Governo do Estado garante 420 casas populares em 19 municípios pernambucanos. Confira detalhes e cidades contempladas
Publicado em 12/08/2025 às 11:05

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), garantiu a seleção de 19 empreendimentos no programa Minha Casa Minha Vida – modalidade Sub-50, voltada para municípios com até 50 mil habitantes. A lista contempla 19 cidades de diversas regiões do Estado que, juntas, terão 420 novas unidades habitacionais voltadas para famílias de baixa renda. 


A confirmação veio com a publicação da Portaria MCID nº 892/2025, que ampliou a meta física do programa e divulgou os projetos contemplados.


O secretário executivo de Habitação do Estado, Adriano Freitas, destaca a expressividade do resultado obtido. “Apresentamos 53 propostas e conseguimos emplacar 19 empreendimentos. Na primeira janela do Sub-50, em 2024, foram mais de 132 propostas apresentadas e 13 selecionadas. O salto mostra a assertividade do nosso trabalho técnico junto aos municípios.”


O anúncio foi reforçado pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante mensagem gravada para o Seminário Brasil em Construção, realizado no Recife. “Estamos trazendo uma boa notícia: a seleção do Minha Casa Minha Vida para municípios abaixo de 50 mil habitantes está no ar. Vamos preparar licitações e projetos para que as obras comecem logo, gerando emprego, renda e realizando o sonho da casa própria”, afirmou.


Municípios beneficiados e número de unidades habitacionais:

 Bodocó – 40 unidades

 Cachoeirinha – 20 unidades

 Cortês – 20 unidades

 Custódia – 40 unidades

 Gameleira – 20 unidades

 Jataúba – 20 unidades

 Jatobá – 20 unidades

 Joaquim Nabuco – 20 unidades

 Jucati – 20 unidades

 Lagoa do Carro – 20 unidades

 Lagoa do Ouro – 20 unidades

 Palmeirina – 20 unidades

 Panelas – 20 unidades

 Santa Maria do Cambucá – 20 unidades

 São Joaquim do Monte – 20 unidades

 São Vicente Férrer – 20 unidades

 Tuparetama – 20 unidades

 Venturosa – 20 unidades

 Vertentes – 20 unidades


No total, serão construídas 420 novas unidades habitacionais, beneficiando diretamente famílias de baixa renda e impulsionando a economia local por meio da geração de empregos na construção civil. “Essa conquista é fruto do trabalho integrado do governo do Estado com as prefeituras, ampliando o acesso à moradia digna em todas as regiões”, reforçou Adriano Freitas.


A Portaria MCID nº 892/2025 estabelece os prazos para cadastramento das propostas e contratação, garantindo que o cronograma de execução seja cumprido. 


Primeira janela do MCMV Sub 50


Em junho, a governadora Raquel Lyra assinou termo de compromisso com o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal para a construção de empreendimentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV) Sub 50 em 12 municípios e em Fernando de Noronha, dentro da primeira janela do programa federal.


Serão construídas 545 unidades habitacionais em 13 conjuntos localizados em 12 municípios com até 50 mil habitantes e em Fernando de Noronha. A iniciativa conta com investimentos de R$ 76,3 milhões, entre recursos federais e estaduais. 


Segundo o presidente da Cehab, Paulo Lira, a ação do governo também inclui cessão de terrenos - do Estado ou do próprio município. O governo estadual entra com um aporte adicional de R$ 10 mil por unidade habitacional. 


"Esse recurso complementa o valor federal do Minha Casa, Minha Vida, que muitas vezes não é suficiente para cobrir o custo total da construção. Com esse apoio, o Estado viabiliza as obras", destacou o executivo.

Michele Collins reúne órgãos competentes para tratar melhorias na mobilidade durante eventos na Arena Pernambuco
Publicado em 12/08/2025 às 10:52

Nessa segunda-feira (11), a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, missionária Michele Collins, realizou uma reunião com representantes de órgãos estaduais para discutir melhorias na mobilidade, visando facilitar o acesso e a saída do público nos eventos realizados no equipamento.


O encontro contou com a presença do comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Vladimir; do comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Jackson; da gerente técnica da Gerência de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), Mirella Leal; da superintendente de Projetos do DER-PE, Giuliana Cavalcanti; do secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena; e do presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Matheus Freitas.


Durante a reunião, foram debatidas ações integradas para otimizar o fluxo de veículos, reforçar a segurança viária e implementar soluções que reduzam o tempo de deslocamento do público. As medidas incluem ajustes na sinalização, ampliação de efetivo em pontos estratégicos e estudos para melhorar o acesso às vias de chegada e saída da Arena.


Segundo Michele Collins, a parceria com os órgãos competentes é essencial para garantir que o público tenha uma experiência segura e ágil.

“A Arena de Pernambuco é palco de grandes eventos e nosso compromisso é oferecer não apenas estrutura e conforto, mas também acessibilidade e facilidade no deslocamento para todos que nos visitam. Essas melhorias também vão contribuir diretamente para o sucesso do projeto Arena da Inclusão, para o funcionamento do Centro de Formação Esportiva (CFE) e para a experiência dos visitantes no Tour na Arena”, destacou.


Com a implementação das melhorias, a expectativa é que o público perceba avanços já nas próximas programações, consolidando a Arena como referência em organização e mobilidade no Estado.

Revivendo o São João bate recorde histórico de público em Buenos Aires
Publicado em 12/08/2025 às 10:12

Buenos Aires viveu, neste final de semana, uma noite histórica. O Revivendo o São João reuniu uma multidão jamais vista na Praça de Santo Antônio, registrando o maior público desde a criação do evento.


A grande atração da noite, Raphaela Santos, arrastou uma verdadeira onda de fãs e comandou o maior show da história recente da cidade. Ao seu lado, Will e Forró dos Plays completaram a programação com apresentações marcantes.


O prefeito Henrique Queiroz, acompanhado do deputado estadual Henrique Filho, de secretários, vereadores, lideranças e, principalmente, do povo, destacou o esforço da gestão para realizar um evento grandioso e seguro:


“Ver a nossa cidade lotada, com famílias e visitantes aproveitando cada momento, é a prova de que vale a pena investir na nossa cultura. Foi uma noite inesquecível para Buenos Aires — e vem muito mais por aí!”, afirmou.


O evento contou com estrutura impecável, segurança reforçada e comércio bastante aquecido durante toda a semana do festejo.


O Revivendo o São João 2025 colocou Buenos Aires no mapa dos grandes eventos da Mata Norte, movimentando a economia, atraindo turistas e reafirmando que Buenos Aires é a Cidade que Avança.

72% dos brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio do sono
Publicado em 12/08/2025 às 09:17

"Eu sentia muita falta de ar, não conseguia andar direito porque me cansava muito; fui socorrida várias vezes e internada também. Passava 15 dias em casa e dois, três meses no hospital", relembra Severina Maria, de 68 anos, que é uma das 936 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que convivem com a apneia obstrutiva do sono (AOS).


Acompanhada pelo Hospital Otávio de Freitas (HOF), a aposentada, que também possui Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), viu sua saúde e qualidade de vida melhorar de forma grandiosa após iniciar o tratamento na unidade.



"Quando fiz os primeiros exames do sono aqui no HOF, há dez anos, constataram que eu precisava de oxigênio, além do CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), que uso até hoje. Eu era muito doente, muito debilitada. Hoje, meu sono é maravilhoso. Não durmo sem ele, de jeito nenhum — é meu companheiro da noite. E faz anos que não preciso mais ser internada, eu passava 15 dias em casa e dois, três meses internada. Minha vida mudou totalmente. Eu era a Severina atrasada. Hoje, sou a Severina adiantada (sorriu)", celebrou. Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa ser encaminhado pela Atenção Primária (unidades municipais) para o atendimento inicial no ambulatório de pneumologia da unidade. Caso seja identificado algum tipo de distúrbio ligado ao sono, este paciente será direcionado para o tratamento especializado.


Os dados seguem alarmando. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio do sono. “Os principais (distúrbios) são a apneia obstrutiva do sono, quando o paciente para de respirar diversas vezes durante a noite e, por isso, não consegue dormir bem, e a insônia, que pode se manifestar de diferentes formas: dificuldade para iniciar o sono, despertares frequentes ao longo da noite ou acordar antes do horário desejado, sem alcançar um sono reparador.


Como consequência, esses pacientes costumam apresentar sintomas clínicos durante o dia, como fadiga, queda na memória, redução da criatividade e perda de desempenho nas atividades cotidianas. Além disso, há outros distúrbios, como os movimentos anormais durante o sono e a narcolepsia”, detalha a pneumologista e especialista em sono, que coordena a residência em Medicina do Sono do HOF, Danielle Clímaco.



Em 2025,o Hospital celebra uma década da primeira residência médica do Norte e Nordeste dedicada exclusivamente à medicina do sono. Desde sua criação, o programa tem contribuído para qualificar o diagnóstico e o tratamento de distúrbios como apneia, insônia, narcolepsia e outras alterações relacionadas ao sono. "Essa é uma celebração extremamente marcante, importante, porque foi quando a gente começou de fato a expandir o conhecimento da Medicina do Sono para formação de novos médicos e, daí, a gente expande muito mais a assistência, promovendo a saúde do sono para a população pernambucana. Mas não só aí: esses médicos também vão até para estados vizinhos, ensinando sobre a saúde do sono, o tratamento dos principais distúrbios para os médicos nas áreas que são consideradas as áreas de atuação, como a pneumologia, neurologia, psiquiatria e otorrinolaringologia", comentou a especialista.



Danielle Clímaco destaca ainda que a criação da residência médica consolidou o programa de assistência aos pacientes com distúrbios do sono, fortalecendo o cuidado especializado e contribuindo para a prevenção de doenças mais graves. “A importância é gigantesca porque esses pacientes, quando não tratados, internam muito mais, ocupam emergência, enfermarias e terapia intensiva. O paciente não tratado tem um risco muito grande, muito maior de acidente vascular cerebral, conhecido como AVC, infarto, arritmia, maior recorrência de infecções. Inclusive, aqui a gente trata muito paciente com DPOC, que é Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou conhecida como enfisema, bronquite crônica. Esse paciente, quando tem apneia do sono — e sim, pode chegar a 50 a 60% de prevalência —, vai infectar muito mais, com muito mais recorrência. E, quando a gente trata, é um paciente que não interna, não exacerba, não tem infecções com tanta recorrência quando não tratados”, disse.



10 ANOS DE HISTÓRIA – Para celebrar uma década da primeira residência, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promove, nesta sexta-feira (15/08), o Simpósio Medicina do Sono: Dez anos da Residência em Medicina do Sono — Fazendo História enquanto Cuidamos do Sono dos Pernambucanos. O evento ocorre no auditório da SES-PE, no Recife, das 13h às 18h. A programação é destinada a médicos, residentes e estudantes de medicina, com objetivo de aumentar o conhecimento sobre as alterações do sono, e pode ser acessada através do link: simposiomedicinadosono.my.canva.site.



A abertura será realizada pela coordenadora da residência do HOF, a médica especialista em sono e pneumologista Danielle Clímaco, que vai destacar os avanços e impactos da formação especializada no cuidado com a população pernambucana. A programação inclui palestras com especialistas da área, como Clístenes Rolim (história da medicina do sono), Bruno Ribeiro (desafios no uso do CPAP) e Sandra Martinez (novas abordagens sobre a narcolepsia).



Durante o simpósio, também serão discutidos temas como os tipos de apneia, tratamento cirúrgico, sono em pessoas com TDAH e obesidade, além da relação entre distúrbios do sono e doenças neurológicas, como o Alzheimer.

Márcio Botelho se filia ao Podemos para disputar vaga na Alepe
Publicado em 11/08/2025 às 14:47

O advogado Márcio Botelho, que já exerceu por dois mandatos o cargo de vice-prefeito de Olinda, se apresenta como um novo nome para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


Reconhecido por sua atuação em favor da população olindense e com ampla experiência na gestão pública, Márcio defende um mandato voltado ao fortalecimento das políticas públicas no estado.


O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, comentou sobre a pré-candidatura:

“Márcio é um quadro qualificado, que chega para somar ao nosso projeto e representar com compromisso e seriedade o povo de Pernambuco”, destacou.

Prefeitura de Gravatá realiza mutirão de limpeza na região central
Publicado em 11/08/2025 às 14:44

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realiza mais um mutirão de limpeza na área central da cidade.


Os trabalhadores realizam limpeza, escovação e pintura de meio-fio na Rua Quatro de Outubro, nas imediações da Estação do Artesão, na Avenida Joaquim Didier e na Rua Cleto Campelo, nas proximidades da prefeitura e da Câmara de Vereadores.


Após estes locais, o mutirão de limpeza vai passar por toda a perimetral, até o Posto Petur.

Câmara de Igarassu inicia oficinas inéditas com instrutores do Senado Federal
Publicado em 11/08/2025 às 14:29

Nesta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Igarassu, a histórica Casa de Duarte Coelho, deu início a um momento inédito e marcante para o Legislativo local: a 1ª Oficina Interlegis de SAPL e Portal Modelo, ministrada por instrutores do Senado Federal. O evento, que acontece no CTEN - Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios, em Igarassu, reúne vereadores, servidores e representantes de diversas Casas Legislativas da região e segue até a próxima sexta-feira (15).


A capacitação é conduzida pelo técnico do Interlegis, José Bonifácio, e pela assistente parlamentar Geane Marques, especialistas em tecnologia legislativa. Durante a programação, os participantes terão contato direto com as ferramentas SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) e Portal Modelo — soluções gratuitas do Senado que elevam o padrão de transparência e eficiência das Câmaras Municipais.


O treinamento sobre o SAPL, iniciado hoje, segue também nesta terça-feira (12), das 9h às 12h e das 14h às 18h, e na quarta-feira (13) pela manhã. A oficina do Portal Modelo começa na quarta-feira à tarde e continua nos dias 14 e 15, nos períodos da manhã e tarde. O SAPL informatiza e organiza toda a tramitação de matérias legislativas, enquanto o Portal Modelo permite a criação de sites institucionais modernos, com publicação de notícias, enquetes e documentos de transparência.


Para a presidência da Câmara de Igarassu, a abertura deste ciclo de oficinas representa um avanço importante. “Receber instrutores do Senado Federal e proporcionar esse nível de capacitação aos servidores é um marco para Igarassu. Estamos investindo no futuro do Legislativo e fortalecendo nosso compromisso com a Lei de Acesso à Informação e a Lei da Transparência”, reforça o vereador Maguila, presidente da Casa de Duarte Coelho. Estiveram também presentes os vereadores de Igarassu Júnior Barros, Saúba do Povão e a vereadora Érica Uchoa.


Noronha celebra 522 anos com muita música, apresentações culturais e homenagens
Publicado em 11/08/2025 às 14:17

Uma festa inesquecível. Assim pode ser definido o aniversário de 522 anos de Fernando de Noronha, iniciado na última sexta-feira, 8 de agosto, com o encerramento neste domingo, dia 10. A programação incluiu diversas atrações locais e nacionais, homenagens e o tradicional corte de bolo. O evento homenageou dona Cícera Cândida, de 105 anos; seu João Nunes, de 91 anos, e seu Renê Jerônimo, de 85 anos. Moradores ligados à prática da agricultura, pesca e esportes, respectivamente.


A programação cultural do aniversário de Fernando de Noronha começou com Denise Antunes, na sexta-feira. Ela comandou a festa cantando muitos hits do momento, passando pelo forró e sertanejo. Em seguida, foi a vez de Clara Sobral cantar e encantar o público com um repertório de axé music. Já na madrugada do sábado, a cantora Malu (ex-The Voice) encerrou a noite com muito samba e pagode. 


A noite do sábado contou com a apresentação cultural de dança flamenca, do grupo Café Tablado, em parceria com o Grupo Cultural Dona Nanete. Um espetáculo marcado por muito ritmo, emoção e cultura. Quem subiu ao palco em seguida foi a banda de brega romântico, Sentimentos, entoando clássicos conhecidos dos pernambucanos. Direto de Salvador, Filhos de Jorge levou ao público muito axé e samba-reggae. Na sequência, a banda Cariciar fez as pessoas dançarem com um repertório cheio de energia, entre o brega e o forró estilizado. De voz marcante, a cantora Kelly Oliveira encantou com a sua presença de palco. A segunda noite foi encerrada com a artista noronhense Dayane Santos.  


No domingo, dia do aniversário de Fernando de Noronha, a comemoração iniciou com a homenagem para dona Cícera Cândida, seu João Nunes e seu Renê Jerônimo. Na ocasião, o administrador adjunto da ilha, Virgílio Oliveira, ressaltou a importância de homenagear pessoas tão marcantes para a história da ilha, verdadeiros símbolos de Noronha. “Nada mais justa a homenagem que estamos fazendo a essas três pessoas. Não existe nada mais importante para qualquer localidade do que o seu próprio povo. Parabéns pela história linda que eles têm na ilha”, disse. 


Depois, o Hino de Noronha foi reproduzido, seguido do tradicional corte do bolo alusivo à data de 522 anos do arquipélago. O administrador falou ainda que Noronha é um local especial e diferenciado. “Estamos aqui comemorando os 522 anos de Fernando de Noronha. Essa ilha de belezas inigualáveis, de um povo que ama e que tem alegria de viver aqui. Organizamos uma festa à altura do que a ilha e o povo de Noronha merece. Estou muito orgulhoso e feliz de poder estar à frente da gestão da Administração de Noronha e de poder, com muito trabalho e dedicação, deixar um pouco do nosso trabalho para os noronhenses”, destacou. 


Os shows do aniversário seguiram com as apresentações do cantor Vicente Nery, do Ceará, com músicas sertanejas e forró. Em seguida, o noronhense Ju Medeiros levou para o público canções inspiradas pela ilha. Depois dele, a DJ Deb Lima transformou o Porto de Santo Antônio em uma grande pista de dança eletrônica. Em seguida, Michel Brocador, artista nascido em São Paulo, mas radicado em Pernambuco, levantou a multidão com bastante swingueira, forró estilizado e canções de influências nordestinas. Quem encerrou as festividades de aniversário foi a cantora de Ceilândia, Ju Marques. Ela fez uma verdadeira mistura de ritmos, do internacional ao pop nacional. 


Diversas barracas vendendo comidas e bebidas foram montadas. Além dos shows, uma série de atividades esportivas movimentaram a comunidade local, entre elas, competições de futsal feminino, futevôlei, vôlei de quadra, argolinhas e beach tênis, além da tradicional corrida e caminhada Renê Jerônimo. 


O evento foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Administração de Fernando de Noronha, e contou com apoio da Empetur e da Fundarpe, bem como com as polícias Militar e Civil, Bombeiros e o Samu.

Deputada do PSOL é alvo de denúncia por contratação de empresa "fantasma" com verba de gabinete
Publicado em 11/08/2025 às 14:09

O site Portal de Prefeitura obteve acesso com exclusividade o documento de uma denúncia anônima para o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) com gravíssimos indícios de peculato e corrupção ativa, no âmbito do gabinete parlamentar da deputada estadual Danielle Gondim Portela, nome político Dani Portela (PSOL), que se arrastam – avolumando-se – desde julho de 2023, ou seja, há 24 meses. Confira documento completo no final desta matéria.


Trata-se da possível utilização de quase R$ 500 mil de recursos do tesouro estadual (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco) para pagamento de empresa inexistente – “fantasma” - pertencente a um familiar da deputada contratada diretamente pelo gabinete da parlamentar após ter sido registrada exclusivamente com esse intento.


As informações apontam para a existência de pagamento de verba indenizatória no gabinete da referida parlamentar de modo a contemplar um repasse de verbas públicas para o seu marido, Jesualdo de Albuquerque Campos Júnior, através da emissão de notas fiscais para uma empresa de consultoria, criada justamente após a parlamentar assumir o cargo de deputada estadual - exclusivamente com o intuito de atender o interesse de apropriação do recurso sem prestação de serviços.


No documento apresentado ao Ministério Público de Contas, relata que referida pessoa jurídica pertence a um tio do marido de Dani Portela, Wildson Pinto Coutinho, casado com a tia materna do marido da deputada estadual, a senhora Ana Virgínia Souza Coutinho, a quem Jesualdo Campos Júnior intitula de “tia-mãe”, enquanto ela o chama de “sobrinho filho”. A relação entre o dono da empresa, sua esposa, e o casal Dani Portela e Jesualdo de Albuquerque Campos Júnior é de significativa proximidade, conforme registros de redes sociais apresentados na denúncia. Wildson Pinto Coutinho também é filiado ao PSOL e é contratado (CLT) de uma empresa situada no Recife.


Verbas indenizatórias

De acordo com a Resolução 1.747, de 26 de agosto de 2021 – várias vezes atualizada desde a sua publicação -, cada gabinete parlamentar pode gastar mensalmente, via verba indenizatória, também conhecida como verba de gabinete, R$ 60.073,27, totalizando uma possibilidade de gastos, excluído o pagamento dos servidores comissionados e de vários outros direitos, como locação de veículos contratados diretamente pela Casa, um montante anual de R$ 720.879,24. Registre-se que esse valor, de 2022 para 2025, teve um incremento de 51,2%, pelo menos três vezes acima da atualização monetária do período.


Empresa contratada

A empresa Coutinho Assessoria Ltda (CNPJ 51.337.464/0001-29) foi criada em sete de julho de 2023, cinco meses após a deputada estadual Dani Portela assumir o cargo de deputada estadual, conforme registro da Receita Federal. Depois de 24 dias de criada, a empresa já iniciou a prestação de serviços de “consultoria e trabalhos técnicos” para o gabinete da parlamentar, recebendo inicialmente pelo “serviço” o total mensal de R$ 14.711,20. A partir de junho de 2024, quando houve aumento da verba indenizatória, esse valor foi majorado para R$ 23.856,00. 


Conforme a tabela apresentada no documento da denúncia, desde a primeira nota fiscal paga, em agosto de 2023, já foram R$ 457.240,00 repassados para a empresa, conforme dados da própria Assembleia Legislativa do Estado.


Desta forma, do total de verbas indenizatórias (R$ 1.245.953,02) destinadas ao gabinete da deputada estadual Dani Portela desde fevereiro de 2023, 36,6% foram destinados à Coutinho Assessoria Ltda., sendo essa a maior beneficiária desses repasses no âmbito do referido gabinete.


Relação família e empresa

Wildson Pinto Coutinho, que responde pela Coutinho Assessoria Ltda., e já recebeu R$ 457.420,00 da Assembleia Legislativa, é casado com Ana Virgínia Souza Coutinho, tia materna de Jesualdo de Albuquerque Campos Júnior, marido de Dani Portela. Conforme identificação de Jesualdo (marido), sua mãe (já falecida) é Maria do Socorro Souza Campos, irmã de Ana Virgínia. Portanto, o dono da Coutinho Assessoria Ltda., é tio de Jesualdo, marido de Dani.


O que diz a deputada?

A assessoria de comunicação da deputada foi procurada pela redação do site Portal de Prefeitura para se manifestar sobre o caso e até a publicação desta matéria, não obtivemos resposta. Os demais citados no conteúdos, também seguem com espaço garantido para um posicionamento, caso queiram. 

Agrestina abre inscrições para Oficina de Compras Governamentais
Publicado em 11/08/2025 às 13:20

A Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, está com inscrições abertas para a Oficina de Compras Governamentais – Como empreender para o setor público. A capacitação será realizada pela Casa do Empreendedor no dia 27 de agosto, das 19h às 22h, na Câmara de Vereadores de Agrestina.


A oficina tem como objetivo capacitar empreendedores locais para participarem de processos licitatórios e fornecerem produtos ou serviços para órgãos públicos. O conteúdo abordará desde noções básicas sobre licitações até estratégias para tornar os negócios mais competitivos nesse segmento, ampliando as possibilidades de crescimento e geração de renda no município.


As inscrições podem ser feitas presencialmente na Casa do Empreendedor, localizada na Rua Cônego Júlio Cabral, nº 73, Centro, ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdunmGig26mtRw-HZivtrO3KyuyNMHt3_D6lLaTnb_6N3a9xw/viewform


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, Jucélio Amorim, reforça a importância da capacitação: “As compras governamentais representam uma grande oportunidade de negócio para quem deseja expandir sua atuação. Nosso objetivo é preparar os empreendedores locais para acessar esse mercado e aproveitar todo o potencial de vendas para o setor público.”