Em Goiana, Neoenergia identifica furto que daria para abastecer 15 mil casas por 30 dias; Ação teve apoio da Polícia Militar
Publicado em 29/05/2024 às 12:18


A Neoenergia Pernambuco, com o apoio da Polícia Militar, identificou um desvio de energia elétrica na Rodovia Municipal Osvaldo Rabelo Filho, na zona rural de Goiana, Região Metropolitana do Recife (RMR). Equipes técnicas da concessionária estiveram no local e constataram a irregularidade ao observar que dois trechos da rede elétrica que atende a localidade tinham sido construídos à revelia, por pessoas não autorizadas, utilizando equipamentos fora do padrão de segurança e sem o conhecimento da distribuidora.

 

Na ocasião, três transformadores e 150 metros de cabos foram retirados, além das estruturas que sustentavam o fornecimento irregular de energia. Ao todo, 30 propriedades rurais estavam sendo beneficiadas pelo uso indevido da energia elétrica. A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na região.

 

A área técnica da Neoenergia calcula que o volume de energia furtado por meio desta ligação irregular, anualmente, seria de 1.000.000 kWh, o suficiente para abastecer 15 mil residências pelo período de 30 dias.

 

“A atuação do núcleo de inteligência da Neoenergia Pernambuco foi decisiva para a identificação do desvio de energia nestes estabelecimentos. Vale ressaltar aos clientes que irregularidades como essa prejudicam toda a sociedade e impactam diretamente no valor da conta de todos os consumidores de energia de Goiana. Por isso, é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação criminosa”, relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.

 

COMO DENUNCIAR


Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, o cliente pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco por meio do 116 e fazer a denúncia. A identidade será mantida em sigilo. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.