Secretaria de Educação de Garanhuns promove formação com servidores municipais
Publicado em 11/03/2025 às 08:45

A Secretaria de Educação de Garanhuns realizou uma reunião com servidores municipais para trazer informações importantes sobre as funções exercidas nas unidades de ensino. A formação aconteceu no Colégio Municipal Padre Agobar Valença e contou com a participação de merendeiros, monitores do transporte escolar e motoristas dos ônibus que levam os estudantes até às escolas. 


A proposta da formação foi trazer orientações sobre as atribuições dos profissionais. “Fizemos repasses de como tudo pode acontecer da melhor forma para a chegada, permanência e retorno dos estudantes. Dialogamos e alinhamos diretamente com todos esses profissionais parceiros que tanto tem contribuído nas escolas”, afirmou Valdenia Gueiros, diretora de Monitoramento. 


“Trabalho na Escola Deocleciano Monteiro Guedes há três anos e participo de todas as formações. Acho que é de extrema necessidade, pois trabalhamos com vidas. Essa formação de hoje foi uma das melhores”, disse a monitora de transporte escolar Gleice Lilian. 


Para os merendeiros, houve uma formação para orientação sobre manipulação de alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação trouxe informações sobre como cortar, cozinhar e servir alimentos, de forma segura e higiênica. “Participar desse momento é maravilhoso, cada um aqui vem com o intuito de aprender mais. Saímos muito mais formados. Eu amo esse momento”, disse Ivanilda Ferreira, merendeira da EFITI Prefeito Amílcar da Mota Valença. 

TORNEIO FEMININO DE FUTSALDE JATAUBA
Publicado em 10/03/2025 às 08:36

O dia internacional das mulheres foi celebrado de uma forma diferente, trazendo pra quadra o futebol arte das meninas de nossa terra. Confira alguns clicks desse dia tão especial para o esporte feminino.

Divulgação da Grade Nacional do Festival de Inverno de Garanhuns 2025
Publicado em 10/03/2025 às 08:35

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, vai divulgar, nesta quarta-feira (12/03), quais serão os artistas nacionais que vão integrar a programação do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 35 anos, mais especificamente da Praça Mestre Dominguinhos.


O anúncio será realizado a partir das 19h30min, no Teatro Reinaldo de Oliveira do Sesc Garanhuns.


O Festival de Inverno de Garanhuns 2025 será realizado de 10 a 27 de julho de 2025.

Pernambuco registra maior crescimento econômico dos últimos 15 anos e supera média nacional
Publicado em 10/03/2025 às 08:34

Em 2024, Pernambuco alcançou o seu maior crescimento econômico dos últimos 15 anos, com uma taxa de 4,7%, de acordo com dados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central (BC). Essa taxa é maior que a média nacional no ano passado, que foi de 3,8%. O índice, que calcula a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB), apontou que o Estado ficou à frente de São Paulo, Goiás e da Bahia no levantamento que traz dados de outros nove estados (Santa Catarina, Pará, Ceará Amazonas, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro).


“Esses números mostram a virada de chave que Pernambuco está passando desde o início da nossa gestão. Nosso time tem trabalhado incansavelmente para fazer de Pernambuco um estado melhor para se investir, trabalhar e viver. Estamos virando o jogo na atração de novos empreendimentos, na geração de emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida, proporcionando que a economia cresça com segurança para quem vem investir e empreender no nosso estado e gerando riqueza para a nossa população. Temos muito ainda a avançar, e o que mais me deixa feliz é saber que o melhor ainda está por vir”, celebrou a governadora Raquel Lyra.


O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, destaca a importância da administração pública nesse crescimento. “A atividade econômica da administração pública, que representa quase 25% do PIB do Estado, teve um papel importante nesse excelente resultado da economia pernambucana. Esse crescimento histórico foi puxado pela consolidação da gestão da governadora Raquel Lyra com a retomada do investimento público e o fortalecimento fiscal dos municípios, esse último sendo possível graças à redistribuição do ICMS proposta pelo governo e aprovada na Alepe, possibilitando que as prefeituras pudessem investir mais, aquecendo a economia”, afirmou o secretário. 


Todos os setores da economia cresceram no Estado acima da média nacional em 2024. Historicamente, o setor de serviços tem maior peso no PIB pernambucano, mas um dos destaques foi a agropecuária com o crescimento no ano passado de 11,3% a partir da diversificação da atividade agrícola. O setor de serviços cresceu 4,4%, enquanto o país registrou alta de 3,1%, e a indústria teve crescimento de 4,6%, quase 1% a mais que o registrado pelo Brasil, que cresceu 3,7%. O setor industrial teve o impacto positivo do polo automotivo de Goiana, com a fabricação de veículos automotores registrando crescimento de 9,9%, mas foi a fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, que teve a maior alta, com 17,2%.


Já o comércio cresceu 5,4%, também superando a média nacional, que foi de 4,7%. A taxa de crescimento da atividade econômica do Estado, medida tanto por instituições estaduais de pesquisa quanto pelo Banco Central, consolida Pernambuco entre os estados de melhor desempenho no país.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destaca a criação de um ambiente de negócios favorável a esse crescimento. "Esse resultado reflete o esforço contínuo da gestão da governadora Raquel Lyra em criar um ambiente de negócios favorável, aliado a investimentos públicos robustos em infraestrutura, que têm sido fundamentais para impulsionar a economia do estado. Com políticas estratégicas para atrair investimentos e modernizar a infraestrutura, Pernambuco se destaca como um polo de desenvolvimento e inovação, gerando mais oportunidades e fortalecendo sua posição no cenário nacional”, afirmou.


No ano de 2011, o Estado havia registrado crescimento do PIB de 4,5%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só retomando esse nível de crescimento 15 anos depois.

CHAMADA DE PAUTA: Comitê Avança Mulher
Publicado em 10/03/2025 às 08:32

Nesta segunda-feira (10), às 9h, será realizado o primeiro encontro do Comitê Avança Mulher de 2025. O comitê reúne secretárias e executivas, assessoras especiais, consultoras e representantes das secretarias municipais para criação, implementação, otimização e inovação das políticas públicas para as mulheres.


O encontro será realizado na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru. Na oportunidade, tomará posse a nova presidente do comitê, a vice-prefeita Dayse Silva. 


SERVIÇO:

O quê? Reunião do Comitê Avança Mulher

Quando? Segunda-feira (10), às 9h

Onde? Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru (Praça Teotônio Viléla, s/n – Nossa Sra. das Dores.

“Conseguimos entregar uma festa grandiosa, que gerou renda e impulsionou a cultura de nossa cidade”, diz presidente da Fundação de Cultura do Recife
Publicado em 10/03/2025 às 08:30

O presidente da Fundação de Cultura do Cidade do Recife (FCCR), Marcelo Canuto, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com mais de 40 emissoras e tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3). Ele falou sobre o encerramento dos festejos carnavalescos na capital do estado.


Segundo ele, o evento foi um sucesso total, amparado por números expressivos, que refletem a grandeza do Carnaval recifense. “Conseguimos entregar uma festa grandiosa, que gerou renda e impulsionou a cultura de nossa cidade. Tivemos 97% de taxa de ocupação da nossa rede hoteleira e firmamos Recife dentre os três maiores carnavais do Brasil, ao lado de Rio de Janeiro e Salvador”, disse ele.


Marcelo Canuto comentou ainda o impacto financeiro causado pela festa. De acordo com o secretário foram injetados mais de 2 bilhões e 700 milhões de reais na economia local, com a geração de 58 mil postos de trabalho. “Trata-se de um grande momento para o crescimento de renda para população recifense e pernambucana”, falou.


Para finalizar, ele citou dois pontos, que segundo ele, foram fundamentais para o sucesso do Carnaval deste ano em Recife. “O planejamento que foi feito em torno da festa e o apoio do prefeito João Campos. O prefeito e a sua equipe deram total apoio ao evento e graças a esse apoio foi possível promovermos um evento tão grande, de tamanho sucesso”.

“O Carnaval de Pernambuco foi um sucesso absoluto”, diz secretário estadual de Turismo e Lazer
Publicado em 10/03/2025 às 08:30

“O Carnaval de Pernambuco foi um sucesso absoluto”. A avaliação é do secretário estadual de Turismo e Lazer, Paulo Nery. Ele concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira, dia 06, a equipe de reportagem do Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com mais de 40 emissoras e tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3).


Segundo Paulo Nery, a expectativa em torno do evento foi plenamente atingida, diante de toda a organização e integração das secretarias do governo estadual, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).


O secretário revelou que mais de 90% das atrações que se apresentaram nos dias de festa são naturais do estado. “Constatamos, através de pesquisas, que os turistas preferem vir para Pernambuco e curtir, assistir os artistas locais. O governo do estado fez isso com maestria, por meio da Empetur, Fundarpe e Secretaria de Cultura e Turismo”, disse ele.


“Tivemos o aumento de 8,71% na movimentação em nosso aeroporto em relação a 2024. Já no TIP o aumento foi de 3,71% na movimentação de passageiros por meio de ônibus. Esses números mostram o sucesso que foi o nosso Carnaval”, falou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Paulo Nery.

Em 2025, Pernambuco realiza Carnaval mais seguro dos últimos 22 anos
Publicado em 07/03/2025 às 08:26

Estado registrou menor número de mortes violentas desde 2004


O Carnaval de Pernambuco 2025 foi finalizado com índices positivos de segurança pública, sendo a folia de Momo mais segura dos últimos 22 anos. Este ano, foi registrado o menor número de mortes violentas durante o período desde 2004. Além disso, houve uma queda de 15% nos homicídios em relação ao ano passado. Os números são relativos ao ciclo da quinta-feira (27) a terça-feira (4). O planejamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social, e o trabalho das forças de segurança, aliado ao uso de tecnologias como o reconhecimento facial, drones e os portais de acesso, foram fundamentais para obtenção dos resultados. As estratégias também contribuíram para a prisão de cinco foragidos da Justiça.


Durante o período carnavalesco, em todo o Estado, foram registradas 57 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), 15% a menos em relação ao ano passado, quando houve 67 MVIs, e 28,7% menor do que em 2004, quando iniciou a série histórica, com o registro de 80 homicídios. Em relação às ocorrências nos focos de folia, houve uma queda de 8,9% em comparação a 2024, passando de 1.834 para 1.671 registros. Do total das ocorrências registradas neste ano, 1.250 referem-se aos furtos, que sofreram uma queda de 15,5% em relação ao ano passado (1.479). Os casos de violência contra a mulher apresentaram redução de 27% (496 casos) em comparação a 2024 (677 casos).


O uso de tecnologia foi um dos grandes destaques deste ano. O sistema de reconhecimento facial possibilitou a captura de cinco criminosos com mandados de prisão em aberto. Para o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, os números refletem um trabalho coordenado das forças de segurança. "Pernambuco acabou de fazer o Carnaval mais seguro de toda a sua história. Foi o menor número de homicídios desde 2004, que é quando se começou a computar a série histórica no Estado. A redução das ocorrências e a manutenção da ordem pública são resultados de um planejamento estratégico que priorizou a prevenção e a tecnologia. O reconhecimento facial e o controle de acesso trouxeram mais eficiência para a atuação policial", afirmou.


AÇÕES NA CULTURA E TURISMO - Neste ano, o Governo do Estado investiu mais de R$ 39,5 milhões no Carnaval, via Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), um aumento de 88% em relação ao ano anterior. Deste total, foram mais de 1000 contratações artísticas, das quais 98% foram atrações pernambucanas, 90% selecionadas via convocatória e 80% ligadas à cultura popular.


"Mais de 100 municípios receberam ações do Governo do Estado, com nossos artistas trabalhando e sendo os grandes protagonistas da cultura popular. São os pernambucanos fazendo esse, que é o maior e melhor Carnaval do mundo. Os cortejos trazem agremiações e grupos culturais de todo o Estado e a gente esteve em todas as regiões, fazendo esse grande encontro que é tão importante para fortalecer a nossa cultura popular", pontuou a secretária de Cultura, Cacau de Paula. 


Outras ações realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe durante o Carnaval foram o festival Pernambuco Meu País no Carnaval, o Cortejo Brincantes de Pernambuco e a iniciativa Brincante nas Escolas. Durante o período carnavalesco, a Fundarpe apoiou 43 encontros tradicionais e festivais. A festividade em Pernambuco este ano homenageou nomes ligados à tradição carnavalesca pernambucana: Capiba (in memoriam), Dona Nira, Almir Rouche e Mestra Ana Lúcia. 


"Pernambuco é o estado brasileiro que tem o maior número de registrados como Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil, e vários deles estão ligados à tradição carnavalesca. Esses foram os verdadeiros protagonistas do nosso Carnaval em todos os cantinhos do estado. A gente também priorizou no palco do Pernambuco Meu País no Carnaval no Recife a cultura popular, com a presença dos Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco ", ressaltou Renata Borba, presidente da Fundarpe.


A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco também divulgou números animadores na folia deste ano. De acordo com a pasta, a estimativa é de uma movimentação econômica de R$ 3,3 bilhões durante o período, cerca de 10% a mais em relação ao ano passado. Os resultados preliminares de uma pesquisa de opinião feita com turistas que vieram curtir a folia pernambucana também destaca que 80,9% dos entrevistados escolheram o Carnaval como principal motivo da viagem, um crescimento de 6,67% em relação a 2024. O levantamento ressalta ainda que 93,78% dos turistas pretendem voltar ao Carnaval de Pernambuco.


A rede hoteleira do Estado teve uma média de 96,16% de ocupação. "Outro indicador foi que tivemos uma movimentação no Aeroporto do Recife de mais de 374 mil passageiros, um crescimento de 8,71% em relação a 2024. Ponto importante também foi a movimentação no Terminal Integrado de Passageiros, com mais de 71 mil passageiros, aumento de 3,7% em comparação ao ano anterior. São muitos fatores que demonstram a qualidade e o tamanho do Carnaval de Pernambuco em 2025, o maior Carnaval do mundo", destacou o secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery.


SAÚDE - O monitoramento da Saúde foi feito no Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), que trabalhou em regime de plantão. A assistência foi reforçada com escalas de profissionais de saúde nas grandes Emergências do Estado, além das Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAS). Para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), foram distribuídos 3,4 milhões de preservativos e 190 mil sachês de gel lubrificante.


MULHER - A Secretaria da Mulher realizou ações diretas e distribuiu material em todas as regiões sobre enfrentamento à violência contra a mulher, além de ter feito atividades educativas nos principais polos turísticos, como Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. Uma das ações no Recife foi a presença no Galo da Madrugada, com a participação do Trio da Mulher e um repertório especialmente pensado para o empoderamento feminino.

"Pernambuco sempre teve um espírito de luta pela liberdade, democracia e igualdade", destaca a governadora Raquel Lyra em cerimônia da Data Magna de Pernambuco
Publicado em 07/03/2025 às 08:25

Solenidade foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause e de outras autoridades


“É um momento de reflexão, mas também de reavivar dentro de nós o espírito daqueles que lutaram muito. Pernambuco sempre teve um espírito de luta pela liberdade, democracia e igualdade e essa luta deve ser sempre mantida porque a gente ainda tem muitos combates pela frente", afirmou a governadora Raquel Lyra, na manhã desta quinta-feira (6 de março), durante a cerimônia em celebração à Data Magna de Pernambuco. A solenidade ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, de secretários estaduais e de outras autoridades. 


A Data Magna marca os 208 anos do estopim da Revolução Pernambucana, que tornou o Estado um país independente por pouco mais de 70 dias. A chefe do Executivo estadual enfatizou que os ideais da Revolução de 1817 não se apagaram com o tempo, mas seguem vivos e atualizados. “O nosso desafio hoje é para que a democracia possa acontecer de verdade. Que a população tenha direito à moradia, à educação decente, à saúde e à dignidade. Nosso Estado é um país e quem o conhece de perto sabe o quanto nós prezamos muito pela nossa identidade cultural”, destacou Raquel Lyra.


Ao som da Banda da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a governadora realizou a revista das tropas. A gestora estadual também participou do hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governo, ao lado de Priscila Krause e do comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), General de Exército Maurílio Ribeiro. A cerimônia ainda contou com o desfile dos destacamentos da PMPE, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e das principais lojas maçônicas do Estado.


“Esta data é fundamental na formação da nossa identidade cívica e na reafirmação de Pernambuco como um Estado de vanguarda política. Além de comemorar a Data Magna, a gente entra no momento quase que final também das comemorações dos 200 anos da Confederação do Equador em 1824, quando a gente teve um destaque: o nosso herói Frei Caneca”, sublinhou a vice-governadora Priscila Krause.


HOMENAGEM - Na ocasião, a governadora Raquel Lyra também levou uma coroa de flores ao monumento que homenageia todos os heróis da Revolução de 1817. Localizada na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, a obra em memória aos mártires do Estado é de autoria do artista plástico Abelardo da Hora.


“Foi a partir de 1817 que houve um movimento em todos os estados para que o Brasil ficasse independente de Portugal. É importante ressaltar esses ideais porque Pernambuco é o estado que tem a história mais rica do Brasil”, disse a jornalista e ex-deputada estadual Terezinha Nunes, autora do projeto de lei que cria a Data Magna de Pernambuco.


Após o encerramento da cerimônia, a governadora Raquel Lyra foi homenageada pela comunidade maçônica de Pernambuco.


Participaram da solenidade os deputados estaduais João de Nadegi, Romero Sales Filho e Wanderson Florêncio. Também estiveram presentes os secretários estaduais da Casa Civil, Túlio Vilaça; da Criança e Juventude, Yanne Telles; de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueirêdo; de Administração, Ana Maraíza; de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes; de Turismo e Lazer, Paulo Nery; de Defesa Social, Alessandro Carvalho; de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga; da Mulher, Juliana Gouveia; de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira; o Chefe de Gabinete da Governadora, Eduardo Vieira, o Chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede; o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella; o procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, José Paulo Cavalcanti; e o comandante do 2º COMAR, o major-brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo.

“Além de ser um momento de descontração e lazer para as pessoas, o Carnaval é muito importante para o empreendedor e para a economia do município”, diz Mano Medeiros
Publicado em 07/03/2025 às 08:23

Foi encerrada nesta terça-feira, dia 04, a edição deste ano do Carnaval de Jaboatão dos Guararapes. O evento foi aberto na sexta-feira, dia 28 de fevereiro e reuniu uma verdadeira multidão, que se dividiu entre os três polos fixos da festa, que ficaram em Jaboatão Centro (Casa da Cultura), no Parque da Cidade (Prazeres) e nas Praias (Piedade). A festa também aconteceu em oito polos itinerantes, espalhados pelos quatro cantos da cidade.


Segundo o prefeito Mano Medeiros o Carnaval 2025 em Jaboatão atraiu um público estimado em mais de 215 mil pessoas, que geraram a injeção de mais de 52 milhões de reais na economia local. “Além de ser um momento de descontração e lazer para as pessoas, o Carnaval é muito importante para o empreendedor e para a economia do município. A população do Jaboatão não precisou ir às cidades vizinhas, as pessoas puderam aproveitar a festa perto de casa, potencializando a economia local”, disse o prefeito Mano Medeiros a equipe de reportagem do Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios.


Mano se consolida como um dos gestores mais eficientes e inteligentes de Jaboatão dos Guararapes, cidade vista como peça fundamental no tabuleiro político e na cena econômica de Pernambuco. Tendo ao seu lado um capacitado time de assessores, diretores e secretários ele já deixou sua marca administrativa no município, que diariamente colhe os frutos de sua exitosa gestão.