Silvio Costa Filho é escolhido o novo líder da maioria na Câmara dos Deputados
Publicado em 25/06/2026 às 09:39

O ex-ministro e deputado federal, Silvio Costa Filho, foi escolhido para assumir a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados, passando a comandar um bloco suprapartidário formado por quase 300 parlamentares. A indicação reforça o protagonismo político do pernambucano no Congresso Nacional e consolida sua posição como uma das principais lideranças da atual legislatura.

A pouco menos de dois meses de deixar o Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho assume uma nova missão estratégica na Câmara, em um momento importante para a articulação de pautas de interesse do país. Reconhecido pela capacidade de diálogo, construção de consensos e articulação política, o parlamentar chega ao posto com o desafio de fortalecer a interlocução entre as diferentes forças políticas que compõem a Casa.

A escolha de Silvio também ocorre em meio a uma sequência de reconhecimentos ao seu trabalho parlamentar. Na semana passada, ele voltou a ser apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos deputados mais influentes do Congresso Nacional em 2026, reafirmando sua capacidade de liderança e articulação política.

Ao comentar a indicação, Silvio Costa Filho agradeceu a confiança recebida dos parlamentares e do presidente da Câmara, Hugo Motta.

_“Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil”, afirmou Costa Filho que passa a comandar o bloco a partir da próxima semana após a reunião de líderes._

O novo líder destacou que pretende atuar na construção de consensos para garantir o avanço de matérias consideradas prioritárias para o desenvolvimento do país.

“Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento para ajudar o país a crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida da população”, declarou.

A indicação de Silvio Costa Filho para a liderança da Maioria reforça uma trajetória marcada pela capacidade de diálogo entre diferentes campos políticos e pela construção de soluções em favor do interesse público.

Com a nova função, o parlamentar amplia sua influência no Congresso e passa a ocupar uma posição central nas articulações políticas da Câmara dos Deputados.

Governo de Pernambuco decreta expediente reduzido na próxima segunda-feira (29)
Publicado em 25/06/2026 às 09:26

O Governo de Pernambuco, vai decretar expediente reduzido na próxima segunda-feira (29) para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado.

A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, que acontecerá às 14h. De acordo com a determinação, os servidores estaduais serão liberados a partir das 12h.

As exceções são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará a critério dos respectivos gestores. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Michelle nega atrito com Flávio e prega união contra governo Lula
Publicado em 25/06/2026 às 09:08

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (25) que não há desentendimento com o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ), após repercussão de um vídeo publicado por ela nas redes sociais.

Em nova publicação, Michelle negou que exista “briga” ou “competição” entre os dois e disse que apenas esclareceu uma situação que, segundo ela, estava sendo deturpada.

A ex-primeira-dama afirmou ainda que trabalhará ao lado de Flávio Bolsonaro para derrotar o governo do presidente Lula nas eleições de 2026.

Lula parabeniza novo presidente da Colômbia e cita parceria entre países
Publicado em 25/06/2026 às 09:07

O presidente Lula parabenizou nesta quinta-feira (25) o presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, e afirmou que a relação entre os dois países “transcende ideologias”.

Em publicação nas redes sociais, Lula destacou o processo democrático colombiano e defendeu a continuidade da cooperação bilateral em temas como preservação da Amazônia, combate à pobreza e enfrentamento ao crime organizado.

Abelardo de la Espriella foi eleito no último domingo (21), com 49,66% dos votos, derrotando Iván Cepeda, que obteve 48,70%. O advogado de 47 anos recebeu apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a campanha.

PL aciona TSE para suspender publicidade institucional do governo Lula
Publicado em 25/06/2026 às 09:00

O PL apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma representação para suspender campanhas publicitárias do governo do presidente Lula. A legenda alega que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) ultrapassou o limite legal de gastos com publicidade institucional em ano eleitoral.

Segundo o partido, dados do Portal da Transparência apontam despesas de R$ 178 milhões até 15 de junho, acima do teto de R$ 135 milhões para o período. Em outro levantamento, baseado no Siga Brasil, o PL afirma que os empenhos chegaram a R$ 785 milhões, superando em R$ 167 milhões o limite calculado pela sigla.

Na ação, o partido sustenta que o governo intensificou a divulgação de programas federais e afirma que houve uso da publicidade institucional com potencial impacto eleitoral.

Lula intensifica agendas em redutos de Bolsonaro antes de prazo eleitoral
Publicado em 25/06/2026 às 08:30

O presidente Lula cumprirá agendas nesta quinta-feira (25) em Mato Grosso do Sul e, na sexta-feira (26), em Santa Catarina, dois estados onde foi derrotado por Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Em Mato Grosso do Sul, Lula anunciará a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, em Três Lagoas. Já em Santa Catarina, a agenda será no Porto de Itajaí, com foco no fortalecimento da indústria naval.

De acordo com O Globo, as agendas fazem parte da estratégia do Planalto para ampliar a presença do presidente em estados com forte resistência eleitoral ao PT antes do início das restrições do calendário eleitoral.

Gilmar e Mendonça ampliam tensão no STF por condução do caso Master
Publicado em 25/06/2026 às 08:00

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), passou a concentrar críticas públicas ao colega André Mendonça em razão da condução das investigações sobre o Banco Master, segundo a Folha de S.Paulo.

De acordo com a reportagem, Mendonça avalia que as declarações de Gilmar buscam descredibilizar as apurações e já prevê novos embates na Segunda Turma, responsável por analisar os desdobramentos do caso. Os dois ministros integram grupos distintos dentro da Corte.

A divergência ganhou força após Gilmar questionar, em sessão da Segunda Turma, a condução das negociações de acordos de colaboração premiada relacionadas ao caso Master. Mendonça é o relator dos processos ligados às investigações.

Indefinição de Bolsonaro sobre vaga ao Senado preocupa aliados do PL no RJ
Publicado em 25/06/2026 às 07:30

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL) enfrentam pressão de aliados no Rio de Janeiro devido à demora na definição da chapa do PL para indicar um dos candidatos ao Senado.

A vaga ficou em aberto após a desistência do ex-governador Cláudio Castro de disputar uma cadeira no Senado. A decisão ocorreu após a repercussão de revelações envolvendo sua relação com o banqueiro Daniel Vorcaro.

Em entrevista ao Estadão, o deputado federal Carlos Jordy afirmou que a indefinição prejudica a organização do grupo político e favorece o crescimento dos adversários.

Flávio Bolsonaro divulga carta aberta e responde acusações feitas por Michelle Bolsonaro
Publicado em 25/06/2026 às 07:00

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) publicou, na noite desta quarta-feira (24), uma carta aberta em resposta à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que havia divulgado um vídeo relatando ter sido humilhada por ele.

No texto, o senador negou as acusações e afirmou que jamais desrespeitou ou humilhou uma mulher. Segundo Flávio, o foco precisa permanecer em “livrar” o Brasil de Lula e do PT, relata o Estadão.

Na carta, o parlamentar afirmou também que tentou convidar Michelle para participar de uma reunião com lideranças femininas conservadoras, mas que a ex-primeira-dama não atendeu suas ligações nem respondeu às mensagens enviadas.

Tarde de São João leva muito forró e animação ao Mercado Cultural de Gravatá
Publicado em 25/06/2026 às 06:36

Bruno Lima e Serginho Gomes comandaram a programação da quarta-feira (24) e reuniram moradores e visitantes em mais um dia de celebração das tradições juninas

A tarde desta quarta-feira (24), Dia de São João, foi marcada por muita música, alegria e valorização da cultura nordestina no Mercado Cultural de Gravatá. Dentro da programação oficial do São João 2026, o espaço recebeu um grande público que aproveitou o clima festivo ao som de muito forró, em um ambiente acolhedor para famílias, turistas e apaixonados pelas tradições juninas.

Quem abriu a programação foi Bruno Lima, que levou um repertório repleto de sucessos que animou os forrozeiros e aqueceu o público para a sequência da festa. Em seguida, Serginho Gomes subiu ao palco e manteve a energia em alta, colocando todos para cantar e dançar. A programação no Mercado Cultural reforçou o compromisso da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, em promover uma festa democrática e valorizar os artistas para fortalecer a cultura popular durante o São João 2026.