População de Buíque vai às ruas em defesa do voto popular e pela manutenção dos mandatos dos vereadores do MDB
Publicado em 13/03/2026 às 10:05


Moradores do município de Buíque foram às ruas para defender a manutenção dos mandatos dos vereadores do MDB eleitos nas últimas eleições municipais. O ato público teve como principal mensagem o respeito à vontade popular expressa nas urnas, destacando que os parlamentares do partido foram os mais votados no pleito.


Entre os nomes citados durante a mobilização está o da atual presidente da Câmara Municipal, Aline de André de Toinho, que foi a vereadora mais votada da eleição e também havia sido campeã de votos no pleito anterior. Durante os discursos, participantes do movimento afirmaram que ela estaria sendo uma das maiores injustiçadas na situação, por correr o risco de perder o mandato em decorrência da aplicação da lei de cota de gênero.


O prefeito de Buíque, Túlio Monteiro, esteve presente no movimento e reforçou que os atuais vereadores ocupam suas cadeiras por decisão direta da população. Segundo ele, o resultado das urnas deve ser respeitado.


“O que estamos defendendo aqui é a vontade do povo de Buíque. Os vereadores que estão hoje na Câmara foram escolhidos pelo voto popular e merecidamente conquistaram seus mandatos. Essa situação está sendo usada por quem não conseguiu chegar à Câmara por falta de voto”, afirmou o prefeito durante o ato.


A mobilização ocorreu enquanto o caso está em julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A expectativa é que a decisão da Corte seja anunciada nos próximos dias.


O movimento reuniu apoiadores, lideranças políticas e moradores do município, que manifestaram apoio aos vereadores eleitos e defenderam a preservação do resultado das urnas.

Veja Também

PGR defende abertura de inquérito contra Allan dos Santos em manifestação ao STF

Câmara dos Deputados reconhece obra de Lia de Itamaracá como Manifestação da Cultura Brasileira

Deputados Pastor Júnior Tércio e Clarissa Tércio convocam apoiadores para participar de manifestação neste domingo (1º) em Boa Viagem

Deputados Abimael Santos e Coronel Meira marcam presença em manifestação na Avenida Paulista