Governadora Raquel Lyra reforça segurança pública com formação de 457 policiais civis, entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher
Publicado em 25/06/2026 às 19:40

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco

Ampliando os investimentos em segurança pública, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.

O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.

Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.

Presente na cerimônia, o deputado federal Mendonça Filho destacou o simbolismo da formatura para os novos servidores e para o Estado. “É uma data que vai ficar marcada de forma inesquecível na vida de cada um de vocês e um importante reforço para a nossa segurança”, afirmou. Já o deputado estadual Joel da Harpa ressaltou o impacto dos investimentos na segurança pública. “Pernambuco está vivendo um novo momento na segurança pública. Hoje começamos a ver a esperança de um Pernambuco melhor”, disse.

O prefeito de Olinda em exercício, Chiquinho, também destacou os avanços promovidos pelo Governo de Pernambuco na área. “A segurança pública vem sendo reconstruída pelo Governo do Estado para que a sociedade se sinta mais protegida, com investimentos em estrutura, valorização dos servidores e reforço no efetivo”, pontuou.

Durante a solenidade, a escrivã Leila Fernandes de Abrantes, 1ª colocada do curso, enfatizou a emoção do momento. “Hoje, ao jurarmos honrar esta missão, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da sociedade, com a esperança de quem mais precisa e com a coragem de servir mesmo diante dos desafios”, afirmou.

MULHER - Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Tadeu Calheiros reforça parceria com o CRO-PE e avança com projeto para ampliar atendimento odontológico domiciliar no Recife
Publicado em 25/06/2026 às 19:33

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Tadeu Calheiros, conduziu, nesta quarta-feira (25), a reunião da comissão que aprovou o parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária nº 39/2025, de sua autoria, que prevê a inclusão de equipes de Saúde Bucal no Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) para pessoas acamadas ou com dificuldade de mobilidade no Recife.

A proposta foi construída em diálogo com o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), fruto de uma parceria iniciada durante a gestão do ex-presidente Dr. Eduardo Vasconcelos e que teve continuidade com o atual presidente, Dr. João Godoy. O objetivo é garantir que pacientes com limitações de mobilidade tenham acesso a um atendimento odontológico humanizado e integrado, diretamente em suas residências.

O projeto estabelece a inclusão de equipes compostas por cirurgião-dentista, técnico e auxiliar em saúde bucal no Serviço de Atendimento Domiciliar, fortalecendo a assistência às pessoas que não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde e ampliando o cuidado integral oferecido pela rede municipal.

Para Tadeu Calheiros, a aprovação na Comissão de Saúde representa mais um passo importante para transformar a proposta em realidade.

“Esse projeto nasceu do diálogo com o CRO-PE e da compreensão de que a saúde bucal também precisa chegar às pessoas que mais enfrentam dificuldades para acessar os serviços. Seguiremos trabalhando para que essa iniciativa avance e garanta um atendimento mais humanizado, digno e integral aos pacientes acamados ou com mobilidade reduzida no Recife”, destacou o parlamentar.

Como presidente da Comissão de Saúde, Tadeu Calheiros ressaltou que a aprovação do parecer reforça o compromisso do colegiado com iniciativas que qualificam a assistência à população e fortalecem a saúde pública do Recife.

Marinaldo Rosendo recebe João Campos para inauguração da Carreta Mais Especialidades e assinatura da ordem de serviço da pista de cooper.
Publicado em 25/06/2026 às 19:26

Timbaúba viveu mais um dia histórico nesta quinta-feira (25), com a presença de importantes lideranças políticas estaduais e federais. O prefeito Marinaldo Rosendo recebeu o ex prefeito do Recife, João Campos, para a inauguração da Carreta Mais Especialidades e a assinatura da ordem de serviço para a construção da pista de cooper, dois importantes investimentos voltados à saúde e à qualidade de vida da população.

A Carreta Mais Especialidades, iniciativa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde, permanecerá em Timbaúba por 30 dias. Os atendimentos terão início no próximo dia 29 de junho e seguirão até 29 de julho. Durante esse período, serão realizados exames de ultrassonografia e tomografia, beneficiando cerca de 1.400 pacientes de Timbaúba e região.

Durante o evento, João Campos destacou a importância dos investimentos realizados pela gestão municipal.

"É uma alegria estar em Timbaúba ao lado do prefeito Marinaldo, acompanhando ações que impactam diretamente a vida das pessoas. A nova pista de cooper será um espaço que vai incentivar a prática de atividades físicas, promover saúde e oferecer mais qualidade de vida para a população.", afirmou João Campos.

Outro momento marcante foi a assinatura da ordem de serviço para a construção da pista de cooper. A obra contará com um investimento de R$ 904.437,86 e terá 900 metros de extensão, criando um espaço moderno, seguro e acessível para caminhadas, corridas e outras atividades físicas. O equipamento será mais uma opção de lazer e convivência para a população, fortalecendo as políticas públicas voltadas à promoção da saúde e ao incentivo à prática esportiva.

O prefeito Marinaldo Rosendo ressaltou que o município vive o maior ciclo de investimentos de sua história.

"Timbaúba está vivendo um novo tempo. Já são mais de R$ 50 milhões em investimentos que estão transformando nossa cidade. Seguimos trabalhando para oferecer mais saúde, infraestrutura e qualidade de vida para a nossa população.", destacou Marinaldo.

Também prestigiaram o evento diversas autoridades da Mata Norte e de Pernambuco, entre elas a ex-deputada federal Marília Arraes, o deputado estadual Eriberto Filho, o senador Humberto Costa, e o representante do Ministério da Saúde, Rosano Freire.

Com mais essas duas importantes ações, a gestão Marinaldo Rosendo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de Timbaúba, investindo em saúde, infraestrutura e bem-estar. A cidade vive um momento histórico, com mais de R$ 50 milhões em investimentos, consolidando uma gestão que trabalha para transformar a realidade da população.

Caneta brasileira contra diabetes avança e acirra corrida com Ozempic; veja
Publicado em 25/06/2026 às 19:19

O mercado brasileiro de medicamentos à base de semaglutida, utilizados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, vive uma rápida transformação.

Pouco mais de três meses após a perda da patente da molécula no país, a Hypera Pharma deu um passo para entrar no segmento ao oficializar, junto à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o protocolo da Semavy, sua nova caneta injetável. O produto ainda aguarda registro sanitário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O avanço ocorre poucos dias após a EMS iniciar a distribuição do Ozivy, primeiro concorrente nacional da semaglutida original comercializada pela Novo Nordisk nas marcas Ozempic e Wegovy.

A chegada de novos fabricantes já provoca impactos no mercado. Nesta semana, a Novo Nordisk anunciou um desconto de até 59% no preço de suas canetas para tentar viabilizar a incorporação do medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ao mesmo tempo, estados como Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal estudam programas próprios para ampliar o acesso ao tratamento.

Para o médico Gustavo Sá, especialista em emagrecimento, o aumento da concorrência pode representar uma mudança importante no acesso aos medicamentos.

"A obesidade nunca foi uma questão estética, sempre foi uma doença crônica grave. Até hoje, o tratamento no SUS era polarizado: ou orientação nutricional básica, ou a fila da cirurgia bariátrica, que demora anos. As canetas preenchem esse 'meio-termo", afirma.

Apesar de reproduzirem a mesma molécula ativa da semaglutida, os produtos nacionais não são classificados como genéricos. Segundo o nutrólogo Sandro Ferraz, isso ocorre porque utilizam uma rota de fabricação diferente da empregada pela Novo Nordisk.

"A semaglutida original da Novo Nordisk é um peptídeo produzido por rota biotecnológica, ou seja, através de fermentação e biologia molecular. Já as indústrias nacionais, como a EMS e a Hypera Pharma, reproduzem a exata mesma molécula ativa, mas por síntese química", explica.

Mesmo assim, a concorrência já pressiona os preços. Enquanto o Ozempic pode custar entre R$ 825 e R$ 1.100 nas farmácias, o Ozivy chegou ao mercado com valores entre R$ 452 e R$ 497, além de programas de adesão que reduzem ainda mais o custo para parte dos pacientes.

Especialistas destacam que o tratamento continua exigindo acompanhamento médico, mudanças no estilo de vida e uso contínuo para evitar o chamado efeito rebote, com recuperação do peso perdido após a interrupção da medicação.

TI Verde conquista 1º lugar em prêmio de inovação da UPE
Publicado em 25/06/2026 às 19:15

O projeto TI Verde do TCE-PE conquistou o 1º lugar na categoria Inovação Social da primeira edição do Prêmio de Inovação da Universidade de Pernambuco (UPE), que teve como tema "Inovação que Transforma: Conectando Ideias ao Futuro”.

O prêmio tem como objetivo reconhecer projetos com contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico e sustentável, fortalecendo a cultura da inovação no ambiente universitário.

Segundo o professor da Universidade e conveniado ao Tribunal, Fagner Melo, o projeto demonstra que a transformação tecnológica pode caminhar junto com a sustentabilidade. “O TI Verde evidencia que é possível reduzir impactos ambientais, promover conscientização e gerar resultados concretos para a administração pública”, afirmou.

O professor explicou que a iniciativa do TCE-PE se destacou pelos resultados alcançados, pelo impacto socioambiental, pelo potencial de expansão e pelo alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além dos integrantes do projeto, Ana Carolina Morais, Ricardo Beltrão e Francisco Oliveira, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), e Fagner Melo e Joás Aquino, da UPE, a iniciativa contou com a colaboração de servidores de diferentes áreas do Tribunal, além de pesquisadores e estudantes da universidade, que contribuíram em ações de capacitação, sensibilização, pesquisas e articulações institucionais.

Foi o quarto prêmio recebido pelo TI Verde. Este ano, o projeto também conquistou o 3º lugar na categoria Sustentabilidade, Meio Ambiente, ESG e Carbono Neutro do Prêmio Brasil de Gestão Pública, promovido pela Expo GovBrasil Conference.

Para a chefe do DTI, Ana Carolina Morais, as premiações refletem os resultados obtidos pela iniciativa e reforçam a integração entre tecnologia e sustentabilidade na administração pública.

O PROJETO - Coordenado pelo DTI em parceria com a UPE, o projeto busca reduzir os impactos ambientais da tecnologia e estimular práticas sustentáveis por meio de ações de conscientização e gestão responsável dos recursos de TI.

Entre os resultados alcançados estão a destinação correta de mais de seis toneladas de lixo eletrônico, a compensação de mais de quatro toneladas de carbono associadas ao uso de serviços em nuvem por meio do plantio de mudas nativas, a adoção de critérios de sustentabilidade nas contratações de TI e o aumento da vida útil dos equipamentos de informática.

Simepe participa da inauguração da nova sede do Programa Estadual de Imunizações
Publicado em 25/06/2026 às 19:14

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) participou, na manhã desta quinta-feira (25) da cerimônia de inauguração do Programa Estadual de Imunizações (PEI). A entidade foi representada pelo diretor Robson Miranda. A nova sede do programa fica localizada no bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife.

A solenidade foi conduzida pela governadora e pela vice-governadora Raquel Lyra e Priscila Krause, respectivamente. Participaram da inauguração, também, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, outras autoridades e servidores estaduais.

A estrutura atua no armazenamento e na distribuição dos imunobiológicos para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). O Programa coordena iniciativas contínuas de prevenção, como a aplicação de vacinas em escolas, ações de busca ativa e o monitoramento dos públicos prioritários.

“A inauguração desta nova estrutura representa um avanço importante para o fortalecimento das políticas públicas de imunização em Pernambuco. O Simepe acompanha iniciativas como esta por compreender que investir em prevenção também é investir em condições mais seguras e resolutivas para o exercício da Medicina e para o cuidado com as pessoas”, destacou o diretor sindical, Robson Miranda.

O sindicato reafirma sua atuação institucional em pautas estratégicas para a saúde pública e para a valorização do trabalho médico em Pernambuco.

Governadora Raquel Lyra entrega creche em Camaragibe, títulos de propriedade em Olinda e lança programa de cisternas para a agricultura familiar
Publicado em 25/06/2026 às 19:13

Nesta sexta-feira (26), a governadora Raquel Lyra entrega, às 16h, o Centro de Educação Infantil José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe, com capacidade para atender 324 crianças. O espaço conta com dez salas de aula, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, cozinha, solário, ambientes administrativos e estrutura totalmente acessível.

Antes, pela manhã, às 10h, a chefe do Executivo estadual realiza, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, o lançamento do programa de cisternas, com investimento de R$ 40 milhões, e a entrega de tratoritos, veículos e outros equipamentos, em investimentos que superam os R$ 30 milhões, fortalecendo a agricultura familiar e o setor agropecuário.

Às 14h, a governadora cumpre agenda em Peixinhos, Olinda, com entregas do Programa Morar Bem Pernambuco, combinando regularização fundiária e melhorias habitacionais. Na ocasião, serão entregues 141 títulos de propriedade e 378 imóveis requalificados.

Chaparral reforça convite para noite de Safadão e Natanzinho no São João de Surubim
Publicado em 25/06/2026 às 18:59

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), utilizou as redes sociais para reforçar o convite à população para mais uma noite de programação no Polo Vaquejada do São João de Surubim 2026, nesta quinta-feira (25). Após o sucesso das primeiras duas noites de festa, a expectativa é de mais um grande público no Parque J. Galdino, que também receberá a visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).

A programação desta noite reúne grandes nomes da música nacional, com shows de Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land. Para Chaparral, o evento tem se destacado não apenas pelas atrações, mas também pela movimentação econômica e pelo fortalecimento da cultura junina na Capital da Vaquejada.

"Hoje é dia de viver mais uma grande noite do São João de Surubim. Quero convidar todos vocês para prestigiarem esse momento especial, com grandes atrações que vão fazer o Polo Vaquejada tremer: Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land", afirmou o prefeito.

Chaparral também destacou o clima de confraternização que tem marcado a festa. "É uma alegria ver nossa cidade recebendo artistas tão importantes e, principalmente, ver o povo reunido, festejando com segurança, alegria e muito forró. Nos encontramos lá! Vamos juntos fazer mais uma noite histórica no maior e melhor São João da região", declarou.

A programação do Polo Vaquejada segue nesta sexta-feira (26), com Henrique & Juliano, Pablo, Calcinha Preta, Grelo e Patrick Costa. Já no sábado (27), encerrando a programação do polo, sobem ao palco Gusttavo Lima, Luan Santana, João Gomes, Ávine Vinny e Kadu Martins.

Em Timbaúba, João Campos participa de entregas e ações do Governo do Brasil
Publicado em 25/06/2026 às 18:58

Pré-candidato a governador acompanhou ordem de serviço, visitou carreta do Agora Tem Especialistas e teve reuniões com lideranças da Mata Norte

TIMBAÚBA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) esteve em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco, nesta quinta-feira (25). A convite do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), ele acompanhou a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma pista de cooper e visitou o ponto de atendimento da carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil. A passagem pela cidade foi acompanhada por diversas lideranças da região.

João destacou a presença da gestão federal no município pernambucano como uma demonstração de cuidado que, segundo ele, faz contraponto à perseguição política da gestão estadual a prefeitos que estão na oposição. “Quando a gente vê aqui a carreta do Agora Tem Especialistas, isso é muito importante, porque temos aqui exames que muitas vezes têm que ser realizados em outra cidade. Mesmo o Governo Federal sendo tão grande, ele pensou em serviços que cheguem perto das pessoas. Prefeito Marinaldo, você é um guerreiro porque tem feito muito por essa terra, mesmo em meio à perseguição política. Quem persegue na política está perseguindo o povo”, declarou.

O pré-candidato a governador disse ainda que daqui a pouco “será tempo de falar de política”, mas destacou que está animado para ver Pernambuco “virar outro estado novamente”. No mesmo sentido, o prefeito Marinaldo Rosendo lembrou a parceria que teve com o ex-governador Eduardo Campos, disse que Timbaúba está crescendo mesmo sem apoio estadual e demonstrou confiança no grupo político que está sendo construído para as eleições deste ano. “Vamos trabalhar com fé, com energia e com dedicação, por amor ao futuro de Pernambuco”, completou.

A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT) e pelos deputados Eriberto Filho (PSB) e Sileno Guedes (PSB). Mais cedo, também em Timbaúba, João Campos ainda participou de um encontro com lideranças da Mata Norte, a exemplo do prefeito de Goiana, Marcilio Régio, da vice, Lícia Maciel (PT), e comitiva local. Também estiveram presentes representantes de municípios como Nazaré da Mata, Ferreiros, Paudalho, Carpina, Lagoa de Itaenga, Camutanga e Buenos Aires.

Lula promete ajuda humanitária à Venezuela após terremotos
Publicado em 25/06/2026 às 19:00

O presidente Lula afirmou que conversou com a presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, e anunciou que o Brasil enviará ajuda humanitária após os terremotos que atingiram o país.

Segundo Lula, o governo organizará o envio de água, alimentos, medicamentos, bombeiros e equipes da Defesa Civil. A declaração foi feita durante evento em Ponta Porã (MS).

Os terremotos deixaram ao menos 188 mortos e mais de 1,5 mil feridos, segundo o governo venezuelano. As equipes de resgate continuam a busca por desaparecidos.

notícias relacionadas