Prefeitura de Caruaru reforça proteção a crianças e adolescentes com novo espaço no Parque 18 de Maio
Publicado em 14/03/2025 às 08:37

Iniciativa integra ações da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome na erradicação ao trabalho infantil.


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), entregou, nesta quinta-feira (13), o Espaço de Proteção no Parque 18 de Maio. O local oferece um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes, visando à prevenção e ao combate de situações de risco e violações de direitos.


O espaço foi estruturado para desenvolver ações socioeducativas, informativas e lúdicas, atuando na conscientização da comunidade sobre a importância de combater o trabalho infantil. Para a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Jailda Pinto, a criação de um Espaço de Proteção próximo à feira é uma garantia de que o município de Caruaru também está comprometido com a causa.


"Esses são locais onde crianças e adolescentes devem ser identificados e ter suas políticas de proteção garantidas. Eles devem estar nas escolas e em atividades escolares, praticando esportes e se desenvolvendo. Parabenizo mais esse esforço do município de Caruaru", destacou Dra. Jailda.


"Essa é uma grande iniciativa que, por meio da política pública de assistência social, garante um espaço de proteção para crianças e adolescentes contra o trabalho infantil, o abuso, a exploração e outras formas de violência que podem acometer as crianças, especialmente quando estão nas ruas", complementou Leônidas Leal, coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).


Em Caruaru, o PETI mantém ações permanentes em feiras e eventos, sendo referência estadual na proteção de crianças. O município lidera, pelo segundo ano consecutivo (2022-2023), o ranking do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SIMPETI), do Ministério da Cidadania.


Para a secretária de Assistência Social e Combate à Fome de Caruaru, Katiuska Lopes, a cidade avança com um olhar sensível e comprometido para a infância e adolescência. "A gestão vem com essa ação para consolidar um marco em prol das crianças e adolescentes do nosso município. É um trabalho conjunto com o Governo do Estado, com o Ministério Público e com a rede de proteção. Uma cidade boa para as crianças e adolescentes é uma cidade boa para todos", afirmou.

Reconhecimento nacional: em evento do Todos pela Educação, governadora Raquel Lyra apresenta ações da área que ganharam destaque em Pernambuco
Publicado em 14/03/2025 às 08:36

A parceria do Estado com os municípios para fortalecimento da educação infantil e a ampliação da oferta de ensino técnico e profissionalizante foram algumas das ações destacadas pela governadora Raquel Lyra durante sua participação no Encontro Anual Educação Já 2025, promovido pelo Todos pela Educação nesta quinta-feira (13), em São Paulo. A gestora foi convidada para o painel “Governadores e a prioridade à Educação” após Pernambuco se destacar nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em seu discurso, a chefe do Executivo apresentou as iniciativas que vêm consolidando o Estado como referência nacional em educação.


“Estamos trabalhando para garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos. Em 2023, apenas 28% das crianças pernambucanas estavam alfabetizadas na idade certa, mas com muito esforço e a parceria com os municípios, conseguimos elevar esse número para 58% em 2024, ultrapassando a média nacional e sendo um dos dois estados do Nordeste a atingir essa meta. Além disso, apostando na abertura de vagas de creche, nós estamos construindo, equipando e vamos entregar aos municípios do Estado unidades prontas e que serão financiadas por um ano. Também fizemos um forte investimento no transporte escolar,com um aporte de R$1 bilhão na compra e entrega de ônibus e vans adaptados para crianças com deficiência”, disse a governadora Raquel Lyra. 


A gestora contou que, com uma rede composta por 1.064 escolas e cerca de 500 mil estudantes, o Estado vem implementando uma série de ações estratégicas para garantir a qualidade do ensino e a modernização das unidades escolares. Uma delas é o investimento nas Escolas Técnicas Estaduais. Já há 58 unidades espalhadas pelo Estado.


"Estamos com a meta de entregar mais 15 novas escolas técnicas, algumas delas já estão em construção. Seguimos trabalhando para que todas as nossas escolas do ensino médio consigam construir seu itinerário formativo nessa perspectiva de ligação com a empregabilidade, para que o jovem que vai disputar uma vaga no mercado de trabalho possa enxergar que faz sentido continuar dentro da escola”, disse Raquel. “Nós pegamos escolas sem tratamento de água, de esgoto, sem internet, então, além de todo o esforço pedagógico, tivemos que transformar o ambiente da escola para deixá-lo agradável para os estudantes e para os profissionais trabalharem”, completou a governadora.


Uma outra conquista apontada pela administradora estadual no evento é o fato de Pernambuco seguir na vanguarda da educação em tempo integral no Brasil. “Estamos investindo na expansão da educação integral no Ensino Fundamental, incentivando os municípios com repasses por aluno matriculado. Já transformamos dezenas de escolas em tempo integral e 70% dos alunos do Ensino Médio da rede estadual estudam nesse modelo. Das dez melhores escolas públicas do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), três são pernambucanas”, destacou a governadora.


Além disso, houve uma reestruturação no ensino médio, com foco no fortalecimento das disciplinas essenciais e na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. “Refizemos os itinerários formativos e voltamos a dar carga em português e matemática para que esses alunos sejam competitivos e tenham a possibilidade de empreender. Em parceria com o Senai, Porto Digital e Sesc, os estudantes já começam a ter formação dentro da própria escola. Para se ter ideia, oferecemos 40 mil vagas dentro do Instituto Cesar e, em dois minutos, todas se esgotaram”, exemplificou Raquel Lyra.

Senai apresenta os resultados do programa PE Produz; iniciativa conta com apoio do Moda Center
Publicado em 14/03/2025 às 08:10

Nesta quarta-feira (12), foi realizado, no Auditório do Moda Center, o evento de encerramento do programa PE Produz, iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) em parceria com o Senai e com apoio do Moda Center.


O PE Produz tem como objetivo mostrar a importância das iniciativas sustentáveis e, dentro das empresas de confecção, viabilizar a produção de artigos comercialmente viáveis com aquilo que, na maioria das vezes, é descartado nas etapas de produção, reduzindo desperdícios.


Durante o programa, 50 empresas de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru, Taquaritinga do Norte, Surubim e Bezerros passaram por consultorias ministradas pelo Senai. Com as ações, cerca de 1000 famílias nessas cidades também foram impactadas através da conscientização gerada pelo projeto.


No evento, foram apresentados por Morgana Leopoldino, Jessica Alves e Cleber Lima dados coletados ao longo do programa, que mostraram que a média de desperdício dentro das empresas é de 15%, enfatizando a importância da mudança de atitude nos processos de produção.


"Está ação se trata de um espelho do APL, essa identificação de como as empresas tratam os resíduos sólidos permitiu tanto a execução de ações dentro do projeto, quanto repensar estratégias futuras entre moda, sustentabilidade e estratégia de negócio", disse Morgana.


Também foram mostradas peças confeccionadas pelas empresas através do PE Produz, artigos que já estão fazendo parte de coleções principais dessas empresas de confecção.


Participaram do evento gestores, coordenadores e gerentes da Adepe e do Senai. Representando o Moda Center, estava o diretor Paulo Estevão, integrante do conselho consultivo.

“O governo tem nos apoiado em todos os sentidos, temos caminhado juntos”, diz Mano Medeiros na Rede Pernambuco de Rádios
Publicado em 13/03/2025 às 09:45

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, do PL, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com mais de 40 emissoras e tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3).


Mano ainda celebra o resultado do Carnaval 2025 em sua cidade. “Foi o verdadeiro resgate da cultura carnavalesca, que contou com amplo e total apoio e reconhecimento da população”, disse o prefeito, que afirmou ainda ter ‘caído na folia’. “Me diverti muito, brinquei, aproveitei muito”, pontuou.


O prefeito falou ainda do apoio recebido do governo do estado para a promoção do Carnaval. “A governadora Raquel Lyra nos apoiou em todos os sentidos, principalmente no investimento em grandes atrações musicais e artísticas, além do aparato de segurança pública, que garantiu que tivéssemos uma festa tranquila”, falou ele, emendando: “O governo tem nos apoiado em todos os sentidos, temos caminhado juntos, tenho participado de eventos com a presença da governadora, reforçando o nosso alinhamento politico e administrativo”.

Ganhe o Mundo: governadora Raquel Lyra entrega kits de viagem a 200 estudantes que embarcarão para o Chile na retomada do programa
Publicado em 13/03/2025 às 08:39

Esta é a primeira turma do programa em cinco anos. Nesta edição, 918 alunos foram aprovados para intercâmbios em países como Canadá, Estados Unidos e Chile


O novo Programa Ganhe o Mundo (PGM) iniciou a entrega dos kits de viagem aos estudantes selecionados na retomada da iniciativa. Nesta quarta-feira (12), a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, entregou kits aos 200 alunos que embarcam na próxima semana para o Chile. A reformulação do programa garantiu que, pela primeira vez, todos os 184 municípios pernambucanos e o distrito de Fernando de Noronha tivessem pelo menos um estudante selecionado, representando todas as regiões do Estado.


“Renovamos, modificamos, e vamos garantir pelo menos um estudante por cada município pernambucano no Ganhe o Mundo. E é muito animador ver alunos aqui da Região Metropolitana, do Agreste, da Zona da Mata e do Sertão do nosso estado, realizando um sonho de poder conhecer uma outra cultura, aperfeiçoar o seu idioma e, mais do que tudo, trazer na bagagem muitas histórias boas para contar. Estou muito feliz em poder garantir a esses jovens que possam realizar seus sonhos. Para a iniciativa, 100% dos recursos são do Tesouro do Estado de Pernambuco”, afirmou a governadora.


Cada estudante recebeu um kit composto por uma mala, uma mochila, um boné, um gorro, uma jaqueta, três camisas do PGM e um porta-passaporte. O embarque do grupo está programado para os dias 19 e 21 de março. A última viagem realizada pelo PGM foi em 2020, mas foi paralisada devido à pandemia. Desde então, não houve mais a iniciativa. Após a atual gestão estadual assumir, um edital de retomada foi lançado no ano passado e este é o primeiro grupo a embarcar. 


Para o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a entrega dos kits representa o pontapé de uma nova etapa do PGM. “É uma satisfação para a gente fazer de fato o programa acontecer. Então, é o primeiro passo, um grande passo inclusive, para que possamos, a partir de hoje, ter uma dinâmica de novos processos, de novos projetos e de novas turmas embarcando também na sequência do Programa Ganhe o Mundo. Não é só a viagem, ela tem que ir com a conotação educacional, uma bagagem de experiência não só da própria educação, mas também da própria história de cada aluno”, destacou o secretário.


Durante o intercâmbio, os alunos cursarão o equivalente a um semestre letivo em uma escola de nível médio e contarão com bolsas fornecidas pelo Governo do Estado. Cada candidato receberá uma bolsa de instalação e cinco bolsas de manutenção no valor de R$ 1.620 cada. A bolsa de instalação e a primeira bolsa de manutenção serão entregues antes do desembarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as outras quatro bolsas de manutenção serão depositadas no decorrer do intercâmbio. 


Após a chegada ao Chile, todos os estudantes participarão de uma reunião de orientação em Santiago e, em seguida, seguirão para as casas de famílias que os hospedarão. Uma das intercambistas, Milena Beatriz, de 17 anos, moradora de Orobó, no Agreste Setentrional, expressou sua emoção e expectativa para essa nova experiência. “Estou muito ansiosa, porque é uma oportunidade única. Estou colocando muita expectativa para esse novo idioma, para a nova cultura, para minha família de lá. A preparação foi muito estudo, tivemos aulões, simulados e a escola também deu bastante suporte para podermos estudar”, relatou a estudante.


Nesta edição do Programa Ganhe o Mundo, 918 alunos foram aprovados para intercâmbios em países como Canadá, Estados Unidos e Chile. Pela primeira vez, os 184 municípios do estado e o distrito de Fernando de Noronha tiveram ao menos um estudante convocado, garantindo a democratização do acesso à experiência internacional para alunos da rede pública pernambucana. Para o deputado estadual Renato Antunes, “é um programa que foi cuidado, foi criado, em todos os detalhes, e agora a gente vê 200 jovens com passaporte na mão e com seus kits prontos para explorar o mundo”.


A cerimônia de entrega dos kits contou ainda com a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal, e de gerentes regionais de educação.

Em parceria com o Senar, Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru promove curso de piscicultura
Publicado em 13/03/2025 às 08:36

A Prefeitura Municipal de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está realizando, até esta sexta-feira (14), o curso de piscicultura no quarto distrito da zona rural de Caruaru, em Serrote dos Bois. A capacitação acontece de forma conjunta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A ação faz parte das atividades promovidas pela Prefeitura de Caruaru no mês de março, dedicado à Agricultura Familiar.


Este é o segundo curso promovido pela SDR no ano de 2025, marcando uma gestão que busca fomentar o desenvolvimento rural e produções agropecuárias da agricultura familiar de Caruaru. O curso irá instruir os participantes sobre a gestão da água, alternativa de uso dessa água adubada nas plantações, construção e manutenção da estrutura, além da criação dos peixes, entre outras atividades relacionadas ao segmento.


“Trazer alternativas de culturas diversas para produção da agricultura familiar é uma missão importante dessa gestão, incentivando os agricultores e agricultoras familiares caminharem por nichos diferentes do habitual e ainda melhorando as suas práticas, assim, alcançando outros mercados e locais de escoamento dos produtos. Tudo isso visa proporcionar aumento da renda, segurança alimentar e nutricional e melhor qualidade de vida dos nossos homens e mulheres do campo”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento.

FIG 35 Anos: Prefeitura de Garanhuns divulga grade nacional do Polo Mestre Dominguinhos
Publicado em 13/03/2025 às 08:35

33ª edição do Maior Festival Multicultural da América Latina vai acontecer no período de 10 a 27 de julho de 2025


O Festival de Inverno de Garanhuns, maior evento multicultural da América Latina completa 35 anos em 2025, quando será realizado em sua 33ª edição, no período de 10 a 27 de julho, no Agreste de Pernambuco. O FIG se consolida e retoma seu protagonismo, sendo realizado integralmente pela Prefeitura de Garanhuns, em 2024. Neste ano, o evento vai reunir, mais uma vez, diversas linguagens em mais de 20 polos de cultura, entre eles a Praça Mestre Dominguinhos, que teve sua grade nacional da programação divulgada nesta quarta-feira (12/03).


O FIG contará com uma programação totalmente gratuita, que também busca dialogar com uma proposta construtiva e de resgate da história dos melhores anos do evento. Na Praça Mestre Dominguinhos, mais uma vez estarão presentes shows temáticos (pop, forró, rock, MPB, romântico, reggae, brega, samba, pagode, rap, hip-hop e trap e outros), buscando o ecletismo que sempre foi característico do polo.


Entre as atrações que já haviam sido confirmadas estão o rapper Hungria, a dupla sertaneja Bruno e Marrone, o trio Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Elba Ramalho – com shows individuais, o cantor Dilsinho, a banda de pagode Sorriso Maroto e a cantora Joelma. 


Durante o evento de lançamento da grade completa, realizado do Teatro Reinaldo de Oliveira, do Centro Cultural Sesc Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino destacou a importância da divulgação prévia de parte das atrações do evento. “Esta é uma forma de já movimentar a economia e garantir que os empresários da nossa cidade possam se organizar, seja no comércio, rede hoteleira ou gastronomia. Em 2024 resgatamos o Festival e fizemos a maior edição de todas, com realização total da Prefeitura de Garanhuns e ao lado de muitos parceiros que foram importantes. Para este ano, queremos seguir no mesmo caminho, fazendo parcerias e ampliando o potencial do nosso FIG”, afirma. 


Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Cayo Albino, o presidente da Câmara de Vereadores, Johny Albino; a secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Carlos; e os secretários executivos de Cultura, André Ferreira; e de Turismo, Luciano André.


A expectativa é que aproximadamente 2 milhões de pessoas circulem pela cidade durante os 18 dias de evento. Destes, 13 dias contarão com programação no Polo Mestre Dominguinhos. Assim como em outras edições, estarão presentes outras diversas linguagens, tais como música, teatro, cultura popular, circo, dança, audiovisual, artes visuais, artesanato, literatura e muito mais.


Edital Convocatório – Serão lançados dois editais (nacional e municipal) visando a convocação de artistas para compor a grade de programação do evento, incluindo o Polo Mestre Dominguinhos e demais polos do FIG.


A secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino, falou sobre a importância do FIG para valorização da cultura e fomento do potencial turístico de Garanhuns. “Teremos grandes atrações não só na Praça Mestre Dominguinhos, mas também nos demais polos que integram FIG. Não é à toa que este é o Maior Festival Multicultural da América Latina, passando por diversas linguagens que abraçam o nosso povo e fomentam a produção artística em todo o Estado”, completa.


Confira a grade de programação completa do FIG 35 Anos:


- QUINTA-FEIRA (10/07):

Conde Só Brega

Priscila Senna

Tayrone 


- SEXTA-FEIRA (11/07):

Neiff

Xamã

Matuê


- SÁBADO (12/07):

Zeca Baleiro

Marcelo D2 e um Punhado de Bamba

Hungria

Nação Zumbi


- DOMINGO (13/07):

Dilsinho

Sorriso Maroto


- QUARTA (16/07):

Aduílio Mendes

Mano Walter 

Mari Fernandez


- QUINTA-FEIRA (17/07):

Bruno e Marrone

César Menotti e Fabiano


- SEXTA-FEIRA (18/07):

Elba Ramalho

Alceu Valença

Geraldo Azevedo


- SÁBADO (19/07):

Beto Guedes

Jorge Vercillo

Oswaldo Montenegro

Ana Carolina


- DOMINGO (20/07):

Art Popular

Jorge Aragão

Mumuzinho


- QUARTA (23/07):

Edu e Maraial

Ávine Vinny

Beto Barbosa

Joelma


- QUINTA (24/07):

Eclipse total da Lua ocorre na madrugada de 14 de março
Publicado em 12/03/2025 às 08:31

Na madrugada do dia 14 de março, todo o Brasil poderá contemplar o Eclipse Total da Lua em todas as suas fases: penumbral, parcial e total. Em hora legal de Brasília, o Eclipse Total terá início às 3h26 da madrugada, durando até 4h31. O Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo pelo seu canal do YouTube iniciando à 0h30 e finalizando às 5h da manhã.


De acordo com Josina Nascimento, astrônoma e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional (ON/MCTI), os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra. Essa sombra é dividida em duas partes: a umbra, que é completamente escura por não receber nenhuma luz solar direta, e a penumbra, que ainda recebe alguma iluminação do Sol.


“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral, e quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra, ocorre o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial antes e depois da fase total. Após o eclipse total há novo eclipse parcial e novo eclipse penumbral, pois a a Lua estará saindo da sombra da Terra”, explica a astrônoma.


A lua mergulha totalmente na umbra da Terra durante um eclipse total da Lua.


Esse eclipse total da madrugada de 14 de março terá suas fases penumbral inicial, parcial inicial e total, vistas em todo o Brasil. Em partes da fase penumbral final e parcial final é que a Lua já terá se posto de acordo com o local.


Em hora legal de Brasília os horários do início de todas as fases são apresentados abaixo. Esses horários valem para todas as localidades, pois quem está vendo a Lua está vendo a mesma fase do eclipse. Se a pessoa estiver em outro fuso horário basta fazer a correção da hora, por exemplo, quem está no fuso de -4 horas, subtrai 1 hora:


* Início do Eclipse Penumbral: 0h57

* Início do Eclipse Parcial: 2h10

* Início do Eclipse Total: 3h26min

* Máximo do Eclipse Total: 3h59

* Fim do Eclipse Total: 4h31

* Fim do Eclipse Parcial: 5h48

* Fim do Eclipse Penumbral: 7h00


Como ver o eclipse:


O eclipse da Lua é visto a olho nu, ou seja, sem uso de instrumentos e não requer nenhum cuidado com os olhos, podendo-se olhar pelo tempo que desejar. A Lua já estará bem alta no céu no início do eclipse penumbral e vai ficar do lado oeste durante todo o eclipse. O lado oeste é o lado onde o sol se põe. Então recomendamos que as pessoas se posicionem em locais que tenham vista desimpedida para o oeste.


No Rio de Janeiro, no início do eclipse total a Lua já está uma altura de cerca de 30 graus e no final estará a 19 graus. Essa altura da Lua no mesmo horário difere um pouco de acordo com o local. Para ter ideia do que isso significa, recomendamos que estique o braço em direção ao céu e observe que o tamanho da mão aberta equivale a 15 graus.


Por que a Lua fica avermelhada durante o Eclipse Total?


O aspecto avermelhado da Lua durante o eclipse total se deve à forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre. Mesmo totalmente encoberta pela sombra escura da Terra, a Lua ainda recebe luz solar indiretamente, filtrada pela atmosfera.


“A luz branca do Sol penetra na atmosfera e as cores azul e violeta são dispersadas pelos gases atmosféricos. Já as tonalidades mais próximas do vermelho conseguem atravessar com mais facilidade, conferindo à Lua essa coloração característica”, destaca Josina.


Assista a live do eclipse em: https://www.youtube.com/watch?v=VZf0Dn9Gy2c


Sobre o Observatório Nacional


Fundado em 1827, o Observatório Nacional (ON) é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desempenha um papel fundamental na construção e desenvolvimento dos campos científicos da Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência no Brasil, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional. Suas atividades incluem a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação e popularização do conhecimento científico produzido. Saiba mais em: http://www.on.br/

Câmara de Vereadores concede Voto de Aplausos ao trabalho desenvolvido pela Secretaria da Mulher em Caruaru
Publicado em 12/03/2025 às 08:30

Durante a sessão, realizada nesta terça-feira (11), a secretária Luana Marabuco recebeu a homenagem e fez uma prestação de contas das atividades da SEMU.


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), a Câmara de Vereadores de Caruaru concedeu um Voto de Aplausos à Secretaria da Mulher (SEMU) pelo trabalho desenvolvido no município. A homenagem foi entregue à secretária Luana Marabuco, que também aproveitou a ocasião para apresentar uma prestação de contas das ações da pasta.


A iniciativa do Voto de Aplausos partiu do vereador Jorge Quintino (Podemos), que ressaltou a eficiência da SEMU na implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres. Ele destacou, entre outros avanços, a expressiva redução de 75% nos casos de feminicídio na cidade, além da atuação sensível e comprometida da secretaria diante dos desafios enfrentados pelas mulheres caruaruenses.


“Luana Marabuco é um exemplo de clareza de liderança, coragem e sensibilidade social. Desde sua nomeação como secretária, ela tem se dedicado de maneira incansável à causa dos direitos das mulheres, com foco especial no combate ao feminicídio, sempre com um olhar atento e sensível às dificuldades enfrentadas pelas mulheres em nossa cidade. Este Voto de Aplausos é, portanto, um reconhecimento a Luana Marabuco, ao prefeito Rodrigo Pinheiro e a todos os envolvidos no trabalho coletivo, que têm se dedicado a reduzir a violência contra a mulher e a criar uma sociedade mais justa e segura para todas”, afirmou o vereador Jorge Quintino no texto do requerimento.


A prestação de contas da SEMU foi realizada a convite da vereadora Mery da Saúde (PSDB), reforçando o compromisso com a transparência e o acompanhamento das iniciativas voltadas à promoção dos direitos das mulheres em Caruaru. Foram apresentados dados a respeito do trabalho desenvolvido no município a fim de possibilitar o diálogo entre o Executivo e o Legislativo.


“Nosso compromisso com as mulheres de Caruaru vai muito além do mês de março. Ao longo de todo o ano, desenvolvemos ações que garantem proteção, acolhimento e oportunidades para que elas ocupem cada vez mais espaços na sociedade. Atuamos no enfrentamento à violência, na qualificação profissional, no fortalecimento do empreendedorismo e na defesa dos direitos das mulheres em todas as fases da vida. A SEMU trabalha para que todas se sintam representadas, respeitadas e amparadas onde quer que estejam”, destacou a secretária Luana Marabuco.