
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou na tarde desta segunda-feira (25.08) da cerimônia de formatura de 410 alunos dos cursos de informática e tecnologia da informação oferecidos pelo programa Computadores para Inclusão, no Pará. Durante o evento, o ministro anunciou a doação de mais 200 computadores, que irão ampliar a atuação do Centro e beneficiar ainda mais a população.
Em seu discurso, Frederico destacou que todas as ações do Ministério das Comunicações têm um único objetivo: melhorar a vida do povo brasileiro. “Por trás desses números está o que realmente importa: as histórias que o programa Computadores para Inclusão ajuda a escrever. De um jovem que faz um curso de informática e consegue o primeiro emprego. Da mãe e do pai que aprendem a usar o computador para ajudar os filhos nos estudos ou para empreender. Da comunidade que passa a ter um equipamento que antes parecia distante”, afirmou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, presente no evento destacou a importância do programa e agradeceu a presença do ministro das Comunicações.
"Parabéns a todos os formandos, e muito obrigado, ministro Frederico, por dar continuidade a essa política de recuperação de computadores que seriam descartados, mas que agora podem ser reaproveitados para diversas funções sociais, como cursos de montagem e capacitação. Boa parte dessas máquinas reaproveitadas é destinada a comunidades e associações sem fins lucrativos, promovendo a inclusão digital."
Frederico ressaltou ainda que a iniciativa faz parte de uma rede mais ampla de investimentos do Governo Federal no Pará. “No Ministério das Comunicações, temos muitos programas que estão levando internet de graça e em alta velocidade para locais que estavam abandonados. Este é um trabalho que dialoga com a transformação digital que o presidente Lula está promovendo em todo o país”, completou.
O Computadores para Inclusão é uma ação do Governo Federal que recupera equipamentos de informática ociosos ou sem uso, doa às comunidades e promove cursos de capacitação em tecnologia, ampliando oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento social.