Augusto Coutinho obtém aprovação de projeto que protege os MEIs superendividados
Publicado em 15/08/2025 às 13:55


A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o substitutivo elaborado pelo deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) ao Projeto de Lei 4289/23. A proposta equipara o MEI ao consumidor, no que diz respeito às medidas de prevenção e solução do superendividamento, garantindo à categoria condições melhores de negociação e a manutenção de recursos mínimos para sua subsistência condigna.


"Cerca de 80% das novas empresas que vêm sendo abertas no Brasil são MEIs e 40% encontram-se endividados, totalizando 6,2 milhões de microempreendedores com problemas de caixa. A proposta favorece a regularização dos MEIs, uma força de trabalho de grande importância no mercado atual", destaca o relator, que é o atual presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas. 


A Frente trabalha em parceria com o Sebrae pela aprovação de uma série de projetos benéficos ao setor, como o aumento do faturamento anual do MEI e do Simples Nacional. 


O Projeto de Lei 4289/23, de autoria do deputado Alberto Fraga (PL-DF), vai ser analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Veja Também

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

Promotor de Defesa do Consumidor do Recife comprova fraude de funcionários da Celpe que prejudicou milhares de consumidores

Procon Caruaru orienta consumidores sobre trocas de presentes de Natal

Procon Caruaru alerta consumidores sobre itens proibidos na lista de material escolar