
Garanhuns vai marcar presença no maior evento de Inovação e Tecnologia para a Educação da América Latina. De 28 de abril a 1º de maio, São Paulo será palco da Bett Brasil 2025, e entre as histórias que inspiram está a da professora intérprete de Libras Juliana Di Paula, da Rede Municipal de Ensino, selecionada para apresentar seu relato em um dos auditórios do evento.
Juliana atua na Sala Bilíngue para estudantes surdos da Escola Municipal Gabriela Mistral, além da Escola José Brasileiro Vila Nova. Ela vai participar do Bett Talks – Histórias que Inspiram, um espaço voltado a experiências educacionais transformadoras. Na roda de conversa, Juliana vai falar sobre “A inclusão de surdos no ambiente escolar”. A Bett Brasil deve receber mais de 40 mil visitantes ao longo dos quatro dias, com a proposta de dialogar entre os diversos atores educacionais, estimulando ideias, conexões e soluções para o desenvolvimento da educação.
Ainda em 2022 a profissional iniciou o projeto ‘Libras na Escola’ na EFITI José Ferreira Sobrinho, escola em tempo integral no Distrito de São Pedro. Desenvolvido com os estudantes, a iniciativa buscava a inclusão com o ensino da Língua Brasileira de Sinais no ambiente escolar, envolvendo o ensino básico de Libras e musicalização. Além disso, foi formado um grupo cultural que realizava apresentações em alguns eventos.
“Estou muito feliz e ansiosa para participar desse evento que é tão grandioso, onde vou poder compartilhar sobre o meu trabalho, o projeto que eu desenvolvo em Garanhuns que proporciona o ensino de Libras como uma segunda língua para pessoas ouvintes, facilitando a comunicação e quebrando as barreiras comunicacionais no ambiente escolar”, afirmou a professora.
“Ter um projeto desenvolvido na Rede Municipal de Ensino selecionado para participar da Bett Brasil através da professora Juliana, em especial por se tratar de um projeto de inclusão, nos alegra e reafirma o compromisso da gestão municipal com a educação pública de qualidade e que estamos caminhando na direção certa para uma educação cada vez mais inclusiva, equitativa e justa”, expressou a secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino.
A palestra de Juliana Di Paula será no dia 30 de abril, às 11h, na Expo Center Norte.