
A 5ª edição do Festival Arte em Serra do Vento será realizada nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no distrito que dá nome ao evento, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Neste ano, o festival ganha um dia a mais e deve atrair um grande público, com shows, oficinas, feira de artesanato, atrações culturais e gastronomia.
A programação completa ainda será divulgada, mas a estrutura dos dias já está definida. Na sexta-feira (15), o festival começa com a abertura oficial e apresentações musicais. No sábado (16), haverá feira de artesanato, atrações culturais, oficinas, cursos, gastronomia e shows. No domingo (17), além dessas atividades, a programação contará também com ações voltadas para o público infantil.
O Festival é realizado pela Fundação Bitury, em parceria com a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo (Seculte). Também conta com apoio do Governo de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
O projeto nasceu como um resgate do antigo “Agosto das Artes”, que também foi chamado de Feira da Diversidade e Estado de Arte em Serra do Vento. Criado pela artista plástica Ana Veloso, o evento movimentava o distrito com arte e cultura até sua última edição em 2012. A Fundação Bitury retomou essa proposta com uma nova identidade, promovendo cultura, preservando tradições e incentivando o turismo e a economia local.
Na 4ª edição, em 2024, o festival recebeu cerca de 16 mil pessoas e foi marcado por uma programação diversa, com valorização do artesanato, da cultura local e incentivo ao turismo no Agreste.
Saiba mais sobre a Fundação Bitury:
A Fundação Bitury é uma entidade sem fins lucrativos que atua em Pernambuco com foco no desenvolvimento social por meio de ações culturais, educacionais e assistenciais. Entre os projetos realizados estão o festival Jardim Digital, o Festival Arte em Serra do Vento, o centro Tareco e Mariola, além de iniciativas como Dança dos Idosos, Cesta Solidária, Conectados, Visão Melhor, reativação de poços artesianos e o Seminário de Interiorização da Educação Superior. As ações já impactaram milhares de pessoas com inclusão, cultura, tecnologia, educação, saúde, qualificação e geração de renda.