Pesqueira promove a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com foco em diálogo, direitos e transformação
Publicado em 15/07/2025 às 13:13

A cidade de Pesqueira se prepara para realizar, no dia 17 de julho, a 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM). O evento acontece a partir das 8h, no auditório do Hotel Estação Cruzeiro, com o tema: “Mulheres em Movimento: Vozes, Direitos e Transformação no Município”.


A Conferência tem como objetivo promover um espaço de escuta, debate e construção coletiva, reunindo mulheres de diferentes realidades e representações — entidades, organizações, movimentos sociais e a sociedade civil em geral. A proposta é fortalecer o diálogo com os órgãos públicos e consolidar políticas públicas mais eficazes, inclusivas e transformadoras para as mulheres do município.


A programação será guiada por cinco eixos centrais de discussão:


1. Poder e Participação das Mulheres: Conquistas, desafios e estratégias para ampliar a presença feminina nos espaços de decisão.


2. Políticas Públicas para as Mulheres: Caminhos para a implementação, financiamento e controle social das ações, respeitando as realidades territoriais.



3. Enfrentamento das Violências contra as Mulheres: Análise dos avanços legislativos, mecanismos de proteção e fortalecimento da rede de apoio.


4. Autonomia Econômica, Direitos Sexuais e Reprodutivos: Bases essenciais para a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável.



5. Mulheres, Diversidades e Interseccionalidades: A importância de construir políticas públicas que reconheçam as múltiplas identidades femininas.


A 3ª CMPM será um momento decisivo para reafirmar o compromisso de Pesqueira com a equidade de gênero, a justiça social e a valorização da mulher em sua pluralidade. A participação da população é fundamental para garantir a representatividade e a força do coletivo na construção de uma cidade mais justa para todas.

Neto Melo destaca conquista histórica para Palmares em parceria internacional com a ONU
Publicado em 15/07/2025 às 09:29

O vice-prefeito Neto Melo participou da assinatura da Carta Compromisso “Construindo Planos de Prevenção”, onde Palmares foi incluída entre os 10 primeiros municípios de Pernambuco beneficiados com ações de combate à violência apoiadas pela ONU.


A iniciativa é coordenada pelo programa Juntos pela Segurança, com assessoria técnica do UNODC, e levará oficinas, formação e apoio direto aos municípios.


“É uma honra Palmares estar entre os 10 primeiros municípios contemplados em Pernambuco. Agradeço à governadora por esse olhar diferenciado com a nossa cidade”, pontuou Neto Melo.


O evento também contou com a presença dos vereadores Thiago Patrício e Godoy de Bartô, presidente da câmara de vereadores de Palmares.

Decreto sobre reciprocidade prevê rito mais célere para contramedidas provisórias
Publicado em 15/07/2025 às 08:32

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), destacou que o decreto publicado nesta terça-feira, 15, que regulamenta a Lei de Reciprocidade prevê um rito mais célere para que o governo tome "contramedidas provisórias, que terão caráter de excepcionalidade". O instrumento deve ser usado pelo governo após o aviso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que irá taxar produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto.


O decreto formaliza a criação do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, presidido pelo MDIC, com a participação dos ministérios da Fazenda, Casa Civil e Relações Exteriores (MRE). Outras Pastas poderão ser convidadas a participarem das reuniões do colegiado.


Caberá ao MDIC avaliar os efeitos comerciais e setoriais e à Fazenda avaliar os efeitos econômicos das medidas unilaterais sobre a competitividade dos setores produtivos nacionais. Já o Itamaraty irá avaliar a violação de eventuais compromissos internacionais firmados com o Brasil. Esse comitê poderá adotar de forma mais rápida medidas extraordinárias de reciprocidade.


O decreto também regulamenta o processo para a adoção de medidas de reciprocidade de forma ordinária. Nesse caso, os pleitos dos setores produtivos deverão ser submetidos ao Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que terá até 30 dias - prorrogáveis por mais 30 - para deliberar sobre o enquadramento dos pedidos e a aplicação de medidas.


"É responsabilidade do MRE, de acordo com o decreto, a notificação do parceiro comercial afetado em cada fase do processo, tanto para as contramedidas provisórias quanto para as ordinárias. As consultas diplomáticas serão realizadas em coordenação com o MDIC, ouvindo, quando for o caso, os demais órgãos integrantes da Camex", completou o MDIC.

Lula regulamenta lei que permite responder ao tarifaço de Trump
Publicado em 15/07/2025 às 08:31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira, 14, o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica - instrumento que pode vir a ser usado pelo governo brasileiro como resposta à tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. O texto será publicado na edição desta terça, 15, do Diário Oficial da União (DOU).


O decreto estabelece mecanismos para que o governo possa buscar uma resposta à eventual taxação de produtos brasileiros em segmentos específicos da economia. Pelo rito de procedimento, qualquer um dos 11 ministérios que compõem a Câmara de Comércio Exterior (Camex) estará apto para acionar a lei.

O decreto cria também um comitê composto pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Relações Exteriores (MRE), Fazenda e Casa Civil, e estabelece a participação de empresários em comissões para tratar do assunto


O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também chefia o Mdic, vai coordenar as tratativas com o setor privado para a superação das medidas impostas contra o Brasil. No caso da tarifa anunciada por Trump, por exemplo, as reuniões do governo com o empresariado têm início hoje.

Pelo decreto assinado ontem, o próprio comitê poderá decidir e aplicar contramedidas em caráter de urgência. Já medidas definitivas deverão ser aplicadas pela Camex.


"O decreto não cita país não, como a lei não cita. A lei autoriza o Executivo a adotar medidas de proteção do País quando medidas extemporâneas e extraordinárias forem adotadas de forma unilateral por outros países contra o Brasil", disse mais cedo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Noite do pagode faz história no Festival de Inverno de Garanhuns
Publicado em 15/07/2025 às 08:17

Mais de 80 mil pessoas se reuniram na Praça Mestre Dominguinhos para assistir Sorriso Maroto, Dilsinho, Amor Eterno e Sambar & Love neste domingo (13)


A noite do domingo (13) coroou o sucesso do primeiro final de semana do 33º Festival de Inverno de Garanhuns. Com público superior a 80 mil pessoas, Sorriso Maroto, Dilsinho, Amor Eterno e Sambar & Love incendiaram a Praça Mestre Dominguinhos. A plateia também vibrou com o anúncio de uma nova atração para a próxima edição do FIG: Belo, que estará pela primeira vez no Maior Festival Multicultural da América Latina.


Pela primeira vez em Garanhuns, a banda recifense Sambar & Love foi responsável por abrir a noite, que já contava com praça cheia. Em seguida, Amor Eterno realizou uma apresentação vibrante, comprovando o sucesso do grupo garanhuense no pagode.


O grupo Sorriso Maroto eletrizou a multidão que ansiava pela primeira apresentação em praça pública na cidade. Com um repertório de grandes sucessos, a banda entregou tudo que se propôs, como comentou o vocalista Bruno: “Um dos nossos maiores prazeres é encontrar o público apaixonado pela nossa música. Por isso, prometemos entregar tudo aqui: muito amor, muita alegria, pra galera viajar no tempo e também cantar as novas canções”.


Encerrando a noite de domingo e o primeiro final de semana do 33º FIG, Dilsinho também se apresentou pela primeira vez no palco da Praça Mestre Dominguinhos. Sucessos como “Péssimo Negócio”, “Refém” e “Diferentão” comprovaram o sucesso do artista, que é um dos expoentes da nova geração do pagode.


A 33ª edição do FIG segue até o dia 27 de julho, com 20 polos culturais e diversas linguagens artísticas. Na segunda semana de atrações, grandes nomes da música brasileira, como Bruno e Marrone, Alceu Valença, Ana Carolina, Oswaldo Montenegro e Jorge Aragão se apresentam no Polo Mestre Dominguinhos.

Prefeitura de Caruaru inicia formação de 80 novos guardas municipai
Publicado em 15/07/2025 às 08:16

A segurança pública de Caruaru ganha um reforço de peso. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), realizou, nesta segunda-feira (14), a aula inaugural do curso de formação dos 80 novos guardas municipais aprovados no último concurso público. O montante se junta aos 110 guardas que já trabalham no município, representando um incremento de mais de 72% no efetivo. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos futuros profissionais.


A solenidade marca o início oficial do processo de capacitação que prepara os novos profissionais para atuarem com eficiência na proteção do patrimônio público e na promoção da ordem e segurança em todo o município. Com disciplinas teóricas e práticas, o curso abordará temas como legislação, direitos humanos, atendimento ao público, defesa pessoal, uso progressivo da força, entre outros conteúdos essenciais para o exercício da função.


O reforço no efetivo é uma das ações estratégicas da gestão municipal para ampliar a presença da Guarda nas ruas e garantir mais tranquilidade à população.


“Este é um momento histórico para Caruaru. A formação desses novos guardas representa o fortalecimento de uma cidade que valoriza a segurança e cuida de quem cuida. Estamos investindo em pessoas comprometidas com o bem-estar da população, com uma Guarda mais preparada, humana e próxima das comunidades. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa construção coletiva por uma Caruaru cada vez mais segura”, afirmou a vice-prefeita Dayse Silva.


A expectativa é que, ao final da formação, os novos guardas estejam plenamente preparados para integrar as operações da Guarda Municipal, que hoje já é referência no estado em ações de prevenção e cidadania.

Juntos pela Segurança: em ação inédita, Governo de Pernambuco e ONU firmam compromisso com municípios para prevenção à violência
Publicado em 15/07/2025 às 08:15

A governadora Raquel Lyra assinou, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, gestores municipais e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Carta Compromisso “Construindo Planos de Prevenção”, que formalizou a união entre o Governo de Pernambuco e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o fortalecimento das ações de combate à violência em 10 municípios do Estado. A assinatura ocorreu na noite desta segunda-feira (14), durante a reunião semanal de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no Recife.


“Estamos redesenhando de verdade políticas públicas que chegam na ponta e que fazem diferença para quem vive nas cidades. Construir junto com os municípios um trabalho de prevenção à violência é o que nos permite dar um passo à frente para mantermos, de maneira sustentada, a redução da criminalidade no nosso Estado. Estamos fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance para garantir o combate à criminalidade de maneira inteligente e eficiente”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 


Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), por meio do programa Juntos pela Segurança, o projeto terá como ponto de partida 10 municípios pernambucanos, número que será ampliado para 42 cidades até o fim de 2025, com base em indicadores sociais e níveis de vulnerabilidade. Serão contempladas nesta etapa do projeto as cidades de Aliança, Vicência, Igarassu, Olinda, Moreno, Ipojuca, Palmares, Caruaru, Bezerros e São José da Coroa Grande.


"Neste primeiro momento, estamos trabalhando com o escritório da ONU, oferecendo essa assistência técnica aos municípios com foco em planejamento. Os planos surgem com essa perspectiva, alinhando o que o poder público estadual e os municípios têm a oferecer em prol da população, ouvindo também a sociedade civil", ressaltou Joanna Figueirêdo, secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.


A secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Camilla Iumatti, que conduz a articulação com os municípios, destacou o ineditismo da ação. “Para que possamos, de fato, reduzir a criminalidade no Estado, é fundamental investir em ações de prevenção, descentralizando essas iniciativas e as levando também para o interior, tornando os municípios protagonistas e principais atores desse processo, pois cada território tem sua própria realidade”, explicou. 


A partir da formalização da parceria, o UNODC será responsável por fornecer assessoria técnica especializada, realizar oficinas nos municípios, levantar dados e apoiar diretamente a construção dos planos municipais de prevenção. “Pela primeira vez, estamos construindo uma coalizão para desenvolver uma agenda municipal de prevenção ao crime e à violência. Esperamos que os resultados sejam duradouros, com soluções de curto, médio e longo prazo, e com uma lógica de corresponsabilização”, destacou Rafael Sales, analista de Monitoramento e Avaliação do UNODC.


Presente na cerimônia, a prefeita de Igarassu, Professora Elcione, reforçou a importância da iniciativa. "Esse plano cai como uma luva neste momento, porque nós já trabalhamos nas escolas a questão da prevenção, mas é preciso muito mais mãos e ações para vencer esse desafio”, disse. 


Também assinaram o documento a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; os vice-prefeitos Chiquinho (Olinda), Dayse Silva (Caruaru) e Neto (Palmares); o diretor de Segurança Pública e Mobilidade de Aliança, Everaldo Silva; o secretário de Administração e Defesa Social de Moreno, José Erigerson Negromonte de Barros; e o secretário de Defesa Social de Ipojuca, Wambergson Vieira Melo. 


*NOVAS UNIDADES DO CORPO DE BOMBEIROS *- Outro tema abordado na reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança desta segunda foi o lançamento, no último sábado (12), de editais de licitação para a construção de duas novas unidades do Corpo de Bombeiros Militar no Estado. Os equipamentos serão implantados em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e em Bezerros, no Agreste, com investimentos que somam mais de R$ 15 milhões.


Lucielle Laurentino destacou a importância da chegada do equipamento para a segurança de Bezerros e região. “Estamos imensamente gratos ao Governo do Estado pela parceria, sobretudo, na força-tarefa voltada ao Juntos pela Segurança. A nova sede do Corpo de Bombeiros será mais estruturada, para garantir uma atuação ainda mais ampla da corporação”, pontuou. 


O encontro também contou com a presença dos secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social) Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Juliana Gouveia (Mulher), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além do procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier; do desembargador do TJPE, Mauro Alencar; do chefe da Polícia Civil, Renato Leite; do secretário-executivo de Defesa Civil, Clóvis Ramalho; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli.

Prefeito Lula Cabral inaugura Centro de Atendimento ao Cidadão e nova base do GSMAR em Itapuama
Publicado em 14/07/2025 às 15:42

Na manhã dessa segunda-feira (14), o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, inaugurou o novo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a base administrativa do Grupamento de Salvamento Marítimo (GSMAR), em Itapuama.


A cerimônia, realizada às 10h, contou com a presença de secretários municipais, gestores da administração e moradores da região litorânea. Localizada nas proximidades do pedágio de acesso à praia do Paiva, a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo às demandas das comunidades da Enseada dos Corais, Itapuama, Pedra do Xaréu e áreas adjacentes.


O equipamento funcionará como um centro integrado de serviços públicos, sob coordenação da Secretaria das Regionais e Serviços Públicos. Lá, a população poderá solicitar serviços como poda de árvores, pintura, manutenção da iluminação pública, capinação, coleta de lixo, varrição, operação tapa-buracos, entre outros.

Já a base do GSMAR servirá como ponto de apoio operacional e administrativo para os guarda-vidas que atuam nas praias da região, além de oferecer suporte direto aos banhistas e moradores em situações de emergência e salvamento.


Durante a inauguração, o prefeito Lula Cabral destacou a relevância do novo espaço para o fortalecimento dos serviços públicos no litoral. “Garantir serviços de qualidade e com eficiência é essencial para garantir uma vida melhor à nossa população.


Com a criação deste centro, estamos centralizando serviços importantes, promovendo mais eficiência e comodidade para os cidadãos. Nosso compromisso é oferecer soluções que aproximem a administração municipal do cidadão, sempre de olho no que há de mais moderno em inovação e atendimento”, detalhou Lula Cabral.

OAB-PE e UNIT-PE dialogam sobre parcerias em prol da advocacia pernambucana
Publicado em 14/07/2025 às 15:00

Na tarde da última quinta-feira (10), a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, recebeu, em seu gabinete, o reitor do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (UNIT-PE), Diogo Galvão. Em pauta, futuras parcerias voltadas ao fortalecimento da advocacia pernambucana e à promoção do ensino jurídico de qualidade.

 

O encontro contou, ainda, com a participação da vice-presidente da OAB-PE, Schamkypou Bezerra, e da coordenadora do curso de Direito da UNIT-PE, Tatiana da Hora.

 

"A OAB Pernambuco está sempre aberta ao diálogo com instituições de ensino que compartilham do nosso compromisso com a valorização da advocacia e o aprimoramento da formação jurídica. Temos certeza de que essa aproximação com a UNIT-PE trará bons frutos para a advocacia e para a sociedade pernambucana", afirmou Ingrid Zanella.

Vacinação contra meningite tem novidade: reforço aos 12 meses passa a ser com vacina ACWY
Publicado em 14/07/2025 às 14:54

A Prefeitura de Pesqueira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia uma importante atualização no esquema vacinal infantil contra a meningite. A partir de agora, o reforço administrado aos 12 meses de idade passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que oferece uma proteção mais ampla contra os sorogrupos mais graves da doença.


A mudança segue orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e tem como objetivo fortalecer a prevenção contra a meningite bacteriana, especialmente entre crianças pequenas. A vacina ACWY protege contra quatro sorogrupos da bactéria meningococo (A, C, W e Y), oferecendo uma barreira mais eficaz contra a doença.


O novo reforço é destinado a:

 • Crianças que ainda não receberam a dose aos 12 meses;

 • E crianças de 12 meses até menores de 5 anos, conforme a situação vacinal identificada na caderneta.


Com essa novidade, a vacina ACWY passa a integrar o calendário básico de vacinação infantil e já está disponível em todos os postos de saúde do município.


A Secretaria de Saúde reforça a importância de que pais e responsáveis procurem as unidades de saúde com a caderneta de vacinação em mãos, garantindo que as crianças estejam protegidas contra doenças graves.


“Essa é mais uma ação preventiva fundamental para a saúde das nossas crianças. Estamos reforçando as equipes e a divulgação para que ninguém fique de fora”, destaca Mayrlla, coordenadora do PNI municipal. 


A vacina é gratuita e a imunização é rápida, segura e salva vidas. Para mais informações, a população pode procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência.