
O município de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, viveu uma noite histórica nesta quarta-feira (16). A data marcou o início do projeto UBS Noturna: Saúde do Trabalhador. A iniciativa da Prefeitura consiste na extensão do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde para beneficiar a parcela da população impossibilitada de buscar atendimento durante o dia. O lançamento foi realizado pelo prefeito André Raimundo, que visitou os seis equipamentos contemplados.
O projeto UBS Noturna está funcionando nas unidades Centro, La Casa, Vila Tancredo, Vila Noêmia, Vila Pombos e Distrito Cabanas. A ideia é que a extensão do horário, entre 18h e 21h, aconteça uma vez por mês, com programação divulgada previamente pela Secretaria de Saúde. Na primeira noite da ação, todas as UBS contaram com consultas médicas e odontológicas, citologias (exames de lâmina) e vacinação. Também foram disponibilizados, em diferentes unidades, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, nutricionistas, psicólogos, ventosaterapia, auriculoterapia e aula de funcional.
“Estamos iniciando mais uma ação para levar a saúde para mais perto das pessoas e mostrar que a saúde do trabalhador é prioridade para nossa gestão em qualquer turno. Tem sido uma noite de trabalho e muita presença junto às comunidades. Quando a saúde se aproxima das pessoas, todo mundo ganha. Tenho certeza de que, com o passo dado hoje, estamos reafirmando o nosso propósito de levar a saúde da população de Cachoeirinha a viver um novo tempo”, declarou o prefeito.
No mesmo sentido, a secretária de Saúde de Cachoeirinha, Marisla Macêdo, que acompanhou a ação ao lado do prefeito, destacou que o projeto atende uma demanda da população e ajuda a atenção básica a se tornar ainda mais efetiva no município. “Estamos nas nossas unidades levando atendimento odontológico, atendimento médico, testes rápidos e vários serviços direcionados ao trabalhador e trabalhadora. É a saúde de Cachoeirinha ainda mais perto da população”, avaliou.