São João Serrano 2026 reúne público expressivo em Pão de Açúcar no último sábado
Publicado em 22/06/2026 às 15:13

O distrito de Pão de Açúcar viveu um sábado (20) de festa e tradição com a programação do São João Serrano 2026. Promovido pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte, o evento atraiu público expressivo para a localidade conhecida nacionalmente como a Capital da Camisaria.

A programação começou à tarde, no Arraial da Dona Gilza. O espaço recebeu apresentações dos alunos da Escola Municipal Gilzenete Guerra e show do Trio Caçulas do Forró, com foco na valorização de artistas locais e na participação da comunidade escolar.

À noite, a festa seguiu com uma grade que uniu tradição e música regional. Subiram ao palco Coroné do Pife, a Quadrilha Girassol, o Coral Dálias da Serra, Leidinha Santos e Adriano Silva. A área de shows registrou público expressivo.

Para a gestão municipal, o resultado confirma a estratégia de descentralizar os festejos. “O São João Serrano é mais que festa: é geração de renda, é turismo e é o orgulho da nossa gente. Pão de Açúcar mostrou a força da nossa cultura popular”, afirmou o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins.

O impacto econômico foi registrado diretamente pelo comércio local. Donos de bares e vendedores ambulantes relataram aumento significativo nas vendas durante o evento. A segurança e a organização também foram pontos elogiados pelo público presente.

O São João Serrano 2026 segue com programação em outras localidades do município até o dia 11 de julho. A proposta é valorizar a identidade cultural, impulsionar o turismo e fortalecer a economia local. A programação completa pode ser conferida no Instagram da prefeitura de Taquaritinga do Norte.

Alcolumbre mantém PEC 6x1 travada em semana esvaziada no Senado
Publicado em 22/06/2026 às 15:00

A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 no Brasil deve seguir travada no Senado em uma semana esvaziada pelas festas de São João, pelo jogo do Brasil contra a Escócia e pelos trabalhos semipresenciais na Casa.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mantém a PEC 221 de 2019 em sua mesa, sem despachá-la para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como a comissão não marcou reuniões para esta semana, a expectativa é que a PEC siga parada, completando um mês, no próximo sábado (27), desde a aprovação na Câmara dos Deputados. 

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), não marca reuniões em semanas semipresenciais, quando os parlamentares podem votar remotamente, devido ao baixo quórum.

A assessoria da CCJ informou à Agência Brasil que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Já a assessoria do presidente do Senado não respondeu à reportagem.

Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira (24), e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, a expectativa é de uma semana esvaziada no Parlamento.

Na semana passada, o senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou, no plenário, a votação da PEC. “Não temos mais por que demorar”, afirmou.

“O que afinal está faltando para que o Senado vote a matéria, já que debatemos esse tema há anos?”, questionou Paim.

A PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais foi aprovada na Câmara por ampla maioria. Apenas 22 dos 513 deputados votaram contra. Mesmo assim, o tema não avança no Senado, onde enfrenta resistência da oposição, que apresentou PEC alternativa para manter a escala 6x1 e permitir contratos por hora. 

A proposta da oposição foi despachada à CCJ por Alcolumbre no mesmo dia em que foi apresentada, no dia seguinte à aprovação da PEC do fim da 6x1 na Câmara.

O senador Otto Alencar informou que vai priorizar a PEC do fim da escala 6x1, por ter iniciado a tramitação antes da proposta da oposição.

Na semana seguinte à aprovação na Câmara, Alcolumbre criticou a pressão para despachar a matéria, sugerindo que ela poderia ser melhorada no Senado e passar por comissões antes do plenário.   

“Tenho certeza de que, como outros senadores, seria razoável que o Senado pudesse melhorar um texto dessa importância e debater o tema com calma”, defendeu Alcolumbre.

SRHS-PE LICITA OBRAS DE CONSTRUÇÃO DE SETE NOVOS SISTEMAS RURAIS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SOMANDO INVESTIMENTOS DE R$ 86 MILHÕES
Publicado em 22/06/2026 às 14:59

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS) abriu processo licitatório para a contratação de empresas de engenharia que serão responsáveis pela implantação de sete novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAAs), voltados a atender a zona rural do estado. Com aporte de R$ 86 milhões – recursos oriundos do Novo PAC, do Governo Federal e contrapartida da gestão estadual – a iniciativa vai beneficiar cerca de 16.700 habitantes com acesso a água de qualidade. Os certames terão sessão pública às 10h dos dias 18 e 19 de junho (conforme publicado em edital).

Os SAAs irão contemplar todas as etapas necessárias para o fornecimento de água potável, incluindo captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. As obras terão duração entre 6 e 18 meses e atenderão as comunidades rurais da Zona da Mata (Vitória de Santo Antão e Palmares), Agreste (Tupanatinga) e Sertão (Petrolândia, Jataúba, Cabrobró, Betânia).

Um dos diferenciais do projeto é que os novos equipamentos serão integrados aos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar) já existentes no estado, um modelo de gestão compartilhada com as próprias comunidades beneficiadas, para assegurar o funcionamento e a manutenção da infraestrutura após a entrega das obras.

“Um ponto fundamental desses sistemas é que todos eles serão geridos pelos Sisars. Os sistemas direcionados a Vitória e Palmares, por exemplo, irão compor o Sisar Mata Sul, que irá se formar ainda este mês. Assim como Jataúba, que deve ser gerido pelo Sisar Sertão Central”, relatou o Secretário Executivo de Saneamento Rural, Artur Coutinho.

De acordo com o Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o abastecimento de água para comunidades rurais em Pernambuco já é uma realidade, sobretudo pela contribuição da presença dos dessalinizadores e sistemas de abastecimento nos territórios rurais.“Um exemplo são as instalações dos sistemas de dessalinização espalhados por todo o estado, inclusive nas regiões mais atingidas pelo clima semiárido. Nós temos feito um esforço muito grande para levantar recursos, fazer os projetos e executar as obras para abastecer comunidades de maior e menor porte. Nesse processo, a Secretaria tem sido incansável na busca de recursos perante o Programa de Aceleração do Crescimento e o levantamento de recursos com órgãos internacionais e nacionais”.

O edital na íntegra está disponível no site www.compras.gov.br. Recomenda-se que os licitantes iniciem a sessão de abertura da licitação com todos os documentos necessários à classificação/habilitação previamente digitalizados.

Labanca declara apoio à reeleição de Humberto Costa para o Senado
Publicado em 22/06/2026 às 14:49

O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, declarou apoio à pré-candidatura do senador Humberto Costa à reeleição para o Senado Federal. O anúncio foi realizado ao lado de 13 vereadores com mandato, além de ex-vereadores e suplentes da última eleição.

Segundo Labanca, a decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.

Labanca também ressaltou a parceria de Humberto Costa com o município. De acordo com o prefeito, o senador já destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para São Lourenço da Mata e assumiu o compromisso de apoiar a inclusão da cidade no PAC voltado à construção de muros de contenção e arrimos.

“Humberto é um parceiro estratégico da nossa cidade. Sempre esteve ao nosso lado e agora firmou um compromisso importantíssimo que é nos ajudar na questão dos muros de arrimo e encostas. Vamos vencer as eleições e começar o trabalho”, afirmou Labanca.

Humberto Costa agradeceu o apoio e reafirmou seu compromisso com a cidade. “São Lourenço da Mata sempre contou com meu apoio e me comprometo a trabalhar junto com Labanca para incluir no PAC as obras necessárias de muros de arrimo e contenção de encostas”, declarou o senador.

Simão Durando destaca força do São João após estreia inédita de Marisa Monte em Petrolina
Publicado em 22/06/2026 às 14:15

O São João de Petrolina viveu mais um momento histórico na noite deste domingo (21). Pela primeira vez em mais de três décadas de carreira, a cantora Marisa Monte subiu ao palco de uma festa junina, escolhendo justamente Petrolina para estrear em um dos eventos culturais mais tradicionais do Brasil. O show, realizado no Pátio Ana das Carrancas, reuniu uma multidão de fãs de vários lugares da região.

A estreia da artista em um palco junino foi celebrada pelo prefeito Simão Durando. Para o gestor, a presença de Marisa Monte simboliza o momento vivido pelo São João de Petrolina, que tem ampliado sua projeção nacional sem perder a identidade cultural nordestina. Com o pátio lotado e público estimado entre 80 e 100 mil pessoas, a noite foi marcada pela emoção da cantora e pela forte interação com os forrozeiros que ocuparam o principal polo da festa.

"Marisa Monte é uma das maiores artistas da música brasileira. Isso mostra a força que o nosso São João conquistou. Estamos construindo uma festa que respeita as raízes nordestinas, mas que também dialoga com diferentes públicos, ouvindo a população e trazendo atrações que as pessoas desejam ver. O resultado é esse: um evento cada vez mais forte, diverso e reconhecido em todo o país", destacou Simão Durando.

A receptividade do público foi um dos pontos altos da apresentação. Ao longo do show, Marisa Monte apresentou sucessos que marcaram gerações, como "Ainda Bem", "Amor I Love You", "Beija Eu" e "Depois". O repertório também trouxe versões de clássicos ligados à cultura nordestina, com referências ao forró, ao xaxado e ao baião, fortalecendo a conexão da artista com o público. A apresentação contou ainda com a participação especial de João Gomes, em um dos momentos mais celebrados da noite.

A presença inédita de Marisa Monte reforça uma característica que tem marcado o São João de Petrolina nos últimos anos: a capacidade de unir tradição e inovação, preservando nossa identidade, mas também abrindo espaço para grandes nomes da música brasileira, ampliando e atraindo diferentes públicos.

Com recordes de público e uma programação que reúne artistas consagrados e talentos nordestinos, o São João de Petrolina segue até o dia 27 de junho consolidando a cidade como uma das principais referências do calendário junino brasileiro.

Apoio de Alcolumbre a Jaques amplia pressão sobre o Planalto
Publicado em 22/06/2026 às 14:14

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu publicamente o senador Jaques Wagner (PT-BA) após o parlamentar ser alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Segundo informações da CNN, o gesto aumentou a pressão sobre o governo federal para definir o futuro de Wagner na liderança do governo no Senado.

A manifestação ocorreu em meio aos desdobramentos da investigação que atinge o senador petista. Alcolumbre também enfrentava repercussões de reportagem que o citava como suposto destinatário de recursos ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro, acusação que ele nega.

O presidente do Senado foi ao Salão Verde da Câmara dos Deputados e, diante da imprensa, prestou apoio a Jaques Wagner. A posição foi interpretada nos bastidores como um sinal político relevante em meio às discussões sobre a permanência do líder governista no cargo.

Araújo atinge 90% de aprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier
Publicado em 22/06/2026 às 14:03

Uma enquete realizada pelo Blog do Alberes Xavier, através dos stories no Instagram, apontou um resultado amplamente favorável ao prefeito de Amaraji, Araújo. Segundo a consulta, 90% dos participantes aprovaram a gestão municipal, enquanto apenas 10% manifestaram reprovação.

Com nove em cada dez votos favoráveis, Araújo alcançou um dos maiores índices registrados nas enquetes promovidas pelo blog. O resultado evidencia uma ampla vantagem da aprovação sobre a rejeição entre os internautas que participaram da votação, mostrando o sucesso que Araújo vem tendo em conduzir o município.

Eduardo Bolsonaro busca apoio nos EUA contra Moraes
Publicado em 22/06/2026 às 12:54

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarca nesta segunda-feira (22) em Washington para uma série de reuniões com integrantes do governo Donald Trump e parlamentares do Partido Republicano. A agenda ocorre em meio à ofensiva internacional de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Metrópoles, Eduardo pretende tratar de sua recente condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e buscar apoio para reativar medidas baseadas na Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar viaja acompanhado do jornalista Paulo Figueiredo.

Entre os compromissos previstos está um jantar com cerca de 20 senadores republicanos. A expectativa é que o encontro seja utilizado para apresentar críticas às decisões do STF e reforçar a narrativa de perseguição judicial contra aliados do ex-presidente.

Recife entrega mais uma obra de acessibilidade do Programa Casa Sem Barreiras
Publicado em 22/06/2026 às 12:36

Intervenção na Rua Diadema, no Vasco da Gama, incluiu a criação de uma rampa de acesso e a adaptação do banheiro na residência de Ana Cláudia Pereira, garantindo mais autonomia e independência para a moradora.

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta segunda-feira (21), mais uma residência adaptada para pessoas com deficiência por meio do Programa Casa Sem Barreiras.

O imóvel beneficiado fica na Rua Diadema, no bairro do Vasco da Gama, onde Ana Cláudia Pereira, 57 anos, reside com a família. Com investimento em torno de R$ 20 mil, a casa ganhou uma rampa de acesso, além de melhorias no banheiro. O prefeito Victor Marques participou da entrega.

Para o prefeito, a obra representa exatamente o que o programa propõe: transformar a rotina de quem mais precisa. "O Programa Casa Sem Barreiras é muito importante e traz uma verdadeira transformação na vida dos recifenses que utilizam cadeira de rodas, como dona Ana Cláudia.

O acesso principal da casa era bastante complicado, sem rampa, mas, hoje, através de muito trabalho, nós conseguimos trazer mais dignidade para ela. É um investimento que a Prefeitura faz e que podemos replicar em toda a cidade, promovendo qualidade de vida e bem-estar para todos", afirmou.

Ana Cláudia mora há mais de 30 anos no endereço, junto com dois sobrinhos e a irmã. Na residência, foi realizada a adaptação do banheiro com melhorias no piso, instalação de barras de apoio e adequação do vaso sanitário. O acesso externo também foi transformado com a construção de uma rampa. A Ferreira Costa contribuiu com a doação de materiais.

Com sequelas da poliomielite desde os 2 anos de idade, Ana Cláudia sofreu uma fratura no fêmur há seis anos e, desde então, faz uso da cadeira de rodas. "Antes, as pessoas tinham que me carregar no colo e eu ficava com medo de cair, por isso não saía de casa. Essas adaptações melhoraram bastante a minha qualidade de vida. Acredito que seja um projeto muito humanitário, que realmente olha para as pessoas que mais precisam", disse.

Lançado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o Programa Casa Sem Barreiras tem como objetivo ampliar a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas. Ao todo, cinco obras já foram entregues e duas estão em execução. As obras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec).

"Aqui nós fizemos toda a recuperação do banheiro, tornando-o acessível, com barras de apoio e portas alargadas. Além disso, nesta casa, também executamos uma rampa de acesso para que a moradora possa entrar e sair com a cadeira de rodas", destacou o secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebêlo.

As intervenções do projeto contemplam adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras melhorias. A Sedec conta com equipes especializadas em obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante eficiência, agilidade e capacidade de resposta. A secretaria também é responsável pelo projeto, pelos materiais, pela mão de obra e pelo acompanhamento técnico.

A seleção dos beneficiários obedece a critérios definidos pela legislação municipal e federal.

Além do critério de atendimento aos usuários de cadeiras de rodas, são priorizados fatores como inscrição no CadÚnico, presença de idosos no núcleo familiar, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Isso garante que o programa chegue primeiro às residências em maior situação de vulnerabilidade e onde as intervenções terão impacto social mais significativo.

Petróleo cai após EUA liberarem exportações do Irã
Publicado em 22/06/2026 às 12:34

Os preços do petróleo recuaram mais de 3% nesta segunda-feira (22) após os Estados Unidos autorizarem temporariamente a produção, o fornecimento e a venda de petróleo iraniano. A medida integra o acordo firmado entre Washington e Teerã nas negociações para encerrar o conflito no Oriente Médio.

Por volta das 11h15, o barril do petróleo Brent registrava queda de 3,51%, cotado a US$ 77,24, após ter iniciado o dia em alta e alcançado US$ 81,38 nas primeiras horas de negociação. O petróleo WTI, referência nos Estados Unidos, recuava 2,74%, para US$ 73,76.

A autorização concedida pelo governo norte-americano valerá até 21 de agosto e inclui exportações de petróleo bruto, derivados e serviços associados. Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a medida está vinculada aos compromissos assumidos pelo Irã nas negociações de paz.