Virtuosi na Serra chega à 18ª edição em Garanhuns com concertos gratuitos de grandes nomes da música clássica
Publicado em 16/07/2025 às 15:39


A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, será em julho cenário de mais uma celebração à música de câmara com a 18ª edição do Virtuosi na Serra. Integrando o calendário oficial do 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o evento promove seis concertos gratuitos nos dias 18, 19, 20, 24, 25 e 26, na Capela do Seminário São José.


As apresentações começam sempre às 19h – aos domingos, às 18h30. Sob direção da pianista Ana Lúcia Altino, o festival reúne nomes de destaque da música clássica brasileira, oferecendo ao público uma experiência musical de excelência em apresentações intimistas e acessíveis.


A abertura do festival será na quinta-feira, dia 18, com a presença marcante do contratenor Edson Cordeiro, um dos artistas mais versáteis da cena musical nacional. Com carreira internacional consolidada, Cordeiro transita com maestria entre o barroco e a música popular brasileira.


No Virtuosi, ele será acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Carlos Anísio, em um repertório eclético que inclui obras de Bach, Mozart, Villa-Lobos, demonstrando sua habilidade única de cruzar fronteiras musicais com sofisticação.


No dia 19, o pianista Luis Felipe Oliveira apresenta recital dedicado a obras de grandes compositores do romantismo, como Brahms, Chopin e Liszt, além das cores impressionistas de Debussy. Natural de Gravatá, o músico é um dos nomes promissores da nova geração e já foi reconhecido em importantes premiações, como o 1º lugar no concurso Internacional de Piano Edna Bassetti Habith (2022) e o Coimbra World Piano Meeting Competition (2025), destacando-se por sua técnica refinada e sensibilidade interpretativa.


Já no dia 20, o palco será do Trio Capitu, formado por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote). Reconhecido por sua abordagem inovadora, o grupo aposta em performances interativas e no diálogo entre música instrumental e expressões contemporâneas. O repertório eclético trará de Antonio Vivaldi a Chiquinha Gonzaga.


SEGUNDA SEMANA - Abrindo o segundo fim de semana, dia 24 traz o encontro entre o premiado violista Rafaell Altino, músico pernambucano da Sinfônica de Odense, na Dinamarca, e o pianista paulista Lucas Thomazinho, em um recital com obras de Cesar Franck e Serge Rachmaninov, adaptadas para viola. No dia 25, Thomazinho volta ao palco com um recital solo que passeia por obras de compositores como Chopin e Ronaldo Miranda, reafirmando sua posição entre os pianistas mais promissores do Brasil.


O encerramento, no dia 26, será com o concerto “Uma Noite na Ópera”, com a aclamada soprano Adriane Queiroz acompanhada pela Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Nilson Galvão. Adriane, que integra há 23 anos o elenco fixo da Staatsoper de Berlim, interpretará árias consagradas da ópera internacional, como “Ave Maria”, da ópera “Otello” (Verdi), o prelúdio de “Carmen” (Bizet) e “Me Llamam la Primorosa”, da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (Gimenez).



VIRTUOSI - Criado em 1998 no Recife, o Virtuosi é um dos maiores festivais de música de câmara do Brasil. Fundado pelos músicos Rafael e Ana Lúcia Garcia, o festival tem se destacado por seu compromisso com a promoção da música erudita e a formação de plateias. Ao longo de mais de 25 edições, o Virtuosi tem trazido grandes artistas e consolidado sua posição no cenário cultural brasileiro, com apresentações em diversas cidades de Pernambuco, além de eventos especiais como o Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI. O festival tem sido um pilar no desenvolvimento da música de câmara no Brasil, promovendo masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades, sempre com a missão de enriquecer a cena cultural do país.



PROGRAMAÇÃO

XVIII VIRTUOSI NA SERRA - GARANHUNS

CAPELA DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ (Av. Rui Barbosa, 200, Heliópolis)


DIA 18.07 | 19h

Edson Cordeiro, voz

Orquestra Jovem de Pernambuco

Carlos Anísio, regente

DIA 19.07 | 19h

Recital de piano

Luis Felipe Oliveira


DIA 20.07 | 18h30

Trio Capitu

Sofia Ceccato, flauta

Janaína Perotto, clarinete

Ariana Mendonça, fagote


DIA 24.07 | 19h

Cesar Franck & Rachmaninov

Rafaell Altino, viola

Lucas Thomazinho, piano


DIA 25.07 | 19h

Recital de piano

Lucas Thomazinho


DIA 26.07 | 18h30

Uma Noite na Ópera 

Adriane Queiroz, soprano

Orquestra Jovem de Pernambuco

Nilson Galvão, regente

Veja Também

Prefeitura de Garanhuns realiza cadastramento para moradores de ruas interditadas durante Festival Viva Garanhuns

Festival de Inverno de Garanhuns: Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna começa na sexta-feira (19) com destaque para os Patrimônios Vivos de Pernambuco

Garanhuns inicia Festival Viva Jesus, marco do turismo religioso em Pernambuco

Governo de Pernambuco publica licitação para construir Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns, Agreste Meridional