Nesta quarta-feira (19), o prefeito do Recife, João Campos, assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo, no bairro dos Torrões. As intervenções serão realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) nas ruas Sanfoneiro Luiz Gonzaga, Onze de Novembro, Vinte e Três de Abril e Cinco de Setembro, e irão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pedestres, além de otimizar o sistema de escoamento das águas pluviais.
"Hoje, estamos compartilhando muita alegria e responsabilidade ao requalificar não apenas uma ou duas, mas quatro ruas. A história da luta pela moradia na comunidade de Roda de Fogo começou há décadas e, anos depois, os desafios são diferentes, sendo o principal o desejo por uma infraestrutura de qualidade, que vamos entregar. Isso não é tudo e faz parte do intenso trabalho que a Prefeitura do Recife está realizando em toda a cidade. Estamos fazendo obras em todos os lugares e em cada inauguração estamos pensando na próxima rua que precisa ser requalificada. Seguimos dessa forma, com muita dedicação, para melhorar a qualidade de vida dos recifenses", ressaltou João Campos.
As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em 60 ruas, e os serviços de pavimentação e drenagem foram iniciados em cerca de 40 vias distribuídas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, melhorando as condições de tráfego e proporcionando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.
Genésio da Silva, 58, mora na rua Sanfoneiro Luiz Gonzaga há 18 anos e se emocionou ao saber que a obra vai acontecer. "Nós, moradores, tínhamos a esperança que nossas ruas fossem calçadas há muitos anos, mas a gente só ouvia promessas. Na época de chuva é muito ruim, acumula muita lama, que vai entrando nas casas. Agora eu estou muito feliz, é muito satisfatório saber que nossa rua vai ser calçada, é muito bom. Nossas casas vão ser mais valorizadas e a gente não vai ter que se preocupar com motoristas de aplicativos de transporte tendo medo de vir nos buscar, por exemplo", comemorou ele.
A pavimentação das vias será feita em paralelepípedos, totalizando 555,69 metros de extensão, ou uma área total de 2.561,05 m². O investimento total na obra será de R$ 1.783.266,88. A rede de drenagem contará com a instalação de 76,49 metros de tubulação para coleta de águas pluviais, seis poços de visita, três caixas coletoras do tipo grelha, além de 535,71 metros de meio-fio e 759,43 m² de calçadas em concreto. As intervenções começaram com a regularização do solo, removendo o material natural, e as obras deverão ser concluídas em sete meses.