TI Verde conquista 1º lugar em prêmio de inovação da UPE
Publicado em 25/06/2026 às 19:15

O projeto TI Verde do TCE-PE conquistou o 1º lugar na categoria Inovação Social da primeira edição do Prêmio de Inovação da Universidade de Pernambuco (UPE), que teve como tema "Inovação que Transforma: Conectando Ideias ao Futuro”.

O prêmio tem como objetivo reconhecer projetos com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico e sustentável, fortalecendo a cultura da inovação no ambiente universitário.

Segundo o professor da Universidade e conveniado ao Tribunal, Fagner Melo, o projeto demonstra que a transformação tecnológica pode caminhar junto com a sustentabilidade. “O TI Verde evidencia que é possível reduzir impactos ambientais, promover conscientização e gerar resultados concretos para a administração pública”, afirmou.

O professor explicou que a iniciativa do TCE-PE se destacou pelos resultados alcançados, pelo impacto socioambiental, pelo potencial de expansão e pelo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além dos integrantes do projeto, Ana Carolina Morais, Ricardo Beltrão e Francisco Oliveira, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), e Fagner Melo e Joás Aquino, da UPE, a iniciativa contou com a colaboração de servidores de diferentes áreas do Tribunal, além de pesquisadores e estudantes da universidade, que contribuíram em ações de capacitação, sensibilização, pesquisas e articulações institucionais.

Foi o quarto prêmio recebido pelo TI Verde. Este ano, o projeto também conquistou o 3º lugar na categoria Sustentabilidade, Meio Ambiente, ESG e Carbono Neutro do Prêmio Brasil de Gestão Pública, promovido pela Expo GovBrasil Conference.

Para a chefe do DTI, Ana Carolina Morais, as premiações refletem os resultados obtidos pela iniciativa e reforçam a integração entre tecnologia e sustentabilidade na administração pública.

O PROJETO - Coordenado pelo DTI em parceria com a UPE, o projeto busca reduzir os impactos ambientais da tecnologia e estimular práticas sustentáveis por meio de ações de conscientização e gestão responsável dos recursos de TI.

Entre os resultados alcançados estão a destinação correta de mais de seis toneladas de lixo eletrônico, a compensação de mais de quatro toneladas de carbono associadas ao uso de serviços em nuvem por meio do plantio de mudas nativas, a adoção de critérios de sustentabilidade nas contratações de TI e o aumento da vida útil dos equipamentos de informática.

Simepe participa da inauguração da nova sede do Programa Estadual de Imunizações
Publicado em 25/06/2026 às 19:14

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) participou, na manhã desta quinta-feira (25) da cerimônia de inauguração do Programa Estadual de Imunizações (PEI). A entidade foi representada pelo diretor Robson Miranda. A nova sede do programa fica localizada no bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife.

A solenidade foi conduzida pela governadora e pela vice-governadora Raquel Lyra e Priscila Krause, respectivamente. Participaram da inauguração, também, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, outras autoridades e servidores estaduais.

A estrutura atua no armazenamento e na distribuição dos imunobiológicos para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). O Programa coordena iniciativas contínuas de prevenção, como a aplicação de vacinas em escolas, ações de busca ativa e o monitoramento dos públicos prioritários.

“A inauguração desta nova estrutura representa um avanço importante para o fortalecimento das políticas públicas de imunização em Pernambuco. O Simepe acompanha iniciativas como esta por compreender que investir em prevenção também é investir em condições mais seguras e resolutivas para o exercício da Medicina e para o cuidado com as pessoas”, destacou o diretor sindical, Robson Miranda.

O sindicato reafirma sua atuação institucional em pautas estratégicas para a saúde pública e para a valorização do trabalho médico em Pernambuco.

Governadora Raquel Lyra entrega creche em Camaragibe, títulos de propriedade em Olinda e lança programa de cisternas para a agricultura familiar
Publicado em 25/06/2026 às 19:13

Nesta sexta-feira (26), a governadora Raquel Lyra entrega, às 16h, o Centro de Educação Infantil José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe, com capacidade para atender 324 crianças. O espaço conta com dez salas de aula, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, cozinha, solário, ambientes administrativos e estrutura totalmente acessível.

Antes, pela manhã, às 10h, a chefe do Executivo estadual realiza, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, o lançamento do programa de cisternas, com investimento de R$ 40 milhões, e a entrega de tratoritos, veículos e outros equipamentos, em investimentos que superam os R$ 30 milhões, fortalecendo a agricultura familiar e o setor agropecuário.

Às 14h, a governadora cumpre agenda em Peixinhos, Olinda, com entregas do Programa Morar Bem Pernambuco, combinando regularização fundiária e melhorias habitacionais. Na ocasião, serão entregues 141 títulos de propriedade e 378 imóveis requalificados.

Chaparral reforça convite para noite de Safadão e Natanzinho no São João de Surubim
Publicado em 25/06/2026 às 18:59

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), utilizou as redes sociais para reforçar o convite à população para mais uma noite de programação no Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, nesta quinta-feira (25). Após o sucesso das primeiras duas noites de festa, a expectativa é de mais um grande público no Parque J. Galdino, que também receberá a visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).

A programação desta noite reúne grandes nomes da música nacional, com shows de Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land. Para Chaparral, o evento tem se destacado não apenas pelas atrações, mas também pela movimentação econômica e pelo fortalecimento da cultura junina na Capital da Vaquejada.

"Hoje é dia de viver mais uma grande noite do São João de Surubim. Quero convidar todos vocês para prestigiarem esse momento especial, com grandes atrações que vão fazer o Polo Vaquejada tremer: Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land", afirmou o prefeito.

Chaparral também destacou o clima de confraternização que tem marcado a festa. "É uma alegria ver nossa cidade recebendo artistas tão importantes e, principalmente, ver o povo reunido, festejando com segurança, alegria e muito forró. Nos encontramos lá! Vamos juntos fazer mais uma noite histórica no maior e melhor São João da região", declarou.

A programação do Polo Vaquejada segue nesta sexta-feira (26), com Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa. Já no sábado (27), encerrando a programação do polo, sobem ao palco Gusttavo Lima, Luan Santana, João Gomes, Ávine Vinny e Kadu Martins.

Em Timbaúba, João Campos participa de entregas e ações do Governo do Brasil
Publicado em 25/06/2026 às 18:58

Pré-candidato a governador acompanhou ordem de serviço, visitou carreta do Agora Tem Especialistas e teve reuniões com lideranças da Mata Norte

TIMBAÚBA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) esteve em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, nesta quinta-feira (25). A convite do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), ele acompanhou a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma pista de cooper e visitou o ponto de atendimento da carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil. A passagem pela cidade foi acompanhada por diversas lideranças da região.

João destacou a presença da gestão federal no município pernambucano como uma demonstração de cuidado que, segundo ele, faz contraponto à perseguição política da gestão estadual a prefeitos que estão na oposição. “Quando a gente vê aqui a carreta do Agora Tem Especialistas, isso é muito importante, porque temos aqui exames que muitas vezes têm que ser realizados em outra cidade. Mesmo o Governo Federal sendo tão grande, ele pensou em serviços que cheguem perto das pessoas. Prefeito Marinaldo, você é um guerreiro porque tem feito muito por essa terra, mesmo em meio à perseguição política. Quem persegue na política está perseguindo o povo”, declarou.

O pré-candidato a governador disse ainda que daqui a pouco “será tempo de falar de política”, mas destacou que está animado para ver Pernambuco “virar outro estado novamente”. No mesmo sentido, o prefeito Marinaldo Rosendo lembrou a parceria que teve com o ex-governador Eduardo Campos, disse que Timbaúba está crescendo mesmo sem apoio estadual e demonstrou confiança no grupo político que está sendo construído para as eleições deste ano. “Vamos trabalhar com fé, com energia e com dedicação, por amor ao futuro de Pernambuco”, completou.

A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT) e pelos deputados Eriberto Filho (PSB) e Sileno Guedes (PSB). Mais cedo, também em Timbaúba, João Campos ainda participou de um encontro com lideranças da Mata Norte, a exemplo do prefeito de Goiana, Marcilio Régio, da vice, Lícia Maciel (PT), e comitiva local. Também estiveram presentes representantes de municípios como Nazaré da Mata, Ferreiros, Paudalho, Carpina, Lagoa de Itaenga, Camutanga e Buenos Aires.

Lula promete ajuda humanitária à Venezuela após terremotos
Publicado em 25/06/2026 às 19:00

O presidente Lula afirmou que conversou com a presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, e anunciou que o Brasil enviará ajuda humanitária após os terremotos que atingiram o país.

Segundo Lula, o governo organizará o envio de água, alimentos, medicamentos, bombeiros e equipes da Defesa Civil. A declaração foi feita durante evento em Ponta Porã (MS).

Os terremotos deixaram ao menos 188 mortos e mais de 1,5 mil feridos, segundo o governo venezuelano. As equipes de resgate continuam a busca por desaparecidos.

notícias relacionadas

Taquaritinga do Norte: Distrito de Pão de Açúcar recebe pacote de obras de infraestrutura e requalificação urbana
Publicado em 25/06/2026 às 18:48

O distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, vive um amplo processo de transformação com investimentos em infraestrutura, mobilidade, saneamento e espaços públicos. As ações, executadas pela Prefeitura, contemplam diversos bairros e têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população.

No bairro Serrinha, estão em andamento a pavimentação de 13 ruas e a reforma da nova praça, que contará com espaço de convivência e campo society. Já no bairro Cruzeiro, a gestão municipal realiza a construção de uma grande avenida e a pavimentação de duas vias nas proximidades da Igreja Santo Antônio.

As melhorias também chegam ao bairro Trevo, onde está sendo executado o calçamento às margens da PE-160, além de outras pavimentações já concluídas. No Centro do distrito, a Prefeitura requalifica o espaço da Feira Livre, que ganhará uma estrutura totalmente adequada para a realização das atividades comerciais. O Galpão da Juventude também está sendo equipado e preparado para entrar em funcionamento.

Além das obras estruturantes, a administração municipal reforçou os serviços de limpeza urbana, com poda de árvores, pintura de meio-fio, varrição, capinação e roço. Novas intervenções de saneamento também estão sendo executadas nos bairros Cruzeiro, Serrinha e Centro.

“A transformação de Pão de Açúcar está acontecendo em todas as áreas. Estamos investindo em infraestrutura, mobilidade, saneamento, limpeza urbana e espaços de convivência para garantir mais qualidade de vida à população”, destacou a Prefeitura de Taquaritinga do Norte.

Associação Betel consolida impacto social na vida de crianças em vulnerabilidade
Publicado em 25/06/2026 às 18:43

Instituição ligada à Rádio Maranata FM atende quase 100 crianças com educação, alimentação, saúde e transporte em Jaboatão dos Guararapes

Em quase três anos de existência, a Associação Betel já deixou sua marca. Fundada em agosto de 2023 como braço social da Rádio Maranata FM, a instituição nasceu com um propósito claro: oferecer educação, acolhimento e oportunidades reais para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Localizada na Rua Professor Severiano Tolentino, 195, no bairro de Piedade, a instituição começou atendendo crianças dos 3 aos 5 anos de idade. Neste ano, o projeto expandiu e atende também crianças dos 6 aos 7 anos, no contraturno escolar.

“Quando a gente olha para cada criança que passa pela nossa porta, enxerga uma história que pode ser transformada. Esse é o nosso combustível diário”, afirma André Carvalho, presidente da Associação Betel.

A estrutura conta com salas climatizadas, brinquedoteca, sala de convivência e campo de futebol. Um espaço pensado para proporcionar qualidade, conforto e estímulo ao desenvolvimento infantil, que conta com uma uma equipe especializada, preparada para atender as necessidades de cada criança com atenção e dedicação.

Mas o atendimento vai muito além do espaço físico. Cada aluno recebe três refeições diárias, acompanhamento de saúde e transporte, garantindo que nenhuma barreira impeça o acesso à educação e ao cuidado integral.

“A gente entende que não adianta só abrir as portas da escola se a criança chega com fome, sem saúde ou sem condições de se locomover. Por isso, nossa proposta é cuidar do aluno por inteiro. As famílias chegam até nós muitas vezes sem ter a quem recorrer. Saber que podemos ser esse ponto de apoio é muito significativo para toda a nossa equipe”, reforça André.

A iniciativa surgiu da vontade de transformar o compromisso histórico da Rádio Maranata FM com a comunidade em algo permanente e estruturado. “A rádio sempre teve esse DNA de servir. A Associação Betel é a concretização desse chamado no campo social”, conta.

Se você quiser conhecer, pode ir lá pessoalmente, entrar em contato (81) 98464.1039 ou doar alimentos, brinquedos, ou pela chave PIX da instituição: CNPJ: 49507422000147
Ou entre no site da instituição: www.associacaobetel.org e veja outras formas de você ajudar!
As crianças contam com sua ajuda!

Paulinho da Força e Raquel Lyra confirmam presença no seminário do Solidariedade em Pernambuco que acontece neste sábado (27)
Publicado em 25/06/2026 às 18:40

O encontro acontecerá às 10h, no Recife Expo Center, e marcará uma nova etapa da articulação política das legenda para as eleições de 2026.

O presidente nacional do Solidariedade e deputado federal Paulinho da Força estará em Pernambuco no próximo sábado, 27 de junho, para participar de um seminário político promovido pela Federação Solidariedade/PRD. O encontro acontecerá às 10h, no Recife Expo Center, e marcará uma nova etapa da articulação política das duas legendas para as eleições de 2026.

O evento reunirá lideranças políticas, filiados, pré-candidatos e apoiadores da federação. A programação prevê a apresentação dos nomes que disputarão vagas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa de Pernambuco nas próximas eleições.

Além de servir como espaço para o lançamento das pré-candidaturas, o seminário também será palco para a formalização do apoio da Federação Solidariedade/PRD à reeleição da governadora Raquel Lyra. A chefe do Executivo estadual confirmou presença no encontro e deve participar das atividades ao lado das lideranças partidárias.

Nos bastidores políticos, o seminário é visto como uma oportunidade para demonstrar a organização da federação e apresentar ao eleitorado os nomes que irão representar o grupo na disputa eleitoral. A expectativa é de que lideranças de diferentes regiões do estado participem do encontro.

O presidente estadual do Solidariedade, Edinazio Silva, destacou a importância do evento para o fortalecimento político das siglas. Segundo ele, a atividade mostrará a capacidade de mobilização construída pela federação e evidenciará o trabalho realizado pelas lideranças que integram o projeto.

Prefeitura de Ouricuri anuncia mudanças no trânsito da Praça Voluntários da Pátria para melhorar circulação e segurança
Publicado em 25/06/2026 às 18:35

Motoristas e motociclistas que circulam pela região da Praça Voluntários da Pátria devem ficar atentos às mudanças que começam a ser implantadas pela Prefeitura de Ouricuri. As novas medidas foram planejadas para trazer mais organização, segurança e fluidez para quem passa pela área diariamente.

A iniciativa faz parte das ações de mobilidade urbana desenvolvidas pela gestão do prefeito Victor Coelho. Desde o início da administração, o trânsito tem sido tratado como uma das prioridades, com intervenções voltadas para a melhoria da circulação de veículos e pedestres em diferentes pontos da cidade.

O trabalho conta com o acompanhamento e suporte do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), responsável pela organização, orientação e fiscalização das mudanças, garantindo que a implantação ocorra de forma segura e eficiente para a população.

Nos primeiros dias de implantação, a adaptação dos condutores será fundamental. A orientação é observar atentamente as placas e a sinalização horizontal. Com a colaboração de todos, a expectativa é garantir um trânsito mais seguro, organizado e eficiente.

Confira o que muda

Alteração 1

Quem estiver trafegando pela Rua Antônio Ferreira Lins, a Rua do CCA, não poderá mais acessar a Rua do Banco do Brasil. A orientação é seguir em frente ou utilizar as vias alternativas indicadas pela nova sinalização.

Alteração 2

Já quem entrar na Rua Antônio Ferreira Lins pela Avenida Antônio Pedro da Silva, em frente à Farmácia Osorim, também não poderá seguir em direção ao CCA. O motorista deverá acessar a Rua Modesto Lins pela esquerda ou pela direita.

Alteração 3

Outra mudança importante: quem vem pela Avenida Presidente Kennedy ou pela Avenida Antônio Pedro da Silva em direção ao Banco do Brasil não poderá mais entrar à esquerda na Rua Modesto Lins.

Alteração 4

E para quem estiver na Rua Desembargador Medeiros Corrêa, a Rua do Santander, não será mais permitido virar à esquerda em direção às lojas. O trajeto correto será seguir em frente pela Travessa Coronel Anízio Coelho.