Federação ‘União Progressista’ será oficializada no Tribunal Superior Eleitoral
Publicado em 11/08/2025 às 09:13


Uma das mais fortes e competitivas federações políticas do país deverá ser oficializada no próximo dia 19 junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se da federação ‘União Progressista’, formada por União Brasil e PP. A nova configuração será válida por quatro anos e contará com 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, cerca de mil e 400 prefeitos e 12 mil vereadores de todo o país.


No programa ‘Cidade em Foco’ da Rede Pernambuco de Rádios o deputado federal pernambucano Fernando Filho, do União Brasil, falou sobre a federação e sobre divergências em torno dos rumos da mesma em vários estados da federação. “Em Pernambuco, apesar de algumas divergências, as conversas convergem, tenho tido encontros com o deputado Eduardo da Fonte e acredito que tudo será resolvido o quanto antes”, disse ele.  


O ‘x da questão’ em Pernambuco é a indefinição sobre para quem será o apoio da federação na disputa pelo governo do estado, se para a governadora Raquel Lyra, do PSD, ou para o prefeito do Recife, João Campos, do PSB. “Teremos que focar na montagem das chapas e para isso teremos que ter tranquilidade”, disse ele, frisando logo em seguida que o ‘veredito final’ será dado até abril de 2026, prazo limite para que possíveis insatisfeitos possam definir se seguem em suas legendas ou se buscarão outros partidos políticos para a eleição estadual.

Veja Também

“A política é a arte de cuidar das pessoas”, diz Irmão Ferreirinha na Rede Pernambuco de Rádios

Inscrições Abertas: Encontro Imagem + Política + Estética: Territórios Fluidos do Contemporâneo em Recife

Múcio Angelim reúne a maior frente política da história de Parnamirim com todo apoio do PP e do deputado federal Eduardo da Fonte

Sileno Guedes propõe política de incentivo à contratação de jovens aprendizes