
A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promove duas edições das Salas de Aprendizagem de Busca Ativa Escolar, com o objetivo de capacitar gestores e equipes técnicas na identificação e reintegração de crianças, jovens e adultos que estão fora da escola. A primeira de 29/09 a 01/10, a segunda de 06/10 a 08/10, ambas de forma online.
A primeira formação acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, voltada para coordenadores operacionais, com o tema “Metodologia da Busca Ativa Escolar e Configuração da Plataforma”. Nos dois primeiros dias (29 e 30), os participantes terão oficinas formativas, e no dia 1º de outubro haverá um plantão tira-dúvidas.
Já a segunda Sala de Aprendizagem será realizada de 6 a 8 de outubro, reunindo coordenadores operacionais e supervisores institucionais, com o tema “Como registrar alertas e casos: atribuindo responsáveis em cada etapa”. Nos dias 6 e 7 será feita a parte formativa e no dia 8 acontecerá o plantão de atendimento para esclarecimentos.
Segundo a presidente da Undime/PE e dirigente municipal de Educação de Igarassu, Andreika Asseker, a iniciativa reforça o compromisso dos municípios com o direito à educação. “A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta essencial para garantir que nenhuma criança ou jovem fique para trás. Essas formações representam um passo fundamental para apoiar os municípios na implementação da estratégia e, acima de tudo, para assegurar que o direito à educação seja realidade para todos e todas”, destacou.
Ao final da formação, os participantes terão direito a um certificado de 16h. Para inscrição, acesse o site: https://linktr.ee/UndimePernambuco.