BRASÍLIA - Em uma semana repleta de homenagens pelos 10 anos da perda prematura do ex-deputado, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (14), diversos projetos que reverenciam a vida e o legado do político pernambucano.
A Casa criou o Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública, através da aprovação do Projeto de Resolução de autoria do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE). A premiação será concedida anualmente a cinco pessoas ou instituições, com objetivo de estimular iniciativas na gestão pública que promovem a inovação, inclusão e efetividade das políticas públicas. O prêmio, já promulgado, será conferido pela Comissão de Administração e Serviço Público e pela Mesa Diretora após votação pela maioria, com cerimônia realizada no dia 10 de agosto, data que marca o aniversário de Eduardo.
O ex-governador implementou um modelo de gestão eficiente e inclusivo, com entregas que se tornaram referência para o país. O processo de industrialização do estado impulsionado sob sua gestão, a expansão da rede de escolas de tempo integral e do ensino técnico e a implementação do Pacto pela Vida, programa reconhecido e premiado pela Nações Unidas, pela redução da criminalidade no estado, são alguns exemplos dessas políticas públicas implementadas pelo gestor.
Outra iniciativa aprovada pela Câmara dos Deputados foi o Projeto de Lei 3148/24, de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A matéria segue para apreciação do Senado Federal.
O deputado Pedro Campos relatou o projeto e comentou a emoção com a aprovação da matéria. “A Câmara se encarregou de colocar Eduardo entre os heróis da pátria brasileira, um movimento em consonância com o povo brasileiro, que reconhece em Eduardo a figura de um herói. A palavra herói quer dizer, do grego, aquele que defende, aquele que protege. Como relator, entendemos que, além de um herói na nossa vida como pai, Eduardo foi um herói também na defesa do povo brasileiro”, afirmou Pedro.
Comissão de Ciência e Tecnologia - A sala da Comissão de Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados passou a ser denominada Sala Eduardo Campos. O projeto de Resolução 44/24, de autoria do deputado Pedro Campos e relatoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi aprovado e reconhece os serviços prestados à frente da pasta de Ciência e Tecnologia pelo homenageado durante o ano de 2004.