Em entrevista exclusiva à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, o deputado federal Eduardo da Fonte, afirmou que a Neoenergia (antiga Celpe), presta um “péssimo” serviço à população pernambucana, além de cobrar uma das tarifas mais caras do mundo.
“A Neoenergia é uma das piores empresas do Brasil. Ela presta um péssimo serviço à população, que tem muitas dificuldades quando uma geladeira queima na sua casa por conta da queda de energia para poder receber de volta este equipamento. Além de cobrar uma das tarifas mais caras do mundo, não só do Brasil”, disse.
No fim do mês passado, durante um evento no Palácio do Campo das Princesas, a empresa anunciou um investimento superior a R$ 5 bilhões. O valor será investido em obras de expansão, modernização e reforço do sistema elétrico em todas as regiões de Pernambuco.
Para Eduardo da Fonte, esses investimentos não são mais do que a obrigação da Neoenergia para melhorar os serviços. “Nós temos combatido essas questões [falta de investimento da empresa, queda de energia e outras dificuldades] desde 2006. Tivemos avanços, tivemos vitórias e derrotas, mas sempre estivemos do lado da população. Quando começamos o nosso mandato, chegou ao ponto da Celpe ter uma delegacia de polícia dentro da própria Celpe, para cortar a energia da casa do cidadão pernambucano”, explicou o parlamentar.
“Essa situação mudou bastante. Nós presidimos uma CPI das energias elétricas, conseguimos corrigir a metodologia de reajustes das tarifas, não só de Pernambuco, mas de todo o Brasil. Mas, infelizmente, ainda pagamos uma das tarifas mais caras do mundo, e isso é um absurdo”, completou.
O deputado aponta que tem pedido auditorias para acompanhar os ajustes tarifários nas contas de energia e tem feito uma fiscalização permanente em cima da Neoenergia.