PF investiga suspeita de invasão ao sistema da Defesa Civil Nacional após disparo de alerta sonoro extremo
Publicado em 20/06/2026 às 10:32

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil informou ter retirado do ar a plataforma usada para o envio de alertas à 01h30 deste sábado (20) depois que um disparo foi feito remotamente por alguém sem autorização, o que pode ter sido um ataque hacker. A Polícia Federal foi acionada. Em nota, a Secretaria informou que serão tomadas as providências para religar o sistema o mais rapidamente possível, quando todas as condições de segurança forem restabelecidas.

O alerta sonoro extremo foi enviado a celulares de moradores de diversas cidades do Brasil entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada deste sábado (20). As mensagens traziam a palavra "misantropia", ou variações, e não estavam ligadas a nenhuma situação real de risco. Em alguns locais, o alerta mencionava um "ataque alienígena". Além do Rio de Janeiro, o episódio foi relatado por moradores de cidades como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

O alerta gerou surpresa e confusão nas redes sociais, já que o termo “misantropia” não tem relação com fenômenos climáticos ou situações de emergência. "Misantropia" significa aversão ou rejeição à humanidade, podendo também se referir a isolamento social, melancolia ou profunda tristeza.

Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Petrolina e reforça apoio à cultura, ao turismo e à geração de empregos no Sertão
Publicado em 20/06/2026 às 10:32

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta sexta-feira (19), a abertura oficial do São João de Petrolina, no Pátio Ana das Carrancas, principal polo dos festejos juninos do município. Acompanhada de autoridades locais, a gestora percorreu o espaço do evento, cumprimentou a população e celebrou o início da festividade que segue até o dia 27 de junho, destacando o apoio do Governo de Pernambuco à realização do evento.

“O São João de Petrolina é uma festa que se reinventa a cada ano, valorizando a nossa cultura popular e reunindo grandes artistas para garantir alegria ao nosso povo. É muito bonito ver a cidade movimentada, com hotéis e restaurantes cheios, gerando emprego e renda para a população. O Governo de Pernambuco está presente, apoiando a festa e trabalhando para garantir que este seja o São João mais seguro da nossa história, com reforço policial, videomonitoramento e investimentos que impulsionam o desenvolvimento do Sertão”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A expectativa da prefeitura é de que cerca de um milhão de pessoas passem pelo pátio durante as nove noites de evento. Durante a abertura da festa, passaram pelo palco artistas como Leonardo, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro, Seu Desejo, Michele Andrade, PV Calado e Breno Landim.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a parceria com o Governo de Pernambuco e destacou os impactos da festa na cidade. “Trabalhamos durante meses para realizar essa grande festa para a população. Fizemos questão de receber a equipe da gestão estadual para ver de perto como a cidade está movimentada, com o comércio aquecido, hotéis lotados e uma grande expectativa para os próximos dias”, explicou.

Além de fomentar a cultura e o turismo, o Governo do Estado também reforçou a segurança durante os festejos. Em Petrolina, a Operação São João contará com 3.602 lançamentos operacionais, ampliação do efetivo, monitoramento por câmeras, uso de drones, helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e funcionamento de uma delegacia temporária no Pátio Ana das Carrancas durante todo o período da festa.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o efetivo poderá contar com o apoio do GTA, de drones e de unidades especializadas, como o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), além da Central de Videomonitoramento. “Nossa expectativa é garantir tranquilidade para os sertanejos e para todos os visitantes que vêm prestigiar o São João de Petrolina”, afirmou.

“Nosso povo é apaixonado pelo São João. Na atual gestão, o governo sempre apoiou e patrocinou o São João de Petrolina, reconhecendo a importância e a grandiosidade dessa festa para a cidade e para o Estado”, enfatizou o deputado federal Fernando Filho.

Também participaram da abertura os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); os deputados federais Túlio Gadêlha e Guilherme Uchoa Júnior; os deputados estaduais Edson Vieira e Antônio Coelho; as prefeitas Catharina Garziera (Lagoa Grande) e Thallita Fonseca (Camutanga); além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Tarcísio tem aprovação de 63,2% em São Paulo
Publicado em 20/06/2026 às 10:30

Levantamento da Paraná Pesquisas mostra que 63,2% dos eleitores de São Paulo aprovam a gestão de Tarcísio de Freitas. Outros 31,9% disseram desaprovar o governo estadual.

Na avaliação da administração, 46,7% classificaram a gestão como boa ou ótima. Já 27,6% consideraram o governo regular e 23,6% o avaliaram como ruim ou péssimo.

A pesquisa ouviu 1.600 eleitores em 80 municípios entre os dias 16 e 18 de junho. O levantamento tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Dr. Anderson Aquino, de Ouricuri, declara apoio a João Campos
Publicado em 20/06/2026 às 10:29

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) segue ampliando seu palanque para as eleições deste ano. Em passagem por Ouricuri, neste sábado (20), ele consolidou o apoio de Dr. Anderson Aquino, uma das principais lideranças da cidade e pré-candidato a deputado estadual. A aliança fortalece o projeto da Frente Popular, que também já conta com o empenho de outros nomes da política local.

“É uma alegria ter Dr. Anderson caminhando com a gente, esse companheiro que tem um trabalho importante na área da saúde em Ouricuri e região e que também se lança este ano, mais uma vez, como pré-candidato a deputado estadual. Poder contar com esse apoio fortalece nosso projeto aqui e leva adiante nossos ideais, que é fazer o povo de Ouricuri e de Pernambuco mais feliz”, declarou João.

Emendas parlamentares somam R$ 15,4 bilhões em 2026
Publicado em 20/06/2026 às 10:28

Deputados estaduais e vereadores das capitais reservaram R$ 15,4 bilhões em emendas parlamentares para 2026. Do total, R$ 13,46 bilhões serão destinados por assembleias legislativas e R$ 1,98 bilhão por câmaras municipais.

O levantamento mostra crescimento dos recursos destinados às emendas e a expansão de mecanismos que permitem aos parlamentares indicar diretamente a aplicação das verbas. Em alguns estados, os pagamentos foram acelerados por meio de regras específicas de execução.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha de S.Paulo, o avanço desse modelo amplia a influência dos legisladores sobre o orçamento e reforça debates sobre transparência e fiscalização no uso dos recursos públicos.

CEO da Azul calcula economia de R$ 3 mi por mês com passageiros mais leves
Publicado em 20/06/2026 às 10:25

O CEO da Azul, John Rodgerson, afirmou que a companhia pode economizar cerca de R$ 3 milhões por mês se cada passageiro perder 2 quilos. A declaração foi feita durante um evento sobre o setor aéreo.

Segundo o executivo, a redução do peso transportado contribui para diminuir o consumo de combustível das aeronaves. Ele também mencionou o aumento dos custos do querosene de aviação em meio às tensões no Oriente Médio.

Rodgerson destacou ainda que a empresa já reduziu parte de sua capacidade operacional diante da alta dos custos. O combustível representa cerca de 40% das despesas das companhias de aviação.

Recife une clima de Copa do Mundo e São João com estrutura especial para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira
Publicado em 20/06/2026 às 10:22

Prefeitura instala telões em polos juninos, reforça os serviços municipais e garante que recifenses e turistas acompanhem o Mundial sem abrir mão da programação cultural. 

O Recife entrou no clima da Copa do Mundo nesta sexta-feira (19). Para que recifenses e turistas assistam ao segundo jogo da Seleção Brasileira no Mundial sem deixar de aproveitar o São João, a Prefeitura preparou uma estrutura especial de transmissão nos polos juninos da cidade. No Sítio Trindade, principal palco da festa, o prefeito Victor Marques visitou a estrutura montada para receber o público durante a partida entre Brasil e Haiti.

O gestor destacou que a iniciativa integra a programação junina ao clima do Mundial, permitindo que o público acompanhe os jogos da Seleção sem abrir mão da festa. “Além dos shows e das atrações culturais, o Sítio Trindade conta com um telão para a transmissão do jogo do Brasil. Também instalamos telões gratuitos no Polo Rio Branco, na Pracinha de Boa Viagem e no Parque Dona Lindu. A gente sabe que, nesse momento, todo mundo se reúne para torcer pela nossa Seleção”, disse.

O prefeito também conferiu as ativações, entre elas o “Chute ao Gol”, promovido pela Secretaria de Esportes, e o trabalho das equipes responsáveis por garantir conforto, segurança, acessibilidade e acolhimento ao público.

Na quarta-feira (25), a partir das 19h, os mesmos polos voltam a receber transmissão ao vivo do jogo do Brasil, desta vez contra a Escócia. A ação integra também a estratégia de comunicação do Recife como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.

CAMPEONATO DE X1 - Ainda nesta sexta-feira (19), o prefeito Victor Marques acompanhou a semifinal do Campeonato Nacional de X1, realizada no Campo da Sudene, no bairro do Ipsep. Aberto ao público com entrada gratuita, o evento reforça a ocupação dos espaços públicos por meio do esporte e do lazer e a valorização dos atletas das comunidades.

O prefeito destacou a importância de incentivar iniciativas esportivas que nasceram nas comunidades e hoje mobilizam milhares de pessoas em todo o país. “É uma modalidade que surgiu na periferia do Recife e hoje faz sucesso no Brasil inteiro. Mesmo em um dia de jogo da Seleção, fiz questão de passar por aqui e prestigiar esse momento”, afirmou.

No X1, as equipes são formadas por um jogador de linha e um goleiro. A modalidade foi criada pelos próprios praticantes, com regras simplificadas, e conquista cada vez mais público em todo o país.

SÃO JOÃO DO RECIFE - Com programação gratuita distribuída por diversos polos, o São João do Recife segue valorizando a cultura popular, movimentando a economia criativa e oferecendo uma ampla rede de serviços para garantir conforto, acessibilidade e segurança ao público. A festa segue até 29 de junho, com 14 polos e 1,2 mil apresentações.

Além dos shows, a Prefeitura disponibiliza equipes de saúde, assistência social, segurança, limpeza urbana, mobilidade, direitos humanos e ações de acolhimento, reforçando o compromisso de promover uma festa democrática, inclusiva e preparada para receber recifenses e turistas durante todo o ciclo junino.

Prefeitura de Belo Jardim assina ordem de serviço para pavimentação da estrada da Vila Raiz na zona rural
Publicado em 20/06/2026 às 10:13

A Prefeitura de Belo Jardim realizou, nesta sexta-feira (19), a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da estrada da Vila Raiz, na zona rural do município. A obra, aguardada há anos pelos moradores da comunidade, representa um avanço na mobilidade e na qualidade de vida dos moradores. O trecho contemplado possui 1.243,44 metros de extensão e 8.704,08 metros quadrados, com investimento de mais de R$ 1,4 milhões, provenientes de recursos próprios do município e de emenda parlamentar do deputado federal Mendonça Filho.

A solenidade contou com a presença do prefeito Gilvandro Estrela, do vice-prefeito Zé Lopes, da deputada estadual Débora Almeida, do deputado federal Mendonça Filho, vereadores do município, secretários e moradores da comunidade. A obra será executada pela empresa Uniterra – União Terraplenagem e Construções LTDA, com previsão de conclusão para o final do mês de setembro de 2026. A via será pavimentada com blocos intertravados, uma solução moderna e sustentável e que contribui para a preservação ambiental.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza, destacou a importância da intervenção para os moradores da localidade. “A pavimentação da estrada da Vila Raiz é uma conquista significativa para a comunidade. Estamos falando de uma demanda histórica, que por muitos anos foi sonhada pelos moradores e que agora começa a se tornar realidade. Essa obra vai proporcionar mais segurança, conforto e acessibilidade para quem vive e circula pela região, além de fortalecer o desenvolvimento da zona rural”, afirmou.

João Campos é recebido pelo prefeito Evilásio no São João de Araripina
Publicado em 20/06/2026 às 10:10

ARARIPINA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) prestigiou, nesta sexta-feira (19), o São João de Araripina. Na passagem por um dos principais polos juninos do estado, ele foi recepcionado pelo prefeito Evilásio Mateus (PDT), pelo vice-prefeito Bringel Filho (PDT) e por lideranças diversas do Sertão do Araripe. O líder da Frente Popular também teve reunião com apoiadores de diferentes grupos políticos da cidade, em uma demonstração da capacidade de aglutinação de seu projeto.

João Campos cumprimentou o público dos shows da noite e assistiu, junto à multidão, à vitória do Brasil por 3 a 0 no segundo jogo da seleção na Copa do Mundo. “Viemos ver os shows, falar com as pessoas e valorizar o nosso São João, que é uma festa muito importante para todo o Nordeste”, declarou, reforçando a parceria com o povo de Araripina, município visitado pela segunda vez em sua pré-campanha.

Mais cedo, João também encontrou apoiadores como Tião do Gesso, candidato a prefeito de Araripina em 2024 pelo PSB, Aluízio Ramos, que disputou o cargo de vice-prefeito em outra chapa pelo PSD, e Ricardo Arraes.

Também acompanharam as agendas o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), as pré-candidatas a deputadas federais Eliane Soares (PSB) e Ana Abrantes (Republicanos), a pré-candidata a deputada estadual Josimara Cavalcanti (Republicanos), os ex-prefeitos Chico Siqueira (Ipubi) e Ricardo Ramos (Ouricuri), entre outras lideranças.

Prefeito Simão Durando e governadora Raquel Lyra abrem o São João de Petrolina
Publicado em 20/06/2026 às 10:06

O melhor São João do Brasil começou em grande estilo na noite desta sexta-feira (19), reunindo milhares de pessoas no Pátio Ana das Carrancas, em Petrolina, para uma abertura marcada por muita música, alegria, tradição e gols. O prefeito Simão Durando e a governadora Raquel Lyra chegaram juntos ao evento e percorreram o pátio cumprimentando o público, recebendo o carinho dos forrozeiros e torcedores.

Com presença de grande público, a primeira noite da programação confirmou a força do São João de Petrolina como um dos mais importantes eventos juninos do país. Famílias, turistas e moradores da região transformaram o pátio em um grande campo de celebração da cultura, da música e da identidade nordestina.

Durante os shows, milhares de pessoas acompanharam a partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em telões instalados no pátio. A cada lance decisivo e gol do Brasil, a multidão celebrava como em uma grande arquibancada, em uma noite que uniu duas das maiores paixões do povo brasileiro: o futebol e o São João.

No palco, a diversidade de ritmos animou o público. Os shows de PV Calado, Michele Andrade, Seu Desejo, Rey Vaqueiro, Leonardo e Nathanzinho Lima fizeram a multidão cantar e dançar, em uma noite que misturou forró, vaquejada, romantismo e sucessos populares.

Ao lado da governadora, Simão destacou o trabalho de planejamento realizado pela Prefeitura para garantir uma festa segura, organizada e capaz de movimentar a economia local. O gestor ressaltou que o São João representa geração de renda para comerciantes, ambulantes, empreendedores e trabalhadores de diversos setores.

"A abertura do nosso São João foi emocionante. Ver esse pátio lotado, as famílias participando e a cidade recebendo visitantes de todo o Brasil mostra a dimensão da festa que construímos com muito trabalho e dedicação. O São João é cultura, mas também é emprego, renda e desenvolvimento para Petrolina", afirmou o prefeito.

A governadora Raquel Lyra também celebrou a grandiosidade da festa e destacou a importância do evento para Pernambuco. Segundo ela, Petrolina se consolidou como uma das principais referências dos festejos juninos do Nordeste, atraindo turistas e fortalecendo a economia regional.

A abertura contou ainda com as presenças do deputado estadual Antonio Coelho, dos deputados federais Fernando Filho e Túlio Gadêlha, além do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho.