COP 30: Ministério das Comunicações se reúne com governo do Pará para garantir conectividade para o evento
Publicado em 17/07/2025 às 10:02


A preocupação de garantir uma conectividade segura e eficiente durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), foi tema da reunião entre o Ministério das Comunicações e o Governo do Pará, estado sede do evento que acontecerá em novembro.


O Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Jordan Paiva representou a Pasta no encontro com o governador Helder Barbalho e o gerente do escritório da Anatel nos estados Pará, Amapá e Maranhão, Carnot Braun.


“A reunião foi fundamental para o atendimento às demandas de infraestrutura de telecomunicações visando a COP 30 no prazo, e também como um legado do evento para toda a capital paraense”, disse Jordan Paiva.

O licenciamento de obras de telecomunicações, inclui ERBs e redes, isso envolve um conjunto de procedimentos para garantir a conformidade com as leis e regulamentos locais, estaduais e federais, além de aspectos ambientais.


O Ministério das Comunicações tem papel estratégico na implementação de políticas públicas que garantam a inclusão digital através de ações concretas como: expansão do Programa Wi-Fi Brasil, as Infovias (estradas digitais), a instalação de redes de fibra óptica em áreas remotas, o incentivo ao uso de tecnologia 5G e a articulação com organismos internacionais sobre governança digital.

A Pasta também atua por meio do Norte Conectado, programa estratégico do Governo Federal para expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica, com a implantação de 12 mil km de cabos de fibra óptica submersos.


COP 30

A COP 30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.


O evento também será uma oportunidade de promover ampla participação da sociedade civil, debater a justiça climática e valorizar os saberes e soluções dos povos indígenas, comunidades quilombolas e grupos tradicionais e periféricos, que estão entre os mais impactados pelos efeitos da crise climática.


Veja Também

Novo canal exclusivo para Defesas Civis facilita interação e otimiza comunicação

Secretária de Cultura do estado de Pernambuco confirma presença na abertura do Festival ‘Pernambuco Meu País’

“Reconheço na governadora atributos indispensáveis para governar Pernambuco”, diz Armando Monteiro Neto na Rede Pernambuco de Rádios

"Pernambuco sempre teve um espírito de luta pela liberdade, democracia e igualdade", destaca a governadora Raquel Lyra em cerimônia da Data Magna de Pernambuco