Evento celebra a luta da comunidade trans com palestra, serviços de cidadania e ações de saúde
No próximo dia 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, que celebra, desde 2004, a luta e a resistência das pessoas travestis, transexuais e transgêneros. Em Garanhuns, a data será celebrada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio da Casa de Justiça e Cidadania (CJC), com o II Seminário Municipal da Visibilidade Trans e uma ação de cidadania voltada para a comunidade trans.
No dia 29, o seminário será realizado na Câmara de Vereadores de Garanhuns, a partir das 18h30. O momento contará com a palestra “Saúde Mental e Identidade Trans”, que será conduzida pelo professor Doutor da Universidade de Pernambuco (UPE), Felipe Cazeiro. O profissional é mestre e doutor em Psicologia pela UFRN, além de autor de obras sobre o HIV/Aids na comunidade LGBTQIAPN+.
Já no dia 30 de janeiro, a partir das 9h na CJC, em parceria com a Secretarias de Saúde e da Mulher, serão ofertados diversos serviços gratuitos à população, como testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; atendimento odontológico; aferição de pressão e glicose; plantão psicológico e orientações jurídicas e sociais. A equipe da CJC prestará informações sobre a averbação de prenome e gênero, atendimento com assistente social e serviços do CadÚnico.