Chegou ao final nesta segunda-feira o processo de votação para a escolha dos seis nomes que concorrerão à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na vaga destinada à OAB-PE pelo Quinto Constitucional. Foi formada então, a lista sêxtupla para preenchimento deste espaço.
Nesta quinta-feira, dia 21, o Blog do Alberes Xavier noticiou em primeira mão que uma reviravolta havia ocorrido na relação dos seis nomes que concorrerão à vaga para o TJPE. A novidade foi a inclusão da advogada, a Professora Ana Paula Azevedo. Com a sua inclusão na relação dos eleitos, a advogada Dra. Taciana de Castro perdeu sua vaga.
Este foi o episódio mais marcante do pleito, mas que segundo o advogado Dr. Delmiro Campos, não afeta a lisura e transparência de todo o processo eleitoral. Ele fez parte da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional da OAB. “Foi um processo simples, amplamente aberto e democrático, além de transparente. As críticas que têm sido feitas são a base de interesses particulares”, disse ele, frisando que os advogados proporcionaram uma eleição limpa.
Quanto ao processo que culminou com a mudança dos nomes que compõe a lista sêxtupla, Dr. Delmiro disse que tudo foi feito de forma transparente, respeitando a todas as etapas da eleição, uma delas, a destinação de vaga por cota racial. “Estão politizando regras que foram postas há mais de seis meses”, falou ele a Rede Pernambuco de Rádios.