Vereadores jovens do PT de todo o país protocolaram projeto de lei que defende criação de cursinhos populares
Publicado em 11/08/2025 às 11:49


Mais de 1000 vereadores jovens do Partido dos Trabalhadores participam do chamado “Protocolaço” de projetos de lei, nesta segunda-feira (11), Dia do Estudante, para municipalizar o CPOP (Rede Nacional de Cursinhos Populares).


A mobilização nacional conta com a participação de parlamentares como Luna Zarattini (SP), Maíra do MST (RJ), Pedro Rousseff (MG), Eduardo Zanatta (SC) e Kari Santos, de Recife (PE).


Na sessão desta segunda-feira (11), a vereadora Kari Santos (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para destacar a importância da criação de cursinhos populares como política pública permanente. A iniciativa integra uma mobilização nacional de vereadores e vereadoras jovens do Partido dos Trabalhadores, que estão protocolando projetos semelhantes em mais de mil cidades brasileiras.


Regulamentado pelo Presidente Lula, o programa se propõe a auxiliar cursinhos que preparam alunos, principalmente de baixa renda, indígenas, quilombolas, negros e com deficiência, para o Enem e outras provas de vestibular.


“Educação é a chave para transformar vidas. Garantir cursinhos populares gratuitos significa abrir portas para que mais jovens sonhem e alcancem a universidade. É o Estado assumindo a responsabilidade de oferecer oportunidades iguais para todos”, afirmou Kari.

Veja Também

Governo de Pernambuco lança edital de R$ 2,5 milhões para impulsionar cursos práticos de extensão em tecnologia para estudantes de graduação

Governadora Raquel Lyra lança Trilhatec, programa que oferece 35 mil vagas em cursos profissionais

Polo Garanhuns da Universidade Aberta do Brasil realiza aula inaugural de cursos EAD

Prefeitura de Caruaru promove cursos gratuitos de Produção de Doces Finos e Panetones