Felipe Carreras participa da Caminhada do Forró em Arcoverde ao lado de João Campos e lideranças
Publicado em 22/06/2026 às 06:27

O deputado federal Felipe Carreras participou, neste domingo (21), da 14ª edição da Caminhada do Forró, em Arcoverde, ao lado do pré-candidato a governador João Campos, da ex-prefeita Madalena Britto, do deputado estadual Diogo Moraes e das lideranças políticas Gilson Duarte e Já Morreu, pré-candidato a deputado estadual.

O evento, que já faz parte do calendário junino do município, reuniu moradores, apoiadores e lideranças políticas em um momento de valorização da cultura e das tradições de Arcoverde.

Durante a agenda, Madalena Britto e Já Morreu reafirmaram apoio ao deputado federal Felipe Carreras, fortalecendo a parceria política no município.

A participação na Caminhada do Forró reforça a presença de Felipe Carreras no Sertão pernambucano e sua atuação junto a lideranças locais, em agendas voltadas ao fortalecimento da cultura, do turismo e do desenvolvimento regional.

Pela primeira vez, Buenos Aires realiza Arraiá da Inclusão com integrantes do Rancho do Maia
Publicado em 22/06/2026 às 06:27

A Prefeitura de Buenos Aires realiza, pela primeira vez, o Arraiá da Inclusão, uma iniciativa do prefeito Henrique Queiroz, que vem mostrando uma visão sensível e inovadora ao abrir espaço para uma festa junina mais acolhedora e feita para todos.

O evento acontece nesta segunda, 22 de junho, a partir das 20h, na Praça do Relógio, com uma programação especial dentro dos festejos juninos do município.

A noite contará com a apresentação da Quadrilha da Inclusão, formada por integrantes do Rancho do Maia, além da Quadrilha dos Bonecos Gigantes e show de Evily Alves. A proposta é valorizar a diversidade, fortalecer a cultura popular e garantir que todos possam participar da tradição junina.

Para o prefeito Henrique Queiroz, o Arraiá da Inclusão representa um momento importante para Buenos Aires.

“O São João é uma festa do povo, e precisa ser uma festa para todos. O Arraiá da Inclusão nasce com esse sentimento de respeito, alegria e participação”, destacou o prefeito.

A Prefeitura convida toda a população para participar desse momento inédito, que promete levar muita emoção, música, dança e inclusão para a Praça do Relógio.

São João de Gravatá 2026 levou multidão ao Pátio de Eventos em mais uma noite de shows
Publicado em 22/06/2026 às 06:24

Maurício Meneses, Natanzinho Lima, Taty Girl e Lipe Lucena comandaram a programação do domingo (21), animando moradores e turistas durante os festejos juninos

O São João de Gravatá 2026 promoveu mais uma noite de muita música e animação no domingo (21), no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. A programação reuniu artistas de destaque e atraiu um grande público, que acompanhou os shows em clima de celebração e valorização da cultura nordestina.

A abertura da noite ficou por conta do artista gravataense Maurício Meneses. Na sequência, Natanzinho Lima, Taty Girl e Lipe Lucena deram continuidade à festa, levando ao público repertórios marcados por sucessos que fizeram os forrozeiros cantar e dançar do início ao fim das apresentações.

Os shows integram a programação oficial do São João de Gravatá 2026, evento realizado pela Prefeitura Municipal. A festa conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, Empetur e Secretaria Estadual de Cultura, além do patrocínio de Brahma, Natura e Chivas Regal.

Reconhecido como um dos principais festejos juninos do interior pernambucano, o São João de Gravatá segue movimentando a economia local e fortalecendo as tradições culturais da região, reunindo moradores e visitantes em noites de muita música e entretenimento.

Lula inaugura etapa da nova Serra das Araras na próxima terça
Publicado em 22/06/2026 às 06:12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na terça-feira da inauguração da primeira etapa da nova Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), um dos principais corredores logísticos do País.

O projeto recebeu investimento de R$ 1,5 bilhão e tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego e reforçar a segurança viária entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o Ministério dos Transportes, a Via Dutra registra cerca de 390 mil veículos por mês. As obras da nova Serra das Araras já atingiram 70% de execução e integram um pacote financiado pelo BNDES.

Coluna da segunda-feira: A lógica da Federação e a disputa pelo Senado na visão de Claudiano Martins
Publicado em 22/06/2026 às 00:01

A executiva estadual da Federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, anunciou que fará no próximo dia 29 de junho uma importante reunião, onde debaterá, dentre outras pautas, qual será o nome indicado pela Federação para a disputa por uma vaga para o Senado Federal na chapa que será encabeçada pela governadora Raquel Lyra, do PSD.

O deputado estadual Claudiano Martins, do PP, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios e falou sobre o assunto. Claudiano defende abertamente que o nome a ser indicado pela Federação seja o do deputado federal Eduardo da Fonte.

“Eu não tenho duvidas de que a Federação tem nomes para disputar qualquer cargo eletivo em Pernambuco. Miguel Coelho (também pré-candidato ao Senado) é um bom nome, foi um grande prefeito em Petrolina, já disputou, inclusive, o governo do estado em 2022, mas o momento hoje é de Da Fonte, que tem feito um trabalho muito grande em todo o estado. Eu não tenho dúvidas de que esse trabalho será o melhor e maior argumento para que no dia 29 a Federação diga que o melhor nome para disputar o senado federal é mesmo Eduardo da Fonte”.

Caruaru faz da cultura popular a grande protagonista de mais uma noite de São João na Estação Ferroviária
Publicado em 21/06/2026 às 17:00

Mais do que uma grande festa, a noite deste sábado (20) reafirmou uma das principais marcas do São João de Caruaru: o compromisso com a valorização das raízes, das tradições e das pessoas que ajudam a construir a identidade cultural da cidade. Prova disso foi o grande público que lotou os polos da Estação Ferroviária e participou intensamente da programação.

Um dos momentos mais emocionantes foi o cortejo em homenagem aos 83 anos de João do Pife, Patrimônio Vivo de Caruaru. Quadrilhas juninas, bacamarteiros, grupos de bois e bandas de pífano percorreram a Estação acompanhados por uma multidão que celebrou a trajetória do mestre. O coro de parabéns reuniu pifeiros de Caruaru, São Paulo e até da Argentina. Emocionado, ele agradeceu, “há 50 anos, quando eu vim para Caruaru, ninguém sabia quem eu era. Hoje até a Europa sabe quem é João. Caruaru me acolheu e eu sou de Caruaru”, afirmou.

A programação também levou cultura para todos os cantos da festa. O Polo Itinerante encantou o público com a presença do Boi Nelore, do Maracatu Maestro Skillo, do Coroné Cornélio e de outros grupos que transformaram o local em um grande palco a céu aberto. Outro destaque foi a Quadrilha Junina Girassol, que fez a pessoas entrarem na dança.

A valorização das tradições também passa pelas novas gerações, como a Banda de Pífano Curupife, formada por jovens caruaruenses que dão continuidade ao legado dos mestres pifeiros. Além de preservar a cultura, a festa tem um significado especial para os caruaruenses. “É um período muito bom para todo mundo, principalmente para nós, trabalhadores e artistas. O povo está se animando, se alegrando. É um momento de reunir a família, sair um pouco da rotina e curtir”, destacou a recreadora Ana Cláudia.

Em Sertânia, João Campos exalta capacidade de entrega como diferencial para governar Pernambuco
Publicado em 21/06/2026 às 16:06

SERTÂNIA - As ruas do centro de Sertânia, no Sertão do Moxotó, foram tomadas pela população, em pleno domingo, para saudar a chegada de João Campos (PSB) à cidade. O pré-candidato a governador participou de um encontro político em uma casa de eventos, teve reuniões internas com apoiadores e deu entrevista a uma rádio local. Durante a agenda, o líder da Frente Popular ouviu queixas sobre a falta de água, falhas em serviços de saúde e insegurança e se comprometeu a fazer um governo de respostas efetivas à população.

“Fiquei impressionado com a quantidade de gente esperando aqui debaixo do sol do meio-dia e pensei: ‘Como o povo é generoso, e é esse povo que vai governar Pernambuco a partir de 2027’. A gente não está aqui para ficar reclamando das coisas. A gente está aqui fazendo um diagnóstico do tempo presente, mas para poder inaugurar um tempo novo, de grandes realizações”, declarou, destacando o canal da transposição do Rio São Francisco e a construção de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Sertânia como exemplos da atenção do presidente Lula (PT) e dos que estão em seu palanque com a região.

João Campos também elencou feitos de sua gestão à frente da Prefeitura do Recife para argumentar que, no último ano de um mandato, o governante tem que fazer entregas, e não anúncios. Ele lembrou que, em cinco anos e três meses, construiu 107 creches na capital, implantou pontes e criou, nos primeiros seis meses de governo, ainda durante a pandemia, um programa de formação superior em tecnologia que não tem exemplo similar em outras cidades pernambucanas. “Assim como vocês viram meu pai cuidar de Sertânia, eu também quero dar minha contribuição. Hoje quem está no governo sai de casa para ficar dizendo que não fez por culpa de A e de B, mas eu vou sair de casa para trabalhar”, discursou.

Principal liderança da oposição em Sertânia, o ex-prefeito Ângelo Ferreira (PSB) exaltou a presença de João Campos na cidade e o caráter participativo da recepção popular ao pré-candidato. “Em todos os momentos dessa agenda, inclusive durante o discurso dele, as pessoas levantaram questões pertinentes por acreditarem que ele representa a esperança. João está formulando um programa de governo importante, ouvindo a população em várias partes de Pernambuco e falando de questões que a maioria da população quer discutir”, avaliou.

Também acompanharam a agenda em Sertânia o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado federal Pedro Campos (PSB), a deputada federal Tabata Amaral (PSB), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), os prefeitos Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Márcia Conrado (Serra Talhada), Vinicius Marques (São José do Belmonte) e Bebe Água (Betânia), além de ex-prefeitos, vereadores, representantes sindicais e outras lideranças.

Jornalista pernambucano e prefeito de Salvador estão entre autores de artigo sobre comunicação de Estado e confiança pública
Publicado em 21/06/2026 às 15:50

O jornalista pernambucano Daniel Cruz e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, estão entre os autores do artigo “Comunicação de Estado em Angola: desafios estruturais, centralização institucional e confiança pública”, recém-publicado na revista DCS. O estudo também é assinado por Matheus Silva dos Anjos, secretário de Governo do município de Jequié - BA, e pelo professor Dr. Fábio Vínicius de Macedo Bergamo, da UESB.

A pesquisa tem como questão central al compreender de que forma a comunicação de Estado influencia a confiança pública. A partir da realidade angolana, o artigo analisa os desafios da comunicação governativa em um contexto marcado pela centralização institucional, pela diversidade territorial e pela necessidade de aproximar as ações do Estado da percepção da sociedade.

O trabalho investiga como a comunicação pública pode contribuir para reduzir distâncias entre governo e população, fortalecer a transparência, ampliar a compreensão das políticas públicas e consolidar a confiança nas instituições.

Com abordagem voltada à comunicação pública, governança e fortalecimento institucional, o estudo ganha relevância ao discutir um tema cada vez mais estratégico para administrações públicas em diferentes países: a capacidade do Estado de comunicar com clareza, responsabilidade e efetividade.

O artigo pode ser acessado por meio do DOI: 10.54899/dcs.v23i90.5654.

João Campos prestigia o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada
Publicado em 21/06/2026 às 15:22

SERRA TALHADA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) voltou ao Sertão do Pajeú, na noite deste sábado (20), para prestigiar o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada. Acompanhado da prefeita Márcia Conrado (PT) e de outras lideranças, ele percorreu as ruas da localidade, acompanhou uma apresentação de quadrilhas juninas e destacou a agenda como um símbolo da presença que pretende ter, como governador, nos lugares distantes das sedes dos municípios.

“São João do Barro Vermelho respira cultura e é reconhecido por fazer uma das festas juninas mais tradicionais em áreas rurais no nosso estado. O povo daqui é muito acolhedor, amoroso, mas também vivencia muitos desafios pela distância da sede de Serra Talhada, pelo acesso em estrada de barro. Estar aqui é um símbolo do nosso compromisso em fazer um governo que vai trabalhar para todo mundo, mas que vai se preocupar ainda mais com o pequeno, em chegar junto, em dar apoio aos municípios e se fazer presente não só nos grandes centros, mas também nos lugares mais afastados”, disse.

A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo deputado federal Pedro Campos (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo (PT), pelo pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa (PSB), pelo prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques (PSB), e outras lideranças. 

Delúbio tenta voltar à Câmara e critica Joaquim Barbosa
Publicado em 21/06/2026 às 15:18

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares anunciou que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por Goiás nas eleições de 2026. Aos 70 anos, ele busca retornar à vida política após ter sido condenado no Mensalão e na Operação Lava Jato.

Em entrevista ao Poder360, Delúbio voltou a afirmar que é inocente e declarou que pretende pedir revisão criminal da condenação no Mensalão. O petista também fez críticas ao ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do caso, a quem classificou como “desqualificado”.

Além da candidatura, Delúbio afirmou que uma de suas prioridades será ampliar a votação de Lula em Goiás e ajudar na tentativa de reeleição do presidente. Ele também comentou investigações envolvendo o caso Master e prestou solidariedade ao senador Jaques Wagner.