Festival Arte em Serra do Vento terá 5ª edição com três dias de programação em Belo Jardim
Publicado em 15/07/2025 às 14:57


A 5ª edição do Festival Arte em Serra do Vento será realizada nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no distrito que dá nome ao evento, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Neste ano, o festival ganha um dia a mais e deve atrair um grande público, com shows, oficinas, feira de artesanato, atrações culturais e gastronomia.


A programação completa ainda será divulgada, mas a estrutura dos dias já está definida. Na sexta-feira (15), o festival começa com a abertura oficial e apresentações musicais. No sábado (16), haverá feira de artesanato, atrações culturais, oficinas, cursos, gastronomia e shows. No domingo (17), além dessas atividades, a programação contará também com ações voltadas para o público infantil.


O Festival é realizado pela Fundação Bitury, em parceria com a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo (Seculte). Também conta com apoio do Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).


O projeto nasceu como um resgate do antigo “Agosto das Artes”, que também foi chamado de Feira da Diversidade e Estado de Arte em Serra do Vento. Criado pela artista plástica Ana Veloso, o evento movimentava o distrito com arte e cultura até sua última edição em 2012. A Fundação Bitury retomou essa proposta com uma nova identidade, promovendo cultura, preservando tradições e incentivando o turismo e a economia local.


Na 4ª edição, em 2024, o festival recebeu cerca de 16 mil pessoas e foi marcado por uma programação diversa, com valorização do artesanato, da cultura local e incentivo ao turismo no Agreste.


Saiba mais sobre a Fundação Bitury:


A Fundação Bitury é uma entidade sem fins lucrativos que atua em Pernambuco com foco no desenvolvimento social por meio de ações culturais, educacionais e assistenciais. Entre os projetos realizados estão o festival Jardim Digital, o Festival Arte em Serra do Vento, o centro Tareco e Mariola, além de iniciativas como Dança dos Idosos, Cesta Solidária, Conectados, Visão Melhor, reativação de poços artesianos e o Seminário de Interiorização da Educação Superior. As ações já impactaram milhares de pessoas com inclusão, cultura, tecnologia, educação, saúde, qualificação e geração de renda.

Veja Também

Ao lado de Gilvandro, Mendonça participa da entrega de mais de 250 registros de imóveis no Residencial Vila Bela, em Belo Jardim

Festival Arte em Serra do Vento terá 5ª edição com três dias de programação em Belo Jardim

PCR entrega USF+ Jardim Uchôa totalmente requalificada

Prefeitura do Recife reinaugura Unidade de Saúde da Família Jardim Uchôa após investimento de R$ 560 MIL