Zema diz não se arrepender de críticas a Flávio sobre caso Master
Publicado em 24/06/2026 às 15:00

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quarta-feira (24) que não se arrepende das críticas feitas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) após a divulgação de conversas com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no caso Banco Master.

Em entrevista ao SBT News, Zema disse que agiu de forma coerente e declarou que não poderia apoiar “alguém que se envolveu com aquele banqueiro bandido”. O governador também defendeu a continuidade das investigações relacionadas à Operação Compliance Zero.

Questionado sobre possíveis divergências internas no Novo, Zema minimizou os atritos e afirmou que o partido convive com opiniões diferentes. Ele também voltou a criticar os envolvidos com o Banco Master e disse não temer eventuais consequências judiciais de suas declarações.

Carpina abre programação do Polo Principal do São João Arretado 2026 com grande público
Publicado em 24/06/2026 às 14:29

Na última terça-feira (23), Carpina viveu uma noite marcante com a abertura oficial da programação do Polo Principal do Carpina São João Arretado 2026. O evento reuniu milhares de pessoas e marcou o início dos grandes shows do polo principal dos festejos juninos do município.

A programação da noite contou com apresentações de Gabriel Vini, Leonardo, Alok e Xand Avião, que levaram ao público um espetáculo de música, energia e celebração. Os artistas animaram a multidão com repertórios que misturaram sucessos nacionais e muito forró, transformando o polo em um grande palco de alegria e tradição.

Durante a abertura, a prefeita Eduarda Gouveia destacou a importância do evento para a cidade.

“O São João de Carpina é uma festa que fortalece nossa cultura, movimenta a economia e reúne famílias de toda a região. Preparamos uma programação especial para receber nosso povo e os visitantes com muita segurança, organização e alegria”, afirmou.

Além de celebrar a cultura nordestina, o Carpina São João Arretado impulsiona diversos setores da economia local, beneficiando comerciantes, ambulantes, empreendedores e trabalhadores que encontram no período junino uma importante oportunidade de geração de renda.

A programação do Polo Principal segue nos próximos dias com grandes atrações nacionais e regionais. A expectativa é de que milhares de pessoas continuem prestigiando os festejos ao longo de toda a programação.

Sob administração de Victor Coelho, Ouricuri se torna o 73º município mais transparente do Brasil
Publicado em 24/06/2026 às 14:27

A Prefeitura de Ouricuri, sob a gestão do prefeito Victor Coelho, foi contemplada com o Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A Secretaria do Tesouro Nacional concede essa certificação aos municípios que obtêm desempenho elevado na confiabilidade, no envio e na organização das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

Com nota 99,08% de desempenho, Ouricuri alcançou a 73ª posição no ranking nacional, garantindo lugar entre os 75 municípios mais bem avaliados do Brasil. Em Pernambuco, o município ocupa a 15ª colocação, ficando à frente de diversas cidades de maior porte, entre elas Petrolina.

O resultado coloca Ouricuri como o município mais bem classificado da Região do Araripe, tornando-se referência regional em transparência, gestão fiscal e qualidade das informações públicas.

A avaliação considera critérios como gestão da informação, qualidade dos dados contábeis, informações fiscais e a compatibilidade entre os registros contábeis e fiscais. Em todas as dimensões analisadas, o município apresentou índices superiores a 97%, demonstrando elevado nível de conformidade com os padrões exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.

A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Victor Coelho, que tem fortalecido os mecanismos de controle interno, planejamento financeiro e transparência administrativa. O reconhecimento evidencia o compromisso da administração municipal com a responsabilidade fiscal e a correta prestação de contas dos recursos públicos.

Além do destaque anual, os dados mais recentes do acompanhamento diário apontam que Ouricuri mantém desempenho acima de 92%, o que demonstra a continuidade do trabalho de qualificação das informações enviadas aos sistemas nacionais de acompanhamento fiscal e contábil.

Pátio de Eventos vive noite histórica com Fagner e grandes apresentações na véspera de São João
Publicado em 24/06/2026 às 14:23

Nem mesmo a chuva foi capaz de diminuir o ritmo da festa no Maior e Melhor São João do Mundo nesta terça-feira (23). Na véspera de São João, milhares de pessoas ocuparam o Pátio do Forró para acompanhar os shows de Nathalia Calazans, Fagner, PV Calado e Leo Magalhães.

A noite começou com a apresentação de Nathalia Calazans, que colocou o público para cantar ao relembrar clássicos da época de Saia Rodada e sucessos da carreira solo. O ponto alto da noite ficou por conta de Fagner. Com um repertório que atravessa gerações, o cantor protagonizou um daqueles momentos que ajudam a consolidar Caruaru como o Maior e Melhor São João do Mundo.

Na sequência, o caruaruense PV Calado subiu ao palco levantando a galera com um repertório recheado de sucessos e muita interação com o público. Fechando a noite, Leo Magalhães encerrou os shows em clima de romantismo, abrilhantando uma celebração que, ano após ano, transforma a Capital do Forró em destino de visitantes de todo o Brasil.

"Nasci e me criei em Caruaru e digo que essa é uma das maiores e melhores edições do São João que já vi. A cidade está cheia, é festa por todo lado e, mesmo com chuva, ninguém quer perder um dia sequer", afirmou o comerciante José Carlos Ferreira.

Com estrutura, segurança e uma programação capaz de reunir diferentes gerações em torno da música, o Pátio do Forró mostrou mais uma vez a força da festa que faz de Caruaru referência para todo o país. A programação completa pode ser conferida no Instagram oficial do São João de Caruaru.

STM rejeita pedido de Bolsonaro para afastar relator de processo
Publicado em 24/06/2026 às 14:08

O Superior Tribunal Militar (STM) rejeitou nesta quarta-feira (24) o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que pedia o afastamento do ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo do processo que pode resultar na perda de sua patente de capitão reformado do Exército.

Os advogados alegavam que o magistrado não teria a imparcialidade necessária para atuar no caso. O pedido já havia sido negado pela presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, e a decisão foi mantida pelo plenário da Corte.

O processo foi aberto após a condenação de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e discute se sua conduta é compatível com os requisitos exigidos para a permanência no oficialato das Forças Armadas.

Caruaru homenageia Jorge de Altinho com estrela na Calçada da Fama do Forró nesta quinta-feira (25)
Publicado em 24/06/2026 às 13:45

O cantor e compositor Jorge de Altinho receberá, nesta quinta-feira (25), uma homenagem especial da Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura. O artista passará a integrar a Calçada da Fama do Forró, instalada no Museu do Forró, em reconhecimento à sua trajetória e à sua contribuição para a valorização da música nordestina e do forró em todo o país.

A solenidade acontecerá a partir das 16h e reunirá representantes da cultura, artistas, familiares, amigos e admiradores da obra do homenageado. Com uma carreira consolidada e marcada por sucessos que atravessam gerações, Jorge de Altinho se tornou uma das vozes mais importantes do forró, ajudando a fortalecer e difundir a cultura nordestina dentro e fora da região.

Natural de Olinda, mas criado em Altinho, no Agreste Pernambucano, o artista construiu uma relação próxima com Caruaru e com os festejos juninos da cidade, sendo presença constante na programação do Maior e Melhor São João do Mundo.

Criada em dezembro de 2025, a Calçada da Fama do Forró é inspirada na tradicional homenagem existente em Hollywood e tem como objetivo celebrar artistas que possuem relação histórica com o forró e com a cultura popular nordestina.

Simão Durando recebe ministro do Turismo no São João de Petrolina
Publicado em 24/06/2026 às 13:17

O prefeito Simão Durando receberá o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que visitará o São João de Petrolina nesta quarta-feira (24). A agenda será realizada no Pátio Ana das Carrancas, principal palco da festa junina da cidade.

Durante a visita, o ministro conhecerá a estrutura do evento, acompanhará a programação e terá a oportunidade de conferir de perto a organização de uma das maiores festas juninas do Brasil. A agenda reforça a relevância do São João de Petrolina para o turismo, a cultura e a economia do Nordeste.

Reconhecido nacionalmente, o evento atrai milhares de visitantes de diversas regiões do país e movimenta setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, consolidando Petrolina como um importante destino do turismo de eventos.

Ministério das Comunicações apresenta avanços da maior infovia subfluvial do mundo e inaugura integração inédita das forças de segurança em rede privativa nacional
Publicado em 24/06/2026 às 13:09

Frederico de Siqueira Filho detalhará expansão do Norte Conectado, ativação dos primeiros clientes da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal e integração entre forças de segurança em ambiente de comunicação seguro.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, apresenta nesta quinta-feira (25), às 11h, em Brasília (DF), um conjunto de entregas estratégicas para a transformação digital do Brasil. Entre elas, a apresentação da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, que contempla a integração da rede privativa móvel do Governo do Brasil no Distrito Federal e os primeiros atendimentos da rede privativa fixa e os avanços do Programa Norte Conectado.

Com investimentos de R$ 1,3 bilhão do Novo PAC, o Norte Conectado atende 70 localidades dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, beneficiando diretamente cerca de 7,5 milhões de pessoas e contribuindo para a preservação de até 68 milhões de árvores.

No evento, serão apresentados os principais avanços do Programa Norte Conectado, com destaque para as novas entregas e etapas de implantação das Infovias 02, 03, 04 e 05, que ampliam a infraestrutura de conectividade na Região Amazônica.

Além disso, o ministro apresentará os avanços na implantação da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal. O projeto pioneiro de rede privativa fixa busca conectar órgãos da administração pública por meio de uma infraestrutura própria, garantindo comunicações mais integradas, seguras e eficientes.

Durante o evento, será anunciada ainda a integração das forças de segurança participantes do projeto de rede privativa móvel, que tem parceria com o Ministério da Justiça. A iniciativa representa um avanço para a segurança pública e para a coordenação de operações, ao permitir que instituições que operam em sistemas distintos passem a se comunicar em um ambiente único e interoperável.

A ação contempla a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Exército Brasileiro, a Polícia da Câmara dos Deputados e a Polícia do Senado Federal. Na ocasião, será realizada uma demonstração ao vivo do funcionamento dessa integração.

Já no âmbito da rede privativa fixa, será apresentada a primeira capital atendida, além do cronograma de ativação das demais instituições atendidas.

Os projetos do Norte Conectado e da Rede Estratégica de Comunicação do Brasil são resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sendo executados pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Participam da cerimônia o presidente do GAISPI e conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Edson de Oliveira Holanda, e a CEO da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), Gina Marques.

SERVIÇO

Balanço de Entregas das Infovias Norte Conectado e da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal.


*Data:* 25 de junho (quinta-feira)
*Horário:* 11h
*Local:* Auditório do Ministério das Comunicações (Subsolo)
*Endereço:* Esplanada dos Ministérios, Bloco R – Brasília (DF)

São João de Agrestina 2026 fortalece tradição nordestina com programação até o dia 29 de junho
Publicado em 24/06/2026 às 12:52

A programação segue com atrações musicais, valorização da cultura popular e celebração das raízes juninas nos polos da Sanfona e da Tradição.

O São João de Agrestina 2026 segue transformando a cidade em um grande palco de celebração da cultura nordestina. Promovido pela Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento segue até o dia 29 de junho, reunindo atrações musicais, manifestações culturais e tradições que fazem parte da identidade do povo agrestinense.

Com programação distribuída entre o Polo da Sanfona e o Polo da Tradição, os festejos reforçam o compromisso do município com a preservação da cultura popular. Além de fortalecer a tradição nordestina e proporcionar momentos de lazer para a população, o São João de Agrestina desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico do município, impulsionando o comércio, gerando oportunidades para ambulantes, empreendedores, artistas e trabalhadores.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Josenildo Santos, a programação foi cuidadosamente planejada para manter viva a essência do verdadeiro São João. “Estamos realizando uma festa que valoriza nossa cultura, nossos artistas e as tradições que fazem parte da história de Agrestina. É um evento pensado para acolher a população e os visitantes, fortalecer o turismo, movimentar a economia e preservar aquilo que temos de mais autêntico: a cultura nordestina”, destacou.

Confira a programação:

_23 de junho_

Polo da Sanfona
21h às 02h

- Pedrinho Pegação
- Espora de Ouro

Polo da Tradição
20h às 00h

- Trio Arco-Íris
- Fogo e Forró

24 de junho

Polo da Sanfona
21h às 02h

- Geraldinho Lins
- Juarez

Polo da Tradição
20h às 00h

- Mozart Vieira
- Josinaldo Cantor

26 de junho

Polo da Tradição
20h às 00h

- Marquinhos Play
- Nathan Farra
- Fernando Lima
- Eli Gomes

_27 de junho_

Polo da Sanfona
Às 14h

- 22ª Edição do Desfile Junino
- 11ª Edição do Forró da Melhor Idade

Polo da Tradição
20h às 00h

- André Guerra
- Carlos Valdênio
- Dion

28 de junho

Polo da Sanfona
21h às 02h

- Laura Martins
- Sirano e Sirino

Polo da Tradição
20h às 00h

- Trovões do Forró

_29 de junho_

Polo da Sanfona
20h às 02h

- Vitor Vaqueiro
- Vicente Nery
- Collo de Menina

Polo da Tradição
Das 21h às 00h

- Batateira do Forró

Cordel do Fogo Encantado emociona multidão na véspera de São João em Arcoverde
Publicado em 24/06/2026 às 12:49

A véspera de São João em Arcoverde foi marcada por uma celebração da cultura popular nordestina que reuniu milhares de pessoas nos diversos polos da cidade. O ponto alto da noite desta terça-feira (23) aconteceu no Polo Multicultural, onde o aguardado retorno do Cordel do Fogo Encantado levou emoção, poesia e pertencimento ao público que lotou o Pátio de Eventos da Estação.

Em um espetáculo carregado de simbolismo, os versos de Lirinha, acompanhados pela força musical de Clayton Barros e demais integrantes da banda, conduziram uma apresentação que misturou música, teatro, literatura popular e identidade sertaneja. O reencontro do grupo com sua terra natal foi recebido com entusiasmo pelo público, que acompanhou cada canção em coro.

Antes da apresentação do Cordel, quem abriu a programação do Polo Multicultural foi o tradicional Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Com suas cores, ritmos e dança, o grupo reafirmou o protagonismo da cultura popular local, levando ao palco uma das manifestações mais autênticas da identidade arcoverdense.

A programação do polo ainda contou com o cantor George Silva e com o consagrado Jorge de Altinho, que fez o público dançar ao som de clássicos que atravessam gerações e permanecem presentes nos festejos juninos do Nordeste.

Além do Polo Multicultural, a festa tomou conta de toda a cidade. No Polo Pé de Serra, James Vaqueiro, Lorenção e Boka Diniz mantiveram viva a tradição do forró autêntico. O Polo Raízes do Coco recebeu apresentações do Samba de Coco d'Malandro, Joyce Alane e Laís Senna, fortalecendo o espaço dedicado às expressões culturais do município.

Já o Polo das Artes Henry Pereira reuniu manifestações tradicionais e contemporâneas com apresentações do Reisado Mirim Nossa Senhora do Rosário, En'cantos do Coco, Jú Cavalcanti e Gabi da Pele Preta. No Corredor Cultural, a Banda de Pífano Zabumba São Miguel levou a musicalidade típica das festas nordestinas para moradores e visitantes. A diversidade musical também marcou o Polo Multimusical, que recebeu Felixdi, DJ Diego Mira, Guira e a Eletro Banda Cabaçal, além de MC Oh Brabo.

Com uma programação que integrou tradição, cultura popular, forró, poesia e inovação artística, a véspera de São João reafirmou o protagonismo de Arcoverde no calendário junino pernambucano. Mais do que uma grande festa, a noite foi um encontro entre passado e presente, celebrando as raízes culturais que fazem da cidade uma das principais referências dos festejos juninos do Brasil.