Após cobrança de Joel da Harpa, governo de Raquel sinaliza R$ 29 milhões em investimentos no Hospital da PM
Publicado em 17/07/2025 às 10:49

Após intensa atuação e cobranças feitas pelo deputado estadual Joel da Harpa (PL), o Governo de Pernambuco sinalizou um investimento de R$ 29 milhões no Hospital da Polícia Militar de Pernambuco. A medida atende a uma demanda antiga dos profissionais de segurança pública e faz parte de uma série de ações que Joel vem liderando em defesa da valorização da categoria.


O parlamentar, que tem forte base entre os militares estaduais, já destinou diversas emendas parlamentares ao hospital, voltadas para melhorias na infraestrutura, aquisição de equipamentos e fortalecimento do atendimento médico aos policiais e seus familiares. Agora, com a resposta positiva do Governo Raquel Lyra, o hospital poderá passar por uma reestruturação mais ampla e profunda.


“Essa é uma vitória da nossa luta constante em defesa dos nossos irmãos de farda. Não se pode exigir excelência do policial sem garantir sua saúde e bem-estar. O Hospital da PM precisa ser prioridade”, afirmou Joel da Harpa.


O valor anunciado faz parte do Plano de Investimentos do Estado para a Saúde Militar, que prevê melhorias estruturais, aquisição de insumos e modernização da gestão hospitalar. Joel ressalta que continuará vigilante para garantir que os recursos realmente sejam aplicados e que o hospital volte a ser referência no atendimento à tropa.


O Hospital da Polícia Militar de Pernambuco é uma unidade estratégica para o sistema de saúde da corporação, prestando atendimento clínico e cirúrgico aos policiais militares da ativa, reformados, pensionistas e seus dependentes. “Seguiremos cobrando, fiscalizando e apresentando soluções. Investir na saúde dos nossos policiais é investir diretamente na segurança pública do nosso estado”, concluiu o deputado.

COP 30: Ministério das Comunicações se reúne com governo do Pará para garantir conectividade para o evento
Publicado em 17/07/2025 às 10:02

A preocupação de garantir uma conectividade segura e eficiente durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), foi tema da reunião entre o Ministério das Comunicações e o Governo do Pará, estado sede do evento que acontecerá em novembro.


O Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Jordan Paiva representou a Pasta no encontro com o governador Helder Barbalho e o gerente do escritório da Anatel nos estados Pará, Amapá e Maranhão, Carnot Braun.


“A reunião foi fundamental para o atendimento às demandas de infraestrutura de telecomunicações visando a COP 30 no prazo, e também como um legado do evento para toda a capital paraense”, disse Jordan Paiva.

O licenciamento de obras de telecomunicações, inclui ERBs e redes, isso envolve um conjunto de procedimentos para garantir a conformidade com as leis e regulamentos locais, estaduais e federais, além de aspectos ambientais.


O Ministério das Comunicações tem papel estratégico na implementação de políticas públicas que garantam a inclusão digital através de ações concretas como: expansão do Programa Wi-Fi Brasil, as Infovias (estradas digitais), a instalação de redes de fibra óptica em áreas remotas, o incentivo ao uso de tecnologia 5G e a articulação com organismos internacionais sobre governança digital.

A Pasta também atua por meio do Norte Conectado, programa estratégico do Governo Federal para expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica, com a implantação de 12 mil km de cabos de fibra óptica submersos.


COP 30

A COP 30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.


O evento também será uma oportunidade de promover ampla participação da sociedade civil, debater a justiça climática e valorizar os saberes e soluções dos povos indígenas, comunidades quilombolas e grupos tradicionais e periféricos, que estão entre os mais impactados pelos efeitos da crise climática.


Prefeitura leva artesãos do Jaboatão dos Guararapes para visita técnica na 25ª Fenearte
Publicado em 16/07/2025 às 15:50

Nessa terça-feira (15), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Juventude, promoveu uma visita técnica de artesãos do município à 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na ocasião, um grupo de 15 pessoas que integram os programas da Economia Solidária e da Feira da Mulher Empreendedora percorreu os corredores do pavilhão de eventos. Os participantes estavam acompanhados pelo técnico do Sebrae/PE, Eduardo Maciel, que apresentou detalhes das peças expostas pelos artesãos da feira.


Para o prefeito Mano Medeiros, “esse tipo de visita, com profissionais do nosso município que atuam com artesanato, é muito enriquecedora. Eles conhecem novas técnicas, têm acesso a artesãos de outras cidades e estados, e se inspiram para ampliar suas possibilidades de atuação e valorizar suas práticas”, destacou o gestor.


Segundo o gerente de Empreendedorismo e Economia Solidária do Jaboatão dos Guararapes, Paulino Albuquerque, a visita integra um conjunto de ações voltadas à qualificação e valorização desses profissionais. “Começamos com capacitações e orientações; depois veio a preparação das peças para serem submetidas à curadoria, resultando na seleção dos 18 artesãos que estão expondo na Fenearte. Paralelamente, realizamos a emissão das Carteiras Nacionais do Artesão. Agora, seguimos para uma nova etapa, que inclui ações voltadas à valorização da identidade visual do artesanato jaboatonense e o fortalecimento do associativismo, promovendo mais união e colaboração entre eles”, explicou.


Entre as participantes estava Marileide Soares, responsável pela loja colaborativa de Prazeres. Artesã há 15 anos, atualmente ela trabalha com crochê feito com linha 100% algodão, voltado para itens infantis. “Já participei da Fenearte por três anos, mas este ano decidi dar espaço para outras meninas da loja colaborativa. A visita foi ótima, porque além de ver os estandes, tivemos uma palestra com o Sebrae. Apesar de já conhecermos muita coisa, sempre há algo novo para aprender. Foi muito interessante poder acompanhar tudo”, afirmou.


Sala do Empreendedor – Além dos artesãos jaboatonenses, a visita técnica contou com a presença de servidoras das três Salas do Empreendedor do município: Curado, Mangueira e Cavaleiro. Na Fenearte, elas também acompanharam as orientações do técnico do Sebrae, Eduardo Maciel, sobre as peças de artesanato, os detalhes dos itens produzidos por mestres artesãos, bem como os critérios que devem ser observados durante a curadoria. A proposta é tornar as Salas do Empreendedor mais atuantes, reforçando esses espaços como canais de comunicação e de fomento ao artesanato no município.

Macaparana se mantém entre os melhores da Mata Norte em alfabetização
Publicado em 16/07/2025 às 15:47

O município de Macaparana, segue se consolidando como referência em educação na região da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024, Macaparana alcançou a expressiva marca de 81,95% de crianças alfabetizadas na idade adequada, mantendo-se pelo segundo ano consecutivo na 2ª posição entre os municípios da região.


Esse resultado representa uma evolução significativa no desempenho do município, que no último levantamento havia alcançado o índice de 72,6%. O crescimento de quase 10 pontos percentuais demonstra o compromisso da gestão municipal com a educação básica e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à alfabetização.


A nível estadual, Macaparana também obteve destaque, figurando na 30ª colocação entre os 184 municípios pernambucanos. O resultado supera com folga a meta estipulada pelo próprio MEC para o município, que era de 73,76%.


Um dos pilares desse avanço é a realização do Seminário de Práticas Exitosas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que reúne professores e gestores das escolas da rede para compartilhar experiências bem-sucedidas, metodologias inovadoras e estratégias que vêm dando certo no processo de alfabetização dos estudantes. Além disso, a formação continuada dos docentes tem sido uma política permanente adotada pelo município, garantindo que os educadores estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar os desafios em sala de aula.


O desempenho de Macaparana reforça a importância do investimento na educação como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano, além de servir de exemplo para outros municípios da região.

Virtuosi na Serra chega à 18ª edição em Garanhuns com concertos gratuitos de grandes nomes da música clássica
Publicado em 16/07/2025 às 15:39

A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, será em julho cenário de mais uma celebração à música de câmara com a 18ª edição do Virtuosi na Serra. Integrando o calendário oficial do 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o evento promove seis concertos gratuitos nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26, na Capela do Seminário São José.


As apresentações começam sempre às 19h – aos domingos, às 18h30. Sob direção da pianista Ana Lúcia Altino, o festival reúne nomes de destaque da música clássica brasileira, oferecendo ao público uma experiência musical de excelência em apresentações intimistas e acessíveis.


A abertura do festival será na quinta-feira, dia 18, com a presença marcante do contratenor Edson Cordeiro, um dos artistas mais versáteis da cena musical nacional. Com carreira internacional consolidada, Cordeiro transita com maestria entre o barroco e a música popular brasileira.


No Virtuosi, ele será acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Carlos Anísio, em um repertório eclético que inclui obras de Bach, Mozart, Villa-Lobos, demonstrando sua habilidade única de cruzar fronteiras musicais com sofisticação.


No dia 19, o pianista Luis Felipe Oliveira apresenta recital dedicado a obras de grandes compositores do romantismo, como Brahms, Chopin e Liszt, além das cores impressionistas de Debussy. Natural de Gravatá, o músico é um dos nomes promissores da nova geração e já foi reconhecido em importantes premiações, como o 1º lugar no concurso Internacional de Piano Edna Bassetti Habith (2022) e o Coimbra World Piano Meeting Competition (2025), destacando-se por sua técnica refinada e sensibilidade interpretativa.


Já no dia 20, o palco será do Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote). Reconhecido por sua abordagem inovadora, o grupo aposta em performances interativas e no diálogo entre música instrumental e expressões contemporâneas. O repertório eclético trará de Antonio Vivaldi a Chiquinha Gonzaga.


SEGUNDA SEMANA - Abrindo o segundo fim de semana, dia 24 traz o encontro entre o premiado violista Rafaell Altino, músico pernambucano da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, e o pianista paulista Lucas Thomazinho, em um recital com obras de Cesar Franck e Serge Rachmaninov, adaptadas para viola. No dia 25, Thomazinho volta ao palco com um recital solo que passeia por obras de compositores como Chopin e Ronaldo Miranda, reafirmando sua posição entre os pianistas mais promissores do Brasil.


O encerramento, no dia 26, será com o concerto “Uma Noite na Ópera”, com a aclamada soprano Adriane Queiroz acompanhada pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão. Adriane, que integra há 23 anos o elenco fixo da Staatsoper de Berlim, interpretará árias consagradas da ópera internacional, como “Ave Maria”, da ópera “Otello” (Verdi), o prelúdio de “Carmen” (Bizet) e “Me Llamam la Primorosa”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (Gimenez).



VIRTUOSI - Criado em 1998 no Recife, o Virtuosi é um dos maiores festivais de música de câmara do Brasil. Fundado pelos músicos Rafael e Ana Lúcia Garcia, o festival tem se destacado por seu compromisso com a promoção da música erudita e a formação de plateias. Ao longo de mais de 25 edições, o Virtuosi tem trazido grandes artistas e consolidado sua posição no cenário cultural brasileiro, com apresentações em diversas cidades de Pernambuco, além de eventos especiais como o Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI. O festival tem sido um pilar no desenvolvimento da música de câmara no Brasil, promovendo masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades, sempre com a missão de enriquecer a cena cultural do país.



PROGRAMAÇÃO

XVIII VIRTUOSI NA SERRA - GARANHUNS

CAPELA DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ (Av. Rui Barbosa, 200, Heliópolis)


DIA 18.07 | 19h

Edson Cordeiro, voz

Orquestra Jovem de Pernambuco

Carlos Anísio, regente

DIA 19.07 | 19h

Recital de piano

Luis Felipe Oliveira


DIA 20.07 | 18h30

Trio Capitu

Sofia Ceccato, flauta

Janaína Perotto, clarinete

Ariana Mendonça, fagote


DIA 24.07 | 19h

Cesar Franck & Rachmaninov

Rafaell Altino, viola

Lucas Thomazinho, piano


DIA 25.07 | 19h

Recital de piano

Lucas Thomazinho


DIA 26.07 | 18h30

Uma Noite na Ópera 

Adriane Queiroz, soprano

Orquestra Jovem de Pernambuco

Nilson Galvão, regente

Simão Durando participa de reunião em São Paulo para alinhamento do Rally dos Sertões em Petrolina
Publicado em 16/07/2025 às 15:37

Com a economia em movimento, o turismo em alta e novas oportunidades de emprego no horizonte, Petrolina se prepara para receber mais uma edição do Rally dos Sertões. Nesta quarta-feira (16), o prefeito Simão Durando esteve em São Paulo para uma reunião estratégica com a organização da maior competição off-road das Américas que passará pela capital do sertão pernambucano no final de julho.


Durante a reunião, foram discutidos pontos logísticos importantes como infraestrutura de apoio aos competidores, segurança, mobilidade urbana, além de ações sociais que serão desenvolvidas em paralelo ao evento. O prefeito também destacou o potencial econômico e turístico que a passagem do rally traz para o município, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento de eventos de grande impacto regional e nacional.


“Essa reunião foi essencial para garantir que tudo ocorra com excelência. Estamos cuidando de cada detalhe para que Petrolina tenha uma estrutura à altura do que o Rally dos Sertões representa. Além da competição, queremos que a cidade seja lembrada pela receptividade, organização e capacidade de transformar o evento em oportunidade para a população. Além de todo o espetáculo esportivo, vamos ter também uma série de ações sociais nas áreas de saúde e ambiental”, afirmou Simão.


A etapa que liga Petrolina (PE) a Delmiro Gouveia (AL) está prevista para os dias 31 de julho e 1º de agosto, com um percurso de 415 km. A diversidade do terreno da região, que combina areia compactada, pedras, riachos e piçarra, representa um dos desafios mais emblemáticos do circuito. Esta será a quarta vez que Petrolina integra a rota do Rally dos Sertões.

Diego Cabral anuncia a duplicação das vagas no curso de formação profissional para jovens
Publicado em 16/07/2025 às 15:35

Durante a formatura de 120 jovens da primeira turma do curso “Trilhas do Conhecimento”, ligado ao Programa Aprendiz Camará, o prefeito Diego Cabral anunciou a ampliação do curso de formação, a partir de agosto, para todas as 5 RPAs, que passará a ter um total de 250 vagas, mais do dobro da turma inicial. O prefeito também afirmou que na reforma administrativa que enviará para a Câmara de Vereadores irá propor a criação da Secretaria Executiva da Juventude, ligada à Secretaria de Administração.


“Estou muito feliz por estar formando 120 jovens, aptos para ocupar uma vaga de emprego. Até o fim do ano, com as parcerias, queremos gerar 200 postos de trabalho para a juventude. Além do Aprendiz Camará, a gente precisa trazer a juventude para fazer cursos, praticar esportes, ocupar os espaços públicos de lazer da cidade, exercendo sua plena cidadania”, afirmou Diego.  


Outra boa notícia para os jovens foi dada pelo deputado estadual João de Nadeji. “Nós vamos trazer para Camaragibe o programa Casas da Juventude”, disse. O parlamentar destacou ainda o modelo de política pública que está sendo implantado no município. “Não tenho dúvida que esse programa será referência em Pernambuco e, quem sabe, no Brasil”, salientou. 


Representando os estudantes, Pedro Henrique, 18 anos, morador do Loteamento Nazaré, comemorou a conclusão do curso e o emprego na Camará Ambiental. “Gostaria de agradecer e parabenizar todos os colegas que se empenharam em concluir o curso”, incentivou. Outra formanda, Victória Stefhany, 22 anos, celebrou. “Agradeço ao curso que me possibilitou um emprego. Começo a trabalhar na próxima segunda”, disse a moradora do Bairro Novo do Carmelo. 


Os dois fazem parte do grupo de 70 jovens, que, através do “Aprendiz Camará”, programa que busca fomentar a empregabilidade, já foram incluídos no mercado de trabalho. “Hoje é um dia especial. Foram mais de 800 inscritos para 120 vagas. Estamos fazendo com que as políticas públicas cheguem na ponta. Mais de 70 famílias, através dos seus jovens, estão sendo atendidas”, explicou o coordenador do programa, Ronald Santos. 


 O “Aprendiz Camará” é voltado para a formação profissional e cidadã de jovens com idades entre 14 e 22 anos, através da capacitação e inserção no mercado de trabalho. As novas turmas, com 250 vagas no total, começam a formação em agosto. 


Também estiveram na solenidade, a vice-prefeita, comandante Débora, os secretários de Administração, Paulo Freitas, de Assistência Social, Marcos Leite, o coordenador do Gera Jovem Adriano Diniz, o conselheiro Nacional da Juventude, Gustavo Barreto, o presidente do CDL Cícero da Charque e os vereadores Clara Cabral, Eldinho Moura, Júlio Soares e Júnior do Borralho, entre outras autoridades.

Vereador Flávio do Cartório promove importante audiência pública sobre o Conselho Tutelar
Publicado em 16/07/2025 às 14:54

Com o plenário da Câmara do Ipojuca completamente lotado, o presidente da Casa, vereador Flávio do Cartório, conduziu audiência pública dedicada ao Conselho Tutelar do município, nesta terça-feira (15).


O objetivo do encontro foi discutir a segurança e as condições de trabalho dos conselheiros tutelares, reforçando a importância do fortalecimento da instituição de proteção à infância e à adolescência.


A audiência contou com a presença de representantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), membros do Poder Executivo e o público interessado na pauta. A mobilização de Flávio do Cartório reforçou o compromisso com a melhoria da estrutura e do apoio aos conselheiros tutelares.


De acordo com Flávio do Cartório, os conselheiros tutelares estão na linha de frente, zelando pelos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

"Quero reafirmar meu compromisso e total apoio a essa categoria tão essencial, que cuida e protege a nossa cidade. Foi um momento relevante, com ampla participação popular", destacou o presidente da Câmara.


O resultado da audiência pública servirá como um termômetro para avaliar a atual situação dos conselheiros e orientar futuras conquistas, especialmente no que diz respeito às condições de trabalho dos profissionais.

Mercado Cultural Casa Rosa anuncia funcionamento durante dias de feira
Publicado em 16/07/2025 às 13:55

O Mercado Cultural Casa Rosa terá atendimento ampliado a partir desta semana. Atendendo a pedidos dos comerciantes e visitantes do Parque 18 de Maio, o espaço agora funcionará também às quintas e sextas-feiras, oferecendo diversas opções de alimentação e aproveitando o fluxo da Feira da Sulanca.


Nas quintas, o atendimento será das 10h às 17h, e, nas sextas, das 8h às 14h. Localizado no Parque 18 de Maio, o Mercado oferece espaço infantil e 12 estabelecimentos variados, como petiscarias, botecos e cachaçarias.


Durante os fins de semana e feriados, o funcionamento permanece o mesmo, das 12h às 18h.

Lula e Eduardo da Fonte comemoram aprovação da PEC 66/2023 ao lado do vice-presidente da Amupe, Pedro Freitas
Publicado em 16/07/2025 às 13:41

Os deputados federais Lula da Fonte (PP) e Eduardo da Fonte (PP) receberam, na Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados, o prefeito de Aliança e vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas, para reiterar a importância da aprovação da PEC 66/2023 para os municípios brasileiros. A proposta foi aprovada ontem, 15 de julho, no Plenário da Câmara dos Deputados, logo após o encontro.


A PEC representa uma conquista histórica para os municípios brasileiros, ao estabelecer novas regras para o pagamento de precatórios, criar um prazo especial de parcelamento de débitos previdenciários junto aos regimes próprios e ao INSS e definir diretrizes mais claras para a gestão previdenciária local.


Pedro Freitas tem exercido um papel importante no fortalecimento dos municípios. Ex-presidente da Caixa Econômica Federal, ele vem colocando sua experiência a serviço da Amupe, contribuindo para o avanço de pautas municipalistas em Pernambuco e no Brasil. 


Durante o encontro, os parlamentares reforçaram o compromisso com a pauta municipalista e destacaram a importância da medida para garantir mais autonomia, responsabilidade fiscal e capacidade de investimento às prefeituras, especialmente às de pequeno e médio porte. “A aprovação dessa PEC era uma das nossas principais prioridades. Ela garante mais fôlego fiscal aos municípios e permite que as prefeituras tenham mais condições de investir na melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Eduardo da Fonte. 


Pedro Freitas elogiou a atuação de Lula e Eduardo da Fonte na defesa dos interesses dos municípios e afirmou que a aprovação da PEC vai permitir um respiro para as administrações locais, contribuindo para a manutenção e ampliação de políticas públicas em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.


A PEC também prevê que os regimes próprios de previdência de estados e municípios passem a seguir as normas do regime federal, promovendo mais justiça fiscal e controle, sem abrir mão da autonomia dos entes locais, que ainda poderão adotar regras mais rigorosas, conforme suas realidades.