Lula inaugura etapa da nova Serra das Araras na próxima terça
Publicado em 22/06/2026 às 06:12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na terça-feira da inauguração da primeira etapa da nova Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), um dos principais corredores logísticos do País.

O projeto recebeu investimento de R$ 1,5 bilhão e tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego e reforçar a segurança viária entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o Ministério dos Transportes, a Via Dutra registra cerca de 390 mil veículos por mês. As obras da nova Serra das Araras já atingiram 70% de execução e integram um pacote financiado pelo BNDES.

Coluna da segunda-feira: A lógica da Federação e a disputa pelo Senado na visão de Claudiano Martins
Publicado em 22/06/2026 às 00:01

A executiva estadual da Federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, anunciou que fará no próximo dia 29 de junho uma importante reunião, onde debaterá, dentre outras pautas, qual será o nome indicado pela Federação para a disputa por uma vaga para o Senado Federal na chapa que será encabeçada pela governadora Raquel Lyra, do PSD.

O deputado estadual Claudiano Martins, do PP, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios e falou sobre o assunto. Claudiano defende abertamente que o nome a ser indicado pela Federação seja o do deputado federal Eduardo da Fonte.

“Eu não tenho duvidas de que a Federação tem nomes para disputar qualquer cargo eletivo em Pernambuco. Miguel Coelho (também pré-candidato ao Senado) é um bom nome, foi um grande prefeito em Petrolina, já disputou, inclusive, o governo do estado em 2022, mas o momento hoje é de Da Fonte, que tem feito um trabalho muito grande em todo o estado. Eu não tenho dúvidas de que esse trabalho será o melhor e maior argumento para que no dia 29 a Federação diga que o melhor nome para disputar o senado federal é mesmo Eduardo da Fonte”.

Caruaru faz da cultura popular a grande protagonista de mais uma noite de São João na Estação Ferroviária
Publicado em 21/06/2026 às 17:00

Mais do que uma grande festa, a noite deste sábado (20) reafirmou uma das principais marcas do São João de Caruaru: o compromisso com a valorização das raízes, das tradições e das pessoas que ajudam a construir a identidade cultural da cidade. Prova disso foi o grande público que lotou os polos da Estação Ferroviária e participou intensamente da programação.

Um dos momentos mais emocionantes foi o cortejo em homenagem aos 83 anos de João do Pife, Patrimônio Vivo de Caruaru. Quadrilhas juninas, bacamarteiros, grupos de bois e bandas de pífano percorreram a Estação acompanhados por uma multidão que celebrou a trajetória do mestre. O coro de parabéns reuniu pifeiros de Caruaru, São Paulo e até da Argentina. Emocionado, ele agradeceu, “há 50 anos, quando eu vim para Caruaru, ninguém sabia quem eu era. Hoje até a Europa sabe quem é João. Caruaru me acolheu e eu sou de Caruaru”, afirmou.

A programação também levou cultura para todos os cantos da festa. O Polo Itinerante encantou o público com a presença do Boi Nelore, do Maracatu Maestro Skillo, do Coroné Cornélio e de outros grupos que transformaram o local em um grande palco a céu aberto. Outro destaque foi a Quadrilha Junina Girassol, que fez a pessoas entrarem na dança.

A valorização das tradições também passa pelas novas gerações, como a Banda de Pífano Curupife, formada por jovens caruaruenses que dão continuidade ao legado dos mestres pifeiros. Além de preservar a cultura, a festa tem um significado especial para os caruaruenses. “É um período muito bom para todo mundo, principalmente para nós, trabalhadores e artistas. O povo está se animando, se alegrando. É um momento de reunir a família, sair um pouco da rotina e curtir”, destacou a recreadora Ana Cláudia.

Em Sertânia, João Campos exalta capacidade de entrega como diferencial para governar Pernambuco
Publicado em 21/06/2026 às 16:06

SERTÂNIA - As ruas do centro de Sertânia, no Sertão do Moxotó, foram tomadas pela população, em pleno domingo, para saudar a chegada de João Campos (PSB) à cidade. O pré-candidato a governador participou de um encontro político em uma casa de eventos, teve reuniões internas com apoiadores e deu entrevista a uma rádio local. Durante a agenda, o líder da Frente Popular ouviu queixas sobre a falta de água, falhas em serviços de saúde e insegurança e se comprometeu a fazer um governo de respostas efetivas à população.

“Fiquei impressionado com a quantidade de gente esperando aqui debaixo do sol do meio-dia e pensei: ‘Como o povo é generoso, e é esse povo que vai governar Pernambuco a partir de 2027’. A gente não está aqui para ficar reclamando das coisas. A gente está aqui fazendo um diagnóstico do tempo presente, mas para poder inaugurar um tempo novo, de grandes realizações”, declarou, destacando o canal da transposição do Rio São Francisco e a construção de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Sertânia como exemplos da atenção do presidente Lula (PT) e dos que estão em seu palanque com a região.

João Campos também elencou feitos de sua gestão à frente da Prefeitura do Recife para argumentar que, no último ano de um mandato, o governante tem que fazer entregas, e não anúncios. Ele lembrou que, em cinco anos e três meses, construiu 107 creches na capital, implantou pontes e criou, nos primeiros seis meses de governo, ainda durante a pandemia, um programa de formação superior em tecnologia que não tem exemplo similar em outras cidades pernambucanas. “Assim como vocês viram meu pai cuidar de Sertânia, eu também quero dar minha contribuição. Hoje quem está no governo sai de casa para ficar dizendo que não fez por culpa de A e de B, mas eu vou sair de casa para trabalhar”, discursou.

Principal liderança da oposição em Sertânia, o ex-prefeito Ângelo Ferreira (PSB) exaltou a presença de João Campos na cidade e o caráter participativo da recepção popular ao pré-candidato. “Em todos os momentos dessa agenda, inclusive durante o discurso dele, as pessoas levantaram questões pertinentes por acreditarem que ele representa a esperança. João está formulando um programa de governo importante, ouvindo a população em várias partes de Pernambuco e falando de questões que a maioria da população quer discutir”, avaliou.

Também acompanharam a agenda em Sertânia o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado federal Pedro Campos (PSB), a deputada federal Tabata Amaral (PSB), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), os prefeitos Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Márcia Conrado (Serra Talhada), Vinicius Marques (São José do Belmonte) e Bebe Água (Betânia), além de ex-prefeitos, vereadores, representantes sindicais e outras lideranças.

Jornalista pernambucano e prefeito de Salvador estão entre autores de artigo sobre comunicação de Estado e confiança pública
Publicado em 21/06/2026 às 15:50

O jornalista pernambucano Daniel Cruz e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, estão entre os autores do artigo “Comunicação de Estado em Angola: desafios estruturais, centralização institucional e confiança pública”, recém-publicado na revista DCS. O estudo também é assinado por Matheus Silva dos Anjos, secretário de Governo do município de Jequié - BA, e pelo professor Dr. Fábio Vínicius de Macedo Bergamo, da UESB.

A pesquisa tem como questão central al compreender de que forma a comunicação de Estado influencia a confiança pública. A partir da realidade angolana, o artigo analisa os desafios da comunicação governativa em um contexto marcado pela centralização institucional, pela diversidade territorial e pela necessidade de aproximar as ações do Estado da percepção da sociedade.

O trabalho investiga como a comunicação pública pode contribuir para reduzir distâncias entre governo e população, fortalecer a transparência, ampliar a compreensão das políticas públicas e consolidar a confiança nas instituições.

Com abordagem voltada à comunicação pública, governança e fortalecimento institucional, o estudo ganha relevância ao discutir um tema cada vez mais estratégico para administrações públicas em diferentes países: a capacidade do Estado de comunicar com clareza, responsabilidade e efetividade.

O artigo pode ser acessado por meio do DOI: 10.54899/dcs.v23i90.5654.

João Campos prestigia o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada
Publicado em 21/06/2026 às 15:22

SERRA TALHADA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) voltou ao Sertão do Pajeú, na noite deste sábado (20), para prestigiar o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada. Acompanhado da prefeita Márcia Conrado (PT) e de outras lideranças, ele percorreu as ruas da localidade, acompanhou uma apresentação de quadrilhas juninas e destacou a agenda como um símbolo da presença que pretende ter, como governador, nos lugares distantes das sedes dos municípios.

“São João do Barro Vermelho respira cultura e é reconhecido por fazer uma das festas juninas mais tradicionais em áreas rurais no nosso estado. O povo daqui é muito acolhedor, amoroso, mas também vivencia muitos desafios pela distância da sede de Serra Talhada, pelo acesso em estrada de barro. Estar aqui é um símbolo do nosso compromisso em fazer um governo que vai trabalhar para todo mundo, mas que vai se preocupar ainda mais com o pequeno, em chegar junto, em dar apoio aos municípios e se fazer presente não só nos grandes centros, mas também nos lugares mais afastados”, disse.

A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo deputado federal Pedro Campos (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo (PT), pelo pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa (PSB), pelo prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques (PSB), e outras lideranças. 

Delúbio tenta voltar à Câmara e critica Joaquim Barbosa
Publicado em 21/06/2026 às 15:18

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares anunciou que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por Goiás nas eleições de 2026. Aos 70 anos, ele busca retornar à vida política após ter sido condenado no Mensalão e na Operação Lava Jato.

Em entrevista ao Poder360, Delúbio voltou a afirmar que é inocente e declarou que pretende pedir revisão criminal da condenação no Mensalão. O petista também fez críticas ao ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do caso, a quem classificou como “desqualificado”.

Além da candidatura, Delúbio afirmou que uma de suas prioridades será ampliar a votação de Lula em Goiás e ajudar na tentativa de reeleição do presidente. Ele também comentou investigações envolvendo o caso Master e prestou solidariedade ao senador Jaques Wagner.

Professora Elcione e César Ramos participam da abertura do São João no Sítio Histórico
Publicado em 21/06/2026 às 15:14

Na noite deste sábado (20), no Sítio histórico de Igarassu, a prefeita professora Elcione, o vice-prefeito Amaury Henrique e o pré-candidato à Alepe, César Ramos , participaram da abertura de mais um polo junino no município.

A programação do São João da prefeitura também contempla outros pontos na cidade como, Alto do Céu, Agamenon Magalhães, Cruz de Reboucas. Ainda na agenda festiva, a competição de quadrilhas juninas que será realizada entre os dias 25 e 28 de junho, no Ginásio Jota Raposo e a tradicional Igaradrilha que acontecerá no dia 26 de junho.

A professora Elcione destacou que o Sítio Histórico está reunindo famílias e visitantes no mais animado São João do Litoral Norte. “É uma alegria vivenciar as pessoas empreendendo com a presença da Saúde, do SAMU, da segurança da nossa Guarda e da Polícia Militar. Nosso Sítio Histórico está belíssimo e com muita alegria, não só aqui, mas em vários polos da cidade“ , reforçou a prefeita.

Para o ex-secretário de Governo de Igarassu, o Sítio Histórico é um local de reencontro e tradição cultural. “ Que esse período seja de muita alegria e reencontros com amigos e com a animação de atrações que valorizam nosso São João“, frisou César Ramos.

Pesqueira celebra sucesso da Corrida da Fogueira 2026 com esporte, inclusão e tradição nas ruas da cidade
Publicado em 21/06/2026 às 14:01

A Prefeitura de Pesqueira realizou, na manhã deste domingo, 21 de junho, mais uma edição da tradicional Corrida da Fogueira, reunindo atletas de várias cidades da região em um grande momento de esporte, integração e celebração. Consolidado como um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo e junino do município, o evento movimentou a cidade logo nas primeiras horas do dia e reforçou a força da corrida como símbolo de tradição e participação popular.

Com largada e chegada em frente à Prefeitura de Pesqueira, a programação contou com o percurso principal de 7 quilômetros, além da modalidade 3KM e das categorias Kids e PCD, OAB Geral, garantindo a participação de diferentes públicos e fortalecendo o caráter inclusivo da competição. A Corrida da Fogueira reuniu desde atletas experientes até crianças, pessoas com deficiência e corredores amadores, em uma manhã marcada por superação, energia e confraternização.

A estrutura preparada pela gestão municipal garantiu organização, pontualidade e acolhimento aos participantes, com café da manhã, camisa oficial, número de peito, medalhas, troféus, pontos de hidratação e equipes de apoio durante toda a programação. O evento também contou com a presença do prefeito Cacique Marcos, que acompanhou de perto a corrida e celebrou o sucesso de mais uma edição ao lado da população, dos atletas e das equipes envolvidas na realização da prova.

Mais do que uma competição, a Corrida da Fogueira 2026 reafirmou o compromisso da Prefeitura de Pesqueira com o incentivo ao esporte, à qualidade de vida e à valorização das tradições do município, transformando as ruas da cidade em um cenário de alegria, forró, convivência e orgulho para o povo pesqueirense.

Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança
Publicado em 21/06/2026 às 13:54

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segurança

Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.

Educação

Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.

Mobilidade

Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.

Desenvolvimento Urbano e Habitação

Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.

O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.

Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.

Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.

Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.

Assistência Social

O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil.

Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.

Recursos Hídricos

Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.

Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.

Ciência e Tecnologia

Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.