Secretário nacional de Aviação Civil fala a Rede Pernambuco de Rádios sobre o programa ‘Voa Brasil’
Publicado em 30/07/2024 às 08:11


O secretário nacional de Aviação Civil, do Ministério dos Portos e Aeroportos, Tomé Franca, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier. Na oportunidade ele deu detalhes sobre o ‘Voa Brasil’, programa lançado recentemente pelo governo federal e que é coordenado pela sua pasta.


Agente público com larga experiência no campo político/administrativo e reconhecido por ser muito habilidoso e competente naquilo que faz, Tomé Franca disse no programa que está feliz com a missão que lhe foi conferida e afirmou ainda carregar consigo uma grande carga de responsabilidade.


Ele afirmou que o objetivo do governo Lula e mais especificamente do Ministério dos Portos e Aeroportos é “fazer com o que o brasileiro voe mais”. “Do ano passado para cá, já tivemos o aumento de 15% no número de pessoas que voaram no país. Nossa meta é chegarmos a 118 milhões de cidadãos voando até o final do ano, e até o final deste governo o objetivo é que alcancemos a marca de 140 milhões de passageiros”, disse ele.


Sobre o ‘Voa Brasil’, Tomé Franca disse que a meta inicial é inserir um novo público no mercado na aviação civil brasileira. A primeira fase do programa será voltada a aposentados do INSS. A proposta do programa é oferecer passagens aéreas por até R$ 200 em cada trecho. São três milhões de passagens disponíveis nesta fase inicial para o programa. De acordo com o governo, cerca de 95% dos aposentados da previdência social recebem até dois salários mínimos.


Ele disse ainda que a previsão é de que a segunda etapa do programa atenda estudantes que estejam matriculados no Prouni e/ou Fies. “Nossa vontade é oportunizar ao brasileiro a chance dele conhecer o seu país, de viajar e aproveitar as belezas da sua nação”, findou.