Governadora Raquel Lyra prestigia inauguração de nova fábrica em Pernambuco, que deve gerar mais de 300 empregos
Publicado em 09/10/2024 às 08:06

Estado alcançou, no último mês de agosto, a maior geração de oportunidades do Nordeste, com 18.112 novas carteiras assinadas no período


A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, participaram, nesta terça-feira (8), do início das operações da Oggi Sorvetes, a maior rede de franquias de sorvetes do Brasil. A fábrica, instalada no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, é a primeira da marca no Nordeste. Com investimentos de R$ 200 milhões, o empreendimento gera atualmente 259 ofertas de emprego e até o final do ano deve ultrapassar 300 colaboradores de forma direta, com a expectativa de produzir aproximadamente 50 milhões de litros de sorvete por ano. 


“A fábrica da Oggi Sorvetes acaba de se instalar em Pernambuco com a projeção de dobrar tudo o que eles fabricam no Brasil, a partir desta unidade. Isso é sinônimo de prosperidade e geração de emprego no nosso estado, que hoje figura como o terceiro maior do país em novas oportunidades. De janeiro do ano passado até o momento, já criamos mais de 94 mil postos de trabalho”, destacou a governadora ao ressaltar os dados do Novo Caged, divulgados no mês passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Pernambuco alcançou, no último mês de agosto, a maior geração de empregos do Nordeste, com 18.112 novas carteiras assinadas no período. O resultado é o terceiro maior do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.


O local, antiga fábrica da marca Zeca’s, foi reformado por completo e ganhou novos equipamentos importados, de última geração, que proporcionam uma produção mais eficiente. Além da proximidade com o público do Nordeste, a marca também está olhando para a criação de novos produtos, na perspectiva do consumidor nordestino. A proposta é que, nos próximos meses, conforme a expansão da rede, sejam lançados sabores regionais, destacando a diversidade de ingredientes e os sabores da região.


Para instalação da planta em Pernambuco, a empresa recebeu incentivos do Programa de Desenvolvimento do Estado (Prodepe). “A Oggi Sorvetes chega revolucionando o mercado. Pernambuco é um bom lugar para se investir, e a gente não para de crescer. Só esse ano foram oito meses seguidos de crescimento do emprego e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e estamos só começando”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.


“Estamos gerando mais empregos, renda e trazendo novos investimentos para Pernambuco. Depois que essa fábrica estiver 100% funcionando, ela será a maior indústria de picolé e sorvetes do Brasil, estando localizada no nosso estado”, completou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.


De acordo com o socio-administrador da Oggi Sorvetes, Rodrigo Mauad, a chegada a Pernambuco potencializa o projeto da empresa em expandir o seu negócio pelo Brasil. “Achamos Pernambuco um estado muito estratégico para fazer essa ampliação. Fomos recebidos de braços abertos pelo Governo do Estado e nos sentimos muito acolhidos. Essa é nossa primeira unidade no Nordeste e, no prazo de dois a cinco anos, ela deve representar 50% do volume produzido pela Oggi Sorvetes”, concluiu.


Das 60 lojas comercializadas no Nordeste, quatro lojas já foram inauguradas em Pernambuco, nas cidades de Goiana, Escada e Recife. 


Para dar início às operações, cerca de 70 colaboradores da antiga fábrica foram recontratados pela Oggi Sorvetes. A empresa está com vagas abertas para os cargos de operador de sala de máquinas, operador de máquinas, entre outros. As pessoas interessadas devem acessar o site da empresa (https://oggisorvetes.com.br/) e fazer o cadastro gratuito para participar do processo seletivo.


Com votos por todo o Recife, Eduardo Mota aparece como nova força política na cidade
Publicado em 09/10/2024 às 08:04

Eleito em sua primeira vez disputando um mandato e com uma votação expressiva, com votos pulverizados por todas as zonas eleitorais do Recife, o engenheiro Eduardo Mota (PSB) aparece como nova força política na cidade. Conhecido pelo carisma e por trabalhar de segunda a segunda, Mota recebeu 11.786 votos, ficando entre os mais bem votados do pleito.


Ex-gerente geral da Secretaria de Infraestrutura de João Campos, ficou conhecido na periferia ao tocar obras importantes da Prefeitura. Mesmo tendo votos em todas as zonas eleitorais, Eduardo Mota se destacou nas urnas em bairros como Ibura, Cohab, Jardim Monteverde, Pina e Brasília Teimosa.


Trabalhador e com DNA político - é filho do ex-deputado Nilton Mota - Eduardo tem tudo para fazer um excelente mandato. Foi um dos poucos candidatos que, durante a campanha, mostrou diversas propostas, entre elas a defesa dos moradores de áreas limítrofes do Recife, que muitas vezes ficam sem serviços básicos das prefeituras dos dois lados por falta de uma delimitação oficial.

Moda Center traz grande novidade para que empresas de confecções possam impulsionar suas vendas
Publicado em 08/10/2024 às 13:29

Na próxima terça-feira (15), das 19h às 21h, será realizada uma edição especial do Educa Moda Center, trazendo uma oportunidade perfeita para que você e sua empresa de confecções possam alcançar novos mercados e vender muito mais.

O encontro, que acontece no auditório do centro de compras, tem como tema “Impulsione suas vendas com o marketplace do Moda Center” e marca o lançamento da parceria do App Moda Center com a ZAX, ecossistema digital especializado em vendas no atacado.

A parceria tem como objetivo fazer com que os confeccionistas do Moda Center, com destaque para aqueles que possuem suas marcas no Aplicativo Moda Center, possam vender seus produtos para novos mercados, especialmente no Sudeste e Sul do país, através de ferramentas de marketplace.

A novidade será apresentada por Bruno Ballardie, especialista em marketplaces e CEO da ZAX. Se você quer aumentar suas vendas no digital e explorar novos mercados, inscreva-se agora mesmo no link abaixo. As vagas são limitadas a capacidade do auditório.

https://www.sympla.com.br/palestra---impulsione-suas-vendas-com-o-marketplace-do-moda-center__2677102

Não fique de fora deste evento e potencialize as chances de sua empresa vender muito mais!

O programa é uma iniciativa do Moda Center, com o apoio do Sebrae-PE, Senai-PE, Armazém da Criatividade, Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco - NTCPE, Organize Soluções Comerciais, Vende Moda e Batuta Marketing Digital.

Reunião entre Raquel Lyra e prefeitos eleitos em Pernambuco acontece em novembro
Publicado em 08/10/2024 às 08:20

O encontro entre os prefeitos eleitos em Pernambuco e a governadora Raquel Lyra (PSDB) acontecerá no dia 22 de novembro. A data foi confirmada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (7).

O encontro foi convocado pela própria governadora na noite do último domingo (6), ao fim do primeiro turno das eleições municipais.

Até o dia marcado, os municípios que disputam segundo turno já saberão quem são os seus novos prefeitos. É o caso de Olinda, com Vinicius Castello (PT) contra Mirella Almeida (PSD); e Paulista, onde Júnior Matuto (PSB) e Severino Ramos (PSDB) se enfrentam.

Segundo Lyra, o objetivo do encontro é integrar o Estado e os 184 municípios, para debater ações e projetos.

“Sou municipalista e já quero receber esses gestores, independentemente de partido político, para trabalharmos juntos. Já temos muitas ações do Governo do Estado em parceria com os municípios, como as cozinhas comunitárias, creches, transporte escolar e acesso à água. Vamos reunir todos eles e apresentar nossos programas, abrindo às portas do Governo de Pernambuco para permitir que possamos ser mais eficientes na entrega de prestação de serviços à população do nosso Estado”, afirmou a governadora.

'Renovação' da Câmara: 4 dos 10 novos vereadores do Recife são parentes de políticos
Publicado em 08/10/2024 às 08:19

Com 37 cadeiras, a Câmara Municipal do Recife terá 10 novos vereadores a partir de janeiro de 2025. A renovação da Casa de José Mariano, que vai continuar composta na sua maioria por aliados do prefeito João Campos (PSB), é de menos de 30%.

Entre os novatos, quatro vereadores são parentes de políticos com mandato ou que já ocuparam cargos relevantes. Eles se juntam a outros oito parlamentares da Câmara Municipal que também vieram de berço político e conseguiram se reeleger.

Um dos casos é o do estreante Gilson Machado Filho (PL), de 26 anos, que foi escolhido por 16.095 eleitores e se tornou o segundo vereador mais bem votado do Recife, atrás apenas de Romerinho Jatobá (PSB), o atual presidente da Casa.

Filho do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e candidato derrotado à prefeitura da capital pernambucana Gilson Machado (PL), o novo vereador foi eleito com discurso em defesa de pautas conservadoras. “Agora nós vamos ter uma oposição de verdade, coisa que o Recife não tinha nos quatro últimos anos”, declarou, nas redes sociais.

Com 7.131 votos, Alef Collins (PP), de 22 anos, outro novato na Câmara, é filho do deputado estadual Cleiton Collins (PP) e da deputada federal Michele Collins (PP), conhecidos pela base evangélica. Atualmente, a família tem aliança com a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Já entre os aliados de João está o engenheiro Eduardo Mota (PSB), que fez parte da Secretaria de Infraestrutura do Recife e foi eleito vereador com 11.786 votos. Ele é filho do filho do ex-deputado estadual Nilton Mota, líder histórico do partido.

Com promessa de também integrar a base governista, a médica Flávia de Nadegi (PV) é filha da prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), e irmã do deputado João de Nadegi (PV). Ela teve 11.278 votos e vai para o seu primeiro mandato.

Quem são os outros novatos

Júnior de Cleto (PSB)

Foi candidato a deputado federal pelo MDB em 2022 e se filiou ao partido de João Campos no início do ano. Atua no transporte complementar e pretende ser porta-voz da categoria na Câmara.

Rubem Rodrigues (PSB)

Com base eleitoral na Guabiraba, na Zona Norte, é criador de projeto social voltado ao atendimento de crianças com autismo. A ação começou em Goiana, na Zona da Mata Norte, há três anos.

Kari Santos (PT)

Criadora de conteúdo e influenciadora digital. Foi alvo de uma onda de ataques digitais após publicar meme contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle. Nos perfis em redes sociais, descreve a si mesma como “terrivelmente petista”.

Jô Cavalcanti (Psol)

Ex-ambulante, feminista e com atuação no Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST). Foi eleita deputada estadual no mandato coletivo Juntas.

Thiago Medina (PL)

Com apoio de nomes da direita como Nikolas Ferreira e o deputado estadual Renato Antunes, ambos do PL, apoia o armamento da guarda municipal, o fim do sistema Zona Azul e quer obrigar a execução do hino nacional nas escolas.

Eduardo Moura (Novo)

Cristão, jornalista, ex-apresentador de TV. É crítico à gestão PSB e se lançou como candidato “incorruptível, honesto e destemido”.

Programa Mães de Pernambuco abre 10.165 novas vagas; saiba os requisitos
Publicado em 08/10/2024 às 08:18

O Programa Mães de Pernambuco vai abrir 10.165 vagas nesta terça-feira (8) referentes ao novo ciclo de confirmação, que segue até o dia 29 de outubro. As mulheres aprovadas pelo programa recebem um auxílio mensal de R$ 300. Pelo menos 99,7 mil mulheres já foram alcançadas pela iniciativa desde março deste ano.

Nesta nova etapa, houve uma atualização da base de dados, com referência aos cadastros do CadÚnico atualizados até julho de 2024. Isso significa que o mapeamento das 100 mil mulheres mais vulneráveis de Pernambuco foi atualizado, facilitando que elas sejam identificadas.

“Já se passaram cerca de 6 meses desde o lançamento do Programa. Por isso, a atualização da base de dados é importante, pois ajuda a identificar e alcançar essas 100 mil mulheres mais vulneráveis”, destaca Carlos Braga, secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas. Ele ressalta que “é importante destacar que quem cumpre os critérios e já está no programa permanece, independente dessa atualização”.

Requisitos

Para receber o auxílio, às mulheres precisam cumprir simultaneamente cinco critérios:

Ser responsável familiar

Residir em Pernambuco

Ser beneficiária do Programa Bolsa Família com dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados

Estar gestante ou ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses)

Não possuir vínculo empregatício formal.

Como confirmar o benefício?

As mulheres devem acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br para confirmar sua participação no programa. Em seguida, devem informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento.

O sistema informará se a mulher é elegível e se está dentro das vagas; em caso positivo, basta confirmar o interesse em participar do programa. Se não estiver dentro das vagas, a mulher será informada sobre sua posição na fila de espera.

Os cartões do programa estão sendo enviadas para as residências das beneficiárias.Se a beneficiária ainda não recebeu o cartão, pode sacar o valor nas agências da Caixa, apresentando um documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem. Em caso de dificuldades, entre em contato com a Ouvidoria Social da SAS pelo e-mail ouvidoria@sas.pe.gov.br ou pelo telefone 0800.081.4421, informando nome completo, CPF e Número de Identificação Social (NIS).

6ª parcela paga

A 6ª parcela do Programa foi paga a 91.267 mulheres nesta segunda-feira (7).

O pagamento da primeira parcela, em 13 de maio, beneficiou 72.461 mulheres. A segunda parcela, em 7 de junho, beneficiou 81.876 mães. Já a terceira parcela, em 5 de julho, foi destinada a 85.669 mulheres.

A quarta parcela, com pagamento realizado em 7 de agosto, beneficiou 89.999 mães, e na quinta parcela, em 6 de setembro, 91.385 mulheres pernambucanas receberam o auxílio.

O Mães de Pernambuco tem os recursos para custeio garantidos no orçamento de 2024, oriundos do Tesouro Estadual. O estado já investiu R$ 360 milhões por ano no programa.

Caso Emilly: ex-marido acusado de matar dentista asfixiada será julgado nesta terça (8)
Publicado em 08/10/2024 às 08:16

O ex-marido da dentista pernambucana Emelly Nayane da Silva Ribeiro, de 24 anos, será julgado às 9h desta terça-feira (8) por homicídio qualificado, feminicídio e violência doméstica. Lívio Quirino de Oliveira é acusado de ter assassinado a ex-esposa por asfixia em fevereiro de 2021 por não aceitar o fim do relacionamento.

Lívio Quirino é julgado por ter cometido homicídio qualificado pois o motivo do assassinato é considerado torpe. De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), estão previstos os depoimentos de três testemunhas de defesa e de cinco de acusação. O magistrado que vai presidir a sessão do júri é o juiz de direito Ricardo de Sá Leitão.

No dia 11 de junho deste ano, Lívio Quirino passou por um júri popular. Na época, o julgamento foi realizado pela 1ª Vara Criminal de Paulista e presidido pelo juiz Thiago Fernandes Cintra.

Relembre o caso

O homicídio de Emelly Nayane ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2021, no apartamento onde ela morava com o filho de 2 anos, em Pau Amarelo, em Paulista. A vítima teve um relacionamento de quatro anos com Lívio Quirino e estava separada dele há um mês quando ocorreu o assasinato.

De acordo com a perícia, o réu teria sufocado a vítima após uma discussão e Emelly foi socorrida para o Hospital de Nossa Senhora do Ó, mas já chegou na unidade sem vida.

Na declaração de óbito de Emelly consta que a causa da morte foi "asfixia direta por esganadura". Na época, a família da dentista afirmou que o ex-marido dela não aceitava a separação do casal.

No dia 27 de fevereiro de 2021, Lívio Quirino se apresentou espontaneamente na 7ª Delegacia de Homicídios, em Paulista, na companhia dos advogados, e foi preso às 19h30. Ele foi levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana.

“A população reconheceu o trabalho e a esperança que vem pela frente”, disse Fernando Duere e relação a vitória de João Campos nas urnas
Publicado em 08/10/2024 às 08:14

O senador Fernando Duere concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier na noite deste domingo, poucos minutos depois do anúncio da vitória do prefeito recifense João Campos. Duere é filiado ao MDB, um dos partidos mais importantes da base política de João.


Segundo o senador, a vitória de João Campos deu-se em dois pilares: o reconhecimento ao trabalho que foi feito em toda a cidade e a esperança que foi levada ao eleitorado da capital no período eleitoral. “João fez uma bela gestão, foi competente, sem esquecer de tratar das pessoas, de cuidar das pessoas”, disse ele.


“A população reconheceu o trabalho e a esperança que vem pela frente. Não tenho dúvidas de que o Recife seguirá nesse caminho de prosperidade e desenvolvimento”, falou o senador Fernando Duere ao Blog do Alberes Xavier.

Prefeitura do Recife entrega Praça "Criançada na Rua" e vias requalificadas no Jordão
Publicado em 08/10/2024 às 08:06

Intervenções incluem a criação da Praça "Criançada na Rua", além da implantação de pavimentação, drenagem, arborização e sinalização viária. Cerca de 1.200 estudantes terão caminhos mais seguros e lúdicos para chegar às três unidades de ensino localizadas nas vias. Prefeito João Campos entregou equipamentos nesta segunda-feira (7)


Um espaço urbano pensado para atender às necessidades de crianças e seus cuidadores. Essa foi a premissa do projeto viário desenvolvido pela Prefeitura do Recife nas ruas Silva Jardim e 22 de Agosto, no bairro do Jordão, Zona Sul da capital, e entregue à população nesta segunda-feira (7) pelo prefeito João Campos. As intervenções incluem a criação da Praça "Criançada na Rua", além da implantação de pavimentação, drenagem, arborização e sinalização viária, visando aumentar a segurança e tornar o trajeto escolar mais agradável e lúdico. 


"Primeiro viemos aqui ver como fica quando chovia e as crianças tinham que passar. Entramos na escola, conversamos com a equipe e fomos fazer a vistoria", compartilhou o prefeito João Campos. "A ideia era fazer só uma rua, mas vimos que do lado também tava precisando. Depois, percebemos que sobrava espaço para uma praça e uma escadaria", contou o gestor sobre a ideia do projeto, que se tornou possível graças à rede da Fundação Bloomberg, na qual Recife é parceira. "Precisávamos escolher uma rua para reforma viária. Decidimos trazer essa tecnologia para cá, o Jordão", acrescentou. 


O projeto considerou as vulnerabilidades e necessidades da comunidade, com foco especial nas crianças, visando tornar as ruas mais seguras, confortáveis e agradáveis para todos. A execução envolveu a participação de diversos órgãos, como a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), além das secretarias de Meio Ambiente e de Primeira Infância. A iniciativa contou ainda com o apoio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), através do Programa Streets for Kids (Ruas para Crianças).


Para Taciana Ferreira, presidente da CTTU, a formação de colaborações foi fundamental ao trazer o projeto à realidade. "É um trabalho que foi feito em parceria, não só as internas com a Prefeitura, mas também a GDCI, que é um órgão que dá todos os parâmetros para que a gente possa fazer isso", disse. "Aqui é um local onde tem escola, residências, e essa mudança foi pensada nas crianças e seus cuidadores, para que a criança possa se sentir cada vez mais segura", afirmou, ainda, sobre a importância do projeto. 


Até o início de 2024, as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto não contavam com pavimentação, sistema de drenagem e espaços adequados para brincadeiras e caminhadas. Com três escolas localizadas na região, a CTTU estimou que, nos horários de pico, cerca de 1.200 pedestres, principalmente crianças, circulam pelas vias. Segundo levantamentos da autarquia, 90% das crianças vão a pé para as escolas, e 78% dos cuidadores não se sentiam seguros em permitir que elas brincassem nas proximidades, expressando o desejo por uma redução na velocidade dos veículos nas ruas ao redor.


Com base nesses dados e visando aumentar a segurança viária na área, a gestão municipal implementou medidas para controlar a velocidade dos veículos, como a instalação de chicanes, um design urbano que faz os carros trafegarem em zigue-zague, forçando a desaceleração. Como a maioria dos pedestres são crianças e seus cuidadores, a velocidade máxima permitida nas vias foi fixada em 20 km/h. Já no trecho da Avenida Maria Irene, entre as ruas 22 de Agosto e Silva Jardim, a velocidade máxima foi regulamentada em 30 km/h.


"Esse projeto é diferenciado em relação à infraestrutura social. Ele é completo, viemos iniciando com o básico, que é a implantação da pavimentação, da rede de drenagem e a melhoria da qualidade de vida", contou Marília Dantas, secretária de Infraestrutura do Recife. "Só que além disso a gente insere a participação das pessoas para poder fazer um projeto que as crianças usem. Não é simplesmente de mobilidade urbana, a gente pensa também no convívio, no lazer", disse a gestora, sobre o papel da criançada na execução das obras.


Além disso, as faixas de rolamento foram construídas mais estreitas para ampliar as calçadas, que agora abrigam espaços para brincadeiras e mobiliário urbano. Foram instaladas duas faixas de pedestres elevadas e um platô, estrutura que nivela a calçada com a pista, proporcionando mais acessibilidade nas travessias. Entre os elementos lúdicos, destacam-se pinturas coloridas no chão que indicam o caminho para as escolas, além de jogos como amarelinha, alfabeto, pule e pontue, tornando o trajeto mais divertido para as crianças.


Bancos e árvores também foram instalados para garantir sombreamento e maior conforto térmico nas áreas de espera das entradas e saídas das escolas. Com a requalificação das duas vias, a circulação entre as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto passará a funcionar como um binário, ou seja, cada uma terá uma faixa de rolamento com fluxos de veículos em sentidos opostos. Assim, quem vem da Avenida Maria Irene poderá acessar a Rua Silva Jardim e retornar à mesma avenida pela Rua 22 de Agosto.


A diferença já pode ser vista no rosto dos pais, cuidadores e responsáveis, e também no barulho animado das crianças ao correrem em volta da praça, em meio à brincadeiras de escorrego e pequenas partidas de futebol. "Foi uma coisa muito boa porque essa rua era muito esburacada. Nos dias de chuva não conseguíamos nem trazer os alunos para a escola", afirmou Lourdes Francisca da Silva, 37 anos, mãe de Sofia e Lorena, de 10 e 9 anos, respectivamente, ambas alunas da Escola Pastor José Munguba Sobrinho. Sobre o espaço de lazer, ela ainda brincou: "todos os dias quando larga, eu costumo dizer que a gente tem um contrato na praça porque assim que saem da escola, eles já ficam aqui e curtem bastante."


INFRAESTRUTURA URBANA - Todos os serviços de pavimentação e drenagem foram executados por meio do Programa Rua Tinindo, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). As vias receberam um investimento total superior a R$ 2 milhões, com o objetivo de aprimorar o sistema de escoamento das águas pluviais e as condições de mobilidade das pessoas. Além disso, foram realizadas obras de escadaria que dão acesso ao Alto da Jaqueira e a implantação da Praça “Criançada na Rua”.


Na Rua 22 de Agosto, o trecho contemplado tem aproximadamente 430 metros de extensão. A pavimentação foi feita com 1.857,09 m² de asfalto e 44 m² de calçada em piso intertravado. No sistema de drenagem, foram instalados 21 poços de visita e 14 caixas com grelhas, além de 136 metros de canaleta em concreto.


A Praça “Criançada na Rua”, da iniciativa premiada Streets for Kids, tem como objetivo transformar o espaço público de lazer em um local mais seguro e amigável para crianças e seus cuidadores. Para isso, foram instalados 41,86 metros de tubo PVC de 150 mm para direcionamento de águas pluviais e uma caixa com grelha. No passeio, foram feitos 600 m² de piso intertravado de cor natural, de um total de 1.231,25 m². Também foram construídas uma escada e uma rampa de acesso ao playground.


PARTICIPAÇÃO SOCIAL - O Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), junto com a Secretaria Executiva de Primeira Infância, a CTTU e o GDCI, conduziu um processo de escuta comunitária para o desenvolvimento do projeto e a ativação dos espaços públicos. Por meio do programa Colorindo o Recife e em parceria com a Escola Municipal Pastor José Munguba Sobrinho, foi realizada uma oficina educativa-cultural com o objetivo de incentivar a criação e a expressão de ideias para a intervenção física nas ruas, utilizando ferramentas de design participativo. O workshop resultou na pintura de paineis artísticos na área, com temas relacionados a crianças, educação e cidade. Além disso, o gabinete também participou da instalação de bancos em frente à escola, bem como da implementação de brinquedos e arborização ao longo das ruas.


PROGRAMA RUAS PARA AS CRIANÇAS (Streets for Kids) - O Recife foi a única cidade do Brasil contemplada com o apoio financeiro e técnico da GDCI para o Programa Street For Kids, que tem o objetivo de melhorar a segurança, a acessibilidade e o bem-estar de crianças e seus cuidadores nas ruas. Ao todo, foram investidos 20 mil dólares (cerca de 110 mil reais) em equipamentos como mobiliário urbano e sinalização viária, garantindo uma experiência mais segura e completa no uso do espaço público para a comunidade.


Além do apoio financeiro, a Prefeitura do Recife contou com suporte técnico durante a construção e implantação do projeto, o que aprimorou a aplicação de soluções inovadoras de segurança viária e incentivou a participação da comunidade, através de 22 sessões de engajamento. Neste ano, a cidade foi novamente selecionada para receber assistência profissional do programa, com o objetivo de expandir os projetos de rua voltados para a infância em outras regiões da cidade.

Governadora Raquel Lyra anuncia que irá reunir os prefeitos eleitos para fortalecer parcerias
Publicado em 07/10/2024 às 08:19

Durante atendimento à imprensa neste domingo (6), a governadora Raquel Lyra anunciou que, ainda em novembro deste ano, irá convocar todos os prefeitos eleitos para falar sobre as parcerias que o Governo do Estado tem com os municípios nas mais diversas áreas, além de auxiliá-los no processo de transição. A chefe do Executivo Estadual também reiterou que Pernambuco obteve uma redução de 53% nos números de ocorrências policiais, quando comparadas às eleições municipais de 2020.


“Já tive a oportunidade de falar com diversos prefeitos para parabenizá-los. Ainda em novembro, iremos reunir todos eles para prepará-los para que possam ter o melhor desempenho possível durante o mandato a partir das construções que a gente já tem feito em Pernambuco, nas áreas de saúde, segurança e da infraestrutura, por exemplo. Continuaremos seguindo com as parcerias de maneira muito firme, acelerando a implementação de projetos em todo o Estado. O que precisamos fazer é trabalhar pelo povo de Pernambuco”, enfatizou Raquel Lyra.


As Forças de Segurança de Pernambuco asseguraram uma eleição segura em todo o Estado. Entre a meia-noite e às 16h deste domingo (06), foram contabilizados 69 ocorrências e 118 pessoas encaminhadas para as delegacias. Na última eleição foram registrados 148 delitos no dia da eleição. 


Para a chefe do Executivo Estadual, os números são resultados do reforço policial feito pelo Governo de Pernambuco. “Implementamos um efetivo maior, investimos R$ 6,7 milhões, foram mais de 30 mil lançamentos para poder garantir a semana da eleição e isso deu resultado. Fomos muito eficientes no trabalho. Houve prisões que ocorreram durante o processo eleitoral, durante as votações e na véspera, mas a redução de 50% das ocorrências foram fundamentais para permitir uma eleição tranquila em Pernambuco”, concluiu a governadora.