
Um homem com mandado de prisão preventiva por homicídio em aberto foi preso em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), após ser identificado por câmeras de reconhecimento facial.
Segundo a Prefeitura de Olinda, ele caminhava pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, durante o Carnaval, quando foi reconhecido pela tecnologia.
O mandado da prisão havia sido expedido pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Olinda. Após ser identificado com o auxílio das câmeras, o homem foi preso por policiais militares que atuavam na área, na terça-feira (3). O nome do homem não foi divulgado pela prefeitura.
No Sábado de Zé Pereira (1º), durante o desfile do Galo da Madrugada, três foragidos da Justiça foram capturados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), com auxílio de câmeras de reconhecimento facial.
Em Olinda, 138 câmeras de monitoramento reforçaram a segurança durante o Carnaval. Os equipamentos foram distribuídos em 35 totens, além de 25 unidades adicionais.
As imagens captadas pelas câmeras foram transmitidas em tempo real para a SDS-PE, o Centro Integrado de Defesa Social (Ciods), a sede da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), a Guarda Civil Municipal de Olinda e a Central de Monitoramento do Carnaval, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.
FOLHA PE