Comissão aprova projeto de Joel da Harpa que garante intervalo bíblico nas escolas
Publicado em 24/10/2025 às 09:26


A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta semana, a criação da Política Estadual de Proteção e Exercício da Liberdade Religiosa no Ambiente Educacional — contemplando o Projeto de Lei nº 3043/2025, de autoria do deputado Joel da Harpa (PL), que assegura o direito ao intervalo bíblico nas escolas.


A proposta consolida uma política pública voltada a garantir respeito entre crenças, reforçar a laicidade do Estado — entendida como neutralidade e não como hostilidade à fé — e assegurar que estudantes possam exercer sua convicção religiosa sem qualquer forma de discriminação. No caso do intervalo bíblico, a medida assegura que alunos que desejarem possam realizar leitura e reflexão de textos sagrados em momento previamente organizado e sem prejuízo à rotina escolar.


Além do direito ao exercício da fé, o texto prevê ações educativas para promover tolerância, prevenir situações de preconceito e combater constrangimentos relacionados à religião no ambiente estudantil.


Para Joel da Harpa, a aprovação representa uma vitória da liberdade: “O Estado não pode ser antirreligioso. Garantimos que quem quiser viver sua fé na escola o faça com respeito, sem impor a ninguém e sem ser discriminado”, afirmou. Com a aprovação na CCLJ, a proposta segue agora para análise das demais comissões temáticas antes de ser votada em Plenário.

Veja Também

Projeto do Governo é aprovado na Alepe e Pernambuco vai extinguir faixas salariais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

Prefeitura do Recife disponibiliza projeto da Rede Compaz para replicação em Pernambuco

Rodrigo Farias dá entrada em projeto de lei para reforçar combate ao cigarro eletrônico em Pernambuco

Governo de Pernambuco, junto ao Instituto Recicleiros, lança projeto para ampliar a coleta seletiva e reciclagem em todo estado