Valdemar antecipa volta ao Brasil para conter crise no PL
Publicado em 26/06/2026 às 11:37

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que antecipou o retorno dos Estados Unidos para tentar solucionar a crise entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Segundo ele, o episódio precisa ser resolvido para evitar prejuízos à pré-campanha do partido.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Valdemar disse que pretende conversar com Michelle e Flávio assim que chegar ao Brasil e destacou a importância da ex-primeira-dama para a legenda.

A crise teve início após Michelle afirmar ter sido desrespeitada por Flávio durante discussões sobre a estratégia do PL no Ceará. Após a repercussão, o senador pediu desculpas, e Michelle declarou que não há disputa entre aliados e defendeu a união do grupo.

UE diz que acordo com Mercosul resistirá a mudanças políticas
Publicado em 26/06/2026 às 11:32

O comissário da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, afirmou que mudanças políticas no Brasil ou em outros países não devem comprometer o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Síkela disse que o acordo foi criado para dar estabilidade em momentos de crise e citou o princípio jurídico pacta sunt servanda, segundo o qual os pactos devem ser respeitados.

O comissário também afirmou que as exigências da União Europeia para produtos como carne, soja e aço apenas equiparam as importações às regras do mercado europeu e não têm como alvo específico o Brasil.

Em evento politico, Chico Kiko afirma que João Campos governador é clamor popular
Publicado em 26/06/2026 às 11:14

Ao participar de mais uma edição do Chega Junto Pernambuco, programa de consulta popular adotado pelo PSB, na pré campanha de João Campos, o vereador Chico Kiko disse está muito animado, pois por onde tem passado, o povo clama pela vitória do ex prefeito do Recife ao governo de Pernambuco.

"Sempre que estou andando pelas ruas do Recife e região Metropolitana, o que mais escuto é o povo clamando para que João Campos seja o novo governador de Pernambuco. Este clamor é o resultado da capacidade de entrega de João Campos, que transformou o Recife em um lugar muito melhor pra se viver."

Ainda em seu discurso, na noite desta quinta-feira, 25, no Clube das Pás, no bairro de Campo Grande, Chico Kiko comparou a gestão municipal com o governo Raquel Lyra.
" Em plenas festas juninas, dá nem pra cantar 'olha pro Céu Meu Amor, porque se a gente olhar pra cima, é arriscado ver mais um teto de hospital caindo.

Essa gestão de Raquel Lyra vai ficar na história como o governo que abandonou a saúde, sucateou as escolas e deixou diversas obras inacabadas, enfim, é o governo das promessas não cumpridas", finalizou Chico Kiko.

Paulista inicia triagem para inserção gratuita do Implanon em mulheres de 14 a 35 anos
Publicado em 26/06/2026 às 10:58

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (25) a triagem e avaliação de mulheres interessadas em receber gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon.

A iniciativa integra um mutirão promovido pelo município para ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração e alta eficácia na prevenção da gravidez não planejada.

A triagem, realizada tanto por indicação médica quanto por demanda espontânea, é destinada a mulheres com idades entre 14 e 35 anos e acontece em três unidades da rede municipal: a Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II; a Policlínica Adolpho Speck, em Arthur Lundgren I; e a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro da cidade. O atendimento segue até o dia 30 de junho, das 8h às 16h. No sábado (27), o serviço funcionará até as 12h. Não haverá atendimento no domingo (28).

Durante o processo, as usuárias respondem a um questionário clínico e passam por avaliação realizada por uma equipe multiprofissional, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. As candidatas consideradas aptas serão cadastradas e posteriormente agendadas para a inserção do implante.

Uma das primeiras mulheres atendidas na triagem da Policlínica José Correia Mandu foi Ana Paula Batista, de 29 anos. Mãe de três filhos, ela afirmou que buscou o serviço por orientação médica e por considerar que sua família já está completa.

“Eu já tenho três filhos e não pretendo ter mais. Minha cardiologista me encaminhou porque tenho pressão alta e ela disse que não é recomendado engravidar novamente. Atualmente utilizo apenas preservativo como método contraceptivo. Já tive experiência com anticoncepcional oral, mas não foi positiva devido aos efeitos colaterais. Eu tomava pílula, mas sentia muitas dores de cabeça. Por isso, parei de usar”, explicou.

A autônoma Joyce Kelly, de 26 anos, moradora do bairro do Janga e mãe de uma criança de três anos, também participou da ação em busca de uma alternativa mais duradoura para o planejamento familiar.

“Pesquisei bastante e ouvi relatos de outras pessoas sobre a eficácia do método. Como não pretendo ter outro filho neste momento, achei importante buscar uma opção mais segura para evitar uma gravidez não planejada”, afirmou.

Já a cabeleireira Jaqueline Rufino, de 30 anos, residente em Pau Amarelo, contou que decidiu participar do mutirão após conhecer relatos positivos de outras usuárias do Implanon.

“Vi a publicação no Instagram da Prefeitura de Paulista depois que minha sogra me enviou a informação. Assim que soube da oportunidade, procurei a unidade de saúde para fazer a triagem. Eu já tinha ouvido falar do método e conheço pessoas que utilizam. Como não pretendo engravidar novamente agora, achei que seria uma opção mais segura para mim”, contou.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sônia Arruda, os implantes foram disponibilizados ao município pelo Ministério da Saúde dentro de uma estratégia nacional voltada à ampliação do acesso aos métodos contraceptivos de longa duração.

Segundo a gestora, antes do início da oferta do serviço, médicos e enfermeiros da rede municipal participaram de capacitações específicas para garantir o cumprimento dos protocolos estabelecidos pelo Governo Federal.

“Todos os municípios receberam uma quantidade de implantes. Inicialmente, capacitamos nossos profissionais para que estivessem aptos a realizar o atendimento e a inserção do método de acordo com as orientações ministeriais”, afirmou.

A secretária destacou que a triagem é uma etapa fundamental do processo, pois permite avaliar o estado de saúde da mulher e identificar possíveis contraindicações ao uso do implante. “Em alguns casos, a paciente pode precisar passar por uma avaliação especializada antes da inserção. Por isso, a triagem é indispensável para garantir segurança e eficácia no procedimento”, explicou.

Sônia Arruda ressaltou ainda que a iniciativa foi motivada pela grande procura por métodos contraceptivos seguros e de longa duração. “Pensando na saúde da mulher paulistense e na demanda crescente por esse tipo de contraceptivo, decidimos realizar o mutirão. Além disso, algumas unidades de saúde continuarão ofertando o método após essa etapa inicial, garantindo a continuidade do atendimento à população”, concluiu.

Inserção do Implanon
Após a conclusão da etapa de triagem, a Secretaria de Saúde realizará, entre os dias 1º e 10 de julho, o mutirão de inserção do Implanon nas mulheres aprovadas na avaliação. Os procedimentos acontecerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alexandre Ramos de Santana, antiga USF Aurora, localizada na Rua da Aurora, nº 995, no bairro Aurora, e na Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II.

Fachin envia a André Mendonça pedido de investigação contra Flávio Bolsonaro
Publicado em 26/06/2026 às 10:57

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, decidiu encaminhar ao ministro André Mendonça o pedido de investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) relacionado ao caso “Dark Horse” e ao Banco Master.

A notícia-crime foi apresentada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que pede apuração sobre o financiamento do filme Dark Horse, a relação de Flávio com o banqueiro Daniel Vorcaro e supostos repasses de recursos a um fundo ligado ao deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

De acordo com o Estadão, a decisão seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que entendeu haver conexão entre os fatos narrados e a investigação sobre o Banco Master, atualmente sob relatoria de André Mendonça.

Papuda nega ao STF ter pressionado “Careca do INSS” por delação
Publicado em 26/06/2026 às 10:47

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) negou ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que Antônio Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, tenha sido pressionado por policiais penais a firmar um acordo de delação premiada.

Em ofício enviado ao STF, a pasta informou que encontrou material não autorizado na cela do investigado e que ele responderá a um inquérito disciplinar. A manifestação atende a uma solicitação do ministro após denúncia apresentada pela defesa.

Preso desde o fim do ano passado, Antunes é apontado pela Polícia Federal como um dos principais investigados no esquema de fraudes bilionárias no INSS. Segundo a defesa, ele foi questionado sobre delação sem a presença de advogados.

Jaques Wagner intensifica agenda na Bahia após operação da PF
Publicado em 26/06/2026 às 10:09

O senador Jaques Wagner (PT-BA) decidiu reforçar a agenda de campanha à reeleição na Bahia após ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. A estratégia é ampliar viagens ao interior do estado e manter compromissos públicos.

O petista deve participar das comemorações do 2 de Julho ao lado do presidente Lula. Nesta semana, Wagner deixou a liderança do governo no Senado após a operação.

A Polícia Federal apura um possível vínculo entre familiares e empresas ligadas ao senador e pessoas conectadas ao Banco Master, atualmente em liquidação extrajudicial.

Congresso articula mudanças em MP que cria “OAB da Medicina”
Publicado em 26/06/2026 às 10:07

Parlamentares articulam alterações na MP 1370 para transferir do Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a aplicação do Enamed, exame de proficiência que passará a ser obrigatório para estudantes de Medicina obterem registro profissional.

O deputado Doutor Luizinho (PP-RJ) busca relatar a medida provisória, enquanto o senador Hiran Gonçalves (PP-RR) é cotado para presidir a comissão mista que analisará o texto. Ambos defendem que o exame seja conduzido pelo CFM.

A medida provisória tem validade até 17 de outubro. O governo criou o Enamed como requisito para o registro profissional, enquanto o Congresso discute mudanças na gestão da prova.

Governo vai restringir propaganda de bets na Copa, diz ministro
Publicado em 26/06/2026 às 10:05

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que o governo federal adotará regras para restringir a veiculação de propagandas de casas de apostas durante as transmissões da Copa do Mundo de 2026. As medidas devem entrar em vigor na fase eliminatória da competição, a partir de domingo (28).

Segundo o ministro, o Ministério da Fazenda prepara o texto da regulamentação, que poderá ser publicado por meio de medida provisória da Presidência da República ou portaria da pasta.

A declaração foi feita durante agenda oficial em Pequim. Segundo informações da GloboNews, a tendência é que as novas regras sejam editadas por medida provisória.

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Surubim e reforça parceria do Governo de Pernambuco com segurança e cultura na festa do município
Publicado em 26/06/2026 às 09:28

Em mais uma celebração dos festejos juninos de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta quinta-feira (25), o São João de Surubim, no Agreste pernambucano, mais um que conta com o apoio do Governo do Estado.

Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cléber Chaparral, a gestora percorreu o Polo Vaquejada, cumprimentou o público e participou da programação da festa, que acontece até 28 de junho. A governadora também acompanhou a central de monitoramento da festa, que garante a segurança do público.

O apoio do Governo de Pernambuco na festa é realizado por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Lazer e Defesa Social, com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade dos moradores e visitantes.

“Temos trabalhado muito pelo Agreste, com investimentos em estradas e obras que fortalecem a infraestrutura da região. Ao mesmo tempo em que investimos em desenvolvimento, valorizamos a cultura e as tradições do nosso povo. O São João movimenta hotéis, bares, restaurantes, comércio e gera emprego e renda, fortalecendo toda a economia da cidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A programação da festa reúne grandes atrações nacionais e regionais, consolidando a cidade como um dos principais destinos juninos de Pernambuco. A programação desta quinta-feira (25) contou com shows de Eric Land, Rey Vaqueiro, Wesley Safadão e Natanzinho Lima, reunindo milhares de pessoas no Polo Vaquejada.

“Desde o início da nossa gestão, pensamos grande para fazer uma das maiores festas de São João da história de Surubim. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, tanto na segurança quanto nas atrações, e a presença da governadora aqui nesta noite prestigia ainda mais uma festa que movimenta e impacta positivamente toda a nossa região”, afirmou o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral.

Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Governo de Pernambuco montou um esquema especial de segurança para o São João do município, com 1.236 lançamentos operacionais das forças de segurança.

A operação integra Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corregedoria e Ouvidoria da SDS, além do emprego de drones para monitoramento aéreo em tempo real, reforço do policiamento ostensivo, triagem nos acessos ao Parque de Vaquejada J. Galdino e ampliação do atendimento à população durante toda a programação.

Estiveram presentes acompanhando a governadora o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Edson Vieira; os prefeitos Araújo (Amaraji), Sérgio Colin (Toritama), Elias Meu Fii (Pombos), Dr. Histenio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho); o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e a ex-prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral.