“O esporte de Caruaru vivencia hoje um marco na sua história repleta de benefícios e transformações na vida de milhares de caruaruenses. Um legado que será sentido nesta e nas próximas gerações da população”. Estas foram as palavras do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, durante a entrega oficial do Complexo Olímpico Municipal Rei Pelé, ocorrida na tarde desta quinta-feira (25), na Escola em Tempo Integral Álvaro Lins, no bairro Maurício de Nassau.
A inauguração, que contou com a presença de mais de 500 pessoas entre autoridades políticas, desportistas, profissionais de Educação Física e estudantes, fez jus ao momento histórico em que o esporte não só da Capital do Agreste, mas também de todo o interior do Estado estava vivenciando, com belas apresentações de hinos e canções por parte de bandas marciais da rede municipal e privada de ensino, além dos discursos emocionantes proferidos por atletas e profissionais de Educação Física locais.
“Eu diria que este Complexo Olímpico, que leva o nome de Pelé, o Atleta do Século, foi um verdadeiro gol de placa ou uma cesta de três pontos do prefeito Rodrigo Pinheiro ao utilizar este espaço que se encontrava inutilizado em um equipamento deste porte e que vem a atender uma reivindicação de mais de 45 anos de quem tenta praticar o atletismo na cidade. Parabéns ao prefeito pelo seu olhar diferenciado em prol do esporte de Caruaru”, elogiou o professor de Educação Física, Fábio Barbosa.
Também durante a inauguração, o público foi agraciado com desfile de tocha olímpica e exibições das modalidades do atletismo – corridas, saltos e arremessos - que serão praticados tanto por estudantes da rede municipal e estadual de ensino como também por atletas amadores e profissionais neste Complexo, que representa mais um grande investimento do prefeito Rodrigo Pinheiro em termos de obras executadas. “Sou recordista brasileiro de lançamento de disco e tenho certeza, que a partir de hoje, a minha carreira dará um salto a mais. Um sonho que se tornou realidade dentro de casa!”, comemorou o atleta paralímpico Rafael Lucena.
Implantado numa área de dois hectares, o Complexo Rei Pelé é composto por pista de corrida e de salto em distância com dimensões oficiais; equipamentos de salto em altura, de salto com vara, de lançamento de martelo e de dardo, além de arremesso de martelo, todos também com dimensões oficiais. Sua estrutura ainda dispõe de arquibancada para 500 pessoas, camarote de acessibilidade, vestiários, área para embarque e desembarque de atletas, estudantes e demais usuários, sistema de drenagem interno, reservatório de águas pluviais, iluminação com 13 postes e refletores de LED.