Novo quadro do Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns toma posse
Publicado em 27/02/2026 às 11:44


O novo quadro de membros do Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns tomou posse nesta quinta-feira, 26. Na cerimônia, os representantes dos segmentos usuário, trabalhador e gestor elegeram como presidente Erivânia Ferreira, da Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe), e, como vice-presidente, Josemario Barros, da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde de Garanhuns (Amacs). A composição é válida para o biênio 2026-2028.


“Ser conselheiro ou conselheira de saúde é propor, deliberar e fortalecer as ações que impactam diretamente na vida das pessoas. Reafirmo, nesta ocasião, o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com o fortalecimento do controle social. Trabalharemos para garantir as condições necessárias ao pleno funcionamento do Conselho, respeitando sua autonomia e valorizando suas deliberações”, declarou a Secretária de Saúde Catarina Tenório.


O Conselho Municipal de Saúde é responsável por supervisionar, deliberar e participar ativamente na proposição de políticas públicas na área de saúde. A formação do Conselho é paritária, sendo dividida entre segmentos representativos. Dessa forma, 50% dos membros são usuários do Sistema Único de Saúde, 25% representam trabalhadores da saúde e outros 25% são gestores/prestadores de serviço.


Como representantes do segmento Usuário, compõem o CMS/Garanhuns as entidades Abrigo São Vicente de Paulo; Advampe; Associação Militância Cores da Resistência; Cáritas Diocesana de Garanhuns; Desafio Jovem Trindade; Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança Santa Rosa; Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança Santa Rita e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Garanhuns. A Associação Remanescente dos Quilombos do Sítio Estivas ocupa o posto de entidade suplente.


Representam o segmento Trabalhador a Amacs; o Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª Região; o Conselho Regional de Psicologia – 2ª Região – PE/FN e os Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Sindacs). O segmento Gestor é representado pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, além da V Geres e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Garanhuns).

Veja Também

Prefeitura de Garanhuns realiza cadastramento para moradores de ruas interditadas durante Festival Viva Garanhuns

Prefeitura de Garanhuns entrega novo posto de saúde no bairro São José

Prefeitura de Garanhuns requalifica ponto de apoio à saúde no Sítio Mochila

Garanhuns terá Pré-Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos distritos e comunidades quilombolas