Jaques Wagner intensifica agenda na Bahia após operação da PF
Publicado em 26/06/2026 às 10:09

O senador Jaques Wagner (PT-BA) decidiu reforçar a agenda de campanha à reeleição na Bahia após ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. A estratégia é ampliar viagens ao interior do estado e manter compromissos públicos.

O petista deve participar das comemorações do 2 de Julho ao lado do presidente Lula. Nesta semana, Wagner deixou a liderança do governo no Senado após a operação.

A Polícia Federal apura um possível vínculo entre familiares e empresas ligadas ao senador e pessoas conectadas ao Banco Master, atualmente em liquidação extrajudicial.

Congresso articula mudanças em MP que cria “OAB da Medicina”
Publicado em 26/06/2026 às 10:07

Parlamentares articulam alterações na MP 1370 para transferir do Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a aplicação do Enamed, exame de proficiência que passará a ser obrigatório para estudantes de Medicina obterem registro profissional.

O deputado Doutor Luizinho (PP-RJ) busca relatar a medida provisória, enquanto o senador Hiran Gonçalves (PP-RR) é cotado para presidir a comissão mista que analisará o texto. Ambos defendem que o exame seja conduzido pelo CFM.

A medida provisória tem validade até 17 de outubro. O governo criou o Enamed como requisito para o registro profissional, enquanto o Congresso discute mudanças na gestão da prova.

Governo vai restringir propaganda de bets na Copa, diz ministro
Publicado em 26/06/2026 às 10:05

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que o governo federal adotará regras para restringir a veiculação de propagandas de casas de apostas durante as transmissões da Copa do Mundo de 2026. As medidas devem entrar em vigor na fase eliminatória da competição, a partir de domingo (28).

Segundo o ministro, o Ministério da Fazenda prepara o texto da regulamentação, que poderá ser publicado por meio de medida provisória da Presidência da República ou portaria da pasta.

A declaração foi feita durante agenda oficial em Pequim. Segundo informações da GloboNews, a tendência é que as novas regras sejam editadas por medida provisória.

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Surubim e reforça parceria do Governo de Pernambuco com segurança e cultura na festa do município
Publicado em 26/06/2026 às 09:28

Em mais uma celebração dos festejos juninos de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta quinta-feira (25), o São João de Surubim, no Agreste pernambucano, mais um que conta com o apoio do Governo do Estado.

Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cléber Chaparral, a gestora percorreu o Polo Vaquejada, cumprimentou o público e participou da programação da festa, que acontece até 28 de junho. A governadora também acompanhou a central de monitoramento da festa, que garante a segurança do público.

O apoio do Governo de Pernambuco na festa é realizado por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Lazer e Defesa Social, com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade dos moradores e visitantes.

“Temos trabalhado muito pelo Agreste, com investimentos em estradas e obras que fortalecem a infraestrutura da região. Ao mesmo tempo em que investimos em desenvolvimento, valorizamos a cultura e as tradições do nosso povo. O São João movimenta hotéis, bares, restaurantes, comércio e gera emprego e renda, fortalecendo toda a economia da cidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A programação da festa reúne grandes atrações nacionais e regionais, consolidando a cidade como um dos principais destinos juninos de Pernambuco. A programação desta quinta-feira (25) contou com shows de Eric Land, Rey Vaqueiro, Wesley Safadão e Natanzinho Lima, reunindo milhares de pessoas no Polo Vaquejada.

“Desde o início da nossa gestão, pensamos grande para fazer uma das maiores festas de São João da história de Surubim. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, tanto na segurança quanto nas atrações, e a presença da governadora aqui nesta noite prestigia ainda mais uma festa que movimenta e impacta positivamente toda a nossa região”, afirmou o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral.

Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Governo de Pernambuco montou um esquema especial de segurança para o São João do município, com 1.236 lançamentos operacionais das forças de segurança.

A operação integra Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corregedoria e Ouvidoria da SDS, além do emprego de drones para monitoramento aéreo em tempo real, reforço do policiamento ostensivo, triagem nos acessos ao Parque de Vaquejada J. Galdino e ampliação do atendimento à população durante toda a programação.

Estiveram presentes acompanhando a governadora o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Edson Vieira; os prefeitos Araújo (Amaraji), Sérgio Colin (Toritama), Elias Meu Fii (Pombos), Dr. Histenio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho); o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e a ex-prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral.

Após grandes shows no polo principal, Vitória do Pé de Serra inicia 4º ciclo nesta sexta no Polo Estação
Publicado em 26/06/2026 às 09:20

Após uma sequência de grandes shows no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, o Vitória do Pé de Serra 2026 retorna para o seu quarto ciclo entre os dias 26 e 28 de junho, no Polo Estação.

O local, aliás, foi o responsável pela abertura da festa nos dias 5 e 6, contando com Santanna, Waldonys, Nildo Ventura e Victor Lins, entre outros nomes da música nordestina.

Para esta nova sequência, estão programados shows de Nordestinos do Forró, Jorge Neto e Aninha, Forró Cariciar, Maciel Melo, Gel e Seus Manos, além de apresentações de quadrilhas juninas. O polo alternativo do São João da Vitória de Santo Antão fica localizado na Praça Leão Coroado, na área central do município.

Após a primeira fase na Estação, o evento se voltou ao pátio principal, onde se apresentaram diversos nomes nacionais e regionais, como Xand Avião, Priscila Senna, Rey Vaqueiro, Wesley Safadão, Alexandre Pires e Roberta Miranda. Lá, a festa ocorreu entre 12 e 13 de junho, enquanto o distrito de Pirituba recebeu os festejos nos dias 14, 23 e 24. A partir de então, os shows do pátio retornaram entre os dias 19 e 24, completando o terceiro ciclo.

Confira a programação completa:

SEXTA-FEIRA (26/06)

19h – Jorge Neto e Aninha
20h30 – Quadrilha Forró Fiá
21h – Nordestinos do Forró
23h – Anjos do Forró
01h – Watusi Alves

SÁBADO (27/06)

17h30 – Quadrilha Explosão JK
18h – Salustiano e a Rabeca Encantada
19h30 – Quadrilha Flor das Tabocas
20h – Maciel Melo
21h30 – Forró Fiá
22h – Forró Cariciar
00h – Rei do Cangaço

DOMINGO (28/06)

16h – Gel e Seus Manos
18h – Alencar
19h30 – Quadrilha Forró Fiá
20h – Embaixadoras do Brega
22h – Raul Vaqueiro
00h – Wisky de Luxo

Noite católica no São João de Gravatá reúne fé, música e emoção no Polo da Sanfona
Publicado em 26/06/2026 às 09:18

Forró do Padre e Pedro Melo conduziram uma programação marcada por espiritualidade, louvor e o autêntico forró nordestino, reunindo fiéis e famílias na noite desta quinta-feira (26)

A noite desta quinta-feira (26) foi de fé, música e celebração no Polo da Sanfona, durante a programação do São João de Gravatá 2026. A tradicional Noite Católica reuniu fiéis, moradores e visitantes em um momento de espiritualidade, confraternização e valorização da cultura nordestina.

O evento contou com grandes momentos de fé e animação, destacando-se as apresentações de Pedro Melo e do Forró do Padre. Eles emocionaram o público com repertório de louvor e mensagens de esperança, além de um show que uniu evangelização ao ritmo característico do São João, colocando todos para cantar, dançar e celebrar em um ambiente de muita paz e alegria.

A Noite Católica reforçou a diversidade da programação do São João de Gravatá, contemplando diferentes expressões culturais e religiosas e proporcionando um espaço de encontro para as famílias, em uma das festas juninas mais tradicionais de Pernambuco.

Tarcísio diz que crise entre Michelle e Flávio é “questão de família”
Publicado em 26/06/2026 às 09:15

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou acreditar que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) irão superar o desentendimento que, segundo ele, é uma questão familiar e deve ter pouco impacto na articulação da direita para as eleições.

A declaração foi dada após Michelle tornar pública uma discussão com Flávio sobre articulações políticas no Ceará. O senador pediu desculpas posteriormente, e a ex-primeira-dama afirmou que não guarda mágoas e defendeu a união do campo conservador.

As divergências tiveram início durante negociações do PL no Ceará envolvendo uma possível aliança com Ciro Gomes (PSDB).

Brasil abre posto da Receita na China com foco em tributos e segurança
Publicado em 26/06/2026 às 09:00

O governo federal criará o cargo de adido da Receita Federal na China para ampliar a cooperação fiscal, apoiar empresas brasileiras em questões tributárias e fortalecer ações conjuntas de combate ao crime organizado.

Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, a adida atuará junto às autoridades chinesas e prestará apoio a investidores e exportadores em temas relacionados à aduana e ao pagamento de tributos.

Durigan afirmou ainda que o Brasil pretende ampliar a cooperação com a China no combate ao crime organizado, a exemplo da parceria já mantida entre as aduanas brasileira e norte-americana.

Campanha de Flávio aposta em vice mulher para reduzir impacto de crise com Michelle
Publicado em 26/06/2026 às 08:30

As críticas públicas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) mobilizaram aliados do pré-candidato à Presidência para tentar reduzir os impactos do episódio sobre a campanha do PL, especialmente entre o eleitorado feminino.

Segundo a Folha de S.Paulo, a divulgação dos vídeos surpreendeu a equipe de Flávio, que avalia que a escolha de uma mulher para a vice-presidência poderá ajudar a minimizar eventuais desgastes.

Após a repercussão, Flávio negou ter ofendido Michelle e voltou a pedir desculpas. A ex-primeira-dama afirmou que não há “briga” nem “competição” entre os dois e disse que ambos trabalharão juntos para derrotar o governo do presidente Lula.

Moraes aguarda defesa para decidir futuro da prisão domiciliar de Bolsonaro
Publicado em 26/06/2026 às 08:00

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aguarda a manifestação da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para decidir se a posse de uma arma de fogo durante o cumprimento da prisão domiciliar humanitária configura falta grave e pode alterar as condições da execução da pena.

O caso teve início após a apreensão de uma pistola registrada em nome do ex-presidente. Em depoimento à Polícia Civil, Bolsonaro confirmou ser o proprietário da arma e afirmou que a mantinha em casa por não poder “ficar desarmado” enquanto vivia com a esposa, a filha e a enteada.

Após parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) defendendo que o STF aguarde a conclusão das investigações, caberá a Moraes decidir se mantém a prisão domiciliar ou se determina o retorno de Bolsonaro ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.