Show do mestre forrozeiro Assisão foi destaque na noite desta quarta-feira (12/06). Festa também contou com o 2º dia de apresentações do Concurso de Quadrilhas Juninas
A abertura do São João do Recife começou animada e com a presença garantida do público na noite desta quarta-feira (12/06), no Sítio Trindade, em Casa Amarela, no principal polo junino da cidade. A noite de shows e apresentações, que já deu o tom para o primeiro fim de semana de programação, contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos; do secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello; do presidente da Fundação de Cultura do Recife, Marcelo Canuto; além de artistas, convidados e do público em geral. O show do mestre forrozeiro Assisão, um dos homenageados do São João do Recife 2024, foi um dos destaques da noite, que também contou com o 2º dia de apresentações do 38º Concurso de Quadrilhas Adultas e do 20º Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis.
"Viemos aqui, hoje, no Sítio da Trindade, dar início às comemorações do nosso ciclo junino, que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro, e prestigiar a apresentação do mestre Assisão, que é um dos homenageados do São João 2024. Teremos uma festa que vai ser bonita, que vai ser grande, mas que será marcada pela tradição. A força da nossa cultura está na nossa tradição, na nossa autenticidade e simplicidade. E essa é a maior marca deste ciclo junino do Recife, que será muito bonito e muito tradicional. Este ano, trouxemos o tema Recife Junino - Nossa Raiz, então, que a gente viva o São João da Tradição", destacou o prefeito do Recife, João Campos.
Até o dia 30 de junho, a cidade do Recife será palco para mais de 1,2 mil apresentações espalhadas por 14 polos. Além de festa no Sítio da Trindade, na avenida Rio Branco e no Pátio de São Pedro, o ciclo junino também acontece em mais 11 polos descentralizados, que irão oferecer atrações da autêntica cultura junina: Lagoa do Araçá, Barro,Totó, Campo Grande, Cordeiro e Graças, que celebrarão São João, nos dias 22 e 23 de junho; além de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré, Poço da Panela, que irão arrastar pés em devoção a São Pedro, logo em seguida, entre os dias 28 e 29.
"O Recife volta a viver mais um ciclo junino, representando toda a nossa cultura e a nossa tradição, com tantos elementos fortes. Teremos no Recife mais de mil apresentações, com 14 polos. Aqui, o Sítio da Trindade, já é uma referência desse período, que começou com os concursos de quadrilhas, que tem palco, sala de reboco. A Avenida Rio Branco também volta a ser um espaço que é utilizado pela população e pelos turistas; além disso, teremos o pátio de São Pedro, e mais onze polos nos bairros espalhados pela cidade, que é uma característica também das festividades recifenses, que é espalhar a festa pela cidade inteira", ressaltou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello. Apenas na primeira semana de festa, entre os dias 12 e 16, serão 80 atrações, entre trios de forró, sanfoneiros, cantores e cantoras, grupos e quadrilhas juninas, que irão espalhar as alegrias, cores e emoções juninas nos polos do Sítio e Rio Branco.
Durante a programação no Sítio Trindade, verdadeiros baluartes da cultura nordestina farão a alegria do arrasta pé de damas e cavalheiros recifenses junho adentro, como Beto Ortis, Bia Marinho, Cascabulho, Dorgival Dantas, Dudu do Acordeon, Fim de Feira, Flávio José, Jorge de Altinho, Josildo Sá, Maciel Melo, Mariana Aydar e Mestrinho, Mestre Galo Preto, Mestre Gennaro, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Petrúcio Amorim, Santanna, Terezinha do Acordeon, dentre tantos outros nomes.