Associação Betel consolida impacto social na vida de crianças em vulnerabilidade
Publicado em 25/06/2026 às 18:43

Instituição ligada à Rádio Maranata FM atende quase 100 crianças com educação, alimentação, saúde e transporte em Jaboatão dos Guararapes

Em quase três anos de existência, a Associação Betel já deixou sua marca. Fundada em agosto de 2023 como braço social da Rádio Maranata FM, a instituição nasceu com um propósito claro: oferecer educação, acolhimento e oportunidades reais para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Localizada na Rua Professor Severiano Tolentino, 195, no bairro de Piedade, a instituição começou atendendo crianças dos 3 aos 5 anos de idade. Neste ano, o projeto expandiu e atende também crianças dos 6 aos 7 anos, no contraturno escolar.

“Quando a gente olha para cada criança que passa pela nossa porta, enxerga uma história que pode ser transformada. Esse é o nosso combustível diário”, afirma André Carvalho, presidente da Associação Betel.

A estrutura conta com salas climatizadas, brinquedoteca, sala de convivência e campo de futebol. Um espaço pensado para proporcionar qualidade, conforto e estímulo ao desenvolvimento infantil, que conta com uma uma equipe especializada, preparada para atender as necessidades de cada criança com atenção e dedicação.

Mas o atendimento vai muito além do espaço físico. Cada aluno recebe três refeições diárias, acompanhamento de saúde e transporte, garantindo que nenhuma barreira impeça o acesso à educação e ao cuidado integral.

“A gente entende que não adianta só abrir as portas da escola se a criança chega com fome, sem saúde ou sem condições de se locomover. Por isso, nossa proposta é cuidar do aluno por inteiro. As famílias chegam até nós muitas vezes sem ter a quem recorrer. Saber que podemos ser esse ponto de apoio é muito significativo para toda a nossa equipe”, reforça André.

A iniciativa surgiu da vontade de transformar o compromisso histórico da Rádio Maranata FM com a comunidade em algo permanente e estruturado. “A rádio sempre teve esse DNA de servir. A Associação Betel é a concretização desse chamado no campo social”, conta.

Se você quiser conhecer, pode ir lá pessoalmente, entrar em contato (81) 98464.1039 ou doar alimentos, brinquedos, ou pela chave PIX da instituição: CNPJ: 49507422000147
Ou entre no site da instituição: www.associacaobetel.org e veja outras formas de você ajudar!
As crianças contam com sua ajuda!

Paulinho da Força e Raquel Lyra confirmam presença no seminário do Solidariedade em Pernambuco que acontece neste sábado (27)
Publicado em 25/06/2026 às 18:40

O encontro acontecerá às 10h, no Recife Expo Center, e marcará uma nova etapa da articulação política das legenda para as eleições de 2026.

O presidente nacional do Solidariedade e deputado federal Paulinho da Força estará em Pernambuco no próximo sábado, 27 de junho, para participar de um seminário político promovido pela Federação Solidariedade/PRD. O encontro acontecerá às 10h, no Recife Expo Center, e marcará uma nova etapa da articulação política das duas legendas para as eleições de 2026.

O evento reunirá lideranças políticas, filiados, pré-candidatos e apoiadores da federação. A programação prevê a apresentação dos nomes que disputarão vagas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa de Pernambuco nas próximas eleições.

Além de servir como espaço para o lançamento das pré-candidaturas, o seminário também será palco para a formalização do apoio da Federação Solidariedade/PRD à reeleição da governadora Raquel Lyra. A chefe do Executivo estadual confirmou presença no encontro e deve participar das atividades ao lado das lideranças partidárias.

Nos bastidores políticos, o seminário é visto como uma oportunidade para demonstrar a organização da federação e apresentar ao eleitorado os nomes que irão representar o grupo na disputa eleitoral. A expectativa é de que lideranças de diferentes regiões do estado participem do encontro.

O presidente estadual do Solidariedade, Edinazio Silva, destacou a importância do evento para o fortalecimento político das siglas. Segundo ele, a atividade mostrará a capacidade de mobilização construída pela federação e evidenciará o trabalho realizado pelas lideranças que integram o projeto.

Prefeitura de Ouricuri anuncia mudanças no trânsito da Praça Voluntários da Pátria para melhorar circulação e segurança
Publicado em 25/06/2026 às 18:35

Motoristas e motociclistas que circulam pela região da Praça Voluntários da Pátria devem ficar atentos às mudanças que começam a ser implantadas pela Prefeitura de Ouricuri. As novas medidas foram planejadas para trazer mais organização, segurança e fluidez para quem passa pela área diariamente.

A iniciativa faz parte das ações de mobilidade urbana desenvolvidas pela gestão do prefeito Victor Coelho. Desde o início da administração, o trânsito tem sido tratado como uma das prioridades, com intervenções voltadas para a melhoria da circulação de veículos e pedestres em diferentes pontos da cidade.

O trabalho conta com o acompanhamento e suporte do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), responsável pela organização, orientação e fiscalização das mudanças, garantindo que a implantação ocorra de forma segura e eficiente para a população.

Nos primeiros dias de implantação, a adaptação dos condutores será fundamental. A orientação é observar atentamente as placas e a sinalização horizontal. Com a colaboração de todos, a expectativa é garantir um trânsito mais seguro, organizado e eficiente.

Confira o que muda

Alteração 1

Quem estiver trafegando pela Rua Antônio Ferreira Lins, a Rua do CCA, não poderá mais acessar a Rua do Banco do Brasil. A orientação é seguir em frente ou utilizar as vias alternativas indicadas pela nova sinalização.

Alteração 2

Já quem entrar na Rua Antônio Ferreira Lins pela Avenida Antônio Pedro da Silva, em frente à Farmácia Osorim, também não poderá seguir em direção ao CCA. O motorista deverá acessar a Rua Modesto Lins pela esquerda ou pela direita.

Alteração 3

Outra mudança importante: quem vem pela Avenida Presidente Kennedy ou pela Avenida Antônio Pedro da Silva em direção ao Banco do Brasil não poderá mais entrar à esquerda na Rua Modesto Lins.

Alteração 4

E para quem estiver na Rua Desembargador Medeiros Corrêa, a Rua do Santander, não será mais permitido virar à esquerda em direção às lojas. O trajeto correto será seguir em frente pela Travessa Coronel Anízio Coelho.

João Campos defende novo ciclo de desenvolvimento para a Mata Norte
Publicado em 25/06/2026 às 18:33

Em Nazaré da Mata, pré-candidato ao Governo de Pernambuco destacou as obras de duplicação de um novo trecho da BR-408 e da PE-90 como estratégicas para o crescimento

NAZARÉ DA MATA – O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) defendeu, nesta quinta-feira (25), em visita a Nazaré da Mata, a abertura de um novo ciclo de desenvolvimento para a Mata Norte. Segundo o líder da Frente Popular, iniciativas implantadas em gestões como a do ex-governador Eduardo Campos marcaram a história da região, sobretudo pela decisão estratégica de criar um polo automotivo e de atrair novos empreendimentos. João destacou, porém, que é preciso avançar ainda mais, promovendo a interiorização do crescimento econômico e de investimentos que hoje se concentram, em grande parte, na faixa litorânea.

O pré-candidato citou o novo trecho da duplicação da BR-408, já com projeto em licitação pelo Governo Federal, como exemplo de ação que pode induzir o desenvolvimento, de forma associada à duplicação da PE-90, proposta apresentada por João em uma passagem anterior pela região neste período de pré-campanha. Ele também fez críticas ao atual governo estadual pela falta de articulação e força política para conduzir esse processo.

“Qual é a grande indústria instalada na Mata Norte inteira nos últimos anos? Nós precisamos inaugurar um novo ciclo, porque o que já foi feito foi muito importante, mas é gasolina queimada. Já está aqui. Agora a gente tem que trazer novas coisas. Se não houvesse a intervenção de Eduardo Campos, nada disso estaria aqui. Eu vejo que a gente tem um novo ciclo para desenvolver e que esse ciclo passa por uma interiorização dentro da própria Mata Norte. É a gente puxar do Litoral Norte para dentro da Mata Norte e, para isso, é muito importante a BR-408, a extensão da duplicação e a própria PE-90, que vai ajudar a fazer uma conexão com outras regiões”, elencou, em entrevista a uma rádio local.

João também citou a reunião que teve com o presidente Lula (PT) na quarta-feira (24) como uma demonstração de que tem tamanho para garantir um novo tempo para Pernambuco. “A gente precisa voltar a ter esses sonhos grandes de grandes obras de infraestrutura, de grandes indústrias. A gente precisa ter tamanho. Ontem mesmo eu passei quatro horas no Palácio da Alvorada com o presidente da República tratando de política do Brasil inteiro, montando o palanque no maior estado da federação, que é São Paulo, construindo palanques no país, discutindo sobre a eleição nacional, tomando decisões que vão mudar a vida do Brasil. Então, é disso que Pernambuco precisa: voltar a ter um protagonismo que traga coisa boa para o nosso estado”, avaliou.

Foi a segunda visita de João Campos a Nazaré da Mata neste período de pré-campanha. A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT) e pelos deputados Sileno Guedes (PSB) e Eriberto Filho (PSB). O pré-candidato a governador foi recebido por lideranças como o ex-prefeito Nino, o ex-vice-prefeito Pereira do Sindicato (PSB), o atual vice-prefeito Rostand Negromonte (Podemos), além de ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças da Mata Norte.

Pernambuco segue com o maior crescimento da atividade econômica do Nordeste
Publicado em 25/06/2026 às 18:31

Estado alcança expansão de 5,9% no acumulado do ano, segundo o Banco Central

Pernambuco manteve o maior crescimento da atividade econômica entre os estados da Região Nordeste no acumulado de janeiro a abril de 2026, com uma expansão de 5,9%, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), do Banco Central (BC). O desempenho também superou a média da Região Nordeste (3,2%) e a média do país (1,3%), reforçando o dinamismo da economia pernambucana no início de 2026.

Elaborado pelo Banco Central, o IBCR é uma das principais referências para o acompanhamento da atividade econômica no país, reunindo informações dos principais setores da economia e funcionando como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto, os números refletem o fortalecimento do ambiente de negócios no Estado.

“Os dados do Banco Central confirmam que Pernambuco vive um momento consistente de fortalecimento da atividade econômica. Esse desempenho é resultado de um ambiente cada vez mais favorável aos investimentos, da confiança do setor produtivo e do trabalho que vem sendo realizado para ampliar a competitividade do Estado. Seguiremos atuando para atrair novos empreendimentos, gerar oportunidades e manter Pernambuco entre os destaques do crescimento econômico nacional”, afirmou a secretária.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, ressaltou a consistência do crescimento econômico do Estado.

“Enquanto alguns estados têm crescido pouco, Pernambuco mantém a sua curva de crescimento econômico sustentada pelo grande desempenho da indústria da transformação, do comércio e da construção civil. Seguimos na liderança do Nordeste e nos consolidamos de vez entre os estados brasileiros que mais crescem. Tudo isso é fruto do trabalho que a gestão da governadora Raquel Lyra fez para alavancar a economia em várias frentes, da melhora do ambiente de negócios com reformas microeconômicas ao maior investimento feito em mais de uma década”, disse o secretário Fabrício Marques.

O resultado reforça a posição de Pernambuco entre as economias mais dinâmicas do país e evidencia o bom momento vivido pelo Estado na atração de investimentos e na expansão da atividade econômica.

Boulos diz que crise entre Michelle e Flávio afeta campanha do PL
Publicado em 25/06/2026 às 18:30

O ministro Guilherme Boulos (PSOL) afirmou que o PL vive um “barraco” após a troca de críticas entre Michelle e Flávio Bolsonaro. Segundo ele, a exposição pública da crise pode ter impacto na campanha presidencial do senador.

Boulos comparou o episódio a um conflito interno de grande repercussão e disse que as acusações entre os dois envolvem questões de ordem moral e uma ruptura dentro da família Bolsonaro.

A crise começou após Michelle afirmar que Flávio minimizou sua influência no partido e a desrespeitou. O senador negou as acusações, disse ter tentado contato com a madrasta e reforçou o convite para uma reunião.

Waldemar Oliveira garante legenda para Socorrinho da APAMI e descarta participação de Raquel em suposta perseguição
Publicado em 25/06/2026 às 17:45

Em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o deputado federal e presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, comentou as denúncias feitas por Socorrinho da APAMI, que afirma estar sendo alvo de perseguição política em Vitória de Santo Antão.

Segundo relatado por ela em entrevista ao titular deste blog, o deputado estadual Aglailson Victor teria articulado junto ao Palácio do Campo das Princesas para inviabilizar sua candidatura nas eleições de 2026, além de prejudicar a APAMI, instituição de saúde que administra e que atende pacientes de diversas regiões de Pernambuco.

Ao abordar o tema, Waldemar declarou solidariedade à pré-candidata e destacou a relevância da APAMI para a saúde pública do estado. “Ela tem um hospital maravilhoso, com um trabalho muito importante no SUS, com UTI, clínica, urgência e parto. É uma referência para toda a região”, afirmou.

Apesar das acusações envolvendo o ambiente político estadual, o parlamentar descartou a participação da governadora Raquel Lyra em qualquer tipo de perseguição. “Quero crer que a governadora jamais participaria de algo nesse sentido. Não é o estilo dela fazer esse tipo de perseguição”, declarou. Segundo ele, a situação pode estar relacionada a questões burocráticas internas e já foi levada ao conhecimento da Casa Civil.

Waldemar também comentou a pretensão eleitoral de Socorrinho, que atualmente ocupa a primeira suplência do União Brasil e pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele revelou que chegou a sugerir uma candidatura à Câmara Federal, mas ressaltou que a decisão será da própria pré-candidata.

“Se ela quiser ser candidata a deputada estadual, terá a legenda do Avante. Isso será confirmado na convenção. Eu nunca neguei legenda a ninguém na minha vida política e ela não será a primeira”, garantiu.

Raquel evita endossar Caiado e diz ter liberdade para construir caminho político em Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 17:34

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), afirmou nesta quinta-feira (25) que conversou por telefone com o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), durante sua passagem por Pernambuco. Apesar de serem aliados políticos, os dois não chegaram a se encontrar pessoalmente durante a agenda do Goiano, realizada na última quarta-feira (24).

A declaração foi dada à imprensa antes da formatura dos novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), realizada no bairro da Soledade, área central do Recife.

Questionada sobre a ausência do encontro com Caiado, Raquel explicou que não foi possível conciliar as agendas, mas destacou que manteve contato tanto com o governador goiano quanto com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

“Não consegui, mas a gente conseguiu conversar com ele por telefone, com o presidente Kassab. Ele sabe a minha posição e deixou de maneira muito clara isso na imprensa quando deu as entrevistas. É um cara que eu tenho respeito, tenho admiração. A gente tem liberdade aqui em Pernambuco para construir o melhor caminho para o nosso povo, para o nosso estado”, declarou.

A fala da governadora chamou atenção por não trazer uma confirmação de apoio à pré-candidatura presidencial de Caiado. Ao mencionar a liberdade para construir o palanque político em Pernambuco, Raquel manteve em aberto qual será seu posicionamento na disputa nacional de 2026 e qual candidatura presidencial deverá apoiar no estado.

Nos bastidores, a ausência de um encontro presencial entre os dois e a cautela adotada por Raquel Lyra ao comentar o assunto reforçam as especulações sobre como será a composição dos palanques em Pernambuco na próxima eleição presidencial. Até o momento, a governadora não confirmou publicamente se apoiará a candidatura de Ronaldo Caiado, limitando-se a destacar a boa relação que mantém com o pré-candidato e com a direção nacional do PSD.

Eduardo da Fonte intensifica agenda em Palmares nesta sexta (25) e reforça articulação por vaga ao Senado
Publicado em 25/06/2026 às 17:09

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte (PP), cumpre nesta sexta-feira (26) uma extensa agenda no município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. A programação inclui entrevista em emissora de rádio, visitas ao Hospital Regional, ao Polo Industrial, à Casa Azul e participação no evento “Papo que Transforma”, reunindo lideranças políticas, representantes de diversos setores e a população local.

As agendas pelo interior fazem parte da estratégia de Eduardo da Fonte para ampliar sua presença em todas as regiões do estado e demonstrar capilaridade política, em um momento de intensas articulações visando as eleições de 2026. O parlamentar busca consolidar seu nome como um dos principais postulantes à vaga de senador na chapa liderada pela governadora Raquel Lyra.

Nos bastidores da política pernambucana, a disputa pelas vagas majoritárias é vista como uma das mais acirradas do próximo pleito. Nesse cenário, Eduardo tem apostado em uma agenda permanente de visitas, encontros e diálogo com lideranças municipais para fortalecer seu projeto político e ampliar sua base de apoio.

Confira a agenda abaixo


Demanda de Doriel Barros garante entrega de mais de 100 tratoritos para agricultores familiares de Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 17:07

Uma demanda apresentada pelo deputado estadual Doriel Barros (PT) ao Governo de Pernambuco resultou na aquisição de 109 tratoritos que irão beneficiar agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado. A entrega dos equipamentos acontece nesta sexta-feira (26), às 10h, no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (Sede do IPA), com a presença da governadora Raquel Lyra, do secretário Cícero Moraes, dos deputados João Paulo e Rosa Amorim (PT) e do parlamentar, que tem liderado a luta pela ampliação da mecanização agrícola no campo pernambucano.

A conquista reforça uma das principais bandeiras do mandato de Doriel Barros, que é o fortalecimento da produção da agricultura familiar. Os equipamentos irão facilitar o trabalho de centenas de famílias rurais, ampliando a capacidade produtiva, reduzindo o esforço físico dos trabalhadores e contribuindo para uma produção mais sustentável.

Agricultor familiar de origem e defensor histórico das pautas do campo, Doriel tem feito da mecanização agrícola uma prioridade de sua atuação parlamentar. A chegada dos tratoritos é resultado do diálogo permanente do deputado com sindicatos, associações, cooperativas e organizações da agricultura familiar, que há anos reivindicam melhores condições para produzir.

Os tratoritos são equipamentos adaptados à realidade da agricultura familiar e possuem uma importante vantagem ambiental: realizam o preparo do solo sem causar os impactos provocados por máquinas de grande porte, contribuindo para a preservação da estrutura do solo e para práticas agrícolas mais sustentáveis.

O investimento fortalece uma pauta que o deputado vem defendendo dentro e fora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em fevereiro deste ano, a Alepe aprovou o Projeto de Lei nº 671/2023, de autoria de Doriel Barros, que institui a Política Estadual de Incentivo à Agricultura Familiar. A proposta estabelece mecanismos de apoio ao setor, incluindo a cessão de máquinas e equipamentos, fornecimento de insumos, implantação de infraestrutura produtiva com tecnologias apropriadas e criação de linhas de crédito específicas.

Atualmente, Doriel soma seis leis aprovadas e cinco projetos em tramitação voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, adaptação climática, segurança alimentar e desenvolvimento regional, consolidando seu mandato como uma das principais vozes do campo na Assembleia Legislativa de Pernambuco.