O gerenciamento eficaz de recursos hídricos no estado de Pernambuco é um verdadeiro desafio, que tem sido enfrentado ao longo das últimas décadas por todos os governantes que tiveram a oportunidade de ocupar o cargo de chefe do executivo estadual.
Agora, com Raquel Lyra a frente do governo, a situação não muda, o cenário desafiador é o mesmo, e para vencer os desafios e levar água para todos os pernambucanos, ela conta com o apoio de Amir Cirilo, secretário estadual de Recursos Hídricos. Ele concedeu entrevista exclusiva ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e falou sobre o assunto.
Segundo Almir Cirilo, um dos principais desafios da atual gestão é levar água para mais de dois milhões de pernambucanos ‘invisíveis’, moradores de áreas rurais, que por décadas permaneceram sem o apoio necessário de governantes e que somente agora, no governo Raquel, começam a ser ‘enxergados’, com a criação de sistemas de abastecimento, que têm levado água para as suas casas.
O secretário citou a obra da Adutora do Agreste como sendo a mais importante que sendo executada no estado. Ele frisou que depois de 28 anos de espera, as águas, enfim, chegaram a Caruaru. Ele citou o investimento de mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais para a conclusão da obras e disse que ao ser encerrada a obra, mais de dois milhões de pessoas serão beneficiadas no Agreste Central de Pernambuco.