Senai apresenta os resultados do programa PE Produz; iniciativa conta com apoio do Moda Center
Publicado em 14/03/2025 às 08:10


Nesta quarta-feira (12), foi realizado, no Auditório do Moda Center, o evento de encerramento do programa PE Produz, iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) em parceria com o Senai e com apoio do Moda Center.


O PE Produz tem como objetivo mostrar a importância das iniciativas sustentáveis e, dentro das empresas de confecção, viabilizar a produção de artigos comercialmente viáveis com aquilo que, na maioria das vezes, é descartado nas etapas de produção, reduzindo desperdícios.


Durante o programa, 50 empresas de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru, Taquaritinga do Norte, Surubim e Bezerros passaram por consultorias ministradas pelo Senai. Com as ações, cerca de 1000 famílias nessas cidades também foram impactadas através da conscientização gerada pelo projeto.


No evento, foram apresentados por Morgana Leopoldino, Jessica Alves e Cleber Lima dados coletados ao longo do programa, que mostraram que a média de desperdício dentro das empresas é de 15%, enfatizando a importância da mudança de atitude nos processos de produção.


"Está ação se trata de um espelho do APL, essa identificação de como as empresas tratam os resíduos sólidos permitiu tanto a execução de ações dentro do projeto, quanto repensar estratégias futuras entre moda, sustentabilidade e estratégia de negócio", disse Morgana.


Também foram mostradas peças confeccionadas pelas empresas através do PE Produz, artigos que já estão fazendo parte de coleções principais dessas empresas de confecção.


Participaram do evento gestores, coordenadores e gerentes da Adepe e do Senai. Representando o Moda Center, estava o diretor Paulo Estevão, integrante do conselho consultivo.