"Batemos todos os recordes. Missão cumprida!", destaca Secretário Marco Aurélio Filho ao apresentar balanço do Carnaval de Direitos
Publicado em 19/02/2026 às 14:25


Ações da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude capitaneada por Marco Aurélio Filho triplica o alcance em relação ao ano passado: quase 65 mil pessoas acessadas no Carnaval.


Após o balanço oficial do Carnaval do Recife, o vereador licenciado e atual Secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou o compromisso do prefeito João Campos com as políticas públicas de inclusão e comemorou os números positivos da Secretaria. Com um conjunto de ações voltadas à inclusão, proteção e cidadania, o Carnaval de Direitos impactou diretamente quase 65 mil pessoas nos dias de folia, número três vezes maior que o registrado em 2025.


Em suas redes sociais, Marco não escondeu o entusiasmo. “Mais do que bater metas numéricas, conseguimos garantir que o Carnaval fosse, de fato, de todas e todos. Levamos dignidade, proteção e protagonismo para quem mais precisa, com ações inéditas que são um marco para a cidade. É com muita satisfação que afirmamos que batemos todos os recordes! Missão cumprida!", celebrou o Marco Aurélio Filho.


Números expressivos - A iniciativa de Identificação de Crianças, fundamental para a proteção em meio à multidão, alcançou quase 22 mil pequenos foliões, praticamente o dobro do registrado no ano passado. Pela primeira vez, o Espaço Acessibilidade foi instalado em todos os Polos do Recife Antigo e nos 12 Polos Descentralizados, além do Galo da Madrugada, garantindo estrutura e atendimento especializado para pessoas com deficiência. 


Também de forma pioneira os telões do Marco Zero projetaram os intérpretes de Libras para o público. Ao todo, mais de mil pessoas utilizaram os serviços do Espaço Acessibilidade e da Rota Acessível com vans adaptadas saindo da Prefeitura, outra grande novidade deste ano, assegurando conforto e visibilidade para curtir a festa. Na Arena Gastronômica foram disponibilizados cardápios em Braille para pessoas cegas e com baixa visão.


As equipes itinerantes de Direitos Humanos atuaram em todos os polos de Carnaval divulgando as plataformas “Recife Sem Racismo” e “Recife sem Preconceito e Discriminação” e as campanhas “Recife 60+”, “Recife sem Barreiras” e “Respeito, Proteção e Afeto”. Neste ano, outra novidade foi a Caravana de Direitos no Polos Descentralizados, que utilizou a arte e o teatro para falar de Direitos Humanos nos palcos. Nessas ações mais de 40 mil pessoas foram alcançadas. 


Protagonismo e representatividade no Marco Zero - O Marco Zero foi palco de um momento histórico para os direitos humanos que representou a culminância do Carnaval de Direitos. Os reis e rainhas da Pessoa com Deficiência, da Diversidade e 60+ subiram ao palco para dançar ao lado da cantora Nena Queiroga, emocionando o público presente. O Secretário Marco Aurélio Filho destacou a emoção de ver tudo isso acontecendo no principal palco do Carnaval.


"Os números mostram o acerto da política, mas o que realmente nos orgulha é ver uma mãe de uma criança com deficiência poder assistir ao show com tranquilidade, pessoas com deficiência se sentirem representadas no palco, ver uma pessoa surda se sentindo incluída através da janela de Libras. Esse é o Carnaval que queremos: o Carnaval de Direitos", concluiu o secretário.

Veja Também

Governadora Raquel Lyra e ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, anunciam políticas para populações em situação de rua e com deficiência de Pernambuco

Governo de Pernambuco convoca Fórum Permanente de Gestores e Gestoras de Direitos Humanos para fortalecer atuação nos municípios

Jornada de Direitos Humanos leva conscientização sobre inclusão e combate ao capacitismo a escolas públicas

Bezerros recebe etapa preparatória para a IV Conferência Estadual de Direitos Humanos