Fundação de Cultura de Caruaru abre edital para seleção de novo Patrimônio Vivo
Publicado em 01/10/2024 às 08:08

Durante um encontro realizado na Biblioteca Municipal Álvaro Lins com os Patrimônios Vivos de Caruaru, nesta segunda-feira (30), a Fundação de Cultura anunciou a divulgação do edital para a seleção de um novo Patrimônio Vivo. O objetivo é preencher a vaga deixada por Zefinha Parteira, que faleceu em fevereiro de 2022, aos 81 anos, deixando um legado inestimável para a cultura local.


As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 1º a 14 de outubro. Os candidatos interessados deverão realizar suas inscrições presencialmente na sede da Fundação de Cultura de Caruaru, localizada na Rua Frei Caneca, 352, no bairro Maurício de Nassau, das 8h às 14h.


A seleção é uma oportunidade de reconhecer e valorizar os mestres e mestras que preservam as tradições culturais da cidade. Atualmente, Caruaru conta com 19 Patrimônios Vivos, de um total de até 20 vagas previstas por lei. Entre os nomes que já receberam esse reconhecimento estão Azulão, João do Pife, Joana Angélica, Boi Tira-Teima, Sebá e Onildo Almeida.


Para participar, é necessário apresentar documentos que comprovem atuação cultural e residência no município por, no mínimo, 20 anos. O processo de seleção incluirá a análise da documentação dos candidatos, seguida de uma defesa oral. A comissão responsável será formada por quatro membros: dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho Municipal de Política Cultural, e dois representantes da Fundação de Cultura de Caruaru. O presidente da Fundação, Hérlon Cavalcanti, terá direito a voto apenas em caso de empate.


O candidato selecionado receberá uma bolsa vitalícia como forma de reconhecimento por suas contribuições à cultura local. O edital completo estará disponível na sede da Fundação e no Diário Oficial do Município.

Governo do Estado destina imóvel ao Tribunal de Justiça de Pernambuco para construção de um novo Fórum da Comarca no município de Rio Formoso, na Mata Sul
Publicado em 01/10/2024 às 08:08

Com o objetivo de dar uso público a um imóvel do Estado em benefício da população, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta segunda-feira (30), um Termo de Vinculação Administrativa junto ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, para destinar ao tribunal um imóvel no município de Rio Formoso, na Mata Sul. No local, será construído o Fórum da Comarca do município para garantir um atendimento de mais qualidade à população da região.


“Assinamos hoje, eu e o Dr. Ricardo, a vinculação de um imóvel do Estado para que ele possa construir o fórum novo na cidade de Rio Formoso. Estamos sempre trabalhando juntos e, com mais essa parceria, a população vai poder ter mais acesso aos serviços prestados pela Justiça. Queremos sempre as melhores condições para que todas as pessoas tenham um atendimento de qualidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.


De acordo com o presidente do TJPE, a previsão é de que a obra do fórum seja iniciada no primeiro semestre do próximo ano. O projeto da construção está finalizado e o próximo passo é iniciar o processo de licitação para as obras. “Esse é mais um gesto do Governo, que cede um terreno para o Poder Judiciário. Atualmente, o fórum da cidade está funcionando em uma sala cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Com o novo prédio, será possível atender bem a necessidade da região”, registrou o desembargador Ricardo Paes Barreto.


Com a assinatura do termo, a utilização e administração do imobiliário passarão a ser de responsabilidade do TJPE. O termo tem vigência por prazo indeterminado. O imóvel está localizado no centro do município de Rio Formoso.


Para a secretária de Administração, Ana Maraíza, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, avança quanto à destinação de imóveis pertencentes ao Estado. “Esse é o segundo Termo de Vinculação Administrativa (TVA) que firmamos com o Tribunal de Justiça de Pernambuco. A ação vai beneficiar a população daquele município que, em breve, contará com um novo espaço de acesso à Justiça”, pontuou a secretária. Ainda esteve presente na assinatura o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.


Anteriormente, o Estado já havia firmado outra parceria com o mesmo tribunal, de destinação de um imóvel em Nazaré da Mata, na Mata Norte.

Pedro Campos reforça apoio a Luciara de Nemias, em Custódia
Publicado em 01/10/2024 às 08:06

CUSTÓDIA - Fechando mais um giro pelo sertão pernambucano, o deputado federal Pedro Campos cumpriu agendas no interior do estado. O parlamentar esteve, ontem(29), no sertão do Moxotó, em Custódia, e hoje(30) no sertão do Pajeú, em Serra Talhada. 


Em Custódia, o parlamentar acompanhou caminhada em apoio a Luciara de Nemias a prefeitura da cidade. O candidato a vice-prefeito, Paulino Avíncola, também participou do evento, que reuniu diversas lideranças locais e levou uma multidão vermelha às ruas da cidade. 


“Custódia pode muito mais, na saúde, na educação, na agricultura familiar. Cada vez que a gente vem a Custódia para um ato de Luciara, a nação vermelha está maior. A multidão que tomou as ruas da cidade representa o amor, esperança e o desejo de liberdade”, afirmou. 


Em sua fala, o Pedro relembrou as ações realizadas na cidade pelo time do PSB. “A história de Custódia passa pelas mãos de Arraes, de Eduardo, de Nemias e do PSB, que trouxeram a eletrificação rural, a educação de tempo integral, a pavimentação da estrada de Quitimbu, a água da transposição e tantas outras conquistas”, afirmou. 


Em Serra Talhada, ao lado da prefeita Márcia Conrado, Pedro realizou caminhada no comércio da cidade com o candidato a vereador, Tércio Siqueira.


“Tércio é um grande parceiro das ações do nosso mandato, sempre nos apresentando as demandas do povo de Serra Talhada. Através da nossa parceria, conseguimos destinar uma retroescavadeira e uma ambulância nova para o município, além de viabilizar cursos profissionalizantes pros jovens. Precisamos de um time que ajude a prefeita Márcia a continuar cuidando de Serra”, afirmou.

João Campos percorre bairros em carreata na Zona Oeste do Recife
Publicado em 01/10/2024 às 08:05

Ato de campanha partiu da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, uma das entregas emblemáticas da gestão do prefeito e candidato à reeleição


A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, uma das entregas mais emblemáticas da gestão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi o cenário escolhido como ponto de partida de uma carreata promovida pela Frente Popular na noite desta segunda-feira (30). Ao lado de seu companheiro de chapa, Victor Marques (PCdoB), João liderou o ato por um trajeto de 11 quilômetros em sete bairros da Zona Oeste da cidade, recebendo manifestações de apoio de quem estava nos outros veículos e nas calçadas.


A carreata começou na Iputinga e seguiu pelos bairros do Engenho do Meio, Cordeiro, Prado, Zumbi, Torre e Madalena. Além da ponte, entregue na atual gestão como um marco do compromisso de João Campos com a mobilidade urbana, equipamentos como escolas e unidades de saúde implantados ou requalificados nos últimos quatro anos também estiveram no trajeto. Outro destaque foi o Campo do Bueirão, na Torre, espaço contemplado pelas ações do programa Gramadão em 2023.


“Era pra ser só uma carreata, mas o povo lotou as calçadas mesmo. Bom demais receber esse reconhecimento das pessoas ao longo de toda a campanha e agora que estamos tão perto das eleições”, afirmou João Campos, que recebeu no veículo principal da carreata lideranças políticas como o senador Fernando Dueire (MDB), a vice-presidente da Regional Nordeste do Solidariedade, Marília Arraes, o presidente estadual do MDB, Raul Henry, e candidatos a vereador da Frente Popular do Recife.


Nessa reta final da campanha, João Campos liderou atos semelhantes em percursos do Curado à Imbiribeira, nas zonas Oeste e Sul, e da Guabiraba à Mangabeira, na Zona Norte. O prefeito do Recife também realizou carreatas conjuntas com prefeituráveis de outros municípios da Região Metropolitana. No dia 26, esteve com Elias Gomes (PT) em percurso pelos bairros do Ibura e da Cohab, na Zona Sul da capital, e que abrangeu Jaboatão dos Guararapes. No último domingo (29), foi a vez de Vinicius Castello (PT), que se juntou a uma carreata de João Campos em bairros da Zona Norte do Recife que fazem limite com Olinda.

Carlos Veras confirma volta de Lula a Pernambuco, para disputas do segundo turno
Publicado em 30/09/2024 às 09:30

Único deputado federal eleito pelo PT de Pernambuco na eleição de 2022, Carlos Veras ocupa atualmente posto de destaque na legenda no estado, já que passa por ele algumas das principais articulações em torno da eleição municipal deste ano. Na manhã desta quinta-feira, dia 26, ele concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier.


Ele falou que todos os esforços do PT acontecem em torno da necessidade de fortalecimento do partido em Pernambuco. “Não tenho dúvida nenhuma de que iremos ampliar de forma significativa nossas bancadas, tanto nas Câmaras, quanto nas Prefeituras de todo o estado”, disse ele.


Um ponto abordado na entrevista foi o fato do PT pernambucano não conseguir replicar o sucesso eleitoral do presidente Lula, que é bem avaliado em todas as cidades do estado. Segundo ele, a base de apoio ao presidente é muito extensa, o que obriga o partido a celebrar várias alianças partidárias, onde o PT apoia projetos de aliados abrindo mão de candidaturas próprias.


Ainda na entrevista, Carlos Veras confirmou que está ‘acertada’ a vinda do presidente Lula a Pernambuco para apoio e reforço a eventuais candidatos disputem segundo turno em seus respectivos municípios. O deputado citou Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Olinda, onde segundo ele, o PT deverá estar representado em disputas de segundo turno.

Mais de 200 veículos cruzaram as ruas da zona Oeste do Recife na carreata de Chico Kiko
Publicado em 30/09/2024 às 08:08

As ruas da zona Oeste do Recife ficaram pequenas para os 220 veículos, entre carros e motos, que participaram da carreata que aconteceu na manhã deste domingo, 29, dos apoiadores do candidato a reeleição pela Frente Popular do Recife, Chico Kiko. 

O já vereador Chico Kiko está na disputa pelo terceiro mandato, e desta vez pelo PSB, partido que ingressou a convite do prefeito João Campos. Nascido no cordeiro e residente na Vila Tamandaré, em Areias, onde casou e mora até hoje, Chico tem forte atuação na zona Oeste, mas nos últimos anos expandiu seu trabalho para áreas da zona norte e sul da cidade. 

"Todos os nossos eventos desta campanha, mostraram o reconhecimento da população ao nosso trabalho, mas está carreata foi acima da espectativa, demonstrou a consolidação do nosso projeto político que, junto ao trabalho do prefeito João Campos, está transformando nossa cidade e melhorando a vida de nossa gente. Agradecer a todos que fazem parte dessa imensa família Chico Kiko".

João Campos e Vinicius Castello percorrem 13 bairros do Recife e de Olinda em carreata
Publicado em 30/09/2024 às 08:07

Ato demonstrou alinhamento entre as campanhas e compromisso com a população das áreas limítrofes entre as duas cidades


Conhecidas por compartilharem até o dia do aniversário, Recife e Olinda, as cidades-irmãs, viveram mais um momento simbólico dessa união neste domingo (29). O prefeito da capital pernambucana e candidato à reeleição, João Campos (PSB), promoveu uma carreata conjunta com Vinicius Castello (PT), postulante a prefeito da Marim dos Caetés. Além de demonstrar o alinhamento político entre as campanhas, o ato também evidenciou o compromisso dos candidatos com a população das áreas limítrofes das duas cidades. Uma multidão acompanhou a carreata por ruas e ladeiras de 13 bairros, totalizando 15 quilômetros percorridos.


Intitulado “Carreata da Pressão”, o ato começou na Avenida Dr. Jayme da Fonte, em Santo Amaro, na área central do Recife, e seguiu para a Zona Norte, passando por Campo Grande, Peixinhos, Campina do Barreto, Água Fria, Cajueiro, Bomba do Hemetério, Linha do Tiro e Beberibe. Na outra margem do Rio Beberibe, o trajeto incluiu os bairros de Águas Compridas e Alto da Bondade, em Olinda, e os trechos olindense e recifense do Passarinho, com finalização no bairro de Dois Unidos, na capital. 


“Estamos aqui em mais uma carreata. É Vinicius e João, é Olinda e Recife”, declarou João Campos, que, durante o trajeto, visualizou conquistas entregues em sua gestão, como a requalificação do Campo do Onze, em Santo Amaro, e aproveitou para reforçar compromissos como o de promover obras de urbanização no entorno do Rio Beberibe, que ganhará um parque linear. “Em Olinda, o povo quer mudança e estamos aqui para renovar. Olinda é 13 e Recife é 40”, complementou Vinicius Castello.


Também participaram do ato o candidato a vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, ex-prefeita de Olinda e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, a deputada estadual e presidente do PSB de Olinda, Delegada Gleide Ângelo, e postulantes aos cargos de vereador e vereadora das duas cidades. A carreata marcou mais um capítulo da reta final da campanha, que, nos últimos dias, levou eventos semelhantes para oito bairros das zonas Oeste e Sul do Recife e para a região do Ibura e da Cohab, no limite entre a capital e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

Jingle “O cara que faz”, de João Campos, ganha versão nas vozes de ícones do brega
Publicado em 30/09/2024 às 08:05

Novidade foi mais um capítulo do protagonismo do movimento na campanha à reeleição do prefeito mais bem avaliado do Brasil


Um dos hits da campanha eleitoral deste ano no Recife, o jingle “O cara que faz” ganhou nova roupagem. Nas vozes de Conde Só Brega e Michelle Melo, a trilha reforça a conexão do prefeito João Campos (PSB) com as periferias da cidade e valoriza essa manifestação cultural genuinamente recifense. A novidade também teve direito a um videoclipe lançado nas redes sociais na noite deste sábado (29), traduzindo o clima de alegria e confiança do time da Frente Popular nesta reta final até o dia das eleições.


A letra traz os mesmos elementos que já estavam presentes na versão original em brega-funk, destacando o mote “Meu prefeito” para fazer referência às manifestações de carinho da população a João Campos nas ruas da capital pernambucana e em redes sociais como o Instagram, onde o candidato supera 2,5 milhões de seguidores e é dono da marca de prefeito mais seguido do país. O jingle também ressalta que João “surpreendeu”, “fez sua história”, “provou que é capaz” e “tá pronto pra mais”.


O protagonismo das várias manifestações do brega na campanha do prefeito é mais um capítulo de uma relação fortalecida ao longo de todo o mandato. Em 2021, João sancionou lei que declarou o movimento como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. No dia a dia, as referências ao estilo estiveram presentes em acessórios, passinhos e no cabelo platinado – o famoso “nevar” – adotado pelo prefeito no Carnaval deste ano, deferência digna de visibilidade nacional ao movimento e às periferias do Recife.


Governadora Raquel Lyra autoriza investimentos de R$ 100 milhões para ampliação do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Petrolina
Publicado em 29/09/2024 às 08:01

A governadora Raquel Lyra assinou, neste sábado (28), em Petrolina, Sertão do São Francisco, durante visita à Estação de Tratamento de Água Vitória (ETA-Vitória), no bairro Distrito Industrial, a autorização para licitação de três obras que visam a ampliação do abastecimento de água no município. Juntas, elas representam um investimento de R$ 100 milhões e fazem parte de um plano de ações voltadas para Petrolina que vão garantir a segurança hídrica da cidade pelos próximos 15 anos, com recursos já garantidos pelo empréstimo internacional entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e o New Development Bank (NDB).


“Estamos muito felizes em poder garantir esses recursos para essa cidade, que está ao lado do Rio São Francisco, mas, ao longo dos últimos dez anos, os investimentos da Compesa não acompanharam o desenvolvimento da cidade. Agora é a hora de virar o jogo e isso já começou. Nosso time tem trabalhado incansavelmente para que todo pernambucano e pernambucana possa ter acesso à água. Na Compesa, já temos garantidos R$ 5 bilhões para investimentos. É um recurso que há muito tempo a Compesa não vê, para poder garantir água tratada na casa das pessoas”, declarou a governadora Raquel Lyra.


Foram autorizadas as licitações para construção da Estação de Tratamento de Água - ETA São Francisco, com capacidade de 400 l/s, no valor de R$ 25 milhões, cujo edital será publicado em até 30 dias; a licitação da obra de reforço de abastecimento para os bairros Pedra Linda e João de Deus, no valor de R$ 400 mil, que vai beneficiar 12 mil pessoas; e a publicação de edital para a obra de recuperação estrutural do Reservatório Elevado da Estação de Tratamento de Água - ETA 1, no valor de R$ 4 milhões.


Também foram anunciados R$ 40 milhões para a construção de uma adutora, que vai fazer com que a água saia da ETA e vá para a cidade; R$ 23 milhões em expansão de redes de abastecimento e de requalificação das adutoras internas; R$ 5 milhões para um reservatório; mais R$ 5 milhões para um projeto de requalificação da estrutura de esgotamento de Petrolina, e mais recursos para uma estação em Lagoa Grande, que vai atender o distrito de Izacolândia.


Na Estação de Tratamento de Água - ETA São Francisco, são incrementados 400 litros por segundo, onde atualmente trabalha com 1.100 litros por segundo. Isso garante que Petrolina tenha água para toda a população durante os próximos 15 anos. 


O presidente da Compesa, Alex Campos, destacou que as obras vão garantir o abastecimento contínuo em toda a cidade. “Petrolina é uma cidade em constante expansão e a nossa meta, com a conclusão das obras, é dialogar com a Petrolina do presente e do futuro, assegurando a ampliação da produção e também do tratamento da água. As obras trazem segurança hídrica para o sistema, garantindo o abastecimento diário de água à população ao longo dos anos. São obras importantes também de expansão de esgotamento sanitário. A cidade ainda tem 20% da sua região não atendida por rede de esgoto e estamos avançando para dar velocidade a essa ampliação”, disse. 


Em Petrolina, o Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, está executando obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Padre Cícero, cujo objetivo é a melhoria da qualidade de vida para os moradores do bairro, que terão acesso a saneamento. A iniciativa, em execução na rua Papa Capim, prevê a implantação de quatro mil metros de rede coletora de esgoto e ramal condominial, em diâmetros de 100mm a 200mm. Com aporte de R$ 582 mil, a conclusão dos serviços está prevista para janeiro do próximo ano.


Também estiveram na agenda o secretário estadual da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; a secretária da Mulher, Juliana Gouveia; e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

Em Araripina, governadora Raquel Lyra lança segundo edital do PE Produz, com R$ 16 milhões em investimentos para os arranjos produtivos
Publicado em 29/09/2024 às 08:00

Ao todo, 60 projetos deverão ser contemplados, beneficiando mais de dez mil pessoas, de todas as regiões de desenvolvimento do Estado


A governadora Raquel Lyra lançou, nesta sexta-feira (27), em Araripina, no Sertão do Araripe, o segundo edital do Programa PE Produz, com um investimento de R$ 16 milhões, podendo abranger até 60 projetos e impactando diretamente cerca de dez mil pessoas. A iniciativa permite aporte financeiro estadual em entidades e associações sem fins lucrativos para ampliação da produção dos arranjos produtivos, promovendo o fortalecimento de diversos setores da economia pernambucana. Dentro do projeto, serão destinados valores que variam entre R$ 180 mil e R$ 800 mil. O programa é conduzido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), beneficiando todas as regiões do Estado.


"A gente lançou o edital do PE Produz em um dia em que o Caged anunciou que nós somos o terceiro estado do Brasil a mais gerar emprego, só perdemos nesse último mês para São Paulo e para o Rio de Janeiro, e no Nordeste brasileiro nós somos os primeiros. É um trabalho de quem pelejou na adversidade, mesmo diante de condições pouco favoráveis. Continuamos trabalhando, empreendendo, investindo para que a gente pudesse chegar até aqui”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 


Os projetos poderão ser submetidos a partir da próxima segunda-feira (30) e as categorias de aporte irão variar de R$ 180 mil a R$ 800 mil. O edital e o sistema para submissão de projetos estão disponibilizados no site da Adepe (www.adepe.pe.gov.br).


O segundo edital do programa chega mais robusto. O investimento será de R$ 16 milhões e é superior aos R$ 7 milhões que foram apresentados no primeiro edital. Já a quantidade de projetos, que agora será de até 60, também é superior ao primeiro processo, onde foram contemplados 33 projetos. Ainda no primeiro edital, estima-se que três mil pessoas foram impactadas. Agora, projeta-se que este número chegue aos dez mil. 


O presidente da Adepe, André Teixeira Filho, antecipou que o próximo edital contará com mais recursos, para atender ainda mais famílias pernambucanas. “A gente quer impulsionar e fazer crescer cada dia mais esses arranjos produtivos, que são mais fortes ainda no interior. São R$ 16 milhões investidos nesse edital, e a gente tá dobrando o valor. Ano que vem, o edital deve aumentar mais ainda o valor, para a gente poder complementar e atender mais de dez mil famílias”, destacou. 


A deputada estadual Socorro Pimentel destacou que o PE Produz permite estimular as diversas particularidades de cada região de Pernambuco. “O Governo vem promovendo a interiorização das ações. Temos muita riqueza e cultura para mostrar”, afirmou. 


Já a deputada estadual Roberta Arraes reforçou que o edital mostra o esforço da gestão estadual com o Sertão do Araripe. “É importante demais esse segundo edital ser lançado aqui no Sertão do Araripe. A gente vê o esforço do Governo para garantir a interiorização do desenvolvimento de Pernambuco”, frisou. 


O vice-presidente da Associação de Artesãos e Agricultores de Ouricuri (AAAMO), Rogeverson Holanda, que teve a associação contemplada neste segundo edital, conta que a iniciativa estadual está permitindo o crescimento da associação. “Fomos contemplados com um trator, algo que buscávamos há muito tempo. Somos em torno de 120 associados e agora já estamos pensando em um próximo edital, já que essa máquina vai facilitar a vida dos associados no trabalho”, disse. 


Em Araripina, a governadora Raquel Lyra também visitou a Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana e de Trânsito e Transporte de Araripina. A Central de Controle Operacional conta com 30 pontos de monitoramento.


Também estiveram o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel; o secretário estadual da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e a secretária da Mulher, Juliana Gouveia. 


PE PRODUZ - Todas as regiões de desenvolvimento deverão ser beneficiadas no segundo edital, e entre os arranjos produtivos a serem contemplados, estão: confecção, fruticultura, tecnologia da informação, agricultura familiar, apicultura, mandiocultura, laticínios, caprinovinocultura, avicultura, piscicultura, aquicultura, panificação, turismo, artesanato e panificação. 


Os critérios prioritários para seleção de projetos seguem a seguinte ordem: importância econômica e social, impacto econômico, adequação e compatibilidade do orçamento aos objetivos, atividades e metas propostas, setores priorizados, contrapartida, apoio ao empoderamento econômico feminino, apoio aos povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), Produtos de Agroecologia e produção orgânica, Vulnerabilidades, Inovações e Tecnologias.