Justiça mantém Diogo Moraes na liderança do PSDB na Alepe
Publicado em 28/08/2025 às 14:51

A desembargadora Valéria Bezerra Pereira Wanderley, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), acolheu os argumentos apresentados pelo PSDB em agravo de instrumento e manteve o deputado Diogo Moraes como líder da bancada na Assembleia Legislativa (Alepe).


A decisão, proferida nesta quinta-feira (28), reverteu decisão judicial anterior que anulava a indicação do parlamentar para a função. Com isso, o deputado segue como integrante e presidente da CPI do Bilhão, instalada para investigar supostas irregularidades em contratos de publicidade na gestão da governadora Raquel Lyra (PSD).


Na decisão, a desembargadora avaliou que documentos apresentados pelo PSDB mostram que a comissão interventora do partido no estado, comandada pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, “possui competência plena e exclusiva para conduzir as deliberações partidárias”.


Entendeu também que a convocação de reuniões de urgência “tem previsão estatutária expressa” e dispensa prazos dilatados, desde que garantida a presença dos membros, “o que efetivamente ocorreu”.


A magistrada afirmou ainda que, diante da chegada de um quarto integrante à bancada e da existência de empate quanto à indicação para a liderança do partido, “a solução conferida pelo presidente da Alepe encontra respaldo” no regimento da casa e “deve ser respeitada como ato interna corporis do Parlamento”.


Por fim, a desembargadora concluiu que manter a decisão anterior, favorável à deputada Débora Almeida, seria subverter “a vontade quase unânime da Comissão Executiva Interventora e de parcela significativa da bancada parlamentar”, além de gerar uma “recolocação forçada do partido em bloco governista, em desacordo com sua orientação nacional e estadual”. “É necessário manter válidas todas as deliberações tomadas na reunião conjunta da Comissão Executiva Interventora e da bancada do PSDB na Alepe”, decidiu.


A decisão ocorre em consonância com entendimento defendido pela Executiva nacional do PSDB em parecer remetido ao deputado Álvaro Porto no início desta semana. No documento, o presidente nacional do partido, Marconi Perillo, disse que a indicação do líder da bancada na Alepe “não se dá por procedimento de eleição, mas de simples indicação, desde que alinhada às diretrizes da Comissão Interventora do PSDB local e nacional”. 


Perillo explicou ainda que esse colegiado pode tratar de indicações, definições de blocos parlamentares e “qualquer outra decisão político-parlamentar”. “As ações e medidas adotadas pela Comissão Interventora estão dentro de suas atribuições estatutárias e não houve violação ao estatuto no ato de convocação”, declarou.

População de Pernambuco cresce e chega a 9.562.007 habitantes, estima IBGE
Publicado em 28/08/2025 às 14:47

Pernambuco tem 9.562.007 habitantes, segundo estimativa da população divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28).


O número considera o total de habitantes em todos os municípios do estado até 1º de julho de 2025. As informações foram divulgadas na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU).


Esse total da população representa um aumento de 0,24% em relação ao ano passado, quando o IBGE estimava 9.539.029 habitantes em Pernambuco.


A população do Brasil cresceu 0,39%: agora são 213.421.037 habitantes, segundo o IBGE.


Em Pernambuco, a população cresceu 5,55% desde a publicação do Censo 2022, quando o IBGE apontou uma população de 9.058.931 pessoas no estado.


Pernambuco segue como o sétimo estado mais populoso do Brasil, e o segundo do Nordeste, atrás apenas da Bahia, que tem 14.870.907 habitantes. 


Os três primeiros no ranking nacional são: São Paulo (46.081.801), Minas Gerais (21.393.441) e Rio de Janeiro (17.223.547). O estado menos populoso é Roraima, com 738.772 habitantes. 


Novidade entre cidades mais populosas

Capital do estado, o Recife é a cidade mais populosa, agora com 1.588.376 habitantes. Um salto de quase 100 mil pessoas na comparação com a estimativa do IBGE do ano passado, quando eram 1.488.920.


A segunda, terceira e quarta colocações seguem sendo ocupadas por Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Caruaru, com 684.293, 418.444 e 405.408 habitantes, respectivamente.


O quinto lugar este ano conta com uma novidade: Paulista, com 365.144 habitantes. A cidade ultrapassou Olinda, que agora aparece em sexto lugar no estado, com 364.717 — número que, inclusive, é menor do que o de 2024, quando o IBGE estimava em 365.402 a população da cidade.


Completam as 10 primeiras colocações do ranking estadual Cabo de Santo Agostinho (218.049), Camaragibe (156.112), Garanhuns (151.803) e Vitória de Santo Antão (144.243).


Na outra ponta da tabela, Fernando de Noronha ocupa a última colocação, com 3.341 habitantes. Vale ressaltar que o arquipélago não é uma cidade e, sim, um distrito estadual.


Nas últimas colocações ainda aparecem Itacuruba (4.491 habitantes), Ingazeira (4.975) e Calumbi (5.354).

Agrestina realiza 10ª Conferência Municipal de Saúde e aprova propostas para fortalecer os serviços no município
Publicado em 28/08/2025 às 14:24

A Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta semana a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro reuniu representantes da sociedade civil, gestores, trabalhadores da saúde e usuários do sistema, em um espaço de diálogo democrático e participativo.


Antes da conferência principal, foram realizadas pré-conferências em diversas áreas do município, onde a população teve a oportunidade de debater os principais temas relacionados à saúde local. Em cada encontro, uma proposta foi selecionada junto com o delegado representante da área. Esses delegados trouxeram suas contribuições para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, onde as propostas foram discutidas coletivamente e submetidas à votação.


As propostas aprovadas foram organizadas em quatro eixos temáticos: Atenção Primária, Saúde Especializada, Vigilância em Saúde e Urgência e Emergência. Durante os próximos anos, essas deliberações serão postas em pauta para que possam ser implementadas gradualmente no município.


No eixo de Atenção Primária, as propostas aprovadas incluem a implementação do atendimento noturno nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive na zona rural, a criação da Farmácia Municipal Popular, programas de saúde bucal itinerante e o fortalecimento do programa “Medicação em Casa”.


Em Saúde Especializada, ganharam destaque ações como a ampliação dos atendimentos de fisioterapia, inclusive em domicílio para pacientes acamados, a criação de espaços de acolhimento para crianças neuroatípicas e para o público LGBTQIAPN+, além do fortalecimento das políticas de saúde da mulher e da expansão dos programas de telessaúde.


Já no eixo de Vigilância em Saúde, as propostas contemplam o fortalecimento do vínculo com os agentes de endemias, a ampliação da vacinação antirrábica na zona rural, a sanitização dos córregos para combater arboviroses, além de ações educativas voltadas ao manejo responsável de animais.


Por fim, em Urgência e Emergência, estão entre as deliberações a implantação de leitos de UTI no hospital, a reestruturação do setor de emergência, a capacitação das equipes do SAMU e a criação de um aplicativo para facilitar os chamados em áreas sem cobertura de telefonia.


Para a secretária municipal de Saúde, Priscylla Wanessa, a conferência reforça o compromisso de Agrestina em ouvir a população e transformar as demandas em políticas públicas efetivas: "Esse é um momento de construção coletiva, onde a comunidade participa ativamente das decisões que vão impactar o futuro da saúde no município. As propostas aprovadas refletem a necessidade de avançar em áreas estratégicas e garantem que o cuidado seja cada vez mais humano, acessível e de qualidade para todos os agrestinenses."


Em Petrolina, Humberto Costa anuncia novos investimentos e entrega de equipamentos a municípios de Pernambuco
Publicado em 28/08/2025 às 14:15

O senador Humberto Costa (PT) desembarca, nesta quinta-feira (28), em Petrolina, no Sertão do São Francisco, para anunciar novos investimentos e entregar equipamentos que vão fortalecer a saúde, a agricultura familiar e a infraestrutura dos municípios pernambucanos.


Em reunião com o prefeito Simão Durando (UB), na sexta-feira, Humberto vai anunciar a destinação de R$ 1,5 milhão para os serviços de alta e média complexidade em saúde do município, reforçando e melhorando o Sistema Único de Saúde (SUS) para população local.


Durante a visita, o senador também participará da 11ª edição do Semiárido Show, um dos maiores eventos de inovação tecnológica para a agricultura familiar do Nordeste. Na ocasião, Humberto também fará a entrega de equipamentos agrícolas para os municípios de Quipapá, Dormentes, Casinhas, Granito, Chã de Alegria e Agrestina, atendendo diversas regiões, da zona da mata ao sertão.


Segundo o senador, esses equipamentos vão impulsionar a produção agrícola e melhorar a infraestrutura em diversas cidades do interior pernambucano. “A agricultura familiar é uma força vital para o desenvolvimento de Pernambuco. Esses equipamentos vão dar mais condições de trabalho aos pequenos produtores, aumentar a produtividade e gerar renda para milhares de famílias”, disse.


A agenda do senador inclui ainda visitas ao Hospital Dom Tomás e ao Hospital Memorial, em Petrolina, onde ele vai avaliar as demandas das unidades de saúde e discutir novos investimentos voltados para a melhoria do atendimento hospitalar na região.


“Investir no Sistema Único de Saúde sempre foi uma das prioridades do nosso mandato. Estamos destinando recursos para fortalecer o SUS em Petrolina, garantindo que a população tenha acesso a um atendimento mais ágil e de melhor qualidade”, assegurou Humberto.

Raquel Lyra anuncia ao prefeito Gena Lins data para assinatura de contrato de requalificação da PE-130
Publicado em 28/08/2025 às 12:01

Em mais uma edição do programa Ouvir para Mudar, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quarta-feira (27), durante plenária realizada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, o pontapé inicial para a requalificação da rodovia PE-130, que beneficiará diretamente a população de Taquaritinga do Norte e região. Segundo a gestora, a assinatura do contrato para as obras está prevista para o próximo dia 10.


Durante o discurso, Raquel Lyra destacou a importância da obra para a região e o compromisso do governo com o desenvolvimento local. “Em Taquaritinga do Norte, a gente vai entregar a rodovia PE-130, prefeito Gena Lins. Tá em projeto, e se Deus permitir, dia 10, a gente vai poder assinar esse contrato, e vai trazer boa notícia pro povo de Taquaritinga do Norte, porque essa terra é terra de gente trabalhadora”, afirmou a governadora.


A revitalização da PE-130 é uma demanda antiga da população e deve impulsionar a mobilidade, o turismo e a economia local, especialmente em uma região conhecida pelo dinamismo do setor têxtil e pela força do trabalho da comunidade. 


A plenária, realizada em Santa Cruz do Capibaribe, contou com a presença de lideranças locais, incluindo o prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins, além de representantes da sociedade civil e moradores, que puderam apresentar demandas e dialogar diretamente com a gestão estadual.

Caruaru está entre as 15 melhores cidades do Nordeste para se investir
Publicado em 28/08/2025 às 11:58

Caruaru, sob a gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro, está entre as 15 melhores cidades do Nordeste para investir, de acordo com levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). A pesquisa avaliou critérios como transparência, ambiente de negócios e eficiência da máquina pública, posicionando a Capital do Agreste à frente de tradicionais polos regionais, como Petrolina (PE) e Campina Grande (PB).


O resultado consolida o bom momento do município, que tem se tornado referência em gestão e atraído cada vez mais investidores. Para o prefeito Rodrigo Pinheiro, o reconhecimento é fruto do compromisso da administração com eficiência e responsabilidade. “Esse ranking mostra que Caruaru está preparada para receber investimentos, gerar emprego e renda. Trabalhamos com seriedade e transparência para garantir qualidade de vida à população”, afirmou.


Rodrigo também destacou que a cidade se tornou um ambiente confiável para empreender. “Caruaru hoje atrai olhares de todo o Brasil porque tem uma máquina pública funcionando e políticas que estimulam o desenvolvimento. Vamos seguir firmes para transformar esse reconhecimento em mais oportunidades para a nossa gente”, completou o prefeito.


CAGED - No primeiro semestre de 2025, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Caruaru liderou a geração de novos empregos formais no interior de Pernambuco, com a criação de 2.167 postos de trabalho. O resultado reforça o dinamismo da economia local e a contribuição de diversos setores para o desenvolvimento da Capital do Agreste.

Gabriel “Iguana” é um dos representantes de Santa Cruz do Capibaribe no Brasileiro de Mountain Bike XCM
Publicado em 28/08/2025 às 10:59

O ciclista Gabriel Santos, conhecido como “Iguana”, será um dos representantes de Santa Cruz do Capibaribe no Campeonato Brasileiro Marathon 2025. A prova é considerada a mais importante do ano no Mountain Bike XCM (modalidade com percursos de 60 km ou mais) e acontece no dia 31 de agosto em Maringá, no Paraná.


Apoiado pelo Moda Center, Iguana competirá na categoria Sub-30 e vem intensificando sua preparação em provas regionais e estaduais.Entre os destaques recentes, conquistou o título geral da 1ª SD Race, realizada no município do Congo (PB), em um percurso de 60 km, e garantiu o 3º lugar no 4° Desafio Serra do Teixeira, também na Paraíba, este último válido para o ranking nacional.


“Estou muito confiante e espero chegar com tudo nessa prova, em busca de mais uma medalha para nossa região”, pontuou.

Kaio Maniçoba celebra ordem de serviço da PE-145, ao lado de Dra Cátia e Roberto Asfora
Publicado em 28/08/2025 às 09:24

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba, esteve nesta quarta-feira (27) em Santa Cruz do Capibaribe, durante a etapa do programa Ouvir para Mudar, comandada pela governadora Raquel Lyra. Ao lado da prefeita de Jataúba, Dra. Cátia, e do prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, Kaio celebrou a assinatura da ordem de serviço para restauração da PE-145, importante rodovia que liga os dois municípios e que receberá investimento de R$ 24,3 milhões.


“Esse é um governo que escuta as pessoas e transforma as demandas em entregas reais. Obras como a restauração da PE-145 e os investimentos em saúde e educação vão melhorar a vida de quem vive no Agreste, fortalecendo também o turismo e o desenvolvimento regional”, destacou Kaio Maniçoba.


Além da rodovia, o encontro em Santa Cruz trouxe anúncios do Governo do Estado em áreas estratégicas como habitação, saúde, segurança e recursos hídricos, incluindo a construção de um novo habitacional, a ampliação do Hospital Regional de Limoeiro e a criação de delegacias para reforçar a segurança no Agreste.

MDA, INCRA, Codevasf e Deputada Rosa Amorim (PT) entregam Assentamento Soberania Popular em Petrolina
Publicado em 28/08/2025 às 09:19

Depois de dois anos, a área improdutiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ocupada pelo MST finalmente se tornou um assentamento da reforma agrária. O evento de emissão de posse aconteceu nesta quarta (27), com a presença de Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); de César Aldrighi, presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), da deputada estadual Rosa Amorim (PT), que intermediou as negociações com o Governo Federal; do deputado federal Carlos Veras (PT); além de representações da Embrapa, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e de diversas instituições públicas do estado.


O Assentamento Soberania Popular tem uma área de 600 hectares que serão destinados à reforma agrária para mais de 100 famílias que a partir de hoje estão assentadas na zona rural da cidade de Petrolina. As terras foram ocupadas em abril de 2023 como parte da Jornada Nacional de Luta do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), quando o movimento realizou ocupações em todo o país como forma de pressionar pelo avanço da pauta da reforma agrária. 


Rosa, que esteve nas mesas de negociação do acampamento aponta que essa é uma vitória histórica no estado. “Estamos aqui comemorando uma vitória da luta por reforma agrária em Pernambuco. Que esse possa ser o começo de uma vida digna e da produção de alimentos no aqui no sertão. Daqui a a 5 anos, quem vier nesse assentamento vai ver o que é possível quando se coloca a terra nas mãos de quem quer produzir”, projeta. 


“Isso só é possível porque vocês se organizaram e porque o presidente Lula disse que vocês são prioridade no nosso governo. Esse aqui vai ser o 14º assentamento criado em Pernambuco. São 950 famílias, acessando 7.800 hectares. Já em 2025, nós chegamos aos R$ 34 milhões em crédito rural. Eu quero voltar aqui quando vocês estiverem com a casa organizada, com os créditos todos pagos e organizados para vocês produzirem muitas frutas e muitos alimentos para todo o povo aqui de Pernambuco e do Brasil”, projeta o presidente do INCRA, César Aldrighi. 


O ministro Paulo Teixeira (MDA) explica que a emissão da posse é parte de um conjunto de políticas para as famílias que serão assentadas. “Vamos ter uma assistência técnica individual para as famílias aqui do assentamento. Ao mesmo tempo vai ter crédito para a instalação das moradias das famílias e para começar a produção aqui nesse lugar. Então, vocês vão começar com terra, com pesquisa da Embrapa, que é a pesquisa mais avançada que tem no Brasil. É um assentamento exemplar. As famílias que estão sendo contempladas vão ter toda a oportunidade de ter prosperidade, de engajar os seus filhos e desenvolver essas famílias”, afirma.


O novo assentamento é parte do programa Terra da Gente, criado pelo Governo Federal, que define as prateleiras de terras disponíveis no país para assentar famílias que querem viver e trabalhar no campo. Além de garantir esse direito, previsto na Constituição Federal, a nova medida permite a inclusão produtiva, ajuda na resolução de conflitos agrários e contribui para o aumento da produção de alimentos. Até 2026, a estimativa é de que 295 mil famílias agricultoras sejam beneficiadas em todo o país. 


As novas terras da reforma agrária agora levam uma palavra que está em alta nas últimas semanas: Soberania Popular. Quem explica a origem do nome é deputada Rosa, que também é militante do MST. “O novo nome é uma forma do movimento dizer que distribuir terras para quem planta é cuidar da nossa soberania. Ter um país capaz de produzir seu próprio alimento, sem veneno, com políticas de financiamento da agricultura familiar e também de combate à fome nas cidades é garantir o direito à soberania alimentar, e nós do MST temos um compromisso com essa luta”, finaliza a parlamentar.

6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres reúne centenas de participantes em Gravatá
Publicado em 28/08/2025 às 09:15

Teve início nesta quarta-feira (27) a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Pernambuco (CEPM-PE), que segue até sexta-feira (29), no Hotel Canariu’s de Gravatá, reunindo centenas de participantes de todo o estado. Com o tema: “Mulheres em movimento por mais Direitos, Participação e Autonomia em Pernambuco”, o encontro acontece em clima de acolhimento e diversidade, destacando as múltiplas vozes e experiências das mulheres pernambucanas.


A mesa de abertura contou com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause, da secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, além de outras autoridades. O momento reafirmou o compromisso participativo do Governo do Estado em garantir mais direitos e oportunidades para as mulheres.


A programação da abertura incluiu apresentação cultural, execução dos hinos Nacional e de Pernambuco, pronunciamentos das autoridades, homenagens e a Palestra Magna. Ao longo dos três dias, a conferência promove mesas de debates, trabalhos em grupos temáticos, plenárias para votação de propostas estaduais e nacionais, além de atividades de autocuidado e apresentações culturais. Também será realizada a eleição da delegação de Pernambuco para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM).


Com esse conjunto de ações, a 6ª CEPM-PE consolida-se como espaço de participação democrática, de construção coletiva e de fortalecimento das políticas públicas que promovem igualdade de gênero e mais oportunidades para todas as mulheres pernambucanas.


A secretária da Mulher do Governo de Pernambuco, Juliana Gouveia, enfatizou que: “Nós, enquanto Governo do Estado, estamos muito felizes com a parceria com o município de Gravatá, um município que tem fortalecido a política pública voltada para a mulher. Viemos realizar a Conferência da Mulher justamente no interior de Pernambuco para que possamos, cada vez mais, fortalecer todas as regiões do nosso estado e interiorizar as ações.


A escolha de fazer a Conferência da Mulher em Gravatá tem muito disso, fortalecer a interiorização da garantia dos direitos humanos das mulheres pernambucanas. Estamos muito felizes, porque Gravatá, nesta semana, está com a Conferência da Mulher, com o Banco Vermelho e com a Carreta da Mulher. São muitas ações acontecendo em prol das mulheres de Gravatá”.


O prefeito Joselito Gomes destacou a importância de Gravatá receber a 6ª Conferência Estadual da Política Pública para as Mulheres: “É um momento de tomada de consciência em relação ao combate à violência e ao feminicídio, que infelizmente vêm crescendo. Não podemos cruzar os braços.


Passos importantes foram dados, e um caminho vem sendo construído também em nosso município, com a participação, o envolvimento, o olhar e o ouvir da mulher. Município de Gravatá, Governo do Estado, Governo Federal, essa junção de forças busca cada vez mais a implementação de políticas públicas para as mulheres. Parabéns, Governo do Estado. Parabéns, Gravatá”.


Estiveram presentes a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, e a executiva Gleizy Gueiros, equipe da Secretaria da Mulher, além de representantes de diversas pastas do município: a secretária de Governo, Sheila Cartaxo; a secretária de Administração, Teresa Magaly; a secretária de Finanças, Paula Yonara; a secretária de Educação, Joselma Melo; a secretária de Assistência Social e Juventude, Maria Gorete, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, a secretária executiva de Indústria e Comércio, Lidiane Bezerra e a secretaria executiva de Obras e Serviços Públicos, Sheila Cavalcanti.