
O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de Jataúba realizou diversas ações de conscientização durante a semana.
As ações ocorreram de 21 a 28 de agosto com o intuito de divulgar para população a as condições sociais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
As pessoas com deficiência intelectual costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer às regras e realizar atividades cotidianas como, por exemplo, as ações de autocuidado.
Durante a semana alunos, pais e a população participaram de diversas ações de conhecimento sobre as condições sociais das pessoas com deficiência como: momento motivacional sobre o tema: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, realização de oficinas recreativas, momento de Beleza e momento zumba.
Ações nas ruas de conscientização sobre o tema, microfone aberto: “Inclua nossa voz”. Espaço Interativo: “Na Pele do Outro’’ - Vivências de sensibilização (Teatro feito pelos profissionais), leitura coletiva da frase-tema e movimento na feira livre (caminhada e distribuição de panfletos).
Outras atividades como oficinas recreativas (Pintura em telas, jogos, brincadeiras e conscientização pelas ruas da cidade sobre a importância da semana, nas escolas através de roda de conversas e exposição de materiais confeccionados pelos profissionais no dia a dia no Centro de Atendimento foram realizadas.
Deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias, como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.
A data foi incluída no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, diante disso cada ano é definido um tema para conscientização, buscando conscientizar a sociedade acerca de determinadas situações e fazer com que de fato ocorra a inclusão.