Em entrevista exclusiva à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog, o secretário de Planejamento do Governo de Pernambuco, Fabrício Marques, reforçou que - após um ano de arrochos do governo estadual para “arrumar a casa”, este ano - após captação de recursos - será um ano de investimentos no Estado.
“No ano passado, a gente assumiu o Estado com muita dificuldade financeira, com indicadores fiscais muito debilitados. A governadora liderou um grande processo de reestruturação fiscal no ano passado, além disso, movimentou uma articulação com o Governo Federal na captação de recursos”, diz Fabrício.
O secretário reforça que, ainda no ano passado, pela primeira vez na história, Pernambuco conseguiu assinar os contratos de empréstimos na totalidade que estavam autorizados para o Estado, algo em torno de: R$ 3,4 bilhões.
“A partir de agora, a gente vai sentir a velocidade na prática. Para título de exemplo, como a governadora já anunciou, o Estado vai lançar neste mês a licitação do primeiro lote de creches, que é um dos carros chefes do plano de governo de Raquel Lyra. É um lote com cinquenta creches, distribuídas no território pernambucano como um todo, que vai atender a demanda que é cuidar da primeira infância, a prioridade número um do Governo de Pernambuco. Vai também - durante o processo de construção, gerar milhares de empregos”, reforça o secretário.
“Quando a gente conseguir lançar todos os lotes, e a expectativa é lançar neste ano ainda todos os lotes da construção de creches, nós vamos movimentar aproximadamente 20 mil empregos diretos em Pernambuco”, complementa Fabrício Marques.