Nesta quinta (27), o município recebeu sua primeira conferência para deliberar sobre o tema "gestão do trabalho e da educação na saúde". O evento é uma preparação para a etapas estadual e nacional da conferência que busca a elaboração de propostas para avanços nas relações de trabalho e educação dos gestores e profissionais que atuam na saúde.
A professora, odontóloga e sanitarista Maria do Carmo Ferreira de Andrade palestrou na conferência, agindo como facilitadora dos debates que ocorreram posteriormente entre três grupos que se dividiram a partir dos seguintes temas:
1º - Jataúba fortalecendo a democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
2º - Fortalecer o trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime, e democrático no SUS - uma agenda estratégica para o futuro de Pernambuco;
3º - Educação para o desenvolvimento do trabalho em Jataúba na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer - a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Diversas propostas de execução municipal, estadual e nacional foram apresentadas e aprovadas pelos delegados, que fazem parte do Conselho Municipal de Saúde e/ou foram eleitos durante as pré conferências. Ao final do evento, foram eleitos quatro representantes para a etapa estadual, onde apresentarão as propostas oriundas da etapa municipal.