
Durante a segunda semana do 33º Festival de Inverno de Garanhuns, pessoas de todas as idades se reuniram no polo Casa dos Saberes, localizado na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), para a realização das Oficinas de Formação. Desenho, artesanato, canto, frevo, confecção de bonecos de mamulengos e audiovisual são alguns dos temas das aulas ministradas por formadores culturais de diversas regiões.
Na oficina “Cantar, Contar e Encantar a Vida”, a proposta foi promover à introdução ao canto em coral para pessoas acima dos 60 anos, com o repertório de Dominguinhos. Porém, a ideia acabou transcendendo gerações e culminou em uma apresentação especial realizada na quarta-feira (16). “Gosto muito de cantar e essa oficina foi minha primeira experiência do tipo. Escolhi essa aula porque gosto de música e o próprio nome me incentivou a buscar fazer essa oficina. Foi muito boa a troca, fizemos amizades; essa troca entre gerações é importante”, comenta Adelina Bizarro, professora aposentada e aluna da oficina.
O professor Júlio Cesar Soares, especialista em canto coral, também falou sobre o repertório especial escolhido para o FIG. “Trabalhamos a parte técnica, envolvendo respiração, impostação de voz. Mas a partir do texto das canções, começamos a refletir sobre o amor que Dominguinhos traz em suas canções”, diz. “Dominguinhos traduz o espírito do Nordeste em som, cor e poesia e sentimos que o povo de Garanhuns traz esse amor e acolhimento”, completa Adriana Monteiro, produtora da oficina.
Diversas oficinas também reuniram crianças, jovens, adultos e idosos na Casa dos Saberes, polo localizado na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga). “A arte da Mágica”, com Mickael Marvey; “Joga tudo pro alto: oficina de confecção e técnica de malabares com bolinhas”, com o Coletivo No Vermelh; “Do toque à cor: introdução ao giz pastel artístico”, com Diogo Magalhães; e “Raízes e Tranças: saberes ancestrais e cuidado com os cabelos afro”, com Tamires Gabriele; estavam entre os 17 minicursos oferecidos na programação de forma gratuita. As oficinas seguem até esta sexta-feira, dia 18.
Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.