12ª Conferência Municipal de Saúde reúne representantes e reforça o compromisso com o fortalecimento do SUS em Gravatá
Publicado em 06/11/2025 às 11:56


A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Gravatá foi realizada na quinta-feira (06), no Hotel Fazenda Portal de Gravatá e reuniu gestores, profissionais, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento teve como tema central “Fortalecer, Planejar e Participar: o SUS é Nosso” e se estruturou em quatro eixos principais: Gestão da Atenção Básica, Gestão da Vigilância em Saúde, Gestão da Atenção Especializada e Gestão Participativa, Educativa e de Controle Social.


A mesa de honra foi composta pelo prefeito Joselito Gomes; pela secretária de Saúde de Gravatá, Viviane Salgado; pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonardo Lima; pelo assessor do COSEMS-PE, Severino Catão; pela representante da 4ª Geres, Aline Florêncio; pela representante dos usuários da saúde de Gravatá, Mônica Gleite; pela secretária de Saúde de Bezerros e diretora executiva do COSEMS-PE, Iêda Campos; pela diretora da Atenção Básica, Elaine Cristina; pela representante dos funcionários efetivos da Saúde, Larissa Molchanov; e pela secretária de Educação de Gravatá, Joselma Melo. Também participaram a secretária da Mulher, Ester Gomes, e os administradores distritais José Ximenes (Avencas) e José Edson (Uruçu-Mirim).


A conferência marcou a culminância das pré-conferências realizadas nas últimas semanas em todos os Postos de Saúde e em diversas outras localidades do município. Nesses encontros, foram discutidas propostas e eleitos os delegados responsáveis por representar as diferentes áreas do sistema. As ideias e contribuições coletadas servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Ação da Saúde para o quadriênio 2026-2029.


O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonardo Lima, destacou o papel participativo do processo: “As pré-conferências foram momentos ricos de escuta e construção coletiva. A conferência municipal é a síntese desse trabalho, em que consolidamos as propostas e definimos caminhos para fortalecer o SUS em Gravatá.”


A secretária de Saúde, Viviane Salgado, ressaltou a relevância do encontro para o futuro da gestão. “Esta conferência é fundamental para o planejamento das ações de saúde nos próximos anos. É um espaço democrático, de diálogo e compromisso, que garante que as políticas públicas sejam construídas junto com a população e voltadas às reais necessidades do município”, afirmou.


Veja Também

Terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País celebra arte e cultura em Gravatá

Festival Pernambuco Meu País terá Espaço da Acessibilidade em Gravatá

Governo de Pernambuco e Prefeitura de Gravatá realizam melhorias na estrada velha de Chã Grande

Prefeitura de Gravatá realiza pavimentação nos bairros Salgadão e Porta Florada para melhorar o dia a dia da população