
Um médico neurocirurgião pernambucano elogiou, nas redes sociais, a mira do atirador que matou o ativista de direita dos Estados Unidos Charlie Kirk, na última quarta-feira (10). Após a repercussão negativa, o profissional foi desligado de uma das clínicas onde atuava, no Recife, e teve o visto americano revogado.
Em uma publicação no Instagram, o médico comentou: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. O posicionamento foi compartilhado por vários políticos brasileiros de direita, incluindo o líder do PL na Câmara de Vereadores do Recife, Thiago Medina.
“Neurocirurgião aqui do Recife comemorando a morte do Charlie Kirk. Irei encaminhar para o CRM/PE e governo do estado de Pernambuco pedindo a cassação do seu registro e sua exoneração. Ricardo, você foi brincar e vai sair com o registro cassado e exonerado. Seu mau-caráter”, disse o vereador no X (Twitter).
No X, o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou que o visto do médico será revogado, caso ele tenha.
“Eu pessoalmente instruí o chefe de Assuntos Consulares a revogar o visto dos EUA dele, caso tenha um, e a colocar um alerta para que ele nunca receba um”, disse Landau.
O vice-secretário também analisou a mensagem deixada pelo médico nas redes sociais.
"De todo o conteúdo depravado que vi online, este pode ser o mais chocante. Este é um neurocirurgião do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua 'pontaria impecável', como também, com precisão cirúrgica, especifica: 'coluna cervical'", afirmou.