Caso Emilly: ex-marido acusado de matar dentista asfixiada será julgado nesta terça (8)
Publicado em 08/10/2024 às 08:16

O ex-marido da dentista pernambucana Emelly Nayane da Silva Ribeiro, de 24 anos, será julgado às 9h desta terça-feira (8) por homicídio qualificado, feminicídio e violência doméstica. Lívio Quirino de Oliveira é acusado de ter assassinado a ex-esposa por asfixia em fevereiro de 2021 por não aceitar o fim do relacionamento.

Lívio Quirino é julgado por ter cometido homicídio qualificado pois o motivo do assassinato é considerado torpe. De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), estão previstos os depoimentos de três testemunhas de defesa e de cinco de acusação. O magistrado que vai presidir a sessão do júri é o juiz de direito Ricardo de Sá Leitão.

No dia 11 de junho deste ano, Lívio Quirino passou por um júri popular. Na época, o julgamento foi realizado pela 1ª Vara Criminal de Paulista e presidido pelo juiz Thiago Fernandes Cintra.

Relembre o caso

O homicídio de Emelly Nayane ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2021, no apartamento onde ela morava com o filho de 2 anos, em Pau Amarelo, em Paulista. A vítima teve um relacionamento de quatro anos com Lívio Quirino e estava separada dele há um mês quando ocorreu o assasinato.

De acordo com a perícia, o réu teria sufocado a vítima após uma discussão e Emelly foi socorrida para o Hospital de Nossa Senhora do Ó, mas já chegou na unidade sem vida.

Na declaração de óbito de Emelly consta que a causa da morte foi "asfixia direta por esganadura". Na época, a família da dentista afirmou que o ex-marido dela não aceitava a separação do casal.

No dia 27 de fevereiro de 2021, Lívio Quirino se apresentou espontaneamente na 7ª Delegacia de Homicídios, em Paulista, na companhia dos advogados, e foi preso às 19h30. Ele foi levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana.

“A população reconheceu o trabalho e a esperança que vem pela frente”, disse Fernando Duere e relação a vitória de João Campos nas urnas
Publicado em 08/10/2024 às 08:14

O senador Fernando Duere concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier na noite deste domingo, poucos minutos depois do anúncio da vitória do prefeito recifense João Campos. Duere é filiado ao MDB, um dos partidos mais importantes da base política de João.


Segundo o senador, a vitória de João Campos deu-se em dois pilares: o reconhecimento ao trabalho que foi feito em toda a cidade e a esperança que foi levada ao eleitorado da capital no período eleitoral. “João fez uma bela gestão, foi competente, sem esquecer de tratar das pessoas, de cuidar das pessoas”, disse ele.


“A população reconheceu o trabalho e a esperança que vem pela frente. Não tenho dúvidas de que o Recife seguirá nesse caminho de prosperidade e desenvolvimento”, falou o senador Fernando Duere ao Blog do Alberes Xavier.

Prefeitura do Recife entrega Praça "Criançada na Rua" e vias requalificadas no Jordão
Publicado em 08/10/2024 às 08:06

Intervenções incluem a criação da Praça "Criançada na Rua", além da implantação de pavimentação, drenagem, arborização e sinalização viária. Cerca de 1.200 estudantes terão caminhos mais seguros e lúdicos para chegar às três unidades de ensino localizadas nas vias. Prefeito João Campos entregou equipamentos nesta segunda-feira (7)


Um espaço urbano pensado para atender às necessidades de crianças e seus cuidadores. Essa foi a premissa do projeto viário desenvolvido pela Prefeitura do Recife nas ruas Silva Jardim e 22 de Agosto, no bairro do Jordão, Zona Sul da capital, e entregue à população nesta segunda-feira (7) pelo prefeito João Campos. As intervenções incluem a criação da Praça "Criançada na Rua", além da implantação de pavimentação, drenagem, arborização e sinalização viária, visando aumentar a segurança e tornar o trajeto escolar mais agradável e lúdico. 


"Primeiro viemos aqui ver como fica quando chovia e as crianças tinham que passar. Entramos na escola, conversamos com a equipe e fomos fazer a vistoria", compartilhou o prefeito João Campos. "A ideia era fazer só uma rua, mas vimos que do lado também tava precisando. Depois, percebemos que sobrava espaço para uma praça e uma escadaria", contou o gestor sobre a ideia do projeto, que se tornou possível graças à rede da Fundação Bloomberg, na qual Recife é parceira. "Precisávamos escolher uma rua para reforma viária. Decidimos trazer essa tecnologia para cá, o Jordão", acrescentou. 


O projeto considerou as vulnerabilidades e necessidades da comunidade, com foco especial nas crianças, visando tornar as ruas mais seguras, confortáveis e agradáveis para todos. A execução envolveu a participação de diversos órgãos, como a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), além das secretarias de Meio Ambiente e de Primeira Infância. A iniciativa contou ainda com o apoio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), através do Programa Streets for Kids (Ruas para Crianças).


Para Taciana Ferreira, presidente da CTTU, a formação de colaborações foi fundamental ao trazer o projeto à realidade. "É um trabalho que foi feito em parceria, não só as internas com a Prefeitura, mas também a GDCI, que é um órgão que dá todos os parâmetros para que a gente possa fazer isso", disse. "Aqui é um local onde tem escola, residências, e essa mudança foi pensada nas crianças e seus cuidadores, para que a criança possa se sentir cada vez mais segura", afirmou, ainda, sobre a importância do projeto. 


Até o início de 2024, as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto não contavam com pavimentação, sistema de drenagem e espaços adequados para brincadeiras e caminhadas. Com três escolas localizadas na região, a CTTU estimou que, nos horários de pico, cerca de 1.200 pedestres, principalmente crianças, circulam pelas vias. Segundo levantamentos da autarquia, 90% das crianças vão a pé para as escolas, e 78% dos cuidadores não se sentiam seguros em permitir que elas brincassem nas proximidades, expressando o desejo por uma redução na velocidade dos veículos nas ruas ao redor.


Com base nesses dados e visando aumentar a segurança viária na área, a gestão municipal implementou medidas para controlar a velocidade dos veículos, como a instalação de chicanes, um design urbano que faz os carros trafegarem em zigue-zague, forçando a desaceleração. Como a maioria dos pedestres são crianças e seus cuidadores, a velocidade máxima permitida nas vias foi fixada em 20 km/h. Já no trecho da Avenida Maria Irene, entre as ruas 22 de Agosto e Silva Jardim, a velocidade máxima foi regulamentada em 30 km/h.


"Esse projeto é diferenciado em relação à infraestrutura social. Ele é completo, viemos iniciando com o básico, que é a implantação da pavimentação, da rede de drenagem e a melhoria da qualidade de vida", contou Marília Dantas, secretária de Infraestrutura do Recife. "Só que além disso a gente insere a participação das pessoas para poder fazer um projeto que as crianças usem. Não é simplesmente de mobilidade urbana, a gente pensa também no convívio, no lazer", disse a gestora, sobre o papel da criançada na execução das obras.


Além disso, as faixas de rolamento foram construídas mais estreitas para ampliar as calçadas, que agora abrigam espaços para brincadeiras e mobiliário urbano. Foram instaladas duas faixas de pedestres elevadas e um platô, estrutura que nivela a calçada com a pista, proporcionando mais acessibilidade nas travessias. Entre os elementos lúdicos, destacam-se pinturas coloridas no chão que indicam o caminho para as escolas, além de jogos como amarelinha, alfabeto, pule e pontue, tornando o trajeto mais divertido para as crianças.


Bancos e árvores também foram instalados para garantir sombreamento e maior conforto térmico nas áreas de espera das entradas e saídas das escolas. Com a requalificação das duas vias, a circulação entre as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto passará a funcionar como um binário, ou seja, cada uma terá uma faixa de rolamento com fluxos de veículos em sentidos opostos. Assim, quem vem da Avenida Maria Irene poderá acessar a Rua Silva Jardim e retornar à mesma avenida pela Rua 22 de Agosto.


A diferença já pode ser vista no rosto dos pais, cuidadores e responsáveis, e também no barulho animado das crianças ao correrem em volta da praça, em meio à brincadeiras de escorrego e pequenas partidas de futebol. "Foi uma coisa muito boa porque essa rua era muito esburacada. Nos dias de chuva não conseguíamos nem trazer os alunos para a escola", afirmou Lourdes Francisca da Silva, 37 anos, mãe de Sofia e Lorena, de 10 e 9 anos, respectivamente, ambas alunas da Escola Pastor José Munguba Sobrinho. Sobre o espaço de lazer, ela ainda brincou: "todos os dias quando larga, eu costumo dizer que a gente tem um contrato na praça porque assim que saem da escola, eles já ficam aqui e curtem bastante."


INFRAESTRUTURA URBANA - Todos os serviços de pavimentação e drenagem foram executados por meio do Programa Rua Tinindo, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). As vias receberam um investimento total superior a R$ 2 milhões, com o objetivo de aprimorar o sistema de escoamento das águas pluviais e as condições de mobilidade das pessoas. Além disso, foram realizadas obras de escadaria que dão acesso ao Alto da Jaqueira e a implantação da Praça “Criançada na Rua”.


Na Rua 22 de Agosto, o trecho contemplado tem aproximadamente 430 metros de extensão. A pavimentação foi feita com 1.857,09 m² de asfalto e 44 m² de calçada em piso intertravado. No sistema de drenagem, foram instalados 21 poços de visita e 14 caixas com grelhas, além de 136 metros de canaleta em concreto.


A Praça “Criançada na Rua”, da iniciativa premiada Streets for Kids, tem como objetivo transformar o espaço público de lazer em um local mais seguro e amigável para crianças e seus cuidadores. Para isso, foram instalados 41,86 metros de tubo PVC de 150 mm para direcionamento de águas pluviais e uma caixa com grelha. No passeio, foram feitos 600 m² de piso intertravado de cor natural, de um total de 1.231,25 m². Também foram construídas uma escada e uma rampa de acesso ao playground.


PARTICIPAÇÃO SOCIAL - O Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), junto com a Secretaria Executiva de Primeira Infância, a CTTU e o GDCI, conduziu um processo de escuta comunitária para o desenvolvimento do projeto e a ativação dos espaços públicos. Por meio do programa Colorindo o Recife e em parceria com a Escola Municipal Pastor José Munguba Sobrinho, foi realizada uma oficina educativa-cultural com o objetivo de incentivar a criação e a expressão de ideias para a intervenção física nas ruas, utilizando ferramentas de design participativo. O workshop resultou na pintura de paineis artísticos na área, com temas relacionados a crianças, educação e cidade. Além disso, o gabinete também participou da instalação de bancos em frente à escola, bem como da implementação de brinquedos e arborização ao longo das ruas.


PROGRAMA RUAS PARA AS CRIANÇAS (Streets for Kids) - O Recife foi a única cidade do Brasil contemplada com o apoio financeiro e técnico da GDCI para o Programa Street For Kids, que tem o objetivo de melhorar a segurança, a acessibilidade e o bem-estar de crianças e seus cuidadores nas ruas. Ao todo, foram investidos 20 mil dólares (cerca de 110 mil reais) em equipamentos como mobiliário urbano e sinalização viária, garantindo uma experiência mais segura e completa no uso do espaço público para a comunidade.


Além do apoio financeiro, a Prefeitura do Recife contou com suporte técnico durante a construção e implantação do projeto, o que aprimorou a aplicação de soluções inovadoras de segurança viária e incentivou a participação da comunidade, através de 22 sessões de engajamento. Neste ano, a cidade foi novamente selecionada para receber assistência profissional do programa, com o objetivo de expandir os projetos de rua voltados para a infância em outras regiões da cidade.

Governadora Raquel Lyra anuncia que irá reunir os prefeitos eleitos para fortalecer parcerias
Publicado em 07/10/2024 às 08:19

Durante atendimento à imprensa neste domingo (6), a governadora Raquel Lyra anunciou que, ainda em novembro deste ano, irá convocar todos os prefeitos eleitos para falar sobre as parcerias que o Governo do Estado tem com os municípios nas mais diversas áreas, além de auxiliá-los no processo de transição. A chefe do Executivo Estadual também reiterou que Pernambuco obteve uma redução de 53% nos números de ocorrências policiais, quando comparadas às eleições municipais de 2020.


“Já tive a oportunidade de falar com diversos prefeitos para parabenizá-los. Ainda em novembro, iremos reunir todos eles para prepará-los para que possam ter o melhor desempenho possível durante o mandato a partir das construções que a gente já tem feito em Pernambuco, nas áreas de saúde, segurança e da infraestrutura, por exemplo. Continuaremos seguindo com as parcerias de maneira muito firme, acelerando a implementação de projetos em todo o Estado. O que precisamos fazer é trabalhar pelo povo de Pernambuco”, enfatizou Raquel Lyra.


As Forças de Segurança de Pernambuco asseguraram uma eleição segura em todo o Estado. Entre a meia-noite e às 16h deste domingo (06), foram contabilizados 69 ocorrências e 118 pessoas encaminhadas para as delegacias. Na última eleição foram registrados 148 delitos no dia da eleição. 


Para a chefe do Executivo Estadual, os números são resultados do reforço policial feito pelo Governo de Pernambuco. “Implementamos um efetivo maior, investimos R$ 6,7 milhões, foram mais de 30 mil lançamentos para poder garantir a semana da eleição e isso deu resultado. Fomos muito eficientes no trabalho. Houve prisões que ocorreram durante o processo eleitoral, durante as votações e na véspera, mas a redução de 50% das ocorrências foram fundamentais para permitir uma eleição tranquila em Pernambuco”, concluiu a governadora.

“Pernambuco sempre foi um estado que lutou pela democracia”, enfatiza a governadora Raquel Lyra após votar no Colégio Diocesano, em Caruaru
Publicado em 07/10/2024 às 08:18

A governadora Raquel Lyra votou no primeiro turno das eleições municipais, na manhã deste domingo (6), no Colégio Diocesano de Caruaru, no Agreste Central. Acompanhada do ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto e de familiares, a chefe do Executivo Estadual falou sobre a importância do processo democrático e a contribuição do Governo de Pernambuco para garantir uma eleição de paz. O Estado realizou investimentos de R$ 6,7 milhões para reforçar o efetivo de segurança pública em todos os municípios, aumentando o efetivo em 19,15% a mais do que no primeiro turno das eleições estaduais de 2020. 


“Pernambuco sempre foi um estado que lutou muito pela democracia. Temos a confiança de que hoje será um dia de festa. Ativamos mais de 37 mil postos de trabalho extras nesse primeiro turno. Estamos trabalhando para que todos possam ir às urnas em paz escolher os seus candidatos de acordo com as propostas que entendem ser as melhores para as suas cidades”, enfatizou a governadora Raquel Lyra. Em seguida, a gestora acompanhou a votação do ex-governador João Lyra Neto na Escola Municipal Álvaro Lins, também em Caruaru. 


Do total de postos de trabalho extra, 32.476 são de policiais militares, 3.193 de policiais civis, 1.064 de bombeiros militares; 108 de policiais científicos; 60 de agentes da Defesa Civil, 328 da Corregedoria e 262 da sede da SDS. Todo o monitoramento das ações está sendo feito a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) instalados nos municípios do Recife, Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão, de onde é feita a coordenação de todo o policiamento. Nos CICCs, haverá o espelhamento de câmeras municipais, além da transmissão das imagens captadas por drones.


Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) montou um esquema especial para o primeiro turno das eleições municipais, reforçando a frota em circulação. Estão circulando 386 veículos a mais que nos dias comuns de domingo. Além disso, a população pôde contar com a gratuidade no transporte público de ônibus no Grande Recife nas linhas convencionais, das 7h30 às 17h30. 


BALANÇO - A Secretaria de Defesa Social promove, neste domingo, às 17h30, coletiva de imprensa para apresentar o balanço parcial da Operação Eleições 2024, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) do Recife.

No Agreste, Governo de Pernambuco garante mais 650 regularizações fundiárias em Brejo da Madre de Deus
Publicado em 05/10/2024 às 08:20

Os moradores da comunidade Boa Esperança, no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste Central, assinaram junto com a governadora Raquel Lyra, nesta sexta-feira (4), os primeiros contratos para a regularização fundiária de 650 casas. Do total de famílias beneficiadas, 130 também serão contempladas com melhorias habitacionais. Para dar início ao processo de regularização, foram investidos R$ 643,5 mil. 


“Desde janeiro de 2023, já entregamos mais de 7 mil títulos de propriedade. Enquanto nos últimos quatro anos foram entregues 1,5 mil. A nossa meta é chegar até 2026 com 50 mil títulos de propriedade, urbana e rural, entregues em Pernambuco. Desta forma, garantimos o direito à propriedade, à herança, para que as pessoas que têm a sua casa tenham a certeza de que vão poder deixar para os seus filhos e também tenham o direito à venda e ao financiamento, garantindo mais cidadania às pessoas”, destacou a governadora Raquel Lyra.


A iniciativa faz parte do programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (Regmel), do governo federal, que tem como agente financeiro, a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh). 


De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, o Governo de Pernambuco conseguiu captar, através do Regmel, cerca de R$ 71 milhões, que vão viabilizar a entrega de 17 mil títulos de regularização em todas as regiões. “Só seis estados do país conseguiram fazer esse trabalho. Além disso, o Governo do Estado também tem feito suas ações de regularização através da estatal Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart)”, enfatizou a titular da pasta.


A moradora Maria Rosicleide, de 42 anos, foi uma das beneficiadas com a regularização fundiária do seu lar. “Eu moro em Boa Esperança há mais de 20 anos e tinha o desejo de ter a nossa propriedade com mais segurança, porque a gente construiu com tanto suor. Esse é um presente de Deus, estou muito feliz”, comemorou.


A etapa de melhoria habitacional atende 20% das famílias beneficiadas pela regularização fundiária, com um limite de R$ 22 mil por residência para reformas específicas, como construção de banheiro, novo cômodo, instalações elétricas e hidráulicas, entre outros. O valor total investido será de R$ 1,9 milhão. 


“A preferência da governadora é que a empresa contratada utilize a mão de obra local. Isso aconteceu em Caruaru, com as entregas do Minha Casa, Minha Vida e agora acontece aqui”, ressaltou o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Romero Cavalcanti. 


Desde o início de 2023, a Cehab faz o levantamento cadastral em 31 municípios selecionados para o Regmel. Já estão em processo de regularização os imóveis de 700 famílias em Caruaru, outras 700 em Santa Cruz do Capibaribe e mais 700 em Santa Maria da Boa Vista. Bezerros terá 673 imóveis regularizados, Floresta e Itacuruba, 700, cada, e Cabo de Santo Agostinho com 300 escrituras.


Acompanharam a solenidade o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga; os diretores-presidente da Cehab, Paulo Lira, e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; e a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher de Brejo da Madre de Deus, Sônia Catel.


Miguel Coelho diz que haverá intervenção no diretório estadual do União Brasil
Publicado em 05/10/2024 às 08:15

Ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho tem dedicado suas últimas semanas a articulações e participações em eventos de campanha de aliados em todo o estado. Na manhã desta quinta-feira ele concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, e falou sobre esse e outros assuntos.


“Com muita alegria tenho participado de eventos de aliados em todo o estado, reconhecendo quem esteve comigo em 2022, pessoas que a gente apoia, pessoas em quem a gente acredita”, disse ele, que afirmou ainda que acredita que o seu partido, o União Brasil, fará um bom número de prefeitos e vereadores, em importantes cidades do estado.


E por falar no União Brasil, que em Pernambuco é presidido por Marcos Amaral, Miguel não escondeu sua insatisfação e inquietação com a forma como o mesmo comanda a legenda. “Todos sabem das divergências que tivemos no âmbito do partido, mas tenho certeza que aprendemos com os erros. Nossa expectativa é de que no final deste ano haja uma intervenção na direção estadual, até para que o partido possa crescer e se estruturar para o futuro”, disse ele.


Perguntado sobre a possibilidade de deixar o partido, caso não haja a anunciada intervenção no comando estadual do União Brasil, Miguel disse que tem certeza que haverá a ação. Ele cravou que logo após o período eleitoral o partido passará sim, por uma contundente mudança em seu comando em Pernambuco.

João Campos promete ampliar rede de cuidado com a saúde mental no Recife
Publicado em 05/10/2024 às 08:14

Prefeito e candidato à reeleição propôs construir mais uma unidade do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM)


O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), apresentou, nesta sexta-feira (4), mais uma proposta para a área de saúde. O gestor se comprometeu a implantar, em um segundo mandato, uma unidade do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM), ampliando a rede de cuidado voltada a essa área na capital pernambucana. O compromisso foi anunciado durante uma caminhada no Centro, região que já dispõe de um equipamento similar entregue pela atual gestão em julho deste ano. 


O SIM conta com atendimento especializado, multiprofissional e interdisciplinar em uma perspectiva regular, não exclusiva da atenção à crise ou a casos agudos, por meio de especialidades como Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional, atividades em grupo e oficinas terapêuticas, com o suporte de uma equipe que inclui profissionais de Educação Física. O SIM também funciona como retaguarda de outros serviços, tanto para casos leves e moderados como para casos de sofrimento mental agudo e crônico. 


“Nós fizemos uma expansão, com novas contratações na área de saúde mental, entre elas, a construção do SIM, que é o Serviço Integrado de Saúde Mental. Nós vamos fazer pelo menos mais uma grande unidade, integrando os serviços de saúde mental, com psiquiatra, psicólogo, terapias, serviço de assistência social e profissionais de educação física trabalhando em um mesmo espaço para fechar o diagnóstico e garantir o acompanhamento dos pacientes que buscarem esse serviço”, declarou João Campos.


Na unidade do SIM em funcionamento no Centro, a capacidade é de 220 atendimentos mensais, por meio do trabalho de uma equipe de mais de 30 profissionais. O acesso ao serviço ocorre por meio do Sistema de Regulação das unidades da Atenção Básica, dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) e das policlínicas vinculadas à rede municipal de saúde.


Tem início a eleição para escolha do novo corpo administrativo no Moda Center, biênio 2024-2026
Publicado em 04/10/2024 às 09:55

Nesta sexta-feira (04), teve início a Assembleia Geral Ordinária que marca a eleição para a escolha do novo corpo administrativo do Moda Center, biênio 2024-2026, seguindo o que foi posto em edital de convocação divulgado em 1º de setembro.

O processo eleitoral teve início às 08h30, em segunda chamada, no centro de eventos do Moda Center e acontece até às 17h30. O gerente financeiro do centro de compras, José Mariano, foi quem deu início ao processo, onde a apuração dos votos terá início às 18h.

Embora a eleição ocorra em chapa única, “União dos Confeccionistas”, tendo como líder o atual síndico Tales Nery, é importante que os condôminos e locatários devidamente habilitados com procuração autenticada em cartório possam dar o seu voto, contribuindo assim na transparência do processo.

No centro de eventos, toda uma estrutura foi montada para que as pessoas aptas possam realizar seu voto de maneira rápida. A comissão eleitoral, presidida pelo advogado Rafael Marinho de Oliveira Valença (OAB-PE 37.743), também acompanha o processo.

Com investimento de mais de R$ 1,9 milhão, governadora Raquel Lyra entrega novo tomógrafo ao Hospital Dom Helder Câmara
Publicado em 04/10/2024 às 08:15

Equipamento vai realizar uma média de 750 tomografias por mês, agilizando diagnósticos e procedimentos cirúrgicos


Principal serviço de emergência do Litoral Sul do Estado, o Hospital Dom Helder Câmara, localizado no município de Cabo de Santo Agostinho, recebeu um novo tomógrafo. O equipamento foi entregue, nesta quinta-feira (3), pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause. Ao todo, foram investidos mais de R$ 1,9 milhão no serviço, que irá funcionar 24h por dia, com capacidade de ofertar uma média de 750 exames por mês.


Ao chegar na unidade, a gestora conversou com profissionais e descerrou a placa inaugural. “Entregamos um tomógrafo novo para o Hospital Dom Hélder Câmara. Anteriormente, os pacientes precisavam se deslocar para ter acesso a um exame que é tão essencial. Agora, aqueles que precisarem farão seus exames no próprio hospital, agilizando o atendimento e garantindo a melhora da assistência à saúde. Em breve, iremos entregar novos equipamentos de imagem para outros hospitais de Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.


O aporte de R$ 1,9 milhão inclui aquisição do equipamento, mobiliário e reformas na estrutura física do setor. Cerca de 50 profissionais atuam nessa parte do hospital, incluindo médicos radiologistas, técnicos de radiologia, enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros, além da equipe de apoio administrativo.


“Esse é mais um investimento que vai beneficiar diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde em Pernambuco. O tomógrafo permitirá que o Hospital Dom Helder aumente a assertividade e eficiência do diagnóstico, possa acelerar a realização de procedimentos cirúrgicos e, consequentemente, a alta hospitalar”, explicou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. 


A diretora-geral do HDH, Roberta Monteiro, comemorou a conquista. “Essa é uma grande conquista para o Hospital Dom Helder e para os usuários aqui assistidos. Este novo equipamento de ponta nos permitirá ampliar o cuidado centrado do paciente. Nosso antigo tomógrafo tinha apenas dois canais, enquanto esse conta com 64, o que nos garante não só resultados mais rápidos e com melhores imagens, mas nos permite realizar uma gama de exames muito mais complexos e de forma mais segura”, explicou.


Gerido pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes - FGH e beneficiando aproximadamente 1,2 milhão de pessoas de 10 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Mata Sul, o HDH realiza consultas, internações, procedimentos de diagnóstico (laboratório e radiologia) e atendimentos de urgência e emergência nas especialidades de Clínica Médica e Vascular, Cardiologia Clínica e Cirúrgica e Traumato ortopedia para pacientes adultos.