Com foco na inclusão nos aeroportos, ministro Silvio Costa Filho inaugura mais uma sala para pessoas com transtorno do espectro autista
Publicado em 02/09/2025 às 14:12


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, segue firme na agenda da inclusão social nos aeroportos brasileiros. Na última segunda-feira, Costa Filho inaugurou mais uma sala multissensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Agora, foi a vez do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, ser contemplado com o espaço inovador para tornar a experiência de viagem mais acolhedora e inclusiva. Essa é a 10ª sala inaugurada no Brasil.


Gratuita e aberta 24 horas por dia, a sala foi pensada para reduzir estímulos sensoriais e proporcionar mais conforto antes do embarque ou durante conexões. Com iluminação suave, recursos interativos, elementos táteis e até uma área que simula o interior de uma aeronave, o ambiente busca transformar momentos de ansiedade em uma experiência mais tranquila.


A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença da secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, de representantes da concessionária Aena Brasil, responsável pela administração do aeroporto, e de demais autoridades.


Para o ministro Silvio Costa Filho, a iniciativa é um passo importante na democratização do acesso ao transporte aéreo. 


“Essa é a décima sala entregue no país e o primeiro programa nacional de inclusão social em aeroportos. E é um olhar especial para as crianças e famílias que precisam de atenção diferenciada. Nosso objetivo é ampliar essas salas para todo o Brasil, garantindo que cada viajante encontre um espaço acolhedor e acessível”, afirmou.


Localizada na sala de embarque internacional, a estrutura contrasta com os ambientes tradicionais dos aeroportos, geralmente marcados por forte iluminação, ruídos e grande movimento.


A ação integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com concessionárias aeroportuárias. Atualmente, já existem salas multissensoriais em aeroportos de São Paulo - Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro - Galeão e Santos Dumont (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Vitória (ES) e Campo Grande (MS).


Como complemento às ações de inclusão, o ministério lançou também a Cartilha Inclusão Dentro e Fora do Avião, escrita por Aline Campos e ilustrada por Luana Chinalia. O material traz, de forma lúdica, a história de duas crianças neurodivergentes e apresenta orientações sobre direitos, recursos e boas práticas para garantir uma viagem mais tranquila.


A cartilha está disponível para download no site do MPor (https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/transporte-aereo/programa-tea) e também nas salas multissensoriais espalhadas pelos aeroportos brasileiros.

Veja Também

Prefeitura de Caruaru irá implantar Feira da Inclusão Social no bairro Luiz Gonzaga

Sport vira parceiro da Prefeitura na moeda social Capiba Time bicampeão pernambucano visitou a PCR e repassou camisas e ingressos para serem trocadas pela moeda social digital através do Conecta Recife

Câmara aprova inclusão da equoterapia no Sistema Único de Saúde

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares é marcada por emoção e inclusão no esporte