Juliana de Chaparral participa da Caminhada do Forró de Arcoverde e sugere evento semelhante para Surubim
Publicado em 23/06/2026 às 18:42

A pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou, no último domingo (21 de junho), da 14ª edição da Caminhada do Forró de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Ao lado do deputado estadual Edson Vieira (Podemos), ela acompanhou o evento que reuniu mais de 40 mil pessoas e transformou as avenidas José Bonifácio e Pedro II em um grande palco a céu aberto, embalado pelo forró, pelas manifestações culturais e pela animação dos festejos juninos.

Considerada a maior caminhada junina do Brasil, a programação teve início ainda pela manhã, com apresentações de violeiros, grupos de coco e artistas locais. No cortejo, cerca de 60 músicos de forró conduziram o público, enquanto quatro trios elétricos animaram o percurso, incluindo apresentação do Maestro Spok.

Antes de participar da caminhada, Juliana visitou a sede que abriga o acervo do Mestre Damião Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco e referência da cultura popular nordestina. A pré-candidata também esteve no bairro do Cruzeiro e, posteriormente, no Sítio Gravatá, onde foi recepcionada por integrantes de uma associação comunitária e moradores da localidade.

"Participando aqui do evento, tive uma ideia para o nosso prefeito Chaparral. Vocês queriam uma Caminhada do Forró em Surubim? Depois do que vivi hoje em Arcoverde, essa ideia ficou ainda melhor. Conheci de perto a cultura de Arcoverde. Teve sanfona, muito forró e animação do começo ao fim", afirmou Juliana.

Edson Vieira também destacou a importância da agenda no município sertanejo. "Arcoverde é cultura, tradição e alegria. Foi uma agenda daquelas que faz a gente seguir nossa caminhada com as baterias recarregadas, encontrando amigos, ouvindo as pessoas e vivendo de perto toda a força dessa terra tão especial", declarou.

Zezé Di Camargo reúne multidão e marca uma das maiores noites do Orobó Forró
Publicado em 23/06/2026 às 18:41

O cantor Zezé Di Camargo foi a grande atração da noite do domingo (21 de junho) no Orobó Forró 2026 e arrastou um dos maiores públicos já registrados em eventos festivos do município. A Quadra de Eventos, no centro da cidade, ficou completamente lotada para receber o artista, uma das atrações mais aguardadas da programação.

Dono de uma das vozes mais marcantes da música sertaneja brasileira, Zezé Di Camargo emocionou o público com sucessos que marcaram gerações, em uma noite de muita animação e celebração na Terra do Frivolité. A programação também contou com apresentação da banda Pikap Turbinada, que abriu a noite de shows e aqueceu o público antes da entrada do sertanejo no palco.

"Na noite de ontem, vivemos mais um grande momento em nossa cidade com o Orobó Forró, reunindo cultura, música e a presença do nosso povo. A festa contou com apresentação da banda Pikap Turbinada e um dos shows mais aguardados do nosso São João, com Zezé Di Camargo, que abrilhantou ainda mais a nossa programação", registrou o prefeito Biu Abreu (PSD) nas redes sociais.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades e lideranças políticas locais e da região, entre elas a vice-prefeita Lia de Chaparral (União Brasil), o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), o pré-candidato a deputado estadual Fellype Martins (Podemos), o vice-prefeito de Vertente do Lério, Dão da Lavanderia (União Brasil), além de vereadores, secretários municipais, lideranças e milhares de pessoas que lotaram o centro da cidade.

Véspera de São João terá shows gratuitos em Casinhas, Surubim, Bom Jardim, Orobó e Vertente do Lério
Publicado em 23/06/2026 às 18:40

A noite mais aguardada do ciclo junino promete muita animação no Agreste Setentrional. Nesta terça-feira (23 de junho), véspera de São João, municípios da região prepararam uma programação especial com muito forró, fogueiras acesas, comidas típicas e atrações musicais para celebrar uma das datas mais tradicionais do calendário nordestino.

Em Casinhas, a programação acontece na comunidade de Vila Chêus, com o tradicional arraiá junino da localidade, a partir das 19h, com shows de Edyli Silva e Arthurzinho Boladão. Em Surubim, o Polo Vila Forró, na Rua da Prefeitura, recebe as apresentações de Deka Vanerão, Mistura Fina e Vilões do Forró, também a partir das 19h. Já em Vertente do Lério, o São João Raiz terá show do Forrozão Tá na Base, no Polo Bolinha, a partir das 19h.

No município de Bom Jardim, o Polo Pedra do Navio será palco do São João de Todos Nós, com apresentações de Renovação Nordestina e Dudu do Acordeon, a partir das 19h. Em Orobó, a programação será comandada pela cantora Priscila Senna [foto acima], que sobe ao palco da Quadra de Eventos, no centro da cidade, a partir das 22h.

Com programação diversificada e gratuita, as cidades da região mantêm viva a tradição junina e prometem uma noite de muito forró e confraternização para moradores e visitantes.

Pré-candidato, Janjão prestigia São João de Limoeiro ao lado de Raquel Lyra
Publicado em 23/06/2026 às 18:39

O ex-prefeito de Bom Jardim e pré-candidato a deputado estadual, Janjão (PSD), participou no último sábado (20) da programação do São João de Limoeiro, no Agreste Setentrional, integrando a comitiva da governadora Raquel Lyra (PSD).

Ao lado do prefeito de Bom Jardim, Arsênio Medeiros, do vereador limoeirense Ronaldo Morais e do pré-candidato a deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), Janjão acompanhou os festejos na Rua da Alegria, principal polo da programação junina do município, que recebeu shows de Felipe e Gabriel, Cláudia Lauterer e Jorge de Altinho.

Nas redes sociais, o pré-candidato destacou a presença ao lado da governadora. "Dia de acompanhar o São João de Limoeiro ao lado da governadora Raquel Lyra. Essa é a dupla do Trabalho de Verdade", escreveu.

João Campos é recebido com festa no Alto do Moura e mostra força em reduto de Raquel
Publicado em 23/06/2026 às 18:33

CARUARU - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) foi recebido com festa, nesta terça-feira (23), em Caruaru, no Agreste. O líder da Frente Popular transitou pelo Alto do Moura acompanhado de apoiadores, recebeu manifestações de carinho da população e mostrou força no reduto da governadora Raquel Lyra (PSD). A cidade se soma a uma lista de polos juninos visitados pelo ex-prefeito do Recife nos últimos dias, a exemplo de Araripina, Serra Talhada e Arcoverde.

Parada obrigatória no Alto do Moura, a Casa-Museu Mestre Vitalino esteve no roteiro do pré-candidato, que exaltou o espaço como um símbolo da potência cultural de Caruaru e da representação da essência do povo pernambucano. “Estou aqui no Alto do Moura vendo essa maravilha da cultura pernambucana e nordestina. Viva o Mestre Vitalino, o verdadeiro rei do barro, que através de sua arte deu significado à luta do povo do Nordeste brasileiro. Mestre Vitalino é um patrimônio da cultura pernambucana e nordestina”, declarou João.

O pré-candidato esteve acompanhado de nomes da política de Caruaru, como os ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, a ex-deputada Laura Gomes e os pré-candidatos a deputados Delegado Lessa (Republicanos), Dilson Oliveira (PSB) e Vitinho Maia (PSB). Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), as deputadas federais Tabata Amaral (PSB) e Maria Arraes (PSB), o deputado federal Pedro Campos (PSB) e lideranças de outros municípios.

Mais cedo, João Campos também esteve em Gravatá, outro importante polo junino do estado. Acompanhado de apoiadores, ele passou por ruas do centro do município e percorreu os corredores do mercado público, conversando com a população e se juntando ao clima de São João vivenciado na cidade.

Taquaritinga do Norte anuncia grade do Festival Café Cultural 2026 com Roupa Nova, Maneva e Edson Gomes
Publicado em 23/06/2026 às 18:32

O evento acontece de 30 de julho a 2 de agosto de 2026 e deve receber turistas de todo o Brasil.

A cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, divulgou nesta segunda-feira (23) a programação oficial da 7ª edição do Festival Café Cultural. O evento acontece de 30 de julho a 2 de agosto de 2026 e deve receber turistas de todo o Nordeste e de outras regiões do Brasil.

Com quatro dias de programação, o festival ocupa a área central da cidade e reúne shows nacionais, economia criativa, valorização dos produtores de café e identidade regional. A expectativa da organização é movimentar a rede hoteleira, o comércio e a geração de renda local.

Confira a programação completa do Festival Café Cultural 2026:

Quinta-feira – 30/07
Tarcísio do Acordeon
Luan Estilizado
Túlio Duarte

Sexta-feira – 31/07
Edson Gomes
Maneva
Noara Marques

Sábado – 01/08
Roupa Nova
Joyce Alane
Orquestra Requinte

Domingo – 02/08
Kiko Chicabana
Grupo Nuwe
Pagode do Roma

O Festival Café Cultural amplia a experiência do público com ações que destacam a cultura local. A programação inclui Rua do Café, Feira de Artesanato, palestras e oficinas, gastronomia regional e exposições culturais. As atividades têm como objetivo fortalecer o turismo e estimular a cadeia produtiva do município.

Para a gestão municipal, o evento consolida a vocação turística de Taquaritinga. “Este é um evento que traduz o que Taquaritinga tem de melhor: cultura forte, povo acolhedor e potencial turístico. O Festival gera emprego, renda e projeta nossa cidade para todo o Brasil”, afirma o prefeito de Taquaritinga, Gena Lins.

A realização é da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURDE), Secretaria de Agricultura e Pecuária (SEAP), Fundação Taquaritinguense de Artes e Turismo (FUNTART) e Departamento Especial de Imprensa e Marketing. O Festival conta com apoio do Sebrae, Banco do Nordeste, Fundarpe, Empetur, Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Motta discute projeto de dívidas rurais com bancada do agro
Publicado em 23/06/2026 às 18:30

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu-se com integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para discutir o projeto que prevê a renegociação de dívidas de produtores rurais.

A proposta preocupa o governo federal por autorizar o uso de recursos do Fundo Social do pré-sal. Segundo estimativas da equipe econômica, o impacto pode chegar a R$ 140 bilhões ao longo de dez anos.

Após o encontro, Motta não confirmou se pautará a matéria para votação. O deputado afirmou que seguirá ouvindo diferentes setores antes de tomar uma decisão sobre o andamento do projeto.

Flávio pedirá suspensão de tarifaço dos EUA até eleição
Publicado em 23/06/2026 às 18:11

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pretende solicitar ao governo dos Estados Unidos a suspensão do processo que pode resultar em novas tarifas contra o Brasil até a conclusão das eleições presidenciais.

A manifestação deve ocorrer durante uma audiência pública marcada para 6 de julho. Segundo aliados, a medida busca adiar negociações para um momento em que o futuro governo tenha legitimidade eleitoral para tratar do tema.

O coordenador da campanha de Flávio, Rogério Marinho, criticou a postura do governo Lula e afirmou que o Palácio do Planalto deveria participar mais ativamente das discussões para evitar a adoção das tarifas.

Eduardo da Fonte e Humberto Costa fazem entregas em São Benedito do Sul ao lado do prefeito Zé Baiano e Dannilo Godoy
Publicado em 23/06/2026 às 16:42

O pré-candidato ao Senado e presidente da Federação União Progressista (UP/PP), Eduardo da Fonte, e o senador Humberto Costa estiveram em São Benedito do Sul, nesta terça-feira (23), para participar da entrega de veículos, ao lado do prefeito de São Benedito do Sul, Zé Baiano, do prefeito de Água Preta, Miruca, do prefeito de Palmares, Junior de Beto, além do deputado estadual Dannilo Godoy e de outras lideranças da região.

No evento, foram entregues três veículos para a educação, um microônibus, dois automóveis para a Assistência Social e Secretária da Saúde. Ao todo, Eduardo da Fonte, em conjunto com o deputado federal Lula da Fonte, já enviaram mais de R$ 8 milhões para o município.

"São Benedito do Sul faz parte da minha história política e da minha trajetória de trabalho por Pernambuco. Cada investimento que chega ao município representa nosso compromisso com a população. Estamos aqui para prestar contas, entregar resultados e reafirmar que continuaremos trabalhando para trazer mais desenvolvimento para a Mata Sul”, ressaltou Eduardo da Fonte.

Fazenda lança plataforma para monitorar desonerações fiscais
Publicado em 23/06/2026 às 16:00

O Ministério da Fazenda lançou uma plataforma que amplia a transparência sobre benefícios tributários concedidos pelo governo, permitindo consultar e classificar desonerações por critérios produtivos, sociais, ambientais e regionais.

A ferramenta reúne dados da Dirbi e possibilita filtros por setor econômico, região, programa e beneficiários. Segundo a pasta, a indústria da transformação concentra o maior volume de incentivos fiscais.

De acordo com o governo, as desonerações somaram R$ 331,58 bilhões em 2024, distribuídas em 83 programas. A expectativa é que a plataforma ajude a qualificar o debate sobre a eficácia dos benefícios tributários no país.