Lindonaldo da Farinha consolida liderança política e aposta em desenvolvimento para Frei Miguelinho
Publicado em 23/06/2026 às 21:37

À frente da Prefeitura de Frei Miguelinho desde janeiro de 2025, o prefeito Lindonaldo da Farinha vem consolidando sua liderança política e administrativa no município. Eleito após atuar por oito anos como vice-prefeito, o gestor assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior, ao mesmo tempo em que busca imprimir sua própria marca à administração municipal.

Entre as principais frentes de atuação da atual gestão estão os investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e educação. Em articulações junto ao Governo do Estado, Lindonaldo tem defendido melhorias estruturais para o município. A entrega da requalificação da PE-121, uma antiga reivindicação da população, foi apontada pelo gestor como uma das conquistas mais importantes para a cidade.

Na área da educação, a administração municipal realizou a distribuição de material didático para estudantes e professores de toda a rede municipal, contemplando desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a melhoria dos indicadores educacionais e com a valorização do ensino público.

Outro aspecto que tem chamado atenção é a capacidade de articulação política do prefeito. Nos últimos meses, lideranças que integravam a oposição passaram a compor a base governista, ampliando a sustentação política da gestão e fortalecendo o grupo liderado por Lindonaldo no município.

A gestão também recebeu reconhecimento na área da transparência pública. Frei Miguelinho conquistou o Selo Transparência das Festas Juninas 2025, concedido em razão da organização e da prestação de contas dos recursos utilizados nos festejos juninos. A premiação destacou o compromisso da administração com a responsabilidade fiscal e a correta aplicação do dinheiro público.

Datatrends registra pesquisa para presidente da República no Ceará
Publicado em 23/06/2026 às 21:34

O Instituto Datatrends registrou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2026 no Ceará. O levantamento recebeu o número BR-03268/2026 e está previsto para ser divulgado no próximo dia 29 de junho.

A pesquisa, que iniciou nesta terça-feira (23), segue até quinta-feira, 25 de junho, com 1.200 entrevistados em todo o estado. O estudo foi registrado pelo próprio Instituto Datatrends, responsável também pelo financiamento do levantamento, ao custo de R$ 15 mil.

A pesquisa utilizará metodologia quantitativa por amostragem, com entrevistas realizadas por telefone, abrangendo eleitores com 16 anos ou mais aptos a votar no Ceará. Segundo o registro, a seleção dos participantes seguirá critérios probabilísticos e estratificados por regiões do estado, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda conforme as informações apresentadas à Justiça Eleitoral, a margem de erro estimada é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O questionário tem como objetivo medir o cenário da corrida presidencial no estado e seus resultados poderão oferecer um retrato das preferências do eleitorado cearense para a sucessão presidencial de 2026.

A divulgação dos números está autorizada a partir do dia 29 de junho, conforme estabelece a legislação eleitoral.

“Sem mim, Raquel não ganha em Vitória”, afirma Socorrinho da Apami
Publicado em 23/06/2026 às 21:29

A pré-candidata a deputada estadual Socorrinho da Apami fez um apelo público à governadora Raquel Lyra e afirmou que espera ser chamada para uma conversa sobre o cenário político de Vitória de Santo Antão. Em entrevista ao programa Cidade em Foco, da Rede Pernambuco de Rádios, ela defendeu seu direito de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e declarou que o desempenho eleitoral da governadora em Vitória de Santo Antão depende diretamente do apoio de seu grupo político.

Ao comentar a disputa por uma vaga na Alepe, Socorrinho afirmou que considera legítima sua pretensão de concorrer ao cargo e demonstrou insatisfação com a falta de diálogo por parte da governadora.

“Eu gostaria muito que a governadora me chamasse para conversar, me dizer alguma coisa. Eu me lembro que, na época, foram candidatos Ivo Queiroz e Henrique Queiroz, dois irmãos, e não houve problema nenhum. Os dois foram eleitos e Vitória andou tranquilo. Por que agora eu não posso ser? Minha vida toda foi trabalhando para a família desses deputados. Não tem motivo. Eu vou ajudar o Estado, vou ajudar ela”, declarou se referindo a governadora.

Apesar do descontentamento, Socorrinho confirmou que pretende apoiar a reeleição de Raquel Lyra em 2026. Questionada se votará na governadora, respondeu: “Vou votar nela”.

A pré-candidata também avaliou que a força política construída por seu grupo em Vitória e na Mata Sul será determinante para o resultado eleitoral da governadora no município.

“Se eu cruzar os braços, não. A governadora só ganha em Vitória se eu abrir meu espaço, se ela me der condições de trabalhar por ela na minha cidade e nas cidades circunvizinhas. Quando ela chegou, não tinha ninguém com ela. Todos estavam com João Campos. Quem conseguiu tudo isso fomos nós, mas ela nem sabe disso”, afirmou.

Durante a entrevista, Socorrinho também comentou a disputa para o Senado Federal. Sem anunciar apoio formal, revelou ter uma preferência pessoal pelo deputado federal Túlio Gadelha.
“Tenho um carinho muito especial por Túlio. Ele ajuda a Apami, coloca emenda parlamentar na saúde, já me defendeu muito, já foi à secretaria, já falou grosso lá. Tenho um carinho muito especial por ele”, disse.

Republicanos nega relação com operação sobre o Digimais
Publicado em 23/06/2026 às 21:00

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, afirmou que o partido não tem ligação com a Operação Miragem, da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de fraudes envolvendo o banco Digimais, ligado ao grupo do bispo Edir Macedo.

Ao comentar o caso, Pereira buscou afastar possíveis desgastes para a legenda e destacou que a maioria dos parlamentares e pré-candidatos do partido não possui vínculo com a Igreja Universal.

Segundo o dirigente, o Republicanos deve ser tratado de forma independente das investigações. A operação apura suspeitas de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Caiado vê avanço da direita e critica desgaste do PT
Publicado em 23/06/2026 às 20:30

O pré-candidato à Presidência Ronaldo Caiado (PSD) afirmou que a vitória preliminar da direita nas eleições da Colômbia reflete uma tendência política na América Latina e citou um suposto desgaste de governos de esquerda na região.

Durante agenda em João Pessoa (PB), Caiado disse que há uma “estafa” do PT após anos de protagonismo político no Brasil e associou problemas econômicos do país à atual gestão federal.

As declarações ocorreram após a divulgação da apuração preliminar da eleição colombiana, que aponta vantagem do candidato de direita Abelardo de la Espriella sobre o senador Iván Cepeda.

Oposição pede investigação sobre publicidade do governo Lula
Publicado em 23/06/2026 às 20:00

O senador Rogério Marinho acionou o TCU para investigar possíveis irregularidades nos gastos com publicidade institucional do governo Lula. O PL também pretende levar o caso ao TSE.

Segundo a representação, os empenhos com publicidade teriam alcançado R$ 785,7 milhões até 18 de junho. O valor estaria acima do limite permitido para o primeiro semestre de um ano eleitoral.

O documento cita a campanha “Tempo com a Família”, sobre o fim da escala 6×1, e pede auditoria na Secom. A oposição também solicita a suspensão das campanhas e o apoio da CGU nas apurações.

Prefeita de Carpina concede entrevista e fala sobre abertura do São João 2026 em seu município
Publicado em 23/06/2026 às 19:31

A prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia, do Podemos, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, dia 23, ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que tem como ‘cabeça-de-rede’ a 107.1 FM. A prefeita falou sobre a programação dos festejos juninos em seu município em 2026.

O São João de Carpina foi aberto nesta terça, dia 23, e prossegue até o próximo dia 27 de junho. “Nosso São João é de muita tradição, muita cultura e muito forró. Nossa cidade sempre teve um São João forte, mas tinha sido esquecido pelas gestões anteriores, que não tinham a visão da importância do São João, que é muito mais que uma simples festa, trata-se de um evento que movimenta toda a cidade, que aquece o comércio, que gera emprego e renda para todos os carpinenses”, disse ela.

A prefeita frisou ainda que grandes atrações da música nacional se apresentarão em Carpina até o próximo dia 27, como: Leonardo, Xand Avião, Alok, Gustavo Lima, Nattan, Natanzinho Lima, Wesley Safadão, Raphaela Santos, Priscila Senna, César Menotti & Fabiano, dentre outros.

Plano de Caiado prevê estabilizar dívida pública em até 3 anos
Publicado em 23/06/2026 às 19:30

O plano de governo de Ronaldo Caiado prevê estabilizar a dívida pública em um prazo de dois a três anos. A informação foi apresentada por Roberto Brant, coordenador do programa do pré-candidato do PSD.

Segundo Brant, a proposta combina controle de gastos, revisão de incentivos tributários e maior disciplina fiscal. O plano descarta mudanças nos pisos constitucionais de saúde e educação.

A equipe também defende evitar novas despesas e fortalecer o diálogo com o Congresso. A expectativa é que o ajuste fiscal contribua para reduzir os juros e estimular o crescimento econômico.

Gestão Evilásio Mateus e Bringel Filho recebe Selo A em Transparência Fiscal e coloca Araripina entre os 100 municípios mais transparentes do Brasil
Publicado em 23/06/2026 às 19:09

Município conquistou a 94ª colocação nacional entre 5.569 cidades avaliadas pela Secretaria do Tesouro Nacional

A Prefeitura de Araripina, sob a gestão do prefeito Evilásio Mateus e do vice-prefeito Bringel Filho, conquistou o Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, reconhecimento concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional aos municípios que alcançam os mais elevados padrões de transparência, consistência e qualidade na prestação de informações fiscais e contábeis ao Governo Federal.

Além da certificação máxima, Araripina alcançou um resultado de destaque no cenário nacional. Entre os 5.569 municípios brasileiros avaliados, o município ficou na 94ª colocação, garantindo lugar entre as 100 cidades com melhor desempenho em transparência e qualidade das informações contábeis e fiscais do país.

A certificação é resultado da avaliação realizada por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que analisa critérios rigorosos relacionados à qualidade dos dados enviados pelos municípios, ao cumprimento dos prazos legais, à conformidade com as normas de contabilidade pública e à transparência das informações disponibilizadas aos órgãos de controle e à sociedade.

“Receber o Selo A do Tesouro Nacional e ver Araripina entre os 100 municípios mais bem avaliados do Brasil é uma conquista que nos enche de orgulho. Esse resultado mostra que estamos construindo uma gestão séria, transparente e comprometida com a correta aplicação dos recursos públicos. É o reconhecimento do trabalho de toda a nossa equipe”, destacou o prefeito.

O Selo A é concedido aos municípios que apresentam excelência na qualidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Tesouro Nacional, refletindo uma gestão comprometida com a transparência, a responsabilidade fiscal e a eficiência administrativa.

A conquista também fortalece a imagem institucional de Araripina perante órgãos federais, instituições financeiras e organismos de controle, demonstrando a capacidade do município de manter suas contas organizadas e alinhadas às melhores práticas da administração pública.

Com esse reconhecimento nacional, a gestão Evilásio Mateus e Bringel Filho reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e a construção de uma administração cada vez mais eficiente, moderna e voltada para o desenvolvimento de Araripina.

São João de Nazaré da Mata terá maioria de artistas locais nos dias 23 e 24 de junho
Publicado em 23/06/2026 às 19:08

Programação reúne forró, coco e ciranda entre o Polo do Forró e a Praça da Catedral, onde o público poderá acompanhar o jogo do Brasil na Copa do Mundo

O São João de Nazaré da Mata, na Mata Norte, chega aos seus dias mais simbólicos nesta terça-feira (23), véspera da festa, e quarta-feira (24), data dedicada ao santo que dá nome à principal celebração junina do Nordeste. Nos dois dias, mais de 80% da programação será formada por artistas locais, reforçando o compromisso da atual gestão municipal com a valorização da cultura popular e dos talentos da terra.

A festa, iniciada na última sexta-feira (19), tem apostado em uma programação voltada às raízes culturais do município, reunindo forró, coco e ciranda em apresentações que ocupam o Polo do Forró, na Praça Herculano Bandeira, no Centro da cidade.

Na terça-feira (23), o público poderá acompanhar apresentações do Coco de Engenho, Ciranda Linda Flor, comandada pelo Mestre Pedrinho, Raios de Neon, Clarisse Prado, Felipe Melo e Xote 10. Já na quarta-feira (24), Dia de São João, a programação começa ao meio-dia com Coco Canavial e segue até a madrugada com Ciranda das Flores da Amunam, Banda Brilhante, Banda Overdose, Mamelucos, Forró na Laje, Nação Forrozeira e Edson Araújo.

Além da programação musical, uma das novidades deste ano será a transmissão do terceiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Pela primeira vez, a Prefeitura instalará um telão na Praça João XXIII, conhecida popularmente como Praça da Catedral, na área central da cidade.
A partida entre Brasil e Escócia acontece às 19h da quarta-feira (24), e a expectativa é reunir torcedores, moradores e visitantes em um grande momento de confraternização. Após o apito final, a programação junina segue normalmente no Polo do Forró.

Segundo a prefeita Adriana Andrade, a proposta foi unir duas paixões dos brasileiros: o São João e o futebol.
“Pensamos em uma programação que valoriza nossas tradições e nossos artistas. Mais de 80% das atrações destes dois dias são da nossa terra. E, pela primeira vez, vamos ter um telão na Praça da Catedral para que as pessoas possam acompanhar o jogo do Brasil sem deixar de viver o clima do São João. É uma forma de reunir famílias, amigos e visitantes em torno daquilo que temos de mais forte: nossa cultura e nossa alegria”, destacou.

Serviço

Terça-feira | 23 de junho
Polo do Forró – Praça Herculano Bandeira
18h – Coco de Engenho
19h – Ciranda Linda Flor (Mestre Pedrinho)
20h – Raios de Neon
21h – Clarisse Prado
22h – Felipe Melo
23h – Xote 10

Quarta-feira | 24 de junho
Polo do Forró – Praça Herculano Bandeira
12h – Coco Canavial
13h – Ciranda das Flores da Amunam
14h – Banda Brilhante
15h30 – Banda Overdose
17h – Mamelucos
19h – Transmissão do jogo do Brasil
20h – Forró na Laje
22h – Nação Forrozeira
0h – Edson Araújo
Entrada gratuita.