Prefeitura de Caruaru estima impacto de R$ 8,7 milhões na economia de Caruaru durante a Semana Santa
Publicado em 15/04/2025 às 08:04

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, prevê uma movimentação econômica de R$ 8,7 milhões durante o evento “Caruaru – Lugar Sagrado”, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril. O número representa um crescimento de quase 5% em relação ao ano anterior e reforça a importância da Semana Santa como motor da economia local.


Durante o período, Caruaru será tomada por cores, sons e tradições, com uma programação que une religiosidade e cultura popular em cerca de 30 apresentações artísticas. A proposta é transformar o feriado em uma verdadeira celebração da identidade caruaruense, movimentando moradores e turistas em diversos pontos da cidade.


Com localização estratégica, o município também se consolida como parada obrigatória para quem visita o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus, criando uma conexão cultural e turística que favorece toda a cadeia produtiva.


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo, “a Semana Santa em Caruaru vai além do turismo religioso. É uma oportunidade de impulsionar o comércio, a gastronomia, a rede hoteleira e os serviços em geral. Estamos trabalhando para que cada edição seja ainda mais estruturada e que os resultados positivos sejam sentidos por toda a população”.


Com números em ascensão e uma programação que valoriza as raízes locais, Caruaru reafirma seu protagonismo na Semana Santa de Pernambuco, mostrando que fé, arte e desenvolvimento caminham juntos.

Pernambuco registra abertura de mais de 40 mil pequenos negócios no primeiro trimestre do ano
Publicado em 15/04/2025 às 08:00

Número representa crescimento de 42,3% na comparação com o mesmo período de 2024. Resultado foi o terceiro melhor do Nordeste em valores absolutos

 

Pernambuco abriu 40.566 pequenos negócios entre janeiro e março deste ano – um crescimento de 42,3% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho é superior à média nacional (33,4%) e posiciona o estado como o terceiro com maior número absoluto de aberturas de empreendimentos de pequeno porte no Nordeste, atrás apenas da Bahia (63.173) e do Ceará (42.441). Em todo o país, no ano, já são mais de 1,4 milhão de novos pequenos negócios.


Os dados, divulgados pelo Sebrae Nacional, mostram que, apenas em março, foram abertos 403.884 empreendimentos de pequeno porte no Brasil, o que representa 96,8% do total de empresas registradas no mês (417.046). O Nordeste respondeu por 15,3% desse total, com 61.882 novos negócios. No acumulado do trimestre, seis estados nordestinos figuram entre os dez com maior crescimento proporcional na abertura de empresas.   


Para o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, os números mostram a ampliação do empreendedorismo por oportunidade. “O aumento de pequenos negócios e a redução do desemprego no estado são um sinal de que mais pessoas estão realmente optando por empreender, como renda principal ou complementar”, afirma.     

BRASIL 

Das 1.445.637 empresas abertas no país no primeiro trimestre, 1.407.010 (97,3%) são de pequeno porte. Desse total, 77,7% são microempreendedores individuais (MEIs), 18,4% microempresas (MEs) e 3,9% empresas de pequeno porte (EPPs).   Os dados revelam, ainda, que os setores com maior concentração de aberturas em março foram Serviços (63,7%), Comércio (20,8%) e Indústria da Transformação (7,6%). 


Entre os MEIs, a atividade mais registrada foi a de transporte rodoviário de cargas (6,6%). Já entre as micro e pequenas empresas, o destaque foi para as atividades da saúde (exceto médicos e odontólogos), com 6,0% das aberturas.

Defensor Público Geral de Pernambuco visita Santa Cruz do Capibaribe e fala do trabalho da Defensoria Pública no estado
Publicado em 15/04/2025 às 07:59

Defender os direitos das pessoas que não têm condições financeiras de pagar por um advogado. Esse é o papel do defensor público, profissional do meio jurídico, que atua em todos os graus da justiça, tanto judicial quanto extrajudicialmente. Dentre as suas principais atribuições estão: orientar os cidadãos, defender os interesses e direitos dos cidadãos, promover acordos e conciliações entre as partes, atuar em processos em andamento, dentre outros.


Henrique Seixas, Defensor Público Geral de Pernambuco visitou Santa Cruz do Capibaribe. Reeleito para mais dois anos a frente do cargo, ele disse que o seu principal intuito neste momento é viajar pelo interior do estado, para fortalecer cada vez mais os laços da instituição com a sociedade civil. “Precisamos fazer uma relação institucional saudável e o mais próxima possível das demandas da população”, disse ele, em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios.


Henrique Seixas lembrou que a Defensoria Pública trabalha para promover a cidadania plena, a dignidade da pessoa humana, combater a discriminação, a injustiça e a desigualdade social, promover a inclusão social e atender pessoas carentes, que não tenham condições financeiras para pagar pelos serviços de um advogado. “Ao longo dos próximos dois anos vamos trabalhar de forma dedicada para fortalecer e ampliar os serviços da Defensoria Pública. Vamos evoluir na melhor prestação de serviços para a população”, falou.

Escolas de Garanhuns recebem Dia D de Enfrentamento às Arboviroses
Publicado em 14/04/2025 às 08:08

Parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação promoveu ações educativas e de conscientização para estudantes do município


A última sexta-feira (11) foi dedicada ao Dia D de Enfrentamento às Arboviroses nas escolas de Garanhuns. Em uma parceria das Secretarias de Saúde e Educação, a equipe de Vigilância Ambiental realizou ações educativas sobre a dengue, zika e chikungunya para os estudantes.


“Promovemos atividades educativas, mutirões para eliminação de focos do Aedes aegypti e momentos de orientação com alunos de diversas faixas etárias. As atividades buscaram reforçar a importância da participação de todos no combate às arboviroses, por meio de atitudes simples no dia a dia, como evitar o acúmulo de água parada”, comenta o coordenador de Vigilância Ambiental, Carlos Ubirajara.


A mobilização contou com o apoio das equipes das escolas, envolvendo gestores e professores, como também dos agentes comunitários de endemias (ACEs) em diversas instituições municipais de ensino, como também na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), na ETE Ariano Suassuna e na Funase.

Morar Bem PE: Governo de Pernambuco entrega 140 títulos de regularização fundiária em Igarassu
Publicado em 14/04/2025 às 08:06

Moradores da Vila Saramandaia, que viveram 49 anos sem a escritura, passam a ter posse de direito sobre suas residências graças ao empenho do Governo do Estado


Cento e quarenta famílias de baixa renda da Vila Saramandaia, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR) receberam os títulos de propriedade de suas casas pelas mãos da governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (11). A população vivia há 49 anos no local e recebeu as escrituras registradas em cartório com os custos assumidos pela gestão estadual em mais uma iniciativa do programa Morar Bem Pernambuco. A vice-governadora Priscila Krause também participou da entrega.


“Temos a alegria de poder, na Vila Saramandaia, entregar 140 títulos de propriedade para pessoas que receberam suas casas da antiga Cohab, lá nos idos de 1975. Agora, temos a alegria de, através do programa Morar Bem Pernambuco, entregar o título de propriedade, a escritura no cartório. Eu vi aqui muita gente que passou a sua vida inteira esperando pela segurança da sua casa e agora pode celebrar essa conquista”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


Desde 2023, a Perpart — estatal vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) — já conseguiu regularizar e registrar em cartório mais de 10 mil imóveis em todo o Estado. A empresa tem mais de 40 mil títulos em andamento. "A habitação popular vai além da injeção de dinheiro na construção de novas casas. A regularização fundiária é importante no nosso esforço de reduzir o déficit habitacional, pois permite que as famílias beneficiadas tenham segurança. Com a escritura de suas casas, essas pessoas passam a ter o conforto de saber que ninguém vai mandá-las sair de seus lares", destacou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.


O trabalho de regularização fundiária é feito em parceria com o Núcleo de Regularização Fundiária (Nuref-Moradia Legal), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que promove uma capacitação voltada para os municípios e cartórios com informações para que o processo aconteça mais rapidamente. “Estamos no tribunal para dar todo o suporte ao município em relação às dúvidas ou questionamentos e temos a parceria com os cartórios para ajudar quem precisa desse auxílio. É um processo importante, porque costumamos dizer que o título, de fato, é o que faz você ser o dono da sua casa. A gente está muito feliz que o Governo do Estado esteja dando tanta ênfase à regularização fundiária, porque isso é muito importante para o Estado”, explicou Ludmylla Belchior, representante do TJPE.


“Um dia importante para Igarassu e para a Vila Saramandaia. Temos uma estimativa de 207 famílias na comunidade. Fizemos um trabalho de campo, cadastrando as famílias e hoje foi o grande dia das famílias, de fato, virarem donas dos imóveis. Essas famílias moram há décadas no local e não tinham o direito de propriedade desses imóveis. Então, a partir de agora esses imóveis passam a valer mais, e as pessoas ganham segurança jurídica”, reforçou o presidente da Perpart, Francisco Amaral.


SONHO REALIZADO - Os trabalhos de regularização fundiária na cidade de Igarassu começaram em 2024. Para isso, foi assinado um acordo de cooperação técnica (ACT) com a prefeitura do município. “A Vila Saramandaia está festa recebendo esses títulos de propriedades, também muito esperado. Olha o tempo que eles sonham com isso, e hoje eles estão de posse de vitória, recebendo de verdade, de fato, o direito do documento e com isso a legalidade da sua propriedade”, pontuou a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos. 


Maria Ismínia Calado, de 73 anos, relembrou o momento em que recebeu as chaves da casa, quando tinha 23 anos. “Todo brasileiro tem esse sonho de conquistar a casa própria. Eu, jovem, brasileira, 23 anos, fui contemplada naquele sorteio. Agradeço ao Governo do Estado e à Prefeitura de Igarassu, que hoje nos dão esse presente de Páscoa. Quantas caminhadas fizemos à procura deste documento? E hoje estamos recebendo aqui, nesse ato emocionante, o nosso sentimento é de gratidão em nome dos moradores”, festejou.


Também estiveram presente o prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Galvão, o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política Sobre Drogas, Carlos Braga, e o presidente da Câmara de Vereadores de Igarassu, Maguila.

Dr. Iron Miranda avisa que, caso a justiça arquive pedido de cassação da chapa Helinho e Flávio, ele recorrerá ao TRE
Publicado em 14/04/2025 às 08:04

Na última terça-feira, dia 8, o Ministério Público Eleitoral, da 109ª Zona Eleitoral, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, apresentou parecer favorável à cassação dos registros e diplomas do prefeito Helinho Aragão e do vice-prefeito Flávio Pontes, ambos do PSD. A ação é de autoria da coligação “Fé no futuro”, que tinha como candidata a prefeita Alessandra Vieira, do PL. A dupla de políticos é apontada pela prática de abuso de poder político e econômico.


Segundo Dr. Iron, que concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, em 2024 a coligação “Fé no futuro denunciou a campanha eleitoral de Helinho e Flávio pela utilização de mão de obra de servidores, veículos e equipamentos da Prefeitura para a limpeza de um terreno privado, no bairro Rio Verde, que dias depois serviu como base para a realização de um evento político da coligação que tinha a dupla como candidatos a prefeito e vice.


Inicialmente, em setembro de 2024 a ação foi arquivada pela Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe, no entanto, após apelação da Coligação da então candidata a prefeita Alessandra Vieira, do PL, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) ordenou que a mesma retornasse a instância local, para a oitiva dos envolvidos e de testemunhas.


Nesta quinta Dr. Iron foi claro e disse que, caso a ação seja arquivada novamente, ele recorrerá da decisão junto ao TRE-PE. “Se eu entendo que os fatos eram procedentes, eu vou recorrer sim, afinal de contas, o trabalho do Ministério Público Eleitoral é fiscalizar a lei”, disse e arrematou, “Entendo que os fatos ocorreram conforme minhas alegações finais e deixarei a questão para o TRE decidir”.

Com um pé no PSB, José Augusto elogia João Campos: “João Campos é um fenômeno, ele caiu nas graças do povo de Pernambuco”
Publicado em 14/04/2025 às 08:03

“Indiscutivelmente João Campos é um fenômeno, ele caiu nas graças do povo de Pernambuco”. A frase é do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia, do Solidariedade, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com mais de 40 emissoras e tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3).


José Augusto ocupa atualmente o cargo de consultor do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Filiado ao partido que no estado é comandado pela ex-deputada Marília Arraes, o ex-prefeito disse observar as movimentações na cena política estadual, para declarar de forma mais clara o seu apoio para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas na eleição do próximo ano.


Nos bastidores, no entanto, existe a especulação de que José Augusto Maia estaria de malas prontas para ir para o PSB, de João Campos e dos deputados Felipe Carreras (federal) e Diogo Moraes (estadual), ambos do PSB. José Augusto não foi filiado ao partido, na década de 90, e não seria visto como um ‘estranho no ninho’, caso realmente opte por tal caminho.

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Garanhuns destaca políticas para sementes crioulas em seminário da Rede Semeam
Publicado em 11/04/2025 às 14:18

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Defesa Animal de Garanhuns participou do 7º Seminário de Sementes Crioulas da Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco (Rede Semeam), realizado nesta quinta-feira (10) na cidade de Jucati. 


A comitiva foi liderada pelo secretário Neilton Falcão, que integrou mesa de debates para apresentar as políticas públicas que transformaram o município em referência na preservação, troca e comercialização dessas sementes tradicionais na nossa região.


As sementes crioulas representam um patrimônio genético e cultural para a agricultura familiar e se destacam por sua resistência, adaptação às condições climáticas locais, além de estarem livres de modificações transgênicas.

Caruaru recebe a ação “Juntos pela Cidadania” neste sábado (12), com serviços gratuitos para a população
Publicado em 11/04/2025 às 14:15

A Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, realiza neste sábado (12), das 8h às 12h, a ação “Juntos pela Cidadania”. O evento será sediado na Escola Municipal Laura Florêncio, no bairro Salgado, e oferecerá uma série de serviços gratuitos à população, com foco na promoção da cidadania, no acesso a direitos e na prevenção à violência.


A iniciativa é coordenada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH) e da Secretaria Executiva de Prevenção ao Crime e à Violência (SEAPREV). Em Caruaru, a ação conta com o protagonismo da gestão municipal, que mobiliza suas secretarias para garantir um atendimento humanizado e abrangente à população, com serviços voltados para o fortalecimento dos vínculos comunitários e o cuidado com as pessoas.


SERVIÇOS


Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS):


- Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) e do Sistema de Benefícios (SIBEC)

- Orientações para adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica

- Atendimento do Escritório Social (em parceria com o CNJ)

- Oferta de serviços do Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH)

- Orientações para emissão da Carteira da Pessoa Idosa

- Divulgação das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI)

- Divulgação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

- Atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)


Secretaria Municipal de Saúde (SMS):


- Realização de exames de citologia

- Vacinação humana

- Orientações de saúde bucal

- Ventosaterapia

- Orientação nutricional


Secretaria da Mulher (SEMU):


- Auriculoterapia

- Design de sobrancelhas

- Massagem

- Equipes de enfrentamento à violência contra a mulher


Secretaria de Serviços Públicos (SESP):


- Encaminhamento para castração de animais via Castramóvel


Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca):


- Ceaca Alimenta, com conscientização contra o desperdício de alimentos.


Procon Caruaru:


- Unidade móvel de atendimento


Além dos atendimentos municipais, a população também terá acesso à emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), emissão de carteira de identidade (RG), atendimento jurídico e psicossocial, atendimento do Procon-PE sobre direitos do consumidor, orientações sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e informações sobre o Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência. Haverá ainda palestras educativas sobre prevenção à violência e direitos humanos, distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e outros serviços de saúde.


Serviço


Juntos pela Cidadania


Data: Sábado, 12 de abril de 2025

Horário: 8h às 12h

Local: Escola Municipal Laura Florêncio – Rua Presidente Artur Bernardes, s/n, bairro Salgado, Caruaru - PE

Mais informações: (81) 99625-5655

Governo de Pernambuco entrega novo Terminal Integrado de Igarassu totalmente requalificado após mais de 10 anos de espera
Publicado em 11/04/2025 às 14:14

Com investimento de R$ 30 milhões, a obra amplia a capacidade para 40 mil passageiros por dia, garante acessibilidade, segurança e impulsiona mobilidade urbana na Região Metropolitana Norte


Após mais de uma década de espera, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (11), o Terminal Integrado de Igarassu (TI Igarassu), na Região Metropolitana do Recife. O equipamento foi totalmente reformado e ampliado, representando mais mobilidade urbana na região em um compromisso cumprido pela atual gestão estadual. Com investimento de R$ 30 milhões — sendo R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e R$ 10 milhões do Governo Federal —, o terminal, prometido para a Copa de 2014, foi transformado em um equipamento moderno, seguro e acessível, pronto para atender às necessidades da população usuária do transporte público.


"Hoje é um dia muito importante para, pelo menos, 40 mil pessoas de toda a Região Metropolitana Norte que circulam pelo Terminal de Igarassu. Quando assumimos o Governo de Pernambuco, colocamos o terminal como uma de nossas prioridades. Essa entrega representa um grande benefício para os trabalhadores do transporte rodoviário, os comerciantes locais e, sobretudo, para o nosso povo, que diariamente enfrenta as dificuldades do transporte público, que ainda precisa melhorar muito a sua infraestrutura. Temos a convicção de que, com a garantia da PE-15, do Terminal de Igarassu, da Avenida Pan Nordestina e de todas as obras realizadas na Região Metropolitana Norte por meio do programa PE na Estrada, estaremos promovendo mais qualidade de vida para a população”, destacou a governadora Raquel Lyra. 


A vice-governadora Priscila Krause ressaltou a responsabilidade do governo. “A entrega do Terminal de Igarassu, após inúmeros atrasos, significa que tratamos o dinheiro público com decência. Que a gente trata os prestadores de serviço com decência, respeitando o trabalho deles e, acima de tudo, a população. Em um ano e meio a gente entrega essa obra linda ao povo de Pernambuco e toda a Região Metropolitana Norte”, afirmou. 


A obra teve sua execução retomada em 2023, quando o canteiro apresentava apenas 3,67% de avanço. O local tinha apenas um muro de contenção erguido e estava parado por causa de entraves econômicos devido à defasagem de preços dos insumos. Além disso, a terraplenagem precisou ser refeita por erros de cota e desgaste pelo tempo decorrido.


Para o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, o equipamento significa a qualidade da gestão pública. “A entrega desta obra é um exemplo para o Brasil do que é uma boa gestão pública. Ela estava paralisada há muitos anos e, com muito empenho, esforço, dedicação e um olhar para as pessoas, a gestão estadual está entregando com o objetivo de melhor servir à população”, declarou. 


A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, enfatizou que a entrega vai mais que dobrar a capacidade de passageiros por dia. “O terminal está passando de uma operação de 15 mil para 40 mil passageiros por dia. Esse aumento impacta diretamente a mobilidade. Ouvimos o Sindicato dos Rodoviários para também garantir um espaço apropriado para os motoristas”, declarou a titular da pasta. 


O equipamento vai garantir, ainda, a integração eficiente entre diferentes modalidades de transporte, incluindo os ônibus do tipo BRT. “A partir deste sábado teremos na Integração, em média, 11 linhas com 85 ônibus conectando os principais municípios do Litoral Norte e a Região Metropolitana", detalhou o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), Matheus Freitas.


A área construída do Terminal Integrado de Igarassu passou de 3.088,05 m² para 12.511,10 m². A requalificação amplia as plataformas de embarque de 6 para 11 e adapta acessos para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo inclusão. O novo terminal terá bicicletário, área de convivência com lanchonetes, quiosques, banco 24h e recarga do VEM.


A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, celebrou a entrega. “Sou grata pelo olhar atento do Governo do Estado com o nosso município. O terminal está sendo entregue com mobilidade, acessibilidade, banheiros com ar-condicionado, além do respeito com as mulheres, porque os banheiros possuem fraldário. Isso vai alavancar muito a nossa economia, nosso desenvolvimento e sobretudo o turismo de Igarassu e da região”, comemorou a gestora municipal.


Presente na solenidade, o deputado federal Guilherme Uchôa destacou a relevância da entrega. “O que vemos aqui não é uma reforma e ampliação, mas sim um novo terminal. Agradeço ao Governo do Estado pelo olhar que se tem hoje pelo nosso litoral norte”, agradeceu o parlamentar. Já o deputado estadual Antônio Moraes também participou da inauguração. “A entrega do Terminal de Igarassu era um grande sonho para toda a Região Metropolitana Norte”, complementou. 


Cristiane Maria dos Santos, de 46 anos, mora no município de Itapissuma e há 24 anos utiliza o Terminal de Igarassu. “Antes o terminal era um descaso total, muito transtorno. Quando chovia, por exemplo, a fossa estourava, ficavam os resíduos, era um espaço pequeno, todo deteriorado e sem banheiros. A gente vinha esperando essa obra há bastante tempo, iniciava e parava e todo mundo pensava: ‘isso não vai sair’. Agora, graças a Deus, está ótimo para a população", comemorou a usuária.


Participaram da solenidade o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga; os prefeitos Ramos Santana (Paulista), Júnior de Irmã Têca (Itapissuma) e Paulo Galvão (Ilha de Itamaracá), o diretor de Planejamento da Nova Mobi, Diego Melo; o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Roberto Carlos Torres; e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Igarassu, Maguila.