34º Festival de Inverno de Garanhuns abre inscrições para Oficinas de Formação
Publicado em 25/06/2026 às 14:49

Inscrições poderão ser realizadas de 25 a 30 de junho: as oficinas são gratuitas e contemplam diferentes linguagens artísticas

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Formação do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As formações são gratuitas e contemplam diversas linguagens artísticas, como artes visuais, fotografia, audiovisual e produção cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, por meio do site https://conecta.bio/figgaranhunsoficial. No momento da inscrição, os interessados devem escolher a oficina desejada e verificar os critérios de participação, como faixa etária e público-alvo, que variam de acordo com cada atividade.

As oficinas serão realizadas na Casa dos Saberes, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), de 06 a 09 de julho, com atividades distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde.

Confira a lista completa:

Oficina Teórica de Introdução à História do Cinema Pernambucano
Petrônio Vilela
Público-alvo: a partir dos 25 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Graffiti e Nossas Influências Pernambucanas
Nathê Ferreira
Público-alvo: adolescentes (12 a 18 anos)
Horário: Tarde (13h às 17h)

Introdução à Literatura de Cordel – Tradição, Criação e Oralidade
Junior Fernandes
Público-alvo: geral
Horário: manhã (8h às 12h)

Introdução à Produção de Eventos Culturais
Suenne Sotero
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

O Animador de Festas: Oficina de Iniciação
Marcelo Bonfim dos Santos
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Captação de Recursos na Prática
Karlos Takamaru
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Tarde (13h às 17h)

Oficina de Animação Experimental: Manguebeat e os 60 Anos de Chico Science
Clara de Assis Silva Gurgel e Laís Cordeiro Domingues
Público-alvo: geral
Horário: Tarde (13h às 17h)

Capacita Cultura: Entre o Fazer e o Planejar Nasce o Profissional da Cultura
Cristhine Isaac
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Manhã (8h às 12h)

Juntos pela Segurança: Governadora Raquel Lyra reforça efetivo do CBMPE com formação de novos oficiais
Publicado em 25/06/2026 às 14:43

Seguindo firme na construção de um novo tempo na história da segurança pública pernambucana, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.

“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. "Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral", afirmou.

Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.

“Já no estágio eles passam a vivenciar todas as atividades que um oficial executa. Eles são formados não apenas para o serviço, mas também para serem os futuros comandantes da corporação. Então, eles precisam ter o gerenciamento, a gestão, a governança de uma instituição do tamanho do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMPE, Eduardo Araripe.

Presente na ocasião, o deputado Joel da Harpa parabenizou o Poder Executivo Estadual pelo comprometimento em fortalecer as forças de segurança. "O Governo do Estado está mostrando para o povo de Pernambuco que se pode mudar a história da corporação com a compra de viaturas e equipamentos, além de acabar as defasagens salariais”, apontou.

Enfermeiro desde 2012 e ex-soldado da PMPE, Álvaro Simões, de 34 anos, encontrou no Corpo de Bombeiros a forma de unir suas duas vocações: a da saúde e a militar. Natural de São João, no Agreste Meridional, ele foi o primeiro colocado do curso de formação de oficiais. "Muda um pouquinho a atribuição, mas a missão é sempre a mesma: servir à sociedade pernambucana", disse.

Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Câmara de Gravatá realizará audiência pública para debater regulamentação do transporte por aplicativo
Publicado em 25/06/2026 às 14:30

Encontro promovido pelo Legislativo acontecerá no dia 6 de julho e contará com a participação de motoristas, entregadores e demais profissionais do setor.

A Câmara Municipal de Gravatá realizará, no próximo dia 6 de julho, às 19h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 008/2026, que trata da regulamentação do serviço de transporte por aplicativo no município.

A iniciativa, conduzida pelo presidente da Câmara, Léo do Ar (PP), tem como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade e garantir que os profissionais diretamente envolvidos na atividade possam contribuir com o debate antes do avanço da matéria nas comissões permanentes e de sua apreciação pelo Plenário.

Em pronunciamento oficial, o presidente destacou a importância da participação dos motoristas e entregadores por aplicativo, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com uma atuação pautada na transparência, na escuta da população e na construção de políticas públicas por meio do diálogo.

A audiência pública será aberta à participação de motoristas de carros e motocicletas por aplicativo, entregadores e demais profissionais vinculados ao segmento, que terão a oportunidade de conhecer o conteúdo da proposta e apresentar sugestões, dúvidas e contribuições sobre o projeto.

A expectativa é de uma ampla participação da categoria, fortalecendo o debate democrático em torno da regulamentação do serviço de transporte por aplicativo em Gravatá.

A Câmara Municipal convida todos os profissionais do setor e a população interessada a participarem da audiência pública, contribuindo para a construção de uma legislação que atenda aos interesses da coletividade e às necessidades da realidade local.

Em encontros com ministros, Guilherme Coelho articula retomada dos voos cargueiros em Petrolina
Publicado em 25/06/2026 às 14:30

O presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Guilherme Coelho, esteve, nesta quarta-feira (24) em Brasília -DF, em encontros com o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, e com o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula. A pauta das duas reuniões foi: a retomada dos voos cargueiros no Aeroporto Senador Nilo Coelho.

Durante as reuniões, Guilherme Coelho destacou a importância da reativação dessa operação logística para atender às demandas crescentes do mercado internacional e ampliar a competitividade das frutas produzidas na região. “O Vale do São Francisco já contou com voos cargueiros que transportavam frutas frescas para a União Europeia desembarcando em Luxemburgo e, atualmente, há oportunidades comerciais em diversos países, a exemplo da exportação de uva para a China, que exigem soluções logísticas mais eficientes”, destacou

Ainda de acordo com o presidente, o Aeroporto Senador Nilo Coelho possui pista de 3.500 metros de extensão, parque frio estruturado e localização estratégica no principal polo exportador de frutas do país. “A retomada dos voos cargueiros poderá reduzir custos, diminuir o tempo de transporte e aumentar a competitividade das nossas frutas, beneficiando produtores, exportadores e toda a cadeia produtiva da região”, disse.

Programa estadual de castração gratuita de cães e gatos retorna ao Recife e a Olinda com mais de 200 atendimentos por dia
Publicado em 25/06/2026 às 14:29

A iniciativa, do Governo de Pernambuco, também oferece microchipagem, medicação pós-operatória e ações de educação ambiental aos responsáveis

Após percorrer diversos municípios pernambucanos, o programa estadual de castração gratuita de cães e gatos retorna à Região Metropolitana com novos atendimentos no Recife e em Olinda. A ação, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, disponibilizará mais de 200 atendimentos por dia, mediante agendamento prévio.

No Recife, o local será no Quartel do Derby, na Rua Santo Amaro, de 26 de junho a 03 de julho. Em Olinda, o local será na Vila Olímpica, na Avenida Brasil, n°476, em Rio Doce. No mês de junho, serão de 26 a 28 e 30. Em julho, de 1 a 3, de 7 a 10 e de 13 a 14.

Além da cirurgia de castração, os animais recebem microchip de identificação, medicação pós-operatória e ações de educação ambiental voltadas aos responsáveis.

“O Governo de Pernambuco ultrapassou a marca de 20 mil atendimentos realizados pelo programa, um resultado que demonstra a importância dessa política pública para a população e o compromisso com a proteção e o bem-estar animal. Com o retorno ao Recife e a Olinda, ampliamos o acesso ao serviço que promove bem-estar animal, guarda responsável e saúde pública”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Nathalie Ribeiro.

Os interessados devem realizar o cadastro por meio do perfil oficial da Secretaria de Meio Ambiente no Instagram (@meioambientepe), onde também estão disponíveis as informações sobre critérios de participação, documentação necessária e o cronograma completo dos atendimentos.

Saúde de Pesqueira realiza ação de vigilância e controle da leishmaniose na Aldeia São José
Publicado em 25/06/2026 às 14:26

A Prefeitura de Pesqueira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana uma ação de vigilância e controle da leishmaniose na Aldeia São José, reforçando o trabalho de prevenção e cuidado com a saúde da população indígena e dos animais do território.

A mobilização contou com a atuação da equipe da Secretaria de Saúde, dos Agentes de Combate às Endemias e das lideranças indígenas, em uma força-tarefa voltada ao monitoramento da doença e ao fortalecimento das ações de vigilância em saúde dentro da comunidade.

Durante a ação, foram realizados testes rápidos em nove animais que apresentavam sintomas compatíveis com a leishmaniose, permitindo o acompanhamento dos casos e a adoção de medidas preventivas no território. A iniciativa integra o trabalho contínuo do município no enfrentamento às endemias, com atenção especial às áreas que demandam monitoramento permanente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ações como essa são fundamentais para ampliar a prevenção, garantir diagnóstico precoce e fortalecer a proteção da saúde coletiva, unindo cuidado com os animais, responsabilidade sanitária e respeito às comunidades indígenas.

A gestão municipal segue intensificando as ações de vigilância em saúde em Pesqueira, com foco na prevenção, no acompanhamento dos territórios e na promoção de uma assistência cada vez mais próxima da população.

57ª Festa das Marocas terá Polo Cultural com quadrilhas, xaxado e cultura popular em Belo Jardim; confira a programação
Publicado em 25/06/2026 às 14:18

A Prefeitura de Belo Jardim divulgou a programação do Polo Cultural da 57ª Festa das Marocas para os dias 3, 4, 5 e 6 de julho. A grade inclui apresentações de quadrilhas juninas, grupos de xaxado, bandas de pífano e shows musicais. O espaço será montado no Complexo Cultural da Estação Ferroviária, ao lado da Praça da Estação.

“Por mais um ano, a festa ocupará a Estação Ferroviária, um dos espaços mais importantes da história e da cultura de Belo Jardim. Queremos que as pessoas venham viver esses quatro dias de tradição em um ambiente acolhedor, plural e pensado para todos os gostos”, afirmou o secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Filipe Vieira.

A edição deste ano conta com o apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, Empetur, Governo Federal, Instituto Conceição Moura, Sesc, Brisanet, Frango Favorito, Pitú e Banco do Nordeste.

Confira a programação do Polo Cultural:

03/07 - Sexta-feira:
16h - Banda Contemporânea de Pífanos do Mestre Jurandex;
16h45 - Apresentação Cultural Rosa de Saron;
17h15 - Soul Dance (Salgueiro);
18h - Interior Coletivo;
18h40 - Atração musical;
19h30 - Encerramento.

04/07 - Sábado:
14h - Festival de Quadrilhas Juninas (parceria com o Sesc);
19h - Grupo de Xaxado Cabras de Lampião (de Serra Talhada);
20h - Encerramento.

05/07 - Domingo:
15h30 - Centro Cultural Vaca Profana;
16h40 - Grupo Cultural Boi da Gente;
17h50 - Show de Rakline Queiroz;
19h - Encerramento.

06/07 - Segunda-feira:
15h40 - Dema Santos e Orquestra 11 de Setembro;
16h30 - Grupo Pra Valer;
17h40 - Cantor Edson Silva e convidados;
19h – Encerramento.

Igarassu promove abertura do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas
Publicado em 25/06/2026 às 14:16

A prefeitura de Igarassu continua, nesta quinta-feira (25), com a agenda do São João na cidade, contando com o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas reunindo grupos mirins e adultos. Os espetáculos acontecem no Ginásio Jota Raposo.

A partir das 16h, o público pode acompanhar as performances das quadrilhas mirins Quentão, Encantos, Matutinho, Maracabarro, Raio de Sol Mirim, Matulão, Coração Mirim, Brincantes Show, Couro Quente, Fusão e Explosão.

Na sexta-feira (27), a partir das 20h, será a vez das quadrilhas adultas nos palcos. A programação conta com os grupos Raízes do Pinho, Raio de Sol, Dona Matuta, Carcará, Tradição e Coração Matuto.

Encerrando a competição, no domingo (28), a partir das 15h55, se apresentam as quadrilhas Zabumba, Sinhá Matuta, Lumiar, Traque, Origem Nordestina, União Junina, Rojão, Sassaricando e Mistura de Cor.

A premiação será de R$ 12 mil para o primeiro lugar da categoria adulta e R$ 8 mil para a juvenil. Os segundos colocados receberão R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Já os terceiros lugares serão contemplados com R$ 5 mil na categoria adulta e R$ 4 mil na juvenil.

Os festejos seguem neste sábado (27), com diversas atrações juninas no Igaradrilha. 

Gestão de excelência: Toritama conquista o 1º lugar do Nordeste em prêmio do Tesouro Nacional
Publicado em 25/06/2026 às 14:14

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), cumpriu uma importante agenda administrativa em Brasília nesta semana para receber uma das principais honrarias de gestão pública do país. O município conquistou o primeiro lugar do Nordeste no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A comitiva na capital federal, que conta com a presença da primeira-dama Fernanda Florêncio, da secretária da Fazenda, Rita de Cássia, e de servidores da pasta, celebra o reconhecimento dado às cidades que apresentam os maiores níveis de precisão, consistência e confiabilidade nos dados fiscais enviados ao Governo Federal.

“Esse primeiro lugar coloca Toritama no topo do Nordeste e é o fruto de muito trabalho, dedicação e transparência de toda a nossa equipe. Ter uma contabilidade pública organizada e confiável perante o Governo Federal abre portas e prova que cuidamos do dinheiro público com o máximo de responsabilidade e respeito ao cidadão”, afirmou o prefeito Sérgio.

Na prática, a premiação da STN funciona como um selo de excelência e avalia de forma rigorosa se o ente público envia corretamente as suas prestações de contas por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Para definir o ranking nacional, o órgão realiza uma série de cruzamentos de dados e verificações técnicas de documentos cruciais, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anuais (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). O resultado consolida Toritama como referência em contabilidade organizada, transparência e controle interno.

João Campos e Lula assistem juntos ao jogo do Brasil no Alvorada e reforçam alinhamento político
Publicado em 25/06/2026 às 13:07

A foto publicada nesta quarta-feira (24) pelo pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, movimentou os bastidores da política pernambucana. O registro foi feito no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde ambos acompanharam juntos a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia pela Copa do Mundo.

A imagem foi interpretada como um sinal de fortalecimento da relação entre Lula e João Campos e, sobretudo, como mais uma demonstração de que o presidente deverá ter apenas um palanque em Pernambuco nas eleições de 2026.

Também estiveram presentes durante a partida a primeira-dama Rosângela da Silva; o vice-presidente da República Geraldo Alckmin; o ministro da Fazenda Fernando Haddad; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva; a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet; e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte Márcio França.

Ao aparecer ao lado de João Campos em um ambiente reservado e cercado por importantes nomes do governo federal, o presidente reforça o seu “preferido” para o na disputa pelo Governo de Pernambuco.