Prefeitura do Jaboatão reforça a Saúde e Educação com posse de novos servidores
Publicado em 26/06/2026 às 14:33

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, presidiu, nesta sexta-feira (26), a cerimônia de posse de 125 novos servidores concursados das secretarias municipais de Educação e Saúde. O evento, realizado no auditório da UniFG, em Piedade, representa mais um passo no fortalecimento dos serviços públicos e na ampliação da capacidade de atendimento à população.

Os novos servidores irão atuar em diversas funções estratégicas, entre elas professor de braile, professor de artes, professor de história, professor de matemática, agente de combate às endemias, assistente social, cirurgião-dentista, cardiologista, farmacêutico e técnico em enfermagem. A chegada desses profissionais contribuirá para ampliar a oferta e elevar a qualidade dos serviços prestados aos moradores do município.

Durante a solenidade, o prefeito Mano Medeiros destacou a importância do reforço no quadro de servidores municipais. “A nomeação representa mais um passo na construção de um time de profissionais comprometidos em servir com excelência à população do Jaboatão. Estamos fortalecendo áreas essenciais e garantindo um atendimento cada vez mais qualificado para os cidadãos”, afirmou.

Entre os novos servidores empossados, a psicóloga Rayssa Tavares comemorou o início da trajetória no serviço público municipal. “Hoje começo a realizar um sonho. Quero servir à população com dedicação e excelência. É um momento de muita responsabilidade e desafios, que assumo com a vontade de fazer o meu melhor”, declarou.

O concurso público ofertou 1.592 vagas e, com esta nova convocação, já contabiliza 1.194 candidatos nomeados. Na área da Educação, por exemplo, foram disponibilizadas 627 vagas para professores, das quais 1.331 profissionais já foram nomeados em diferentes chamamentos, contemplando vagas imediatas, cadastro de reserva e demais previsões estabelecidas no edital.

A incorporação dos novos profissionais fortalece a rede municipal de serviços, amplia a capacidade de atendimento e contribui para uma gestão mais eficiente, humanizada e próxima da população. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reforça que novas nomeações serão realizadas de acordo com o cronograma previsto e conforme a necessidade da administração municipal, respeitando os editais do concurso público.

Presidente da FETAPE maior entidade de trabalhadores rurais de Pernambuco declara apoio à reeleição de Raquel Lyra: "Vai ser reeleita com o apoio do povo"
Publicado em 26/06/2026 às 14:37

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (FETAPE), Cícera Cruz, declarou publicamente apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD). A manifestação aconteceu durante a entrega de 640 equipamentos agrícolas pelo Governo de Pernambuco, num investimento de R$ 70 milhões realizado nas instalações do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, nesta sexta-feira (26/06), e ganhou um peso político significativo: A FETAPE é a principal entidade de representação e coordenação dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares do estado, fundada em 6 de junho de 1962. Hoje, é constituída por 175 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais das três regiões do estado.

O gesto teve impacto ainda maior por vir de uma liderança filiada ao PT e eleitora do presidente Lula. Ao subir ao palanque oficial, Cícera Cruz destacou a parceria entre o governo federal e o estadual como fator determinante para o fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco. "A nossa governadora junto com o presidente Lula têm contribuído para desenvolver a agricultura familiar", afirmou. Em seguida, foi direta ao ponto: "Com certeza vai ser reeleita com o apoio do povo de Pernambuco. Pode contar com a gente por um Pernambuco cada vez melhor."

A presidenta da FETAPE também elogiou a atuação da equipe do Governo e da Secretaria de Agricultura, ressaltando que as políticas públicas têm "chegado na ponta", expressão que, no campo, significa alcançar quem mais precisa. Cícera Cruz destacou ainda a sensibilidade da governadora Raquel Lyra e reconheceu o papel dos deputados estaduais do PT de Pernambuco, Doriel Barros e João Paulo, presentes no evento, pela aprovação de projetos que fortalecem a gestão estadual no setor.

O apoio da FETAPE representa um marco político relevante para a governadora, que amplia sua base de sustentação junto aos movimentos sociais do campo, setor historicamente ligado à esquerda e ao PT e consolida uma aliança que une governo estadual e federal em torno da pauta da agricultura familiar pernambucana.

Starlink libera internet gratuita na Venezuela após terremotos
Publicado em 26/06/2026 às 14:30

A Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, anunciou que fornecerá acesso gratuito por um mês a usuários na Venezuela após os terremotos que atingiram o país na quarta-feira (24).

Segundo a empresa, a medida vale para clientes novos e já existentes nas áreas afetadas. A Starlink também informou que trabalha para instalar terminais e restabelecer a conectividade nas regiões mais atingidas.

A iniciativa ocorre em meio a falhas nos serviços de comunicação após os tremores. Segundo autoridades venezuelanas, os terremotos deixaram 589 mortos e 2.980 feridos.

João Campos pré candidato ao governo de Pernambuco, participa de entrevista na Rádio Maranata FM
Publicado em 26/06/2026 às 12:55

Em uma conversa que durou aproximadamente 1 hora, João Campos fez projeções de como governará Pernambuco se eleito governador do estado.

Por Lícia Costa

o ex prefeito do Recife, e pré candidato ao governo de Pernambuco, João Campos,
esteve nos estúdios da Rádio Maranata nesta sexta-feira, 26 de junho, onde
concedeu entrevista aos comunicadores André Carvalho e Lícia Costa. Durante a
conversa, o gestor abordou temas relacionados à administração municipal,
investimentos e projetos para a capital pernambucana, além de responder a
perguntas sobre os desafios da gestão pública.

“O bom brasileiro vai defender a sua nação, vai defender a soberania do pais,
quem tem que mandar no Brasil, é o povo brasileiro”. Quando perguntado sobre os problemas do Recife que na sua gestão não haviam sido resolvidos, o pré candidato declarou que sempre fez tudo que podia pela capital e que ninguém fez tudo o que ele fez no Recife, em 5 anos.

João ainda destacou que é a melhor opção para o estado, pois Pernambuco enfrenta uma das maiores crises na segurança e que nenhum hospital novo e nenhuma escola técnica foi construída em Pernambuco na gestão atual da governadora Raquel Lyra.

“A gente tem retrocessos na saúde, nós temos um quantitativo de exames que
foram reduzidos, mais de 400 leitos foram fechados em hospitais estaduais. Você
tem de fato uma paralisação das coisas, o meu sentimento é que há uma fragilidade muito grande no que é feito. A governadora prometeu 250 creches e
entregou 5., eu na prefeitura fiz 107 creches.”

João disse que é preciso ter tamanho pra trazer as grandes empresas para
Pernambuco, precisa de posição política pra alcançar determinados lugares.
“No final o cidadão quer que o governo federal tenha força pra fazer por
Pernambuco. Tão importante quanto acertar, é nao errar, eu quero ser governador de Pernambuco pra fazer por quem menos tem”.

Ao longo da entrevista, João Campos apresentou seu posicionamento sobre os
principais assuntos em pauta e destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas
pela Prefeitura do Recife.

“Nós vamos ampliar a formação profissional, esse trabalho de atração de novos investimentos geram empregos e focam na renda do emprego e renda dos jovens”. 

Sobre os ataques a sua fé, João deixou claro que não vai recuar, mas enquanto
cidadão deixa claro que não há nada mais poderioso do que viver com Jesus no
coração. “Exercite todo dia a sua fé, pra mim faz bem exercitar a fé. Jamais vocês vão me ver atacando a fé dos outros, é inadmissível sofrer ataques políticos por
expressar a sua fe”.

entrevista foi marcada por um diálogo sobre os avanços da cidade, perspectiva para os próximos anos e temas de interesse da população, reforçando o compromisso da Rádio Maranata em levar informação e debates relevantes aos seus ouvintes. João encerrou a entrevista dizendo que quer um estado mais justo e eficiente. “Agradeço a Deus pelo dom da vida, estou esperançoso por Pernambuco. Eu enxergo que Pernambuco pode muito mais, e eu estou pronto pra fazer um estado mais justo.” 

GDF lança edital para construção de Hospital de Doenças Raras
Publicado em 26/06/2026 às 12:39

O Governo do Distrito Federal assinou nesta sexta-feira (26) a ordem de serviço para publicar o edital de licitação do Hospital de Doenças Raras, que será construído no Hospital de Apoio de Brasília. O investimento previsto é de R$ 36 milhões.

Segundo a governadora Celina Leão (PP), o edital será publicado no Diário Oficial do DF e a empresa vencedora terá cerca de 45 dias para elaborar os projetos. A expectativa é que as obras comecem em janeiro, após a conclusão dessa etapa.

Celina afirmou que a unidade concentrará o diagnóstico e o atendimento de pacientes com doenças raras, reduzindo a necessidade de encaminhamentos a diferentes especialistas.

João Campos, pré candidato ao governo de Pernambuco, participa de entrevista na Rádio Maranata FM
Publicado em 26/06/2026 às 12:36

O ex prefeito do Recife, e pré candidato ao governo de Pernambuco João Campos, esteve nos estúdios da Rádio Maranata nesta sexta-feira 26 de junho, onde concedeu entrevista aos comunicadores André Carvalho e Lícia Costa.

Durante a conversa, o gestor abordou temas relacionados à administração municipal, investimentos e projetos para a capital pernambucana, além de responder a perguntas sobre os desafios da gestão pública.

“O bom brasileiro vai defender a sua nação, vai defender a soberania do pais, quem tem que mandar no Brasil, é o povo brasileiro”.

Quando perguntado sobre os problemas do Recife que na sua gestão não haviam sido resolvidos, o pré candidato declarou que sempre fez tudo que podia pela capital e que ninguém fez tudo o que ele fez no Recife, em cinco anos.

O pré candidato ainda destacou que é a melhor opção para o estado, pois Pernambuco enfrenta uma das maiores crises na segurança e que nenhum hospital novo e nenhuma escola técnica foi construída em Pernambuco na gestão atual da governadora Raquel Lyra.

“ A gente tem retrocessos na saúde, nós temos um quantitativo de exames que foram reduzidos, mais de 400 leitos foram fechados em hospitais estaduais. Você tem de fato uma paralisação das coisas, o meu sentimento é que há uma fragilidade muito grande no que é feito. A governadora prometeu 250 creches e entregou 5., eu na prefeitura fiz 107 creches.”.

João disse que é preciso ter tamanho pra trazer as grandes empresas para Pernambuco, precisa de posição política pra alcançar determinados lugares.

“No final o cidadão quer que o governo federal tenha força pra fazer por Pernambuco. Tão importante quanto acertar, é nao errar, eu quero ser governador de Pernambuco pra fazer por quem menos tem”.

Ao longo da entrevista, João Campos apresentou seu posicionamento sobre os principais assuntos em pauta e destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura do Recife.

“Nós vamos ampliar a formação profissional, esse trabalho de atração de novos
investimentos geram empregos e focam na renda do emprego e renda dos jovens”.

Sobre os ataques a sua fé,
João deixou claro que não vai recuar, mas enquanto cidadão deixa claro que não há nada mais poderoso do que viver com Jesus no coração.

“ Exercite todo dia a sua fé, pra mim faz bem exercitar a fé. Jamais vocês vão me ver atacando a fé dos outros, é inadmissível sofrer ataques políticos por expressar a sua fe”.

A entrevista foi marcada por um diálogo sobre os avanços da cidade, perspectivas para os próximos anos e temas de interesse da população, reforçando o compromisso da Rádio Maranata em levar informação e debates relevantes aos seus ouvintes.
João encerrou a entrevista dizendo que quer um estado mais justo e eficiente.

“ Agradeco a Deus pelo dom da vida, estou esperançoso por Pernambuco. Eu enxergo que Pernambuco pode muito mais, e eu estou pronto pra fazer um estado mais justo”.

Raquel Lyra destaca fortalecimento da rede de proteção às mulheres em PE e afirma que elas "não estão sozinhas"
Publicado em 26/06/2026 às 12:36

"As mulheres não estão sozinhas." A afirmação foi feita pela governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira (25), durante a entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher e a formatura de 457 novos policiais civis. Ao responder qual mensagem deixaria para mulheres que sofrem violência doméstica ou são ameaçadas de morte, a gestora destacou as ações do Governo de Pernambuco para prevenir e combater esse tipo de violência.

Segundo Raquel Lyra, desde o início da gestão o Estado tem reforçado as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. "A violência contra a mulher se dá de maneira diferente da violência nas ruas. Ela acontece dentro de casa, muitas vezes pelo companheiro, atingindo também os filhos. E a gente está aqui para dizer que vocês não estão sozinhas", afirmou.

Entre as medidas adotadas pelo governo, a governadora destacou o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, que passou a estar presente em todas as organizações militares do Estado, a implantação de delegacias especializadas de atendimento à mulher funcionando 24 horas na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru e em Petrolina, além da atuação integrada com o Ministério Público e o Poder Judiciário para acelerar a investigação e a responsabilização dos autores desses crimes.

Raquel Lyra também afirmou que o enfrentamento à violência contra a mulher passa pela prevenção e pela promoção da autonomia econômica feminina. Ela citou a ampliação da oferta de creches para que mães possam trabalhar, além de programas voltados ao empoderamento, à regularização fundiária e à criação de novas oportunidades para as mulheres pernambucanas.

"Estamos trabalhando para permitir que as mulheres em Pernambuco sejam respeitadas e para garantir que aqueles que tratam a mulher como objeto sejam responsabilizados. Também queremos oferecer condições para que elas tenham autonomia financeira e possam construir uma nova história de vida", concluiu a governadora.

Jaques Wagner admite relação com ex-sócio do Master e critica ação da PF
Publicado em 26/06/2026 às 12:32

O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que mantém relação pessoal com o empresário Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, mas negou qualquer vínculo comercial com ele ou com a instituição financeira. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o petista também criticou a atuação da Polícia Federal na operação que o teve como alvo.

Wagner disse que reclamou ao presidente Lula da divulgação de imagens do dinheiro apreendido em seu apartamento e afirmou que houve “espetacularização” da investigação, em desacordo com a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador também defendeu a legalidade dos pagamentos do Banco Master à empresa de sua nora e afirmou que deixou a liderança do governo no Senado para se dedicar à própria defesa.

Moraes cobra documentos do Ibama em ação contra Ricardo Salles
Publicado em 26/06/2026 às 12:28

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a intimação do presidente do Ibama, Jair Schmitt, para que o órgão envie, em cinco dias, documentos solicitados pelas defesas dos réus em ação penal que tem o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) entre os acusados.

Entre as informações requisitadas estão dados sobre fiscalizações de exportação de madeira, operações do Ibama, cooperação com autoridades dos Estados Unidos e documentos relacionados a servidores do órgão.

Moraes também determinou que a X Brasil Internet Ltda. forneça, em 48 horas, os dados cadastrais do perfil “Fiscal do Ibama”. O pedido para ouvir o responsável pela conta foi negado nesta fase do processo.

Toritama recebe comitiva estadual neste sábado para inauguração de Cozinha Comunitária e anúncio de mais de R$ 2,4 milhões em asfalto
Publicado em 26/06/2026 às 12:25

A cidade de Toritama se prepara para um sábado de grandes conquistas e celebração do avanço urbano e social.

Neste sábado, a partir das 16h, o Prefeito Sérgio Colin (PP) recebe a vice-governadora Priscila Krause (PSD) e a comitiva do Governo do Estado na Rua Padre José Aragão, no Centro (local da antiga CAF).

O encontro, aberto ao público, marca uma virada histórica para o município com duas grandes novidades: a inauguração da Cozinha Comunitária, que levará dignidade e alimentação de qualidade para as famílias que mais precisam, e a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início de um grande pacote de pavimentação asfáltica.

Com um investimento total de R$ 2.490.503,77, as obras de infraestrutura vão garantir mais mobilidade, segurança e uma cara nova para o Centro da Capital do Jeans. O projeto de pavimentação contemplará vias importantes da localidade, transformando o dia a dia dos moradores e comerciantes.

Entre as áreas beneficiadas estão a Rua Manoel Borba (Trecho 2), Rua Galdino Afonso (trecho do Bar do Pelado), Rua Gercino Tabosa, Rua Manoel Tenório e a Rua Tibúrcio Bezerra da Silva.

Além dessas, os trabalhos também vão recuperar o trecho que liga o final da Rua Joaquim Tabosa ao início da Rua Iraci Teixeira da Silva, estendendo-se até a Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A gestão municipal reforça o convite a toda a população para comparecer e celebrar este marco de desenvolvimento, em parceria com o governo estadual.