado federal Eduardo da Fonte e o seu filho, o deputado Lula da Fonte. Eduardo e Lula da Fonte vieram à nossa região nos ouvir, eles que são grandes parceiros do nosso povo”, disse ela.

Para finalizar, a vereadora citou também o apoio que tem recebido do deputado Eriberto Filho, do PSB. “Sem os nossos deputados eu não sei o que seria de nós, o que seria de Timbaúba. Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Eriberto Filho têm trabalhado ao nosso lado e têm injetado recursos que têm sido revertidos em obras importantes para o nosso povo”.

Defesa Civil informa indisponibilidade temporária do sistema de alertas por SMS
Publicado em 22/06/2026 às 15:22

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM) e da Defesa Civil informa que o sistema nacional de envio de alertas por SMS encontra-se temporariamente indisponível após um ataque cibernético registrado na última sexta-feira (19), que ocasionou o disparo indevido de mensagens para algumas regiões do país.

Enquanto o serviço permanece fora do ar para ajustes e reforço da segurança, a população continuará sendo informada sobre possíveis ocorrências e situações de risco por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Caruaru, incluindo redes sociais, site institucional e veículos de imprensa parceiros.

A Defesa Civil reforça que segue monitorando as condições meteorológicas e demais situações que possam representar riscos à população. Em caso de necessidade, os avisos e orientações serão divulgados de forma imediata pelos canais oficiais, garantindo que a população receba informações seguras e confiáveis. Em caso de urgência ligue 199.

Mutirão “Brejo Tem Saúde” oferecerá consultas e exames especializados para reduzir filas de espera
Publicado em 22/06/2026 às 15:14

Nos dias 13, 14 e 15 de julho, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o mutirão “Brejo Tem Saúde”, com o objetivo de reduzir as filas de espera da regulação, atendendo demandas oriundas da Atenção Primária à Saúde.

Durante os dias de mutirão, serão ofertadas consultas com as seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, reumatologia e urologia.

Também serão realizados procedimentos como ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, biometria ultrassônica monocular, mapeamento de retina, microscopia especular de córnea e tonometria.

Os pacientes devem procurar a Central de Regulação, localizada na Policlínica Jerônimo César Tavares, na Praça Abel de Freitas, para obter mais informações sobre os atendimentos e procedimentos disponíveis.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, garantindo mais agilidade nos atendimentos e promovendo mais qualidade de vida para os brejenses.